Um cheirinho a Caldeirão, Domingo na TVI
Podes comprar o livro Ganhar em Bolsa, que pelo preço a que está, é um bom investimento, dava a diversidade de matérias e assuntos que são de forma profunda abordados.
Depois tens os artigos didácticos:
http://www.caldeiraodebolsa.com/section.php?iId=6
As Poções do Druida são outra secção que deverás explorar:
http://www.caldeiraodebolsa.com/section.php?iId=1
No mercado a par & passo tens várias picks ou indicações de compra & venda:
http://www.caldeiraodebolsa.com/section.php?iId=2
Aqui no fórum, tens os "Toques de Midas", como sugestões de compra e venda.
Termino com a recomendação que podes comprar o livro Ganhar em Bolsa, que pelo preço a que está, é um bom investimento, dava a diversidade de matérias e assuntos que são de forma profunda abordados.
Saber fazer uma boa AT e ter boas noções de AF são importantes a meu ver para triunfares na bolsa. Isso conjugado com uma boa estratégia de MM (Money Management).
Depois tens os artigos didácticos:
http://www.caldeiraodebolsa.com/section.php?iId=6
As Poções do Druida são outra secção que deverás explorar:
http://www.caldeiraodebolsa.com/section.php?iId=1
No mercado a par & passo tens várias picks ou indicações de compra & venda:
http://www.caldeiraodebolsa.com/section.php?iId=2
Aqui no fórum, tens os "Toques de Midas", como sugestões de compra e venda.
Termino com a recomendação que podes comprar o livro Ganhar em Bolsa, que pelo preço a que está, é um bom investimento, dava a diversidade de matérias e assuntos que são de forma profunda abordados.
Saber fazer uma boa AT e ter boas noções de AF são importantes a meu ver para triunfares na bolsa. Isso conjugado com uma boa estratégia de MM (Money Management).

Dunadan: Aposta Desportiva de Valor
http://dunadan.apostaganha.pt
http://dunadan.apostaganha.pt
- Registado: 2/6/2007 23:23
Boas..
sou o Artur, e ja andava com alguma vontade de aprender e investir na bolsa a algum tempo. vim aqui ao caldeirao da bolsa depois de ter visto a tal reportagem na tvi, para ver se encontrava informaçoes para quem se anda a iniciar nesta actividade e nao encontrei nada.
Apenas tenho 20 anos e nao sei quase nada sobre a bolsa. Acho que sei algumas coisas basicas, mas por exemplo nao sei onde me dirijo para investir, nao sei qual e o capital minimo necessario para se começar a investir bem e com bases para suportar possiveis perdas etc.. Existe alguma secção no site na qual explicam e ajudam os iniciantes? Eu andei a procura mas nao consegui encontrar nada.
Alguem me pode ajudar?
Obrigado
sou o Artur, e ja andava com alguma vontade de aprender e investir na bolsa a algum tempo. vim aqui ao caldeirao da bolsa depois de ter visto a tal reportagem na tvi, para ver se encontrava informaçoes para quem se anda a iniciar nesta actividade e nao encontrei nada.
Apenas tenho 20 anos e nao sei quase nada sobre a bolsa. Acho que sei algumas coisas basicas, mas por exemplo nao sei onde me dirijo para investir, nao sei qual e o capital minimo necessario para se começar a investir bem e com bases para suportar possiveis perdas etc.. Existe alguma secção no site na qual explicam e ajudam os iniciantes? Eu andei a procura mas nao consegui encontrar nada.
Alguem me pode ajudar?
Obrigado
- Registado: 31/8/2007 11:56
Ulisses Pereira Escreveu:De regresso de férias, vou começar por responder neste tópico.
Gostei da reportagem. Já vi tanta "barbaridade" em termos da Imprensa escrita e televisiva ser feita que - confesso - estava com algum receio do tratamento jornalístico que iria ser dado a esta reportagem. Acho que ficou sóbria e o facto do jornalista ser investidor ajudou na selecção dos conteúdos que para ele seriam mais interessante para os investidores.
Pelos vistos, daquilo que eu disse, aquilo que gerou mais controvérsia aqui no Caldeirão foi a questão dos 30%. O número é redondo e não efectuei nenhum estudo sobre ele. Mas na esmagadora maioria dos livros que eu aprecio sobre mercados financeiros, o número mágico dos 30% de rentabilidade média anual é apontada pelos "top traders" como um excelente número e os anos que levo de mercado levam-me a concordar com eles.
Quem fizer, em média, 15% ao ano não é um bom investidor? É um bom investidor, sem dúvida. Mas para mim a fronteira entre o muito bom e os outros são os 30%. Ainda desenvolvi mais a ideia na entrevista mas isso acabou por não ir para o ar. E se tentei frisar os 30% foi porque no último ano tivemos várias discussões sobre isso aqui no fórum em que os 30% para muitos eram um número que consideravam modesto já que estávamos (ou estamos?) na época das vacas gordas em que muitos conseguiram valorizações de 3 dígitos. Só que de que vale fazer 200% num ano, perder 50% no ano seguinte e 60% no outro ano?
Quanto à questão levantada dos registos, eles tiveram nestes últimos dias um número record.
Cali, apenas mais um pormenor: Gravatas não fazem parte do meu armário
Beijos e abraços,
Ulisses
Em relação ás gravatas, em bem que desconfiava...

