Caldeirão da Bolsa

OBRIGADO Caldeirão!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 13/8/2006 15:37

fanhecas :

sistema mecanico eficiente, e disciplina = dinheiro facil e pouco stress. Parabens para quem o tem, e consegue encarar o mercado dessa forma. Eu preciso que o mercado tenha um belo pedaço de paixão e adrenalina á mistura, e talvez por isso nunca tenha investido tempo a sério na criação de um sistema desse tipo. Ainda fiz umas experiencias com o Metastock, em cima da PT, e com uns resultados teoricos até interessantes, mas...aquilo roubava-me a 'pica' toda, e eu sou daqueles que preciso de sentir 'a pica', a emoção do jogo, para continuar motivado. Assim, tenho um misto de sistema mecanico e emocional na cabeça, que vou usando com maior ou menor eficiencia, mas tenho perfeita consciencia que teria muito melhores resultados com um sistema mecanico, daqueles 'á séria', tás a ver? :wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

Re: Aceito a explicação...!

por fanhecas » 13/8/2006 15:12

Esbanjador Escreveu:
Vieira Escreveu:Esbanjador, se achou a frase "Não querendo duvidar dos seus feitos" como venenosa, peço-lhe desculpa porque a intenção foi exactamente a oposta. O que achei duvidoso na altura foi só a entrada no mínimo do dia que o caro amigo relatou e logo a seguir corrigiu. E só achei duvidoso devido às condições de mercado na altura, porque seria perfeitamente possível uma entrada naquele sitio. :)

Sei bem como o caro amigo trabalha que se farta para obter os seus ganhos. E isso é a unica coisa que eu acredito para se vencer nos mercados: trabalho. Aliás, já aprendi imenso consigo e continuo a aprender com os seus posts num outro forum que frequentamos. Tenho ido beber muita informação nos seus posts antigos.

Não se sinta lezado com as minhas palavras, que foram completamente sem intenção. :oops:

Tá bem, aceito a explicação :wink: !

Mas se ler com atenção a frase a que me refiro aos 5555, no post dirigido ao rteixe -
«Mas lá surgiu a hipótese de "alongar" nos 5555, logo após a queda enormíssima.» -,
verifica que não estou propriamente a dizer que entrei aí.

O que digo podia ser substituído por «Mas lá surgiu a hipótese de "alongar" nos mínimos, logo após a queda enormíssima».
Ou seja, lá surgiu a hipótese de "alongar" uma queda enormíssima e - muito importante - ditada em parte por um acontecimento exógeno ao mercado.

É claro que não fazia sentido ter entrado mesmo nos mínimos (podia acontecer por mero acaso, mas não seria seguro pois nada garantia serem esses os mínimos na precisa altura em que estavam a acontecer).

Nestes casos, tem de se verificar se ocorre uma "cauda de canguru" (neste caso intradiária), na terminologia de Alexander Elder. Ora, a "cauda de canguru" só se define a posteriori, depois de a vela seguinte (que pode ser de 5 - 10 minutos no intraday) ficar nitidamente acima da "vela/cauda", que ficará ali demarcada como a mais baixa e normalmente com sombra comprida na parte inferior (isto nota-se tanto mais quanto as velas são de tempo superior).

Aliás, o ter alongado esta queda foi para mim uma actuação "mecânica". Antes dos mínimos, já estava eu à espera que eles se definissem para "alongar".

A parte mais arriscada dos meus trades que referi, foi ter "shortado" o rally da 4ª feira, no ponto em que o fiz (+/- 5.686). E lá está, por ser o trade mais arriscado foi o que mais rendeu (mais de metade de todo o lucro num só trade, sendo que na saída podia ainda ter feito mais meia dúzia de pontos - ou se tivesse adivinhado que ocorreria uma queda até aos 5554, então fazia um balúrdio).

Quando diz que trabalho que me farto... bem, dedico algum tempo, talvez para alguns muito tempo, a estudar estas coisas, mas como gosto muito disto nem considero trabalho.
Trabalho, trabalho, considero o que tenho de fazer profissionalmente e esse rouba-me a maior parte do tempo disponível e é muito desgastante e absorvente, obrigando-me a passar longos períodos afastado do "trading", embora vá sempre acompanhando e lendo e relendo uns livrinhos que ali tenho, conforme a releitura vai sendo pertinente à situação actual dos mercados.

