Caldeirão da Bolsa

SCO - O mistério do 1,40

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lois » 28/5/2007 7:20

parece-me q esse target está quase superado!!! continua cheia de força!!!
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

Não percebi

por JUKIMSUNG » 27/5/2007 23:26

GAB Escreveu:LICAN,

1,57 + 0,57 = 2,14

Em termos percentuais(projecção) daria 2,46

que conta é essa???

Registado: 7/3/2007 19:42

por GAB » 27/5/2007 23:11

LICAN,

1,57 + 0,57 = 2,14

Em termos percentuais(projecção) daria 2,46
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

2.15

por StockGalaxy » 27/5/2007 21:24

Target 2.15 Eur?

Com o volume que tem vindo a fazer não me admirava de chegar a 100% da amplitude do canal que acabou de romper em alta na semana passada.

Lican.
Anexos
SCO.gif
SCO.gif (0 Bytes) Visualizado 3851 vezes
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

Re: Entrada de fundos

por JAS » 27/5/2007 19:39

scpnuno Escreveu:Abraço (para o Jas, e uma vez que isto está empatado, vai beijoca)

Vocês ganharam mas foi naquele último minuto em que tínhamos um de fora magoado...

Bjs,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por scpnuno » 27/5/2007 16:49

MOHAMED Escreveu:Tenho a impressão que o mercado achou que a SCO de pois do aeroporto de Macau será a construtora portuguesa com melhores condições para atacar a OTA.

Mohamed, a construção do aeroporto de Macau foi 15 anos atras. 90% das pessoas que estiveram ligadas a essa obra já não estão na SCO. Há uns anos atras houve um "exodo" do pesssoal de Macau para outra construtora (julgo que a Contacto, mas não teho a certeza) - portanto, o "capital humano" que poderia ter valor, já não existe.
O aeroporto de Macau foi uma obra "diferente" por ter sido feito dentro de agua (pareçe que a OTA também, mas as tecnicas são diferentes, isso o Jas explica melhor que eu)
Concordo com o Jas, se houver OTA, ainda falta muito, não sei se vai haver OTA nem sequer garanto que a OTA seja na OTA. Daí á SCO ganhar a obra ..uiiii, vai distancia....

JAS Escreveu:Tem havido as mais diversas explicações para o "fenómeno da subida":
- o perdão da dívida a Angola (maravilha...)
- ter ganho o metro de Telavive (onde são tem 20% do consórcio)
- estar a concorrer ao metro de Miami (com mais alguns 25...)
- estar na lista de entrada no PSI.20 (esquecem-se da REN...)
- e agora essa tua da OTA...

Acontece que:
- A OTA começa daqui a 3 ou 4 anos, se começar, e ainda falta muito;
- O negócio é essencialmente financeiro e os leaders de qualquer consórcio que queira concorrer serão os Bancos;
- Neste momento há apenas um consórcio já constituído para esse efeito (BCP-CGD-Brisa-Mota-Teixeira Duarte)(*1) e a SCO nem sequer lá está;

Um abraço,
JAS

(*1) - Não me lembro se o BES também está no consórcio mas penso que sim.

Jas, eu (como sabes) tenho ficado com os cabelos em pé com essas explicações. A que falta é que vem o lobisomem á noite comer os traders que não comprarem SCO...
São o mais perfeito exemplo de "explicações que não explicam nada"

Eu que não vou com a AT, e especialmente em empresas de cá, que se conhecem, gosto da AF, digo e redigo que a SCO não triplicou de valor nos ultimos meses. Não, nem perto. Com jeitinho, as continhas bem feitas, vale o mesmo ou menos ainda.
Que se passa alguma coisa, não tenho a menor duvida. Que há quem sabe, também não duvido.
Mas estas explicações são só e apenas areia para os olhos.

Jas, o BES se não está directamente nesse consórcio, está indirectamente. Com a pipa de massa que a Mota Engil deve ao BES, eles estão onde a MotaEngil estiver.

Abraço (para o Jas, e uma vez que isto está empatado, vai beijoca)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

JAS

por JUKIMSUNG » 27/5/2007 15:48

Independentemente do horizonte temporal, o que os fundos fazem é exactamente isso, antecipação.

faltem 3 ou 4 anos, já é certo que vai haver Aeroporto e quem o vai fazer são maioritariamente construtoras portuguesas. Provavelmente aquilo vai dar para todas e vão andar muito entretidas a amealhar muitos Milhões.