Sobre os 30% ... parece que infelizmente não ando a ler os livros certos. Esses que tu lês fazem maravilhas ao ego!

Termino, congratulando-te pelo sucesso, exposição mediática e reforço de liderança nacional da vossa tasca virtual bolsista. Tal como nos investimentos, tambem nestas coisas a paciencia e perserverança são fundamentais.
A ver é se arranjam depressa solução para os engasganços do forum, que isto ultimamente tem estado do piorzinho.
Abraços!
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
...
Quero deixar aqui os meus Parabéns sinceros ao Caldeirão e seus colaboradores pelo trabalho que têm realizado ao longo da sua existência e também deixar aqui uma palavra de agradecimento especial ao Ulisses por tudo o que fui aprendendo com ele, através do fórum.
No nosso trajecto em Bolsa devemos tentar estar sempre do lado dos que sabem mais, porque só assim também nós podemos ir mais longe e ter sucesso neste mundo em que (só para lembrar) 90% dos investidores perdem dinheiro, ao longo dos anos. Quando estamos em anos como este (em que as pessoas/investidores podem ganhar bom dinheiro) ninguém se lembra daquilo que perdeu, mas reparem que ainda existem muitos títulos que nem aos "calcanhares" dos preços a que cotavam há anos atrás, chegaram. E no Psi20 temos muitos exemplos desde a PTMultimédia (cotou perto dos 146 euros!), o BCP (que até tem casos em tribunal devido a investidores lesados com a sua desvalorização em bolsa), EDP (face aos valores das privatizações, penso eu) e Sonaecom, Novabase, Pararede, Impresa que nunca conseguiram cotar nos valores de entrada em Bolsa ou mesmo superiores. Nos Estados Unidos temos várias empresas que cotam abaixo dos 10 dólares e que já cotaram acima dos 100!!!
Lembrem-se disso quando olharem para os mercados bolsistas à procura de uma oportunidade ganhadora.
No momento actual, o que se ouve dizer é que a Bolsa é ganho garantido no Longo Prazo.
Abraços.
EnglishMan

No nosso trajecto em Bolsa devemos tentar estar sempre do lado dos que sabem mais, porque só assim também nós podemos ir mais longe e ter sucesso neste mundo em que (só para lembrar) 90% dos investidores perdem dinheiro, ao longo dos anos. Quando estamos em anos como este (em que as pessoas/investidores podem ganhar bom dinheiro) ninguém se lembra daquilo que perdeu, mas reparem que ainda existem muitos títulos que nem aos "calcanhares" dos preços a que cotavam há anos atrás, chegaram. E no Psi20 temos muitos exemplos desde a PTMultimédia (cotou perto dos 146 euros!), o BCP (que até tem casos em tribunal devido a investidores lesados com a sua desvalorização em bolsa), EDP (face aos valores das privatizações, penso eu) e Sonaecom, Novabase, Pararede, Impresa que nunca conseguiram cotar nos valores de entrada em Bolsa ou mesmo superiores. Nos Estados Unidos temos várias empresas que cotam abaixo dos 10 dólares e que já cotaram acima dos 100!!!
Lembrem-se disso quando olharem para os mercados bolsistas à procura de uma oportunidade ganhadora.

No momento actual, o que se ouve dizer é que a Bolsa é ganho garantido no Longo Prazo.

