Avião cai em São Paulo
Viva,
Como alguns se recordarão, começei a participar no Caldeirão quando ainda vivia em S. Paulo.
Não posso deixar de pensar nesta tragédia anunciada.
Porque era o típico acidente à espera de acontecer. Fruto também do egoismo de quem quer o Aeroportozinho à porta de casa como se se tratasse de alguma estação do metropolitano.
Aquilo tornou-se uma mina de Ouro, com milhões de passageiros e sem condições para tal. É uma coisa impressionante. Lembro-me bem de alguns voos nem terem desembarque com autocarro, quanto mais com manga.
Passei na Avenida W. Luiz, local do acidente, milhares de vezes na vida, de carro ou autocarro. Lembro-me de pensar: "... qual será o triste dia..." Infelizmente chegou.
Apesar da diferença clara entre Congonhas e a Portela, nada justifica a manutenção de Aeroportos dentro de uma cidade.
A insegurança tende a ser maior quando um dos príncipios básicos da aviação é o permanente aumento da segurança e nunca o inverso.
Além do mais, a Portela nunca poderá receber um Airbus 380, um dos gigantes do futuro da aviação comercial, condição essencial para trazer mais turistas (até asiáticos) ao nosso país, pois Portugal ainda nem começou a explorar devidamente esse sector, ao contrário do que parece no Verão.
Para terminar, sinto-me chocado por tudo o que se passou naquela gigantesca cidade, que tem tanto de boas como de más recordações.
Abraço
djovarius
Como alguns se recordarão, começei a participar no Caldeirão quando ainda vivia em S. Paulo.
Não posso deixar de pensar nesta tragédia anunciada.
Porque era o típico acidente à espera de acontecer. Fruto também do egoismo de quem quer o Aeroportozinho à porta de casa como se se tratasse de alguma estação do metropolitano.
Aquilo tornou-se uma mina de Ouro, com milhões de passageiros e sem condições para tal. É uma coisa impressionante. Lembro-me bem de alguns voos nem terem desembarque com autocarro, quanto mais com manga.
Passei na Avenida W. Luiz, local do acidente, milhares de vezes na vida, de carro ou autocarro. Lembro-me de pensar: "... qual será o triste dia..." Infelizmente chegou.
Apesar da diferença clara entre Congonhas e a Portela, nada justifica a manutenção de Aeroportos dentro de uma cidade.
A insegurança tende a ser maior quando um dos príncipios básicos da aviação é o permanente aumento da segurança e nunca o inverso.
Além do mais, a Portela nunca poderá receber um Airbus 380, um dos gigantes do futuro da aviação comercial, condição essencial para trazer mais turistas (até asiáticos) ao nosso país, pois Portugal ainda nem começou a explorar devidamente esse sector, ao contrário do que parece no Verão.
Para terminar, sinto-me chocado por tudo o que se passou naquela gigantesca cidade, que tem tanto de boas como de más recordações.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
charles Escreveu:Em relação á portela é bom que se pondere seriamente a hipotese de acidente e as suas consequências, e a acontecer pode não estar só relacionado com deficiências na descolagem ou aterragem vs condições técnicas das pistas sua extensão ou facilidade de utilização da mesma, as razoes podem ser multiplas falhas mecênicas etc,
penso que o problema se pôe mais do que nunca visto ser publico o aumento muito grande do numero de voos, e até pelo simples facto de nunca ter havido nada de grave.
Qual a preparação dos meios de socorro em caso de acidente é outra questão que deveria ser repensada devido a esses aumento significativo de trafego, continuo a pensar o aeroporto "longe" da cidade para mim é aunica solução possivel.
cumpt
A questão do aeroporto longe da cidade é durante quanto tempo após a conclusão ou inicio de obras no aeroporto?
Edifícios nascem como cogumelos em volta dos aeroportos. É hoteis, hangares, etc. A Portela quando foi construída não tinha nada à volta, tal como tantos aeroportos pela Europa.
Em Congonhas o avião não bateu num prédio da cidade. Foi num edifício da própria TAM e num deposito de combustível. Já agora deixo isto a explicar a criação da malha que fará a nova cidade aeroportuária na Ota, Alcochete, ou seja lá onde fôr...
=====================================================
in DiarioEconomico 2007-07-19
Os aeroportos não são construídos nas cidades; a malha urbana é que se espalha na direcção da infra-estrutura, normalmente em cerca de 50 anos, “quer pela necessidade de expansão da cidade quer pelo facto de o próprio aeroporto se transformar num pólo de atracção para as populações”, explica Erik Rigler, especialista norte-americano em infra-estruturas aeroportuárias. “Com o passar dos anos, o tráfego aumenta e tem de se aumentar as pistas”, conclui. A realidade de expansão da malha urbana terá reflexos a longo prazo também no novo aeroporto de Lisboa, seja ele feito na Ota, em Alcochete ou com a expansão da Portela. Após a construção do novo aeroporto, e segundo as previsões dos especialistas internacionais, nascerá uma cidade aeroportuária e, em seguida, um novo centro urbano, que deverá crescer até “engolir” o aeroporto. “É uma questão de preferência”, defende fonte da Flight Safety Foundation, organização norte-americana responsável pela segurança na aviação. “Um aeroporto na cidade é muito mais conveniente para o passageiro, mas levanta questões de segurança pela elevada concentração de edifícios”.