Não me venha vender que a SCO está a ter uma reacção técnica inexplicável a cada máximo que alcança.

Aliás pedia-lhe que fizesse aqui um daqueles gráficos de fecho semanal também aqui para poder-mos comparar com o da TDU... ou a comparação não lhe interessa???

Lembra-se que aqui foi dito há dias que ela ía ter um grande aumento de volume quando quebrasse/ testasse 1,80. Veja o que escreveu aqui neste post. Houve alturas em que parecia que achava que a SCO ía descer e a TDU subir para que um cenário de concentração fosse atingido com coeficiente 2,30.

Pois é enganou-se e a diferença de valorização entre uma e outra foi mais de 30% em poucos dias.

Alguém achou que a SCO era uma empresa muito barata e caminha a passos largos para 200% de valorização anual (próximo dos 2,30) e a coisa é capaz de não ficar por aí.

Os cenários podem ser muitos, entre fusões, aquisições, parcerias para atacar grandes contratos, exposição a mercados externos, melhor divulgação das empresas em causa, maior visibilidade devido à estrondosa performance do PSI, etc...

Mas uma coisa é certa o mercado é que manda e está a mostrar-nos um caminho que é o de subida (eufórica ainda por cima).

Depois um dia voltaremos a falar dos seus coeficientes que parece que o enganaram e bem. A mim não enganaram nem por 1 segundo e disse-lhe isso mesmo várias vezes.

Depois um dia o JAS e o MIDAS mudam-se para a SCO de armas e bagagens, mas para já deixam correr os lucros na TDU. Fazem bem, mas podiam estar a fazer bem melhor...

São opções!

Eu já optei mal e saí a 1,94 mas pode ser que regresse em breve e nunca acima de 2,30.

2,00/2,30 --- desses 15% ainda quero pelo menos 10%.
BN

por JAS » 27/5/2007 14:46

MOHAMED Escreveu:Tenho a impressão que o mercado achou que a SCO de pois do aeroporto de Macau será a construtora portuguesa com melhores condições para atacar a OTA.

Tem havido as mais diversas explicações para o "fenómeno da subida":
- o perdão da dívida a Angola (maravilha...)
- ter ganho o metro de Telavive (onde são tem 20% do consórcio)
- estar a concorrer ao metro de Miami (com mais alguns 25...)
- estar na lista de entrada no PSI.20 (esquecem-se da REN...)
- e agora essa tua da OTA...

Acontece que:
- A OTA começa daqui a 3 ou 4 anos, se começar, e ainda falta muito;
- O negócio é essencialmente financeiro e os leaders de qualquer consórcio que queira concorrer serão os Bancos;
- Neste momento há apenas um consórcio já constituído para esse efeito (BCP-CGD-Brisa-Mota-Teixeira Duarte)(*1) e a SCO nem sequer lá está;

Um abraço,
JAS

(*1) - Não me lembro se o BES também está no consórcio mas penso que sim.

Entrada de fundos

por JUKIMSUNG » 27/5/2007 12:16

Tenho a impressão que o mercado achou que a SCO de pois do aeroporto de Macau será a construtora portuguesa com melhores condições para atacar a OTA.

Isto é capaz de estar a ser um dos motivos para tão grande valorização.

Vou tentar observar amanhã de manhã mas se calhar os 2 Eur são apenas uma resistênci psicológica e a SCO se deixar esta resistência para trás depressa ultrapassa os 2,30 mais rapidamente do que eu estava à espera.

De qualquer maneira saí a 1,94 para entrar na JM e já perdi 2% com a troca.

Por outro lado acho que um descanso da guerreira lhe fazia bem, mas não posso é dizer que uma subida de 15% (2,30) lhe faça mal.

Se for necessário vou ter que reentrar.

Não vá o propósito do mercado atirar-me borda fora para continuar a subir a SCO com violência e na esperança que eu regresse muito mais à frente.

BN

por luis.gomes » 26/5/2007 18:25

Boas,

Deixo o gráfico.
Também saí a 2,01 pois também estou com receio que as subidas parem por aqui... se isso não acontecer paciência, mas é preferível sair com lucro e preservar o capital do que arriscar e perder algum.

