Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 9/12/2006 20:16

The Doctor Escreveu:A quem ainda acha que o aumento da cotação da galp depende de sobremaneira do aumento do preço do pretóleo, deixo um artigo que poderá fazer mudar de ideias... num dia em que o pretóleo valorizava ,mais de 1%, a galp descia pelo segundo dia consecutivo...(tratando-se apenas de uma correcção no meu entender normal...)

Não sei se existirá ou não uma relação entre a cotação da Galp e a do petróleo, ainda assim não será na variação de uma sessão que se podem tirar conclusões com algum significado... pode haver uma relação muito estreita entre a cotação dos dois e numa sessão terem variações completamente opostas, e o contrário também é verdade!!! :wink:

Bom fim de semana!

Registado: 17/3/2003 22:51

por dratanji » 9/12/2006 18:45

The Doctor Escreveu:A quem ainda acha que o aumento da cotação da galp depende de sobremaneira do aumento do preço do pretóleo, deixo um artigo que poderá fazer mudar de ideias... num dia em que o pretóleo valorizava ,mais de 1%, a galp descia pelo segundo dia consecutivo...(tratando-se apenas de uma correcção no meu entender normal...)

Não quero com isto dizer que a cotação da galp é completamente alheia à cotação do petróleo, mas penso que segue um caminho independente, e até ver com um rumo bem definido, pelo menos por enquanto, não acho que a previsão da morgan stanley tenha feito alguns estragos...por essa ordem de ideias a da caixa também fará os seus...bem melhores :) :)

"Ameaças de ataques na Nigéria levam petróleo a subir mais de 1%
O petróleo valorizava mais de 1% uma vez que na Nigéria surgiram ameaças de mais ataques contras as petrolífera estrangeiras a operar nesse país, depois de ontem terem sido raptados quatro trabalhadores.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

O petróleo valorizava mais de 1% uma vez que na Nigéria surgiram ameaças de mais ataques contras as petrolífera estrangeiras a operar nesse país, depois de ontem terem sido raptados quatro trabalhadores.

O crude subia 1,58% para os 63,48 dólares enquanto o "bremt" ganhava 1,87% para os 63,74 dólares.

Estas ameças surgem uma semana antes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se reunir na Nigéria onde deverá decidir mais um corte na produção.

A perspectiva de mais violência na Nigéria juntamente com a probabilidade da OPEP optar por mais uma redução nas suas quotas de produção está a impulsionar o petróleo."

do jornal de negócios...

um abraço e bom fds

Registado: 31/10/2006 0:23

por Brah » 9/12/2006 17:34

A quem ainda acha que o aumento da cotação da galp depende de sobremaneira do aumento do preço do pretóleo, deixo um artigo que poderá fazer mudar de ideias... num dia em que o pretóleo valorizava ,mais de 1%, a galp descia pelo segundo dia consecutivo...(tratando-se apenas de uma correcção no meu entender normal...)

Não quero com isto dizer que a cotação da galp é completamente alheia à cotação do petróleo, mas penso que segue um caminho independente, e até ver com um rumo bem definido, pelo menos por enquanto, não acho que a previsão da morgan stanley tenha feito alguns estragos...por essa ordem de ideias a da caixa também fará os seus...bem melhores :) :)

"Ameaças de ataques na Nigéria levam petróleo a subir mais de 1%

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

O crude subia 1,58% para os 63,48 dólares enquanto o "bremt" ganhava 1,87% para os 63,74 dólares.

Estas ameças surgem uma semana antes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se reunir na Nigéria onde deverá decidir mais um corte na produção.

A perspectiva de mais violência na Nigéria juntamente com a probabilidade da OPEP optar por mais uma redução nas suas quotas de produção está a impulsionar o petróleo."

do jornal de negócios...

um abraço e bom fds

Registado: 2/11/2006 11:31

Morgan

por afonsinho » 8/12/2006 23:05

Parece que a previsão da Morgan Stanley fez os seus estragos...

