Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lá Irão... e arredores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cartago » 18/9/2007 7:07

Atomez Escreveu:Qual é o vosso problema?

Essa é a minha opinião.

Não pretendo insultar ninguém, nem acho que o atraso mental seja um insulto.

Acho que o islamismo é de facto uma religião de atrasados mentais.

Se isso vos causa algum problema, é problema vosso.

Felizmente estamos numa sociedade onde há liberdade de expressão.

Ou não?

Não é um insulto? Hmmm... qual é o limite ou a fronteira a partir da qual o que é dito passa a ser considerado um insulto ou desrespeito?

Essa tua opinião só deixa claro quem é o atrasado mental aqui, Atomez, e posso te garantir que não são os islâmicos.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por atomez » 18/9/2007 6:54

Qual é o vosso problema?

Essa é a minha opinião.

Não pretendo insultar ninguém, nem acho que o atraso mental seja um insulto.

Acho que o islamismo é de facto uma religião de atrasados mentais.

Se isso vos causa algum problema, é problema vosso.

Felizmente estamos numa sociedade onde há liberdade de expressão.

Ou não?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por RRikota » 18/9/2007 6:38

Atomez Escreveu:O islão é uma religião de atrasados mentais.

Esta afirmação é que revela ausencia de "mental".

É o fundamentalismo ocidental ao mais baixo nivel.

CENSURADO

Registado: 11/7/2007 11:18

por Cartago » 18/9/2007 6:28

Atomez Escreveu:O islão é uma religião de atrasados mentais.

Nada mais há a dizer.

Bem... é que estava mesmo a demorar!

Queres tu dizer que 1.500 milhões de pessoas no mundo (o islamismo é a mais difundida religião no mundo) são atrasadas mentais?

Ficam aqui 2 apelos:

1. Não generalizar (só pq um grupo de islâmicos são malucos não quer dizer que TODOS são)

2. Respeitinho é bom e toda a gente gosta, inclusive os islâmicos :wink:
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por atomez » 18/9/2007 5:22

O islão é uma religião de atrasados mentais.

Nada mais há a dizer.

Novo vídeo Al Qaeda pede «extermínios colectivos» no Ocidente

Um site islamita difundiu hoje um alegado vídeo da Al-Qaeda que convoca a actos de «extermínio colectivo» para aterrorizar o Ocidente.

«É preciso levar o terrorismo islâmico aos países do Ocidente para convertê-lo num fenómeno semelhante ao das catástrofes naturais», afirma uma voz não identificada no vídeo colocado no site ekhlaas.

Este site anunciou, a 12 de Setembro passado, a iminente difusão deste vídeo, o terceiro da Al-Qaeda, coincidindo com o sexto aniversário dos atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos.

«Assim, serão realizados actos de extermínio colectivo no Ocidente, onde as pessoas sentirão que o seu bem-estar também lhes trará a morte (...), criando então um equilíbrio de dissuasão entre nós e eles», acrescenta a voz.

O vídeo, que tem por título «As conquistas de Nova Iorque e de Washington: razões e motivações», é assinado pela «Al Tanzim» (A Organização), que parece ser um novo órgão de imprensa da rede, cujo nome em árabe é «Tanzim Al-Qaeda».
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por atomez » 18/9/2007 5:11

Iran anger over French war warning

TEHRAN, Iran (CNN) -- Iran's foreign ministry criticized France on Monday for a blunt warning over the weekend that Europe must prepare for war if Tehran continues to flout international demands to stop producing nuclear fuel.

"We hope that such statements are superficial and do not reflect France's realistic and strategic points of view," Foreign Ministry spokesman Mohammad-Ali Hosseini said Monday, according to the state-run Islamic Republic News Agency.

French Foreign Minister Bernard Kouchner said in a televised interview Sunday that European nations should consider sanctions outside the U.N. framework if Iran continues to ignore a Security Council call to halt its production of enriched uranium -- and he added, "We must prepare ourselves for the worst."

Asked what "the worst" meant, Kouchner -- co-founder of the the Nobel Prize-winning relief agency Doctors Without Borders -- replied, "That is war, sir."

Kouchner quickly added that he does not believe war to be imminent, but that further sanctions are. He said major French companies including those in the energy sector are being told to stop any further investments in Iran.

Hosseini also said that the use of "convulsive words" ran counter to "the historical, cultural and civilizational dignity and position of France," according to IRNA.