Do meu ponto de vista no curto prazo está Overbought mas o volume tem claramente aumentado, no entanto, continuo a estranhar a falta de notícias. A possível entrada no PSI20 será apenas em Julho e do meu ponto de vista não justifica todas estas entradas dos bancos. Segundo me lembro estão lá Millennium, Santander e Deutch Bank, né?

Abraço,

LG
Anexos
scoae.png
scoae.png (0 Bytes) Visualizado 4290 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por Nyk » 26/5/2007 11:33

Os títulos da Soares da Costa fixaram um novo máximo histórico na sessão de hoje, nos 2,04 euros, depois de uma valorização de mais de 12%, com a construtora a ser animada pela entrada dos fundos no seu capital e a beneficiar da expectativa quanto a uma eventual entrada no PSI-20.

As acções da empresa liderada por Manuel Fino [Cot] seguiam a valorizar 9,89% para 2,00 euros, tendo atingido o valor mais elevado de sempre ao cotar nos 2,04 euros, após uma subida de mais de 12%.

Com a valorização de hoje, a Soares da Costa completa um ciclo de sete sessões em alta. Só nos cinco dias desta semana, a construtora regista uma valorização superior a 20% que contribui para o ganho acumulado de 189% desde o início do ano. À cotação actual, a Soares da Costa está avaliada em 320 milhões de euros.

A construtora "tem beneficiado do reforço dos fundos nacionais no seu capital", explicou um operador ao Jornal de Negócios Online, acrescentando que "a Soares da Costa tem ganho visibilidade e quando um fundo aumenta posição numa cotada é comum seguirem-se outros".

Com efeito, no início da semana, os fundos do Millennium bcp anunciaram que aumentaram a participação na empresa para 6,66%. Também os fundos geridos pelo Santander reforçaram as suas posições no capital da construtora, passando a controlar 2,87%.

Um outro factor que tem contribuído para a subida dos títulos da Soares da Costa em bolsa é a possibilidade da empresa vir a ingressar no PSI-20. Segundo o Millennium bcp investimento, a Soares da Costa e a Teixeira Duarte serão promovidos para o índice principal, substituindo a Cofina e a Novabase.

O analista João Mateus justifica a entrada dos dois papeis com o valor transaccionado desde Janeiro. A Euronext Lisbon deverá, segundo o Millennium bcpi, anunciar a nova composição do PSI-20 até 15 de Junho, efectivando-se a alteração em Julho.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Broker_Invest » 25/5/2007 23:11

Touro Escreveu:Esta semana a Luísa Bessa aplicou a metáfora do balão às lutas fratricidas pelo poder no BCP. Dizia a Ilustre Jornalista que "o balão enche, enche... mas não rebenta, esvazia".

Bem, esta metáfora também pode ser aplicada a alguns títulos da Bolsa. Nem tudo o que enche, rebenta. E mais, há casos até em que não esvazia, ou esvazia lentamente.

Não estou a dizer que é este o caso da SCO, só mais tarde se saberá, agora o que digo é que este enchimento até agora não deu qualquer sinal de falta de resistência do balão, e poderá ainda encher muito mais.

Estes casos estão tratados nos manuais de Bolsa, geralmente vende-se quando sobe muito, acabando por ser um erro, pois a subida continua. O que me parece importante é saber se a subida é fundamentada, caso seja, há que acompanhar a subida.

Lembram-se da Altri? Quanto subiu desde que se começou a dizer que o balão estava cheio prestes a rebentar? Há balões com grande resistência mecânica.

A Altri em cerca de dois anos e meio subiu 1540%, a SCO, no mesmo período, subiu 400%. Para igualar a Altri, ainda lhe falta subir quase 230%. Mas não esqueçamos que a Altri ainda não parou de subir, e mais, o balão ainda não deu sinais de cedência.

Não é minha intenção justificar a subida da SCO com a da Altri, o que quero reforçar é a ideia de que quando nos parece que uma acção já subiu muito, isso pode ser apenas uma ilusão. Há acções que sobem muito, de facto, devido a reestruturações, gestão mais profissional, entrada em novas áreas de negócio.

