SCO - O mistério do 1,40
LINK
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Plano ESTRATEGICO
etcetras Escreveu:Eu acho que já todos viram a diferença de volumes, a S.Costa, ja vai nos 2 milhões, enquanto ke a TDU, nem dos 50 mil passa....
Eu penso que os resultados e o novo plano estratégico são dos factores de valorisação "estruturais" mais importantes:
: a internacionalisação sera um factor chave (e penso que esta bem incluido nos planos da SCA)Numa nota de "research" do CaixaBI, o analista João Morais Barbosa explica que a possibilidade do Grupo Soares da Costa concorrer a esta obra "já era do conhecimento do mercado" e que irão aguardar a divulgação de resultados trimestrais e do novo plano estratégico para reverem as suas estimativas e avaliação.
Viram o que se psaaou com o BES ... com o novo plano estratégico ...

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
cof's descarregados
negociou até agora cerca de 300.000 (15 minutos)
A este ritmo em breve vai aparecer em 1º na lista do psi 20.
Esse será o factor que a mandará para 1,80. É claro que com resultados a sairem amanhã a coisa pode acabar por ser mais rápida.
Tem cotado entre 1,56 e 1,59 (máximo de sempre revisitado) ~
Vamos ver se tem condições para ter um dia mais calmo ou se o nervosismo pré-resultados (inside) a faz mexer.
BN
A este ritmo em breve vai aparecer em 1º na lista do psi 20.
Esse será o factor que a mandará para 1,80. É claro que com resultados a sairem amanhã a coisa pode acabar por ser mais rápida.
Tem cotado entre 1,56 e 1,59 (máximo de sempre revisitado) ~
Vamos ver se tem condições para ter um dia mais calmo ou se o nervosismo pré-resultados (inside) a faz mexer.
BN
- Registado: 7/3/2007 19:42
Re
Jiboia Cega Escreveu:Se a fusão se concretizar como será o ajuste das cotações?
Sendo um AC destinado a "pagar" acções da SCO penso que ele será feito à cotação a que a TDU estiver.
Isso congelaria ambas as cotações durante uns tempos, com base na equivalência 1 TDU = 2,3 SCO ou coisa parecida, até serem realizadas as respectivas AG's destionadas a aprovar a fusão.
Um abraço,
JAS
---------------------
Mourinho da Bolsa 2 Escreveu:Tenho tido posições fortes e já estive tentado a aliená-las. Ainda não o fiz...acredito que alguma coisa vai acontecer. E ainda mais convencido fiquei quando na última sexta feira às 7:59 apareceu uma ordem aberta de 1 milhão que a levou a abrir no .44.
O que acha?
Não vi a ordem pois a essa hora ainda estaria certamente a dormir...
Mas ela terá sido o prenúncio do que sucedeu na própria sessão: Subida.
Se a tua posição já é antiga não vejo grandes razões para teres qualquer pressa em venderes.
Deixa correr os lucros.
Ou a hipótese do coeficiente 2,30 se confirma ou
não...
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Jiboia Cega Escreveu:Muito bem JAS!
Já li duas vezes os comentários sobre a suposta fusão mas ficam-me as dúvidas. Se a fusão se concretizar como será o ajuste das cotações?
Isto da SCO é um grande mistério. Tenho tido posições fortes e já estive tentado a aliená-las. Ainda não o fiz...acredito que alguma coisa vai acontecer. E ainda mais convencido fiquei quando na última sexta feira às 7:59 apareceu uma ordem aberta de 1 milhão que a levou a abrir no .44.
O que acha?
O Estratega:
Mourinho da Bolsa
"Quando se está em primeiro não há pressão"
Mourinho da Bolsa
- Registado: 13/5/2007 18:03
Muito bem JAS!
Acompanho a SCO desde Abril 2006, apesar de so ter entrado duas vezes e já nao deter nenhuma posiçao desde Fevereiro passado por falta de liquidez.
Já li duas vezes os comentários sobre a suposta fusão mas ficam-me as dúvidas. Se a fusão se concretizar como será o ajuste das cotações?
Obrigado
Jibóia
Acompanho a SCO desde Abril 2006, apesar de so ter entrado duas vezes e já nao deter nenhuma posiçao desde Fevereiro passado por falta de liquidez.
Obrigado
Jibóia
Obrigado e parabéns ao JAS
Caro Jas
Desejava apenas agradecer o seu excelente post acima.
Relatou factos com dados; onde não havia certezas, indicou opiniões, com lógica a consubstânciar as mesmas; quer ao relatar, quer ao opinar, fê-lo sempre com isenção, sem adjectivação.
Foi sem dúvida alguma um dos posts que mais gosto me deu ler no Caldeirão. A tentativa de dissecar uma estratégia económica de uma forma fria e isenta.
Muitos parabéns e, principalmente, muito obrigado!
Desejava apenas agradecer o seu excelente post acima.
Relatou factos com dados; onde não havia certezas, indicou opiniões, com lógica a consubstânciar as mesmas; quer ao relatar, quer ao opinar, fê-lo sempre com isenção, sem adjectivação.
Foi sem dúvida alguma um dos posts que mais gosto me deu ler no Caldeirão. A tentativa de dissecar uma estratégia económica de uma forma fria e isenta.

Muitos parabéns e, principalmente, muito obrigado!
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Re: TDU vs SCOAE*2,3
fbatista72 Escreveu:Aqui está o gráfico TDU vs SCOAE*2,3.
Bom trabalho, obrigadinho.
Verificamos que só há coincidência no início e no fim o que é facilmente explicavel.
A SCO esteve sujeita a uma OPA "a valor baixo" durante uns meses e esta só acabou no final de Janeiro.
Portanto podemos desprezar o gráfico até aí.
Depois disso qual seria o interesse dos intervenientes?
Evidentemente que seria continuarem a "comprar mais SCO".
É assim perfeitamente natural que a pressão compradora fosse doseada de foram a manter a SCO abaixo da "equivalência 2,30".
Foi isso que aconteceu.
Pelo gráfico nota-se bem o agravamento do fosso entre a TDU e a SCOx2,30 mas mantém-se um evidente paralelismo entre cotações o que pode evidenciar que houve mesmo arbitragem entre as duas.
No final temos "coincidência" não é?
Pode significar que a "operação fusão" está para breve...
Vejamos agora a questão por outro prisma: Há ou não institucionais a investir na SCO?
Antes da OPA havia por lá apenas uma Fundação Ernesto Estrada (de quem nunca ninguém ouviu falar noutro lado...) e a Fundação Salvador Caetano.
A primeira reduziu a posição que era de 10% e em Novembro de 2006 já só tinha 1,75%.
Nas proximidades da OPA apareceram o Banif(que chegou a deter 6,1%), um Fundo chamado M2(4,74%) e, advinhem quem entrou a seguir... O Millennium é claro com 2,2%.
Na OPA o Banif vendeu a totalidade e ficou com 0%.
(temos que concluir que está fora da jogada, não é?)
Um mês depois a Salvador Caetano tinha reduzido para 1,34% e o Millennium continuava a comprar e já ia em 4,64%.
Em Abril o Banif, que vendera na opa, volta a entrar na zona dos 1,05 e o Fundo M2, que não vendera na OPA vende a posição de 4,74% ao Deutche Bank.
No início de Maio o Banif reduz a posição para 1,99% com venda na zona do 1,40.
Sendo assim as posições finais serão:
- InvestiFino: Mais de 50% e menos de 66,7% (última 56,3% na OPA)
- Millennium: Menos de 5% e mais de 2% (última 4,59%)
- Deutche Bank: Menos de 5% e mais de 2% (última 4,74%)
- TD: 0% ou menos de 2% (última 1,78%)
Podemos concluir que além de uma participação aparentemente financeira do DeutcheBank apenas lá anda o Millennium como seria de esperar no cenário "fusão TDU/SCO".
