Dep prazo BPI ouro???
Pata,
Estes estruturado possuem cotação diária.
Isto quer dizer que se pode resgatar antes do termo do produto. Não se garante o capital garantido caso a cotação seja negativa.
No entanto pode-se garantir uma saída numa altura em que os mercados estão em máximos. Assim seria possível a defesa de uma possível queda dum índice que estivesse para estourar. Estou a falar concretamente dos índices chineses.
Que te parece?
Quais os efeitos em termos fiscais no caso de mais valias num resgate realizado antes do termo do produto?
Estes estruturado possuem cotação diária.
Isto quer dizer que se pode resgatar antes do termo do produto. Não se garante o capital garantido caso a cotação seja negativa.
No entanto pode-se garantir uma saída numa altura em que os mercados estão em máximos. Assim seria possível a defesa de uma possível queda dum índice que estivesse para estourar. Estou a falar concretamente dos índices chineses.
Que te parece?
Quais os efeitos em termos fiscais no caso de mais valias num resgate realizado antes do termo do produto?
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Viva
Quando notei que havia intresse na entrada de investidores em ouro, comprei... e para já estou bastante contente.
Aliás neste momento apenas tenho: Depósitos a prazo , investimentos em ouro... e liquidez... para possivelmente comprar petroleo... não sei ainda.
Abraço
Quando notei que havia intresse na entrada de investidores em ouro, comprei... e para já estou bastante contente.
Aliás neste momento apenas tenho: Depósitos a prazo , investimentos em ouro... e liquidez... para possivelmente comprar petroleo... não sei ainda.
Abraço
- Registado: 18/3/2007 16:12
Fibonacci, certamente não me consigo explicar, o que é naturalmente falha minha, mas também não vou insistir mais. Apenas referirei que não comentei a natureza do produto, nem o facto de ter capital garantido, nem nada disso, assim como nunca pus em causa que o emitente e o colocador têm de encontrar uma forma de assegurar as suas margem, incluindo através de hedging. Tudo isso é simples, claro e perfeitamente legítimo.
Nem sequer a fórmula de cálculo que é objecto das minhas observações deixa de ser legítima: Eles vendem o produto que entendem vender e só o compra quem quer. Tudo bem por aí.
Apenas tentei demonstrar que aquela fórmula é "gato escondido com o rabo de fora": De uma forma muito simplista - e é mesmo a minha última tentativa - vende-se um produto a 4 anos, onde se propagandeia que, "na maturidade, em 2011, a remuneração corresponde a 60% da variação do Cabaz de Índices, com pesos iguais", enquanto que na verdade essa variação é medida num prazo muito diferente desses mesmos 4 anos (numa leitura muito básica e um tanto distorcida, reconheço, são 3). Se quiseres, colocando de outra forma, não se tratando de publicidade enganosa (porque a fórmula está lá indicada), também não andamos muito longe...
Um abraço
FT
Nem sequer a fórmula de cálculo que é objecto das minhas observações deixa de ser legítima: Eles vendem o produto que entendem vender e só o compra quem quer. Tudo bem por aí.
Apenas tentei demonstrar que aquela fórmula é "gato escondido com o rabo de fora": De uma forma muito simplista - e é mesmo a minha última tentativa - vende-se um produto a 4 anos, onde se propagandeia que, "na maturidade, em 2011, a remuneração corresponde a 60% da variação do Cabaz de Índices, com pesos iguais", enquanto que na verdade essa variação é medida num prazo muito diferente desses mesmos 4 anos (numa leitura muito básica e um tanto distorcida, reconheço, são 3). Se quiseres, colocando de outra forma, não se tratando de publicidade enganosa (porque a fórmula está lá indicada), também não andamos muito longe...
Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Flying Turtle,
Mas é isso mesmo que a Pata te está a explicar.
É indiferente o que é que o activo subjacente vai fazer até ao final, que o emitente vai ganhar sempre o mesmo.