European Union members Britain, France and Germany have led Western powers in negotiations with Tehran over its nuclear program, which Iranian officials insist is aimed at producing civilian electric power. The United States accuses Iran of working toward a nuclear weapon.

"At a time when the issue of Iran's peaceful nuclear activities was removed from the agenda of the EU ministerial session recently, Kouchner's claims are not only in contradiction with EU's macro policies on the Islamic Republic of Iran but are also aimed at questioning credibility and competency of the International Atomic Energy Agency," said Hosseini.

The IAEA, the U.N.'s nuclear watchdog agency, says it has been able to verify that Iran's declared nuclear material has not been diverted from peaceful use. While the IAEA has been unable to verify some "important aspects" regarding the nature and scope of Iran's nuclear work, the agency and Iranian officials agreed on a plan to resolve all outstanding issues, Director-General Mohamed ElBaradei said Monday.

While France opposed the U.S. invasion of Iraq in 2003, Kouchner's remarks on Iran follow previous hard-line statements by France's new president, Nicolas Sarkozy. In August, the conservative Sarkozy said a nuclear-armed Iran was "not acceptable."

"I think there is a new France since Sarkozy came to power," Dominique Moisi, an analyst at the French Institute on Foreign Relations, told CNN. "There is a new style of diplomatic content, and obviously there is a new relationship with the U.S. and Washington."
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabil » 18/9/2007 0:07

Caro Keyser

Não sou capaz de atribuir a uma das partes a criação dessas figuras que a propaganda vai criando para iludir o real. O Bin Laden a Al Quaeda servem para diabolizar os muçulmanos e esconder sob a capa de um fundamentalismo de carácter violento os reais antagonistas (não Inimigos como diz que eu disse) no campo geopolitico que os grafismos que vem apresentando tão claramente reproduzem.
O Caro, reune a informação necessária para ter uma noção concisa da realidade e não sei porquê, perde-se atrás de notícias sem contexto e sem uma linha orientadora para a real percepção do conflito em causa.
Portanto não considero as partes como inimigas... são da mesma natureza política e económica só que têm objectivos comuns a atingir nos respectivos planos geopolíticos e sendo assim são rivais nos interesses....e é aqui o Nó Gordio da equação...são irmãos rivais.
Como disse a negociação é um caminho admissível para a paz e a estabilidade idealizada e desejável. Os objectivos a atingir por cada uma das partes assumem um caracter vital para as partes,no entanto, pode acontecer que a espiritualidade humana consiga esse desiderato da harmonia e da paz....mas, pessoalmente, não creio que tal aconteça.
Não os classifiquei como inimigos, mas sim como antagonistas que para mim têm um significado objectivamente diverso dessa expressão.
Guerra secreta....não sei o que isso é....nunca utilizei esse tipo de classificação....de resto nem sei do que se trata. apenas referi que o terrorismo é uma das pricipais modalidades de acção na estratégia indirecta.
Estratégia não é só guerra ou acção armada...e o terrorismo é um conjunto de acções exercidas num território pretendendo orientar ou condicionar a realidade política desse território a favor dos objectivos da entidade politica que as promove.
O terrorismo tem mentores que perseguem determinados objectivos. É vago referir-mo-nos a ele de uma forma indeterminada e "global" como dizem.
Portanto não falei de guerra nem, muito menos, de guerra secreta.
O princípio do segredo é um dos principais princípios da guerra....assim como os princípios da massa, da segurança, da economia de forças, da surpresa.....mas isto é no contexto da caaracterização da guerra como acção armada.
Mitigar não é arbitrar....para mim significa diminuir a intensidade da acção....tacionalizar o impulso...limitar danos. Claro que a igreja , tal como a opinião publica e outras entidades de dimensão internacional ONU e outras, poderão ajudar ao entendimento promovendo a diminuição das rivalidades pela censura ou actuando como instancias de recurso.
Nunca afirmei isso da china nem da Rússia.Isso de serem entidades de menos importância política no contexto da cena internacional.
São cartas fora do baralho...ou seja, por ora não entram no jogo geopolítico que está em causa ou entram apenas como elementos que podem gerar um desequilíbrio significativo se pesarem num dos lados das facções que se antagonizam.
Os Islamitas têm a sua cosmogonia ...ou seja o seu tempo e espaço sagrados, as suas hierofanias e teofanias muito proximas do paradigma religioso do ocidente. Tão próximo que as querras que sucederam no passado apenas podem assentar em motivações económicas e políticas e de domínio territorial.
Em termos doutrinais as três religiões proféticas tem o mesmo deus sendo que os islâmicos por mais modernos, parecem pretender uma divindade ainda mais integrada com a humanidade. Ou seja a divindade na sua aproximação para com o homem desde o tempo de zoroastro quando deixou de ser cósmica....assume no islamismo a máxima aproximação ao homem ao intregra-lo com a natureza no seu todo orgânico e absoluto.
Alá é tudo....como proclamam.
A doutrina islâmica é um real passo adiante da espiritualidade humana.
Eu sou católico por formação com todas a dúvidas e hesitações que nos avassalam quando a razão e a fé deixam de ser a antinomia que nos comove....humanos que somos neste campo do absurdo.