A segurança é mesmo a principal desvantagem apontada pelo comandante Cruz dos Santos, dirigente da Associação Portuguesa dos Pilotos de Linha Aérea (APPLA), embora o responsável defenda que “os aeroportos são pólos de atracção, e por isso mesmo deve haver um controlo do crescimento das áreas envolventes, para que não ‘engulam’ o aeroporto”.
====================================================
A Portela está mais que aprovada há 40 anos pela ICAO em termos de segurança.
Não entendo quando falas em múltiplas falhas mecânicas. O avião ir a voar e cair-lhe uma asa? Explodir no ar? Isto conta para a estatística? Isto pode acontecer quando o avião sobrevoa uma cidade sem aeroporto e essa cidade leva com ele! Quantos acidentes destes existiram?
Pode-se defender um novo aeroporto, Portela+1, Portela esgotada... A Portela definitivamente não oferece as melhores condições! Vão ter de definir a solução do problema rápidamente e não continuar a arrastar isto.
Mas não façam de tudo o que apanham, argumento para levar a àgua à fonte. Perdem credibilidade e soa a outros interesses.
Bem se vê que é fácil com este tipo de argumentos, lançar o pânico, para que os oiçam!
brakeza Escreveu:Caro Keyser Soze a sua informação está errada . A portela não tem ILS CAT III B nem por sombras . Tem ILS CAT II para a pista 21 , e é só para a 21 porque geralmente quando está pior tempo o vento está de sul . Logo se a Ota tiver CAT II já ficam empatadas . As categorizações de aproximações e de aviões são muito complexas e normalmente quem não tem conhecimento técnico não diz coisas acertadas .
Só tem ILS CAT II?
A Portela tem ILS CAT III!
- Mensagens: 456
- Registado: 31/5/2006 21:13
Em relação á portela é bom que se pondere seriamente a hipotese de acidente e as suas consequências, e a acontecer pode não estar só relacionado com deficiências na descolagem ou aterragem vs condições técnicas das pistas sua extensão ou facilidade de utilização da mesma, as razoes podem ser multiplas falhas mecênicas etc, penso que o problema se pôe mais do que nunca visto ser publico o aumento muito grande do numero de voos, e até pelo simples facto de nunca ter havido nada de grave.
Qual a preparação dos meios de socorro em caso de acidente é outra questão que deveria ser repensada devido a esses aumento significativo de trafego, continuo a pensar o aeroporto "longe" da cidade para mim é aunica solução possivel.
cumpt
Qual a preparação dos meios de socorro em caso de acidente é outra questão que deveria ser repensada devido a esses aumento significativo de trafego, continuo a pensar o aeroporto "longe" da cidade para mim é aunica solução possivel.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Com tantos casos acho mesmo que é um milagre não terem existido mais acidentes nesta pista, aqui fica outro exemplo...
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AS,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AS,00.html
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Para que fique claro, o que eu quis dizer após o acidente em Congonhas é que se um dia acontecer um acidente em Lisboa, os resultados podem ser piores porque a pista está igualmente rodeada de de Lisboa. O aeroporto pode ter as condições máximas de segurança mas se um dia acontecer uma desgraça as consequências podem ser devastadoras.
Keyser,
Deve existir um ranking masnão te sei dizer onde. A entidade máxima da aviação é a ICAO - International Civil Aviation Organization. Em www.icao.org podes consultar algumas informações.
Quanto aos slots eu vi bem gráfico que colocaste, tu é que não les-te com atenção o que eu disse:
"Já reparaste que esse quadro vai exactamente ao encontro do que eu disse? As horas críticas em que não há disponibilidade de slots são de manhã e são essas as que realmente interessam às companhias. Se não estão disponíveis, as companhias não voam para cá. Não voando, sabemos o que isso implica ou pelo menos alguns deverão dazer ideia..."
Percebeste o que isto quer dizer?
Para além disso, a disponibilidade é apresentada apenas pelo aeroporto e como dizia no WARNING: "The slot availability displays only show runway slot availability. Other constraints, such as terminal or stand capacity or night period restrictions, may prevent slots being allocated as requested"
Além das que fala aqui (or é diferente de and) faltam as autorizações de aterragem e descolagem e autorização de sobrevoar o espaço aére portugês e europeu e isso NENHUM aeroporto controla.
Tenho familiares na áerea do controlo de tráfego aéreo e sei perfeitamente como são as coisas...
