Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jimi » 5/11/2007 14:23

Branc0 Escreveu:Não estás a ser um bocado optimista nessas previsões de lucro?

É um facto, estou optimista! É uma opinião, gostava de saber as vossas!

Registado: 6/9/2007 10:11

por Branc0 » 5/11/2007 14:23

Broker_Invest Escreveu:

Branco0, eu acho que não, o JIMI dá uma projeção até 2009 de 5.25€, eu dizia mesmo que em 2010 (pico da pasta de papel), ela está a cotar nos 6€, "caso não haja nada de anormal nos mercados financeiros", e ALTRI poderá estar mesmo a cotar nos 12€ nessa altura devida a mesma razão da materia prima.
Acho que a PTI é um OPTIMO investimento a longo prazo.

Simplesmente não estou a ver a PTI a aumentar os seus lucros em 30% para 2008. Donde vem esse lucro? As margens parecem estar a diminuir e (que eu saiba) a capacidade de produção não deverá aumentar tanto assim... nem sei se terão capacidade para subirem a produção se quiserem. Os investimentos que estão a ser feitos agora só começarão a apresentar resultados em 2009/2010.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 5/11/2007 14:20

Já agora deixo aqui a trading idea da Big:
BIG Escreveu:Portucel – Melhor posicionamento de mercado e a desconto face a comparáveis

Sector Pasta e Papel

Descrição

A Portucel é a principal produtora nacional de papel, sendo que grande parte da sua produção de pasta é integrada nas necessidades do grupo. A empresa é um dos maiores playes europeus na produção de papel fino não revestido, tendo recentemente anunciado um conjunto de novos investimentos para a instalação de uma nova fábrica de papel, apresentando uma capitalização bolsista de EUR 1,9 mil mn.

Triggers

- Com uma correcção de aproximadamente 18% desde os máximos estabelecidos este ano, o título tem nas últimas semanas sido condicionado por alguns profit warnings no sector, especialmente das comparáveis finlandesas.

- Os principais factores que motivaram estes maus resultados, acabaram por advir da subida dos custos com matérias, (madeira), e também a evolução negativa do dólar.

- No que concerne aos riscos relativos à evolução do dólar, a exposição da Portucel ao mercado americano é reduzida, sendo que as características especificas do seu papel (segmento premium de maior qualidade) conferem-lhe uma maior sustentabilidade a nível da procura.

- A possibilidade de novos investimentos na América do Sul, poderia constituir-se como um factor positivo, tendo em conta que se mantém a perspectiva para uma subida nos preços de papel durante o próximo ano.

- O perfil de múltiplos bastante descontado, o posicionamento de mercado superior, que lhe confere uma maior resistência a condições de mercado mais adversas, são factores que motivam a nossa preferência por Portucel.

Factores de risco

Manutenção da tendência de subida generalizada no preço das commodities, em especial na madeira e crude poderia motivar menores níveis de rentabilidade operacional.

Comentário Técnico

Com um suporte junto dos EUR 2,57 que já por diversas vezes foi testado e marcado reacções positivas de curto prazo, o título apresenta um potencial de recuperação significativo, pelo que consideramos interessante uma entrada a estes níveis. Assim, consideramos um preço de entrada nos EUR 2,58 e um nível de stop loss de 4,5%, traduzindo-se num preço de saída de EUR 2,46.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Broker_Invest » 5/11/2007 14:20

Branco0, eu acho que não, o JIMI dá uma projeção até 2009 de 5.25€, eu dizia mesmo que em 2010 (pico da pasta de papel), ela está a cotar nos 6€, "caso não haja nada de anormal nos mercados financeiros", e ALTRI poderá estar mesmo a cotar nos 12€ nessa altura devida a mesma razão da materia prima.
Acho que a PTI é um OPTIMO investimento a longo prazo.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Branc0 » 5/11/2007 14:13

Não estás a ser um bocado optimista nessas previsões de lucro?

por jimi » 5/11/2007 14:09

Ulisses Pereira Escreveu:Xallamec, enquanto aquela LT descendente de curto prazo não for quebrada, qualquer entrada na acção terá uma relação rentabilidade/risco desfavorável.

jimi, por que dizes que é uma acção perfeita para o longo prazo?