A França não é a europa e a europa nem territorio definido tem numa análise assìncrona ao contexto actual....a europa já compreendeu o norte de África... e desconhecia o leste da escandinávia até aos urais...a europa actual é uma construção mercantilista por adendas sucessivas de territórios que se subordinam ao interesses centrais e ricos.
Mas não devemos esquecer que isto, esta centralização de poderes e interesses já não é nova....já Caracala tentou com o seu Édito
em 19 DC dar os mesmos direitos de cidadania de um romano a um hispânico da Ibéria.....depois foi o que se viu.
É de facto uma velha ambição de unidade...mas os tempos actuais ao aumentárem a infosfera através das novas tecnologias propiciam o espirito autárcito e a autosuficiência das regiões e o velho sonho mercantilista que vingou com a liga do carvão e doaço vai ceder perante a emergência da novas tecnologias mais racionais e fundamentadas numa outra fé mais lùcida e de uma humanidade mais iluminada.
Eu já não observo o mundo como somente uma unidade económica e mercantiista.....pretendo que seja mais conforme com a racionalidade emergente.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por afonsinho » 17/9/2007 23:02

Daqui a nada bloqueiam o Caldeirão... depois é que está a truta armada. Vamos lá todos com enchadas, forquilhas,ançinhos e tochas mostrar como é que é. :P

Registado: 3/9/2006 1:50

por Cartago » 17/9/2007 22:28

Bloquearam o Google?? :shock:

Bastards!!! :evil: Agora passaram mesmo dos limites. Bomba neles!! :twisted:

:mrgreen:

por atomez » 17/9/2007 22:13

Ganda lolada!...

Iran blocks access to Google

14 hours ago

TEHRAN (AFP) — Iran has blocked access to the Google search engine and its Gmail email service as part of a clampdown on material deemed to be offensive, the Mehr news agency reported on Monday.

"I can confirm these sites have been filtered," said Hamid Shahriari, the secretary of Iran's National Council of Information.

He did not explain why the sites were being blocked. Google, Gmail and several other foreign sites appeared to be inaccessible to Iranian users from Monday morning.

Iran has tough censorship on cultural products and internet access, banning thousands of websites and blogs containing sexual and politically critical material as well as women's rights and social networking sites.

The rules are applied by Internet Service Providers who use filtering programmes to prevent access to the banned sites.

The programmes work by honing in on key words which trigger the blocking of a site, which means that some perfectly anodyne sites are inaccessible as well as more sensitive ones.

The filtering aims to prevent Iranians from accessing decadent material posted abroad, a similar goal to the ban on satellite dishes which are subject to period crackdowns.

Iran is in the midst of one of its toughest moral crackdowns in years, which has already seen thousands of women warned for failing to obey Islamic dress rules.
Niccolò Machiavelli

Re: comentário

por Keyser Soze » 17/9/2007 16:23

jotabil Escreveu:Caro Keyser

Não sou eu que estou em discussão, pese embora a sua tentativa de desvirtuar com isso os meus argumentos.

naa...só a sua "teoria"

Julgo que o Bin Laden nada mais é do que uma figura de ficção criada pela propaganda...para mim é esse o estauto que lhe concedo.....assim como também a Al Quaeda e coisas semelhantes.

criada por quem ? ao serviço de quem ?