Atenção que eu nunca disse que era a favor que o novo aeroporto fosse construido no local X ou Y mas sou a favor de um novo espaço, seja totalmente novo ou POrtela mais 1. E isto não é uma opiião é uma necessidade inevitável...
Keyser,
Deve existir um ranking masnão te sei dizer onde. A entidade máxima da aviação é a ICAO - International Civil Aviation Organization. Em www.icao.org podes consultar algumas informações.
Quanto aos slots eu vi bem gráfico que colocaste, tu é que não les-te com atenção o que eu disse:
"Já reparaste que esse quadro vai exactamente ao encontro do que eu disse? As horas críticas em que não há disponibilidade de slots são de manhã e são essas as que realmente interessam às companhias. Se não estão disponíveis, as companhias não voam para cá. Não voando, sabemos o que isso implica ou pelo menos alguns deverão dazer ideia..."
Percebeste o que isto quer dizer?
Para além disso, a disponibilidade é apresentada apenas pelo aeroporto e como dizia no WARNING: "The slot availability displays only show runway slot availability. Other constraints, such as terminal or stand capacity or night period restrictions, may prevent slots being allocated as requested"
Além das que fala aqui (or é diferente de and) faltam as autorizações de aterragem e descolagem e autorização de sobrevoar o espaço aére portugês e europeu e isso NENHUM aeroporto controla.
Tenho familiares na áerea do controlo de tráfego aéreo e sei perfeitamente como são as coisas...
Atenção que eu nunca disse que era a favor que o novo aeroporto fosse construido no local X ou Y mas sou a favor de um novo espaço, seja totalmente novo ou POrtela mais 1. E isto não é uma opiião é uma necessidade inevitável...
27 de Dez 2002
Aeroporto da Portela
Pista 21 ( 2x a comprimento da pista em S. Paulo)
Airbus A321
Abortou a aterragem
http://www.youtube.com/watch?v=nNEn730iSdM
Aeroporto da Portela
Pista 21 ( 2x a comprimento da pista em S. Paulo)
Airbus A321
Abortou a aterragem
http://www.youtube.com/watch?v=nNEn730iSdM
Atomez Escreveu:RMDDS Escreveu:Agora erros e problemas podem existir em qualquer lado e o risco existe. Mas falar em sorte, parece-me exagerado e que irá acontecer, também. É um tiro no escuro.
"Não existe sorte nem azar, existe é um universo estatístico"
Nem mais!
E a partir daqui teríamos de dissertar a lei de Murphy e não iamos chegar a lado nenhum. Ou melhor, o Atomez diz que vai acontecer, eu então digo que é possível.
Não existe sorte ou azar nisto!
Pode-se é querer extrapolar as coisas ou fazer comparações. Pode-se é estar certo ou errado...
- Mensagens: 456
- Registado: 31/5/2006 21:13
RMDDS Escreveu:Agora erros e problemas podem existir em qualquer lado e o risco existe. Mas falar em sorte, parece-me exagerado e que irá acontecer, também. É um tiro no escuro.
"Não existe sorte nem azar, existe é um universo estatístico"
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Está-se a confundir tudo. Congonhas não tem nada a ver com a Portela nas questões das pistas. O comprimento da pista de congonhas tem 1.940 metros de extensão. Em LIS as 2 pistas, tanto a 03/21 com 3805m quer a 17/35 com 2400m, não são comparáveis com a de Congonhas nem nas questões climatéricas, nem numa das causas do acidente, que foi a qualidade do asfalto em relação ao grooving da pista para escoamento das àguas. Aquilo deve ter sido a maior armadilha. Mas devem ter havido outras razões que só o relatório final vai esclarecer. O porquê daquela velocidade e a não tentativa de go-around?
Em LIS, podem haver aterragens ou take-off, no enfiamento da 2ª Circular, dependendo da orientação (03 ou 21), mas dizer que ainda não houve acidente por sorte, parece-me exagerado.
A questão de "ter de ir mais para lá" não é mesurável. Depende de n factores, não é feita uma aterragem sem ter em conta velocidades, comprimento da pista, ventos, peso, etc. Antes de "ter de ir mais para lá" existem maneiras de o evitar. E para abortar uma descolagem é até certo momento, a partir daí vai para o ar. Não é decidido abortar a qualquer momento, está definido antecipadamente...
Agora erros e problemas podem existir em qualquer lado e o risco existe. Mas falar em sorte, parece-me exagerado e que irá acontecer, também. É um tiro no escuro.
Congonhas não é comparável com a Portela!
Em LIS, podem haver aterragens ou take-off, no enfiamento da 2ª Circular, dependendo da orientação (03 ou 21), mas dizer que ainda não houve acidente por sorte, parece-me exagerado.
A questão de "ter de ir mais para lá" não é mesurável. Depende de n factores, não é feita uma aterragem sem ter em conta velocidades, comprimento da pista, ventos, peso, etc. Antes de "ter de ir mais para lá" existem maneiras de o evitar. E para abortar uma descolagem é até certo momento, a partir daí vai para o ar. Não é decidido abortar a qualquer momento, está definido antecipadamente...
