Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OPV`s: comprar no fecho ou abertura?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OPV`s: comprar no fecho ou abertura?

por artista_ » 23/10/2006 14:31

Ulisses Pereira Escreveu:PTM: OPV em 1999

1º dia: -3%
1º mês: +35%
1º ano: -25% (depois de ter estado a valorizar mais de 250%!)

Bom estudo, thanks Ulisses!

Engraçado não tinha nada a idéia de que a PTM tinha acabado o primeiro ano já a perder em relação ao preço da OPV... o tombo foi mais rápido do que me parecia!

Penso que no geral este estudo diz-nos que valerá a pena manter as acções por algum tempo, embora cada caso seja diferente e não se possa dizer que há muitas garantias do quer que seja!

bons negócios!

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 23/10/2006 14:29

Horaclito, transcrevo o que escrevi no post:

Como não tinha o preço das OPV`s, não calculei os ganhos/perdas em relação às OPVS,

ATé conseguia o preço das OPV`s mas a minha base de dados já está ajustada com splits e aumentos de capital, pelo que esses valores não me ajudariam. Mas não era isso que eu queria. O que queria saber era se alguém quisesse comprar/vender na primeira sessão se o devia fazer no fecho ou na abertura.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Horaclito » 23/10/2006 14:24

Ulisses, seria interessante se colocasses a % de valorização ou desvalorização com que o titulo iniciou na abertura do mercado no 1º dia para se comparar com o fecho da qual já tens as percentagens, até porque por exemplo a EDP em 97 podia na abertura iniciar a valorizar 40% e ter desvalorizado no final da sessão em relação á abertura os tais 12%, o que não foi o caso...mas podia ter sido.

Um abraço

Registado: 13/2/2006 19:47

OPV`s: comprar no fecho ou abertura?

por Ulisses Pereira » 23/10/2006 14:13

Fui agora fazer uma rápida pesquisa sobre o comportamento nos primeiros tempos de acções que entraram no mercado português. Como não tinha o preço das OPV`s, não calculei os ganhos/perdas em relação às OPVS, mas o que queria era calcular a variação dessas acções no primeiro mês e no primeiro ano. Mas, sobretudo, o que queria ver era o comportamento dessas acções no primeiro dia em Bolsa.

Antes das conclusões, deixo os números.

EDP: OPV em 1997

Variação da cotação no fecho face à abertura (1º dia) : -12%

Variação da cotação no primeiro mês face ao 1º fecho: +5%

Variação da cotação no primeiro ano face ao 1º fecho: +47%

Brisa: OPV em 1997

1º dia: -4%
1º mês: +23%
1º ano: +75%

PTM: OPV em 1999

1º dia: -3%
1º mês: +35%
1º ano: -25% (depois de ter estado a valorizar mais de 250%!)

IPR: OPV em 2000

1º dia: -1%
1º mês: -2%
1º ano: -73%

SNC: OPV em 2000

1º dia: +1%
1º mês: -7%
1º ano: -72%

A evoluçaõ das cotações ao longo do primeiro mês ou do primeiro ano está, naturalmente, muito dependente da conjuntura dos mercados.

A grande conclusão que queria tirar é que, na maioria das OPV`s, quando as acções abrem muito acima do preço das mesmas, a tendência é que nessa sessão fechem bem abaixo do preço de abertura. Ou seja, se alguém quiser tomar posição nessas acções é preferível tomar no fecho do que na abertura.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, fosgass2020, Google [Bot], LMMV e 190 visitantes