Com o capital investido pelo cliente, vai ser constituido o produto (DP para garantir capital no final + compra da opção que permite garantir a rendibilidade no final oferecida pelo produto). Nesse montante, é passado para o colocador um prémio, que será o ganho do mesmo. Quem está a estruturar o produto também coloca um spread que é o ganho dele (depois terá que fazer a cobertura das opções que vendeu, onde o seu ganho deverá ser tendencialmente zero). A questão que colocadas de que poderá gerir quando vende o subajcente não existe: não há uma gestão activa. Há um hedging controlado.
A questão de dar apenas 40% em média mensal, como dizes, apenas vai tornar mais barata a opção. Só assim conseguem fazer um produto com um prazo mais ou menos reduzido de capital garantido (e ficarem a ganhar o colocador e estruturador).
Tal como indicado, este tipo de produtos não é indicado para todos. Mas há muitos clientes que podem beneficiar muito com estas estratégias (independentemente de quanto ganha quem monta e coloca o produto). Ninguem oferece nada a ninguem mas ainda bem que ha quem monte isto pois há claramente clientes que beneficiam por ter produtos deste tipo disponíveis para as suas carteiras.
Não podemos comparar este tipo de investimentos com o investimento directo no Ouro. Pretender investir no ouro e passado uma semana estar a perder x% pois iniciou a correcção é duro e não é para todos. Muitos investidores só assim vão incluir na sua carteira activos deste tipo.
Abraço,
Fibo
Mas é isso mesmo que a Pata te está a explicar.
É indiferente o que é que o activo subjacente vai fazer até ao final, que o emitente vai ganhar sempre o mesmo.
Com o capital investido pelo cliente, vai ser constituido o produto (DP para garantir capital no final + compra da opção que permite garantir a rendibilidade no final oferecida pelo produto). Nesse montante, é passado para o colocador um prémio, que será o ganho do mesmo. Quem está a estruturar o produto também coloca um spread que é o ganho dele (depois terá que fazer a cobertura das opções que vendeu, onde o seu ganho deverá ser tendencialmente zero). A questão que colocadas de que poderá gerir quando vende o subajcente não existe: não há uma gestão activa. Há um hedging controlado.
A questão de dar apenas 40% em média mensal, como dizes, apenas vai tornar mais barata a opção. Só assim conseguem fazer um produto com um prazo mais ou menos reduzido de capital garantido (e ficarem a ganhar o colocador e estruturador).
Tal como indicado, este tipo de produtos não é indicado para todos. Mas há muitos clientes que podem beneficiar muito com estas estratégias (independentemente de quanto ganha quem monta e coloca o produto). Ninguem oferece nada a ninguem mas ainda bem que ha quem monte isto pois há claramente clientes que beneficiam por ter produtos deste tipo disponíveis para as suas carteiras.
Não podemos comparar este tipo de investimentos com o investimento directo no Ouro. Pretender investir no ouro e passado uma semana estar a perder x% pois iniciou a correcção é duro e não é para todos. Muitos investidores só assim vão incluir na sua carteira activos deste tipo.
Abraço,
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Não, flying. Pela simples razão que com o capital não consegues simultaneamente garantir o mesmo e comprar uma opção que te pague 100% de nenhuma valorização. Seria o milagre da multiplicação dos pãezinhos. A parte de capital que é usada para a compra da opção é uma parte muito pequena do capital total (por exemplo, com uma taxa de 4% anual, tens ficas apenas com 15% do teu capital para aplicares na opção financeira e pagares comissões bancárias se o produto for a 4 anos).