Por outro lado nada impede a Investifino de aumentar a sua participação até aos 66,7% sem ter que comunicar.
É natural que o tenha feito e poderá ter adquirido depois da OPA cerca de 16M de acções correspondentes a 10% do capital.
(de notar que depois da opa apenas se negociaram cerca de 65M de acções no total)
Com 66,7% a Investifino assegura qualquer alteração dos Estatutos que pretenda fazer e pode aprovar sozinha uma eventual fusão.
Com menos do que isso também é natural que o consiga (pois só são precisos 2/3 dos votos presentes numa AG) pois podem adiccionar-se de certeza os 4% do Millennium.
Continuação de um bom fim de semana,
JAS
TDU vs SCOAE*2,3
Boa tarde.
Aqui está o gráfico TDU vs SCOAE*2,3 .
Dados de fecho tirados do euronext.com.
Datas: 01-06-2006 até 18-05-2007
Aqui está o gráfico TDU vs SCOAE*2,3 .
Dados de fecho tirados do euronext.com.
Datas: 01-06-2006 até 18-05-2007
- Anexos
-
- TDU vs SCOAE*2,3
- tdu_scoae.2.3.jpg (0 Bytes) Visualizado 4503 vezes
Olha Mohamed, isto vai por partes
1 - " Os meus gráficos são o farol..." ai, vou enviar isto por email para o Fino, a ver se ele me dá uma percentagem. Alguém tem o endereço do moço?
2 - Tu não me baralhes e não me chames velha. Se tenho que tratar uns por tu e ouros por voçê, tenho que fazer uma base de dados com os nicks do caldeirão para saber quem é quem.. ou quem é tu
3 - Bem, com farol e tudo, lá bebi mas um cafézito, acendi outro cigarrito e fui á procura do grafico (não sei se tem a sessão de hoje, que estes gajos são lentos)
4- bom fim de semana e que a aguia NÃO passe a gripe ás outras aves...
(olha, o grafico vai de outra origem, já com a sessão de hoje, que aquele que costumo postar ainda não está actualizado)
1 - " Os meus gráficos são o farol..." ai, vou enviar isto por email para o Fino, a ver se ele me dá uma percentagem. Alguém tem o endereço do moço?
2 - Tu não me baralhes e não me chames velha. Se tenho que tratar uns por tu e ouros por voçê, tenho que fazer uma base de dados com os nicks do caldeirão para saber quem é quem.. ou quem é tu
3 - Bem, com farol e tudo, lá bebi mas um cafézito, acendi outro cigarrito e fui á procura do grafico (não sei se tem a sessão de hoje, que estes gajos são lentos)
4- bom fim de semana e que a aguia NÃO passe a gripe ás outras aves...
(olha, o grafico vai de outra origem, já com a sessão de hoje, que aquele que costumo postar ainda não está actualizado)
- Anexos
-
- sco19051.bmp (0 Bytes) Visualizado 4624 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
SCPNUNO
Prazo?? temporal?? os seus gráficos têm sido um farol que tem iluminado esta SCO.
Em boa hora apareceram que o pessoal parece alérgico em relação à SCO. É engraçado que a ALTRI já foi assim e andava a metade do preço...
Pode ser que o pessoal se apaixone pela SCO só quando ela chegar a 2 EUR. Eu com a TDU apaixonei-me só aos 2,40... antes disso tinha um medo das teixeirinhas que me pelava
Portanto quando quiser que salte o gráfico da ordem. Até porque fiquei líquido e preciso de tomar decisões 2ª às 7h50. Cheira-me que estes 13% não são o movimento todo. Mas tenho que ter cuidado pois a mais valia foi bem grande e não me apetecia cometer agora um erro (nem entrar e vê-la corrigir, nem não reentrar e vê-la a voltar a disparar).
Até amanhã então...
Em boa hora apareceram que o pessoal parece alérgico em relação à SCO. É engraçado que a ALTRI já foi assim e andava a metade do preço...
