OPV`s: comprar no fecho ou abertura?
Re: OPV`s: comprar no fecho ou abertura?
Permitam-me desenterrar esta pérola:) este tópico pode ser, uma vez mais, uma ajuda
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Re: OPV`s: comprar no fecho ou abertura?
Ulisses Pereira Escreveu:Como não tinha o preço das OPV`s, não calculei os ganhos/perdas em relação às OPVS, mas o que queria era calcular a variação dessas acções no primeiro mês e no primeiro ano. Mas, sobretudo, o que queria ver era o comportamento dessas acções no primeiro dia em Bolsa.
Ulisses, o teu estudo parece-me válido "para o 1º dia" e era nisso que estarias interessado.
Para o 1º mês ainda os podemos aceitar mas os "valores do 1º ano" já significarão pouco pois haveria que os comparar com os índices.
Uma OPV realizada no início ou a meio de um Bull Market é evidente que terá resultados bem melhores "ao fim de um ano" do que uma OPV realizada no fim de um bull a que se seguiu uma queda generalizada.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
TRSM Escreveu:Sem querer ser alarmista, a candle de hoje fez um fecho abaixo do midpoint da própria.
1) forte probabilidade de termos amanhã uma abertura acima dos 6.15(fecho de hoje)
2) qq longo aberto amanhã deve ser acompanhado por um stop abaixo dos minimos de hoje (6.06)
3)não aconselho deixar stops, pois caso faça um fecho amanhã abaixo dos 6,06, existe a possibilidade de vir a fazer na 6ª feira esse valor como máximo e aí poderá deverá ser altura de saír. (Nunca se sabe o que o valor psicológico 6,00 poderá fazer)
4) qq movimento em alta é bom, mas caso venha a fazer um doji,(valor de abertura e fecho iguais) tb poderemos estar perante um sinal de saída.
5) qq outro valor em fecho acima da abertura em princípio deverá ser mantido
Com 1 sessão de atrazo , mas cá temos a GALP a bater nos 6,00.
A) Na minha opinião um fecho nos 6,06 ou superior ainda deixa para a próxima sessão a possibilidade dos bull tentarem levar a GALP novamente para cima.
B)Um fecho abaixo dos 6,06 e acima dos 6,00 "nem é carne nem é peixe" indecisão, mas com forte possibilidade de cair abaixo dos 6,00 nas próximas sessões e se por acaso o máximo for os 6,06 então é quese garantido que o movimento de queda vai continuar nas sessões seguintes.
C) Fecho abaixo dos 6,00 acho que não deixa muitas duvidas do caminho que vai tomar
D) existe uma ultima possibilidade de lateralização entre os 6,00 e os 6,06(valores em fecho) até nova definição de tendência
Com 4 sessões para analisar é sempre complicado comentar, mas aqui ficam os "bitaites"
Aguardemos pelo fecho
- Anexos
-
- galp.png (4.55 KiB) Visualizado 1606 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Hoje sairam de novo muitos subscritores "publico em geral" com muitas ordens das 200 às 350 acções. Ainda estão muitas à venda nos 6,20. O meu palpite é que amanhã vão vender a preços de mercado pois parece-me que o mercado está a fazer de propósito
, não quer subir enquanto o pessoal não se fartar e despachar as subscrições.
Nota-se algumas ordens grandes a sair e outras iguais a entrar. Penso que há muitas dúvidas neste título, como é que a comunidade trader em Portugal reage a este tipo de títulos psicologicamente ligados ao crude. Eu sou um deles e portanto vou ficando a ver. Estou dentro e disposto a esperar, pelo menos enquanto se mantiver acima dos 6 euros. Acredito bastante na GALP a longo prazo até porque não creio que os preços da energia baixem muito mais do que os níveis em que se encontram actualmente.
É certo que às vezes aparecem uns iluminados a dizer que o crude agora vai aos 30 dólares, mas são os mesmos que há uns meses atrás diziam que o crude ia passar facilmente os 100 dólares, etc, enfim, são sempre os mesmos paper traders, uma pessoa não pode dar crédito a essa malta.
Quero ver também como vão ser os resultados sem os extraordinários do ano passado. A ver se está barata ou cara relativamente às concorrentes.
Abraço e BN.