Agora erros e problemas podem existir em qualquer lado e o risco existe. Mas falar em sorte, parece-me exagerado e que irá acontecer, também. É um tiro no escuro.
Congonhas não é comparável com a Portela!
- Mensagens: 456
- Registado: 31/5/2006 21:13
SirPatrickBateman Escreveu:Não há nenhum avião que aterre na direcção da 2ª circular...
isso depende de onda sopra o vento, aterram e levantam sempre contra o vento
normalmente é de norte (a nortada) e por isso aterram de sul para norte
mas há alturas em que o vento é de sul, em especial quando está mau tempo, e então aterram de norte para sul em direcção à 2ª circular
a pista é maior que a de S. Paulo, mas ainda assim pode acontecer que por algum motivo o piloto precise de abortar a aterragem e tentar levantar de novo e não conseguir e cair na 2ª circular ou mais para lá ainda
a média geral de acidentes de aviação é de 1 por 1 milhão de voos, portanto é uma questão de tempo até que haja um acidente na Portela
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
SirPatrickBateman Escreveu:Sem ser expert na matéria...
Devo dizer que li em qualquer lado (lamento a minha lacuna, porque já não me lembro onde), que a pista da Portela que dá para a 2ª circular, é usada para aceleração dos aviões... e não para aterragem.
Ou seja, trata-se de um género de "começo" de viagem na direcção oposta à 2ª circular...
Não há nenhum avião que aterre na direcção da 2ª circular.. e por isso, o acidente de S. Paulo não tem tecnicamente possibilidade de acontecer no nosso aeroporto.
Alguém confirma isto?
Existe pelo menos uma pista do lado da estrada de camarate em que as aterragens se dão no sentido da 2ª circular, agora a quantos metros está da 2ª circular não sei , no entanto um aviao em caso de despiste ninguem o pára (digo eu) nessa mesma pista existem levantamentos no sentido oposto.
Quem já esteve em fila na 2ª circular com aviões a passar a escassos metros por cima do ar top , de certeza que já deve ter posto a hipotese de um dia um acidente ser catastrofico, julgo eu que tem havido alguma sorte.
P.S. li numa revista (não me lembro qual) aqui á uns anos atrás de várias aterragens e levantamentos abortados devido a problemas vários ....posso dizer que me deixou na altura,( antes desta discussão do novo aeroporto ) bastante apreensivo
cumpt e boas férias para quem tiver essa sorte

Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
O video da passagem na pista:
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AM,00.html
É impressionante a velocidade que levava. Ou tentou "borregar", ou já vinha com velocidade a mais para a aterragem...
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AM,00.html
É impressionante a velocidade que levava. Ou tentou "borregar", ou já vinha com velocidade a mais para a aterragem...
- Mensagens: 456
- Registado: 31/5/2006 21:13
Sem ser expert na matéria...
Devo dizer que li em qualquer lado (lamento a minha lacuna, porque já não me lembro onde), que a pista da Portela que dá para a 2ª circular, é usada para aceleração dos aviões... e não para aterragem.
Ou seja, trata-se de um género de "começo" de viagem na direcção oposta à 2ª circular...
Não há nenhum avião que aterre na direcção da 2ª circular.. e por isso, o acidente de S. Paulo não tem tecnicamente possibilidade de acontecer no nosso aeroporto.
Alguém confirma isto?
Devo dizer que li em qualquer lado (lamento a minha lacuna, porque já não me lembro onde), que a pista da Portela que dá para a 2ª circular, é usada para aceleração dos aviões... e não para aterragem.
Ou seja, trata-se de um género de "começo" de viagem na direcção oposta à 2ª circular...
Não há nenhum avião que aterre na direcção da 2ª circular.. e por isso, o acidente de S. Paulo não tem tecnicamente possibilidade de acontecer no nosso aeroporto.
Alguém confirma isto?

- Mensagens: 869
- Registado: 6/11/2002 16:28
- Localização: Avr
Keyser Soze Escreveu:charles Escreveu:Bem, esses analistas no fundo o que querem é um pouquinho de tempo de antena, digo eu...., gostaria de perguntar a esses analistas se devido aos acidentes rodoviários se deve parar de construir estradas, ou indo mais fundo na questão se se deve deixar de construir automoveis
, que lógicas as desses tipos
.
não
mas existe uma certeza estatistica que se constrois uma estrada, mais cedo ou mais tarde alguém vai morrer nela
o mesmo para os carros
em tom de brincadeira e só para descontrair claro....o governo é que tem razão, menos maternidades abertas menos nascimentos =a menos estradas, logo menos acidentes e consequentes mortes

esses analistas devem ser compadres do Almeida Santos quando ele alviterou a hipotese de dinamitarem a ponte 25 de abril.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
brakeza Escreveu:Caro Keyser Soze a sua informação está errada . A portela não tem ILS CAT III B nem por sombras . Tem para a pista 21 , e é só para a 21 porque geralmente quando está pior tempo o vento está de sul . Logo se a Ota tiver CAT II já ficam empatadas . As categorizações de aproximações e de aviões são muito complexas e normalmente quem não tem conhecimento técnico não diz coisas acertadas .
