Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver do trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nica » 11/10/2007 19:38

10.000 euros na minha opinião é o minimo, mas terá de usar alavancados (exemplos: CFD's) para conseguir resultados que dêem "pr'á sopa".

Registado: 26/6/2007 9:37

por MarcoAntonio » 11/10/2007 19:27

Eu acho que se alguém chegou a algum lado foste tu ao nosso e não nós ao teu...
:roll:

Basta ver os valores que acabaste por utilizar no teu exemplo. Abandonaste os 500 euros mensais e acabaste por falar em valores da ordem dos 2 mil e tal euros, afinal mais ou menos os mesmos valores que eu e os outros intervenientes falavamos. E mesmo esticando a corda com uma performance pouco expectável acabaste por ir para os 100.000 euros de capital inicial (já não muito longe da gama de valores dos 200 a 500.000). Aliás, eu próprio cheguei a falar também de 100.000 euros (salvo erro até no primeiro post) com a condição de haver mais capital por forma para além do investido na carteira...

Olha vai lá ver.

Quanto ao que eu disse neste post, é o mesmo que tenho estado a dizer desde o início (por isso até soa estranho alguém dizer que eu cheguei neste post a alguma conclusão). Eu já tinha chegado a uma conclusão sobre este assunto antes de ter começado a escrever neste tópico (até porque não é a primeira vez que o assunto é abordado) e o que penso sobre o assunto está bem evidente desde o início...

Se pretendes viver em exclusivo do mercado precisas de qualquer coisa entre 200 a 500.000 euros.

Abaixo disso estás a basear-te na sorte e não nas tuas capacidades como investidor. Como já disse algures a meio do tópico... até há quem viva do Euromilhões.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunoand99 » 11/10/2007 19:24

Já se escreveu aqui muito disparate, e eu vou acrescentar mais alguns :)

Debroçando-me sobre a última parte do tópico, sem perder de vista o tema, tenho a dizer o seguinte:

->Nem coloquem sequer a possibilidade de não ter outras fontes de rendimento sem ser "acções" e outras de maior risco (a não ser que sejam accionistas com assento no CA)

Se acreditarem nisto e quiserem aprender qualquer coisa, vão evitar grandes dissabores, podem estar certos disso.

O que se deve fazer é exactamente não estar dependente disso, mais que não seja para manter a racionalidade e frieza necessária.

Segundo ponto de vista, falou-se aqui em investimento inicial de 100.000€, rentabilidade liquidas (presumo que liquidas) de 30% (a contar com dividendo "for christ sake") o que dava cerca de 3.000€...

Mas será que alguém ficava contente com uma situação dessas?!? As pessoas gostam de crescer todos os anos, não estabilizar e viver com 2.500€ por mês para sempre.
Até porque, quanto valerão esses 2.500€ por mês daqui a 20 anos???
Chamo a atenção deste ponto porque não se falou em capitalização, mas sim em retirar os lucros para "VIVER DO TRADING".

Termino frisando que CLARO que é possivel viver de investimentos abandonando o trabalho por conta de outrém. Não é é "VIVER DO TRADING", porque implicaria investimentos noutras áreas que não mercados financeiros (provavelmente) e porque teriam de ser investimentos de mais longo prazo

Até porque pensem bem (claro que varia de acordo com cada um), quanto é que teria de ser o investimento inical, para retirar lucros que permitam "viver bem" todos os meses (OK. Podia-se consolidar e retirar anualmente por exemplo), e ainda deixar lá algum lucro para permitir capitalização ao longo do tempo?

Pois, se saisse o EUROMILHÕES, eu ia "VIVER DO TRADING", só que era um "trading" mais tipo DEPOSITOS A PRAZO.

Registado: 16/5/2005 21:38

por The Mechanic » 11/10/2007 19:22

Ora aí está o que eu te dizia !

Eu sabía que havias de chegar a essa conclusão .

Ao menos que isto tudo tenha servido pra chegarmos a algum lado .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por MarcoAntonio » 11/10/2007 18:59

The Mechanic Escreveu:Mas dando um ex. de 100,000 Euros.

Logo para começar, já avanças com um valor praticamente da mesma ordem de grandeza dos valores que têm sido considerados...

The Mechanic Escreveu:Se eu fizer 30% ao ano , são 30,000 Euros . Isso a dividir por 14 = 2,143 Euros/mês .

Avanças com uma performance bastante optimista, ao nível dos melhores traders do mundo, aqueles que conseguem entrar para a lista da forbes.. e isto para quê?

Para chegares a um valor da ordem dos 2 mil euros por mês (afinal os mesmos que andamos por aqui a falar).

The Mechanic Escreveu:A grande maioria da população em Portugal , não ganha isso !!

Menos de 1% dos traders faz 30% em média ao ano.

Acusas-me de generalizar. Tu especificas para o caso invulgar...

Além do mais, uma performance dessas está quase sempre relacionada com um factor sorte ou de oportunidade.

Aliás, no resto do teu post isso fica bem evidente. Tu acabas com um discurso do género «enquanto der, depois logo se vê».

Nessa perspectiva até podes começar com 10 mil euros e atirares-te aos warrants ou ao forex ou aos CFD's. Se correr bem, porreiro, se correr mal, logo se vê...

Aliás, a utilidade deste tópico é sem duvida alguma alertar as pessoas para a realidade dos mercados num prazo temporal mais amplo e a viabilidade de determinadas rendibilidades.

Porque em periodo de vacas gordas não falta quem meta umas dezenas de milhares de euros nos mercados, a coisa corre bem, faz umas contas e diz: «epá, que pipa... eu vou mas é largar o meu emprego e viver disto».

Mas depois a verdadeira realidade do que é viver em exclusivo dos mercados mostra-se (na esmagadora maioria dos casos dado que essas rendibilidades são insustentáveis a longo-prazo) e portanto ou a carteira cresceu para os valores que defendemos e o investidor atingiu essa estabilidade financeira para aguentar com bears, periodos maus (de menos acerto, etc) ou então... terá que voltar para o mercado de trabalho e procurar outra ocupação.

Resumindo: se é para tentar assim meio no escuro a ver o que dá, cada um sabe de si mas até com 10 ou 20 mil euros podes tentar.

Com quanto menos tentares (para a mesma capacidade humana) maior a probabilidade de insucesso e de não te conseguires aguentar vivendo em exclusivo dos mercados.

Com quanto mais tentares (para a mesma capacidade humana) maior a probabilidade de sucesso e de te conseguires aguentar vivendo em exclusivo dos mercados.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por The Mechanic » 11/10/2007 18:34

Marco , o que eu te estou a querer dizer é que tu estás a querer generalizar uma coisa ( o poder "viver dos Mercados" ) que não pode ser generalizado , uma vez que é subjectivo ao modo de vida de cada um .

Eu estou-te a dizer que vivo há 4 anos dos Mercados , com um investimento que não chega nem perto de 500,000 Euros . Estou-te a dar um caso concreto . E não vivo disto desde o mês passado .

Não vou obviamente dizer quanto invisto .
Mas dando um ex. de 100,000 Euros . Se eu fizer 30% ao ano , são 30,000 Euros . Isso a dividir por 14 = 2,143 Euros/mês . A grande maioria da população em Portugal , não ganha isso !!
Se eu investir 200,000 Euros , já são 4,285 Euros mês .
Se investir 50,000 , são 1,072 Euros/mês .

Obviamente, se eu começar a fazer 5% ao ano , não me aguento !! Tenho de mudar de vida. A partir do momento em que isto virar pra Bear ,ou tento fazer dinheiro com as quedas ( que não é nem parecido com o estar longo, como sabes ) ou vou fazer outra coisa da minha vida. Até lá , enquanto o pau vái e vem ...

E cada um sabe de si .

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por Cali » 11/10/2007 18:08

Auditor Escreveu:Olha o ilustre Cali.
Um dos gurus da bolsa portuguesa (minha opinião pessoal).
Parabéns pela tua entrada hoje na TDU. Já estas a facturar.
Um abraço forte para ti.

Livra! :shock: Assim que apareço começam logo a chamar-me nomes feios. :evil:
Faz o favor de não me voltares a insultar com essa palavra! É que fico passado de todo! E cheio de urticária tambem! Só conheço um guru. Chama-se Can, e passa o tempo aos saltos.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por MarcoAntonio » 11/10/2007 18:00

Para não ir mais longe, eu tenho até hoje um historial de sucesso nos meus investimentos em Bolsa mas não estou nem perto de ter condições para viver em exclusivo dos mercados.

Mas é que não tenho nem uma sombra do que precisaria se intencionasse viver em exclusivo dos mercados.

Aqui não se discute a capacidade para se ter sucesso nos mercados mas o valor necessário para alguém viver em exclusivo dos mercados (terá de se assumir que tem a capacidade para ter sucesso, a variável é o montante necessário assumindo que é capaz de fazê-lo).

Estar a dizer que quando se diz que é preciso muito capital se se quer viver em exclusivo dos mercados é o mesmo que dizer que as pessoas não têm capacidade para ter sucesso no mercado é subverter (e de que maneira) o que está a ser dito.
Imagem

Administrador Fórum

por The Mechanic » 11/10/2007 17:57

Agora fizeste-te entender ...

E no que disseste ... nada a dizer . Faz sentido nessa optica que é a tua realidade . Não faz é noutras.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por MarcoAntonio » 11/10/2007 17:51

The Mechanic Escreveu:Espera, que isto está a melhorar ... agora, só quem ganha 2,000 Euros mês é que tem "capacidade para gerir uma carteira em bolsa com sucesso e uma performance positiva e consistente".

Continuas sem entender. Há naturalmente pessoas que ganham 2.000 euros no mercado de trabalho e no entanto muito possivelmente não singrariam nos mercados financeiros.

Para quem tem a capacidade de singrar nos mercados (formação, estudos, capacidades, etc), um rendimento de 500 euros mensal é simplesmente ridículo e por certo consegue bem mais do que isso no mercado real, com um rendimento fixo e sem arriscar capital.

Se é para fazer 500 euros, uma pessoa com essas capacidades conseguiria essa gama de valores com qualquer part-time, com pouco esforço, de forma regular e sem arriscar capital. Simplesmente não faz sentido...

Tal como não faz sentido estar a considerar para o universo de investidores profissionais uma facção da população que em 99 e muitos por cento dos casos obviamente não teria condições para singrar.

The Mechanic Escreveu:Estás a subverter um bocado a conversa.

Eu não estou a subverter coisíssima nenhuma, estou a discutir o que tem de ser discutido quando consideras a possibilidade de viver dos mercados. Estou a discutir o cenário realista, plausível e com sentido.

Subversão existe quando se consideram cenários irrealistas e quando se fala de coisas que não fazem sentido nenhum...

Como alguém dedicar-se a ser investidor profissional para ganhar a ricicularia de 500 euros por mês.

Estava melhor a fazer um part-time no McDonalds e não precisava de andar a meter dinheiro dele no «assador»...

The Mechanic Escreveu:Eu só disse que o "cidadão comum " de que tu falas, não ganha nem perto de 2,000 Euros / mês ;

Como é óbvio pelo próprio valor, não estamos a falar do mesmo cidadão.

Eu estou a falar do perfil comum do cidadão que pondera ou tem condições mínimas para ponderar viver dos mercados.

The Mechanic Escreveu:Porque a realidade é que a maior parte das pessoas não ganha 2,000 Euros /mês. E nessa realidade , existem muitos que investem e têm sucesso.

Investir e ter sucesso é uma coisa.

Investir e ter sucesso numa medida tal que permita viver em exclusivo do mercado é outra. E é dessa outra bem diferente que se fala neste tópico.

Para a maior parte das pessoas (incluindo muitas que demonstram ser bons investidores) e muito especialmente numa fase inicial conclui-se que os investimentos no mercado são mais adequados como hobby ou segunda fonte de rendimentos.

The Mechanic Escreveu:E muitos deles estão aqui no Caldeirão a pensar : " ...olha , agora não tenho capacidade de investir com sucesso, queres ver ?! "

O tópico é sobre viver em exclusivo dos mercados... e depois eu é que subverto a conversa.
Imagem

Administrador Fórum

por Auditor » 11/10/2007 17:37

Tenho pouco tempo de "casa" Marco.
Obg pela tua resposta :)

Registado: 28/6/2007 13:25

por MarcoAntonio » 11/10/2007 17:35

Auditor Escreveu:Espero que não sejas forreta como ele.

Já agora, eu já expliquei isto um par de vezes no passado mas o Caldeirão tem uma data de anos de vez enquando é preciso «re-dizer» algumas coisas...

O meu avatar do Tio Patinhas é uma brincadeira (bem como a assinatura onde não sou eu quem fala mas sim o Tio Patinhas).

A título pessoal identifico-me muito pouco com o Tio Patinhas...
Imagem

Administrador Fórum

por The Mechanic » 11/10/2007 17:33

Marcoantonio
Eu sei que não é o salário médio da população em geral.

É o salário médio da facção da população que tem capacidade para gerir uma carteira em bolsa com sucesso e uma performance positiva e consistente.

Espera, que isto está a melhorar ... agora, só quem ganha 2,000 Euros mês é que tem "capacidade para gerir uma carteira em bolsa com sucesso e uma performance positiva e consistente" .

Desses 21%, seguramente mais de 95% (e já estou a ser simpático para não dizer 99%) certamente não conseguiria obter uma performance positiva nos mercados, nem com uma carteira de 500.000 euros.

Estás a subverter um bocado a conversa . Primeiro caracterizas o "cidadão comum com uma vida normal " dizendo que
É claro que depois vão existir diferenças pontuais, mas estar a discutir valores inferiores a 2.000 euros por mês parece-me altamente discutível e com muito pouco interesse para o cidadão comum com uma vida normal e tendo em vista uma situação profissional a prazo (e não meramente temporária).

... e depois , quando eu te digo que o cidadão comum não é o que tu dizes ser e não ganha nem perto disso , vens com a conversa que os 21% que vivem com menos de 300 Euros/mês , não tem capacidade pra manter uma performance positiva nos Mercados !
Eu não disse que os 21% da população que vive com menos de 300/Euros ou os 60 ou 70% da população Portuguesa que vivem com pouco mais que o salário minimo tem capacidade ou não pra manter uma performance positiva nos Mercados . Quem sou eu pra falar da capacidade dos outros , monetária ou financeira .
Eu só disse que o "cidadão comum " de que tu falas, não ganha nem perto de 2,000 Euros / mês ; logo , a tua medida não é nem boa, nem realista . A não ser para uma elite .

Porque a realidade é que a maior parte das pessoas não ganha 2,000 Euros /mês . E nessa realidade , existem muitos que investem e têm sucesso . E muitos deles estão aqui no Caldeirão a pensar : " ...olha , agora não tenho capacidade de investir com sucesso, queres ver ?! "

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por MarcoAntonio » 11/10/2007 17:31

Eu conheço alguns casos (inclusivamente aqui do Caldeirão) que vivem só ou essencialmente dos investimentos dos mercados há uma data de anos mas gerem bastante mais do que isso.

Agora, possivelmente há quem o tente fazer com esse valor e possivelmente consiga durante algum tempo ou em determinados períodos do mercado.

E das duas uma, ou corre bem e entretanto a carteira valoriza ou corre mal e fica complicado... terão de entretanto dedicar-se a outras coisas.

Certamente é um valor que não permite independência financeira e que vai estar bastante sujeito aos factores sorte e oportunidade.
Imagem

Administrador Fórum

por Auditor » 11/10/2007 17:31

Olha o ilustre Cali.
Um dos gurus da bolsa portuguesa (minha opinião pessoal).
Parabéns pela tua entrada hoje na TDU. Já estas a facturar.
Um abraço forte para ti.

por Cali » 11/10/2007 17:26

Auditor Escreveu:Espero que não sejas forreta como ele.
MarcoAntonio e outros ilustres, conhecem alguém que se tenha dedicado totalmente ao trade(abandonando o emprego), com investimentos na ordem dos 100 000 euros(ou menos)?

Obg

eu conhecer não conheço, mas lá que ... los hay, hay. :wink:

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por Auditor » 11/10/2007 17:25

Espero que não sejas forreta como ele.
MarcoAntonio e outros ilustres, conhecem alguém que se tenha dedicado totalmente ao trade(abandonando o emprego), com investimentos na ordem dos 100 000 euros(ou menos)?

Obg

por MarcoAntonio » 11/10/2007 17:18

Auditor Escreveu:MarcoAntonio,
este é assunto que dava para muita conversa.
Queria-te fazer uma pergunta. Como enriqueceu o tio patinhas? não foi através da bolsa? :mrgreen:

http://en.wikipedia.org/wiki/Number_One_Dime

According to The Life and Times of Scrooge McDuck by Don Rosa, Scrooge earned the dime in 1877 in his hometown of Glasgow, when he started working as a shoeshine boy on his tenth birthday.
Imagem

Administrador Fórum

por Auditor » 11/10/2007 17:10

MarcoAntonio,
este é assunto que dava para muita conversa.
Queria-te fazer uma pergunta. Como enriqueceu o tio patinhas? não foi através da bolsa? :mrgreen:

por MarcoAntonio » 11/10/2007 17:00

The Mechanic Escreveu:Em Portugal ,o "salário médio" não está na casa dos 2,000 Euros mês . Em Portugal , a maioria das pessoas vive com pouco mais que o salário mínimo .

Eu sei que não é o salário médio da população em geral.

É o salário médio da facção da população que tem capacidade para gerir uma carteira em bolsa com sucesso e uma performance positiva e consistente.

Se tens capacidade para isso, tens capacidade para no mercado de trabalho ganhares vários ordenados mínimos e sem arriscares capital teu e obtendo um rendimento fixo/regular ou pelo menos mais seguro que o obtido nos mercados.

Há que ser realista...

The Mechanic Escreveu:E 21% da população Portuguêsa, vive com menos de 300 Euros por mês ( considerado por Sócrates, o "limiar da pobreza" ).

Desses 21%, seguramente mais de 95% (e já estou a ser simpático para não dizer 99%) certamente não conseguiria obter uma performance positiva nos mercados, nem com uma carteira de 500.000 euros.

The Mechanic Escreveu:Bem vindo a Portugal Marcoantonio !

Bem vindo a mundo real, Mechanic.

The Mechanic Escreveu:Por tudo isto, a tua medida não é, nem parecida, com boa.

Por tudo isto, a minha medida é realista e a tua não.
:wink:

The Mechanic Escreveu:Fico feliz por tu seres alguem pra quem 2,000 por mês é uma bagatela , mas...

Para quem tem os conhecimentos, a experiência e a capacidade para vencer nos mercados (por esses factores e não pelo factor sorte) seguramente 2,000 por mês numa renda incerta e arriscando capital não são nada de especial.

Digamos que está no limiar do mínimo admissível.

The Mechanic Escreveu:... sái à rua . Fala com as pessoas . Se o "cidadão comum " ganhásse 2,000 Euros por mês...

Sai à rua e verifica quantas dessas pessoas têm a capacidade para singrar nos mercados.

Como muito bem diz Keyser Soze noutro tópico, essas pessoas de que falas estão mais interessadas em discutir o enredo da novela ou do reality show, para eles bolsa é uma coisa de que lhes fala lá o gerente do banco e que deve perceber muito do assunto e quanto ao crédito bancário para a casa que estão a pagar... estamos falados.

The Mechanic Escreveu:Tu não conheces a realidade do "cidadão comum" .

Só posso concluir que tu não conheces quando pensas que o cidadão comum consegue vencer com essa facilidade nos mercados e que sequer pondera viver dos mercados numa opinião/decisão informada e fundamentada...

The Mechanic Escreveu:Se calhar pertences a uma elite e não sabes ainda disso ...

Se calhar tu pertences à mesma elite com a diferença que não te apercebes que os outros estão fora dessa mesma elite.

Desses 21% da população, quantos estão aqui a acompanhar a nossa conversa ou sequer tem uma ligação à net?

Ora diz lá...

E queres fazer deles investidores ganhadores?

E eu é que não tenho consciência do país real?

Ora, ora...
Imagem

Administrador Fórum

por Nunnus » 11/10/2007 16:57

Mech

Nem mais.... Olha eu a ganhar 2000€ por mês...

Abraço
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por The Mechanic » 11/10/2007 16:44

Marcoantonio
Uma boa medida é calcular um rendimento de alguma forma semelhante ao salário médio. Qualquer coisa na casa dos 2.000 euros pelo menos.

Isto é Portugal . Em Portugal ,o "salário médio" não está na casa dos 2,000 Euros mês . Em Portugal , a maioria das pessoas vive com pouco mais que o salário mínimo . E 21% da população Portuguêsa, vive com menos de 300 Euros por mês ( considerado por Sócrates, o "limiar da pobreza" ). Bem vindo a Portugal Marcoantonio !
Por tudo isto, a tua medida não é, nem parecida, com boa.

Há quem se safe com 500 euros? Enfim, também há quem arrume carros e faça a vida disso...

Estamos a falar do perfil comum, aquilo que se aplica à maior parte das pessoas.

:lol: :lol: :lol: :lol:

É claro que depois vão existir diferenças pontuais, mas estar a discutir valores inferiores a 2.000 euros por mês parece-me altamente discutível e com muito pouco interesse para o cidadão comum com uma vida normal e tendo em vista uma situação profissional a prazo (e não meramente temporária).

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fico feliz por tu seres alguem pra quem 2,000 por mês é uma bagatela , mas...

... sái à rua . Fala com as pessoas . Se o "cidadão comum " ganhásse 2,000 Euros por mês...
Tu não conheces a realidade do "cidadão comum" . Se calhar pertences a uma elite e não sabes ainda disso ...

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por MarcoAntonio » 11/10/2007 15:52

The Mechanic Escreveu:Se for um estudante solteiro , sem encargos , que vive em casa dos pais , então não preciso de tanto quanto isso .

E vai ser isso toda a vida?

Estamos a falar de cenários normais, comuns. Um individuo com uma vida familiar normal (provavelmente casado, com filhos, etc) com os encargos normais, etc.

Uma boa medida é calcular um rendimento de alguma forma semelhante ao salário médio. Qualquer coisa na casa dos 2.000 euros pelo menos.

E para além desse factor é necessário entrar em linha de conta com a independência financeira necessária. Os mercados não são uma actividade de renda certa. Um (bom) investidor pode estar anos sem obter lucros...

Quanto mais pequena for a carteira (capacidade financeira), mais problemática vai ser essa questão.

The Mechanic Escreveu:Quanto a isso de serem necessários 500,000 Euros pelos menos para viver da Bolsa , desculpem lá ( Ulisses tambem ) , mas é treta .

Não é treta coisíssima nenhuma, é questão de se fazer algumas contas simples e utilizar algum senso comum. Repara que várias pessoas fizeram os cálculos de formas ligeiramente diferentes mas chegaram a valores da mesma ordem de grandeza.