Pata, não discuto a forma como o capital é aplicado. Naturalmente que o(s) emitente(s) e o(s) colocador(es) faz(em) com o capital o que é indicado, desde logo comprar os activos subjacentes do fundo. A questão que levanto é o facto de a fórmula de cálculo do valor final do cabaz corresponder a uma média de 24 meses. Isso não tem absolutamente nada a ver com o que é feito ao capital. Naturalmente, o(s) emitente(s) e o(s) colocador(es) ganharão dinheiro em proporção da valorização dos activos subjacentes, uma vez que a sua única remuneração corresponde a 40% da mesma. Mas o facto é que eles obterão uma margem adicional, a qual podem gerir porque conseguem jogar com a data de venda desses activos subjacentes e têm de pagar aos clientes (investidores) com base na média dos últimos 24 meses. É "só" essa a questão!
Beijinhos,
FT
Beijinhos,
FT
Flying, o capital é usado no momento da montagem do produto para garantir o capital, para comprar a opção e para a margem do banco. O capital não fica à borla em lado nenhum durante tempo nenhum porque foi usado na aplicação do depósito longo que garante o capital e na compra da opção financeira (ou seja, foi um gasto, tipo sunk cost). Logo, a totalidade do capital está a ser usado durante o tempo inteiro (bem, a não ser a margem).
flying, "eles" são entidades diferentes a não misturar. Esses 40% são divididos entre duas entidades muito diferentes e de modo não proporcional. Estás a misturar a participação de quem monta o produto com o preço da opção financeira nos mesmos 40%. A entidade que monta (neste caso o bpi) garante o capital (essa parte é facilima de calcular, é a taxa de juro implicita para esse periodo, taxa a 4 anos), mais uma margem. O resto corresponde ao custo da opção financeira vendida por uma entidade que por sua vez calcula esse preço com base no custo da cobertura da sua posição.
Re: O novo BPI China 2007-2011
Be Cool Escreveu:BPI China 2007-2011
Para determinação do valor inicial/de partida do cabaz e valor de final/de chegada, são usadas médias.
Valor inicial/de partida do cabaz AE médias do valor do cabaz de índices nos primeiros 5 dias úteis começando na Data de Emissão, 07.11.2007 (5 observações diárias).
Valor final/de chegada do cabaz AE média do valor do cabaz de índices nos últimos 24 meses (24 observações mensais) face ao valor de partida.
O sublinhado acima é meu. Esta fórmula de cálculo é favorável se os índices estiverem a descer mas penalizante se estiverem a subir (o que é o que todos esperam, incluindo o emitente). Sinceramente, 24 meses parece-me um tanto "puxado", não acham? É que eles já ficam com 40% da valorização (eventual, é certo) para cobrirem o risco associado à garantia do capital e assegurarem a sua própria margem. Mas na verdade eles ficam com o capital 1 ano inteiro "à borla" (em termos teóricos, assumindo uma taxa de valorização constante, não composta)...
Um abraço,
FT
be cool, não tinha visto isso. Isso é uma hipotese engraçada como roll-over dos outros estruturados (ou seja, realizar a mais valia, pelo menos parcialmente, tornando o rendimento já conseguido como investimento inicial....
Eu não tenho aquele dos 120%... se tivesse, confesso que ficaria na dúvida porque neste momento o estruturado paga mais do que o próprio indice...
Eu não tenho aquele dos 120%... se tivesse, confesso que ficaria na dúvida porque neste momento o estruturado paga mais do que o próprio indice...
oi es de fontelo de sao domingos??
Rui Aires Escreveu:Obrigado Keyser Soze. Pensava que o produto era do BPI
oi Rui, es o Rui Aires de fontelo de sao domingos?? se fores adiciona-me so o ze, zefontelo@hotmail.com,
- Registado: 12/1/2007 14:56
O novo BPI China 2007-2011
BPI China 2007-2011
21-09-2007
Uma economia em transformação.
O BPI China 2007-2011 é um Produto Estruturado sob a forma de emissão em EUR, a 4 anos, que permite ao investidor participar na valorização de um cabaz de dois índices accionista da China e Hong Kong, com protecção de capital no final do prazo do investimento. Na maturidade, em 2011, a remuneração corresponde a 60% da variação do Cabaz de Índices, com pesos iguais.