Na minha opinião o aeroporto na ota traz bastantes complicações de aeronavegabilidade como já foi referenciado por diversas vezes mas quem deve ser ouvido nestes casos geralmente não o é e não há muito a fazer quanto a isso.
Quanto ao procedimento de atribuição de slots penso que o caro Jiboia Cega o explicou bem e é exactamente assim que funciona .
Abraços
exacto, as coisas são bastante mais complexas
por isso mesmo tenho interesse em discutir estes assunto com profissionais da area
Pergunta: existe uma entidadade oficial que defina os critérios de segurança dos aeroportos ?
Existe um ranking que se possa consultar ?
relativamente à OTA é público que vários pilotos já levantaram várias reservas quanto às condições de segurança
recordo por ex a intervenção do Cmd. Lima Basto no Pros e Contras 04-06-2007
http://www.youtube.com/watch?v=_dldQgNe6z0
o Cmd. fala tb da Portela, em linha com o "brakeza", tb considera q tem limitações....tal como a OTA
E conclui, se é para fazer um novo aeroporto não faz sentido ter as mesmas condições de segurança da Portela
adicionalmente eu recordo que o poder politico quer construir uma cidade à volta do novo aeroporto da Ota!
"O estudo para a nova cidade aeroportuária na Ota da NAER - Novo Aeroporto, SA, vai ser entregue no final do mês e prevê a requalificação de várias áreas daquela região, anunciou Augusto Mateus"
o Sócrates já disse uma entrevista que os modernos aeroportos são centro comerciais com pistas, que são polos de desenvolvimento etc...
até já pensam num casino
" A construção de um casino no novo aeroporto internacional de Lisboa é uma hipótese que está a ganhar força entre os meios empresariais e grupos interessados na construção e exploração desta infra-estrutura, seguindo uma tendência actual e inovadora nos mais recentes aeroportos."
Fala-se da Portela e dos edificios á volta, mas parece-me que na Ota, passados uns anos, a situação não seria mt diferente
Jiboia,
tb peço coerência da tua parte
eu apresentei um 1º gráfico das slots
o teu comentário foi:
Jiboia Cega Escreveu:Já reparaste que esse quadro vai exactamente ao encontro do que eu disse? As horas críticas em que não há disponibilidade de slots são de manhã e são essas as que realmente interessam às companhias. Se não estão disponíveis, as companhias não voam para cá. Não voando, sabemos o que isso implica ou pelo menos alguns deverão dazer ideia...
ou seja, está implicito no teu comentários que aceitas o gráfico, "validas" os dados do site
acontece que o 1º gráfico não é de Lisboa...mas sim o de Londres, Heathrow
o 2º gráfico é que é o de Lisboa, e esse tá praticamente verde
relativamente ao site, que recordo é disponibilizado via ANA- Aeroportos de Portugal, e as sua observações:
The slot availability displays only show runway slot availability. Other constraints, such as terminal or stand capacity or night period restrictions, may prevent slots being allocated as requested.
sabemos quais são ( e vc da indústria confirmem ou não )
night period - as restrição são entre as 12.00 e as 06.00 ( só aestão autorizados máximo de 14 voos semana neste perido)
terminal or stand capacity - estas restriçõas não estão em vias ser resolvidas ou atenuadas ?
inauguração da Terminal 2
deslocação de parte da manutenção TAP para Beja
encerramento da terminal militar Figo Maduro e passar a civil
O meu argumento final não é contra um novo aeroporto, mas sim contra encerrar um equipamento que parece ter todas as condições para continuar a operar
se porventura se considerar que as tx de crescimento do tráfego aereo farão com que a Portela esgote a sua capacidade
então a solução seria Portela + 1
usando uma infraestrutura existente, talvez na Base Area do Montijo (implica a construção de uma nova pista)
ou, a construção de um aeroporto "simples" e barato, e não um mega-investimento: apenas uma pista, numa localização que ofereça boas condições de segurança e num sito barato para expropriar e construir, e que tenha condições e espaço para se poder expandir conforma as neessidades futuras (será o caso do Campo de Tiro de Alcochete)
Re: Avião cai em São Paulo
Keyser Soze Escreveu:e consultando o site dá para ter uma ideia se um aeroporto está esgotado ou não
Ainda eu não tinha aberto o tal site mas logo na primeira página está algo bem elucidativo:
[/quote]
[size=18]Warning![/size]
The slot availability displays only show runway slot availability. Other constraints, such as terminal or stand capacity or night period restrictions, may prevent slots being allocated as requested. The aircraft operator is responsible for complying with any and all additional restrictions or conditions that may apply to the operation of a flight at the airport concerned and must check the relevant publications (eg, NOTAMs, the Airport’s Conditions of Use, etc).
