Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Regras de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 26/3/2007 10:37

Regra 16
Esta regra é para os muitos investidores que volta e meia , têm "paixonetas " por certas acções .Desenvolvem uma tal relação amorosa com certos títulos que deixaríam Freud dentro da camisa de forças .

São aqueles gajos que se agarraram à Pararede* quando ela estava nos 0,60 e ainda a têm guardada junto ao coração , porque esta é uqe é uma boa acção , que as pessoas não dão valor , mas um dia quando descobrirem o que ela vaaaale...

E depois vão para uma parte escura da casa , como um sótão sombrio e cheio de pó e ficam lá agarrados aos extractos de conta perdedores , a lançar olhares de esguelha a ver se estão sós e a sussurrar " ...my preciousssssssss..."

Agora, o pior disto é que , como diz a regra do Cramer , vendem as outras acções que estavam a valorizar e eram realmente boas "pra esquilibrar a carteira" . ISto é , as acções más perdem 50% , as boas valorizaram 50% . Toca a vender as boas e a carteira ficam a zeros ( exemplo teórico ) . Depois , as más continuam a descer e as boas já não estão lá . É uma espécie de Segurança Social aplicada às acções em que os contribuintes se reformam e são substiruidos por desempregados ( onde é que eu já vi isto !? ) .

Resumindo , há acções que são como as mulheres infiéis . Vão com estes e vão com aqueles e não cumprem o que esperavamos delas . Mas se descobrirem que assim é , não queiram ser cornos mansos...

Never Subsidize Losers With Winners

By Jim Cramer

Professionals and amateurs alike hate selling their dogs. They keep hoping, keep assuming, that a sinking stock is wrong in its direction. They rationalize that the weakness or lack of interest they see is and will be fleeting, and that people soon will recognize the value that the holder sees in the stock.

That's all well and good, until you need money.

Most fund managers have fabulous marketing teams that are able to hype their funds regardless of performance. Despite that and despite the shameless way this industry supports just about anyone who runs money if the money-runner is willing to kick back to the sources of funds, managers do get cash calls. They periodically have to redeem shares they own for cash to send back to unlucky investors.

When they do, that tendency to keep the dogs develops a sinister side: Good stocks get sold to subsidize the losers. You then get a self-fulfilling spiral as the bad stocks stay bad. They usually keep going down. And the fund, without the good stocks, keeps sinking. They never learn my rule:

Never subsidize losers with winners.

Individuals do the same thing. They have only a finite amount of capital to invest. Rather than take the medicine -- the loss -- they hold on to the losers and sell their winners.

My advice to anyone who is stuck in this position is quite simple: Sell the losers and wait a day. If you really want them, go buy them back the next day. I also am certain that you never will.

Um abraço ,

The Mechanic

* _ o ex. da Pararede serve como qualquer outro . Não é nada contra a acção . Era simplesmente a que estava a jeito ...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Então...

por Powerman » 23/3/2007 13:57

Mechanic,

Apenas para perguntar:

Então, e o resto das aulas? Ai,ai vamos ter falta no livro de ponto.EHEHEH

Abraço

Registado: 18/3/2007 16:12

por The Mechanic » 19/3/2007 20:07

Ulisses , Powerman ,

...eh pá ! Quando um Mestre e um novato em termos de Caldeirão , escrevem pra elogiar desta maneira , um gajo só pode sacudir-se que nem um São Bernardo de modo a espalhar a baba .
...se bem que no meu caso é mais uma espuminha branca que se acumula aos cantos da boca e que creio ser bastante atractiva para o sexo feminino , tal a quantidade de vezes que me "galam" os ditos cantos .
...devem achar "fofinho"...
...gajas...!!

Mas ainda bem que isto agrada a Gregos e a Troianos ( Porra !! ...que belo trocadilho ! Ulisses, Gregos,...tão a ver !? ...não.! ...ok...talvez não seja assim tão bom )

...dizia , se agrada a quem chega e a quem cá mora , então , já vale a pena as 4h diárias que eu demoro a preparar estas " Regras" .

Um abraço aos dois ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

Novato no Forum

por Powerman » 19/3/2007 19:26

Mechanic,

Antes de mais sou um novato no forum. Segui enquanto "outsider" as suas aulas e confesso que me surpreenderam... pela positiva. As regras do Cramer já conhecia, agora a sua forma de explicar é que torna o assunto muito... interessante. Fico a aguardar pelas próximas.

Cumprimentos

Como nota: Neste momento não tenho nenhum titulo em carteira, estando mais preocupado em absorver todos os conhecimentos possiveis.

Registado: 18/3/2007 16:12

por Ulisses Pereira » 19/3/2007 13:54

Se o Cramer descobre as introduções que andas a fazer aos artigos dele, qualquer dia contrata-te para ilustrares as ideias dele. Genial!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 19/3/2007 13:35

Regra nr. 15 - As Obrigações

As " Bonds" ( Inglês ) ,Za Bondz ( em Alemão-tuga ), àis bunda ( em Português-Brasileiro , mas com outro significado , mais ligado à praia ). Que dizer delas !?

Falemos somente sobre as Bonds ( Inglês )ou Obrigações , em Português . O que são !?

Quais as principais diferenças entre uma obrigação e uma acção?

