Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Discos rígidos... externos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 12/8/2006 15:39

Olá a todos/as. :wink: :)

lagosta escreveu:
Acho que os cenários são iguais, ou no minimo semelhantes, isto é, o disco Toshiba que tens, como qualquer outro, é composto pela caixa ou carcaça, e por um disco de portatil convencional de 5200rpm (á partida, ou seja, terás sempre de comprar o disco em si (de 2,5" IDE), seja de 80, 120 ou mais GB, sendo que a velocidade e os interfaces são iguais, é só escolheres qual disco que vai p onde.

Sim, compreendo... :wink: :)

Mágico escreveu:
Se fosse eu comprava um disco interno para o portátil e mantinha o que adquiriste externo, pelo simples facto que exige menos operações (tirar da caixa de um por outro etc.) e podes adquirir um interno com outras caracttísticas como capacidade e rotação, uma vez que mais rotação consome mais energia e logo menos autonomia o portátil terá.

Sim, é uma opinião a ter em conta na decisão final... :wink: E como este portátil já tem uns anos (Compaq Presario 2500 com disco original de 40 Gb e bateria de marca branca pois a 1ª já se foi :lol:)...

ricardotugas escreveu:
Tenho um Pc e um Portatil.

A isto junto um disco externo de 160 MB para copiar a infromação relevante dos dois.

Tenho também uma ligação no PC para consulta on-line de documentos, solução que podia ser util ao colega Turtle. Este acesso é feito atraves de password, Tenho vedado o up-load externo por questões de segurança.

O disco externo deve ser de 160 Gb e não de Mb :mrgreen: ... o que comprei recentemente é de 120 Gb e é bom porque é pequeno (2,5´) (de fácil transporte).

Consulta online de documentos? Parece interessante e uma opção em termos futuros... :wink:

nikopol escreveu:
Tenho unicamente um PC e actualmente 3 monitores, e a minha segurança é:

- disco externo ligado via USB2.0 que só ligo quando faço backups
- software "Allway Sync" para manter folders PC<->disco externo sincronizados
- software "Cryptainer ME" da www.cypherix.com para ter drive virtual 500Mb "encriptada"

Boa! :wink: :idea:

Jooaaoo escreveu:
A intenet,
Não cai e parte-se,
Os putos não dão cabo dela,
Não apanha virus,
Nem a temos que formatar...

Excelente! :lol: :idea: :lol:

Flying Turtle escreveu:
Conclusão: Estou a utilizar o mozy para salvaguardar os meus arquivos num local fisicamente diferente, mas o ficheiro do Outlook continua a só ser copiado para os meus próprios discos de segurança. Continua a ser uma solução vulnerável!

Pois... os backups na internet são uma alternativa, mas... 8-) :roll:

Obrigado pelos vossos... testemunhos.
Cumprimentos
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Flying Turtle » 11/8/2006 16:40

De facto, e em complemento às soluções "físicas" anteriormente descritas, das quais não prescindo, comecei nos últimos tempos a utilizar o mozy (http://www.mozy.com) para efectuar backups online. Funciona muito bem e é grátis até 2Gb, custando uma ninharia fazer o upgrade para 5Gb. Os preços são de facto muito competitivos.

Problemas:

:arrow: O backup inicial demora dias (sim, dias) para fazer o upload (façam as contas por exemplo a 2Gb a uma velocidade de upload média de 200 kbps) :shock:

:arrow: Mas, mais grave, a actualização de ficheiros modificados não é feita bit a bit, o que permitiria adicionar/mdificar apenas os bits alterados, retirados ou adicionados, mas sim pela reposição do ficheiro inteiro. :evil: Para os ficheiros "normais", enfim. Mas para o meu ficheiro "outlook.pst", que pode chegar a mais de 1Gb... significa mais de 1 dia cada vez que o quero copiar! :shock: Pouco prático...

Conclusão: Estou a utilizar o mozy para salvaguardar os meus arquivos num local fisicamente diferente, mas o ficheiro do Outlook continua a só ser copiado para os meus próprios discos de segurança. Continua a ser uma solução vulnerável! :(

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Jooaaoo » 11/8/2006 14:43

A minha segurança nem são discos externos, nem cd's, nem dvd's... Apenas faço uploads para a net... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ficheiros zipados e protegidos....Guardo apenas o link...
Claro que não estou a falar de jogos, filmes ou outro tipo de ficheiros gigantescos...
Utilizo isto para as bases de dados e coisas relacionadas com a bolsa...