The allocation of a slot does not imply the availability of all facilities necessary for the operation. In all cases it is the aircraft operator’s responsibility to make suitable ground handling arrangements.[/quote]
E assim está mais que explicado...
Caro Keyser Soze a sua informação está errada . A portela não tem ILS CAT III B nem por sombras . Tem ILS CAT II para a pista 21 , e é só para a 21 porque geralmente quando está pior tempo o vento está de sul . Logo se a Ota tiver CAT II já ficam empatadas . As categorizações de aproximações e de aviões são muito complexas e normalmente quem não tem conhecimento técnico não diz coisas acertadas .
Na minha opinião o aeroporto na ota traz bastantes complicações de aeronavegabilidade como já foi referenciado por diversas vezes mas quem deve ser ouvido nestes casos geralmente não o é e não há muito a fazer quanto a isso.
Quanto ao procedimento de atribuição de slots penso que o caro Jiboia Cega o explicou bem e é exactamente assim que funciona .
Abraços
Na minha opinião o aeroporto na ota traz bastantes complicações de aeronavegabilidade como já foi referenciado por diversas vezes mas quem deve ser ouvido nestes casos geralmente não o é e não há muito a fazer quanto a isso.
Quanto ao procedimento de atribuição de slots penso que o caro Jiboia Cega o explicou bem e é exactamente assim que funciona .
Abraços
- Mensagens: 24
- Registado: 4/6/2007 13:58
Re: Avião cai em São Paulo
Keyser Soze Escreveu:o autor do site é grande adepto do TGV e critico da OTA
Está tudo dito...
Keyser Soze Escreveu:pode por vezes ser um pouco falacioso, mas não siginifica que não esteja certo em muitas das observações que faz
Eu não disse que algumas das afirmações não possam estar certas, a ideia dos slots é que está completamente errada e é essa a ideia chave do documento.
Keyser Soze Escreveu:relativamente às slots, não é assim tão linear, mas tb não é assim tão complexo
é a própria ANA que recomenda o site https://www.online-coordination.com/Def ... =AvailWeekTer toda a informação sobre a coordenação de slots ficou mais fácil. Na nova ferramenta do portal ANA pode consultar os slots disponíveis, os slots atribuídos por transportadora e por aeroporto, a legislação nacional e europeia e muito mais.
e consultando o site dá para ter uma ideia se um aeroporto está esgotado ou não
Já reparaste que esse quadro vai exactamente ao encontro do que eu disse? As horas críticas em que não há disponibilidade de slots são de manhã e são essas as que realmente interessam às companhias. Se não estão disponíveis, as companhias não voam para cá. Não voando, sabemos o que isso implica ou pelo menos alguns deverão dazer ideia...
Re: Avião cai em São Paulo
Jiboia Cega Escreveu:A pista do aeroporto de Congonhas e a avenida Washington Luiz têm uma posição geográfica entre si muito parecida ao aeroporto da Portela e a segunda circular. Quem conhece Lisboa sabe que no topo sul da pista há duas estações de serviço da Repsol. Como até hoje parece que não havia maneira de explicar a algumas pessoas, principalmente políticos, que o aeroporto da Portela acarreta riscos, pode ser que com este exemplo percebam de vez...
Avião com 170 pessoas a bordo sai da pista em São Paulo e provoca incêndio
18.07.2007 - 00h02 AFP, PUBLICO.PT
Um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM, com 170 pessoas a bordo, falhou hoje a aterragem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando chegava de Porto Alegre e colidiu com um depósito de combustível, o que causou um incêndio. Seis vítimas já foram resgatadas e transportadas para hospitais.
No acidente, o avião perdeu o controlo durante manobras na pista e saiu do perímetro do aeroporto, atravessando a avenida Washington Luiz. Foi embater contra um depósito que fica do lado oposto, segundo a "Folha de São Paulo" online.
No local estão já uma equipa da TAM e bombeiros com operações de segurança em curso.
A TAM diz ainda que já activou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares, acrescenta o jornal.
A Infraero, empresa estatal que administra os aeroportos brasileiros, suspendeu todos os voos e descolagens.
E segundo sei essas 2 estações de serviço da Repsol existem mas... estão ILEGAIS.
Mas ninguem faz nada quanto a isso... acho um perigo a localização das mesmas.
- Mensagens: 112
- Registado: 30/6/2007 12:56
- Localização: Lisboa
Re: Avião cai em São Paulo
Jiboia Cega Escreveu:
Mas há algo que importa explicar. Um slot é uma autorização de aterragem e descolagem num determinado aeroporto a uma determinada hora. Para que um aeroporto saiba de quantos slots dispõe, é preciso que primeiro uma instituição chamada Eurocontrol "desenhe todas as auto estradas aéreas na Europa". Cada centro coordenador nacional de tráfego aéreo tem que obedecer às instruções dadas pelo Eurocontrol e transmiti-las aos aeroportos. Se um aeroporto quiser mais slots para oferecer às companhias tem que pedir ao centro nacional de coordenaçao de tráfego aéreo (em Portugal, NAV) que por sua vez tem que pedir ao Eurocontrol.
Ou seja, as coisas não são assim tão lineares e o que vem escrito nesse site é bastante falacioso.
o autor do site é grande adepto do TGV e critico da OTA
pode por vezes ser um pouco falacioso, mas não siginifica que não esteja certo em muitas das observações que faz
relativamente às slots, não é assim tão linear, mas tb não é assim tão complexo
é a própria ANA que recomenda o site https://www.online-coordination.com/Def ... =AvailWeek
Ter toda a informação sobre a coordenação de slots ficou mais fácil. Na nova ferramenta do portal ANA pode consultar os slots disponíveis, os slots atribuídos por transportadora e por aeroporto, a legislação nacional e europeia e muito mais.
e consultando o site dá para ter uma ideia se um aeroporto está esgotado ou não
- Anexos
-
- slots_heathrow.PNG (0 Bytes) Visualizado 2151 vezes
Re: Avião cai em São Paulo
Obstinado Escreveu:Não é o melhor argumento, porque o problema aqui não é o acidente em termos isolados é o facto de uma avião poder cair em cima de prédios, em cima de uma cidade.
Não, o melhor argumento é registo de segurança da Portela, a operar desde 1942 ( 65 anos ) sem acidentes e as condições de segurança actuais:
Segurança na Portela - É um aeroporto seguro
19-Abr-2007
Este tema também foi utilizado e temos que reconhecer que é dos que maior aceitação deve encontrar para pessoas menos informadas. Contudo, na Europa, existem muitos aeroportos onde os aviões, na aproximação, têm que sobrevoar habitações como acontece em Londres, Paris ou Berlim, Nice etc. Além disso, na Ota iria ocorrer exactamente o mesmo problema pois os aviões teriam que sobrevoar o Carregado, onde vivem dezenas de milhar de pessoas.
As fases mais críticas dos voos por instrumentos são a aproximação final e a aterragem. Para regulamentar a operação nestas duas fases, a ICAO (International Civil Aviation Organization), uma agência especializada das Nações Unidas, definiu as seguintes categorias, com o objectivo de garantir com segurança as técnicas da navegação aérea internacional:
Categoria I - Nesta categoria, a aterragem só pode ser efectuada se a visibilidade na pista ou RVR (Runway Visual Range) - distância à qual o piloto de um avião que se encontrar sobre o eixo de uma pista pode ver os sinais de superfície da mesma, ou luzes auxiliares de aproximação, - for igual ou superior a 800 metros (2.400 pés) e o avião estabelecer contacto visual na DA (Decision Altitude - Altitude de Decisão) de 200 pés ou acima.
Categoria II - A aterragem pode ser efectuada se o RVR for igual ou superior a 400 metros (1.200 pés) e o avião estabelecer contacto visual na DA de 100 pés ou acima.
Categoria III - Nesta, existem três subcategorias:
- Cat III A - RVR mínimo 200 metros (600 pés)
- Cat III B - RVR mínimo 100 metros (300 pés)
- Cat III C - RVR zero
Os aeroportos de CAT III possuem melhores condições do que os de CAT II ou CAT I.
A Portela preenche os requisitos da CAT III B isto é, tem excelentes condições de navegação aérea, enquanto que a Ota só terá categoria I ou II, muito pior que a da Portela.
Pelas categorias do ICAO fica demonstrado que a Portela garante muito maior fiabilidade que a Ota, por cumprir os requisitos mais importantes, que são determinantes num aeroporto - garantia do cumprimento de horários e realização dos respectivos voos. Para que estas condições se possam verificar, um aeroporto deverá possuir boas condições de navegação aérea e meteorológicas.
Se alguém afirmar que a Portela não é um aeroporto seguro a melhor resposta a essa afirmação é responder que é um Aeroporto de CAT III B
Se um dia o actual aeroporto de Lisboa saturar, a estratégia a adoptar deveria passar por manter a Portela e construir uma nova infra-estrutura num local plano que permitisse a sua construção faseada e a operação simultânea com o actual e de acordo com as necessidades do País. Seria uma forma de rentabilizar as centenas de milhões de euros investidos até hoje e continuar a tirar partido das condições naturais excelentes e únicas da Portela, que garantem elevada fiabilidade.
Na região da Grande Lisboa existem poucos locais para construir um novo aeroporto. Fechar a Portela seria o mesmo que encerrar definitivamente o porto de Lisboa.
