Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - uma análise simples

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 24/4/2007 13:17

Olá, colegas.

Como posso consultar um gráfico EUR/USD para fazer aqui umas análises? Posso obter esses gráficos no stockcharts, pois era mais fácil para mim poder fazer comparações?

Obrigado.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Semitela » 24/4/2007 13:05

Boas Djovarius,

Uma pergunta , achas viavel uma resteste do Eur/usd aos 1.3480 antes de ir para maximos historico ou achas que há ainda força para os ultrapassar sem uma consolidaçao ?

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por djovarius » 24/4/2007 12:12

Viva,

Sempre arranjei um tempinho ... :roll:

Em relação à negociação de GBP/JPY, não o faço, mas pode ser uma boa opção para quem tem muito "estômago" e pouca alavancagem, devido às oscilações (em pips, não em %) de tal cross rate.
Há que estar preparado para perder feio, como para ganhar em força.
Mais aconselhável será o EUR/JPY !! De toda a maneira, o anterior é dos melhores numa estratégia de benefício do "carry trade", tal como serão o AUD/JPY e melhor ainda o NZD/JPY. De toda a maneira, pares muito voláteis.

Quanto ao EUR/USD, ainda ficou (semana passada) a cerca de 20 míseros pips do máximo de 31/12/04, número que encetou uma ligeira queda.

Não seria fácil bater máximos numa situação técnica de sobrecompra. Tudo está a normalizar com esta pequena correcção.

Mas, não será fácil bater estes valores. É que há aqui resistências históricas complexas.
Não só temos 1.3667 do final de 2004 como ainda tempos (euro sintético) os 1.3740 / 50 de 1995 - máximo onde começaria um "bull" do USD até 2001 !!

Ora, veremos como será feito o ataque aos máximos e se será bem sucedido.
Se ultrapassar essas barreiras, o EUR/USD poderá chegar às portas de outro número mágico em 1.40 - valor que nem sequer seria uma forte resistência, mas que poderá ser em caso de exaustão das subidas.

O ambiente macro de liquidez em abundância poderá ajudar às valorizações, caso outros activos se mantenham também em rota ascendente.
A única excepção é o crude que cada vez mais parece ter "vida própria".

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por ktm450sx » 19/4/2007 7:50

Boas,

Alguem aqui negoceia Gbp/Jpy ? :lol:

Cumps.

Registado: 15/2/2005 16:56

por michael » 18/4/2007 20:22

só para dar os parabéns ao CN!

Registado: 28/12/2006 1:38

por djovarius » 18/4/2007 20:02

Olá,

Dark: seguramente que sim, mas está próxima uma retracção para entrar longo, já que o estado "sobrevendido" do USD é uma realidade.

CN: Obrigado pela reposição daquele artido, pois é algo que se mantém muito actual ainda hoje.

A. Vieira: pode-se analisar de várias formas, pois o EUR/USD entrou em "bull" em Janeiro / Fevereiro de 2002, enquanto o USD index (não gosto dele para análise) entrou em "bear" ainda no 2º trimestre de 2001 !!

E o EUR/USD, que já tocou em 1.3620, tem potencial para desafiar (depois de arrefecer) resistências importantes entre 1.3667 e 1.3740 - valores que podem levar a 1.39 muito em breve.
Espero uma recuperação (habitual) do USD no princípio do Verão.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Dark » 18/4/2007 10:49

Bom dia a todos.

2,0132 novo máximo histórico GBPUSD atingido hoje pelas 8.32 !!! :shock: :shock: :shock:

Desde início de Março já lá vão mais de 900 pips :shock: :shock:

E será para continuar ? :?
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

USD down = Equities up + Bear/Bull in Currencies

por C.N. » 18/4/2007 4:09

Ola,

Antonio Vieira, podes ler um (varios) artigo muito bom do Djovarius aqui: http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=431 O bear market comecou em 2001/2002, altura em que a FED estava a combater a hipotese muito real de deflacao nos USA. O medo da deflacao e originado pela contraccao economica que se seguiu ao colapso do mercado de accoes nos USA (e no resto do mundo).

