Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

RWE (DAX)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cartago » 5/10/2007 21:12

RWE - 5/Outubro - Weekend AT

O fecho positivo desta sexta-feira salvou a minha posição na RWE. Mais um fecho negativo e o meu stop loss teria sido accionado com o objectivo de salvar os lucros entretanto acumulados desde a minha entrada.

Como podem reparar nos gráficos, o título vem de uma sequência ininterrupta de 3 quedas, sequência apenas quebrada pela aproximação do título à sua média móvel de curto prazo (14 dias). Estas quedas posicionaram a RWE ligeiramente acima do meio do caminho entre o seu suporte S1 na zona dos € 84,00 e a sua resistência R2 na zona dos € 90,00.

Para a próxima semana levantam-se algumas questões importantes:

. Conseguirá o título manter a excepcional sequência de subidas que apresentou ao longo das últimas semanas?

. A RWE estará demasiadamente "esticada" e não terá forças suficientes para tentar um ataque à sua resistência R2?

. O baixo volume apresentado nas últimas sessões será um sinal de fraqueza e uma indicação de correcção no curto prazo?

Qualquer cenário negativo acabará por levar o título a testar o seu suporte S1 (€ 84,00), o que representa uma queda bastante acentuada. Na próxima semana acompanharei este título com muita atenção aos "detalhes" técnicos, pois infelizmente parece-me que a RWE não terá forças para testar e vencer a sua resistência R2.

Algumas boas notícias divulgadas recentemente poderão vir a afectar positivamente o título ao longo da próxima semana:

RWE reaches agreement with German Federal Cartel Office

RWE raises electricity prices for retail clients by up to 9.8 pct as of Jan 1

RWE npower awards EWS Energy 5-year contract to deliver coal to power stations

Última AT: RWE - 1/Outubro - Actualização...

Carregue nos gráficos para ampliá-los:

Longo prazo

Curto prazo
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por Cartago » 2/10/2007 10:01

Pois é, nnascimento, também pegou-me de surpresa! :) Há uns dias atrás, logo após o disparo do sinal, disse isto:

Cartago Escreveu:Uma observação importante: o título está a subir ao longo de várias sessões seguidas, portanto, é de se esperar uma correcção para breve. Esta correcção, quando vier, deverá levar o título à sua "antiga" resistência R1 na zona dos € 84,00 (na verdade, R1 só será transformada em suporte após uma correcção futura confirmá-la como tal), portanto, quem acredita no título e considera uma entrada agora um bocado tardia, uma boa estratégia passa justamente por esperá-la mais abaixo nos tais € 84,00.

Quando entrei pensei mesmo que estava a esticar-me demais e que ia levar com uma correcção que, na melhor das hipóteses, iria levar-me de volta aos € 84,00.

Para quem está dentro, felizmente a correcção não veio (infelizmente mas para quem está fora). Mas ainda há esperança, principalmente agora com a aproximação daquela importante resistência nos € 90,00. Se ela arrebentar em alta tratar-se-á de mais um novo sinal de entrada, mas se ela corrigir então só terás que esperá-la mais aqui embaixo (mas neste caso convém ter cautela e esperar por uma confirmação do seu suporte antes de entrar, é claro! ;) ).
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por nnascimento » 2/10/2007 9:29

eheh

Cartago, nao consigo apanhar o raio do papel em correcçao para tentar uma trade! Sacana, simplesmente nao vem cá abaixo.

Parabens pela trade

Abraço
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por Cartago » 1/10/2007 23:21

Mais um fecho positivo a comprovar o excepcional período bullish pelo qual está a passar a RWE. O dia encerrou-se nos € 88,64 (subida de 0,50%), posicionando o título ainda mais próximo da sua resistência R2 na zona dos € 90,00, uma zona importantíssima pois também representa máximos históricos.

A RWE representa, neste momento, a minha aposta mais rentável (ver a AT do dia 21 na qual eu anuncio o sinal de entrada), entretanto, estarei muito atento nas próximas sessões e na forma como o título irá atacar a sua próxima resistência. Como podem reparar nos gráficos disponíveis na última AT, a RWE sofreu um forte revés nesta zona e é preciso muita cautela neste momento.

Na última análise poderão consultar mais detalhes e alguns gráficos actualizados: RWE - 28/Setembro

por Cartago » 30/9/2007 1:28

O forte sinal de entrada disparado no dia 18 e confirmado nas sessões seguintes continua a render bons frutos, com a cotação a aproximar-se cada vez mais da sua próxima resistência na zona dos € 90,00 (R2), o que corresponde aos seus máximos históricos de sempre.

Os indicadores técnicos continuam positivos mas o volume está bastante desanimado, o que causa certa preocupação tendo em vista a aproximação do título a tão importante resistência.

Por enquanto o momento é de confiança e a recomendação é: continuem a seguir a tendência. Se o título irá corrigir de volta à zona dos € 84,00 ou se a sua evolução positiva será condicionada por R2 são perguntas ainda sem respostas.