Um abraço,
Ulisses

O mercado é que manda! É o que AT nos transmite...mas no longo prazo o mercado é uma balança em que na minha opinião a AF tem muito a dizer.

Estive a fazer uma tabela, gostava de ser corrigido com a tua opinião ou outras!

É apenas uma previsão!!!
Anexos
Sem título.bmp
Sem título.bmp (0 Bytes) Visualizado 15212 vezes

por Ulisses Pereira » 5/11/2007 13:50

Xallamec, enquanto aquela LT descendente de curto prazo não for quebrada, qualquer entrada na acção terá uma relação rentabilidade/risco desfavorável.

jimi, por que dizes que é uma acção perfeita para o longo prazo?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jimi » 5/11/2007 13:42

Uma acção perfeita para o longo prazo...caso para dizer:

"NUNCA MAIS É LONGO PRAZO!"

por xallamec » 2/11/2007 23:55

Gostaria de ouvir a vossa opinião a respeito deste gráfico e respectivos indicadores.
Anexos
portucel-2-11-07.bmp
portucel-2-11-07.bmp (0 Bytes) Visualizado 15482 vezes

Registado: 12/5/2007 9:52

por Jonhy Bigodes » 2/11/2007 21:09

Broker_Invest Escreveu:Bem hoje foi mais um dia de marrasmo da PTI, não há um dia que isto tome o rumo para norte de uma vez por todas, não percebo, porque ela se está tão barata como dizem ela não sobe? deviam aparecer mais compradores do que vendedores, certo? dizem que esta acção é pura manipulação da SEMAPA, eu pergunto: qual é o interesse da SEMAPA andar a manipular a PTI?, acho que só tem a perder caso andande fazer esse tipo de manipulação, o facto é que existe muita gente a trocar de titulos desta "menina" e vejo um Bom Suporte nos 2.55 a 2.57€ porque hoje foi dia de queda e ela não passou abaixo destes valores, o Jonhy Bigodes fala numa inversão até aos 2.45€ no curto prazo e para ser mais pessimista pode chegar mesmo aos 2€ no medio prazo, ora vendo bem as coisas, eu não posso ver isto com bons olhos, até porque a empresa mostra bastante solides nos resultados apresentados, não creio que ela não vá abaixo dos 2.55€, mas o mercado é que manda.
Bons negocios.

Bom post, ressalto a frase, "o mercado é que manda" é exactamente isso e nós devemos sempre seguir o seu trend principal, que de subida não é na PTI.
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por RJCP » 2/11/2007 18:35

Por curiosidade a internacional paper apresentou hoje, os resultados detalhes e expectativas para os proximos tempos podem ser vistoas aqui

http://www.iht.com/articles/ap/2007/11/ ... -Paper.php

Bons Negócios

Registado: 30/10/2007 18:04

por Broker_Invest » 2/11/2007 17:32

Bem hoje foi mais um dia de marrasmo da PTI, não há um dia que isto tome o rumo para norte de uma vez por todas, não percebo, porque ela se está tão barata como dizem ela não sobe? deviam aparecer mais compradores do que vendedores, certo? dizem que esta acção é pura manipulação da SEMAPA, eu pergunto: qual é o interesse da SEMAPA andar a manipular a PTI?, acho que só tem a perder caso andande fazer esse tipo de manipulação, o facto é que existe muita gente a trocar de titulos desta "menina" e vejo um Bom Suporte nos 2.55 a 2.57€ porque hoje foi dia de queda e ela não passou abaixo destes valores, o Jonhy Bigodes fala numa inversão até aos 2.45€ no curto prazo e para ser mais pessimista pode chegar mesmo aos 2€ no medio prazo, ora vendo bem as coisas, eu não posso ver isto com bons olhos, até porque a empresa mostra bastante solides nos resultados apresentados, não creio que ela não vá abaixo dos 2.55€, mas o mercado é que manda.
Bons negocios.

