Caldeirão da Bolsa

A partir de 4 de Set mercado de electricidade liberalizado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bolso vazio » 16/8/2006 14:03

Em Portugal liberalizar significa, pagar mais pelo mesmo serviço e ter o telefone a tocar diáriamente à hora das refeições :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 24/3/2006 20:30
Localização: Trás-os-Montes

re

por Infoo » 16/8/2006 13:35

não atirem foguetes antes da festa começar

mercado de combustíveis e gás está liberalizado

mercado de telecomunicações está liberalizado... hummmm, está?

mercado disto e daquilo está liberalizado

mas não é SÓ por isso que se tem melhor serviço e/ou preços mais baratos


esperar para ver
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02

por leopalas » 16/8/2006 12:00

Lá estou eu a ser o céptico do costume mas é que sempre que alguma coisa é liberalizada em Portugal acontece um fenómeno económico, digno de estudo, que é o facto dos preços subirem e não o contrário...
" Markets can remain irrational longer than you can remain solvent "
 
Mensagens: 159
Registado: 19/6/2006 5:11
Localização: Lisboa

por Kabum » 16/8/2006 11:36

Quem fizer mais barato será concerteza quem me vai dar electricidade no futuro 8-)
 
Mensagens: 319
Registado: 7/5/2006 15:58

por falido » 16/8/2006 11:23

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
boa noticia pra mim :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

já a espero à muito.
ps: esta minha posição é assim porque ando ressabiado com a ed... devo ser um daqueles 0,000001% que se sentem roubados :mrgreen:
já agora alguém sabe como se portou a pt quando o mercado liberalizou?
é que a estratégia da edp será muito muito muito parecida.
 
Mensagens: 60
Registado: 23/7/2006 8:27
Localização: Norte carago

A partir de 4 de Set mercado de electricidade liberalizado

por Pata-Hari » 16/8/2006 8:14

e porque não mudar de fornecedor?

ERSE explica aos clientes domésticos como mudar de fornecedor de energia
A Entidade Reguladora do Sector de Energia (ERSE) vai enviar esta semana cartas aos clientes domésticos de electricidade com informação para decidirem se devem mudar de fornecedor.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


A Entidade Reguladora do Sector de Energia (ERSE) vai enviar esta semana cartas aos clientes domésticos de electricidade com informação para decidirem se devem mudar de fornecedor.

A partir de 4 de Setembro o mercado de electricidade passará a estar completamente liberalizado, e por isso os consumidores domésticos poderão mudar de fornecedor de energia deixando a EDP Distribuição.

Para isso, a ERSE vai enviar cartas aos quase seis milhões de clientes domésticos esta semana, avançou o «Jornal de Notícias».

Actualmente a ERSE conta com cinco empresas registadas, a EDP, a Unión Fenosa, a Iberdrola, a Sodesa (parceria entre a Sonae e a Endesa) e a Enel.

Para além das cartas a explicar aos clientes o processo, a ERSE está a preparar um simulador «online» para ajudar o cliente a comparar os preços, mas a ERSE aconselha que os clientes apurem questões como a periodicidade em que receberá uma factura (no caso da EDP, é de dois em dois meses), as condições e os modos de pagamento, a duração mínima do contrato e penalizações pela rescisão antes do prazo, entre outros, adianta o mesmo jornal.

Uma das explicações que constam na carta que os clientes domésticos vão receber é que os fornecedores de energia vão ter toda a liberdade de cobrar o preço que entenderem, bem como fazer promoções regionais.

Para mudar de fornecedor o cliente terá de ir à empresa com quem quer assinar contrato, que depois o novo fornecedor trata do processo de cancelamento do contrato com a EDP. O fornecimento não deverá ser interrompido e o prazo médio previsto para a concretização é de 10 dias úteis.

O cliente não terá qualquer encargo com a mudança de fornecedor, adianta o jornal que explica que foram estabelecidos limites à troca. Um cliente não pode mudar de fornecedor mais de quatro vezes num espaço de 12 meses.

Quanto a facturas, cada cliente receberá apenas uma, apesar dos novos fornecedores usarem a infra-estrutura da EDP.

Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Burbano, cali010201, Goya777, Kooc, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Ugly bull, yggy, Zecadiabo e 167 visitantes