Os factos não podem resumir-se a simples sensações da realidade....têm de ser percepcionados com as suas causas próximas e remotas para podermos entender a sua real significância no devir.
Ao Admitir uma aproximação da França à potência marítima ...o Caro está a admitir alguma coerência aos argumentos que tenho aduzido....afinal admite tb que existe afastamento....ou não será?

eu admito que os paises tem interesses nacionais e muitas vezes são Adversários na arena económica, cultural, influência politica...

o que é mt diferente da sua "teoria" que diz que estes são Inimigos e travam entre si uma guerra subterrânea secreta e os atentados do 911 na Staes, o 11 de Março em Madrid, os atentado em Londres são consequência dessa guerra secreta

So lhe peço que não adultere por simplificação ou por intenção tudo aquilo que tenho referido sobre esta problemática.
A aproximação negociada entre as partes é um caminho que deverá ser desejado se quisermos uma maior estabilidade no mundo. Admito que as entidades políticas da cena internacional como a Igreja Católica, ONU e outras, tentarão mitigar animosidades e cobiças entre essas partes.

A ONU e a Igreja Católica é que são os árbitos então...

Na ONU quem tem realmente poder são os paises com asssento Permanente no Conselho de Segurança: USA, UK, França, Rússia, China

portanto, segundo a sua teoria, USA+UK são inimigos da França, isto deixa a Rússia e a China para acalmar os ânimos..mas vc já disse no passado que estas 2 nações tem pouco peso e influência no mundo

Os muçulmanos são apenas instrumentos, como já disse, dessa animosidade dado que o confronto directo estará por hora fora de causa dado o seu elevado preço político e económico.

portanto, segundo a sua "teoria", os muçulmanos são um bando de bananas, umas marionetes, sem vontade própria, ignorante e facilmente manipuláveis pelos "senhores do mundo".....mas vc não costuma fazer referência ao império arabe e dizer o qt eles são inteligentes, progressistas e iluminados?

A França, desde sempre, uma entidade política de primeira grandeza na europa terrestre, com infuência no norte e ocidente de África sempre cuidou bem dos seus interesses e cuida e vigia, disso estou certo por observação directa das acções.
A alegada aproximação que o Caro refere é apenas uma acção isolada sem recorte europeu e sem uma dimensão que signifique uma intenção política a tomar.

"sem recorte europeu" ? ...então se eles são "entidade política de primeira grandeza na europa terrestre"

cumps

Registado: 8/2/2006 17:32

comentário

por jotabil » 17/9/2007 10:38

Caro Keyser

Não sou eu que estou em discussão, pese embora a sua tentativa de desvirtuar com isso os meus argumentos.

Julgo que o Bin Laden nada mais é do que uma figura de ficção criada pela propaganda...para mim é esse o estauto que lhe concedo.....assim como também a Al Quaeda e coisas semelhantes.
Os factos não podem resumir-se a simples sensações da realidade....têm de ser percepcionados com as suas causas próximas e remotas para podermos entender a sua real significância no devir.
Ao Admitir uma aproximação da França à potência marítima ...o Caro está a admitir alguma coerência aos argumentos que tenho aduzido....afinal admite tb que existe afastamento....ou não será?
So lhe peço que não adultere por simplificação ou por intenção tudo aquilo que tenho referido sobre esta problemática.
A aproximação negociada entre as partes é um caminho que deverá ser desejado se quisermos uma maior estabilidade no mundo. Admito que as entidades políticas da cena internacional como a Igreja Católica, ONU e outras, tentarão mitigar animosidades e cobiças entre essas partes. Os muçulmanos são apenas instrumentos, como já disse, dessa animosidade dado que o confronto directo estará por hora fora de causa dado o seu elevado preço político e económico.
A França, desde sempre, uma entidade política de primeira grandeza na europa terrestre, com infuência no norte e ocidente de África sempre cuidou bem dos seus interesses e cuida e vigia, disso estou certo por observação directa das acções.
A alegada aproximação que o Caro refere é apenas uma acção isolada sem recorte europeu e sem uma dimensão que signifique uma intenção política a tomar.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 17/9/2007 10:37

Caro Keyser

A aproximação negociada entre as partes é um caminho que deverá ser desejado se quisermos uma maior estabilidade no mundo. Admito que as entidades políticas da cena internacional como a Igreja Católica, ONU e outras, tentarão mitigar animosidades e cobiças entre essas partes. Os muçulmanos são apenas instrumentos, como já disse, dessa animosidade dado que o confronto directo estará por hora fora de causa dado o seu elevado preço político e económico.

cumps
Sun Tzu

por Keyser Soze » 17/9/2007 10:07

mais um gráfico bonito

uma coisa curiosa na sua "análise" é ignorar a Rússia e a China .... resume-se tudo a Europa Terreste (França, Alemanha, Benelux) Vs Potência Maritima (USA, UK)