Rui Rodrigues
relativamente aos dados de mortos na estrada, eu lembro-me de vários "especialistas" falarem nisso, mas não sei como eles fizeras as contas, mas olhando para alguns dados são bem capazes de terem razão:
mortes em 2006 = 850 (dados da DGV )
corrigidos pelo coeficiente 1,14 (Eurostat) pq a DGV só contabiliza os mortos no local e não acrescenta as mortes no hospital em consequência do acidente
os nºs reais serão aprox. 969 mortes/ano
em média, 81 mortes/ mês
em 2006 a Portela teve um movimento de 12 milhões de passageiros
uns 65% têm origem em Lisboa e Vale do Tejo
http://pscadaval.blogs.sapo.pt/data/rss ... 20da%20ota
A OTA fica a 50 km
especulando 1 morte por mês na estrada por causa do deslocamento do aeroporto:
12/ ano
120/10 anos
240/ em 20 anos
....
a Portela já opera há uns 65 anos sem um acidente aereo
e comparando hipotéticas vitimas só devemos comparar as mortes em terra
assume-se que os passageiros do avião morrem, tanto seja na Ota como na Portela
Re: Avião cai em São Paulo
Keyser Soze Escreveu:sem dúvida que este acidente vai ser usado como argumento contra a Portela
mas até que ponto é que podemos comparar com a Portela ?
Podemos até certo ponto. Qual?
Keyser Soze Escreveu:o acidente parece ter sido causado por deficiente drenagem da água da pista (foram feitas obras recentes defientes que terminaram no dia 30 de Junho), como choveu muito, o avião não consegiu travar a tempo e saiu de pista (ou tentou levantar de novo)
as pistas no Aeroporto de S.Paulo têm uma extensão (em metros):
17R/35L 1,940
17L/35R 1,435
na Portela (a extensão é significativamente mais superior, poderemos especular que na Portela este acidente não teria acontecido) :
03/21 3,805
17/35 2,400
Razões para um acidente aéreo não faltam e não é por um aerporto estar dentro de uma cidade que é mais propício a acidentes. Os efeitos resultantes de um acidente de avião ocorrido num aeroporto é que serão certamente diferentes, caso o aeroporto esteja dentro ou fora de uma cidade e é isto que deve ser tido em conta. Em Julho de 2000, o concorde da Air France caíu pouco depois de levantar voo de Charles de Gaulle. Só morreram os passageiros que iam no avião. E se o aeroporto de onde descolou esse avião fosse a Portela? É isto que interessa discutir.
Keyser Soze Escreveu:vários analistas já alertaram que, tendo em conta os nº de sinistralidade automóvel em Portugal, a deslocação do Aeroporto para 50 km de Lisboa (origem e destino da maioria dos passageiros) levará à morte de passageiros do aeroporto na estrada, o que poderá equivaler (em termos de mortes) à queda de um avião periodicamente
Keyser estes são analistas de quê? Não vou comentar
Keyser Soze Escreveu:PS: Jibóia trabalhando vc na indústria, qual a sua opinião acerca deste artigo que defende que a recusa de slots na Portela é um falso argumento
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf
A certa altura este escrito diz que a TAP desde o início de 2007 tem vindo a cancelar centenas de voos em Lisboa. Que cancelamentos são estes? Cancelamento de um voo em determinado dia ou descontinuação da rota? São coisas diferentes. Tanto uma como a outra, são falsas.
Mais à frente diz o seguinte, falando da Portugália: "caso aquela empresa tivesse encerrados teriam ficado livres milhares de slots ao longo de um ano." Mas a companhia não encerrou, nem cancelou nenhuma rota, portanto...
Diz também no site que:
Maquinistas Escreveu: "as empresas low cost, na prática estão a diminuir os picos de tráfego e a tornar o movimento mais homogéneo ao longo do dia pois os seus baixos preços estao a originar uma transferencia de passageiros das companhias de voos regulares para as de baixo custo"
Errado. Nem as low cost nem ninguém está a diminuir os períodos de tráfego no aeroporto, bem pelo contrário. Todas as companhias lutam pelos melhores slots que são os da manhã. O que o aeroporto de Lisboa tem feito e bem é uma boa campanha de marketing aliciando as companhias com slots disponíveis fora das horas de pico, tentando completar as faixas horárias ainda com disponibilidade. Aqui os maquinistas estão certos.
Mas há algo que importa explicar. Um slot é uma autorização de aterragem e descolagem num determinado aeroporto a uma determinada hora. Para que um aeroporto saiba de quantos slots dispõe, é preciso que primeiro uma instituição chamada Eurocontrol "desenhe todas as auto estradas aéreas na Europa". Cada centro coordenador nacional de tráfego aéreo tem que obedecer às instruções dadas pelo Eurocontrol e transmiti-las aos aeroportos. Se um aeroporto quiser mais slots para oferecer às companhias tem que pedir ao centro nacional de coordenaçao de tráfego aéreo (em Portugal, NAV) que por sua vez tem que pedir ao Eurocontrol.
Ou seja, as coisas não são assim tão lineares e o que vem escrito nesse site é bastante falacioso.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Bing [Bot], Burbano, Ferreiratrade, Google [Bot], jmmalmeida, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, trilhos2006 e 550 visitantes