Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT - Pequeno Update (04/04/03)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Fernando

por Gpinto » 6/4/2003 22:06

Numa coisa concordo consigo sem qualquer reserva:

Se o novo Bull está a iniciar-se neste momento, então a PT poderá ver os valores referidos para target da onda 3 facilmente.

Penso, contudo, que as condições geo-politicas, e mesmo o cenário Macro e Microeconómico que se vive não propicia grandes vôos.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

PTC

por Fernando dos Aidos » 6/4/2003 2:19

Caro Gpinto,

Se a PT está, de facto, em "bull mode", não me surpreenderia vê-la a 10-11 € ainda este ano. O padrão, para já, é bastante límpido (fora a pequena questão com a onda 4 que referi atrás).

Pessoalmente, não tomo posição em relação aos cenários. Limito-me a tentar ver os prós e contras de cada um.

No entanto, se quebrar o mínimo dos 5.55 a contagem "bull" fica automaticamente eliminada.

Já se quebrar o máximo recente de 7.27, a segunda contagem "bear" não fica eliminada. No entanto, isso iria implicar uma quebra da LTd de longo prazo na escala logarítmica, o que aconteceria pela primeira vez neste "bear market". Será isso compatível com a continuação do "bear"? Não sei... tanto mais que não consigo colocar nenhuma contagem que respeite as regras de Elliott no longo prazo da PT.

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

Caro Fernando

por Gpinto » 5/4/2003 23:47

Para já fico contente de chamar a tópico isto das ondas.

O grande craque é o Sol, que costuma fazer, de facto, umas contagens "à maneira".

Relativamente às 2 contagens que apresenta, considero mais viável a Bear. A justificação para esta posição, é o facto de considerar a 1 que apresenta enorme. Repare bem a amplitude da onda 1 que tem criada no seu gráfico. Ora bem, partindo do principio que a onda 3 costuma ser a de maior dimensão, imagine aonde esta poderá ir...10/11€?

Já agora PTMan...este é o problema do Get. É automático. Também penso como tu...poderemos ter tido uma onda 4 e já estamos na onda 5, que poderá ser truncada ou ir aos 6.88€ (imho).

E o sistema, como é automático, e se quebre os 6.75€, até poderá aparecer com a onda 4 já feita. É uma questão de esperar para ver :wink:
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Gpinto

PTC Man

por Fernando dos Aidos » 5/4/2003 15:42

Sim, também não negoceio as ondas de Elliott... mas, de vez em quando, tem piada olhar para elas.

Se bem entendi, achas pouco provável a hipótese "bull". De facto, a onda 2 (a única que pode retrair 100%) não retraiu tudo (nem lá perto), mas não me parece que isso diminua muito as hipóteses desta contagem. Quanto ao momento actual não ser propício ao "bull", se calhar não é (aliás o efeito sazonal vai actuar contra a subida, e a PT tem por norma fazer mínimos em Outubro ou lá perto). Outra ponto onde as contagens "bear" têm vantagem é na descida de Dezembro de 2002. Segundo a contagem "bull" deveria ser uma onda 4 e segundo as "bear" uma a. Ora parece-me difícil não ter ali 5 ondas!

Quanto a uma "big picture" mais alargada, aí é que eu tenho MESMO muita dificuldade pois não consigo fazer contagens que não vão contra as regras de Elliott.

De qualquer modo, esta subida desde Outubro de 2002 pode ser, como disseste, uma onda 4, estando agora em curso a C ascendente. Quando acabar, deveremos revisitar os mínimos, quiçá quebra-los.

Isto vai um pouco contra um cenário que eu tinha admitido para o Psi20 (baseado numa contagem antiga do K.), segundo a qual o mínimo do Psi não deveria vir muito abaixo do máximo de 1994, pois não estou a ver a PT a bater o mínimo do ano passado e o Psi a ficar acima dos 5000.

Mas enfim... o mercado logo dirá.

Um abraço

Fernando dos Aidos

por PTC Man » 5/4/2003 13:44

ui Fernando, agora é que me lixaste :oops:

eu apenas fiz a contagem do actual rallie, não tenho olhado para a big picture

mas como tu puxaste o assunto, a minha curiosidade (a mesma que matou o gato :mrgreen: ) foi despertada.