Quanto à questão do "dinheiro fácil".

Quando se começa e se tem êxito por pura sorte, pensa-se que é muito fácil ganhar dinheiro.
A realidade, depois, vai mostrando que não é assim.

Agora, penso tb que, mais tarde, numa fase em que já se sabe muito tecnicamente e já se acumulou muita experiência (o que ainda não é o meu caso...), começará então um período de "dinheiro fácil" :) .
Penso que nessa fase avançada, em que já se actua cada vez de forma mais "mecânica" ou "automática", o dinheiro começa - ou recomeça para quem teve um início de sucesso temporário -, a ser fácil de obter de forma consistente.
É esta fase que espero vir a alcançar oportunamente :lol: .

"começará então um período de "dinheiro fácil" :) .
Penso que nessa fase avançada, em que já se actua cada vez de forma mais "mecânica" ou "automática", o dinheiro começa - ou recomeça para quem teve um início de sucesso temporário -, a ser fácil de obter de forma consistente."

Peço imensa desculpa de me estar a colocar entre companheiros com um grau de conhcimentos muito maior que o meu concerteza, mas apenas escrevo para indicar que não concordo de todo com a sua frase "começará então um período de "dinheiro fácil" pois quando assim se pensar, no meu entender, poderá começar, um forte período de "dinheiro dificil" não sei...digo eu...

Com os melhores Cumps

Fanhecas :wink:
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

Aceito a explicação...!

por Esbanjador » 13/8/2006 15:00

Vieira Escreveu:Esbanjador, se achou a frase "Não querendo duvidar dos seus feitos" como venenosa, peço-lhe desculpa porque a intenção foi exactamente a oposta. O que achei duvidoso na altura foi só a entrada no mínimo do dia que o caro amigo relatou e logo a seguir corrigiu. E só achei duvidoso devido às condições de mercado na altura, porque seria perfeitamente possível uma entrada naquele sitio. :)

Sei bem como o caro amigo trabalha que se farta para obter os seus ganhos. E isso é a unica coisa que eu acredito para se vencer nos mercados: trabalho. Aliás, já aprendi imenso consigo e continuo a aprender com os seus posts num outro forum que frequentamos. Tenho ido beber muita informação nos seus posts antigos.

Não se sinta lezado com as minhas palavras, que foram completamente sem intenção. :oops:

Tá bem, aceito a explicação :wink: !

Mas se ler com atenção a frase a que me refiro aos 5555, no post dirigido ao rteixe -
«Mas lá surgiu a hipótese de "alongar" nos 5555, logo após a queda enormíssima.» -,
verifica que não estou propriamente a dizer que entrei aí.

O que digo podia ser substituído por «Mas lá surgiu a hipótese de "alongar" nos mínimos, logo após a queda enormíssima».
Ou seja, lá surgiu a hipótese de "alongar" uma queda enormíssima e - muito importante - ditada em parte por um acontecimento exógeno ao mercado.

É claro que não fazia sentido ter entrado mesmo nos mínimos (podia acontecer por mero acaso, mas não seria seguro pois nada garantia serem esses os mínimos na precisa altura em que estavam a acontecer).

Nestes casos, tem de se verificar se ocorre uma "cauda de canguru" (neste caso intradiária), na terminologia de Alexander Elder. Ora, a "cauda de canguru" só se define a posteriori, depois de a vela seguinte (que pode ser de 5 - 10 minutos no intraday) ficar nitidamente acima da "vela/cauda", que ficará ali demarcada como a mais baixa e normalmente com sombra comprida na parte inferior (isto nota-se tanto mais quanto as velas são de tempo superior).

Aliás, o ter alongado esta queda foi para mim uma actuação "mecânica". Antes dos mínimos, já estava eu à espera que eles se definissem para "alongar".