Nota-se algumas ordens grandes a sair e outras iguais a entrar. Penso que há muitas dúvidas neste título, como é que a comunidade trader em Portugal reage a este tipo de títulos psicologicamente ligados ao crude. Eu sou um deles e portanto vou ficando a ver. Estou dentro e disposto a esperar, pelo menos enquanto se mantiver acima dos 6 euros. Acredito bastante na GALP a longo prazo até porque não creio que os preços da energia baixem muito mais do que os níveis em que se encontram actualmente.
É certo que às vezes aparecem uns iluminados a dizer que o crude agora vai aos 30 dólares, mas são os mesmos que há uns meses atrás diziam que o crude ia passar facilmente os 100 dólares, etc, enfim, são sempre os mesmos paper traders, uma pessoa não pode dar crédito a essa malta.
Quero ver também como vão ser os resultados sem os extraordinários do ano passado. A ver se está barata ou cara relativamente às concorrentes.
Abraço e BN.
eu larguei a GALP
6.2 (estava muito pressionado...) fiquei com a minha posição de medio prazo em carteira
- Registado: 2/12/2002 0:22
valves Escreveu:mais um dia excelente para a Galp ... este ano temos como principal requisito para se ganhar no mercado Português saber ler tudo o que de excelente se tem escrito neste forum nomeadamente sobre a Galp mas também não só : BCP;JMT;EDP;SON etc etc está cá tudo é só abrir as pestanas e dar-nos ao trabalho de lermos para ganhar ...
Abraço
Vasco
Eu diria mais um excelente dia para os mercados em geral. O petroleo já foi melhor negócio...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
mais um dia excelente para a Galp ... este ano temos como principal requisito para se ganhar no mercado Português saber ler tudo o que de excelente se tem escrito neste forum nomeadamente sobre a Galp mas também não só : BCP;JMT;EDP;SON etc etc está cá tudo é só abrir as pestanas e dar-nos ao trabalho de lermos para ganhar ...
Abraço
Vasco
Abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Sem querer ser alarmista, a candle de hoje fez um fecho abaixo do midpoint da própria.
1) forte probabilidade de termos amanhã uma abertura acima dos 6.15(fecho de hoje)
2) qq longo aberto amanhã deve ser acompanhado por um stop abaixo dos minimos de hoje (6.06)
3)não aconselho deixar stops, pois caso faça um fecho amanhã abaixo dos 6,06, existe a possibilidade de vir a fazer na 6ª feira esse valor como máximo e aí poderá deverá ser altura de saír. (Nunca se sabe o que o valor psicológico 6,00 poderá fazer)
4) qq movimento em alta é bom, mas caso venha a fazer um doji,(valor de abertura e fecho iguais) tb poderemos estar perante um sinal de saída.
- Anexos
-
- galp.png (4.27 KiB) Visualizado 3467 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:TRSM, mas a Altri não foi uma OPV, daí que não sejam comparáveis.
Um abraço,
Ulisses
Tens toda a razão,

Obrigado pelo reparo mas valeu pela intenção mais positiva sobre o 1º dia

Veremos o que nos aguarda o dia de amanhã no que diz respeito à GALP
Só para recordar que na ultima OPV valeu a pena comprar ALTR na abertura(3ª feira) e vender na manhã de 5ª feira.
Depois só voltou a ser interessante passados 3 meses
Acções da Altri disparam mais de 36% na estreia em bolsa
Depois só voltou a ser interessante passados 3 meses
Acções da Altri disparam mais de 36% na estreia em bolsa
- Anexos
-
- altr.png (4.98 KiB) Visualizado 3880 vezes
Saudações especiais para a ilustre!!
...estando implicito que devia abster-se de contacto com a SCO... é evidente que a ilustre scpnuno não fez caso!
Concordo consigo... como vê a auto-análise é importante!
Um beijabraço,
JR
Depois diz que eu sou irrascivél e sofro de psicopadologia...
...estando implicito que devia abster-se de contacto com a SCO... é evidente que a ilustre scpnuno não fez caso!

eu acho que é vai por aqui uma epidemia de galpetrite aguda...
Concordo consigo... como vê a auto-análise é importante!

