Avião cai em São Paulo
Noticia em "PRESSTUR"
Segundo relatos diversos:
Alguém gritou “vira, vira” na cabina do A320 da TAM
antes do avião sair da pista de Congonhas
A imprensa brasileira noticia, com base em fontes diferentes, que alguém na cabina do Airbus A320 da TAM acidentado ontem em Congonhas gritou “vira, vira” momentos antes do aparelho sair da país, sobrevoar a avenida paralela à pista e em bater num edifício da TAM Express.
Esta descrição é feita por pilotos de outros aparelhos que estavam no aeroporto no momento do acidente, bem como pelos controladores de voo, que, citados pela “Folha de São Paulo”, asseguram que o piloto foi alertado duas vezes, alguns minutos antes da aterragem, que a pista estava “molhada e escorregadia”.
Este jornal publica também que o relato que chegou ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é de que parecia uma aterragem normal e que os controladores só se aperceberam do contrário quando ouviram o grito de “vira, vira” vindo da cabina e viram que o avião mantinha velocidade excessiva.
Especialistas em aviação ouvidos pelos jornais brasileiros têm indicado a possibilidade de o piloto ter tentado levantar voo de novo e comentaram que no entanto não teria velocidade suficiente.
Estes especialistas, porém, têm posto como primeira causa do acidente as condições da pista, destacando que apesar de reaberta a 29 de Junho, depois de obras de renovação, ainda não tem as ranhuras no solo que promovem o esgotamento de águas pluviais e aumentam a aderência dos pneus dos aviões.
Há vários relatos de pilotos que corroboram esta tese, que tem também a sustentá-la o facto de na segunda-feira um avião da Pantanal de muito menor porte também ter sofrido o efeito da pista escorregadia.
As notícias da imprensa brasileira vão no sentido de explicar que o avião tenha saído dos limites do aeroporto pelo lado esquerdo e não a direito com uma eventual guinada, sugerida pelo grito de “vira, vira”.
Todos os relatos do acidente referem que na avenida Washington Luís não há rastos dos pneus do Airbus e que testemunhas oculares viram o aparelho à altura da iluminação pública.
Estes relatos dizem que o avião explodiu ao embater no edifício da TAM Express.
Desde as primeiras horas que os bombeiros admitem que o acidente possa ter causado cerca de 200 mortos, considerando que no edifício da TAM Express estariam algumas dezenas de pessoas e que transeuntes também teriam sido vítimas, designadamente automobilistas que se encontravam numa estação de serviço contígua.
Quanto aos passageiros e tripulantes do Airbus desde as primeiras horas que os bombeiros informaram o Governador de São Paulo não terem qualquer expectativa de encontrar sobreviventes, referindo que a temperatura no local do sinistro terá superado os mil graus centígrados.
Por estas informações — embora sem confirmação oficial das vítimas mortais — o acidente ontem com o voo JJ3045 da TAM será o maior da história da aviação comercial brasileira.
Até ontem o maior tinha sido o do voo da GOL em Boeing B737-800 que em Setembro passado se despenhou no estado do Mato Grosso depois de colidir em voo com um jacto Legacy, tendo morrido as 154 pessoas que estavam a bordo.
A última informação da TAM indica que no voo JJ 3054, entre Porto Alegre e São Paulo, “viajavam 162 passageiros 18 funcionários da empresa e seis tripulantes (dois comandantes e quatro comissários), totalizando 186 pessoas a bordo”.
O avião saiu às 17h16 (hora local) da capital do Rio Grande do Sul e a aterragem em São Paulo estava prevista para as 18h50.
O jornal a “Folha de São Paulo” noticiou ainda que a gravação vídeo da aterragem confirma que o avião chegou a tocar a pista e que os especialistas admitem que nessa altura o piloto se tenha apercebido de que não tinha extensão de pista suficiente para imobilizar o aparelho.
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BRASÍLIA – Imagens feitas pela Infraero revelam que o pouso do Airbus da TAM foi feito no ponto normal do aeroporto de Congonhas, mas, inexplicavelmente, em vez de uma desaceleção, houve uma aceleração abrupta da aeronave. A informação é de técnicos do governo envolvidos nas investigações.