Registado: 3/9/2006 1:50

por Mágico » 7/12/2006 23:36

Olá Carcanhol,

Lembro-me que na altura isso foi comentado num tópico em que se perguntava quem ia à OPV e qual o preço justo da acção. E comentou-se a estranheza de tal dividendo imediatamente antes da colocação em bolsa.
Fiz uma pesquisa e não consegui encontrar esse tópico, lamento. Mas com certeza existirão outros colegas de caldeirão que se recordam deste assunto e talvez lhe possam indicar o link para esse tópico.

Um abraço
Marco
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por carcanhol » 7/12/2006 20:50

8-) Caro artista, obrigado pelo esclarecimento. Realmente quando a esmola é muita...o pobre desconfia, 1€ de dividendo era bom demais. Após consulta de algumas tabelas aqui colocadas não há ninhuma empresa que chegue sequer a metade disso.
E só por curiosidade ó Magic qual o tópico onde está essa tal abordagem da questão?

Caro Marco aqela do <<I'm The King of The World!>> está porreira já me fartei de rir a conta disso.

É como digo 8-) não há pai para estes traders o humor aqui está em bull :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por MarcoAntonio » 7/12/2006 20:12

Sinceramente, não sei, Rural.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Rural » 7/12/2006 20:05

Marco António:

Obrigado pela ajuda. Agora já aparece "glossário.pdf", mas antes não aparecia nada.Porque seria?

Um abraço

Registado: 15/3/2005 16:34

por Menor_Valia » 7/12/2006 19:07

Saudações!!

Julgo que é apenas um problema de doçaria...

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Registado: 3/12/2005 16:58

por MarcoAntonio » 7/12/2006 18:44

Abaixo da assinatura do MozHawk não tens isto?

Glossário.pdf - 65.16 KB
Ficheiro downloaded ou visto 943 vez(es)

Nota: linkei aqui para poderes fazer o download mas confirma-me se no outro tópico não vês este texto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Rural » 7/12/2006 18:38

Continuo sem saber como aceder ao referido pelo Ulisses ( explicação sobre o Per). Terei algum problema informático?

Alguém me pode ajudar ?

por artista_ » 7/12/2006 18:12

carcanhol Escreveu:Mas quanto ao dividendo da GALP estou certo que existiu foi distrinuido pouco antes da OPV. :evil: e o Amorim recebeu uma pipa dele, é quase garantido...será que mais ninguem deu por essas noticias em setembro? :evil: :roll:

Sim mas esse foi um dividendo extraordinário, distribuido por causa da venda da participação da Galp na Ren, não vai ser distríbuido este ano...

bons fim de semana

por Mágico » 7/12/2006 18:09

Essa questão do dividendo aconteceu foi discutida na altura aqui no caldeirão.

Um abraço
Marco
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por carcanhol » 7/12/2006 17:57

Por acaso já tinha feito o download ontem à noite :mrgreen: só que com a preguiça ainda não tinha dado uma vista de olhos. Já deviam ser umas 2 da matina :|
mas estive agora a ver e lá está o per...escarrapachadinho! 8-)

para os que ainda não tém trata-se de um PDF. Eventalmente alguns de vós poderão ter dificuldades em sacar, consoante as protecções contra janelas, activas nos vossos PC´S. penso eu de que. :!:

Mais uma vêz obrigado! Ulisses! 8-)

Mas quanto ao dividendo da GALP estou certo que existiu foi distrinuido pouco antes da OPV. :evil: e o Amorim recebeu uma pipa dele, é quase garantido...será que mais ninguem deu por essas noticias em setembro? :evil: :roll:

por Rural » 7/12/2006 17:42

Não percebo.Não vejo nada disso (glossário.pdf) Estarei a ficaqr cego?
Copio a seguir tudo o que aparece no meu computador ao abrir o link do Ulisses.

Colocada: 25/11/2002 20:30 Assunto: Glossário de Bolsa - 1ª Edição

1ª Edição do Glossário de Bolsa do caldeiraodebolsa.com, realizado a partir de um trabalho anterior de Ulisses Pereira.