Pode ser que o pessoal se apaixone pela SCO só quando ela chegar a 2 EUR. Eu com a TDU apaixonei-me só aos 2,40... antes disso tinha um medo das teixeirinhas que me pelava
Portanto quando quiser que salte o gráfico da ordem. Até porque fiquei líquido e preciso de tomar decisões 2ª às 7h50. Cheira-me que estes 13% não são o movimento todo. Mas tenho que ter cuidado pois a mais valia foi bem grande e não me apetecia cometer agora um erro (nem entrar e vê-la corrigir, nem não reentrar e vê-la a voltar a disparar).
Até amanhã então...
(hoje não há grafico, que tou em estagio)
Tou é com sono, se ninguém arranjar, amanhã eu mando um daqueles meus foleiros
Diz para que prazo queres e não me chames velha como o outro, se não ponho já o grafico a descer....
Abraços
Tou é com sono, se ninguém arranjar, amanhã eu mando um daqueles meus foleiros
Diz para que prazo queres e não me chames velha como o outro, se não ponho já o grafico a descer....
Abraços
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Esta valorização
merecia um gráficozito... É sempre bom ver bem estas velas branquinhas e alongadas
há uma questão por esclarecer
há uma questão por esclarecer, quem está a entrar e de repente achou que 1 Eur era barato e toca de a levar aos píncaros???
Na minha opinião a entrada é obviamente de fundos (pela dimensão) e acho que começa a haver tansferência de grandes quantidades de dinheiro das Imponentes construtoras espanholas para as portuguesas, ou digamos, a malta que se encheu com o super bull do ibex foi começando a olhar aqui prós vizinhos pequeninos.
É de notar que a SCO mais que duplicou de valor em muito pouco tempo. Quando me pareceu que estava a passar-se algo de estranho e diferente das anteriores subidas 70-80 80-90 foi quando ela chegou a 1,10 mas no mês de abril estive praticamente desligado disto (não acompanhei ticker's) mas naquele dia vi que algo de muito estranho se estava a passar. Até aqui deixei um post a dizer isso mesmo, no dia seguinte 1,30 e no outro 1,50.
Depois ela veio testar esse fecho de 1,30 mas não conseguiu lá chegar e a pressão vendedora até foi grandinha, mas nunva violenta. E numa acção que duplica de valor até se podia esperar uma queda rápida de 20%. Comecei depois a controlar a SCO com mais aenção e aconselhei vários amigos a entrarem sempre voltasse aos 1,trintas.
Parece-me que há anticipação de fusões mas se calhar nem é propriamente SCO-TDU são as construtoras (e fundos) espanholas que olham para aqui com outros olhos. A ACS já tem aquela parceria com a MOTA que levará a MOTA seguramente mais acima (Mota/Portos Portugueses/Tertir/.../linha férea de Sines-Espanha para as mercadorias).
Nunca investi no IBEX mas por lá houve várias construtras que compravam blocos de 5/10 % umas das outras, de eléctricas, de energéticas, etc.
A guerra foi feroz (com valorizações de 300%) e criou gigantes. Nós somos a porta atlântica na guerra ibérica e os movimentos na SCO e TDU parecem não ter terminado. A violência com que sobem é grande e teremos um aeroporto para construir e uma linha (ou 2) de TGV que interessam aos espanhóis. Há uma anticipação disso e nem sequer o Governo ainda disse vamos ao concurso. Quando isso acontecer já a SCO estará acima de 2 EUR e a TDU acima de 5.
Sinceramente são as 2 mais bull do PSI e nem sequer estão no PSI20 mas como devem entrar as duas e é já daqui a 1 mês...
Como disse aqui há pouco tempo a SCO a 1,80 (onde andou a TDU parada meses) e a TDU a 5 deve estar para breve. Com o dia de hoje acredito que esteja mesmo para muito breve, provavelmente até aos resultados (fim do mês). O cenário está traçado. Nós até podemos não acreditar mas o interesse nestas duas é enorme e não tem a ver com Mercado Portugês, isto são tubarões a entrar. Não vale a pena fingir que não estamos a ver a coisa.