O avião da TAM que fazia o vôo 3054, proveniente de Porto Alegre e com 186 pessoas a bordo, derrapou ao pousar na pista nova do aeroporto de Congonhas , atravessou a Avenida Washington Luiz sem tocar no asfalto e explodiu dentro do prédio da TAM Express, a empresa de remessas da própria companhia. Segundo fontes do governo, a velocidade foi tão grande que o avião arrebentou uma mureta de concreto no caminho e, em vez de descer a rampa, passou direto e bateu no prédio.
Segundo essa fonte do governo, em geral, numa filmagem como a que está sendo analisada, um avião leva 16 segundos para sair da tela. O da TAM levou 3 segundos.
- Essa é uma diferença brutal de velocidade – afirmou o técnico. - E mostra uma aceleração inexplicável.
A última imagem mostra ainda que havia muita espuma no pneu do avião. De acordo com o especialista, é como se o reverso estivesse aberto e o piloto tentasse frear.
Segundo a fonte ouvida pelo jornal “O Globo”, parece ter havido indecisão do piloto, mas é prematuro falar em causas do acidente. Os investigadores, porém, não descartam ainda que tenha havido problemas a aeronave. Os fatos serão esclarecidos com a análise dos dados da caixa-preta, que mostrarão o diálogo entre piloto e co-piloto.
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"Os controladores de tráfego aéreo da torre de Congonhas disseram ontem ter pedido o fechamento da pista principal durante as chuvas, como a que caía anteontem. O alerta teria ocorrido segunda, depois que um avião da Pantanal derrapou na mesma pista que o da TAM.
Oficiais da Força Aérea e autoridades da Infraero (estatal que administra os aeroportos) negaram o pedido por entender que não havia perigo.
"Os operadores da torre avisaram que a pista principal deveria ser fechada porque estava sem o "grooving" [ranhuras que garantiriam o escoamento da água e uma maior aderência dos pneus ao solo], mas ninguém no governo quer saber de nada", reclamou Sérgio Oliveira, presidente da Federação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo".
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Muito provavelmente se vai chegar à conclusão que uma sucessão de erros e negligências, levaram ao acidente.
Em aviação estes dois ingredientes, são uma bomba relógio da qual resultam a maioria dos acidentes e incidentes. Raramente resultam de um só erro ou factor.
Hoje é um dia triste para a aviação...
Segundo relatos diversos:
Alguém gritou “vira, vira” na cabina do A320 da TAM
antes do avião sair da pista de Congonhas
A imprensa brasileira noticia, com base em fontes diferentes, que alguém na cabina do Airbus A320 da TAM acidentado ontem em Congonhas gritou “vira, vira” momentos antes do aparelho sair da país, sobrevoar a avenida paralela à pista e em bater num edifício da TAM Express.
Esta descrição é feita por pilotos de outros aparelhos que estavam no aeroporto no momento do acidente, bem como pelos controladores de voo, que, citados pela “Folha de São Paulo”, asseguram que o piloto foi alertado duas vezes, alguns minutos antes da aterragem, que a pista estava “molhada e escorregadia”.
Este jornal publica também que o relato que chegou ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é de que parecia uma aterragem normal e que os controladores só se aperceberam do contrário quando ouviram o grito de “vira, vira” vindo da cabina e viram que o avião mantinha velocidade excessiva.
Especialistas em aviação ouvidos pelos jornais brasileiros têm indicado a possibilidade de o piloto ter tentado levantar voo de novo e comentaram que no entanto não teria velocidade suficiente.
Estes especialistas, porém, têm posto como primeira causa do acidente as condições da pista, destacando que apesar de reaberta a 29 de Junho, depois de obras de renovação, ainda não tem as ranhuras no solo que promovem o esgotamento de águas pluviais e aumentam a aderência dos pneus dos aviões.
Há vários relatos de pilotos que corroboram esta tese, que tem também a sustentá-la o facto de na segunda-feira um avião da Pantanal de muito menor porte também ter sofrido o efeito da pista escorregadia.
As notícias da imprensa brasileira vão no sentido de explicar que o avião tenha saído dos limites do aeroporto pelo lado esquerdo e não a direito com uma eventual guinada, sugerida pelo grito de “vira, vira”.
Todos os relatos do acidente referem que na avenida Washington Luís não há rastos dos pneus do Airbus e que testemunhas oculares viram o aparelho à altura da iluminação pública.
Estes relatos dizem que o avião explodiu ao embater no edifício da TAM Express.