Um abraço,

MozHawk

Voltar acima

por yugovic24 » 7/12/2006 17:34

Por baixo do texto onde normalmente aparecem os anexos não encontro nada!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por npatriarca » 7/12/2006 17:29

Rural

Clicas no link do Ulisses e depois abre uma nova janela com um tópico de outros utilizador do fórum. Poderás notar que pouco abaixo do texto deste utilizador está um documento que pode ser acedido, clicando duas vezes, está lá escrito "glossario.pdf"
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por Rural » 7/12/2006 17:07

Ulisses:
Este link vai ter a uma mensagem de 25/11/2002 que refere esse glossário. Como se acede a ele?

Um abraço

por Ulisses Pereira » 7/12/2006 15:40

carcanhol, tal como referi anteriormente neste tópico o pessoal da AT pouco pode dizer porque a acção não tem histórico de negociação em Bolsa.

Quanto ao PER poderás encontrar o seu significado - bem como de outros conceitos relacionados com os mercados - no glossário em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1555

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carcanhol » 7/12/2006 15:28

Viva boa tarde a todos!
se bem que o PSI hoje não está grande coisa...e para ajudar á festa está o BCP a 2,54 anyway!

Mas por falar em dividendo, algum dos cavalheiros pode confirmar a distribuição de um dividendo em Setembro com um valor a rondar 1€. Tenho uma vaga ideia de ver algo na imprença s falar disto, particularmente sobre uma gerra com o Amorim para receber este dividendo.

Caso o confirmem, vem a parte uma pergunta secalhar estupida que é a seguinte:

- O tal dividendo de foi de 1€ sendo o estado detentor de 25% da empresa e o dividendo não é repartido pelo Estdo ou, o valor do dividendo é mesmo esse mesmo Recebendo o estado a sua parte nele.

Já agora e mais importante para todos nós, é se este ano que entra de 2007 vamos ter um dividendo parecido, ou se, mediante a apresentação de resultados recente e dos lucros apresentados, o dividendo será superior, inferior?????

Que tem a dizer o pessoal da AT??

Ah! e já agora, se a explicação não for muito longa e trabalhosa oque é o PER???

por artista_ » 7/12/2006 14:30

pjbranco Escreveu:Já agora, onde é q viste q a Galp vai ter RL de 1000M€?!....se assim for, n achas que esses resultados estarão empolados por resultados não recorrentes, resultantes de alienações de participações em outras empresas?!...

É claro que sim, se não fosse esse o caso a empresa estaria muito barata ou melhor, não estaria cotada a estes valores... foi apenas uma reflexão! :)

pjbranco Escreveu:Comparando os PER´s com as outras empresas do sector, o valor actual, até parece ligeiramente alto....

"Parece"... mas nem sempreo que parece é!!! :) Repara só em duas coisas:

1- Talvez fosse mais correcto comprar o per com o das empresas do sector que também sõ lideres de mercado, talvez nesses casos a média seja mais alta (atenção que eu não sei, apenas suponho que seja..)

2- A Galp estará nos próximos anos em luta pelo seu controle, quantas das que entram nessa média do PER do sector estão??? poucas ou nenhuma...

eu sempre disse que o Per é importante porque nos dá de imediacto uma visão sobre o preço do tíotulo mas para uma avaliação mais correcta é muito pouco!!! pode até ser muito enganador...

por pjbranco » 7/12/2006 12:58

Já agora, onde é q viste q a Galp vai ter RL de 1000M€?!....se assim for, n achas que esses resultados estarão empolados por resultados não recorrentes, resultantes de alienações de participações em outras empresas?!.....

Comparando os PER´s com as outras empresas do sector, o valor actual, até parece ligeiramente alto....

Registado: 9/7/2005 11:23

por artista_ » 7/12/2006 12:47

Ulisses Pereira Escreveu:Umas casas acham que tem potencial outras acham que não. Mas afinal de contas não é assim o mercado?

É claro que os mercados são isso mesmo mas também não se pode dizer que todas as analises pareçam sérias e imparciais... pessoalmente também não me importa muito isso porque invisto a curto prazo com base em AT mas isso não quer dizer que não se possam discutir essas analises, acho que não vale a pena ter "a mania da perseguição" e dizer que em todas há objectivos escondidos mas acho importante dicuti-las e chegar a algumas conclusões...