Os índices são:
Hang Seng China Enterprises (HSCEI Index), com um peso no cabaz de 50% Índice ponderado pela capitalização bolsista de empresas controladas pelo Estado chinês e listadas na bolsa de valores de Hong Kong.
Hang Seng Índex (HSI Index), com um peso no cabaz de 50% Índice ponderado pela capitalização bolsista de (actualmente) 40 empresas, representando cerca de 70% da capitalização bolsista da bolsa de valores de Hong Kong.
Para determinação do valor inicial/de partida do cabaz e valor de final/de chegada, são usadas médias. Valor inicial/de partida do cabaz AE médias do valor do cabaz de índices nos primeiros 5 dias úteis começando na Data de Emissão, 07.11.2007 (5 observações diárias).
Valor final/de chegada do cabaz AE média do valor do cabaz de índices nos últimos 24 meses (24 observações mensais) face ao valor de partida.
O objectivo deste investimento será permitir ao investidor beneficiar do potencial de valorização accionista da China com protecção de capital.
O Período de Subscrição do BPI China 2007-2011 decorrerá até 02 Novembro com liquidação a 07 de Novembro 2007.
Alerta-se que as subscrições podem ser encerradas antes da data limite do Período de Subscrição (02.11.2007), uma vez o montante total da emissão ser limitado.
Ficha Técnica
Brochura
Programa EMTN
21-09-2007
Uma economia em transformação.
O BPI China 2007-2011 é um Produto Estruturado sob a forma de emissão em EUR, a 4 anos, que permite ao investidor participar na valorização de um cabaz de dois índices accionista da China e Hong Kong, com protecção de capital no final do prazo do investimento. Na maturidade, em 2011, a remuneração corresponde a 60% da variação do Cabaz de Índices, com pesos iguais.
Os índices são:
Hang Seng China Enterprises (HSCEI Index), com um peso no cabaz de 50% Índice ponderado pela capitalização bolsista de empresas controladas pelo Estado chinês e listadas na bolsa de valores de Hong Kong.
Hang Seng Índex (HSI Index), com um peso no cabaz de 50% Índice ponderado pela capitalização bolsista de (actualmente) 40 empresas, representando cerca de 70% da capitalização bolsista da bolsa de valores de Hong Kong.
Para determinação do valor inicial/de partida do cabaz e valor de final/de chegada, são usadas médias. Valor inicial/de partida do cabaz AE médias do valor do cabaz de índices nos primeiros 5 dias úteis começando na Data de Emissão, 07.11.2007 (5 observações diárias).
O objectivo deste investimento será permitir ao investidor beneficiar do potencial de valorização accionista da China com protecção de capital.
O Período de Subscrição do BPI China 2007-2011 decorrerá até 02 Novembro com liquidação a 07 de Novembro 2007.
Alerta-se que as subscrições podem ser encerradas antes da data limite do Período de Subscrição (02.11.2007), uma vez o montante total da emissão ser limitado.
Ficha Técnica
Brochura
Programa EMTN
A Pata tem razão. No Bpi só encontrei estes estruturados. Dois de 2006 e um de 2007 (há ainda um novo que estão a emitir agora).
As cotações dos 3 que referi são as seguintes:
Quanto ao novo que estão a lançar não sei se a 4 anos o índice terá entrado em Bear visto estes índices chineses estarem a esticar muito...
Relativamente ao de Ouro o facto de poder reembolsar a parir dos 2 anos parece-me bom para poder evitar quedas de médio prazo assegurando rentabilidades para investidores como o aos_poquinhos que acham que ainda vai subir nos tempos mais próximos.[/code]
As cotações dos 3 que referi são as seguintes:
Produto Cot(%)
BPI China 120% 2007-2011 138,04
BPI CS China Plus 2006-2009 135,11
BPI CS China 2006-2009 135,11
Quanto ao novo que estão a lançar não sei se a 4 anos o índice terá entrado em Bear visto estes índices chineses estarem a esticar muito...