A principal diferença resulta do facto de a obrigação ser um título representativo de uma dívida, onde o obrigacionista incorpora um direito de rédito, enquanto que uma acção é um título representativo do capital social de uma sociedade anónima. Ou seja, na prática, isso quer dizer que, enquanto um accionista é co-proprietário da empresa, o obrigacionista é um credor dessa empresa. A partir daqui geram-se as demais distinções: os accionistas têm direito de voto e na repartição dos lucros, em contrapartida em caso de falência e de liquidação dos bens da empresa o obrigacionista como credor, tem prioridade sobre os accionistas.

A determinação do rendimento dos dois activos também é bastante diferente . A rentabilidade da obrigação é pré-determinada no momento da emissão, com a fixação dos juros a pagar e as condições do reembolso, enquanto que o rendimento das acções está a depender da sua performance em bolsa que, em primeira instância, deve (ou devia) estar dependente do comportamento económico-financeiro da empresa. Mais, a obrigação tem uma duração definida à partida; ao invés, a acção é um título perpétuo que só se esgota com o desaparecimento da empresa.

Finalmente, e numa observação pelo lado da empresa, constata-se que em termos fiscais o financiamento através de obrigações apresenta vantagens face às acções, dado que os juros pagos são considerados como um custo para o apuramento do lucro tributável, privilégio de que não gozam os dividendos distribuídos aos accionistas. Este autêntico “subsídio fiscal” à utilização de dívida contribui para que o financiamento por capitais alheios seja assegurado a taxas de juro substancialmente mais baixas do que o financiamento por capitais próprios. Na óptica do investidor também as obrigações ficam a ganhar na avaliação fiscal, com níveis de tributação substancialmente mais reduzidos do que aquele que é tributado em sede de IRS e IRC pelas acções (10% sobre as mais-valias, desde que não detidas por um período superior a um ano, e 25% sobre os dividendos, embora conte apenas metade do seu montante para efeitos fiscais, que na prática estabelece a taxa de imposto nos 12.5%).

Paulo Alcarva, (Vida Económica), 30 Junho-06 Julho 2000

Dito isto , pra "arrumar o sótão " de muito gajos que pensavam que Obrigações era aquilo que têm de fazer à noite quando se deitam com a gorda , enrugada, encarquilhada ,endurecida , mas amada esposa , sigamos em frente .

Porquê investir em Obrigações ?!
Porra !! Porquê largar a adrenalina das acções , as noites mal dormidas devido ao stress da descida ,o latejar das veias da fronte perante uma correcção ou o fantástico ACV provocado por um "crash " ?!!?
Pois...não sêi !... são opções !!

Mas digamos que um gajo até é um ...ppffffff..!!! :lol: ...Investidor !!....ppppfffff !!!! :lol: :lol:
Há investidores que olham para as Obrigações como uma coisa séria . ..sim , sim ! Isto é mesmo verdade !

Põem-nas como componentes das suas Carteiras e o camandro !! Diz que são mais seguras e em alturas em que as acções fazeem estrago , as Obrigações contrabalançam . Nhó-nhós do caraças...

E há até quem relacione grandes movimentos Obrigacionistas com Acções ..!!( ....ppppffff ! )

Facto : Os analistas norte-americanos usualmente observam o mercado obrigacionista de forma a tentarem prever a abertura do mercado accionista .
Porquê !?
Porque se as T-Bonds (obrigações do tesouro norte-americano, e que são uma commodity financeira) forem transaccionadas a preços superiores, significa, normalmente que os investidores estão a investir em dívida pública, em detrimento de investimento em acções.
Como a dívida pública é, teoricamente, investimento sem risco, a sua procura aumenta, habitualmente, em períodos de crise ou de incerteza.
A comprová-lo está, por exemplo, o facto de os contratos de futuros de Março de 2000 das T-Bonds, estarem cotados em Janeiro do mesmo ano nos 88 dólares, enquanto que o contrato de futuros de Março de 2001, valia em Janeiro desse ano, cerca de 102 dólares. Se compararmos os mesmos meses em termos de mercado accionista, passa-se exactamente o inverso. O Nasdaq Composite marcava mais de 5,000 pontos em Março de 2000 e em Março deste ano cotava nos 1,800 pontos...

As Obrigações são assim uma boa alternativa de investimento , um possivel sinal de inversão de médio/longo prazo do Mercado Accionista , uma componente de investimento( como ponderante de risco )e muitas coisas mais que poderíamos definir como : etc.

Moral da história : Ás vezes , as Obrigações podem valer muito mais que as Acções . Até pro gajo da gorda...

Don't Forget About Bonds
By Jim Cramer

"Where are the bonds?" That's how I used to begin every phone conversation when I was on the road, away from my desk, back when I ran my hedge fund.

Yet people forget the bond market all the time. They forgot it in 2000, even though it told them the economy was softening. They forgot it in 2001, when it was clear that the cash rates were too competitive to stocks and would cause a massive selloff.

That's why I say:

Don't forget bonds.

I was trained to focus on bonds because bonds are the competition to stocks, the competition I most fear. When short-term rates go sky-high, you have to expect companies that had been bought for good yields, stocks like Bank of America (BAC ) or BP (BP ), will sell off.