A parte mais arriscada dos meus trades que referi, foi ter "shortado" o rally da 4ª feira, no ponto em que o fiz (+/- 5.686). E lá está, por ser o trade mais arriscado foi o que mais rendeu (mais de metade de todo o lucro num só trade, sendo que na saída podia ainda ter feito mais meia dúzia de pontos - ou se tivesse adivinhado que ocorreria uma queda até aos 5554, então fazia um balúrdio).

Quando diz que trabalho que me farto... bem, dedico algum tempo, talvez para alguns muito tempo, a estudar estas coisas, mas como gosto muito disto nem considero trabalho.
Trabalho, trabalho, considero o que tenho de fazer profissionalmente e esse rouba-me a maior parte do tempo disponível e é muito desgastante e absorvente, obrigando-me a passar longos períodos afastado do "trading", embora vá sempre acompanhando e lendo e relendo uns livrinhos que ali tenho, conforme a releitura vai sendo pertinente à situação actual dos mercados.

Quanto à questão do "dinheiro fácil".

Quando se começa e se tem êxito por pura sorte, pensa-se que é muito fácil ganhar dinheiro.
A realidade, depois, vai mostrando que não é assim.

Agora, penso tb que, mais tarde, numa fase em que já se sabe muito tecnicamente e já se acumulou muita experiência (o que ainda não é o meu caso...), começará então um período de "dinheiro fácil" :) .
Penso que nessa fase avançada, em que já se actua cada vez de forma mais "mecânica" ou "automática", o dinheiro começa - ou recomeça para quem teve um início de sucesso temporário -, a ser fácil de obter de forma consistente.
É esta fase que espero vir a alcançar oportunamente :lol: .
«Se não sabe por que é que pergunta?»

Registado: 19/11/2004 3:12

por shell » 13/8/2006 12:57

Voltando ao assunto do tópico, amigo Rteixe, acho que é esse mesmo o propósito do Caldeirão: entreajuda. E desdo o primeiro dia que vim a este forum, aprendi muito com muita gente que se dispôs a ajudar-me. No que depender de mim, irei ajudar os mais "novos" no que for possível e no que souber.
Não desanime, pois estamos sempre a aprender e é com estes desaires que efectivamente se aprender.

Um abraço,

Shell.
Huge profits require <b>luck</b>. Taking a profit when the opportunity arises requires <b>skill</b>.

Registado: 10/3/2005 11:51

por vieira » 13/8/2006 12:23

Esbanjador, se achou a frase "Não querendo duvidar dos seus feitos" como venenosa, peço-lhe desculpa porque a intenção foi exactamente a oposta. O que achei duvidoso na altura foi só a entrada no mínimo do dia que o caro amigo relatou e logo a seguir corrigiu. E só achei duvidoso devido às condições de mercado na altura, porque seria perfeitamente possível uma entrada naquele sitio. :)

Registado: 9/12/2005 18:40

por Cali » 13/8/2006 10:15

A actividade de trader é solitária, muito solitária (mesmo para quem não a exerce como profissão, ou acitividade principal). Alem de solitária é stressante.
Existem várias formas de aliviar o stress e a solidão, mas sem duvida que a mais imediata é vir aliviar frustrações e vangloriar-se dos sucessos na Net,com os outros solitários stressados que exercem a mesma actividade. É perfeitamente normal, e até muito saudavel, partindo do principio que não é facil nem razoavel ir oferecer mariscadas aos amigos ou pagar uma rodada de bjecas aos colegas de trabalho sempre que se ganham centenas ou milhares de contos nos mercados. É que os amigos, os familiares, os colegas de trabalho podem ter muita dificuldade em compreender a nossa actividade, o nosso estado de espirito, e as nossas motivações ao lhes oferecer a mariscada, ou por outro lado, ao lhes vir chorar para o ombro (o mais provavel é pensarem que a seguir lhes vamos pedir dinheiro).

Resumindo, não vejo qualquer problema em relatar experiencias, desde que as mesmas sejas reais, e não uns meros exercicios imaginativos resultantes de acessos de dôr-de-cotovelice.
:wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

Só se relata o passado...

por Esbanjador » 13/8/2006 2:36

Vieira Escreveu:Caro charles, o meu comentário não foi dirigido a ninguem em especial e por tal motivo eu não mencionei nomes (nem me interessa os nomes) nem critico as pessoas que ganham (aliás, tenho é de as aplaudir).