A intenet,
Não cai e parte-se,
Os putos não dão cabo dela,
Não apanha virus,
Nem a temos que formatar...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços

Registado: 8/11/2005 11:28

por nikopol » 11/8/2006 14:27

Tenho unicamente um PC e actualmente 3 monitores, e a minha segurança é:

- disco externo ligado via USB2.0 que só ligo quando faço backups
- software "Allway Sync" para manter folders PC<->disco externo sincronizados
- software "Cryptainer ME" da www.cypherix.com para ter drive virtual 500Mb "encriptada"

Registado: 31/1/2006 14:02

A minha segurança

por ricardotugas » 11/8/2006 14:09

Tenho um Pc e um Portatil.

A isto junto um disco externo de 160 MB para copiar a infromação relevante dos dois.

Disco externo cappaz de resistir a quebras ( já ocorreu) e a miudos :lol: .

Tenho também uma ligação no PC para consulta on-line de documentos, solução que podia ser util ao colega Turtle. Este acesso é feito atraves de password, Tenho vedado o up-load externo por questões de segurança.

Utilizo tb uma pen para transferência de alguns ficheiros, ou um backup do dia muito importante que desejo salvaguardar, antes da sincronização de backup para o disco externo.

Recordo que salvaguardar as informações é vital, principalmente configurações de caixas de correio e mensagens, skype, etc.

Cumprimentos

Registado: 26/5/2006 14:26

por Mágico » 11/8/2006 13:27

Eu tenho um disco externo da LAcie e tem sido impecável.

Se fosse eu comprava um disco interno para o portátil e mantinha o que adquiriste externo, pelo simples facto que exige menos operações (tirar da caixa de um por outro etc.) e podes adquirir um interno com outras caracttísticas como capacidade e rotação, uma vez que mais rotação consome mais energia e logo menos autonomia o portátil terá.
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por lagosta » 11/8/2006 13:15

Boas,

Acho que os cenários são iguais, ou no minimo semelhantes, isto é, o disco Toshiba que tens, como qualquer outro, é composto pela caixa ou carcaça, e por um disco de portatil convencional de 5200rpm (á partida, ou seja, terás sempre de comprar o disco em si (de 2,5" IDE), seja de 80, 120 ou mais GB, sendo que a velocidade e os interfaces são iguais, é só escolheres qual disco que vai p onde.

em termos de discos para notebooks, tens boas opçoes e acesssiveis, Samsung, Toshiba, entre outros.

Registado: 23/8/2004 12:32

...

por englishman » 11/8/2006 13:05

Depois de ter comprado o disco externo da Toshiba e de me conseguirem recuperar os dados do portátil... Ufaaa! a história, agora, é outra. :twisted:

O que eu quero dizer com a "outra história" é que o disco que estava no computador não está em muito bom estado e vou ter que substítui-lo... pois... :twisted:

Agora não sei o que fazer...
1. instalar o Toshiba "dentro" do portátil, ou seja, fazê-lo passar de externo para interno e, de seguida, comprar outro disco externo (por exemplo, de 40 GB)...
2. Ou comprar um interno para portáteis e continuar com o Toshiba como externo...

Aos mais entendidos... o que me recomendam? :idea:

Obrigado pelos futuros... aconselhamentos :wink:

Cumprimentos.
EnglishMan

re

por Infoo » 28/7/2006 0:39

não podia deixar aqui uma coisa mais "radical"

http://cgi.ebay.co.uk/120-GB-2-5-USB-2- ... dZViewItem

Registado: 17/11/2005 1:02

...

por englishman » 27/7/2006 14:20

Olá, infoo. :wink:

Obrigado pela sugestão... já está encomendado. :idea:

Estava a ver um Lacie 100 Gb, na Pixmania, à volta dos 110 euros (com os custos) mas só estava disponível a partir de de 15 de Agosto...
Este Toshiba tem umas características um pouco melhores (rotações e buffer) e está a um preço convidativo, neste momento... 8-)

Um Abraço.
EnglishMan

re

por Infoo » 27/7/2006 3:16

promo na chip7 para esta semana

disco em caixa externa da Toshiba de 2,5" de 120GB pesando 176gr por 124,9 euros

http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_p ... p?id=10517

Registado: 17/11/2005 1:02

...

por englishman » 25/7/2006 14:26

Olá. :)

A minha decisão está difícil e não sei mesmo o que comprar... mas estou decidido em comprar algo pequeno que dê para meter no bolso (os de 2,5"). Têm menos capacidade de Gb mas são mais versáteis/práticos para uma mais fácil utilização e transporte... :idea:
Talvez me decida mesmo pelo da Lacie com 80 Gb e que pesa 180 gramas.