Imagem

por Keyser Soze » 17/9/2007 9:47

jotabil Escreveu:Caro Keyser

Já disse e volto a dizer....esse argumento da "teoria da conspiração" é utilizado nas argumentações com o fim, "expresso" de as manipular.
O Caro utiliza esse argumento para desarmar e manipular a opinião, muito frequentemente.
Mas devo lembrar-lhe que estamos a discutir ideias , possibilidades e intenções e são essas que devem ser comentadas.
Mas está bem no meio do caos que se pretende que seja, essa soma de dados que edita sem uma ideia que oriente para qualquer possibilidade ou intenção.
Eu conheço o género.

cumps

eu !? .... vc é q acha o Bin Laden é um agente da CIA e a Alemanha, França, UK, US andam-se a atacar uns aos outros pela calada e a culpar os pobres e inocentes muçulmanos

eu no passado ainda tentei discutir a sério consigo, mas cheguei à conclusão que era a mesma coisa que discutir futebol com o Pôncio Monteiro ....ehehee

mas agora explique lá ao povo como é que a sua "teoria" explica este recente aproximar da França à posição americana ?

qual é a lógica ?

comentário

por jotabil » 17/9/2007 9:35

Caro Keyser

Já disse e volto a dizer....esse argumento da "teoria da conspiração" é utilizado nas argumentações com o fim, "expresso" de as manipular.
O Caro utiliza esse argumento para desarmar e manipular a opinião, muito frequentemente.
Mas devo lembrar-lhe que estamos a discutir ideias , possibilidades e intenções e são essas que devem ser comentadas.
Mas está bem no meio do caos que se pretende que seja, essa soma de dados que edita sem uma ideia que oriente para qualquer possibilidade ou intenção.
Eu conheço o género.

cumps
Sun Tzu

por Keyser Soze » 17/9/2007 8:06

Atomez Escreveu:French Foreign Minister Kouchner: The Iranian nuclear crisis forces the world to prepare for the worst - which is war

a "europa terrestre" a apoiar a guerra no Irão !?

isto lixa a teoria do nosso colega conspirador

por atomez » 17/9/2007 2:31

French Foreign Minister Kouchner: The Iranian nuclear crisis forces the world to prepare for the worst - which is war

September 16, 2007, 10:39 PM

In a series of press, radio and TV interviews, Sunday, Sept. 16, Bernard Kouchner also said he had advised large French companies not to respond to tenders issued by Tehran.

France thus joined the economic sanctions imposed by the US, Britain, Japan and Germany on Iran for refusing to give up uranium enrichment, but implicit in Kouchner’s advice was a word of caution to French companies to stay clear of business complications with a nation on the brink of war.

The French foreign minister, who is clearly focusing on the Middle East, spoke shortly after visits to Iraq, Lebanon and Israel and the Israeli air force operation over Syria ten days ago. Paris sees ominous signals in the expanding Iranian intervention in combat against US forces in Iraq by stepped up weapons deliveries to the insurgents and their training, and the rising military tensions between Israel and Syria – all under the cloud of the nuclear issue.
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabil » 16/9/2007 23:01

Caro

Sabe quem mandava no império egípcio à luz do relato bíblico ao tempo dos filhos de Jacob até ao exodo ?.....Pois, formalmente, era o faraó....na realidade o adminsitrador da sua riqueza era o José que administrava os silos.
Da mesma forma pense.....quem manda nos USA.....formalmente é o presidente e o congresso....mas na realidade são os administradores finaceiros e económicos.....e quem é que dministra os USA?....Que ideoogias comandam essa administração? ....o que representa NY?....Quem são os FED?....quem determna os empórios existentes?
Pois, não andamos longe.

cumps
Sun Tzu

por atomez » 16/9/2007 22:27

jotabil Escreveu: Ou pensa que Israel actua de forma autónoma e ao arrepio dos interesses daquela potência?

Já se sabe que Israel é na prática o 51º estado americano.

Mas também se sabe que eles são dos que preferem pedir desculpa a pedir autorização...
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabil » 16/9/2007 22:16

Caro

Não sei resolver essa da Invasão versus ataque...francamente.