A hipotese bull como tu dizes é bastante limpa. Um higher low, sendo o mesmo a onda 2 of a higher degree. Mas aqui temos dois problemas:

:arrow: 1º - não é a onda 2 que vem sempre por norma testar valores muito próximos do inicio da onda 1? O higher low foi criado acima dos 50% de retracement.

:arrow: 2º - a actual situação geopolitica não é a mais favorável para o inicio de um bull market "of a lower degree" na PT. Por mais que este título tenha a mania de contrariar tudo e todos, a actual situação mundial deixa, mesmo os "renegados", na retranca :wink:

E porque é que o rallie dos lows de Outubro não é a onda 4 of a higher degree podendo agora iniciar a onda 5 e ultima do bear market que teria como target os........ui, digamos que iriamos ver a PT a fazer mínimos historicos :twisted:

É porque causa disto que à muito tinha deixado as elliot waves de lado. Seguir o curto/íssimo prazo ainda vamos lá pois uma subida em 5 ondas é daquelas leis "naturais" que o mercado já confirmou à muitas dezenas de anos, logo, de facil leitura. Agora, uma leitura de longo prazo é que é uma enorme confusão. São leituras contínuas, com demasiadas probabilidades que simplesmente não são adaptáveis para o trading.

Cumprimentos

Registado: 9/12/2002 22:58

Elliott

por Fernando dos Aidos » 5/4/2003 12:44

Caros Gpinto e PTC Man

Eu gostava de saber a vossa opinião (e a de outras pessoas que leiam este "post") acerca da contagem de grau mais elevado. Se esta subida (desde o mínimo de Fevereiro) for, de facto, em 5 ondas, parece-me que temos várias hipóteses:

A hipótese "bull", segundo a qual essa subida seria a primeira onda de uma W3. Nesse caso, teríamos agora uma correcção (a segunda onda) que não poderá vir abaixo dos 5.55, seguindo-se uma terceira onda que deveria quebrar e bem o máximo recente de 7.27, etc. etc..

Uma hipótese "bear", segundo a qual essa subida seria uma onda C, devendo dar-se agora início a uma onda impulsiva para baixo.

Outra hipótese "bear", segundo a qual esta onda é uma onda 1 de uma onda C, que quebraria o máximo recente de 7.27, mas não iria muito longe, seguindo-se uma onda impulsiva para baixo.

O que acham?

Pessoalmente, parece-me que a hipótese "bull" é mais límpida (as ondas estão mais bem desenhadas) e a primeira hipótese "bear" a menos límpida.

Um abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
PTC - 1.png
Hipótese "bull"
PTC - 1.png (6.63 KiB) Visualizado 1029 vezes
PTC - 2.png
Hipóteses "bear"
PTC - 2.png (6.77 KiB) Visualizado 1027 vezes

por PTC Man » 5/4/2003 11:18

Por acaso tenho acompanhado as ondas do actual rallie e não me parece que o Get esteja correcto na sua contagem

Para mim, o título fez no dia 31 a onda 4 estando agora a completar a ultima do rallie, a onda 5. Se não conseguir ir acima dos 6.74 esta onda 5 será "truncada" (penso que seja assim que se escreve) :?

Se realmente estivermos na onda 5, o topo poderá ficar entre os 6.79/87 euros.

Cumprimentos

Registado: 9/12/2002 22:58

PT - Pequeno Update (04/04/03)

por Gpinto » 5/4/2003 10:19

"Vamos apontar, para as próximas sessões, uma queda, se bem que ainda poderemos ver um aumento da onda 3, através da quebra do máximo atingido nos 6.74€.
Quebrando, num movimento up-down, o midpoint da barra de hoje, com subsequente corte dos 25%, dá curto."

A PT fez uma barra na sessão de ontem, que acabou por se consagrar num duplo topo. Não quer isto dizer que não quebre a onda 3 actualmente activa. Está, por ora, em movimento "sideways".

Pois bem, caso se quebrem os 6.74€, então parece-me que a PT fica com um aspecto técnico bastante positivo. Não era de estranhar uma ida aos 6.87/6.88€. Aí haveria uma inversão por forma a fazer 50% da onda 3, para um utlimo ressalto, terminando a onda 5.

Mas vamos, no entanto, aguardar, ou não , a quebra dos 6.74€.
Anexos
PT0404.gif
PT0404.gif (53.68 KiB) Visualizado 1065 vezes

Gpinto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], caldeirum, Google [Bot], itisi1000, josehenry400, PAULOJOAO, TTM62, varinho11 e 74 visitantes