Um beijabraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Horaclito, pelo que me lembro dessas operações, reitero o que disse no final do meu post:
Quer na EDP, quer na PTM, quer na Brisa, houve fortes ganhos em relação ao preço da OPV, logo na abertura.
Esta informação poderia ser relevante para definir se se ia ou não à OPV, mas não para decidir se se deve vender ou não amanhã e em que altura da sessão...
Um abraço,
Ulisses
A grande conclusão que queria tirar é que, na maioria das OPV`s, quando as acções abrem muito acima do preço das mesmas, a tendência é que nessa sessão fechem bem abaixo do preço de abertura.
Quer na EDP, quer na PTM, quer na Brisa, houve fortes ganhos em relação ao preço da OPV, logo na abertura.
Esta informação poderia ser relevante para definir se se ia ou não à OPV, mas não para decidir se se deve vender ou não amanhã e em que altura da sessão...
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Horaclito, transcrevo o que escrevi no post:Como não tinha o preço das OPV`s, não calculei os ganhos/perdas em relação às OPVS,
ATé conseguia o preço das OPV`s mas a minha base de dados já está ajustada com splits e aumentos de capital, pelo que esses valores não me ajudariam. Mas não era isso que eu queria. O que queria saber era se alguém quisesse comprar/vender na primeira sessão se o devia fazer no fecho ou na abertura.
Um abraço,
Ulisses
Isso eu entendi Ulisses, mas o que queria ver era os valores de abertura uma vez que estes podiam não ter coincidido com o valor a que ficou defenida a OPV, pois no pré mercado podiam ter valorizado ou desvalorizado esse valor defenido o que até de certeza que aconteceu, para o comparar com o valor de fecho e fazer a diferença real para o valor defenido na OPV.
É a mesma coisa que amanhã o preço defenido para a OPV da Galp é 5,81 mas na pré abertura podem fazer o valor subir para 6,10 por exemplo e esta abrir logo a valorizar +5% o que não invalida que esta feche por exemplo a 5,60 com uma desvalorização de -3,8%.
Cumps
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!Menor_Valia Escreveu: seria possivel acrescentar a esse estudo a 2ª fase da EDP e as várias fases OPV da PTC?
E se não for pedir demais, também as outras fases da Brisa...
Um abraço,
JR
Olha lá!! Não queres também o estudo da OPV da Eva sobre o Adão??
Do Maomé sobre a montanha?
Depois diz que eu sou irrascivél e sofro de psicopadologia...eu acho que é vai por aqui uma epidemia de galpetrite aguda...
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Pedro, em situações semelhantes, tem sido por volta da hora do almoço. Tal como tu, prevejo grande instabilidade dos sistemas das corretoras on-line amanhã.
Menor Valia, não tenho esses dados, mas também não os considero muito relevantes pois as 2ªs e 3ªs fases de privatização não têm grande interesse já que as acções são cotadas ao preço a que estão no mercado nessa altura (com um pequeno desconto), pelo que o mercado segue o seu rumo natural.
Um abraço,
Ulisses
Menor Valia, não tenho esses dados, mas também não os considero muito relevantes pois as 2ªs e 3ªs fases de privatização não têm grande interesse já que as acções são cotadas ao preço a que estão no mercado nessa altura (com um pequeno desconto), pelo que o mercado segue o seu rumo natural.
Um abraço,
Ulisses
O publico em geral comprar a 5,81 €, logo este valor vai servir de base para se calcular subidas ou descidas.
A minha pergunta é, o que faz um particular ou institucional vender abaixo do preço que comprou logo no primeiro dia?
depois de ter estado à espera este tempo todo, passar por rateio etc...chega ao perimeiro dia e despacha a 5,70€ por ex
A minha pergunta é, o que faz um particular ou institucional vender abaixo do preço que comprou logo no primeiro dia?
depois de ter estado à espera este tempo todo, passar por rateio etc...chega ao perimeiro dia e despacha a 5,70€ por ex
Saudações!!
Caro Ulisses, dado parecerem-me talvez mais interessantes em termos de estudo comparativo para prever o futuro na GALP, seria possivel acrescentar a esse estudo a 2ª fase da EDP e as várias fases OPV da PTC? Desde já, muito obrigado!
Um abraço,
JR
Caro Ulisses, dado parecerem-me talvez mais interessantes em termos de estudo comparativo para prever o futuro na GALP, seria possivel acrescentar a esse estudo a 2ª fase da EDP e as várias fases OPV da PTC? Desde já, muito obrigado!
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Eu estou a pensar comprar 1/2 horas depois da abertura, pelo que neste caso especial é quase à hora de fecho!!!
No entanto se começarem a descambar passam logo para outra mão.
Ulisses, como é que se consegue saber a hora exacta de negociação? Vai ser anunciado antecipadamente ou é "tipo surpresa"?
Prevejo é que o acesso através dos bancos fique muito lento aquando do começo da negociação, que dizes?
Eu tinha dinheiro no Caixa BI disponivel para começar a negociar, mas como tem anda com tantos problemas tratei de colocar mais dinheiro no bcp para precaver!!!
No entanto se começarem a descambar passam logo para outra mão.
Ulisses, como é que se consegue saber a hora exacta de negociação? Vai ser anunciado antecipadamente ou é "tipo surpresa"?
Prevejo é que o acesso através dos bancos fique muito lento aquando do começo da negociação, que dizes?
Eu tinha dinheiro no Caixa BI disponivel para começar a negociar, mas como tem anda com tantos problemas tratei de colocar mais dinheiro no bcp para precaver!!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot] e 157 visitantes