Nao queria deixar de dizer que ainda nao se sabe o suficiente sobre currencies para fazer timing de bear/bull markets. Os 7 anos de que se fala sao a media da observacao da amostra desde 1973. Ja imaginaste que o USD pode continuar a perder 10% ao ano durante os proximos 20 anos ou mais e la para os anos trinta (deste seculo) estarmos no JFK a dizer toma-la 100 euros e da ca 1,000 dollars! Sera possivel? Sim, improvavel, mas possivel.

Em relacao a hipotese dos mercados de accoes subirem ate 2010 e a correlacao negativa com o USD, a ideia e de que se os mercados de accoes continuarem a subir ja nao e por razoes fundamentais (como o foi ate a bem pouco tempo) mas sim por confianca (ou irrational exuberance) e como tal outras moedas que nao o USD ganham tambem valor. Mas se houver falta de confianca, por exemplo se houver um atentado terrorista do estilo 911 ou Madrid ou Londres, o USD ganhara valor pelo menos ate passar o medo. Se houver um colapso dos mercados bolsistas como em 1987 ou 2000, o USD em principio tambem ganhara valor, pelo menos ate passar o medo. A moeda Americana e o refugio quando se perde confianca no amanha. E nao o CHF diga-se de passagem.

Abracos da terra dos Dongs

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por Antonio Vieira » 17/4/2007 19:40

Djovarius,

em que data se considera que o usd entrou em Bear?
Obrigado

Registado: 26/4/2003 21:51

por Camisa Roxa » 17/4/2007 12:32

djovarius Escreveu:P.S. - Tenho aqui no bolso uma nota das novas (£ 20) de Libras Esterlinas, em homenagem aos 2.00 !!

ehehe

e já foi aos 2.0056!

perfeito perfeito era o cable agora aumentar os ranges diários aí para uns 150 pips!

é que nestes últimos 2 meses temos tido ranges inferiores à média...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por djovarius » 17/4/2007 10:45

Bom dia,

Ah, ah !! Que pena não ter assistido a esse momento glorioso ao vivo, o Cable a voltar a tocar em 2.00 - o que não é nada de admirar.
Sou daqueles que defendo que esse par pode chegar a níveis entre 2.20 e 2.35 antes do final do bear market do USD, o qual está a entrar agora na sua fase derradeira, algo que pode ser excitante para os "traders" de Forex.
Continuo a defender que esse bear market pode bem ir até 2009, o que daria cerca de 7 anos. Sabendo que no passado, este horizontal temporal já foi até ultrapassado, poderemos esperar até mais do que isso para ver o USD recuperar sobremaneira.

Colapso? Nada disso. Apenas um ciclo normal de longo prazo.
Afinal, se uma acção ou uma mercadoria podem valorizar entre 500 a 1000% num espaço de meia-duzia de anos, porque é que uma divisa não poderia ganhar 70 a 100% face a outra em 10 anos !?

Respondendo à questão, bem colocada aliás, nada impede que continuemos a assistir à valorização bolsista até 2010 e para lá disso à medida que o USD se deprecia. Afinal, não foi o que sucedeu em 2003 e 2004 e mesmo em 2006 ?

Isto continua a ser consequência da imensa liquidez (cash) que abunda nos mercados e que não foi significativamente afectada pela elevação dos juros.
Alguns analistas defendem que só seria possível combater essa realidade (sobrecrescimento dos agregados monetários) com níveis de juros bastante superiores aos actuais.
Uma ideia seria a elevação dos juros no Reino Unido ao nível dos da Nova Zelândia, não ficando a zona euro e os EUA longe dessa realidade.
Só a partir de 6 - 7% é que poderia haver um combate à liquidez. Até lá, no meio de alguma volatilidade poderemos assistir a mais do mesmo.