Desde as primeiras horas que os bombeiros admitem que o acidente possa ter causado cerca de 200 mortos, considerando que no edifício da TAM Express estariam algumas dezenas de pessoas e que transeuntes também teriam sido vítimas, designadamente automobilistas que se encontravam numa estação de serviço contígua.
Quanto aos passageiros e tripulantes do Airbus desde as primeiras horas que os bombeiros informaram o Governador de São Paulo não terem qualquer expectativa de encontrar sobreviventes, referindo que a temperatura no local do sinistro terá superado os mil graus centígrados.
Por estas informações — embora sem confirmação oficial das vítimas mortais — o acidente ontem com o voo JJ3045 da TAM será o maior da história da aviação comercial brasileira.
Até ontem o maior tinha sido o do voo da GOL em Boeing B737-800 que em Setembro passado se despenhou no estado do Mato Grosso depois de colidir em voo com um jacto Legacy, tendo morrido as 154 pessoas que estavam a bordo.
A última informação da TAM indica que no voo JJ 3054, entre Porto Alegre e São Paulo, “viajavam 162 passageiros 18 funcionários da empresa e seis tripulantes (dois comandantes e quatro comissários), totalizando 186 pessoas a bordo”.
O avião saiu às 17h16 (hora local) da capital do Rio Grande do Sul e a aterragem em São Paulo estava prevista para as 18h50.
O jornal a “Folha de São Paulo” noticiou ainda que a gravação vídeo da aterragem confirma que o avião chegou a tocar a pista e que os especialistas admitem que nessa altura o piloto se tenha apercebido de que não tinha extensão de pista suficiente para imobilizar o aparelho.
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BRASÍLIA – Imagens feitas pela Infraero revelam que o pouso do Airbus da TAM foi feito no ponto normal do aeroporto de Congonhas, mas, inexplicavelmente, em vez de uma desaceleção, houve uma aceleração abrupta da aeronave. A informação é de técnicos do governo envolvidos nas investigações.
O avião da TAM que fazia o vôo 3054, proveniente de Porto Alegre e com 186 pessoas a bordo, derrapou ao pousar na pista nova do aeroporto de Congonhas , atravessou a Avenida Washington Luiz sem tocar no asfalto e explodiu dentro do prédio da TAM Express, a empresa de remessas da própria companhia. Segundo fontes do governo, a velocidade foi tão grande que o avião arrebentou uma mureta de concreto no caminho e, em vez de descer a rampa, passou direto e bateu no prédio.
Segundo essa fonte do governo, em geral, numa filmagem como a que está sendo analisada, um avião leva 16 segundos para sair da tela. O da TAM levou 3 segundos.
- Essa é uma diferença brutal de velocidade – afirmou o técnico. - E mostra uma aceleração inexplicável.
A última imagem mostra ainda que havia muita espuma no pneu do avião. De acordo com o especialista, é como se o reverso estivesse aberto e o piloto tentasse frear.
Segundo a fonte ouvida pelo jornal “O Globo”, parece ter havido indecisão do piloto, mas é prematuro falar em causas do acidente. Os investigadores, porém, não descartam ainda que tenha havido problemas a aeronave. Os fatos serão esclarecidos com a análise dos dados da caixa-preta, que mostrarão o diálogo entre piloto e co-piloto.
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"Os controladores de tráfego aéreo da torre de Congonhas disseram ontem ter pedido o fechamento da pista principal durante as chuvas, como a que caía anteontem. O alerta teria ocorrido segunda, depois que um avião da Pantanal derrapou na mesma pista que o da TAM.
Oficiais da Força Aérea e autoridades da Infraero (estatal que administra os aeroportos) negaram o pedido por entender que não havia perigo.
"Os operadores da torre avisaram que a pista principal deveria ser fechada porque estava sem o "grooving" [ranhuras que garantiriam o escoamento da água e uma maior aderência dos pneus ao solo], mas ninguém no governo quer saber de nada", reclamou Sérgio Oliveira, presidente da Federação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo".
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Muito provavelmente se vai chegar à conclusão que uma sucessão de erros e negligências, levaram ao acidente.
Em aviação estes dois ingredientes, são uma bomba relógio da qual resultam a maioria dos acidentes e incidentes. Raramente resultam de um só erro ou factor.
Hoje é um dia triste para a aviação...