Não vi ainda em pormenor as analises sobre a Galp mas à partida fico com uma idéia que me parece estranha, o "research" da Morgan Stanley avalia a empresa em menos de 5,5 mil milhões de euros, a Galp deverá ter este ano lucros a rondar os mil milhões de euros, cerca de 1/5 do valor atríbuido à empresa, em 5 anos como este a empresa "pagava-se"?!!??

Para mim é estranho, e faz-me lembrar a "conversa" do Berardo, mas é só a minha pouco fundamentada opinião!!

um abraço

por Chaparro » 7/12/2006 12:30

:shock:
poderiam me dizer quando é o proximo dividendo da galp ????

obrigado :mrgreen:

Registado: 14/10/2006 13:26

Recomendação da CaixaBI

por sol » 7/12/2006 3:41

CaixaBI inicia cobertura da Galp com preço-alvo de 7,15 euros (act.)
O CaixaBI iniciou a cobertura das acções da Galp Energia com uma recomendação de "acumular" e um preço-alvo de 7,15 euros para o final de 2007, o que representa um potencial de valorização de 6,2%. A Galp Energia foi avaliada pelo banco de investimento em 5,92 mil milhões de euros.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

O CaixaBI iniciou a cobertura das acções da Galp Energia com uma recomendação de "acumular" e um preço-alvo de 7,15 euros para o final de 2007, o que representa um potencial de valorização de 6,2%. A Galp Energia foi avaliada pelo banco de investimento em 5,92 mil milhões de euros.

Este foi o segundo "research" sobre a Galp Energia hoje divulgado, depois de ter terminado "black out" dos bancos de investimento responsáveis pela colocação da companhia em bolsa, em Outubro.

O banco de investimento português está assim mais optimista para a petrolífera portuguesa do que a Morgan Stanley, que avançou com uma recomendação de "equal-weight" para a Galp, com um preço-alvo de 6,45 euros, abaixo da actual cotação.

O CaixaBI afirma que não é fácil encontrar empresas comparáveis com a Galp na Europa, pois a estrutura de negócios é diferente, bem como a fase de maturidade de cada país. Mais adianta que, aos preços actuais, a Galp Energia continua a transaccionar com múltiplos para 2007 (PER, EV/EBIT e EV/EBITDA) "ligeiramente abaixo da média", o que suporta a recomendação de "acumular". O PER para 2007 das empresa comparáveis com a Galp (Hellenic Petroleum, Saras, Nestle Oil e Motor Oil) é em média de 11,4, acima dos 10,8 da empresa portuguesa.

O banco de investimento diz que os resultados dos primeiros nove meses do ano, apresentados recentemente, ficaram em linha com as previsões, pelo que manteve inalteradas as suas estimativas para o final do ano. A Galp deverá fechar 2006 com lucros de 849,4 milhões de euros, acima dos 700,7 milhões de euros conseguidos no ano passado.

Para 2007 o CaixaBI antevê que a Galp desça os lucros para 521,3 milhões de euros, registando nova baixa para 463,3 milhões de euros em 2008.

O CaixaBI diz que a Galp deverá continuar a expandir a sua actividade para outras áreas de negócio, ao mesmo tempo que reforça a liderança na exploração e distribuição de combustíveis.

"A Galp Energia está bem posicionada para tirar partido da procura crescente de gás natural , bem como da liberalização do mercado", diz a mesma fonte acrescentando que "a forte geração de ‘cash flow’, bem como a significativa redução da dívida líquida que resultou da venda dos activos de transporte de gás, deixam a Galp com capacidade de investimento para desenvolver as suas perspectivas de crescimento em diferentes áreas de negócio, especialmente na exploração e produção de petróleo, distribuição de gás natural, retalho e estações de serviço".

As acções da Galp Energia [Cot] fecharam nos 6,73 euros, a descer 0,88%.

Fonte da Notícia: www.negócios.pt

Registado: 17/12/2002 10:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, macau5m, Mymous, Opcard, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, Pmart 1, rg7803, trilhos2006 e 65 visitantes