Quem quiser ser conservador compre 5% da carteira de cada uma e é esperar mais uns meses a ver onde pára o movimento. Quem quiser andar no daytrade, é estar atento e perceber o início das arrancadas, eu aposto nas duas. E os danos do sell off já superei só com estas duas. Uma semana aqui, outra ali. Mas se calhar o ideal seria dividir o mal pelas aldeias. 50%50%.
A mnha outra aposta é a JM pós split. aquilo a 4,20 vai ser uma mina de certeza.
BN e 2ª se calhar reentro na SCO
Na minha opinião a entrada é obviamente de fundos (pela dimensão) e acho que começa a haver tansferência de grandes quantidades de dinheiro das Imponentes construtoras espanholas para as portuguesas, ou digamos, a malta que se encheu com o super bull do ibex foi começando a olhar aqui prós vizinhos pequeninos.
É de notar que a SCO mais que duplicou de valor em muito pouco tempo. Quando me pareceu que estava a passar-se algo de estranho e diferente das anteriores subidas 70-80 80-90 foi quando ela chegou a 1,10 mas no mês de abril estive praticamente desligado disto (não acompanhei ticker's) mas naquele dia vi que algo de muito estranho se estava a passar. Até aqui deixei um post a dizer isso mesmo, no dia seguinte 1,30 e no outro 1,50.
Depois ela veio testar esse fecho de 1,30 mas não conseguiu lá chegar e a pressão vendedora até foi grandinha, mas nunva violenta. E numa acção que duplica de valor até se podia esperar uma queda rápida de 20%. Comecei depois a controlar a SCO com mais aenção e aconselhei vários amigos a entrarem sempre voltasse aos 1,trintas.
Parece-me que há anticipação de fusões mas se calhar nem é propriamente SCO-TDU são as construtoras (e fundos) espanholas que olham para aqui com outros olhos. A ACS já tem aquela parceria com a MOTA que levará a MOTA seguramente mais acima (Mota/Portos Portugueses/Tertir/.../linha férea de Sines-Espanha para as mercadorias).
Nunca investi no IBEX mas por lá houve várias construtras que compravam blocos de 5/10 % umas das outras, de eléctricas, de energéticas, etc.
A guerra foi feroz (com valorizações de 300%) e criou gigantes. Nós somos a porta atlântica na guerra ibérica e os movimentos na SCO e TDU parecem não ter terminado. A violência com que sobem é grande e teremos um aeroporto para construir e uma linha (ou 2) de TGV que interessam aos espanhóis. Há uma anticipação disso e nem sequer o Governo ainda disse vamos ao concurso. Quando isso acontecer já a SCO estará acima de 2 EUR e a TDU acima de 5.
Sinceramente são as 2 mais bull do PSI e nem sequer estão no PSI20 mas como devem entrar as duas e é já daqui a 1 mês...
Como disse aqui há pouco tempo a SCO a 1,80 (onde andou a TDU parada meses) e a TDU a 5 deve estar para breve. Com o dia de hoje acredito que esteja mesmo para muito breve, provavelmente até aos resultados (fim do mês). O cenário está traçado. Nós até podemos não acreditar mas o interesse nestas duas é enorme e não tem a ver com Mercado Portugês, isto são tubarões a entrar. Não vale a pena fingir que não estamos a ver a coisa.
Quem quiser ser conservador compre 5% da carteira de cada uma e é esperar mais uns meses a ver onde pára o movimento. Quem quiser andar no daytrade, é estar atento e perceber o início das arrancadas, eu aposto nas duas. E os danos do sell off já superei só com estas duas. Uma semana aqui, outra ali. Mas se calhar o ideal seria dividir o mal pelas aldeias. 50%50%.
A mnha outra aposta é a JM pós split. aquilo a 4,20 vai ser uma mina de certeza.