Só disse que achava estranho a quantidade de trades vencedores que são constantemente relatados e 99% das vezes é só depois das coisas acontecerem. E acho estranho porque não estamos em mercado com tendência definida no curto prazo (o ADX diário dos principais indices anda pelas ruas da amargura) logo não está mesmo nada fácil ganhar dinheiro.

Ó Vieira, essa coisa de pôr de antemão os trades que se vão fazer no dia seguinte só funciona para quem joga as tendências maiores e expõe os resultados dos seus "sistemas mecânicos".

Era o que faltava, um "daytrader", concentrado a negociar no intraday ou que, às vezes, deixa um trade em aberto para a abertura do dia seguinte, ainda estar preocupado em vir aqui relatar cada trade que faz durante a sessão.
Após o relato... já tinha perdido o trade seguinte.

As coisas não funcionam assim 8-)!

por Pato_Maluco » 13/8/2006 2:32

Concordo com o Vieira!
Não fez referencias a nomes e isso fica-lhe bem!
Cada qual vê se a carapuça lhe serve.
Gosto de ver pessoas que digam que vão colocar determinada ordem a x preço antes dele ser atingido e que coloca o stop-limit a y.
Esses sim! São os verdadeiros vencedores!
Quem ganha abre a boca e quem perde entra para o silêncio.
Também concordo com o charles quando diz que uma trade pode deitar mesmo tudo a perder!
Façam bons negócios e ganhem dinheiro! É a vossa obrigação ou andam nos mercados por andar? E nem pensem que sou maluco! :mrgreen:
O mercado é como as pizzas: rotativas

Hans Friedman

Registado: 8/7/2006 22:33

Defeito ou Feitio do Vieira...?

por Esbanjador » 13/8/2006 2:17

charles Escreveu:
Vieira Escreveu:
TRSM Escreveu:No que diz respeito aos Warrants, já dizia em 2001, que no médio/longo prazo quase todos saem perdedores.
Acreditem que são mesmo muitos poucos os que se podem gabar do contrário(não faço parte deste grupo)

Se dizia isto quando nem existiam TW........ deixo este aviso para quem chegou à pouco tempo ao mercado e começa a escolher este tipo de produtos, julgando que encontrou a galinha dos ovos d`ouro.

....... algumas palavras que valem o que valem......

bfs

Por saber isso, volto a dizer que acho estranho que o Caldeirão esteja cheio de pessoas que acertam nos swings quase todos e que ganham X% hoje e Y% amanhã, etc.

Mais estranho acho, quando esses "vencedores" baseiam os seus trades em feeling ou em curvinhas que os gráficos fazem. Eu não estou a duvidar das pessoas, aliás cada um sabe de si, mas toda a gente sabe que estamos num mercado cão que só vai definir uma tendência quando esgotar a liquidez de bulls e bears. Tentar adivinhar swings neste tipo de mercado é uma autentica lotaria. Com o mercado assim, é impossível acertar-se 80% ou 90% das vezes e mesmo quando se acerta, é praticamente impossivel fazer-se grandes percentagens de lucro, porque pode haver n inversões de tendência num dia (a não ser que se tenha um sistema de trading com pontos de entrada e saída bem definidos ou então que se faça paper trading em que, quando as coisas correm mal, basta fazer reset).