Abraços.
EnglishMan
Gostei da reportagem. Já vi tanta "barbaridade" em termos da Imprensa escrita e televisiva ser feita que - confesso - estava com algum receio do tratamento jornalístico que iria ser dado a esta reportagem. Acho que ficou sóbria e o facto do jornalista ser investidor ajudou na selecção dos conteúdos que para ele seriam mais interessante para os investidores.
Pelos vistos, daquilo que eu disse, aquilo que gerou mais controvérsia aqui no Caldeirão foi a questão dos 30%. O número é redondo e não efectuei nenhum estudo sobre ele. Mas na esmagadora maioria dos livros que eu aprecio sobre mercados financeiros, o número mágico dos 30% de rentabilidade média anual é apontada pelos "top traders" como um excelente número e os anos que levo de mercado levam-me a concordar com eles.
Quem fizer, em média, 15% ao ano não é um bom investidor? É um bom investidor, sem dúvida. Mas para mim a fronteira entre o muito bom e os outros são os 30%. Ainda desenvolvi mais a ideia na entrevista mas isso acabou por não ir para o ar. E se tentei frisar os 30% foi porque no último ano tivemos várias discussões sobre isso aqui no fórum em que os 30% para muitos eram um número que consideravam modesto já que estávamos (ou estamos?) na época das vacas gordas em que muitos conseguiram valorizações de 3 dígitos. Só que de que vale fazer 200% num ano, perder 50% no ano seguinte e 60% no outro ano?
Quanto à questão levantada dos registos, eles tiveram nestes últimos dias um número record.
Beijos e abraços,
Ulisses

Beijos e abraços,
Ulisses
Concordo PedroM,
Mas se este número de novas inscrições foi realizado tendo em conta a reportagem, o provavel é que sejam novos utilizadores ainda com "pouca" experiência de bolsa. Mas também todos nós assim começamos
Por mais novos utilizadores que o Caldeirão tenha, as "pratas da casa" serão sempre os verdadeiros Gurus do Caldeirão
Mas se este número de novas inscrições foi realizado tendo em conta a reportagem, o provavel é que sejam novos utilizadores ainda com "pouca" experiência de bolsa. Mas também todos nós assim começamos

Por mais novos utilizadores que o Caldeirão tenha, as "pratas da casa" serão sempre os verdadeiros Gurus do Caldeirão

"The simplest answer is usually the correct one."
- Registado: 28/6/2006 0:00
JeRoK Escreveu:Pela pesquisa rápida pelos membros do caldeirão, reparei que entre o dia 26 até agora registaram-se 120 novos utilizadores (cerca de 50 registos em cada um destes dois dias). Nos dias anteriores era de +/- 10 novos registos por dia.
Mas claro, os administradores devem ter informações mais fidedignas sobre estes dados.
Não interessa ter muitos porque isto não uma competição de incrições, interessa é ter bons membros que tenham vontade de aprender e ensinar algumas coisas.
Pela pesquisa rápida pelos membros do caldeirão, reparei que entre o dia 26 até agora registaram-se 120 novos utilizadores (cerca de 50 registos em cada um destes dois dias). Nos dias anteriores era de +/- 10 novos registos por dia.
Mas claro, os administradores devem ter informações mais fidedignas sobre estes dados.
Uma estatística engraçada seria o de os admins do forum fazerem o seguinte cálculo:
- Deste a data/hora em que a entrevista saíu para o ar, qual o número de novos utilizadores registados neste forum e qual o desvio em relação à média.
- Deste a data/hora em que a entrevista saíu para o ar, qual o número de novos utilizadores registados neste forum e qual o desvio em relação à média.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
MarcoAntonio Escreveu:Não, a mim não parece nada disso, sinceramente. Na minha opinião é bastante evidente que estás a tirar a leitura inversa do que ele disse...
Tanto mais que a seguir ele sugere às pessoas que façam a conta a quanto isso dá. O que ele está a dizer é que com 30%, ao fim de uns anos se constrói uma fortuna imensa.
E seguindo a mesma linha de raciocínio, quem quiser faz a conta a 15 ou 20% e vê quanto dá.
Contudo, se fores para valores como 30% (a resposta é exponencial com a subida do valor média anual) nem precisas de começar com muito para no fim (ao fim de uns 20 ou 30 anos) teres uma fortuna digna de registo.
De qq das formas, a mim parece-me evidente que o que ele está a dizer é que uma grande fortuna constroi-se com ganhos consistentes dessa ordem de grandeza e não com valorizações de 100 ou 200% ao ano (ou mais) como julgam os menos experientes.
Que seja... posso ter lido as entrelinhas de forma diversa (ou não as ter lido, visto que a frase dele que citei, para mim, não tinha entrelinhas), mas tambem não interessa nada continuar a espiolhar isto.
Agora... olha que não concordo com essa dos 100 ou 200%. Dá um jeitão tremendo ter um ou dois anos seguidos assim, para depois a média elevada não ser afectada significativamente por anos menos bons. Ou seja, depois de fazeres 100% dois anos seguidos, bem podes aproveitar para descansar nos periodos menos favoráveis, e dar-te ao luxo de meter férias de Bolsa por um ano ou mais, e regressar quando as probabilidades estiverem de novo claramente a teu favor, não achas? Ou, caso não queiras descansar, e insistires em negociar um mercado mais dificil de prever, até podes perder dinheiro e continuar na 'mó de cima'.