BN e 2ª se calhar reentro na SCO
RE:
Ok... faz sentido. Embora por essa ordem de ideias, o negócio poderia concretizar-se apenas quando as cotações da SCO chegassem aos 10 euros e as da TDU aos 23!!
Mas como disse acho que o cenário até faz sentido, até porque seria a forma de criar um grupo realmente forte na construção em Portugal e para dar cartas no estrangeiro, por isso vamos aguardar serenamente. Já tive posições em ambas, neste momento estou fora, mas curioso para ver o desfecho da novela.
Um abraço JAS e bom fim de semana.
Mas como disse acho que o cenário até faz sentido, até porque seria a forma de criar um grupo realmente forte na construção em Portugal e para dar cartas no estrangeiro, por isso vamos aguardar serenamente. Já tive posições em ambas, neste momento estou fora, mas curioso para ver o desfecho da novela.
Um abraço JAS e bom fim de semana.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Re: TDU/SCO
Scorpio Escreveu:Pois... daí a minha questão, a tentar colocar-me 'na pele' da TDU.
Se ainda por cima o Fino tem as tais relações previligiadas com a TDU e o BCP, porquê esperar que as acções subam 100% para depois fazer a fusão. É certo que à altura a Teixeira Duarte também não estava aos valores de agora, mas mesmo assim teria sido um esforço financeiro bem menor se tivessem feito uma contra-OPA 20 ou 30% acima da do Fino que talvez tivesse resultado (e ele já ganhava uns bons trocos).
Essa foi a razão porque eu também "errei" tanto na minha apreciação da SCO.
Não percebi porque deixavam o Fino ganhar tanto...
Quando ela chegou ao 1,40 pensei que podia ser esse o preço da OPA dado que ele tinha comprado as preferenciais a esse preço e elas são cerca de metade das que tem.
Quando a SCO passou o 1,40 comecei a matutar noutra explicação e ontem descobri "o coeficiente 2,30".
Daí a razão porque entrei hoje na TDU, já a 3,44, ao ver que a SCO estava a subir 15%.
Pelas minhas contas a TDU teria que ir rapidamente a 3,55...
Mas de onde veio o "coeficiente 2,30"?
Recordemos os factos:
- Manuel Fino compra cerca de 32% da SCO em 13 JUL 2006;
- É admissível que o negócio da troca TDU/SCO tenha sido negociado ANTES do Fino concretizar a compra da SCO;
- Analisando as cotações dos 30 dias anteriores verificamos que:
A SCO subiu dos 2,76 aos 3,10 o que com o split equivale a uma subida de 0,55 a 0,62
A TDU passou esse mês a oscilar entre o 1,40 e o 1,44.
- Com base nessas cotações o "negócio da troca TDU/SCO" pode ter sido combinado com base nas cotações em determinada data anterior mas, dadas as reduzidas oscilações, é muito possível que fossem utilizados os fechos da véspera 12 JUL 2006:
TDU=1,43 e SCO=3,10 (com split 0,625)
- Se assim foi o coeficiente, então acordado, seria dado por:
coef.= 1,43/0,625 = 2,288
Podemos arredondar para 2,30...
Scorpio Escreveu:mas mesmo assim teria sido um esforço financeiro bem menor
Aí é que reside o segredo do negócio...
Numa operação de troca o esforço financeiro é nulo pois a empresa limita-se a emitir acções para trocar por outros activos que, neste caso, seriam acções da SCO.
De notar, além disso, que o número de acções que a TDU emitirá para proceder à troca é exactamente o mesmo agora ou em 12 JUL de 2006.
Um abraço,
JAS
P.S. - Não estive a sobrepor gráficos, nem estou com paciência para o fazer agora, mas será interessante verificar se as cotações de ambas foram oscilando "de acordo com o coeficiente 2,30".
Se assim foi podemos supor que também houve um banquinho que foi fazendo arbitragem entre as duas...