Relativamente ao de Ouro o facto de poder reembolsar a parir dos 2 anos parece-me bom para poder evitar quedas de médio prazo assegurando rentabilidades para investidores como o aos_poquinhos que acham que ainda vai subir nos tempos mais próximos.[/code]
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Eu comprei um dos estruturados BPI sobre a china, começou no dia 11 de julho do ano passado e está a pagar cerca de 50% neste momento. Mas houve um que se revelou - dado o que se passou no mercado - incrivelmente melhor: iniciou-se em fevereiro deste ano e que está a pagar, 120% da valorização do indice, e o indice já subiu mais de 40% desde essa altura! esse, que se iniciou este ano, já bateu o do ano passado. Apetece-me comer o meu chapéu de raiva de não ter investido nesse, ehhe. A china é um exemplo que um investimento no qual me lanço com a "rede" de estruturado e que não me lançaria de outro modo porque qualquer correcção é muito dolorosa no capital.
Rockerduck Escreveu:aos_pouquinhos,
Achas então que este produto relativo ao ouro te parece apelativo? E porque achas que o ouro ainda vai a meio da subida?
Quanto a produtos estruturados do BPI relativos à China foram emitidos vários. No entanto gostava de referir este que tinha como factor que me aliciou o facto de cobrir a inflação. Aqui, pareceu-me que até o custo da inflação estava coberto sendo um verdadeiro produto de capital garantido.
BPI CS CHINA PLUS 2006-2009
Boas.
A referência que estou a fazer é que é um excelente produto de diversificação ao longo-prazo. Nem todos investimeos 100% do nosso capital num só cavalo.
E claro que sim. A longo-prazo trará excelente rentabilidade, para quem aprecia os ICAE. Se não gosta, então mentão-no a prazo.
Se forem arrojados, comprem Contratos-futuros, ou TW sobro o metal.
Se gostam de lhe tocar, comprem fisico.
Comprem o que lhes "aprouver". Este do BPI é um entre muitos. Existem fundos só sobre metais também.
A questão é sempre o perfil de risco. Este é seguramento de risco reduzido, diria mesmo nulo.
O Ouro vai a meio?
Não ponham qualquer dúvida.
Irá subir e retrair como tudo, mas este vai ser o maior bull market das últimas décadas, tal como estão a ser as "commo" de maneira generalizada.
O ouro será o refúgio primordial, contra a tla inflacção que vocês falam. Essa que come o valor do nosso dinheirinho.
Estamos em época de "experimentalismos económicos" perigosos. Se rebentar a bolha, rebentará outra de sentido contrário neste metal, como também na prata.
A procura fisica está aí e é para durar.
O metal é posto na praça e absorvido num apice.
Se existe excesso de procura, isto é mesmo o meio do caminho.
Os 4 digitos não estão longe.
Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....
aos_pouquinhos,
Achas então que este produto relativo ao ouro te parece apelativo? E porque achas que o ouro ainda vai a meio da subida?
Quanto a produtos estruturados do BPI relativos à China foram emitidos vários. No entanto gostava de referir este que tinha como factor que me aliciou o facto de cobrir a inflação. Aqui, pareceu-me que até o custo da inflação estava coberto sendo um verdadeiro produto de capital garantido.
marcolopes Escreveu:Pata-Hari Escreveu:marcolopes, o produto não é de capital garantido? como é que podes comparar essas garantias com as garantias de investir directamente no indice? explica-me porque algo me está a escapar. Esse tipo de produtos são feitos para clientes que exactamente não têm perfil de risco para a hipotese de perderem capital, só e mais nada. Para os clientes agressivos, sim, é pelos indices e fundos sectoriais que se vai lá. Estou certa que o BPI tb os tem a quem os pedir!