Boas!
Antes de mais os meus parabéns à comunidade do Caldeirão e aos seus administradores pelo reconhecimento televisivo do sucesso que é este fórum.
Para quem tenha o S.O. Vista, não é trivial visualizar o vídeo em real player. A última versão do real player disponível para download em www.real.com tem algumas incompatibilidades com o Vista.
Para se poder visualizar o vídeo correctamente neste S.O. deve-se:
1) sacar a versão anterior aqui : http://forms.real.com/netzip/intl/intl_getrde601.html?lang=en&h=software-dl.real.com&f=windows/mrkt/R30UKD/RealPlayer10-5GOLD.exe&p=RealPlayer&oem=rp10_en_uk&src=freeplayer_partner,112206focus&tagtype=ie&type=rp10_en_uk
2) Após salvar o ficheiro para o disco primir com o botão direito e seleccionar Propriedades.
3) Na tab de compatibilidades seleccionar compatability mode for windows98/ME
4) Fechar a caixa de propriedades e clicar novamente com o botão direito e seleccionar run as administrator
5) após a instalação executar o RealPlayer e fazer open do link que o Garfield indicou anteriormente.
Um pouco confuso mas vale a pena
PS: este Vista...
[/i][/b]
Antes de mais os meus parabéns à comunidade do Caldeirão e aos seus administradores pelo reconhecimento televisivo do sucesso que é este fórum.
Para quem tenha o S.O. Vista, não é trivial visualizar o vídeo em real player. A última versão do real player disponível para download em www.real.com tem algumas incompatibilidades com o Vista.
Para se poder visualizar o vídeo correctamente neste S.O. deve-se:
1) sacar a versão anterior aqui : http://forms.real.com/netzip/intl/intl_getrde601.html?lang=en&h=software-dl.real.com&f=windows/mrkt/R30UKD/RealPlayer10-5GOLD.exe&p=RealPlayer&oem=rp10_en_uk&src=freeplayer_partner,112206focus&tagtype=ie&type=rp10_en_uk
2) Após salvar o ficheiro para o disco primir com o botão direito e seleccionar Propriedades.
3) Na tab de compatibilidades seleccionar compatability mode for windows98/ME
4) Fechar a caixa de propriedades e clicar novamente com o botão direito e seleccionar run as administrator
5) após a instalação executar o RealPlayer e fazer open do link que o Garfield indicou anteriormente.
Um pouco confuso mas vale a pena

PS: este Vista...

- Registado: 18/6/2007 8:14
Boa noite caros amigos.
Vi ontem a reportagem na TVI, e finalmente também conheci o famoso Ulisses, um dos grandes administradores deste forum, ele está de parabéns na palavras que disse, mas vamos lembrar que todos aqui no forum também estão de parabéns, todos juntos somos a alma deste caldeirão, nós que opínamos e discutimos todos os aspectos e fundamentos das nossas cotadas.
Em Suma, parabéns para todos forenses.
Vi ontem a reportagem na TVI, e finalmente também conheci o famoso Ulisses, um dos grandes administradores deste forum, ele está de parabéns na palavras que disse, mas vamos lembrar que todos aqui no forum também estão de parabéns, todos juntos somos a alma deste caldeirão, nós que opínamos e discutimos todos os aspectos e fundamentos das nossas cotadas.
Em Suma, parabéns para todos forenses.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Não, a mim não parece nada disso, sinceramente. Na minha opinião é bastante evidente que estás a tirar a leitura inversa do que ele disse...
Tanto mais que a seguir ele sugere às pessoas que façam a conta a quanto isso dá. O que ele está a dizer é que com 30%, ao fim de uns anos se constrói uma fortuna imensa.
E seguindo a mesma linha de raciocínio, quem quiser faz a conta a 15 ou 20% e vê quanto dá.
Contudo, se fores para valores como 30% (a resposta é exponencial com a subida do valor média anual) nem precisas de começar com muito para no fim (ao fim de uns 20 ou 30 anos) teres uma fortuna digna de registo.
De qq das formas, a mim parece-me evidente que o que ele está a dizer é que uma grande fortuna constroi-se com ganhos consistentes dessa ordem de grandeza e não com valorizações de 100 ou 200% ao ano (ou mais) como julgam os menos experientes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Cali, o Ulisses disse que 30% era muito bom. Ele estava a dizer que mais do que isso é praticamente impossível...
Epá, ó Marco, o que ele disse textualmente foi "será um investidor de sucesso quem conseguir em média 30% ao ano". Pronto, dito assim, parece que quem fizer só 15% ou 20% não se safa, compreendes? Agora, cada um interpreta como entender, mas colocando-me eu do lado do leigo na matéria, ou do iniciado nestas lides, soa a 'fasquia demasiado alta ou mesmo inatingivel' para o comum dos mortais. Ora, o facto é que há 4 meses eu não conseguia subir a serra de Sintra a pé até ao Palácio, e agora subo e desço em 40 minutos...

Garfield Escreveu:de qualquer forma fico preocupado ao começar a ver reportagens sobre bolsa na comunicação social. a revista Carteira já abordou uma vez esse tema e fez uma associação que demonstrava que quando o "entusiamos" atingia este ponto simboliza o pico do mercado.
Nem mais! Quando o entusiasmo passa para as aberturas de Telejornais e passa a ser alvo de entrevistas fico preocupado.
Talvez porque já tenha visto isso noutros Carnavais...

Um abraço,
T. Martins
- Registado: 5/8/2003 16:51
Garfield Escreveu:de qualquer forma fico preocupado ao começar a ver reportagens sobre bolsa na comunicação social. a revista Carteira já abordou uma vez esse tema e fez uma associação que demonstrava que quando o "entusiamos" atingia este ponto simboliza o pico do mercado.
Também pensei isso ao principio mas acho que houve aqui outras considerações:
1) Estamos em Agosto e não há noticias
2) Houve este crash recente que foi repercurtido pelos media em geral, mesmo cá no burgo, que deverá ter aberto o apetetite a algum dos editores.
Penso que ainda não é a euforia.
De qualquer das maneiras, queria dar os parabéns à equipa do Caldeirão porque hoje conseguiu que só se falasse de acções durante as pausas de café (e estou a falar de colegas de outras secções que nunca antes tinha visto, não estou a falar de mim que seria mais normal

Parece que houve muita gente que viu, e com vontade de contar aos outros que não viram. Pelas conversas de circunstância que ouvi também confirmo que a mensagem que passou foi essencialmente que isto era muito dificil e que os pequeninos só se safam quando há OPAs ou coisa assim do género.
http://www.tvi.iol.pt/mediacenter/home.php?tipo=2&art_id=&mul_id=7417455&pagina=4&psec_id=
este é o "link" directo para o video no formato com maior qualidade.
parabens ao Ulisses pela oportunidade que teve mas infelizmente sou de opiniao de que o Caldeirão não estava preparado para um "boom" nas visitas pois ontem à noite foi impossivel consulta-lo.
de qualquer forma fico preocupado ao começar a ver reportagens sobre bolsa na comunicação social. a revista Carteira já abordou uma vez esse tema e fez uma associação que demonstrava que quando o "entusiamos" atingia este ponto simboliza o pico do mercado.
de qualquer forma os momentos têm sempre algo de diferente, e se por um lado podemos ter os que pela ganancia ao verem estas noticias se entusiasmem com a bolsa, por outro lado temos os que acompanharam esta recente correcção e têm um maior conhecimento dos fundamentais do mercado e esses podem ser levados pelo outro sentimento, o medo!.
este é o "link" directo para o video no formato com maior qualidade.
parabens ao Ulisses pela oportunidade que teve mas infelizmente sou de opiniao de que o Caldeirão não estava preparado para um "boom" nas visitas pois ontem à noite foi impossivel consulta-lo.
de qualquer forma fico preocupado ao começar a ver reportagens sobre bolsa na comunicação social. a revista Carteira já abordou uma vez esse tema e fez uma associação que demonstrava que quando o "entusiamos" atingia este ponto simboliza o pico do mercado.
de qualquer forma os momentos têm sempre algo de diferente, e se por um lado podemos ter os que pela ganancia ao verem estas noticias se entusiasmem com a bolsa, por outro lado temos os que acompanharam esta recente correcção e têm um maior conhecimento dos fundamentais do mercado e esses podem ser levados pelo outro sentimento, o medo!.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, hugob0ss, johnnycaixa, junas, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Masterchief, OCTAMA, PIKAS, trilhos2006 e 227 visitantes