por xallamec » 2/11/2007 0:32

http://www.internationalpaper.com/
http://www.gp.com/
http://www.weyerhaeuser.com/
http://www.kimberly-clark.com/
http://www.pg.com/
http://www.upm-kymmene.com/
http://www.ojipaper.co.jp/english
http://www.sca.com/

Espero que te ajude. Depois publica as conclusões. Eu nas minhas contas de mercearia há muito que me parecia que a pti estava sobrevendida...mesmo a 3.11 me pareceu sobrevendida :cry: ... desde aí fui perdendo, fui ganhando, fui perdendo, fui ganhando, mas ela parece-me muito desmotivada, e aparentemente não quer nada com a AT.

por Branc0 » 1/11/2007 23:58

Ora, primeiro que tudo não me batam que isto são contas de merceeiro e portanto não podemos levar isto muito a sério. No entanto, mais vale estar mais ou menos certo do que completamente errado.

Infelizmente aqui o colega também me forneceu o link de uma empresa que não é fácil de analisar e comparar directamente com a Portucel. Primeiro porque tem dois tipos de acções (classe A e R) que torna complicado calcular o EPS (Earning per Share) sem saber exactamente como é que elas funcionam, em segundo lugar porque neste triceiro trimestre a Stora Enso decidiu esturrar 300 milhões de euros num lado qualquer.

Portanto o quadro que usei tenho duas vezes a Stora Enso, uma com esse gasto e outra sem esse gasto (NRE = Non Recurring Events). É esta ultima que deve ser utilizada porque esse gasto de 300 milhões já foi absorvido pelo mercado.

Conclusão, a PTI está a desconto em relação a esta concurrência em particular mas não por muito. Com as minhas estimativas (de merceeiro repito) para um PER de 14.43 estaría a negociar a 2.88 (que por coincidência calha numa resistência :) ).

Portanto não levem isto muito a sério porque o que eu queria mesmo era brincar um bocadinho com os números. No entanto se houver aí alguém que seja "cromo" da análise fundamental e que me queira dar umas dicas ou emendar alguma barbaridade minha agradeço. Também agradeço se houver para aí mais links de concorrentes da Portucel.

Have fun :)
Anexos
merceeiro.JPG
Mercearia do Branc0
merceeiro.JPG (0 Bytes) Visualizado 16072 vezes

por Branc0 » 1/11/2007 20:58

Mariachi Escreveu:Não compreendo isso de tar caro ou barato... Afinal não é o mercado que manda na cotaçao? Já repararam como andam os mercados por este mundo fora??? Ha uma grande incerteza nos mercados e uma volatilidade muito grande!
A meu ver é normal que as cotaçoes subam num dia e noutro descam, pois o pessoal anda com stop´s muito curtos!
Como se pode ver as noticias que saem ca pra fora pouco ou nada interferem nas cotaçoes. Acho que a melhor postura a adorptar por agora é estar atento ao mercado e ter muita paciencia, pois melhores dias virao!

Um abraço

O preço de um bem e o valor de um bem são duas coisas distintas. Investidores de longo prazo é com base nisso que fazem o seu dinheiro.

Não que eu seja um desses... eu quero é ser milionário para o ano :mrgreen:

por Mariachi » 1/11/2007 20:40

Não compreendo isso de tar caro ou barato... Afinal não é o mercado que manda na cotaçao? Já repararam como andam os mercados por este mundo fora??? Ha uma grande incerteza nos mercados e uma volatilidade muito grande!
A meu ver é normal que as cotaçoes subam num dia e noutro descam, pois o pessoal anda com stop´s muito curtos!
Como se pode ver as noticias que saem ca pra fora pouco ou nada interferem nas cotaçoes. Acho que a melhor postura a adorptar por agora é estar atento ao mercado e ter muita paciencia, pois melhores dias virao!