Abraço

djovarius

P.S. - Tenho aqui no bolso uma nota das novas (£ 20) de Libras Esterlinas, em homenagem aos 2.00 !!

por ktm450sx » 17/4/2007 9:02

Oi, tb estou dentro, entrei a 1.994.

Com estes dados não é de por de parte uma subida de juros no UK para 5.5

Cumps.

Registado: 15/2/2005 16:56

por Camisa Roxa » 17/4/2007 8:41

2.0000!

Desde 1992 que tal não acontecia, à altura do golpe do Soros à libra esterlina que a atirou para fora do SME
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por Camisa Roxa » 17/4/2007 8:29

cable quase quase nos 2!!!

1.9991 de momento! Entretanto já embolsei 100 pips neste spike up eheh
Imagem

por Antonio Vieira » 15/4/2007 12:20

Djovarius,

partilha da ideia que se os mercados subirem até 2010 o eur pode subir comparado com o usd? Qual a base explicativa para isto? Obrigado

Registado: 26/4/2003 21:51

Eurozone Membership Club

por C.N. » 13/4/2007 4:19

Ola,

A piece de resistance da semana ja foi desgustada e agora acho que atingimos o maximo da semana, a nao ser que algum "tubarao" faca uma venda muito grande de USD, ou os numeros de hoje do PPI ou Trade Deficit nos US surprenderem pela negativa. Parece que o proximo aumento das taxas de juro na Eurozone sera feito em Junho para 4% com mais dois aumentos ate ao final do ano, o que levara a um quasi-equilibrio entre a Eurozone e os USA. Esta semana e ate agora no EUR/USD temos:

:arrow: Minimo: 1.3340 segunda-feira
:arrow: Maximo: 1.3525 sexta-feira
:arrow: Range: 185 pips

Por falar em quasi-equilibrio entre taxas de juro, e preciso dizer que esse equilibrio ja existe na pratica e que ja ha varios meses que o mercado nao anda a procra de yields neste par, mas sim de capital valuation. Ou seja, o que conta sao as economias respectivas e nao o nivel das taxas de juro. Os USA tem um budget deficit e trade deficit, em conjunto com uma economia em desacelaramento. A Eurozone esta a acelerar e tem varios trunfos na mao por mais uns 5 anos, nomeadamente o acceso de outros paises ao clube dos 13. Como ha dias escrevi num relatorio sobre (entre outros) o alargamento do Eurozone club:

:arrow: Besides the actual 13 members:

Germany
France
Italy
Spain
Ireland
Netherlands
Belgium
Finland
Austria
Portugal
Greece
Luxembourg
Slovenia

:arrow: There are 6 countries on the pipe-line (Exchange Rate Mechanism II) for 2008/2009:

Estonia
Lituania
Chipre
Latvia
Malta
Slovakia

:arrow: And 3 for 2009/2010:

Poland
Czech Republic
Hungary

:arrow: And 2 for 2010/2011:

Bulgaria
Romania

Os ultimos 5 paises sao trunfos de peso para o EUR devido a importancia economica de cada um.

Abraco

CN

PS - umas das vantagens em utilizar uma base offshore como as Cayman Islands e de que nao preciso de la estar. Posso estar em qualquer lado do mundo. As outras sao a simplicidade administrativa, e vantagens fiscais.

por drivingsouth » 11/4/2007 20:58

CN,Parabens ;)

Espero que possas gerir o fundo a partir das Cayman :D

Registado: 17/10/2005 11:04

por djovarius » 11/4/2007 12:12

Boa tarde,

Em resposta à muito interessante questão do JPY, há que dizer que também este se pode valorizar face ao USD. Isto se o resto (tudo, como disse) estiver na mesma sintonia.
Mas o JPY é das divisas com maiores dificuldades em se valorizar face ao USD devido aos juros baixos no Japão, como sabemos.
Daí que o cenário mais provável é o de relativa estabilidade nesse par numa perspectiva de médio-longo prazo, embora com movimentos de curto prazo numa e noutra direcção.