Touro

Não podes mesmo comparar a subida da ALTRI com SCOAE, além disso são négocios totalmente diferentes, um é área da Pasta de Papel e venda do produto final, que está a ter uma procura enorme a nível mundial, face a lei da procura e da oferta as empresas que existem a nível mundial não chegam para ecomendas, é só ver os resultados de todas as empresas do sector da pasta-papel; Agora no sector da construção a coisa é bem diferente, temos os nossos vizinhos espanhois que são "colosos" juntando as outras construtoras a nível europeu e mundial, nós somos "pequeninos", as empresas portuguesas tomam sub-empretadas em obras internacionais,neste caso consorcios eles nunca ganham na totalidade, agora é um facto que a SC é a empresa mais barata do Sector, mas amigo, eu acredito numa correção deste titulo pra breve, estamos a beira das ferias de verão. O balão se não arrebentar o que é optimo, ao menos vai esvaziando para futuras entradas.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Touro » 25/5/2007 22:16

Esta semana a Luísa Bessa aplicou a metáfora do balão às lutas fratricidas pelo poder no BCP. Dizia a Ilustre Jornalista que "o balão enche, enche... mas não rebenta, esvazia".

Bem, esta metáfora também pode ser aplicada a alguns títulos da Bolsa. Nem tudo o que enche, rebenta. E mais, há casos até em que não esvazia, ou esvazia lentamente.

Não estou a dizer que é este o caso da SCO, só mais tarde se saberá, agora o que digo é que este enchimento até agora não deu qualquer sinal de falta de resistência do balão, e poderá ainda encher muito mais.

Estes casos estão tratados nos manuais de Bolsa, geralmente vende-se quando sobe muito, acabando por ser um erro, pois a subida continua. O que me parece importante é saber se a subida é fundamentada, caso seja, há que acompanhar a subida.

Lembram-se da Altri? Quanto subiu desde que se começou a dizer que o balão estava cheio prestes a rebentar? Há balões com grande resistência mecânica.

A Altri em cerca de dois anos e meio subiu 1540%, a SCO, no mesmo período, subiu 400%. Para igualar a Altri, ainda lhe falta subir quase 230%. Mas não esqueçamos que a Altri ainda não parou de subir, e mais, o balão ainda não deu sinais de cedência.

Não é minha intenção justificar a subida da SCO com a da Altri, o que quero reforçar é a ideia de que quando nos parece que uma acção já subiu muito, isso pode ser apenas uma ilusão. Há acções que sobem muito, de facto, devido a reestruturações, gestão mais profissional, entrada em novas áreas de negócio.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

A bolsa às vezes chega a assustar!

por Jiboia Cega » 25/5/2007 22:12

Isto hoje mais um dia de loucos e acho que um dos mais loucos fui eu a entrar a 1,90! Depois de fechar a sessão fui analisar friamente o dia de hoje e os últimos dias e realmente começo a ficar apreensivo com subidas seguidas muito fortes.

Para a semana é aconselhável vigilância ultra apertada. Não sei realmente se os resultados ajudarão, se estas subidas se devem à entrada dos fundos e quais os seus objectivos ou se há mesmo algo que ainda não é do domínio público...

Registado: 21/3/2006 10:46

Re: SCO

por Broker_Invest » 25/5/2007 19:18

JAS Escreveu:A minha teoria do coef. 2,30 para uma eventual fusão TDU/SCO parece estar a deixar de ter qualquer hipótese...

Com os fechos de hoje o coeficiente foi parar a 1,90 e esse valor "impensável" numa fusão.

Ninguém iria pagar isso por ela nem em fusão nem mesmo numa OPA pelo que estou perfeitamente de acordo com os que anunciaram as saídas hoje.

Eu não saí mas tenho pena.
(não saí porque não entrei e é disso que tenho mais pena...)

Portanto cuidadinho...

JAS

Boa noite JAS

Queres dizer que entrar na SCOAE agora é bastante perigoso?, foi pena eu não ter entrado quando tinhas referido que ela iria subir, mas também acho que a SCOAE está esticadissima, que qulquer momento o elastico pode partir, mas os resultados do 1º trimestre estão a porta, vamos ver o que vai acontecer na proxima semana.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

SCO

por JAS » 25/5/2007 18:26

A minha teoria do coef. 2,30 para uma eventual fusão TDU/SCO parece estar a deixar de ter qualquer hipótese...

Com os fechos de hoje o coeficiente foi parar a 1,90 e esse valor "impensável" numa fusão.

Ninguém iria pagar isso por ela nem em fusão nem mesmo numa OPA pelo que estou perfeitamente de acordo com os que anunciaram as saídas hoje.