Se não houver nenhuma fusão nem aquisição, a Soares da Costa com o volume de hoje já papou muitas sessões da Tdu, por isso a Tdu mais cedo ou mais tarde vai cair do 1º lugar, é uma questão de tempo...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Afinal o preço de hoje veio dar razão a Associação que reclamava um auditor independente para que o preço fosse identico, para a SCO e SCO Preferenciais, que ofereceu 1.40, enfim o mercado acabou por dar razão mais uma vez aos técnicos. Sabem pq hoje fez o preço reclamado
O Estratega:
Mourinho da Bolsa
Mourinho da Bolsa
- Registado: 13/5/2007 18:03
scpnuno Escreveu:
O Fino faz parte do BCP, da TDU, etc. Nunca teve ligação nenhuma á construção civil. A aquisição dele da SCO foi, na minha opinião, uma mera operação de parquemento até a poder "passar" para a TDU, seja por fusão, aquisição ou outra coisa terminada em "ão".
Para mim, o mistério sempre foi o porquê de Laurindo Costa que fez TUDO para evitar a aquisição pela TDU ou BCP ter vendido ao Fino.
Cansaço? Idade? Falta de motivação? pois, isso não sei.
Mas, para mim, as acções estão a ser "levadas" até ao ponto de onde Fino tirará o lucro pelo trabalho que fez.
A empresa não vale o dobro ou o triplo do que valia 1 ano atrás. Pelo contrário. A empresa está com uma operação de marketing notavél, honra seja feita ao CEO Pedro Gonçalves. Mas, coisas solidas, não vejo nada.
Pois... daí a minha questão, a tentar colocar-me 'na pele' da TDU.
Se ainda por cima o Fino tem as tais relações previligiadas com a TDU e o BCP, porquê esperar que as acções subam 100% para depois fazer a fusão. É certo que à altura a Teixeira Duarte também não estava aos valores de agora, mas mesmo assim teria sido um esforço financeiro bem menor se tivessem feito uma contra-OPA 20 ou 30% acima da do Fino que talvez tivesse resultado (e ele já ganhava uns bons trocos).
scpnuno Escreveu:
Ui, escrevi "pra carago", já deves estar a dormir
Dormir?? Com um puto de 2 meses, nem sei o que é isso...

Bom fim de semana para ti e boas Aves...

Scorpio Escreveu:JAS,
Mas o que teria levado a TDU a esperar tanto tempo? Porque lançar a OPA agora com a SCO nos 1,5x quando o poderia ter feito 5% acima do sr. Fino?
Não ponho em causa que a ideia de uma fusão faça sentido, mas sairia substancialmente mais barato há uns meses atrás... ou não?
Cumps.
Não sou o Jas (faltam-me bigodes) mas deixa-me dar a minha opinião.
Isto já foi abordado por diversas vezes aqui no forum e é uma história antiga. A TDU já tentou comprar ou pelo menos entrar na SCO, sei lá, 10 anos atrás, talvez. Não correu bem, acabou por ficar com capital retido (os 25% que detinha da SCO) e acabou por sair.
Depois veio o ataque via BCP (são conhecidas as ligaçoes familiares do BCP a TDU). O BCP detinha uma hipoteca sobre a SCO e quase a conseguiu vender ao Governo de Angola. Foi por pouco, mas falhou.
O Fino faz parte do BCP, da TDU, etc. Nunca teve ligação nenhuma á construção civil. A aquisição dele da SCO foi, na minha opinião, uma mera operação de parquemento até a poder "passar" para a TDU, seja por fusão, aquisição ou outra coisa terminada em "ão".
Para mim, o mistério sempre foi o porquê de Laurindo Costa que fez TUDO para evitar a aquisição pela TDU ou BCP ter vendido ao Fino.
Cansaço? Idade? Falta de motivação? pois, isso não sei.
Mas, para mim, as acções estão a ser "levadas" até ao ponto de onde Fino tirará o lucro pelo trabalho que fez.
A empresa não vale o dobro ou o triplo do que valia 1 ano atrás. Pelo contrário. A empresa está com uma operação de marketing notavél, honra seja feita ao CEO Pedro Gonçalves. Mas, coisas solidas, não vejo nada.