When long-term rates fall to 4%, you have to believe that the economy may be too soft to own deep cyclicals or that stocks that have high yields, like utilities -- I like to watch Duke Energy (DUK ) -- will be on the move.

You need to watch more than the stocks. If this were basketball, I would be saying that if you just watch the man with the ball, let's call him Citigroup (C - ), and you don't watch what the others are doing on defense -- the bonds -- there's no way you are getting to the basket. The men without the ball -- the bond market -- can determine the action.

Many people who got in this game in the last decade still don't even know what bonds are. They are troubled when you say bonds went up today. They think that means interest rates are going up rather than what it really means, which is that interest rates are going down. If you don't understand how bonds work, I think you will not be able to make nearly as much money as if you do.

By the way, a lot of younger managers think they only need to think about bonds if they own Washington Mutual (WM ), American International Group (AIG ) or Fannie Mae (FNM ).

They don't think bonds matter with a portfolio of Research In Motion (RIMM ), eBay (EBAY ) or Qualcomm (QCOM ).

Wrong! When interest rates move significantly higher, no one's going to pay a lot for the future earnings growth stocks provide.

So keep your eye on the ball, and on the men without it.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por leom » 16/3/2007 17:08

:lol: :lol:

acho que nestas ultimas semanas não há ninguem que não se identifique :lol:

mto bom Mech

Abraço

Registado: 5/4/2006 0:51

por The Mechanic » 16/3/2007 16:59

A regra nr. 13 é fruto de uma passagem do Cramer por Portugal . Eu não estou em posição de confirmar isto , mas só pode ser.

O título em sí , pouco diz , se não falarem Inglês...

Em Cantão Chinês , "nowouldashoulda -coulda" não quer dizer nada . Mas se dissesse , diría algo que tambem eu não entendería .

Depois desta entrada extremamente bem conseguida e elucidante , passemos aos que interessa.

Isto parece na verdade um bocado "há Portuguesa ". Traduzindo , é algo como " Não há cá faría, podería ,acontecería se coiso..! " . O que passou , passou !

Nestes dias em que as acções caíram à parva, e um gajo não comprou "mêêêêêmo no fundo " , há os que se põem "...aaaaaaaah !!!! .." ( tipo " BOLA NA TRAVE !! " )" ...aaaaaaah !!!... se eu tivesse comprado ...!! " .
E os que não venderam antes daquilo cair " ...eeeeeeehhhhh !!.. " ( tipo " BOLA NO POSTE DIREITO !!! " " ...eeeeeeehhh !! ...devia ter vendido ..!!! "" .

E depois vão negociar condicionados pelo que deviam ter feito ou gostavam de ter fazido !!

( para as Edites Estrelas e Bárbaras Guimarães deste país - sim , é contigo que eu estou a falar , rapaz !! - eu sêi conjugar o verbo fazer . Por isso o "fazido " é de propósito .)

...vão negociar condicionados ou pela "oportunidade perdida " ou pela "vingança " e depois ...lixam-se !!

Cada negócio é um negócio !

Eu chego a comprar uma acção a 20 , vender a 22,14 e a seguir ir comprá-la a 22,70 . E chego a comprar uma acção a 20 , vender a 19,70 e ir comprá-la a 21 .
Mas em nenhum dos casos o segundo negócio tem a ver com o anterior , ganhe ou perca . Tem a ver com os pressupostos que se apresentam no momento do negócio .

É mau quando um gajo fica a remoer negócios que correram mal ou a vangloriar-se dos que correram bem . Isto não pode ser nada pessoal .

E as memórias devem servir apenas como experiências de aprendizagem , não como condicionantes futuras que , aí sim , poderão prejudicar um pensamento que se quer puramente racional ...

No Woulda, Shoulda, Couldas

By Jim Cramer

Your head matters in this game. You need to have it on right every day if you are going to see opportunities and act on them. Yet so many of us have heads clouded with thoughts that genuinely throw us off target and make us do the wrong thing.

The most damaging recurring thought you can have is this: "If only I ..." -- you can fill in the rest. As in, "If only I had acted sooner on Electronic Arts (ERTS )." Or, "I should have pulled the trigger on Nvidia (NVDA ) ahead of that quarter." Or, "I could have made a fortune if I had stayed short that Sun Microsystems (SUNW )."

Don't get hung up on the woulda, shoulda, couldas.

This is wasted, damaging emotion. It is destructive to the positive psychology you need when you are making investment decisions. For a long time, I took it to an extreme. I would sit and be mesmerized by a couple of big misses, by things that I got wrong. I would be obsessed, hitting up the big miss over and over again.

Not anymore. With the help of my wife, the Trading Goddess, I was able to see just how destructive such a pattern of thinking is. In fact, I have had to build in methods of tricking my mind into not playing this game.

A while ago, I absorbed a terrible loss in Charter (CHTR ) at the $2 level. I knew that to keep myself from thinking "I could have sold the stock at $4 and change for a nice gain," I had to take Charter off my screen. I do that with all stocks that go up huge after I leave them or that have gone down huge and I had to take the loss for fear that they then will rally and further shatter my confidence.