Mas pronto, pode haver pessoas que só gostam de relatar os seus trades vencedores e esconder os perdedores, cada um é livre de fazer o que quiser. Eu fico-me pela máxima "Fala sobre o mercado mas não fales sobre o que fazes no mercado". O mercado se encarregará de expulsar aqueles que não estiverem preparados e que acham que isto é realmente easy money.

sem polémicas mas nao quero deixar passar mais esta intervenção tua sem dizer o que penso......

os teus posts são sempre altamente criticos de duvida da verdade e critica, pelo menos cada vez que intervenho.

estranhas trades ganhadores, duvidas do que foi postado na boa fé e com toda a verdade, e criticas a intervençao quando é postado que alguem ganhou numa semana determinada percentagem, onde é que está o problema :!:

agora devias reler o que foi postado e ver que foi escrito o seguinte:

charles disse

quanto aos muitos trades ganhadores é bom para quem anda nisto não esquecer que basta 1 pessimo trade para deitar tudo a perder....e lá se vai o lucro

bom fim de semana

Concordo com o Charles.
Eu próprio, na madrugada de 6ª feira, estive quase para fazer esse reparo ao Vieira e não me dar à maçada de lhe ter respondido da forma extensa e detalhada que fiz.
Tudo por causa da "frase assassina" que ele usou e que era desnecessária ao contexto do seu post, como seja, «Não querendo duvidar dos teus feitos...».

Ele só pretendia saber por que razão eu tinha determinado os 5555 como buy point, mas não se coibiu de largar a "venenosa" suspeita sobre os meus "feitos".

Ora, é natural que precisamente quando se consegue um ganho extraordinário e se está de boa fé e ainda eufórico se tenha a tendência de vir relatar o sucedido.
Não se terá a mesma tendência quando se ganham 20% ou 30% ou se perde o mesmo valor.
Aliás, eu relatei os meus trades de 5ª feira por mais uma razão, como foi a de ter actuado precisamente em conformidade com um post que tinha colocado nessa madrugada dirigido ao rteixe onde dava a opinião de "shortar" rallys e "comprar" quedas acentuadas. Nessa altura, já tinha "shortado" o rally de 4ª. Depois, na 5ª comprei a queda "anormal".
Não falei dos meus lucros desde 27 de Julho que têm sido muito bons. Não tinham relação com o tal post.

Já ando nos warrants há muitos anos. Já ganhei muito dinheiro e perdi tb muito.
Entre fins de Abril e fins de Agosto de 2003, com os warrants vanila, dupliquei todo o capital que tinha.
No Verão passado, já com TWs, consegui 150% de todo o capital que tinha.

Considero que actualmente a minha experiência e conhecimentos de AT (em 2003 eram nulos e no Verão passado eram um pouco mais que nulos) são enormemente superiores.

No passado, houve sessões em que perdi mais de 5000 euros. Actualmente isso é praticamente impossível. Só aconteceria se ficasse sem ligação nenhuma nem pela net nem por telefone com a corretora e acontecesse algo de extraordinarimente imprevisível (isto porque nos TW não se podem colocar "stops loss" eficazes).

Actualmente, a minha opinião é a de que os warrants vanila são muito perigosos, tanto pelas alterações da volatilidade implícita como pela erosão do valor pela passagem do tempo.

Considero os TWs um instrumento muito bom. Não têm esses problemas.
Dir-me-ão, mas... e quando estoiram?
Ora, isto acontece normalmente por causa da ganância desmedida que leva a comprar sempre os mais próximos do nível do estoiro por serem os que alavancam mais.

Se se comprarem TWs com o nível do estoiro a uma distância razoável, embora alavancando menos, esse problema quase que desaparece, sendo que mesmo assim ainda permitem com muito menos capital fazer mais dinheiro do que com os CFDs.

Claro que isto é assim quando se vê que os emitentes desses TWs estão a agir correctamente. Ou seja, que não alteram injustificadamente as correspondências entre os valores dos TWs e os do subjacente (neste caso do Dax).

Há uns meses atrás, estava a ficar um pouco pessimista com essa correcção.
Ultimamente, verifico que, p.ex., o Citi está novamente a funcionar bem, tanto na manutenção das referidas correspondências, como nos valores em "real time". Ou seja, quando aparece um valor no site do Citi = ao da nossa ordem, a nossa ordem foi executada a esse valor. Era o que se passava no Verão passado e depois deixou de passar-se por peripécias várias e agora voltou a ficar tudo correcto.

Que, a longo prazo, é difícil triunfar, isso é verdade. Mas é verdade não só para os TWs mas igualmente para os CFDs e futuros... para todos os produtos alavancados.
Só aceito ser mais difícil ainda, para os warrants vanila pelos problemas que referi acima.