Um abraço

Registado: 25/6/2007 11:05

por xallamec » 1/11/2007 20:38

por Branc0 » 1/11/2007 20:05

Alguém me pode dar links para outras empresas do mesmo sector que estejam cotadas noutras praças?

Estive hoje a olhar com mais tempo para as contas da Portucel e gostava de ter termo de comparação.

Uma vista de relance parece que esta moça é boa para fazer um PPR, que para o trading ela não está fácil mas mesmo assim tenho uns trocos que poderiam ser usados para esse efeito.

Já agora, se alguém estiver interessado, mantendo o ritmo de vendas e preços estável até ao final do ano e com a cotação de fecho de hoje ela ficaria com um EPS de 0,2 (crescimento de 20% em relação a 2006) e PER de 13.

Note-se que nos ultimos trimestres a Portucel tem vindo a revelar dificuldades em manter a margem de lucro nos seus produtos devido à desvalorização do USD o que poderá afectar os números que mencionei.

De qualquer das formas gostaria de ver outros relatórios de contas de empresas do sector para ter uma comparação... se alguém tiver links à mão diga qualquer coisa.

por Broker_Invest » 1/11/2007 19:55

Toda gente que negoceia na Bolsa, dizem que a PTI está extremamente barata, face ao seu sector, ela tem um PER mais baixo que o proprio sector que é de 16, a PTI consegui reduzir bastante a sua divida, e mesmo assim não precebo porque é que ela cai, se esta barata deviam todos comprar e não vender.
Por vezes o mercado dá muitas partidas, vamos ver o que acontece nos proximos capitulos.

por Jonhy Bigodes » 1/11/2007 17:56

artista Escreveu:Por acaso gostava de saber era se o Jonhy Bigodes ainda diz que tem a certeza que a PTI vai fazer novos mínimos e ir aos 2 euros???!!!

A PTI parece ter confirmado que os mínimos anteriores já não serão quebrados ao fazer um higher low... as cotações ficam agora entre um suporte na zona dos 2.50 e uma resistência a 2.80, enquanto não forem quebrados estes valores a tendência será lateral!

Bons negócios

O Bigodes está cá, que dise sobre a PTI, ida a 2.65/2.70 e nova inversão para os 2.45, ou não foi o que disse? :roll:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por [J]uck » 1/11/2007 13:53

E esta menina continuará a descer......

Registado: 20/10/2007 14:59

por [J]uck » 1/11/2007 12:44

O teu raciocinio parece me correcto, mas agora vê, redução das taxas de juros nos STATES, STATES maior economia mundial, é normal que tudo o resto siga maioritáriamente os States.. É lógino que nem sempre acontece mas marioritáriamente sim....

por Pelicano » 1/11/2007 12:43

O que eu digo é que esta menina e muito lenta a reagir em positivo. Nao tarda faz um ano que espero pelo disparar para os 3.50 e nada. Acho que a festa de fim de ano vai ter de ser realizada com $$$ de outro lado.

Registado: 10/4/2006 20:03

por PeterKas » 1/11/2007 12:32

Não percebi quando disseram que a redução da taxa de juro por parte do FED, era benéfico para a Portucel. Pois o meu raciocínio foi que havendo uma redução de i*(EUA) => Procura de $ aumenta =>FX Eur/Usd Aumenta. Havendo uma apreciação do Euro face ao dólar, mais uma vez teremos menores lucros ao nível das exportações. Podem argumentar que a baixa da taxa de juro, o investimento estrangeiro será maior mas penso que isso não estará no curto prazo directamente correlacionado com o desempenho da PTI.

Se tiver incorrecto corrijam-me.

Registado: 1/10/2007 14:03

por [J]uck » 1/11/2007 9:43

Epá mas que inicio é este?????? :twisted:

AnteriorPróximo

Quem está ligado: