Teoria dos "GAP's"
18 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Teoria dos "GAP's"
Se existe uma teoria, é por que existe uma cotada que assim se comporta. E com 4 gaps como esse ao ano...
inserir a cotada AZEM;xlon

Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Humm...afinal existe sim uma teoria, pois nas minhas observações identifiquei algumas cotadas que poderiam entrar nessa condição de gap. O Nc_trader deixou também uma lista de cotadas nestas possíveis situações. Certo, agora passo a saber que elas podem ter um
perfil temporal,...é ficar atento.
perfil temporal,...é ficar atento.

Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Retirado do site do Bulkowski.
- Anexos
-
- gaps.PNG (17.71 KiB) Visualizado 2091 vezes
-
- gaps1.PNG (11.36 KiB) Visualizado 2091 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
Branc0 Escreveu:A "teoria" dos gaps é que, mais cedo ou mais tarde, esse gap vai ser fechado. Ou seja, se ela ontem fechou a 10 e hoje abriu a 11 então a tal "teoria" defende que ela há-de voltar aos 10,01 para fechar o gap.
Isto não está correcto.
O facto de ontem ter fechado a 10 e hoje ter aberto a 11 só por si não significa que haja gap. É preciso ver qual foi o máximo da sessão.
Por exemplo, imagine-se que ontem a acção fez um máximo intraday de 11 euros e depois escorregou e veio fechar a 10, então o facto de hoje abrir a 11 não conduz à formação de qualquer gap, pois não ficou qualquer intervalo por negociar entre os dois dias.
Um gap é calculado entre o máximo de um dia e a abertura do dia seguinte, só se a abertura for superior ao máximo do dia anterior é que se assiste à formação de gap de abertura.
- Registado: 5/11/2002 12:21
concordando com tudo o que aqui foi dito, deixo aqui uma pequena achega que pode ser util aos "novatos", e que vem nos livros de AT
mais util do que esperar que um gap-up ou gap-down seja fechado (e já sabemos que pode não ser nunca fechado, embora a probabilidade exista), é a percepção de que um gap é de inicio de tendencia ou de exaustão
tipicamente,
se um gap, acentuado ou não, for aberto e provoque com isso uma inversão e inicio de tendencia, diz-se que esse gap é feito por profissionais e existe uma grande probabilidade do movimento prosseguir a favor da nova tendencia
se um gap aparece no alto (ou no fim) de uma movimento acentuado de panico comprador ou vendedor, diz-se que esse gap é amador e rapidamente pode conduzir à exaustão do movimento, pois o dumb money entra em massa onde os profissionais já estão a vender
podemos comparar esta abordagem aos osciladores, onde a maior parte das pessoas olha apenas para as linhas de over* de cima e over* de baixo, mas a verdadeira função deles e onde são de facto mais proficuos é na verificação da existencia ou não de divergencias
espero ter contribuido também para ajudar a retirar um bocado do "mito" que esta parte da AT tem
se me enganei agradeço que me corrijam, por favor
não esquecer : a AT não é uma ciência, mas uma arte, e quem dominar essa arte ou tiver o dom, pode ganhar muito dinheiro com ela
PS. passando a publicidade, deixo aqui uma sugestão de formação, advanced, da escola onde estou registado, e onde tenho assistido aos seus cursos e seminários
não é barata, mas é a melhor que conheço fora dos tradicionais livros
http://www.pristine.com/seminars/online ... rival2.htm
mais util do que esperar que um gap-up ou gap-down seja fechado (e já sabemos que pode não ser nunca fechado, embora a probabilidade exista), é a percepção de que um gap é de inicio de tendencia ou de exaustão
tipicamente,
se um gap, acentuado ou não, for aberto e provoque com isso uma inversão e inicio de tendencia, diz-se que esse gap é feito por profissionais e existe uma grande probabilidade do movimento prosseguir a favor da nova tendencia
se um gap aparece no alto (ou no fim) de uma movimento acentuado de panico comprador ou vendedor, diz-se que esse gap é amador e rapidamente pode conduzir à exaustão do movimento, pois o dumb money entra em massa onde os profissionais já estão a vender
podemos comparar esta abordagem aos osciladores, onde a maior parte das pessoas olha apenas para as linhas de over* de cima e over* de baixo, mas a verdadeira função deles e onde são de facto mais proficuos é na verificação da existencia ou não de divergencias
espero ter contribuido também para ajudar a retirar um bocado do "mito" que esta parte da AT tem
se me enganei agradeço que me corrijam, por favor
não esquecer : a AT não é uma ciência, mas uma arte, e quem dominar essa arte ou tiver o dom, pode ganhar muito dinheiro com ela
PS. passando a publicidade, deixo aqui uma sugestão de formação, advanced, da escola onde estou registado, e onde tenho assistido aos seus cursos e seminários
não é barata, mas é a melhor que conheço fora dos tradicionais livros
http://www.pristine.com/seminars/online ... rival2.htm
- Registado: 4/11/2003 14:49
Com a minha curta experiência tenho verificado que os GAP's poderão ser fechados por mera reacção dinâmica do título ou pela corrente de "gapistas" que estão em determinado título, ou seja:
- Se por hipótese num título apenas existirem accionistas que acreditem na teoria dos gaps, então quando há um gap up, todos eles irão vender por acreditarem que o gap terá de ser fechado. E de facto devido a esse movimento em grupo o gap será naturalmente fechado...Mas simplesmente porque todos "têm fé" que isso terá de acontecer.
- Noutro título em que por hipótese só existem accionistas que não acreditam na teoria dos gap's, então haver gap up ou gap down é indiferente. Ninguem ligará e os gap's serão fechados por mera reacção dinâmica do título em si e não do gap...
Na realidade nos títulos haverão accionistas que acreditam outros que não ligam, pelo que a validade da teoria é proporcional ao peso dos que acreditam nela...
- Se por hipótese num título apenas existirem accionistas que acreditem na teoria dos gaps, então quando há um gap up, todos eles irão vender por acreditarem que o gap terá de ser fechado. E de facto devido a esse movimento em grupo o gap será naturalmente fechado...Mas simplesmente porque todos "têm fé" que isso terá de acontecer.
- Noutro título em que por hipótese só existem accionistas que não acreditam na teoria dos gap's, então haver gap up ou gap down é indiferente. Ninguem ligará e os gap's serão fechados por mera reacção dinâmica do título em si e não do gap...
Na realidade nos títulos haverão accionistas que acreditam outros que não ligam, pelo que a validade da teoria é proporcional ao peso dos que acreditam nela...
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
MarcoAntonio Escreveu:Não é precisa nenhuma explicação. A razão porque a maior parte dos gaps são fechados é a mesma porque, na maior parte dos casos que escolheres uma cotação passada à sorte (desde que tenhas um histórico razoável), a cotação vai visitar esses valores de novo no futuro (quer escolhas um valor de um gap quer seja outro valor qualquer).
É um exercício que qualquer um pode fazer.
Para o valor não voltar a ser visitado é preciso que a cotação suba a partir do momento que escolhemos e nunca mais recue para esse nível ou que desça a partir desse momento e nunca mais volte a subir a até esse nível.
Ora, os títulos não são assim tão lineares, têm um comportamento bastante caótico e oscilam entre tendências e com um histórico futuro razoável é provável que venhamos a ter a cotação outra vez no mesmo valor (passado um dia, passado uma semana, passado um mês, passado um ano, etc). A probabilidade é enorme...
Portanto, é perfeitamente natural que a maior parte dos gaps acabe fechada da mesma forma que a maior parte das cotações (sem serem relativas a gaps) são visitadas novamente no futuro. De resto há outras teorias parecidas como a da visita ao midpoint de uma vela (há uma teoria qualquer parecida que diz que o mid point de uma vela volta quase sempre a ser visitado de novo no futuro). Enfim, é a mesma coisa...
O problema é que isto não serve de nada. Apenas serve para descrever o comportamento genérico das acções: caótico.
É daquelas coisas que parece muito útil (e que pode ser aproveitada para negociar) e na realidade não tem utilidade nenhuma.
OK MarcoAntonio.
Julho que entendi e estou de acordo.
Os gap's são fechados porque o comportamento de qualquer titulo é dinâmico...tanto sobe como volta a descer e vice-versa. Ou seja é perfeitamente normal que um titulo volte a um determinado valor quer já la tenha estado na sequência de um gap ou não, e a existência de um gap nada influencia neste comportamento.
Parece-me que assim, e salvo melhor opinião, a teoria dos gap's fica desmistificada.
Obrigado,
Hduarte
- Registado: 12/3/2005 13:06
Não é precisa nenhuma explicação. A razão porque a maior parte dos gaps são fechados é a mesma porque, na maior parte dos casos que escolheres uma cotação passada à sorte (desde que tenhas um histórico razoável), a cotação vai visitar esses valores de novo no futuro (quer escolhas um valor de um gap quer seja outro valor qualquer).
Para o valor não voltar a ser visitado é preciso que a cotação suba a partir do momento que escolhemos e nunca mais recue para esse nível ou que desça a partir desse momento e nunca mais volte a subir a até esse nível.
Ora, os títulos não são assim tão lineares, têm um comportamento bastante caótico e oscilam entre tendências e com um histórico futuro razoável é provável que venhamos a ter a cotação outra vez no mesmo valor (passado um dia, passado uma semana, passado um mês, passado um ano, etc). A probabilidade é enorme...
Portanto, é perfeitamente natural que a maior parte dos gaps acabe fechada da mesma forma que a maior parte das cotações (sem serem relativas a gaps) são visitadas novamente no futuro. De resto há outras teorias parecidas como a da visita ao midpoint de uma vela (há uma teoria qualquer parecida que diz que o mid point de uma vela volta quase sempre a ser visitado de novo no futuro). Enfim, é a mesma coisa...
O problema é que isto não serve de nada. Apenas serve para descrever o comportamento genérico das acções: caótico.
É daquelas coisas que parece muito útil (e que pode ser aproveitada para negociar) e na realidade não tem utilidade nenhuma.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Branc0,
Obrigado pela tua explicação.
No fundo eu concordo inteiramente com a tua análise e a razão da minha questão tem a ver excactamente por não encontrar outra explicação válida.
No entanto as referências aos gap's são comuns, e como dizes, por vezes até muito desfasadas no tempo. Parece-me uma teoria pouco razoável.
Será que existe alguma razão mais ou menos cientifica que possa justificar o "fecho de um gap"?
De alguma forma um gap poderá ser uma das variáveis em qualquer método de AT?
HDuarte
Obrigado pela tua explicação.
No fundo eu concordo inteiramente com a tua análise e a razão da minha questão tem a ver excactamente por não encontrar outra explicação válida.
No entanto as referências aos gap's são comuns, e como dizes, por vezes até muito desfasadas no tempo. Parece-me uma teoria pouco razoável.
Será que existe alguma razão mais ou menos cientifica que possa justificar o "fecho de um gap"?
De alguma forma um gap poderá ser uma das variáveis em qualquer método de AT?
HDuarte
Pois, basicamente tenho a mesma opinião, a teoria em torno dos gaps é uma teoria da treta, por assim dizer. A verdade (facto) é que há gaps que nunca chegam a ser fechados e os que são fechados podem ser fechados em diversos planos temporais (o que é imprevisível). Tanto podem fechar em dias, como em meses ou anos...
Eu já falei do assunto por diversas vezes, aqui ficam dois posts sobre gaps que escrevi aqui no passado:
Aqui falava de um caso concreto mas penso que tem interesse:
Só para resumir:
> Nada obriga um gap a ser fechado e factualmente há gaps que ficaram por fechar na história dos mercados;
> A maior parte acaba por fechar, o que me parece natural dada a natureza do comportamento dos mercados;
> O prazo em que são fechados (os que são fechados) varia imenso e isto só por si serve de muito pouco para se investir (com base em gaps).
Eu já falei do assunto por diversas vezes, aqui ficam dois posts sobre gaps que escrevi aqui no passado:
Bem, há gap's e gap's. Ainda a semana passada deixei aqui um post só sobre gap's um pouco a pedido e no seguimento da situação criada na PTC...
A maior parte é fechado por «processos naturais» o que cria um certo mito em torno dos gaps (enfim, como outros processos similares relativos a mid-points e etc).
A verdade é que a maior parte tem mesmo de ser fechada. E alguns ficam por fechar porque simplesmente nada obriga a que sejam fechados. Tudo não passa de um processo natural ao qual tendemos a dar grande importancia...
O que acredito que os gap's funcionam bem é como target assim que se inicia determinado movimento em direcção a ele (ao que o Ulisses, suponho, se referia quando falou de «magnetismo»).
Os gap's de breakout (os breakaway gap's)são fechados no curtíssimo prazo raríssimas vezes, por exemplo e como não podería deixar de ser (quando é fechado então provavelmente tratou-se de um falso breakout). Mesmo os de continuação (os midway gap's) são fechados poucas vezes no curtíssimo-prazo...
À parte dos gap's comuns (que se dão regra geral no seio de consolidações ou áreas de congestão do activo) ou dos criados pelos dividendos, a maior parte demora meses, em média, a ser fechado.
Aqui falava de um caso concreto mas penso que tem interesse:
No entanto assinalo o seguinte:
> não considero que sejam determinantes, não fecham porque as pessoas acreditam que assim tem de ser mas porque é natural que se fechem... num momento oportuno, o que nos leva ao ponto seguinte;
> tirando os gap's «falhados» ou sem significado (falsos breakout's ou gap's comuns que se dão no seio de consolidações e áreas de congestão), a generalidade dos gap's demora meses (em média) a voltarem a ser fechados.
Ou seja, não há nenhuma premência (ou pressa, como queiramos) em fechar gap's, eles serão fechados a seu tempo, pelos processos naturais do mercado...
Imaginemos que a PTC agora arrancava (tinhamos estado perante um breakaway gap) e daqui a uns meses (dois ou tres) entrava em correcção e vinha retestar suportes/resistencias. Bem, nessa altura, o gap transformava-se num óptimo target e era altamente provável que viesse a ser fechado. Este é um cenário hipotético mas comum e que serve para transmitir a ideia que estou a tentar transmitir (aliás, basta consultar estatísticas ou gráficos).
Portanto, não há do ponto de vista técnico nenhuma premência em que seja fechado já. Poderá nunca ser fechado ou ser fechado dentro de vários meses.
Só para resumir:
> Nada obriga um gap a ser fechado e factualmente há gaps que ficaram por fechar na história dos mercados;
> A maior parte acaba por fechar, o que me parece natural dada a natureza do comportamento dos mercados;
> O prazo em que são fechados (os que são fechados) varia imenso e isto só por si serve de muito pouco para se investir (com base em gaps).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Um gap (vou-me referir aos gap-up mas para os gap-down é só inverter a ordem de ideias) normalmente acontece quando surgem notícias bastante positivas para a acção em causa ou para o mercado em geral. Estes ultimos meses têm sido bastante ferteis em termos de gaps, basta ir espreitar os dias em que foram anunciados os cortes das taxas de juro pelo FED (primeiro em Agosto com a discount window e depois em Setembro com a taxa nominal) para ver o efeito que os gaps têm.
A "teoria" dos gaps é que, mais cedo ou mais tarde, esse gap vai ser fechado. Ou seja, se ela ontem fechou a 10 e hoje abriu a 11 então a tal "teoria" defende que ela há-de voltar aos 10,01 para fechar o gap.
Na minha opinião esta é uma daquelas teorias da treta. Um gap-up para mim significa simplesmente que a acção está a entrar num periodo muito bullish que pode ser mais ou menos prolongado no tempo. Muitas vezes elas começam com o gap-up e só param passado semanas, e mesmo assim às vezes é só para recuperar o fôlego e depois lá partem elas outra vez para novos máximos.
Um purista da "teoria dos gaps" vai-te dizer que não interessa se está bullish ou não, o gap vai ser realmente fechado. Se procurares aqui pelo caldeirão vais encontrar algumas discussões de Setembro em que se fazem comentários do género "está a cair e deve ir fechar o gap que tem aberto desde Março". Isto, no meu ponto de vista, só serve para provar a inutilidade da teoria, eu não vou investir numa acção em Março a pensar que vai existir uma crise hipotecária em Setembro que me vai fazer a acção descer e fechar o gap em que eu a comprei. Obviamente, compra-se em Março com o gap-up, aproveitando a tendência Bull e depois quando ela der sinais de venda despachamos, não ficamos à espera de perder os lucros.
De notar também que um gap-up é tão mais significativo quanto maior for o seu volume.
E desculpem lá os puristas dos gaps qualquer coisinha, não é por mal
A "teoria" dos gaps é que, mais cedo ou mais tarde, esse gap vai ser fechado. Ou seja, se ela ontem fechou a 10 e hoje abriu a 11 então a tal "teoria" defende que ela há-de voltar aos 10,01 para fechar o gap.
Na minha opinião esta é uma daquelas teorias da treta. Um gap-up para mim significa simplesmente que a acção está a entrar num periodo muito bullish que pode ser mais ou menos prolongado no tempo. Muitas vezes elas começam com o gap-up e só param passado semanas, e mesmo assim às vezes é só para recuperar o fôlego e depois lá partem elas outra vez para novos máximos.
Um purista da "teoria dos gaps" vai-te dizer que não interessa se está bullish ou não, o gap vai ser realmente fechado. Se procurares aqui pelo caldeirão vais encontrar algumas discussões de Setembro em que se fazem comentários do género "está a cair e deve ir fechar o gap que tem aberto desde Março". Isto, no meu ponto de vista, só serve para provar a inutilidade da teoria, eu não vou investir numa acção em Março a pensar que vai existir uma crise hipotecária em Setembro que me vai fazer a acção descer e fechar o gap em que eu a comprei. Obviamente, compra-se em Março com o gap-up, aproveitando a tendência Bull e depois quando ela der sinais de venda despachamos, não ficamos à espera de perder os lucros.
De notar também que um gap-up é tão mais significativo quanto maior for o seu volume.
E desculpem lá os puristas dos gaps qualquer coisinha, não é por mal

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Teoria dos "GAP's"
Tenho observado com atenção algumas análises bastante interessantes onde por vezes surgem referências a GAP's mais ou menos recentes associados a variações de determinados titulos, e com base nos quais se fazem prognósticos acerca do provavel comportamento do titulo.
Para os mais entendidos, e parece-me haver muitos aqui no caldeirão, gostava que alguém explicasse de que forma o surgimento de um "gap" na variação de um título, poderá influenciar o seu comportamento futuro.
Por outro lado, que condições podem conduzir ao aparecimento de gap's?
Agradeço desde já a quem quiser pronunciar-se.
HDuarte
Para os mais entendidos, e parece-me haver muitos aqui no caldeirão, gostava que alguém explicasse de que forma o surgimento de um "gap" na variação de um título, poderá influenciar o seu comportamento futuro.
Por outro lado, que condições podem conduzir ao aparecimento de gap's?
Agradeço desde já a quem quiser pronunciar-se.
HDuarte
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, Jonas74, LionHeart, Luzemburg, m-m, Manchini888, MR32, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PiFer, PMP69, trilhos2006 e 474 visitantes