Eu não saí mas tenho pena.
(não saí porque não entrei e é disso que tenho mais pena...)

Portanto cuidadinho...

JAS

por Enslaved » 25/5/2007 16:19

Enslaved Escreveu:Depois de pensar nos benefícios/riscos decidi sair a 2.01. No final estava um cof de um milhão de acções nos 2.00 e pensei que na altura não iria vender, mas quando vi nas vendas 1 milhão de acções também a 2.01, decidi vender a 2.01. Quero dormir descansado no fim de semana sem nenhuma bomba relógio nas mãos :mrgreen: Na 2ª feira vamos ver como se comporta, se tiver novamente tanto interesse comprador entro novamente, se fizer uma pequena correcção ainda melhor :roll:

P.S. Na verdade poderia ter tido ainda mais valias, se não tivesse os stops, mas pelo menos protegem-me de futuros investimentos. Hoje perdi no futuro possivelmente recuperei esta mais valia que não recebi :mrgreen:
Deixo aqui os cofs finais para comentarem :P

Se quiserem criticar/comentar os meus movimentos de hoje estão à vontade :mrgreen: Estou aqui para aprender e se possível ensinar no que puder :mrgreen:

Registado: 28/2/2007 18:24

por Enslaved » 25/5/2007 16:13

Depois de pensar nos benefícios/riscos decidi sair a 2.01. No final estava um cof de um milhão de acções nos 2.00 e pensei que na altura não iria vender, mas quando vi nas vendas 1 milhão de acções também a 2.01, decidi vender a 2.01. Quero dormir descansado no fim de semana sem nenhuma bomba relógio nas mãos :mrgreen: Na 2ª feira vamos ver como se comporta, se tiver novamente tanto interesse comprador entro novamente, se fizer uma pequena correcção ainda melhor :roll:

P.S. Na verdade poderia ter tido ainda mais valias, se não tivesse os stops, mas pelo menos protegem-me de futuros investimentos. Hoje perdi no futuro possivelmente recuperei esta mais valia que não recebi :mrgreen:
Deixo aqui os cofs finais para comentarem :P
Anexos
sc.GIF
sc.GIF (0 Bytes) Visualizado 4814 vezes

por blade » 25/5/2007 14:39

É uma autentica bomba relógio em forma de gráfico...

amac Escreveu:Acho que poderá haver razões para ter cuidado. Que pensam do gráfico em anexo?

Registado: 7/3/2006 20:16

SCOAE

por fvcvv » 25/5/2007 14:28

E isto que pretende??
Anexos
SCO.JPG
SCO.JPG (0 Bytes) Visualizado 4994 vezes

Registado: 18/1/2006 17:11

por scpnuno » 25/5/2007 14:26

Fechos, aberturas, maximos, minimos e volume.

Vê se te serve
Anexos
hist cot sco.jpg
hist cot sco.jpg (0 Bytes) Visualizado 4978 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por ZAHO » 25/5/2007 14:20

Alguém tem diponíveis os fechos dos últimos 10 dias?
ZAHO

por Ulisses Pereira » 25/5/2007 13:58

Actualmente creio que não, Moz.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MozHawk » 25/5/2007 13:53

Quase de certeza que existirão CFDs da SCO...

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Enslaved » 25/5/2007 13:45

scpnuno Escreveu:Puts - são umas coisas que se compram, assim como as acções, mas que valorizam á medida que o "subjacente" (aquilo a que o put está adstrito - no caso seria a SCO) vai desvalorizando. Um put da SCO com strike a 1,5€ iria aumentando de valor á medida que SCO fosse descendo e aproximando-de dos tais 1,5 e desvalorizando á medida que ela se afastasse dos 1,5€.
Os calls são exactamente o oposto.

Mas tu não te metas nisto, pá!!

Foi só uma piada!!

E acho que não há puts (nem calls) da SCO.

Abraço

P.S. A gente está cá para explicar e ajudar no que soubermos. Agora perguntas do genero "porquê que está a subir?" ou " O que é que se vai passar?" correm serios riscos de ficarem sem resposta

Já percebi :mrgreen: Nem quero me meter nisto, se com uma acção já tenho os cabelos em pé imagina com puts ou calls :roll:. Parece que criou uma boa resist~encia nos 2.00 8-)

AnteriorPróximo

Quem está ligado: