Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Regionalização SIM ou Não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 18/5/2010 0:40

mcarvalho Escreveu:Marco

Onde tinham os bancos a sede?

Onde estavam as maiores fábricas?

Onde esram pagos os impostos?

Onde estão agora?

que interessa ser independente se tudo continua na mesma e ainda por cima com mais oportunistas, e tachistas a quem vais ter de pagar?.. ou quem sugeres?. em quem confias?

abraço

mcarvalho

Acho que o BCP e o BPI estão cá no Porto...

Acho que a Sonae e uma parte da PT está no norte (Aveiro e Porto)

Não faço ideia dos números, mas tenho a certeza que as despesas são melhor controladas próximo das regiões... e é certo que em cada região não precisamos de 300 deputados... bastam 120...

Registado: 7/4/2007 17:13

por mcarvalho » 18/5/2010 0:31

Marco

Onde tinham os bancos a sede?

Onde estavam as maiores fábricas?

Onde esram pagos os impostos?

Onde estão agora?

que interessa ser independente se tudo continua na mesma e ainda por cima com mais oportunistas, e tachistas a quem vais ter de pagar?.. ou quem sugeres?. em quem confias?

abraço

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Marco Martins » 18/5/2010 0:25

mcarvalho Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Quem neste momento é a favor da regionalização ou mesmo independência do Norte?

Se as Capitais podem receber todos os fundos e exigir impostos ao país para continuar as suas obras, porque não o Norte ter uma Capital também?

Façam-se movimentos de independência pelo Norte e eu participarei nas manifestações e greves.

Se em Espanha podem pedir independência de regiões, porque não o fazemos também???

Olá Marco

é uma boa questão

só que o Norte foi sempre Independente ... Conquistou Lisboa e os Algarves..

O Problema está nos Nortenhos.. vão para Lisboa e ficam deslumbrados com as as lampadinhas todas acesas, com as casas muito altas, com as mulheres insinuantes , com o barulho e a agitação.. Passado pouco tempo, vendem as terrinhas dos pais por tuta e meia, compram um veículo topo de gama a crédito, trocam a mulher que sempre os acompanhou por uma ,, tia qualquer e quando lhe perguntam de onde é respondem com "vergonha" das suas origens e dos seus honrados pais... Sou de Cascais .. e muitos trairam a confiança de quem neles tão orgulhosamente confiou e VOTOU

abraço

mcarvalho

Eu até gosto da malta de Lisboa .. onde tenho grandes amigos
Detesto é os parolos nortenhos que se deixam iludir e são os principais traidores do Norte.

Vejam donde são a grande maioria dos Politicos.. desde tempos remotos.. Quasi todos do interior

Que fizeram?... ir roubar as suas riquezas ... abusando da confiança que os seus conterraneos neles depositavam

EU SOU CONTRA ..

Também tenho muita família em Lisboa, mas a questão aqui não é ser contra as pessoas do norte, centro ou sul... é ser contra aquilo que temos assistido constantemente....

Se o Norte reclama independência terá de ser responsável pela sua produção industrial e pelas suas despesas...

Mas acima de tudo teremos uma Capital nossa, nem que seja em Vila Real ou na Régua, mas seguramente ficará mais perto de todo o Norto....

por mcarvalho » 18/5/2010 0:19

Marco Martins Escreveu:Quem neste momento é a favor da regionalização ou mesmo independência do Norte?

Se as Capitais podem receber todos os fundos e exigir impostos ao país para continuar as suas obras, porque não o Norte ter uma Capital também?

Façam-se movimentos de independência pelo Norte e eu participarei nas manifestações e greves.

Se em Espanha podem pedir independência de regiões, porque não o fazemos também???

Olá Marco

é uma boa questão

só que o Norte foi sempre Independente ... Conquistou Lisboa e os Algarves..

O Problema está nos Nortenhos.. vão para Lisboa e ficam deslumbrados com as as lampadinhas todas acesas, com as casas muito altas, com as mulheres insinuantes , com o barulho e a agitação.. Passado pouco tempo, vendem as terrinhas dos pais por tuta e meia, compram um veículo topo de gama a crédito, trocam a mulher que sempre os acompanhou por uma ,, tia qualquer e quando lhe perguntam de onde é respondem com "vergonha" das suas origens e dos seus honrados pais... Sou de Cascais .. e muitos trairam a confiança de quem neles tão orgulhosamente confiou e VOTOU

abraço

mcarvalho

Eu até gosto da malta de Lisboa .. onde tenho grandes amigos
Detesto é os parolos nortenhos que se deixam iludir e são os principais traidores do Norte.

Vejam donde são a grande maioria dos Politicos.. desde tempos remotos.. Quasi todos do interior

Que fizeram?... ir roubar as suas riquezas ... abusando da confiança que os seus conterraneos neles depositavam

EU SOU CONTRA ..
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por LTCM » 17/5/2010 23:52

CRocha Escreveu: E talvez baixar os impostos a empresas e á actividade agrícola nessas zonas isoladas.

Isso já existe há vários anos.

Incentivos fiscais à interioridade
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Marco Martins » 17/5/2010 23:50

Atomez Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Se em Espanha podem pedir independência de regiões, porque não o fazemos também???

Se calhar porque isto é uma região. A única que conseguiu manter-se independente de Madrid. (até ver)

:lol:

Mas não acredito que aguente muito mais tempo... pelo andar da carruagem daqui a 6 meses teremos concurso para a nova ponte do TGV e certamente o Aeroporto.

O que irá acontecer? É óbvio!!!
- A diferença entre a Capital e o resto do país vai-se acentuar!!!!
Acabaram-se os Reis, mas os lordes continuam todos a fazer o mesmo!!! A gastar apenas na casa real e a aumentar impostos para os seus vícios!!!

Prefiro um país no caos do que um país só para alguns....

por atomez » 17/5/2010 23:41

Marco Martins Escreveu:Se em Espanha podem pedir independência de regiões, porque não o fazemos também???

Se calhar porque isto é uma região. A única que conseguiu manter-se independente de Madrid. (até ver)
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Marco Martins » 17/5/2010 23:35

Quem neste momento é a favor da regionalização ou mesmo independência do Norte?

por sharpyn » 8/7/2007 17:02

Sim CRocha era isso que eu queria dizer.Longe de querer outra reforma agrária etc etc :wink:
God save the Money!

Registado: 7/5/2007 1:50

por CRocha » 7/7/2007 23:50

sharpyn Escreveu:Com tantos campos por ai abandonados por esse interior a fora acho que seria uma boa ideia ceder terras a imigrantes que quisessem trabalhar a terra.Isso combatia a desertificação e permitia diluir assimetrias demográficas cada vez mais acentuadas.

Isso e muito bonito mas seria um atentado a propriedade privada.
Tipo o que se fez no alentejo com as coutadas de caça.
Os direitos dos proprietários têm de ser mantidos.
O que deviam fazer era facilitar a vinda de emigrantes para trabalharem nessas áreas, com menos burocracia na legalização caso eles ficassem nessa zona por um período significativo.
E talvez baixar os impostos a empresas e á actividade agrícola nessas zonas isoladas.
Talvez isso atraísse gente para essas regiões.
Julgo eu.

Registado: 21/3/2007 23:08

por sharpyn » 7/7/2007 0:41

Fiquei agradado por o Governo Português no âmbito da Presidência Europeia fazer reuniões pelo país a fora.Seja a imitar os outros países ou não considero a decisão de louvar.
God save the Money!

Região norte reclama 8 mil milhões de euros do QREN

por sharpyn » 4/7/2007 14:41

A região norte espera receber, no mínimo, uma verba de oito mil milhões de euros no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) no período de 2007 a 2013, anunciou esta manhã a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) em conferência de imprensa.

Já certo é que o PONorte – Programa Operacional Regional do Norte vai receber um envelope financeiro de mais de 2,7 mil milhões de euros.

Carlos Lage, presidente da CCDR-N, afirmou que "seria redutor, absurdo até, dizer que a região receberia só esta verba [de 2,7 mil milhões de euros]". Cerca de 70% deste montante está consagrado à estratégia de Lisboa, tendo sido "ultrapassada a média nacional".

Entre os programas do PONorte está o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, um projecto há muito reclamado pela região e que agora se irá concretizar.

Este projecto do Douro enquadra-se no eixo prioritário dois do PONorte de valorização económica de recursos específicos. Este eixo tem uma verba alocada de 280 milhões de euros. Mas a CCDR-N espera ter também uma palavra importante relativamente à captação de recursos financeiros dos três programas temáticos do QREN.

Para isso elaborou sete agendas temáticas prioritárias que reúnem um conjunto de peritos da região: Ana Teresa Tavares, vice reitora da Universidade do Porto, Mário Jorge Leitão, director do Inesc Porto, Vergílio Folhadela, da fundação de Serralves, entre muitos outros.

Este grupo de peritos vai desenvolver e identificar projectos a candidatar ao QREN. São iniciativas para um horizonte até 2010.

Entre essas agendas constam projectos que já estão a ser elaborados, um deles tem a ver com a criação de um grande pólo na área das ciências da saúde, com vocação internacional. Há ainda um outro projecto na área das indústrias criativas, no qual a CCDR-N tem a vindo a trabalhar com a Casa da Música e com a Fundação de Serralves.

"Não estamos a partir do nada. Estamos a trabalhar há meses com vários actores regionais", esclareceu Carlos Lage. "Destas sete agendas temáticas esperam obter-se, não mais estudos, mas verdadeiros programas de acção em áreas seleccionadas", acrescentou o presidente da CCDR-N.

Fonte:Jornal de Negócios
God save the Money!

por sharpyn » 4/7/2007 8:53

Com tantos campos por ai abandonados por esse interior a fora acho que seria uma boa ideia ceder terras a imigrantes que quisessem trabalhar a terra.Isso combatia a desertificação e permitia diluir assimetrias demográficas cada vez mais acentuadas.
God save the Money!

por sharpyn » 3/7/2007 20:08

Eu gosto de discutir Portugal :)
Sou um bocado suspeito mas e o país do mundo que mais gosto.
Pode ter muitos defeitos , mas é o meu país!
God save the Money!

por CRocha » 3/7/2007 9:05

CRocha Escreveu:(..)
O problema em Portugal e que zonas povoadas, que sempre foram povoadas, estao a ser esvaziadas.
O problema de Portugal e estar-mo-nos a tornar numa cidade-estado-pais.
Discutam esse problema.
Discutam Portugal.
Discuatam se querem um pais com uma cidade-capital e mais nada.
Queremos apenas e so mato no resto do pais?
Queremos matar as cidades menores?
Deixar que um dia que o Porto seja apenas a Ribeira e as Caves para trazer turistas no Verao e ficar deserto no Inverno? E pouco mais?
Que Coimbra seja a Universidade, porque ate nem fica assim tao mal ter uma cidade estudantes, mas vazia no Verao? Sem industria ou comercio ou servicos e empresas proprias? Nao queremos mais?
Devemos esvaziar Chaves e a Guarda? Para que gastar dinheiro dos nosso impostos, com hospitais e centros de saude? Eles que venham para o litoral para a beira da gente e se deixem de coisas? E isso que devemos fazer?
Nao as cidades menores, nao tem escala,ainda, que a tenham para pagar impostos, disso nao se isentam, mas para mais nao servem, entao que se faz? Deita-se abaixo? Usa-se como pedreira ou fonte de entulho?
Algumas podem ficar ate, sao engracadas.
Podiamos fazer um museu ao ar livre com Braganca e Covilha? Talvez, nao?
Outras poderia tirar-se fotografias e fazer videos e recordar na memoria, sempre para pouco servem e sao pequenas demais... Comecamos por Viseu e Vila Real?
Vamos poupar, levar tudo para o mesmo sitio, depositar o dinehiro dos impostos no mesmo lugar, fazer uma mega-cidade, saudavel de se viver, e acabar cm esta ideia de solidariedade e coesao territorial e nacional.
E recusaremos o dinheiro de bruxelas, pago solidariamente pelos impostos dos outros paises ao abrigo dos programas de coesao e cresciemnto da uniao europeia. Mas nao por simples coerencia!!
Nao, nada disso, porque sim, ai entao seremos um pais grande e crescido e bem gerido, com uma grande cidade e muito espaco a volta para visitar e nao remos preciasar, pois teremos atingido o patamar maximo de desenvolvimento!
E isto que se quer nao e?

por CRocha » 3/7/2007 9:04

Badajoz e Extremadura, Andaluzia tambem nao e Castela, pergunta a qualquer andaluz.
Ate agora falo-se do deserto demografico da andaluzia e das cidades da extremadura fronteiras ao nosso alentejo.

Mas ja chega de debater Espanha!!!
Gostava que alguem quisesse discutir Portugal!!

por Rui12ld » 3/7/2007 8:55

CRocha Escreveu:
Rui12ld Escreveu:(...)
Ou seja o modelo espanhol despovou por completo o interior e o ocidente de Espanha. Não é um exemplo a seguir em nada.

Abraço

Rui,nao foi o modelo, espanhol ou nao, de regionalizacao que despovoou certas areas de Espanha.
Nao.
Elas nunca foram povoadas.
Por causa do clima e do solo.
Como o nosso Alentejo, sempre houve mais espaco do que gente.

Não é verdade, historicamente Castela foi sempre a zona mais povoada de Espanha, isto pq o que interessava era a terra fertil e a produção de trigo.
Dai o dominío castelhano face aos restantes territórios.

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por CRocha » 3/7/2007 0:11

Rui12ld Escreveu:(...)
Ou seja o modelo espanhol despovou por completo o interior e o ocidente de Espanha. Não é um exemplo a seguir em nada.

Abraço

Rui,
nao foi o modelo, espanhol ou nao, de regionalizacao que despovoou certas areas de Espanha.
Nao.
Elas nunca foram povoadas.
Por causa do clima e do solo.
Como o nosso Alentejo, sempre houve mais espaco do que gente.

Mas porque se esta ha ja nao sei quantos postes a discutir Espanha?

O problema em Portugal e que zonas povoadas, que sempre foram povoadas, estao a ser esvaziadas.
O problema de Portugal e estar-mo-nos a tornar numa cidade-estado-pais.
Discutam esse problema.
Discutam Portugal.
Discuatam se querem um pais com uma cidade-capital e mais nada.
Queremos apenas e so mato no resto do pais?
Queremos matar as cidades menores?
Deixar que um dia que o Porto seja apenas a Ribeira e as Caves para trazer turistas no Verao e ficar deserto no Inverno? E pouco mais?
Que Coimbra seja a Universidade, porque ate nem fica assim tao mal ter uma cidade estudantes, mas vazia no Verao? Sem industria ou comercio ou servicos e empresas proprias? Nao queremos mais?
Devemos esvaziar Chaves e a Guarda? Para que gastar dinheiro dos nosso impostos, com hospitais e centros de saude? Eles que venham para o litoral para a beira da gente e se deixem de coisas? E isso que devemos fazer?
Nao as cidades menores, nao tem escala,ainda, que a tenham para pagar impostos, disso nao se isentam, mas para mais nao servem, entao que se faz? Deita-se abaixo? Usa-se como pedreira ou fonte de entulho?
Algumas podem ficar ate, sao engracadas.
Podiamos fazer um museu ao ar livre com Braganca e Covilha? Talvez, nao?
Outras poderia tirar-se fotografias e fazer videos e recordar na memoria, sempre para pouco servem e sao pequenas demais... Comecamos por Viseu e Vila Real?
Vamos poupar, levar tudo para o mesmo sitio, depositar o dinehiro dos impostos no mesmo lugar, fazer uma mega-cidade, saudavel de se viver, e acabar cm esta ideia de solidariedade e coesao territorial e nacional.
E recusaremos o dinheiro de bruxelas, pago solidariamente pelos impostos dos outros paises ao abrigo dos programas de coesao e cresciemnto da uniao europeia. Mas nao por simples coerencia!!
Nao, nada disso, porque sim, ai entao seremos um pais grande e crescido e bem gerido, com uma grande cidade e muito espaco a volta para visitar e nao remos preciasar, pois teremos atingido o patamar maximo de desenvolvimento!
E isto que se quer nao e?