Há quem se safe com 500 euros? Enfim, também há quem arrume carros e faça a vida disso...

Estamos a falar do perfil comum, aquilo que se aplica à maior parte das pessoas.

Depois há outra questão: se estás no mercado para viver com 500 euros, qual é o interesse de estar a investir nos mercados? Eu não vejo nenhum!

Para um rendimento desses até um qualquer part-time e sempre é um rendimento certinho e já com descontos para a segurança social e etc o que dá alguma segurança de futuro. Estar nos mercados para obter um rendimento médio tão ridículo e ainda por cima incerto é no mínimo uma opção muito duvidosa (se é que alguém realmente tomava uma opção dessas se o rendimento esperado fosse esse).

The Mechanic Escreveu:É só copos e gasolina ...

A propósito, negociar tem custos (e não me refiro aos custos de negociação).

Equipamento informático e sua manutenção, ligação à internet e nos dias de hoje uma ligação de TV por cabo e um telemóvel são necessidades quase básicas/elementares.

O próprio exemplo de um estudante (e muito estudantes têm part-time) é de um contexto claramente diferente e de carácter temporário (e quase por definição de não independência financeira).

Se o tópico fosse «para um estudante que queira investir nos mercados quanto é preciso»...

PS: Sim, como é óbvio existem bastantes pessoas a viver dos mercados, obviamente têm é muito capital e portanto isso é viável para elas. Muitas são do domínio publico sejam o «nosso» Joe Berardo ou os internacionais Buffets, Soros e quejandos. E depois há outros anónimos (eu conheço mais do que um caso aqui do Caldeirão... e claro, são pessoas com uma capacidade financeira assinalável e bastante acima da média).
Imagem

Administrador Fórum

por Cali » 11/10/2007 15:49

Dialmedia Escreveu:Bom já que ninguém se chega à frente com uma simulação a sério, começo eu a mostrar alguns dados apenas para exemplificar o que se pode ou não fazer vivendo apenas do trading.

Vamos supor um casal com 2 filhos, um agregado de 4 pessoas portanto, com despesas mensais de 2500€/mês. Este valor já incluí tudo, inclusive lazer e consumo pessoal. Tudo o que sobrar dessa parcela será exclusivamente poupança e não será utilizado em consumo imediato.

Por ano representam despesas de 30000€

Quem quiser sobreviver do trading tem então que garantir que no final do ano ganhou pelo menos 30000€/mês mais 10% para impostos e mais 3% para compensar minimamente a inflação. O valor final então é de 34000€

Que valores podemos apresentar para garantir esta situação? Se tivermos em conta que os depósitos a prazo garantem cerca de 4/5% ao ano, então uma carteira de acções terá que render cerca de 10% ao ano para compensar todo o esforço a estudar acções e derivados, caso contrário, compensa mais meter tudo num depósito a prazo e gozar a vida.

Se a carteira de acções resultar num ganho anual de 10%, valor que considero aceitável e realista, o valor que devemos utilizar para trading será de 340000€.

Tendo em conta que devemos garantir uma provisão pois a rendibilidade não cresce ao mesmo nível e podemos até perder ao início (logo a começar pelas comissões), recomendo então um valor de 350000€, 10000€ desses usados exclusivamente para as despesas iniciais do agregado.

Como vem, isto é apenas um exemplo compatível com as despesas que apresentei e com a rendibilidade de 10%/ano.

uma palavra de reconhecimento ao Dialmedia por este exemplo: simples, claro, realista.