E volto a dizer, cada regime de mercado - de alta, de baixa ou em "trading market" - tem uma forma apropriada de ser negociado.
Se um trader tiver só uma ou duas estratégias que saiba executar bem... então fique de fora e negoceie só quando o mercado se puser de jeito a que as estratégias que conhece possam triunfar.

Duas dicas apenas.
Tenha-se muita paciência. Há dias que temos disponíveis para acompanhar toda a sessão. Nessas alturas, queremos aproveitar esses dias e queremos entrar à outrance.
Erro. Sem se verificar uma situação altamente favorável não se entre só porque esse é um dos tais dias disponíveis para "brincar" ao "trading".
É muito difícil ficar quieto. Requer muita disciplina.

Outra dica.
Quando tudo se conjuga de acordo com o nosso "sistema", no sentido de acharmos que o trade vai correr bem, então entra-se.
Mas após entrar, a nossa actividade dever-se-á centrar em descortinar rapidamente se estávamos errados.
E,neste caso, sai-se imediatamente.
Se porventura, passado algum tempo, o mercado se comportar como previamos inicialmente, entra-se outra vez mas não se desrespeita o nível fixado de antemão do nosso "stop loss" mental 8-)

por BullPower » 13/8/2006 2:13

Vieira, mas é quando os mercados não têm tendência definida é que existem as grandes oportunidades para position trading, trades rápidos e altamente lucrativos. É quando a volatilidade aumenta. É preciso é saber negociar e saber se o mercado está com tendência ou não. Cada um tem as suas ferramentas de análise para se aperceber deste facto.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por vieira » 13/8/2006 1:00

Caro charles, o meu comentário não foi dirigido a ninguem em especial e por tal motivo eu não mencionei nomes (nem me interessa os nomes) nem critico as pessoas que ganham (aliás, tenho é de as aplaudir).

Só disse que achava estranho a quantidade de trades vencedores que são constantemente relatados e 99% das vezes é só depois das coisas acontecerem. E acho estranho porque não estamos em mercado com tendência definida no curto prazo (o ADX diário dos principais indices anda pelas ruas da amargura) logo não está mesmo nada fácil ganhar dinheiro.

por charles » 13/8/2006 0:45

Vieira Escreveu:
TRSM Escreveu:No que diz respeito aos Warrants, já dizia em 2001, que no médio/longo prazo quase todos saem perdedores.
Acreditem que são mesmo muitos poucos os que se podem gabar do contrário(não faço parte deste grupo)

Se dizia isto quando nem existiam TW........ deixo este aviso para quem chegou à pouco tempo ao mercado e começa a escolher este tipo de produtos, julgando que encontrou a galinha dos ovos d`ouro.

bfs

Por saber isso, volto a dizer que acho estranho que o Caldeirão esteja cheio de pessoas que acertam nos swings quase todos e que ganham X% hoje e Y% amanhã, etc.

Mais estranho acho, quando esses "vencedores" baseiam os seus trades em feeling ou em curvinhas que os gráficos fazem. Eu não estou a duvidar das pessoas, aliás cada um sabe de si, mas toda a gente sabe que estamos num mercado cão que só vai definir uma tendência quando esgotar a liquidez de bulls e bears. Tentar adivinhar swings neste tipo de mercado é uma autentica lotaria. Com o mercado assim, é impossível acertar-se 80% ou 90% das vezes e mesmo quando se acerta, é praticamente impossivel fazer-se grandes percentagens de lucro, porque pode haver n inversões de tendência num dia (a não ser que se tenha um sistema de trading com pontos de entrada e saída bem definidos ou então que se faça paper trading em que, quando as coisas correm mal, basta fazer reset).