If you are like me, and you need help curbing this kind of destructive thinking, go to that extreme; take the stocks off your monitor or your portfolio watch. You will be surprised how much better you perform when you stop the woulda, shoulda, couldas.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por The Mechanic » 13/3/2007 15:51

Olha, o Ulisses !
Eu a pensar que depois de ter divulgado a Federação Portuguesa de R.R. no teu tempo televisivo, nunca mais me "falavas " .
Obrigado . Às vezes tenho de contribuir alguma coisa, pra não serem só atuardas. :wink:

Scpnuno ,
P.S. Mechynho, tu não lembra que há por aqui malta de varios generos? Bijoca lagartoca

Está beeeem, "prontos " !
O genero feminino então não corta nada !.. ficamos assim .! Os outros dois géneros é que continuam a cortar o esquerdo .

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por scpnuno » 13/3/2007 15:20

The Mechanic Escreveu:Regra nr.12

Esta é tããããããão boa !

...

Quem????

Sempre pensei que o Cramer fosse um gajo...Olha pra esta...aprender até morrer...

The Mechanic Escreveu:
...É por isso que eu me rio quando leio no Caldeirão coisas como " Eu não vendo as minhas acções da XYZ !! Prefiro cortar já o esquerdo !! " e outras juras de fidelidade às acções ......

Informo vossa excelencia, o Mechy, e a restante comunidade caldeiereira que eu, scpnuno, NUNCA fiz esta afirmação. E sou capaz de jurar que nunca farei!
E se algum dia a virem como dita por mim, ou o meu nick foi gamado ou estou a mentir com os dentes todos...(ou alguém vai ser vitima de amputação)

Abraços (esquerdos e direitos)

P.S. Mechynho, tu não lembra que há por aqui malta de varios generos? Bijoca lagartoca
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 13/3/2007 15:10

The Mechanic, deixa-me dar-te os parabéns pelo excelente trabalho que estás a realizar. Não apenas transcrevendo as regras (que já li) mas, no teu estilo tão peculiar, a fazê-las entender de uma forma tão clara e tão tua.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 13/3/2007 15:06

Regra nr.12

Esta é tããããããão boa !

Dinheiro , guita, caroço, papel, bagulho ,nota ,pilim , cacau, euricos, chame-se-lhe o que se quiser . Um gajo investe é pra ter mais dinheiro !

É por isso que eu me rio quando leio no Caldeirão coisas como " Eu não vendo as minhas acções da XYZ !! Prefiro cortar já o esquerdo !! " e outras juras de fidelidade às acções ...

Isso é investir como o Homer Simpson ! Comprar acções , aquilo cái " D`oh ! " , continua a cair "D`oh !! " , cai mais " Dòh !!! " . Ou então sobem de 100 a 200 , mas em vez do gajo vender , não ! " ...há-de subir mais ! ...o PER e o caneco diz que coiso e vái comprar uma máquina de tirar café...!!! " , dái a um mês : "...D`oh !!!!"

Para aqueles que investem à maluca ( tambem chamados investidores de Totoloto ), isto não diz nada . Para os que tem um plano de trade , por mais simples que seja cada vez que investem/especulam , é do mais natural chegar a um certo valor que planearam no inicio e vender . Ou como eu , dar por encerrado o negócio mas, sem o fechar , colocar stops ali , pra potenciar o negocio .

Quando se compra , a idéia é vender um dia . E não faz mal entrar em liquidez total !! Às vezes , é o melhor investimento ...

Cash Is for Winners

By Jim Cramer

The aversion to cash in this business breaks my heart. Sometimes cash is such a perfect investment that it drives me crazy how few people ever recommend it. Nah, they hate the market so they are only 95% long instead of 100%. Or, they think the market stinks, so they decide to short a few highfliers against their longs.

No, No, No!

You don't like any sectors? Sell everything and go into cash, don't short Advanced Micro Devices (AMD ) vs. Intel (INTC ) or Nortel (NT ) vs. Lucent (LU ).

You don't think the market's going to do anything? Don't try paired trades, like General Motors (GM ) vs. Ford (F ), and don't buy defensive stocks like Anheuser-Busch (BUD ) or General Mills (GIS ). Just get out.

So many people never want to get out and go to cash, which is literally short-term Treasuries of the less-than-a-year variety. People start talking about how little cash earns -- although it sure earned more than a year ago. Or they say, "Can't be in cash, that's for losers."

But I say:

Cash is for winners.

A lot of this cash aversion stems from something that occurred a decade ago, when Fidelity Magellan underperformed because it had too much cash. As a result of the weak performance, the manager was fired! But no one ever seems to get fired for bad stock-picking. The takeaway in this game ever since that high-profile firing was: Don't dare get caught with too much cash. That's why you see and hear all of these fund managers who have lukewarm views walking around with massively long-biased portfolios.

I grew up in a different time. I only shorted when I had an edge -- I can't short at all right now by contract, but back when I could, I didn't short just for the sake of having some shorts on against longs. I don't care about not having enough exposure; I care about losing money!

If I were you and I didn't like the market or didn't have anything that compelling to buy -- as defined by a willingness to buy it down if the stock keeps going lower -- I would go with cash. It's never wrong when you don't like the tape or when you can't find anything that truly makes sense for you.

Um abraço ,

The Mechanic

ps- Petar ...isto são sítios muito escuros e humidos . Não é pra ti , rapaz .O sacrificio tem de ser só meu...
- Aristoteles

por petar » 12/3/2007 14:06

Verdade verdadinha Mech.

