Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTM promete

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 7/4/2003 15:32

Não tenho seguido muito a PTM mas parece-me que o Ulisses tem razão, este nível é uma potencial resistência (o q não quer dizer q não venha a ser quebrada... mas merece atenção neste ponto). É praticamente a única referência que temos nesta zona e fez uma <i>shooting star</i> a partir de onde corrigiu.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 7/4/2003 15:31

Mesmo com um fecho ao nível actual, terá sido um dia excelente para a PTM. Eu, que entrei na casa dos 10.85, apenas cuido de fazer deslizar o meu stop dia após dia... :mrgreen:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

ptm a dar as ultimas?

por tuto » 7/4/2003 15:27

A ptm parece q encalhou nos 12.50
Apesar de não ligarem mt aos cofres por eles serem um pouco enganadores...ele assusta um pouco parece q desapareceram o compradores...
Anexos
ptm.png
ptm.png (7.02 KiB) Visualizado 1734 vezes
tuto

por Ulisses Pereira » 7/4/2003 13:41

Olá Vasco!

É sempre difícil definir os níveis de "trailing stop". Para mim, é sempre das matérias onde tenho mais dificuldades. No caso da PTM, por exemplo, o meu "trailing stop"era o máximo da penúltima sessão (oos 11,98) e agora, depois da subida de hoje, subi o "trailing stop" para o fecho da última sessão, nos 12,2. Mas esta é uma matéria bastante polémica e até há quem ache que não deva usar os "trailing stops". Eu não os dispenso. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vasco » 7/4/2003 12:33

Viva Ulisses!

podes dar-me uma ideia de valores para esses "trailing stops" pf?

Obrigado e um abraço,
Vasco

Registado: 8/11/2002 17:27

por Ulisses Pereira » 7/4/2003 12:28

A PTM atingiu hoje a sua resistência horizontal, depois desta fulgurante subida. Cada vez mais é aconselhável a quem está longo, numa perspectiva de curto prazo, ir subindo os "trailing stops" para preservar os ganhos.

Em termos de médio/longo prazo, nada a acrescentar ao excelente aspecto técnico que foi descrito mais acima neste post.
Anexos
forum-ptm.gif
forum-ptm.gif (12.35 KiB) Visualizado 1869 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 4/4/2003 14:24

Aqui fica o gráfico actualizado da PTM que tem tido um comportamento notável nas últimas sessões. Nesta altura, começa a ficar "sobrecomprada" (embora este seja o tipo de acções que, historicamente, suporta bem situações de "sobrecompra") e a aproximar-se da sua resistência nos 12,5 euros. Se começar a mostrar sinais de fraqueza, é natural que seja uma boa oportunidade para quem entrou longo numa perspectiva de curto prazo poder aliviar posições. Mas, para já, ainda não deu o menor sinal de fraqueza.

Quanto ao médio/longo prazo, mantenho tudo o que disse no início desta série de posts: É o gráfico mais bonito do nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptmm.gif
forum-ptmm.gif (12.44 KiB) Visualizado 1993 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 3/4/2003 15:58

É difícil de te responder Tuto. O tempo dos ganhos fáceis já passou e a entrada de baixo risco (junto ao suporte dos 10, 8 euros também). Penso que quem está de fora, deve esperar uma retracção ou consolidação para tomar posição. Nesta altura, a relação rentabilidade/risco não é suficientemente boa para aconselhar uma entrada. Mas é sempre complicado dar opiniões deste género.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

ainda será boa altura para entrar

por tuto_ » 3/4/2003 15:52

neste comboio?
tuto_

por Ulisses Pereira » 3/4/2003 12:29

Aqui fica o gráfico fico actualizado da PTM. Hoje continuou a sua excelente subida e a demonstrar o porquê de ser, na minha opinião, o gráfico mais bonito do PSI. O volume de hoje parece encaminhar-se para ser o maior dos últimos dois meses.

A quebra hoje do último máximo relativo nos 8,5 euros permite definir aí mais um nível de referência, permitindo a quem entrou longo colocar um pouco abaixo dessa zona um "trailing stop", protegendo os ganhos até agora conquistados.

O aspecto técnico continua irrepreensível, embora com estas subidas rápidas, o potencial de subida de curto prazo começa a diminuir. Para os "traders" de posição, é só ir ajustando os "stops" para proteger os ganhos, mas ir deixando correr para ver até onde vai este papel.
Anexos
forum-ptm.gif
forum-ptm.gif (11.25 KiB) Visualizado 2241 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 2/4/2003 16:05

Pois é, grande Silveira! Já vai nos 11,30 e penso que pode fazer 200 mil acções hoje. Belo dia e mais um belo sinal para a PTM.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Silveira » 2/4/2003 14:23

Pan para completar o teu grafico :wink: deixo o meu de curto medio prazo, fazendo referencia a uma resistencia horizontal que se encontra nos 11,5. Rresistencia essa que travou o movimento de subida a quando da quebra da Bandeira de Alta no ultimo Post da PTM que aqui deixei:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... t=silveira

De resto é a acção que mais interesse me suscita no nosso mercado devido ao potencial de crescimento, nunca me esqueço que todos ainda se lembro dos famosos 146.

Cumprimentos, Silveira
Anexos
PTM.png
PTM.png (18.69 KiB) Visualizado 2476 vezes

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulisses Pereira » 2/4/2003 14:03

Esta lateralização da EDP já leva 6 meses. Esperemos que a consiga quebrar em alta, daqui a uns tempos, indicando claramente que é uma base sólida que a EDP está a formar. Recordo que quanto mais tempo durar a formação da base, mais sólida será a inversão.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.gif
forum-edp.gif (13.6 KiB) Visualizado 2519 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por R_Martins » 2/4/2003 13:45

Caro Ulisses

Imagine-se o dia que a EDP tiver um comportamento igual, se vai ter (?) ao da PTM, vamos ficar todos ricos para os restos dos nossos dias. Os longos claro...
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

PTM promete

por Ulisses Pereira » 2/4/2003 12:42

Olhando para todos os horizontes temporais da PTM, vejo bons sinais da acção.

Em termos de longo prazo, depois do final da "bolha" - da qual a PTM foi o expoente máximo em Portugal - ela corrigiu violentamente. Contudo, durante mais de um ano e meio, a PTM andou a lateralizar, num movimento que parece tipicamente de construção de uma base sólida para uma inversão.

Em termos de médio prazo, a quebra, em alta, dessa base, deu um forte sinald e compra que fez a acção disparar. Depois disso, ela tem retraido tranquilamente e parece ter voltado a encontrar suporte nos 10,8 euros que era a sua antiga resistência e o actual suporte mais forte.

O arranque de hoje com um volume que promete ser bom coloca-a numa situação técnica muito interessante e convidativa a uma entrada no papel. De qualquer das formas, convém não esquecer os "stops" no caso da PTM fraquejar e quebrar o suporte dos 10,8.

Em suma, olhando para qualquer um dos três gráficos, a minha perspectiva é que a PTM promete! :)
Anexos
forum-ptm1.gif
forum-ptm1.gif (13.63 KiB) Visualizado 2629 vezes
forum-ptm2.gif
forum-ptm2.gif (13.92 KiB) Visualizado 2632 vezes
forum-ptm3.gif
forum-ptm3.gif (11.52 KiB) Visualizado 2631 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, josehenry400, OCTAMA, PAULOJOAO e 52 visitantes