Um concurso - sobe 15%
O pagamento de METADE de uma divida - x% (já não me lembro). De notar que PERDEU a outra metade da divida.
O metro de Telavive - mais y%
Quanto é que a SCO subiu quando ganhou o metro do porto? alguém se lembra? (nada, julgo eu)
Quando ganhou o Gaia Shopping?
Quando ganhou o Hospital de Santa maria da Feira? do Vale do Sousa?
Quando ganhou o Estadio de Braga? o Estadio de Coimbra?
Quando concorreu a milhentas obras, que acabou por perder?
Só que ninguém falou nisso, né?
Ui, escrevi "pra carago", já deves estar a dormir
Abraços
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
JAS Escreveu:Acho que não há grandes razões para andarem a discutir se entra a TDU ou se entra a SCO.
Elas entram as duas mas só contam como uma...
Fusão este fim de semana?
Baseada nas cotações 3,55-1,55?
JAS
P.S. - O "Fino" deve mudar o nome para "grosso" se fizer esse excelente negócio...
JAS,
Mas o que teria levado a TDU a esperar tanto tempo? Porque lançar a OPA agora com a SCO nos 1,5x quando o poderia ter feito 5% acima do sr. Fino?
Não ponho em causa que a ideia de uma fusão faça sentido, mas sairia substancialmente mais barato há uns meses atrás... ou não?
Cumps.
JAS Escreveu:Acho que não há grandes razões para andarem a discutir se entra a TDU ou se entra a SCO.
Elas entram as duas mas só contam como uma...
Fusão este fim de semana?
Baseada nas cotações 3,55-1,55?
JAS
P.S. - O "Fino" deve mudar o nome para "grosso" se fizer esse excelente negócio...
Eu não tenho SCO mas tenho TDU e esta questão parece-me curiosa. Não encontro nenhuma notícia que diga que vai ocorrer uma fusão das empresas. Procurando encontro várias notícias sobre as participações que detêm uma sobre a outra, acordos entre o Fino e o Teixeira Duarte, etc. Mas nada recente.
Isto é palpite ou saiu alguma notícia de que isto pode estar em discussão? E, independentemente da entrada ou não no PSI de determinada acção (não me parece ser o mais relevante), quais os benefícios ou problemas que esta hipotética fusão poderia acarretar a ambas as acções?
Desde já agradeço qualquer resposta, mesmo que parcial

HappyFather
Re: Luka
MOHAMED Escreveu:(...) Vou ter que iniciar um tópico em breve da SCO pois 1,40 já foi à vida de vez agora é melhor começarmos a olhar para os 1,80/2,30. Vamos ver se lá chega em breve.
Olha outro com as teorias dos trintas e dos oitentas. Onde é que eu já ouvi isto??

Porquê esses valores e não outros?
Cumps.
Luka
luka Escreveu:ferreira_santos Escreveu:
Este é a típica mensagem de quem está dentro e que quer que a cotação suba por tudo e por nada.
Atenção que andar num fio de arame é bastante perigoso...[/quote]
Fez uma figura feia um T "invertido" mau sinal para os proximos dias ... prudencia.
Cada vez estou mais confuso consigo. São disparates atrás de disparates. Este foi o do dia 14. Desculpe lá mas análise técnica dá trabalho... eu hoje tive sorte e dei ordem antes de sair de casa pois iá ficar off até agora. Foi na mouch e levaram-mas a 1,58. Dá ideia que você não tem uma única acção da SCO e que está carregado de TDU e quer que a TDU suba e a SCO não. Calma, isto dá para as duas.´
Deixo também um pedido de gráfico, e até era bom que fosse da SCPNUNO pois dão uma sorte do camandro.
BN
Vou ter que iniciar um tópico em breve da SCO pois 1,40 já foi à vida de vez agora é melhor começarmos a olhar para os 1,80/2,30. Vamos ver se lá chega em breve.