Mas conta lá melhor esse retiro e os tratementos que te estão a ser dispensados?
Há lugar para mais um?

Abraço,
Petar
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por The Mechanic » 12/3/2007 12:22

Rule nr. 11

The Mechanic continua em retiro espiritual , no cimo de uma montanha ,ao fundo de uma caverna , buraco 14 .Em estado de isolamento total , à excepção das senhoras que cá vêm tratar de mim , achei que hoje era uma boa altura pra lançar a regra nr.11 do Cramer .

Pra quem tem muita guita ...ou porque herdou ou porque o paizinho deu ou porque calhou ,e quer investir em Bolsa , existem aproximadamente 137,987 titulos que poderão negociar nos diversos Mercados.
Por isso é natural que um gajo começe a disparar em todas as direcções , né !? Assim ganha mais , né !? pra começar , é seguir 180 acçoes e investir em 64 .É uma carteira diversificada, né !? Os ovinhos todos espalhados , ãh ?! Bom, né !?
Mau .
Só a trabalheira de andar a seguir noticias, gráficos , isto e aquilo e o outro ...!

Nada de ter muitas acções em Carteira .Conforme a carteira ,assim será a Carteira . Mas nada de exageros ! Senão um gajo não come , não dorme , nem povoa o território como deve de ser ..!

O Cramer diz que tem 25 . Mas o gajo dedica-se áquilo a sério . O Táxista Moderno da nossa praça , se tiver guita obviamente ..! não quererá ter mais de 10 . Se for já entendido , batido e não comprometido , poderá ir até às 20 . Mas já é uma trabalheira .

Isto se um gajo quiser ter uma Carteira que realmente renda. Se for Táxista Barrunço , tem 15 acções e aquilo é como ter 15 mulheres a pedirem-nos o cartão de crédito "pra ir comprar uma blusinha" !!

Gajo-Táxista-Ranhoso , que tem até 25,000-50,000 Euricos pra torrar , não quererá ter mais de 5 , 6 acções no máximo . Senão a pressão começa a torrar-lhe o miolo e tem de passar a fazer serviço nocturno pra pagar as comissões .

Moral da história : não sejam gulipões e invistam na proporção da vossa carteira . Lá por termos um Big Mac nas mãos , não quer dizer que o consigamos abocanhar todo de uma vez . A não ser que nos chamemos Manuela Moura Guedes...

Don't Own Too Many Names

By Jim Cramer

In my years as a hedge fund manager, I spent three hours every day analyzing the mistakes of the day before.

That was my major task, one that I completed before anyone else came into the office, generally between 4 a.m. and 7 a.m. I would analyze every losing trade -- you don't need to analyze the winners, they take care of themselves -- and try to figure out how I could have made more money or lost less money.

I was maniacal about it.

And after a couple of years of this, I realized that good performance could be directly linked to having fewer positions.

That's one of the reasons I insist on owning only 25 positions, no matter what, for my Action Alerts PLUS portfolio.

I never will buy a stock without first taking one off. That's a great discipline and one you should adopt, pronto. All the bad money managers I know have hundreds of positions. All the good ones have a few that they know inside out and like on the way down.

That's why I say:

Don't own too many stocks.

I know it can be constraining. For instance, I might like several stocks in the chemicals group, say, DuPont (DD ), Dow Chemical (DOW ) and Eastman Chemical (EMN ). But my discipline leaves room for only one, so I would own the one that I thought was the cheapest and the best.

When I lost the most money as a hedge fund manager, by the way, my "sheets," my position sheets, were as thick as a brick. When I made the most money, my sheets were, well, one sheet of paper, double-spaced. And I ran hundreds of millions of dollars.

Please remember that whether you are a pro or an amateur, you can always have too many positions.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por Brah » 9/3/2007 17:32

The Mechanic Escreveu:Pelos visto deves ser o unico leitor destas "regras do Cramer " , mas sendo assim já se pode considerar Serviço Publico .

The Mechanic Escreveu:Calma ...
Estava só a fazer-me de coitadinho ...
"...ah ...ninguem lê as coisas que eu escrevo...e ninguem gosta de mim...e os cães mijam-me prás pernas..."

:lol: :lol: :lol:

Claro claro, acho que querias era "senhoras" como a que tens no blog com cartazes a dizer "obrigado mech...e já agora dá-me o teu @§£@§§$!!!"

Mas pronto, grande tópico para um gajo amadurecer e aprender mais qualquer coisa deste mundo fo... lixado!! :lol:

Obrigadão!!

Registado: 2/11/2006 11:31

por The Mechanic » 9/3/2007 16:18

Regra nr. 10

Esta é boa . Esta é muito boa !
Quantas vezes tenho eu lido nos foruns sobre gajos que vem à boca cheia dizer coisas do tipo ,que compraram acções de uma empresa que " vende frigorificos aos Esquimós , mas que embora esteja quase na falencia, o mais certo é a Whrilpool ir comprá-la porque está muito barata .." ?!

Depois a acção até dá um pinote , como o fazem os gajos que estão a afogar-se ... e os gajos ainda vêm berrar com mais força que são uns Senhores e "os que diziam mal agora não piam" e essas coisas...