A minha visão é simples: 0% ao ano é PERDER dinheiro. Mais ou menos, pouco importa. Querem fazer crer que CAPITAL garantido é NÃO perder $. ORA, isto seria verdadeiro se a inflação fosse também ZERO...
(Suponho que, ainda por cima, deverá ser CAPITAL passível de imobilização.)
MAIS, com as taxas actuais de juro a prazo, sem quaisquer contrapartida, que não seja a de perder juros em caso de mobilização antecipada, é quase um investimento para fazer favor ao banco...
Quanto ao seria melhor investir no índice... vejamos... se DESCER, VENDE-SE. Se subir, deixam-se correr os lucros... As possibilidades de ganhos são maiores, e as perdas limitadas.
É tão simples assim?
O teu Capital é 100% de risco?
Se assim for, mete-o na máquina de um casino e pode ser que ganhes o jackpot.
Se não aceita o conselho de diversificação de risco que aqui te deixo. Acredita que vale a pena.
Olha que este banco lançou este ano um Capital Garantido da China. Já toda a gente diz, isto vai ser bear. Já leva 30%.
Os ICAE são produtos de longo-prazo sem risco, e que pela valorização de ceros sectores valem a pena.
Se não se sentirem confortáveis com eles então apliquem num DP que tem agora boas taxas.
Estes produtos são feitos para investidores inteligentes que querem diversificar o seu capital obtendo lucro, sem perder um unico cêntimo.
E que analisa o ouro, ele e acreditem ainda só vai a meio caminho da sua longa subida.
Cumps
Green October Escreveu:A Pata deve trabalhar com fundos...ou no BPI...ou nos dois![]()
Mas já estou como o marcolopes:0% ao ano é PERDER dinheiro
se o ouro se portar mal eu nao ganho nada e o banco fica lá com o $ como se eu lho tivesse emprestado
acredito que o ouro ta com o caminho down como sendo o + provavel
terá atingido mesmo pico de meados de 2005?
mas é um mercado que vou passar (a tarde e a más horas) a olhar com + interesse...
Vai primeiro olhar os gráficos...
Depois acordas....
marcolopes Escreveu:Pata-Hari Escreveu:marcolopes, o produto não é de capital garantido? como é que podes comparar essas garantias com as garantias de investir directamente no indice? explica-me porque algo me está a escapar. Esse tipo de produtos são feitos para clientes que exactamente não têm perfil de risco para a hipotese de perderem capital, só e mais nada. Para os clientes agressivos, sim, é pelos indices e fundos sectoriais que se vai lá. Estou certa que o BPI tb os tem a quem os pedir!
A minha visão é simples: 0% ao ano é PERDER dinheiro. Mais ou menos, pouco importa. Querem fazer crer que CAPITAL garantido é NÃO perder $. ORA, isto seria verdadeiro se a inflação fosse também ZERO...
(Suponho que, ainda por cima, deverá ser CAPITAL passível de imobilização.)
MAIS, com as taxas actuais de juro a prazo, sem quaisquer contrapartida, que não seja a de perder juros em caso de mobilização antecipada, é quase um investimento para fazer favor ao banco...
Quanto ao seria melhor investir no índice... vejamos... se DESCER, VENDE-SE. Se subir, deixam-se correr os lucros... As possibilidades de ganhos são maiores, e as perdas limitadas.
Marcolopes, ENTÂO UM ESTRUTURADO NUNCA SERÁ PARA TI. O que não significa que alguém que goste deva ser condenado à morte.
Green, sim, ganho à comissão. Clientes que apareçam com um caldeirão na cabeça são-me automaticamente creditados para efeitos de cálculo de comissão. Não achas triste definir algo como "mau" sem sequer se saber do que se trata?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, malakas, OCTAMA, silva_39 e 607 visitantes