Vou continuar a procurar e logo se verá qual vou adquirir...
Obrigado pelas opiniões "postadas".

Abraços.
EnglishMan

por Baco » 25/7/2006 3:10

Eu tenho um externo, de 300GB, USB2, da Targa, sim desses comprados no Lidl, provavelmente igual ao do FT, que me custou qualquer coisa como vinte e poucos contos e que funciona.
Não preciso doutra coisa.
Quando houver outra promoção provavelmente compro outro.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

Boas!

por TheMayan » 25/7/2006 1:45

Quanto a discos é bom de facto ter um disco externo. Eu tenho uma caixa externa (30 euros) onde ponho um disco normal, ou um gravador de DVDs... etc. Uso normalmente um disco de 60 GB... é o que tinha.. e é o meu segundo disco.

Entretanto não considero os discos o melhor.
Basta um viruz que danifique o index de ficheiros... e recuperar tudo é obra. Embora não impossíbel dependendo do disco. E atente-se que quando estivesse danificado o disco do pc muito provavelmente tb estaria o externo!

O ideal é mesmo gravar em DVDs. Tipo teho um DVd de janeiro.. outro de Março etc..

Assim tem-se backups incrementais... Por exemplo se perder "por azar" dados de umas das bases de dados poderei recuperar aqueles de uma base de dados num dos anteriores DVDs.

Depois outra coisa, deve-se arquivar tudo mas ter uma especial atenção a certas coisas:
POr exemplo encriptar os dados mais importantes usando por exemplo o drivecrypt... que cria uma partição nova, virtual on the fly encryptando tudo até salvo erro 1366 bits.. (Triple blowfish)

Confesso que não uso encriptação, mas é algo inportante para quem tenha dados importantes a proteger. E muito fácil de configurar

Se alguem encontrar o disco ou o Dvd a unica coisa que vÊ é um ficheiro ilegível!
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."

Registado: 28/11/2005 1:09

por Rics » 24/7/2006 20:27

Já agora, a Freecom tem excelentes soluções, que me esqueci de mencionar.

http://www.freecom.com/productsubs.asp?CatID=8020&sCatID=1146187&s=ja

A série Toughdrive Pro parece excelente. E o preço não é muito mau. Se fosse hoje, optaria certamente por este. Obviamente que considerando os requisitos que mencionei acima. De qualquer forma, para outros requisitos, oferecem outras soluções alternativas muito interessantes também. De todas as marcas de discos externos que conheço, esta é seguramente a que oferece um leque de produtos mais interessante. Tem de tudo para todos os gostos. E os preços, apesar de se encontrar mais barato de linhas brancas ou marcas menos prestigiadas, tão pouco são exagerados (penso que até mais barato que a Lacie).

Registado: 8/11/2002 12:16

por Jacsilva » 24/7/2006 19:50

tenho da blueray de 250gb comprado na fnac tem a vantagem de ter portas USB2 e 2 firewire e é possivel colocar outro ligado na porta fire e ficas com 500gb é uma boa opção
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Flying Turtle » 24/7/2006 16:29

Eu uso um método complexo para garantir os backups.

Devo antes de mais dizer que limito o uso do papel ao estritamente indispensável, digitalizando mesmo muitos documentos para poder ver-me livre do peso (e do volume) respectivo.

Trabalho exclusivamente com um notebook (um "velho" Tsunami Runner com 3 anos que, na altura, foi carote mas que, em contrapartida, ainda se encontra relativamente actualizado face ao que existe no mercado), e a minha profissão obriga-me a deslocaçõs frequentes e, por vezes, prolongadas (várias semanas).

Tenho em casa 2 (sim, dois) discos externos USB 2.0 (Um com entrada adicional Ethernet, muito mais lenta mas excelente para fazer partilha numa rede de computadores ou para fazer backup a vários PC's), com capacidades entre 250 e 300Gb cada. O mais barato foi comprado no LIDL e custou cerca de 0,50€/Gb, o que é bastante competitivo. O outro (com Ethernet) custou, há 2 anos, cerca de 2€/Gb, mas agora já há disto mais barato, embora sempre muito mais caro do que apenas com USB. Faço backups sistemática e regularmente, utilizando um pequeno software para realizar cópias automáticas, para além do que asseguro sempre uma cópia "geral" de tudo o que interessa ants de desligar o computador todos os dias.

