SCO - O mistério do 1,40
... no 4ºT os resultados terão diminuído substancialmente.
Não é isso que os números mostram. No final do 3.º trimestre estava com lucros de 3,1 M€, e fechou o ano com lucro de 5,8 M€. Por isso, são imputados ao 4.º trimestre 2,7 milhões, ou 46,5% dos resultados líquidos anuais.
O que se pode dizer é que no 4.ºT os lucros aumentaram substancialmente.
Estes resultados levarão, em minha opinião, a revisões de ´price target' em alta, é um aumento de resultados líquidos anuais de 1300%!
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Re
Touro Escreveu:1.º sem. 2006: cerca de 2,3 milhões de euros
3.º trim. 2006: 3,1 milhões de euros
Titleist Escreveu:Lucro de 5,8 milhões de euros comparados com 0,4 milhões em 2005
Parece que sempre houve alguma maquilhagem durante a OPA pois no 4ºT os resultados terão diminuído substancialmente.
De qualquer terem um ano com lucros já não é nada mau.
Salientando que "está no caminho da diversificação", a Soares da Costa está ainda fundamentalmente "presa" à construção. No ano passado 90,6% do volume de negócios foi feito nesta área, com um crescimento de 3,36%. O negócio industrial do grupo teve um crescimento de 14,8%, para 51,4 milhões de euros, enquanto a área imobiliária apresentou uma queda superior a 96% nas receitas, que não foram além dos 560 mil euros. A divisão de concessões, por seu lado, mais do que triplicou o volume de negócios, para 309 mil euros.
Por mercados geográficos, os negócios da Soares da Costa concentraram-se em 2006 mais no exterior. No ano anterior o mercado externo havia representado 40,2% da facturação da Soares da Costa, tendo em 2006 chegado a 61,8%. A seguir a Portugal, com 38,2%, o maior mercado para a Soares da Costa foi Angola, com 34,7% do volume de negócios do grupo. Os Estados Unidos da América asseguraram também uma parcela importante da receita do grupo, com 23,7%. Mais distante, Moçambique apresenta uma participação de 1,8% nos negócios da Soares da Costa.
Angola começa a pesar bastante no volume de negócios da SCO.
Isso parece muito positivo devido às boas margens desse mercado mas poderá ser mau se continuar a haver perdão de dívidas e/ou cobranças difíceis.
JAS
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
fabricado
Jiboia Cega Escreveu:Não ficava nada espantado que a estivessem a maquilhar para a venderem ao cliente seguinte.
Não voltei a entrar mas tenho acompanhado por alto.
O fecho de 6a feira foi um pouco "fabricado" ... se olharem bem na transacções efectuadas passou dos 0,90 aos à,92 porque simplesmente não haviam ordems a 0,91 !!!
Pouco provavel que não baixe!
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Touro Escreveu:1.º sem. 2006: cerca de 2,3 milhões de euros
3.º trim. 2006: 3,1 milhões de euros
Vamos esperar pelo fim do ano para vermos se nesses resultados não houve uma antecipação de receitas e se não meteram umas facturas de fornecedores na gaveta...
A confirmar-se terem resultados tão positivos em 2006 será, sem dúvida, uma surpresa muito "fina".
Um abraço,
JAS
"O grande problema da Soares da Costa é não apresentar resultados positivos há muitos anos ..."![]()
Lucros da Soares da Costa crescem seis vezes no primeiro semestre
resultados positivos
1.º sem. 2006: cerca de 2,3 milhões de euros
3.º trim. 2006: 3,1 milhões de euros (ver recorte revista Prémio abaixo)
- Anexos
-
- rev_premio.PNG (0 Bytes) Visualizado 4428 vezes
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Re
lfvc1 Escreveu:Quando a Caixa BI fez a avaliação da Soares da Costa (em Setembro se a memória não me falha) a dívida ainda não tinha sido negociada. Não se sabia pois se alguma vez iria ser recebida ou não. Geralmente nestas situações o mercado desconta o pior cenário que é “o trabalho já foi feito e o dinheiro não vai ser recebido”.
Uma vez que a divida foi realmente recebida parece-me acertado incorporar os 15 cêntimos na avaliação.
Uma coisa são "avaliações" e outra coisa é o que o "mercado desconta", não convém baralhar as coisas.
Na avaliação a dívida estava contabilizada assim como também estavam contabilizadas reservas para cobranças duvidosas que era o caso.
A dívida ser cobrada em 50% mais não fez do que anular a dívida e essas reservas e a avaliação melhorou em 0,03 euros como foi calculado na altura.
Quanto ao mercado ele actualmente já terá descontado ou valorizado o que quer que seja relativamente a esse caso da dívida.
lfvc1 Escreveu:Quanto ao Fino e à construção Civil eu também tenho as minha dúvidas que ele perceba do assunto e consiga aumentar os lucros significativamente, mas isso já deve ser visível nos resultados do primeiro semestre, e até talvez á um pouco nos resultados anuais e trimestrais. A ver vamos. O que é certo é que se a empresa for bem gerida tem capacidade de lucrar muito mais do que lucrou até aqui. Bastava ter lucros “normais” para, com o volume de facturação que tem, a cotação subir facilmente até ao dobro da actual.
Aumentar a facturação é a coisa mais fácil que há na construção civil.
Muitas vezes as Administrações recorrem a isso quando procuram compradores para as empresas.
A questão é que muitas vezes não as conseguem vender e depois chega-se à conclusão que as obras foram ganhas abaixo dos preços de custo e aumentam é os prejuízos.
Ontem a AECOPS deu a notícia que a construção teve em 2006 e em Portugal o 6º ano consecutivo com diminuição de obras.
Portanto não é muito lógico que a SCO consiga apresentar grandes resultados.
Um abraço,
JAS
Quando a Caixa BI fez a avaliação da Soares da Costa (em Setembro se a memória não me falha) a dívida ainda não tinha sido negociada. Não se sabia pois se alguma vez iria ser recebida ou não. Geralmente nestas situações o mercado desconta o pior cenário que é “o trabalho já foi feito e o dinheiro não vai ser recebido”.
Uma vez que a divida foi realmente recebida parece-me acertado incorporar os 15 cêntimos na avaliação.
Quanto ao Fino e à construção Civil eu também tenho as minha dúvidas que ele perceba do assunto e consiga aumentar os lucros significativamente, mas isso já deve ser visível nos resultados do primeiro semestre, e até talvez á um pouco nos resultados anuais e trimestrais. A ver vamos. O que é certo é que se a empresa for bem gerida tem capacidade de lucrar muito mais do que lucrou até aqui. Bastava ter lucros “normais” para, com o volume de facturação que tem, a cotação subir facilmente até ao dobro da actual.
Quanto ao Fino e à construção Civil eu também tenho as minha dúvidas que ele perceba do assunto e consiga aumentar os lucros significativamente, mas isso já deve ser visível nos resultados do primeiro semestre, e até talvez á um pouco nos resultados anuais e trimestrais. A ver vamos. O que é certo é que se a empresa for bem gerida tem capacidade de lucrar muito mais do que lucrou até aqui. Bastava ter lucros “normais” para, com o volume de facturação que tem, a cotação subir facilmente até ao dobro da actual.
- Registado: 16/7/2006 17:40
Re: 15 cêntimos por acção.
lfvc1 Escreveu:Portanto para mim, entraram realmente 15 cêntimos por acção em dinheiro fresco na Soares da Costa o que corresponde a uma subida da minha avaliação da empresa na mesma proporção.
Repara que não digo que capital próprio da empresa subiu em 15 cêntimos por acção.
Não te esqueças que para começar tinham "saído" esses 15 cêntimos em trabalho e em despesas...
(Isso admitindo que o facturado tinha uma componente de 100% em lucros).
Esse ponto do perdão da dívida foi muito discutido na altura e encontrarás isso nos posts dessa época.
Parece-me, e é uma mera opinião pessoal, que tudo está há muito tempo incorporado na cotação e nas eventuais avaliações da empresa.
O grande problema da Soares da Costa é não apresentar resultados positivos há muitos anos e não pagar dividendos.
E não me parece que a gestão do Fino, que sabemos nunca ter tido nada a ver com construção, possa conduzir a empresa a resultados positivos.
Um abraço,
JAS
P.S. - Não tenho qualquer posição na SCO.
15 cêntimos por acção.
Caro JAS:
As minhas contas são bem simples:
A empresa recebeu 32 milhões de dólares relativos à divida angolana o que dá aproximadamente 25 M Euros / 160 M acções ou seja 0.15 cêntimos por acção.
É claro que parte destes 15 cêntimos não estavam provisionados e eram já considerados um activo no balanço da Soares da Costa. Correspondiam ao que a empresa contava receber com base no acordo feito entre o estado português e o estado angolano relativo ao perdão da dívida.
Mas uma coisa é uma dívida do estado angolano que não sabemos quando vamos receber (com todo o respeito que eu tenho por Angola) e outra é o dinheirinho na nossa mão. Portanto para mim, entraram realmente 15 cêntimos por acção em dinheiro fresco na Soares da Costa o que corresponde a uma subida da minha avaliação da empresa na mesma proporção.
Repara que não digo que capital próprio da empresa subiu em 15 cêntimos por acção.
As minhas contas são bem simples:
A empresa recebeu 32 milhões de dólares relativos à divida angolana o que dá aproximadamente 25 M Euros / 160 M acções ou seja 0.15 cêntimos por acção.
É claro que parte destes 15 cêntimos não estavam provisionados e eram já considerados um activo no balanço da Soares da Costa. Correspondiam ao que a empresa contava receber com base no acordo feito entre o estado português e o estado angolano relativo ao perdão da dívida.
Mas uma coisa é uma dívida do estado angolano que não sabemos quando vamos receber (com todo o respeito que eu tenho por Angola) e outra é o dinheirinho na nossa mão. Portanto para mim, entraram realmente 15 cêntimos por acção em dinheiro fresco na Soares da Costa o que corresponde a uma subida da minha avaliação da empresa na mesma proporção.
Re: Avaliação da Soares da Costa
lfvc1 Escreveu:Já depois dessa avaliação a empresa conseguiu receber parte da dívida do estado Angolano o que representa uma entrada de dinheiro fresco de 0.15 cêntimos por acção não contemplada na avaliação anterior.
A bem dizer actualizando daria 1.35 € por acção ao qual se aplicaria o desconto que fosse justificado.
Na altura leu-se em todos os sites que o "perdão da dívida" e o consequente recebimento representava cerca de 0,02 ou 0,03 euros por acção.
Idem para a TDU e para a Mota.
Um abraço,
JAS
Boas,
Fica o gráfico para comentárem.
Abraço,
LG
Fica o gráfico para comentárem.
Abraço,
LG
- Anexos
-
- scoae.png (0 Bytes) Visualizado 4964 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest
Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites
Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites
Avaliação da Soares da Costa
A Caixa BI avaliou a Soares da Costa em 1.20 euros por acção, tendo aplicado de seguida um desconto de 25% obtendo o valor de 90 cêntimos por acção. Já depois dessa avaliação a empresa conseguiu receber parte da dívida do estado Angolano o que representa uma entrada de dinheiro fresco de 0.15 cêntimos por acção não contemplada na avaliação anterior.
A bem dizer actualizando daria 1.35 € por acção ao qual se aplicaria o desconto que fosse justificado.
Podes ver a minha avaliação da Soares da costa em:
http://www.bolsaevalor.blogspot.com/
Podes ver a minha avaliação da Soares da costa em:
http://www.bolsaevalor.blogspot.com/
Segundo me recordo esse estudo dava o valor de 0,90 por acção. Como depois da publicaçao do estudo a SOC recebeu um determindo montande respeitante ao pagfamento de uma divida que tinham para com ela, montante esse que equivale a 0,15 por acção, o que faz com que o valor atribuido para a SOC seja pelo menos 1,05.
- Registado: 10/4/2006 20:03
depois da tempestade, a bonança?!
boas tarde....
A Soares da Costa animou hoje um pouco....
será que está para sair alguma recomendação? quando foi conhecida a recomendação da UBS? alguém se lembra da data?
ou será que estamos a assistir a uma recomposição de carteiras, face ao fim de mês que se aproxima e ao facto de a Soares da Costa apresentar resultados em meados de Abril?
seria possível a alguém colocar um gráfico actualizado?
obrigado.
A Soares da Costa animou hoje um pouco....
será que está para sair alguma recomendação? quando foi conhecida a recomendação da UBS? alguém se lembra da data?
ou será que estamos a assistir a uma recomposição de carteiras, face ao fim de mês que se aproxima e ao facto de a Soares da Costa apresentar resultados em meados de Abril?
seria possível a alguém colocar um gráfico actualizado?
obrigado.
- Registado: 21/6/2005 12:32
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Investor Tuga, latbal, Mr.Warrior, nickforum, O Magriço, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, trilhos2006, TTM62, xeidafome e 93 visitantes