Com todo o respeito pelo CEM, que percebe decerto muito mais disto do que eu, parece-me que há alguma tendencia nas suas palavras e nos seus calculos, para procurar a solução mais-que-perfeita, que não envolva qualquer risco, e sabendo nós que o simples facto de estar vivo já é um risco (como dizia o outro: "Cuidado! Viver mata") acho completamente despropositado dizer que para se viver de trading são precisos 300.000 contos. Com 300.000 contos vive-se de investimentos e/ou de rendas. Com 300.000 contos contrata-se um gestor de fortunas, e bastam 5% ou 6% liquidos ao ano para manter confortávelmente um nivel de vida de classe média, sem ter que pensar no poder delapidante da inflacção. Eu com 300.000 contos não queria saber da Bolsa para nada, excepto para me distrair.
Sim, porque usar exemplos com necessidades mensais de 5.000 euros por familia não tem qualquer relação com a realidade nacional. Familia que gasta 5.000 euros por mês, em principio não o fará por necessidade mas por poder manter um padrão de vida elevado, e não me parece que seja isso que se está aqui a discutir. Acho que avançar com exemplos e numeros destes é mais uma vez tentar transmitir a ideia que estas coisas só são possiveis ás elites, aos milionários, aos 'eleitos'. Para mim, os 'eleitos' são aqueles que já conseguiram provar a si mesmos que são de facto eficientes no mercado, no longo prazo, e que já se conhecem a si proprios, e sabem reagir positivamente quando as coisas correm menos bem. Detesto esta tendencia para 'enDeusar' esta actividade, transmitindo a noção que não é para o comum dos mortais. De facto, não é. É só para alguns. Mas compete a cada um avaliar a sua real capacidade para o fazer, e não se sentir desmotivado por condições 'sine qua non' de 300.000 contos, ou pela necessidade de ganhar por mês 10 vezes mais do que o minimo exigido para pagar despesas (para pagar despesas de 5.000 euros, ser preciso ganhar consistentemente 50.000 por mês? Que exagero!)

Sinceramente estou convencido que, com um minimo de 250.000 euros, e despesas mensais na ordem dos 2.000 - 2.500 euros, um bom trader já se conseguirá manter confortávelmente nos primeiros tempos, e daí poder partir para a fortuna. Desde que aproveite os periodos Bull para fazer médias de rendibilidade elevadas, e saiba sair do mercado quando as coisas começam a piorar, procurando investimentos alternativos seguros. Isto significa o quê, em concreto? Que se um bom trader fizer como a formiguinha, e amealhar percentagens de 40%, 50% ou mais, em anos de alta declarada nas bolsas, depois até se poderá dar ao luxo de ir perdendo uns trocos mensais através da inflacção, se por exemplo fizer um miserável depósito a prazo, durante um par de anos, e enquanto espera a altura certa de voltar ao mercado.

Agora... o momento em que se começa é fundamental.

Primeiro, acho que ninguem deve iniciar uma experencia dessas sem já ter já vivido um Bull e um Bear MArket, para saber na pele o que isso pode significar. Isto, logo á partida pôe de parte todos os novatos que se estrearam na Bolsa no ultimo par de anos.

Depois, acho que ninguem deve tentar isto, se acha que vai sobreviver á custa da negociação de produtos derivados. É certo e sabido que a esmagadora maioria dos traders perde dinheiro em derivados, e quando se quer levar isto a sério, o melhor caminho é simplesmente evitá-los.

Por ultimo, acho que ninguem deve ensaiar uma experiencia dessas antes de deixar passar um periodo Bear. Se têm o azar ou falta de jeito para arrancarem com os 250.000 quando o mercado começa a cair, vão ficar lixados. Agora, se começarem com os 250.000 no inicio da recuperaçao do ciclo economico, e apanharem 3 ou 4 anos de bull declarado, com percentagens de 40% ou 50% de lucro (por exemplo), estarão muito á vontade para encarar, depois disso, um periodo Bear (e não estou a falar aqui de hecatombes fora do comum, como por exemplo, 10 anos seguidos de Bear Market).

Espero ter contribuido positivamente para a discussão.

por Susana Amado_ » 11/10/2007 15:39

The Mechanic,

:clap: :clap: :clap: :clap:

E já agora... o que escreveste é no minimo é uma resposta com justificação.

Beijinhos,

Su

Registado: 5/11/2002 11:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 313 visitantes