Mas pronto, pode haver pessoas que só gostam de relatar os seus trades vencedores e esconder os perdedores, cada um é livre de fazer o que quiser. Eu fico-me pela máxima "Fala sobre o mercado mas não fales sobre o que fazes no mercado". O mercado se encarregará de expulsar aqueles que não estiverem preparados e que acham que isto é realmente easy money.

sem polémicas mas nao quero deixar passar mais esta intervenção tua sem dizer o que penso......

os teus posts são sempre altamente criticos de duvida da verdade e critica, pelo menos cada vez que intervenho.

estranhas trades ganhadores, duvidas do que foi postado na boa fé e com toda a verdade, e criticas a intervençao quando é postado que alguem ganhou numa semana determinada percentagem, onde é que está o problema :!:

agora devias reler o que foi postado e ver que foi escrito o seguinte:

charles disse

quanto aos muitos trades ganhadores é bom para quem anda nisto não esquecer que basta 1 pessimo trade para deitar tudo a perder....e lá se vai o lucro

bom fim de semana
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por nikopol » 13/8/2006 0:28

Vieira Escreveu:Eu fico-me pela máxima "Fala sobre o mercado mas não fales sobre o que fazes no mercado"

:mrgreen:

Eu tb uso essa máxima para separar o "trigo do joio".

Os melhores traders que conheço recusam-se a falar sobre os mercados em que negociam, quanto mais nos trades que fazem...

Por outro lado, se não houver pessoal que fala sobre os seus trades/sucessos, estes forums eram uma grande seca...

Registado: 31/1/2006 14:02

por vieira » 13/8/2006 0:12

bfs

por nikopol » 12/8/2006 23:46

Como em tudo o que é dificil na vida, muitos tentam e poucos conseguem.

Mas o facto deste negocio ser extremamente dificil e no longo prazo os
lucros ficarem concentrados num grupo muito reduzido de participantes, é o que
torna este negocio numa verdadeira meritocracia.

Registado: 31/1/2006 14:02

por TRSM » 12/8/2006 22:09

No que diz respeito aos Warrants, já dizia em 2001, que no médio/longo prazo quase todos saem perdedores.

bfs

Registado: 5/11/2002 11:30

por charles » 12/8/2006 17:41

só uma nota quanto as inversoes alias elas as vezes aconteciam mas as entradas no tining incorrecto condicionam por vezes o aguentar do mercado embora depois concluissemos que estavamos certos

quanto aos muitos trades ganhadores é bom para quem anda nisto não esquecer que basta 1 pessimo trade para deitar tudo a perder....e lá se vai o lucro :wink:

bons negocios
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por charles » 12/8/2006 17:36

Keyser Soze Escreveu:
charles Escreveu:..... posso dizer que terminei a semana com uma mais valia de cerca de 30% .....

sobre o teu capital total ?

vocês nas warrants "jogam" com capital significativo ou não ultrapassam as centenas de contos ?

30% sobre uma parte do capital nesta fase não arrisco tudo, nem sequer muito, já lá vai o tempo em que o fazia com o total do capital e eram mais que centenas de contos, e para minha infelicidade não deixei correr os lucros, pois se o tivesse feito teria varios dias de mais valias entre 5 e 10 mil euros, lembro-me de 12 trades seguidos ganhadores entre 500 e 1200 euros e todos esses dias termiram com 8 a 10 vezes mais (+-) do que ganhei, ou seja agora estaria pra ai numa ilha qq estendido ao sol :cry:

acabava os dias a ganhar 1200 euros que foi o maximo que consegui, isto em minutos, entrava e saia de imediato, não fazia a leitura da at e fundamentais que faço actualmente, e nem dispunha das ferramentas que disponho agora, não deixando correr os lucros.

o grande erro era nao ficar nos calls e andar a saltar entre calls e puts, além de outro erro crasso que era entrar muitas vezes na expectativa de inversoes que raramente sucediam, por isso agora digo 95% das vezes bull de manhã bull o dia todo e bear de manha bear o dia todo, esta é a lição que posso tirar destes ultimos 2 anos, mas é minha experiência que so pode ser aplicada ao meu caso, pois cada um tem a sua experiência.

um abraço
Cumpt

Re: OBRIGADO Caldeirão!

por Nunnus » 12/8/2006 15:31

rteixe01 Escreveu:... ao Nunnus com quem venho trocado algumas impressões de trades...