Quem quiser negociar com JPY, tem melhores hipóteses de sucessos nas "cross rates" AUD/JPY e NZD/JPY devido ao diferencial de juros e com o EUR/JPY que tocou hoje o máximo histórico e que se o romper com força poderá dar alegrias ainda maiores aos amigos do EUR. Uma correcção deste "cross" é uma boa oportunidade de o alongar e tentar o assalto acima de 160.00

Abraço

djovarius

TWM - FX Opportunities Fund

por C.N. » 11/4/2007 1:48

Ola,

Gostava de celebrar com voces o meu segundo aniversario como forex trader. Se ha dois anos comecei a aventura com medo de os pilares de conhecimento e forca psicologica nao serem suficientes para aguentar as pancadas de um mercado bem maior do que eu, agora estou confiante que a base da minha estrategia e vontade e solida, e que agora havera sempre muito trabalho de calibracao, constante adaptacao as mudancas do mercado, e constante aprendizagem (talvez o que me faz correr).

Tenho estado a fazer algum dinheiro, o que me deixa contente claro, mas sobretudo gosto muito de currency trading. O facto de estar a “jogar” um jogo de estrategia na vida real e o que me da prazer. Alias, sempre gostei mais de jogos de estrategia do que de accao. Os resultados tem sido espectaculares – desculpem a modestia – estando agora em 69% ao ano (compounded) :shock: Os pares em que estou envolvido sao sempre os mesmos desde o primeiro dia: todos os EUR crosses com os majors incluindo o AUD, nunca tendo comprado/vendido nada fora disso. Creio que essa decisao inicial esta a ser parte fundamental do sucesso ate agora.

Entretanto a partir de hoje esta conta privada que tinha comecado apenas com dinheiro meu (2,000 euros na altura) e ao qual se juntou meses depois 1,000 USD de um amigo/cliente da minha empresa, esta em fase de Incubator Hedge Fund e assim estara por dois ou tres anos. Isto e a segunda fase desta aventura que comecou ha dois anos atras, com um trade dado ao contrario no EUR/USD e fechado em menos de 15 minutos – que medo - para um profit de 8 pips se bem me lembro :P

Ou seja, durante os proximos dois/tres anos o Fundo, que se chama TWM - FX Opportunities Fund, esta aberto para clientes sofisticados da minha empresa. Se os resultados e interesse o justificar, entao passarei para a terceira fase que e a incorporacao do Fundo nas Cayman Islands e distribuicao ao mercado institucional. “Deixem-me sonhar”, como disse o Carlos Queiroz quando foi para o Real Madrid.

Abraco

CN

PS1 - ha um ano: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#288532

PS2 - e ha dois: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#217734

por bullsista » 10/4/2007 22:50

djovarius Escreveu:Nesses casos, normalmente, repito, quase tudo ganha valor ao USD.

djovarius

Achas que o frágil JPY também pode ganhar? Ou este não faz parte do "quase tudo"?
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por djovarius » 10/4/2007 11:40

Boa tarde para quem já almoçou :lol:

De facto, motivos profissionais impedem-me de participar tão fortemente quanto gostaria, mas...

nada me impede de dizer que há condições para uma nova vaga altista de activos tão diversos quanto acções ou o ouro.

Sente-se uma injecção de liquidez (quase perpétua) que já dura há quase 5 anos.
Nesses casos, normalmente, repito, quase tudo ganha valor ao USD.
Quer-me parecer que desta feita (Abril-Maio) é que o USD index vai abaixo de 82, o que pode signicar novo toque em 80.
E a Libra tem condições para atacar os 2 USD, a exemplo do AUD e do NZD a baterem máximos de muitos anos.

Sendo assim, também o EUR/USD pode avançar para a casa de 1.36xx para lutar contra a resistência de Dezembro de 2004 - uma luta difícil.

Quem quer protecção contra a desvalorização do USD, já pode começar a pensar seriamente nesse assunto...

Abraço, até breve

djovarius

Sera que o Verao chegou mais cedo?

por C.N. » 10/4/2007 2:41

Ola,

O "nosso" topico estava a escorregar e visto que o Djovarius ja anda a preparar a proxima epoca balnearia, e melhor ser eu a dar fogo a peca e puxar o topico para cima.

Entao o que se passa no Forex, ou mais precisamente no EUR/USD? Passa-se que afinal a economia Americana provou mais uma vez que e uma maquina de 12 cilindros em V e que se alguns deles nao funcionarem os outros compensam. O job reports de Sexta-feira foi a prova disso mesmo, ver http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=55356, e agora - e tambem anteriormente para quem e mais calminho a tirar conclusoes :P - o Fed so mexe nas taxas (para baixo) se o housing market nao parar de cair, ou (para cima) e se a inflacao nao parar de subir.

Esta semana deve ser calminha com alguma volatilidade antes da decisao do ECB na Quinta-feira.

Entretanto, em anexo fica o Currency Forecast Index da revista www.fxweek.com No dia 5 deste mes o consensus de 39 das maiores investment houses/banks/research houses era de que o EUR/USD estaria

:arrow: dentro de um mes nos 1.3326
:arrow: dentro de tres meses nos 1.3342

Sera que o Verao chegou mais cedo?

Abraco

CN

PS - Errata: "...se o USD/EUR (esta ao contrario) ganhar igual valor...", trocar "ganhar" por perder.
Anexos
Currency Forecasts Index - fxweek.com, April.pdf
(0 Bytes) Transferido 400 Vezes

por djovarius » 5/4/2007 14:49

Boa tarde,

As minhas intervenções neste espaço vão ficando mais raras com o aproximar do Verão.

Mas não é preciso falar muito para dizer o óbvio.
EUR/USD em máximos de 2 anos significa que há força para ataque aos máximos de 2004, embora a coisa não se faça sem dificuldades. Aponto para Abril / Maio tal possibilidade.
Siginifica que o mercado está a "normalizar" havendo liquidez que se espalha aos outros activos.

O USD poderá perder terreno até 1.3480 e mesmo 1.3550 antes de qualquer retracção de jeito. O ataque a 1.366x será uma realidade se os mercados continuarem a acreditar que a descida dos juros norte-americanos começará já no segundo semestre.

Abraço

djovarius

por drivingsouth » 3/4/2007 8:24

Ola
Tambem subscrevo as palavras do djovarius :)

djovarius Escreveu:foi excelente a explicação sobre um verdadeiro hedging em divisas. Gostei de ler e aprendi mais do que sabia.

Obrigado a ambos.
Drivingsouth

Registado: 17/10/2005 11:04

Hedging = Seguro de Risco

por C.N. » 3/4/2007 7:00

drivingsouth Escreveu:A partir de que valores considera que existe a necessidade de proteger investimentos em moeda estrangeira com hedging no EUR/USD?

Ola Drivingsouth,

Le a resposta do Djovarius. Eu subscrevo, sublinhando apenas que um hedging e como um seguro de risco. Tem um custo, que no currency market varia normalmente entre 1 a 2% do valor a proteger.

A utilidade de um tal seguro e simples. Basta imaginar que se o retorno da tua carteira de accoes em USD for de +12% e se o USD/EUR (esta ao contrario) ganhar igual valor, o resultado sera zero :oh: Se tiveres um hedging com custo de 2% entao lucraste 10%.

Djovarius Escreveu:...foi excelente a explicação sobre um verdadeiro hedging em divisas. Gostei de ler e aprendi mais do que sabia.

Obrigado :oops:

Abracos

CN

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1, richardj e 360 visitantes