- Anexos
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- A máquina era esta:
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- Registado: 31/5/2006 21:13
charles Escreveu:Bem, esses analistas no fundo o que querem é um pouquinho de tempo de antena, digo eu...., gostaria de perguntar a esses analistas se devido aos acidentes rodoviários se deve parar de construir estradas, ou indo mais fundo na questão se se deve deixar de construir automoveis
, que lógicas as desses tipos
.
não
mas existe uma certeza estatistica que se constrois uma estrada, mais cedo ou mais tarde alguém vai morrer nela
o mesmo para os carros
Bem, esses analistas no fundo o que querem é um pouquinho de tempo de antena, digo eu
...., gostaria de perguntar a esses analistas se devido aos acidentes rodoviários se deve parar de construir estradas, ou indo mais fundo na questão se se deve deixar de construir automoveis
, que lógicas as desses tipos
.



Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Re: Avião cai em São Paulo
[quote="Keyser Soze
vários analistas já alertaram que, tendo em conta os nº de sinistralidade automóvel em Portugal, a deslocação do Aeroporto para 50 km de Lisboa (origem e destino da maioria dos passageiros) levará à morte de passageiros do aeroporto na estrada, o que poderá equivaler (em termos de mortes) à queda de um avião periodicamente
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf[/quote]
Não é o melhor argumento, porque o problema aqui não é o acidente em termos isolados é o facto de uma avião poder cair em cima de prédios, em cima de uma cidade.
vários analistas já alertaram que, tendo em conta os nº de sinistralidade automóvel em Portugal, a deslocação do Aeroporto para 50 km de Lisboa (origem e destino da maioria dos passageiros) levará à morte de passageiros do aeroporto na estrada, o que poderá equivaler (em termos de mortes) à queda de um avião periodicamente
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf[/quote]
Não é o melhor argumento, porque o problema aqui não é o acidente em termos isolados é o facto de uma avião poder cair em cima de prédios, em cima de uma cidade.
- Mensagens: 19
- Registado: 17/4/2006 23:20
Re: penso
macumba Escreveu:que é muito mais perigoso,para os passageiros o risco de morrerem num acidente até lisboa(para os que vão de ´viatura particular,táxi,autocarro etc.para quem fôr de comboio o risco é menor)
Essas estatisticas acho que são pouco adequadas, a brutalidade de 1 acidentes destes é que normalmente ninguem escapa e o numero de vitimas é logo ás centenas.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Re: penso
macumba Escreveu:que é muito mais perigoso,para os passageiros o risco de morrerem num acidente até lisboa(para os que vão de ´viatura particular,táxi,autocarro etc.para quem fôr de comboio o risco é menor)
É... de Comboio tens mais probabilidade de morrer de tédio qdo a porcaria do Alfa fica parado durante horas pq tá a chover...
Sim, já me aconteceu n vezes...
RR
- Mensagens: 57
- Registado: 29/5/2007 7:49
A lista de passageiros fica aqui
http://www.tam.com.br/b2c/jsp/default.j ... tigo=10742
p.s. sem aproveitamentos demagogicos mas, efectivamente um dos argumentos contra a portela é ser aeroporto no quase no meio da cidade eao lado de uma 2ªcircular cheia de viaturas estar um dia sujeita a isto, e já agora há uma questão que penso ser pertinente, não sei se já alguem se terá questionado, quem autoriza bombas de gasolina na 2ª circular com os avioes a passar por cima, sim porque isto deve passar por aprovaçoes camararias, bombeiros protecção civil etc... deixo a questão á discussão dos forenses.
cumpt e bn
http://www.tam.com.br/b2c/jsp/default.j ... tigo=10742
p.s. sem aproveitamentos demagogicos mas, efectivamente um dos argumentos contra a portela é ser aeroporto no quase no meio da cidade eao lado de uma 2ªcircular cheia de viaturas estar um dia sujeita a isto, e já agora há uma questão que penso ser pertinente, não sei se já alguem se terá questionado, quem autoriza bombas de gasolina na 2ª circular com os avioes a passar por cima, sim porque isto deve passar por aprovaçoes camararias, bombeiros protecção civil etc... deixo a questão á discussão dos forenses.