Ola amigo Rui

Estamos cá é para nos ajudar

Manda sempre

Bom fim de semana

Abraço
Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por fanhecas » 12/8/2006 15:23

Keyser Soze Escreveu:
charles Escreveu:..... posso dizer que terminei a semana com uma mais valia de cerca de 30% .....

vocês nas warrants "jogam" com capital significativo ou não ultrapassam as centenas de contos ?

Posso dizer que nem à centena chego...mais vale pouco e bem do muito e...

Ainda assim parabéns, é uma masi valia mto boa, seja parte ou a globalidade do capita.

Cumps

Fanhecas
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por Keyser Soze » 12/8/2006 15:20

Registado: 8/2/2006 17:32

por charles » 12/8/2006 15:02

só um apontamento eu desde algum tempo que coloquei no mybolsa a d.t. como que a servir de barometro para as quedas e subidas do dax tendo em conta o peso que este titulo tem no indice, posso dizer que terminei a semana com uma mais valia de cerca de 30% tendo cumprido com grande rigor entradas e saidas por indicaçao da at intradiaria, e claro sempre de olho nos states

nao só por esses pormenor de ir olhando para a variaçao da dt mas tambem ajudou a perceber para que lado ia o mercado, em especial no dia de inico de sessao em forte queda foi bastante util

um abraço e boas férias
Cumpt

Evitar tiros no escuro...

por aforro » 12/8/2006 13:37

Temos de aprender com os nossos erros, pq quando lemos os dos outros pensamos ke n nos chegam...

Entradas em TW de um dia para o outro(concordo, penso que é o shell), só com muita convicção...e com algumas bases(que são sempre dificeis de obter)... pelas minhas poucas analises... para entrar no dax... existem dois periodos... depois da abertura até as 10 horas e no intervalo das 12 e o arranque dos states... tudo isto é muito vago... mas são estes periodos os picos do dax... quando compramos no fecho, é um pouco comparar à compra de uma lotaria... é um periodo em ke n podemos fazer nada(os mercados estão fechados), só isto é algo ke n gosto...e depois esperar e seja o que "Deus" quiser.

Mas Rteix... mas esta é só a minha simples opinião.

Ainda para falar do teu TW no dia em que vendes... cerca da 13:10H estava a fazer 0,67 e fechou ás 17:30H em 1,43...

Um Abraço,e boas Ferias, e quando voltares em 10 minutos recuperas isso, é só preciso apanhar o TGV, no sentido certo.

João(Aforro)

Registado: 15/6/2006 0:10

OBRIGADO Caldeirão!

por rteixe01 » 12/8/2006 13:05

Bem, como sabem a minha entrada longa no DAX no final de 4ªfeira correu muito mal, para além do tombo do NASDAQ nesse dia (já após as 17h30m onde já nada se pode fazer em TW), da queda acentuada das acções da DT (9%) no dia seguinte e da ameaça de atentados em Inglaterra também na 5ªf que ajudou ainda mais ao afundanço do DAX e respectiva abertura em gap down, tudo correu mal. Lei de Murphy claramente!
Isto levou a que eu colocasse um post sobre estratégias de acção em TW e o qual foi desde cedo concorrido com algumas dicas de alguns colegas.

Assim não podia deixar de colocar aqui um agradecimento especial ao João (Aforro) que comigo tem trocado várias impressões ao telefone (se tenho atendido aquele telefonema teu, tudo teria sido diferente...), ao Kid_A e ao Shell que atravês de MP têm tentado ajudar a melhorar a minha estratégia em TW, ao Nunnus com quem venho trocado algumas impressões de trades, ao Jaor que gentilmente vai postando aqui os seus gráficos diários, ao Esbanjador que postou algumas regras básicas (tal como preservar capital) de TW e ao Luxor que foi aconselhando a ir vendo charts de 1 e 5m, 1h...

Um agradecimento também a todos os outros colegas cujos nomes não mencionei por serem tantos, mas com os quais todos vamos aprendendo mais um pouco diariamente.

Em suma, Obrigado Caldeirão!
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Burbano, cali010201, Goya777, Kooc, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Zecadiabo e 160 visitantes