Israel como já anteriormente referi....é apenas e simpesmente um elemento perturbador, acionado ou não pelos USA-UK para manter ou deenvolver o status quo do médio oriente... conforme o interesse dessa aliança, a preservar.
Ou pensa que Israel actua de forma autónoma e ao arrepio dos interesses daquela potência?
Se assim pensa,julgo que quer ser ingénuo.

cumps
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 16/9/2007 22:07

Caro Atomez

A política não é exactamente a continuação da economia por outros meios...isso é diminuir a política reduzindo-a a um sector que integra a sua realidade.
Penso que é uma analogia de raciocínio que não se deve tomar.

Outro ssim para o terrorismo.

O terrorismo em termos conceptuais é uma das principais modalidades de acção na estratégia indirecta utilizada pelas entidades politicas para atingirem os objectivos que materializam interesses rivais.

Portanto,essa, de o terrorismo ser uma continuação guerra feita de outro modo tb julgo que é um raciocinio analógico que se não pode tomar.

Existe por aí uma generalização do terrorismo como se ele fosse um cenário de fundo da nossa realidade actual. Ninguém o caracteriza para que a realidade dos factos permaneça na obscuridade que convém a ambas as partes. O terrorismo em termos abstratos tem objectivos bem definidos e tém pressupostos e condicionamentos bem claros.
Interessa mantê-lo numa solução coloidal e confusa para não se adivinharem as reais intenções.
Mas não é isso que o Caro quer que seja. O terrorismo é parte de uma guerra.

cumps
Sun Tzu

por atomez » 16/9/2007 21:51

jotabil Escreveu: A haver uma pretensa invasão ao Irão...

Não disse "invasão", disse "ataque". Não é bem a mesma coisa.

E se não forem os americanos a fazê-lo serão os israelitas que ainda na semana passada fizeram recordar a todos os vizinhos que não vão ficar de braços caídos à espera que venham a ter capacidade nuclear.
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabil » 16/9/2007 21:43

Caro Atomez

A haver uma pretensa invasão ao Irão...se isso suceder, executada pelos USA-UK...o que pretenderá essa aliança é manter em respeito os antagonistas da Europa na sua pretensão de expansão e controlo do médio oriente, tanto politica como economicamente falando.
O Irão é actualmente um campo de influência das potências europeias tanto no dominio económico, como comercial, industrial e científico.
Não pode ser muito explicita essa influência dado que tem de ser súbtil. Os USA-UK sabem disso muito bem e por isso e para evitar o aumento dessa influência, poderão atacar para cortar pela raiz essa possibiidade de expansão das potências europeias.
Os USA-UK nunca brincam quando estão em perigo as suas fronteiras de interesse e não hesitarão se tal se tornar necessário. Vidé I grande guerra , II grande guerra e a paz americana na ex-jugoslávia, Bósnia, kosovo....and so on.
A Europa por seu lado já desde a primeira invasão do Iraque que vive condicionada na sua economia...e , portanto tentará consequir os seus objectivos geopoliticos.
Vamos ver no que dá.
Uma eventual invasão do Irão não pode ser concebida fora de uma realidade geopolítica de há muito estruturada e por demais definida em planos de acção geoestratégica.
É simplista imaginar isoladamente uma acção.
Naturalmente que a economia europeia declinaria profundamente, como é óbvio.

cumps
Sun Tzu

por atomez » 16/9/2007 21:22

jotabil Escreveu: Se mirares bem o grafismo que expuseste notarás que o Atlântico é um mero rio separador entre uma potência marítima receosa que do outro lado a potência terrestre em aliança com a Ásia provoque um desiquilibrio geopolitico devastador.

Franchement, isso parece-me uma visão muito séc. XIX das coisas... E nós já estamos no XXI...

Os EUA receosos da Europa??? Se calhar estão cheios de medo que a UE decrete um embargo à exportação de Mercedes e Porsches para lá...

Os EUA são um spin-off da Europa, e desde a 2ª GM que a defesa europeia foi entregue em outsourcing aos americanos.

Desde o Clausewitz que toda a gente sabe que a guerra é a continuação da política por outros meios. E que a política é a continuação da economia por outros meios. E agora também se sabe que o terrorismo é a continuação da guerra por outros meios...

Mas também, o que é que isso interessa?

No âmbito de um forum como este acho que isso não interessa nada. O que interessa é que a haver um ataque ao Irão isso vai ter consequências brutais nos mercados.
Editado pela última vez por atomez em 16/9/2007 21:46, num total de 1 vez.
Niccolò Machiavelli

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 102 visitantes