Depois tal como o tal gajo que tá lá no meio do alto mar ...metem um bracinho no ar e tal...pirulito ...soltam um "grrrrlll!" ...pirulito...fundo !

E o gajo : "...desta vez correu mal ." ...(!) ... " ...mas não perdi muito !! ..que eu à ultima da hora , ainda coiso ..!"

E eu , que nem digo nada , fico a pensar : " Então...!? ...mas este tolo..!, que já se lixou certamente , não se estava mesmo a ver !?!? "

Resumindo , não comprem acções de empresas que estão de braço no ar . Só estão a tentar puxar-vos pra baixo tambem...

Bad Buys Won't Become Takeovers
By Jim Cramer

Nothing's more exciting than a takeover. Nothing's as lucrative. You can put on a lifetime's worth of moves in a day from a takeover. So people go to great extents to try to get them, including buying a lot of bad companies in the hope of catching one takeover.

Funny thing about bad companies: They rarely get bids. In fact, the companies that get bids are great companies with cheap stocks, not crummy companies with expensive stocks. Yet that's what people buy, all the time.

Here's my rule:

Never speculate on companies with bad fundamentals.

The odds are that you will end up owning something that could go down much more than you thought, but that has very limited upside. You can make much more money buying a company that is doing well and can still get a bid, than you can buying a company that is doing poorly and is unlikely to get a bid.

Any time I deviate from this rule I get burned, particularly when I approach a stock as a nontakeover story and then the fundamentals go awry and I try to shoehorn it into a takeover story. Take Nortel (NT ). After the accounting fiasco, I consoled myself that perhaps the company would be acquired because it was so cheap. That proved to be a sucker's game, because the company simply couldn't put out financials. Maybe one day Nortel will get a bid, like Lucent, but I have a feeling that it won't happen soon enough to make up for the time value of money.

Some people have stayed in painful stocks believing that lightning could strike. Meanwhile, if they had moved on, they could have bought high-quality companies that moved up over time and could have done much better.

When you're scouting for companies where the fundamentals are cheap and the takeovers are likely, remember that, unlike companies with bad fundamentals that you speculate on, if these go down you don't need to cut and run. If they don't get a bid, you still can win.

And you need multiple ways to win, at all times.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por The Mechanic » 7/3/2007 11:43

Regra nr. 9

Há um ditado de Bolsa que inventei agora mesmo que diz :
A Diversificação do investimento , impede a Desertificação do Capital .

Algumas acções são pra investir , outras pra especular , outras pra ignorar ( outro !! ).

Em dia de adágios populares, terminos com :
As cotações são como as ondas do mar : ora sobem , ora descem . Ás vezes , há maré baixa e dá pra ir à conquilha. Outras , há Tsunamis e dá pra ir c`os porcos.

Tenham um bom dia...

Defend Some Stocks, Not All

By Jim Cramer

When the markets are hard and unrelenting, as this one has become this year, it's important to remember an adage that's well-suited for a battlefield plan but is just as valuable for a portfolio plan:

He who defends everything defends nothing.

When the market's flying and many stocks are in a bullish mode, it really doesn't matter how much you have on, or how many positions you have. The more exposure the better.

But when things get tougher, you have to recognize that many stocks that you bought for better times may not be in good enough shape to rally. You can't own everything you would like to own.

For example, last March you may have been playing the chemical sector with Eastman Chemical (EMN ), Dow Chemical (DOW ) and DuPont (DD ) because you saw the demand from China. But when General Motors (GM ) suddenly "blew up," you had way too many chemical companies.

I like to say, don't defend them all, just defend some. Pick your favorite and defend that. If you try to defend them all, you simply will run out of capital or go on margin before the bottom. You will lose your reserve and not be ready if the market doesn't turn in your direction.

That's why I rank all my stocks at all times for my Action Alerts PLUS portfolio. I need to know which stocks I will defend when things get tough and which I will cut and use as sources of capital.

It's extremely important, say, if you think that the techs are going to start rallying here, that you don't just keep the whole complex. Pick the best stocks, the ones you know you will want to buy if they go lower and toss out the rest.

Let me give you an example. Say storage stocks seemed to be holding up rather well under tough market conditions and that sector struck me as worth defending. But that might mean I'd toss out a software stock that I was more worried about or eliminate an Internet stock because I couldn't know when it would reverse. I would defend, only, say, QLogic (QLGC ) or Brocade (BRCD), but not both.

If you rank stocks on a scale of one (buy) to four (sell), as I do at the end of every week for Action Alerts PLUS, you know that when you come face-to-face with the enemy -- an onslaught of selling -- you are ready to buy on the way down the ones you can truly defend -- the No. 1 stocks -- and you will wait on the twos until they are lower.

The nonessentials -- the ones that have no catalysts and that you are using just for exposure because you thought you liked the market -- they get the heave-ho immediately.

My wife, the former Trading Goddess, used to call this "circling the wagons" around your best names. The few first times you do it, you will curse yourself because you will be slaughtering stocks you might have had on for some time.

But you must go through this process a multitude of times before you realize how right it is and before it can become second nature.

You will end up with great costs bases on the stocks you really like, and you will have enough capital left to make a difference.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por The Mechanic » 6/3/2007 15:37

Riegra numéro iotcho ( pois é assim que se diz em Espanhol )

Lanço dois nomes só pra situar a coisa no tempo : EDP e Compta .