Link das imagens:

Longo prazo

Curto prazo

por Cartago » 26/9/2007 15:08

O forte sinal de entrada disparado pela RWE na semana passada confirmou-se nas sessões seguintes. O título segue a garantir fortes e consistentes ganhos e neste momento aproxima-se a grande velocidade da sua próxima resistência na zona dos € 90,00.

Para quem esteve atento à oportunidade, parabéns pela paciência.

Em breve farei um novo post com dados actualizados da sessão de hoje.

por Cartago » 23/9/2007 20:16

A RWE disparou um importante sinal de entrada na semana passada. Desde há alguns dias que venho acompanhando este título com grande interesse (ver última AT) e de "promissor" a RWE passou a trader real.

Com indicadores tão positivos e uma quebra em alta confirmada nas sessões seguintes, não pude resistir à tentação de comprá-la.

Uma observação importante: o título está a subir ao longo de várias sessões seguidas, portanto, é de se esperar uma correcção para breve. Esta correcção, quando vier, deverá levar o título à sua "antiga" resistência R1 na zona dos € 84,00 (na verdade, R1 só será transformada em suporte após uma correcção futura confirmá-la como tal), portanto, quem acredita no título e considera uma entrada agora um bocado tardia, uma boa estratégia passa justamente por esperá-la mais abaixo nos tais € 84,00.

Aos recém-chegados neste título, convêm ler com atenção a última AT feita sobre a RWE: RWE - 17/Setembro

Carregue nos gráficos para ampliá-los:

Longo prazo

Curto prazo

por Cartago » 18/9/2007 22:46

Sim, sim, estou a ver.

Amanhã vou actualizar o gráfico com os dados de quarta-feira, então faço um novo traço com base nas tuas dicas e vemos como fica.

Thanks! :wink:

por Elias » 18/9/2007 22:42

Não tens de quê, é sempre bom ver uns gráficos fresquinhos :wink:

Relativamente à LTA eu referia-me concretamente ao toque de Julho, é nesse toque que a linha está um pouco mais forçada, eu acho que considerando os dias que a cotação passou nessa zona seria de traçar a linha para se ajustar melhor a esse mínimo...

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Cartago » 18/9/2007 22:39

Olá Elias, pois eu é que agradeço a tua participação, sem isso eu continuarei a ser um eterno ignorante nesta área. :)

Com relação à LTA traçada no gráfico, repare que eu deixei de fora apenas o segundo toque (aquele que aparece no final de Abril e quase no início de Maio), mas os outros toques estão lá representados (um deles a meio de Junho, uma data deles em Julho e Agosto e finalmente o último agora em Setembro).

Por se tratar de candlesticks o traço de LTAs ou LTDs pode ser um pouco confuso. Tanto é que costumo mudar o gráfico para "linhas", fazer os traços de suportes, resistências e linhas de tendência e só então mudo-o novamente para candlesticks.

por Elias » 18/9/2007 22:32

Correndo o risco de ser acusado de ter mau feitio, aqui vai o meu bitaite: 8-)

acho essa tua LTA um bocadinho torta, porque não passa pelos mínimos todos. Juntando os últimos 3 mínimos vejo um suporte horizontal nos 77 ou talvez nos 77,5 por isso acho que se regressar a este valores não há motivo para alarme.

Mas concordo que está num momento interessante. Aliás também se poderia traçar uma LTD com origem no máximo de Dezembro e que entretanto já teria sido quebrada em alta ------> sinal de compra

Desculpa não pôr aqui o gráfico mas não tenho as cotações do DAX actualizadas.

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

RWE (DAX)

por Cartago » 18/9/2007 21:56

A RWE está a passar por um período bastante interessante. Neste momento a cotação segue a testar uma importante resistência localizada na zona dos € 85,00 (R1), impulsionada por um suporte igualmente importante representado por uma Linha de Tendência Ascendente (LTA) cujo início remonta a meados de Fevereiro.

Os indicadores técnicos estão favoráveis e a consolidação da quebra de R1 (a resistência foi rompida no intraday mas não no fecho) pode vir numa questão de dias. Estou empolgado com a RWE mas também estou ciente de que o momento pode ser de alto risco pois, como podem reparar nos gráficos, o título vem de 6 sessões seguidas de fortes ganhos, um facto que aliado à proximidade da cotação a esta importante resistência pode dar início à tomada de mais valias por parte dos investidores.

Para as próximas sessões ficam algumas questões:

. Conseguirá o título romper (e consolidar) R1 e transformá-la num novo suporte?

. Irá o título corrigir novamente em direcção à sua LTA?

Uma coisa é certa, o seu suporte em LTA está a aproximar a cotação cada vez mais da sua importante resistência R1. A cotação está a ser cada vez mais pressionada entre 2 zonas bastante relevantes, o que forçará os investidores a uma decisão importante no curto-prazo.

Link das imagens:

Longo prazo

Curto prazo

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Holabuenas, Pmart 1 e 183 visitantes