por Rui12ld » 2/7/2007 22:10

Jiboia Cega Escreveu:
Rui12ld Escreveu: Relativamente a Badajoz, se retirarem Sevilha, Cordoba e Salamanca do mapa vejam qual é a cidade espanhola mais relevante a seguir.

Abraço

Rui, o que é que isto quer dizer? :shock:

Quer dizer que é Madrid que fica a 400 km ou Valladolid que fica a mais de 400 kms.

A parte ocidental de Espanha é uma desgraça se comparada com o arco mediterrânico. As 2 unicas cidades espanholas com mais de 400.000 habitantes!!! a ocidente de Madrid são Valladolid e Sevilha. Estamos a falar de mais de metade do país (11/20)!!

Por contraste no arco mediterrâncio temos 3 das 4 provincias da Catalunha (que são super industrializadas), Barcelona, Valência, Alicante etc.

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por Jiboia Cega » 2/7/2007 21:50

Rui12ld Escreveu: Relativamente a Badajoz, se retirarem Sevilha, Cordoba e Salamanca do mapa vejam qual é a cidade espanhola mais relevante a seguir.

Abraço

Rui, o que é que isto quer dizer? :shock:

Registado: 21/3/2006 10:46

por CRocha » 2/7/2007 19:12

sharpyn Escreveu:Churchill dizia que a Democracia não era um sistema perfeito mas era o sistema mais perfeito que ele conhecia.Não sei em que nível ficará a violência nesta avaliação lol :mrgreen:

E la esta, tinha toda a razao!!!
Por isso e que ele perdeu as eleicoes apesar de ter ganho a guerra!!
Se tivesse partido para a violencia tinha ficado no poder, ah pois tinha!!
Ele ate era bom a dar pancada nos alemaes!!
Bem razao tinha ele em dizer que para ele era imperfeita a democracia!:)

por sharpyn » 2/7/2007 19:05

Churchill dizia que a Democracia não era um sistema perfeito mas era o sistema mais perfeito que ele conhecia.Não sei em que nível ficará a violência nesta avaliação lol :mrgreen:
God save the Money!

por CRocha » 2/7/2007 18:58

Ainda andamos a discutir isto?!
Ja nao ficou mais que claro que eu tenho razao, que se deve regionalizar e acabou?!
Acho que vou ter de partir para a violencia!!
:)

por sharpyn » 2/7/2007 18:53

Rui12ld não tenho a mm interpretação que tu.Não vejo o investimento em cidades médias como uma dispersão de recursos.Vejo antes pelo prisma de maior equilíbrio territorial, melhor qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades médias do que numa grande metrópole (nome a que davam a Lisboa nos tempos coloniais), melhor exploração da diversidade e riqueza que cada cidade pode oferecer.
God save the Money!

por rmachado » 2/7/2007 11:28

Desculpem lá a achega, e li o resto do tópico na diagonal..

Mas mesmo os Espanhóis (não todos claro está) se queixam do centralismo de Madrid/Barcelona e outras 2 ou três cidades.

O problema não é a forma de governo, mas sim o governo em si. Ou seja as politicas e mentalidades que incentivem o desenvolvimento mais equilibrado entre várias regiões.

Eu continuo a perguntar qual é a verdadeira razão por não se apostar em cidades médias em Portugal. É que se fala do excesso de pessoas no Litoral, mas cidades tipo Coimbra, Aveiro e outras do litoral não conseguem ser apostas para muito tipo de empresas. pq? é só ver que Aveiro tem talvez 70000/80000 habitantes (o concelho) e mesmo assim não tem o dinamismo que devia... e pq?

Registado: 24/8/2004 10:42

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Mar58, TTM62 e 63 visitantes