Esta é uma regra muito bááásica , muito underground , muito de culto . Um gajo deve assim comprar acções que sejam porreiras . Nada de acções de empresas que vieram agora da guerra e não tem uma perna e andam doidas por causa da placa de ferro na cabeça . Não ! A gente quer é empresas que sejam sólidas, dêem lucro e uma gestão de extrema qualidade..!! Nada de coisas dubias que " ...há-de crescer porque tem futuro !!"

O que é isso !? ..."...há-de crescer porque tem futuro !!"
Isso é o que os politicos dizem aos "jovens" nos discursos das escolas . Esses mesmos jovens que hão-de crescer enraivecidos e assaltar pessoas pra comprar bonés da Adidas e ténis da Nike , só porque chumbaram 8 anos seguidos devido aos professores só se conseguirem expressar em Português ..! Depois admiram-se de serem agredidos pelos alunos , parentes dos alunos , animais de estimação dos alunos , vizinhos dos alunos , pessoas vagamente conhecidas pelos alunos e completos desconhecidos, mas-porque-sim !!

Mas desliguemos agora dos problemas da sociedade e a vamos ler coisas sérias a ver se aprendem alguma coisa e não crescem como eu .. a crescer enraivecido e a ..blá,blá,blá...

Buy Best-of-Breed Companies

By Jim Cramer

In cars, we buy best of breed. Not even an issue. We pay up for the brand because we know that a brand, a good brand, signifies reliability. It signifies a higher level of service, a quality of ownership that can pay dividends for years.

Why don't so many of us feel that way in the stock market? Why are so many drawn to a Safeway (SWY:NYSE ) or a Kroger (KR:NYSE ), inferior supermarket chains, when Whole Foods Market (WFMI:Nasdaq ) is clearly the best of breed?

Why did so many people lose money in so many different audio component stores, when Best Buy (BBY:NYSE ) is the only company that delivers sustainable profits in that retail sector?

Why would people want to own General Motors (GM:NYSE ) or Ford (F:NYSE ), just because those stocks are down a lot, when they could own best-of-breed Toyota (TM:NYSE ), which is taking share and making big profits? I know they are drawn by the low dollar amount of the American carmakers, but Toyota is the cheapest and the best, a rare find.

The list goes on and on. Way too many of you are unwilling to pay up for best of breed because you think that you are getting short-changed. There are very few bargains out there in the world of secondary and tertiary players. I believe that when it comes to price-to-earnings multiple, investing in the more expensive stock is invariably worth it because you get piece of mind.

That's why I say:

Own the best of breed; it's worth it.
Take Walgreen (WAG:NYSE ) and Rite Aid (RAD:NYSE ). Sure, Rite Aid seems perpetually in turnaround mode and you have to love the cheaper stock. Don't you? Not me; I have to tell you that I think Walgreen is the bargain of those two, because I never mind paying a higher price for the better company.

Forget about it. Buy best of breed. Pay up. You almost never will find yourself regretting it.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por Pata-Hari » 5/3/2007 21:32

"Correcção ?! Não ...! Bom , se calhar . .Olhem , que ..! ...eh, lá !que isto tá feio ! ...CORRECÇÂÂÂÂO !! Fujem !! "

FUJEM!?!??! FUJEM??? deve ser da ferrugem do xisto basáltico..
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JCS » 5/3/2007 19:29

The Mechanic Escreveu: É como estar a ver o futebol de bexiga cheia . Perdemos 5 minutos pra ir ao wc , mas vemos o resto muito mais descansados...

Eheheh boa comparação :mrgreen:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por The Mechanic » 5/3/2007 15:26

Regra 14

A regra 14 , cái mais uma vez que nem costas cansadas em colchão de penas.

"Correcção ?! Não ...! Bom , se calhar . .Olhem , que ..! ...eh, lá !que isto tá feio ! ...CORRECÇÂÂÂÂO !! Fujem !! "

É dificil detectar uma correcção , mas quando ela se apresenta como a que está a acontecer , com quedas de 1 a 3% dias após dia , as pessoas começam a ficar convencidas .
Eu não sêi detectar correcções logo no primeiro dia . Ou no segundo .Mas , quem é !?
No entanto , há sinais que me alarmam . Este que eu mencionei ao Michael no post acima , foi o bastante pra eu começar a fechar posições . Se os meninos grandes não querem brincar , eu que sou pequenino , vou logo pra casa . Não fico ali sozinho .

Outros sinais haverá, e cada um poderá falar por sí .
O que é certo é que as correcções fazem parte ( felizmente ) do jogo . E não devem ser encarados como um grande mal , mas sim como um algo ( muito ) necessário .
E de vez em quando , temos de tentar analizar os nossos "sinais" e pensar se não está na altura de parar um bocadinho. Deixar de ganhar uns por cento quando algo nos parece errado .
Se não acontecer , podemos sempre continuar a comprar e aproveitar as subidas . É como estar a ver o futebol de bexiga cheia . Perdemos 5 minutos pra ir ao wc , mas vemos o resto muito mais descansados...

Expect, Don't Fear Corrections
By Jim Cramer

You'd think that after the dozens of corrections we've had in the last 20 years, we would get used to the process. You would think that we would say, "Let's prepare for the correction because it has to be right around the corner." Yet most people I know act as if corrections are total shockers, the type of thing that never happens.

To me, they are like the rain. I expect it has to rain. I prepare for it. When it comes, I am ready. I have an umbrella and a coat or I stay indoors.

Expect corrections; don't be afraid of them.
Of course, corrections happen at allegedly unexpected times. The last few we had were preceded by terrific days during which we made lots of money and all systems seemed go.

That's when I worry most. I used to have a rule at my hedge fund: When I made 2% in a day on the upside, I knew I was too exposed, I knew I was too long. I knew that my portfolio would kill me if we caught a storm. So as the market lifted, or if my performance was swinging too much to the upside, I would pull back, sometimes furiously, into strength, so I would be ready for that big down day.

Sometimes it never occurred, and I had to swallow my pride days later and come back in. But when it did occur, I outperformed by so much that my partners thought I was a genius. Plus, I was ready to buy things with the cash I had taken off the table.

For example, let's take the oils and the oil drillers, companies like ChevronTexaco (CVX:NYSE ), ExxonMobil (XOM:NYSE ), Halliburton (HAL:NYSE ) and Schlumberger (SLB:NYSE ). I like to pick on them because they are classic rally/correction stocks. When these stocks were ramping every single day in early 2005, I knew we were setting ourselves up for a fall. So I did my best to scale out into strength.

I felt terribly naked when, for example, Kerr-McGee (KMG:NYSE ) spiked to $81-plus and I had none left because I had been selling into strength. Sure enough, though, a week later, and it was already below where I had sold it. If I liked it so much, I could have bought it back.

You may not know when a storm might strike. But we do have barometric readings that help immensely. When the S&P's proprietary oscillator registers plus 5, that signals to me a level of overbought that I regard as dangerous and I pull back aggressively and wait for a correction. That might mean that if I owned a portfolio of Intel (INTC:Nasdaq ), PNC Financial (PNC:NYSE ), Electronic Arts (ERTS:Nasdaq ) and Procter & Gamble (PG:NYSE ), I might be selling up to half of those positions, no matter what, in order to be ready for the storm.

If the rough weather doesn't come, I underperform on the upside. But think of this: I compounded at 24% after all fees for my hedge fund career, about twice what the market did during a long stretch in which it was pretty darned good. The only empirical conclusion: My method of avoiding the big down days more than made up for having less exposure on the big ramps up.

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por The Mechanic » 2/3/2007 22:33

Michael
Neste momento estou líquido e alguns € mais pobre mas podia estar bem pior.

Boa Michael . Ainda bem que as coisas te correram bem .
Não me agradeças a mim , que eu escrevo tanta coisa que alguma vez havia de acertar !!! ***

Um abraço ,

The Mechanic

*** ( Olha eu a fazer-me de coitadinho outra vez...tarda muito ,tão aí os cães a mijar-me prás pernas...)
- Aristoteles

por michael » 2/3/2007 22:17

The Mechanic Escreveu:A regra nr. 2 vem 2ª-feira ...

Por hoje , medita no que o gajo escreveu e no momentum que atravessamos.

Pensa no nr. de notícias que tem saido recentemente : " Berardo sái da TDU " , "BCP sái da Altri " , " Rendeiro sái da JM " e pergunta-te : " Porque saem os institucionais de acções que estão a subir tanto !? " .

Ás vezes , nada pode dizer tudo . E o inverso ao mesmo tempo...

Vái lá "grasshoper" ...

Um abraço ,

The Mechanic

ps _ Hoje tou-me a sentir o Confucio da Bolsa...

ps2 _ ...terá talvez a ver com o excesso de digestivos...
The Mechanic, posso-te agradecer e dizer que me poupaste muitos euros. Nesse mesmo dia (sexta) resgatei os meus fundos (inclusivé um da china) e na terça seguinte deu-se o crash. Quando tomei conhecimento da situação por volta das 11:00 já a PTI tinha desvalorizado ~2% e vendi logo, acabou o dia a desvalorizar ~4% e no dia seguinte tambem acabou vermelho. Neste momento estou líquido e alguns € mais pobre mas podia estar bem pior. Ganda The Mechanic, um abraço!

Registado: 28/12/2006 1:38

por Charlie » 2/3/2007 12:35

Mech,

Deixa-te de falsas modéstias (por acaso até achava engraçado que houvesse no Caldeirão um ranking dos participantes mais lidos), porque és seguramente um dos participantes que mais enriquece o forum!

E demonstraste mais uma vez, com o timming das regras de investimento e de transformação de stocks em cash que o que dizes deve ser, no mínimo, lido com atenção.

Agora, bom... ficamos à espera, nós os mais iletrados da bolsa (eu por mim ando aí na 2ª classe), dos teus posts do tipo "entrei nesta porque vai rebentar por aí acima". E já agora, das tiradas que nos fazem rebentar a rir!

Por mim, obrigado pelo curso intensivo.

Abraço,

Charlie

Registado: 19/1/2007 17:48

por xico » 2/3/2007 11:40

Thanks for all Meco,

Abração,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, latbal, Musus, niceboy, OCTAMA e 68 visitantes