Caldeirão da Bolsa

Mais uma sobre a DT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Esta DT...

por artista_ » 22/8/2006 10:56

mjaguiar Escreveu:Caro artista,
tou com vontade de reforçar a DT (tentei comprar a 11.20€) para baixar o preço médio.

Uma das coisas que apreni mais cedo é que não se deve comprar mais para baixar o preço médio! A questão é que lidamos mal com uma perda daí termos a tendência a ficar "agarrados" a uma acção por esse facto!

Se achar que a DT está muito barata talvez valha a pena comprar mas nunca para baixar o preço médio, é uma ilusão que faz bem ao ego mas não nos ajuda...

mjaguiar Escreveu:Uma das coisas que me tem deixado intrigado comigo mesmo e o facto de sempre que entro num titulo que tenho aquele "feeling" apanhar uma "tareia" da qual so recupero ao fim de muito tempo (por vezes anos). Isso já me aconteceu com a Cimpor,Edp,Reditus e Soares da Costa (saio sempre cedo de mais, ou seja como estou a muito tempo com valorização negativa caio na asneira de vender mal entra em terreno positivo)

Isso acontece por falta de disciplina, você não sabe porque entra enm sabe quando vai sair... eu quando invisto tenho sempre um ponto de stop loss, mas eu invisto a curto prazo!

mjaguiar Escreveu:Qual o processo para me desciplinar? (ainda tenho muitas JMT a cerca de 17€)

Se quer investir a longo prazo tem de estudar os fundamentais das empresas e o potencial das mesmas para os próximos anos, depois tem de ver se estão caras ou baratas e aproveitar alturas em que os mercados estão em baixa para entrar! Isto ás vezes pode demorar anos para se entrar no mercado...

A curto prazo a melhor forma que conheço é usando a AT, com esta ferramenta podem-se estabelecer muitas estratégias diferentes todas elas válidas e que nos permitem investir de uma forma mais racional...

Bons investimentos

Registado: 17/3/2003 22:51

Esta DT...

por mjaguiar » 22/8/2006 2:41

Caro artista,
tou com vontade de reforçar a DT (tentei comprar a 11.20€) para baixar o preço médio.

Uma das coisas que me tem deixado intrigado comigo mesmo e o facto de sempre que entro num titulo que tenho aquele "feeling" apanhar uma "tareia" da qual so recupero ao fim de muito tempo (por vezes anos). Isso já me aconteceu com a Cimpor,Edp,Reditus e Soares da Costa (saio sempre cedo de mais, ou seja como estou a muito tempo com valorização negativa caio na asneira de vender mal entra em terreno positivo)
Qual o processo para me desciplinar? (ainda tenho muitas JMT a cerca de 17€)

Obrigado

Mário Aguiar
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

por artista_ » 20/8/2006 19:14

mjaguiar Escreveu:...tinham-me dito que quando entrei ia chegar rapidamente aos 4€ - comprei a 2.15 e chegaram a estar a pouco mais de 1€!)
não sei se devo apostar ou nao, tou na duvida.

Não invista por que lhe dizem que vai subir, invista com a sua prórpia estratégia, não leve a mal mas a minha opinião é que quem investe com o que ouve dizer o melhor é não investir...

Neste momento estou 100% líquido mas jamais invisto em nada só porque alguém diz, muitas vezes, aqui no forum ou noutros sitios, somos alertados para a situação favorável de um determinado título e posso entrar porque se enquadra dentro da minha estratégia mas tenho que ser eu a saber porque é que compro, o que faço se as coisa não correrem como previsto e quando é que vendo...

um abraço

por mjaguiar » 20/8/2006 16:22

Por acaso a muito tempo que ando a seguir a pararede e o unico receio que tenho e o facto de ter pequena liquidez e de ter medo do que lhe possa acontecer. tive uma posição na reditus durante mt tempo e apenas consegui ganhar dinheiro ao fim de quase 4 anos (tinham-me dito que quando entrei ia chegar rapidamente aos 4€ - comprei a 2.15 e chegaram a estar a pouco mais de 1€!)
não sei se devo apostar ou nao, tou na duvida.

um abraço

M.Aguiar

Re: boa dica

por artista_ » 20/8/2006 2:50

mjaguiar Escreveu:Onde poderei ver uma analise mais "fina" a este titulo?

Sinceramente não sei, conheço mal a DT... mas olhe que o facto de ser a maior operadora europeia de telecomunicações não quer dizer muito, o BCP também é o maior banco cotado português e é sem dúvida o que tem pior performance bolsista nos últimos, pelo menos, cinco anos!!!! a PT também é uma grande operadora mas, segundo dizem, muito mal gerida...

Eu coloco o capital onde penso que o posso valorizar mai, nem que seja uma empresa que esteja à beira da falência... muitos dizem isso da PAD e no entanto quem comprou a 0,22 já está a ganhar mais de 10% e não me admiraria muito se aumentassem esses ganhos para perto dos 50% nas próximas sessões... é claro que a PAD é perigosa e longe de mim estar a aconselhar alguém a entrar nela, apenas a usei como exemplo da idéia que pretendo trasmitir!!!

Um abraço

boa dica

por mjaguiar » 19/8/2006 19:53

bem no alvo, a mim tambem me impingiram bcp (que ainda mantenho) mas a que mais me doi e mesmo as da DT. a duvida que tenho, porque pretendo investir mais (bolas, trata-se da maior operadora da europa e ta no maior mercado da europa) e as comissões que vou dar a ganhar aos "meninos" do BCP.
Onde poderei ver uma analise mais "fina" a este titulo?

um abraço

M.Aguiar

por artista_ » 19/8/2006 19:49

Responder à sua questão depende de muita coisa, eu tive um periodo sabático de alguns anos com o BCP, curiosamente também era cliente do Banco7 e também fui "vitima" da euforia de 98/2000 que os tipos do BCP aproveitaram para entalar os clientes com tudo e mais alguma coisa, a mim foi com BCP e BPA não sabia que também andaram a impingir DT...

Estes anos foram por um lado bons, afastei-me mas não totalmente e hoje estou muito mais preparado e disciplinado para investir na bolsa a curto médio prazo... se também se sente preparada para isso quantos mais dias mantiver a DT só porque está a perder muito nela mais oportunidades está a perder de recuperar esse dinheiro, eu decidi à relativamente pouco tempo acabar definitivamente com aminha posição no BCP (a perda é grande) e só me arrependo de não o ter feito mais cedo!!!

Se não é este o seu caso mas gostava de saber se a DT é um bom investimento para manter e/ou reforçar, sinceramente não sei, conheço muito mal a empresa, de qualquer forma não me admiraria que houvesse apostas melhores nos mercados...

boa sorte

Mais uma sobre a DT

por mjaguiar » 19/8/2006 17:41

Boa tarde a todos

Sendo novato nestas andanças do caldeirão já tenho alguns anos (bastantes mesmo) de investir alguns €€ na bolsa. Das que me deixaram mais "queimado" ( e não chamuscado) foram as ações da Deutsche Telecom. fui um daqueles pategos que comprou a 63.5€ (obra e graça da "deligente" indicação do meu gestor de conta do Banco7).
Gostaria de vos pedir a opinião:devo comprar mais para minimizar os estragos ou continuar a esperar para diminuir o "precepicio"?obrigado pela juda que me possam prestar

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], Goya777, m-m, macau5m, OCTAMA, trilhos2006 e 212 visitantes