cumpt e bn
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Eu peço desculpa pela minha falta de visão, mas não consigo ver nada de bom na morte de cerca de 200 pessoas. Nem mesmo para o fabricante do avião, que, melhor ou pior, vê sempre "um dos seus" a cair, mesmo que se venha a provar que a culpa não foi do aparelho.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Re: Avião cai em São Paulo
Jiboia Cega Escreveu:A pista do aeroporto de Congonhas e a avenida Washington Luiz têm uma posição geográfica entre si muito parecida ao aeroporto da Portela e a segunda circular. Quem conhece Lisboa sabe que no topo sul da pista há duas estações de serviço da Repsol. Como até hoje parece que não havia maneira de explicar a algumas pessoas, principalmente políticos, que o aeroporto da Portela acarreta riscos, pode ser que com este exemplo percebam de vez...
sem dúvida que este acidente vai ser usado como argumento contra a Portela
mas até que ponto é que podemos comparar com a Portela ?
o acidente parece ter sido causado por deficiente drenagem da água da pista (foram feitas obras recentes defientes que terminaram no dia 30 de Junho), como choveu muito, o avião não consegiu travar a tempo e saiu de pista (ou tentou levantar de novo)
as pistas no Aeroporto de S.Paulo têm uma extensão (em metros):
17R/35L 1,940
17L/35R 1,435
na Portela (a extensão é significativamente mais superior, poderemos especular que na Portela este acidente não teria acontecido) :
03/21 3,805
17/35 2,400
o nº de mortes em terra terá sido entre 15 a 20 pessoas.
vários analistas já alertaram que, tendo em conta os nº de sinistralidade automóvel em Portugal, a deslocação do Aeroporto para 50 km de Lisboa (origem e destino da maioria dos passageiros) levará à morte de passageiros do aeroporto na estrada, o que poderá equivaler (em termos de mortes) à queda de um avião periodicamente
PS: Jibóia trabalhando vc na indústria, qual a sua opinião acerca deste artigo que defende que a recusa de slots na Portela é um falso argumento
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... tsform.pdf
re
situação seguida na Rede Globo:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html
- Mensagens: 1620
- Registado: 17/11/2005 1:02
Avião cai em São Paulo
A pista do aeroporto de Congonhas e a avenida Washington Luiz têm uma posição geográfica entre si muito parecida ao aeroporto da Portela e a segunda circular. Quem conhece Lisboa sabe que no topo sul da pista há duas estações de serviço da Repsol. Como até hoje parece que não havia maneira de explicar a algumas pessoas, principalmente políticos, que o aeroporto da Portela acarreta riscos, pode ser que com este exemplo percebam de vez...
Avião com 170 pessoas a bordo sai da pista em São Paulo e provoca incêndio
18.07.2007 - 00h02 AFP, PUBLICO.PT
Um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM, com 170 pessoas a bordo, falhou hoje a aterragem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando chegava de Porto Alegre e colidiu com um depósito de combustível, o que causou um incêndio. Seis vítimas já foram resgatadas e transportadas para hospitais.
No acidente, o avião perdeu o controlo durante manobras na pista e saiu do perímetro do aeroporto, atravessando a avenida Washington Luiz. Foi embater contra um depósito que fica do lado oposto, segundo a "Folha de São Paulo" online.
No local estão já uma equipa da TAM e bombeiros com operações de segurança em curso.
A TAM diz ainda que já activou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares, acrescenta o jornal.
A Infraero, empresa estatal que administra os aeroportos brasileiros, suspendeu todos os voos e descolagens.
Avião com 170 pessoas a bordo sai da pista em São Paulo e provoca incêndio
18.07.2007 - 00h02 AFP, PUBLICO.PT
Um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM, com 170 pessoas a bordo, falhou hoje a aterragem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando chegava de Porto Alegre e colidiu com um depósito de combustível, o que causou um incêndio. Seis vítimas já foram resgatadas e transportadas para hospitais.
No acidente, o avião perdeu o controlo durante manobras na pista e saiu do perímetro do aeroporto, atravessando a avenida Washington Luiz. Foi embater contra um depósito que fica do lado oposto, segundo a "Folha de São Paulo" online.
No local estão já uma equipa da TAM e bombeiros com operações de segurança em curso.
A TAM diz ainda que já activou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares, acrescenta o jornal.
A Infraero, empresa estatal que administra os aeroportos brasileiros, suspendeu todos os voos e descolagens.
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