Estes discos são no entanto demasiado grandes para andar para aí a passear. Portanto, tenho um mini disco de 4Gb (agora já há maiores) com a ficha USB retráctil, que levo sempre que me desloco com o PC, onde faço então backups diários de tudo aquilo que me é necessário (e vai mudando) durante a deslocação, designadamente e-mails e documentos de trabalho. Para isto os 4Gb costumam chegar. Este mini-disco custou-me na Vóbis, há cerca e 1 ano, uma barbaridade de mais de 120€ (mais de 30€/Gb :shock: ), mas na altura considerei que isso seria muito menos do que o custo associado à eventual perda dos meus meios de trabalho durante uma viagem. A minha paranóia (atenção: Eu viajo SEM documentos em papel!!!) chega ao ponto de guardar o mini-disco no cofre do hotel por via das dúvidas, para não correr o risco de o perder, de ser roubado, ou qualque coisa no género...

Falta neste esquema um sistema de back-up online, que me permita possuir uma cópia fisicamente afastada do local onde normalmente tenho o PC (fundamental em caso de acidente ou mesmo de roubo). No entanto, as soluções que vejo por aí no mercado, que são poucas, ainda não me convenceram, nem em termos de qualidade, nem de user-friendliness (designadamente o problema do tempo que isto demora e do tráfego que gera), nem smesmo de preço. O dia virá...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Rics » 24/7/2006 16:16

Parece que o link que deixei no post acima se está a armar em esquisito, pelo que aqui fica uma alternativa:
http://svp.co.uk/products-solo.php?pid=992

por SirPatrickBateman » 24/7/2006 16:15

Aconselho o HD da LACIE.

Tenho um de 180gb... que já me caiu 2 vezes ao chão... como continua a funcionar a 100%, acho que tem qualidade suficiente para o recomendar.

[atenção que o modelo de 180gb é um de tamanho maior, e que também é muito mais pesado... as quedas foram "fortes"!]

Registado: 6/11/2002 16:28

por Rics » 24/7/2006 16:07

Eu também uso exclusivamente um computador portátil e, aqui há 2 meses atrás, resolvi tomar providências quanto a salvaguardar a preciosa informação de um potencial desastre.

Para mim os requisitos eram os seguintes: mínimo de 40-60GB, custo €/GB competitivo, pequeno, leve, resistente e prático. Detesto fios soltos por todo lado (principalmente quando ando de viagem com o PC).
Na altura, numa MediaMarkt na Holanda encontrei um Philips que reunia as condições.
É igual a este http://www.pcpro.co.uk/shopper/reviews/86764/philips-80gb-spd5210cc.html

Mas eu comprei-o bem mais barato (120€ se não me engano - e isto já há uns meses). Provavelmente também está disponível na Mediamarkt de Lisboa. É muito prático, porque o fio enrola à sua volta e a ficha USB fica alojada dentro, parecendo que quase não tem fio. Além disso, o custo por GB, apesar de não ser dos melhores, é jeitoso.

Em alternativa a este, sugiro sempre um que tenha a alimentação USB (normalmente todos têm) pois assim é menos um fio, e de preferência com um alojamento qualquer do cabo, para evitar a pain-in-the-ass que é andar sempre com cabos para aqui e para ali, o que é mais importante ainda para quem viaje muito com o portátil. Além disso que suporte o hot-swap, ou seja, que permita ligar e desligar a drive, sem desligar o PC (quase todos o suportam hoje em dia).

A gama Western Digital Passport também é interessante, mas como não permitia recolher o cabo, descartei na altura. A série Maxtor OneTouch III, também.

por scpnuno » 24/7/2006 15:40

Colega
Eu tenho um igual ao que apareçe na pag da Chip 7, até porque foi lá que o comprei, uns meses atrás. Só que apanhei aquela campanha deles do "produto do dia" e comprei um de 160 Gb, por 189€.

Não tenho razão de queixa nenhuma do "bicho", tem-se portado lindamente.

Se puder ajudar em mais alguma coisa, apite

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Off-topic: Discos rígidos... externos

por englishman » 24/7/2006 15:34

Olá a todos.

Escrevi ontem no tópico interessante sobre "dar-mo-nos a conhecer":

Entretanto, o computador portátil que utilizava "foi-se" e agora estou na expectativa de poder conseguir salvar o que estava no disco...
E não... não fiz cópias de segurança!

Claro que já todos sabemos que o devia ter feito!! :idea: :twisted: :twisted:

E como estou a ponderar adquirir um disco rigído externo para efectuar cópias de segurança e "guardar coisas" essenciais sem utilizar CD´s ou DVD´s, pedia a opinião ou conselho a alguém aqui do fórum sobre o melhor produto em termos de relação qualidade/preço, em que o preço será o factor preponderante para a possível compra...
Deixo aqui as minhas opções do momento, pois ainda não pesquisei em "sites" no estrangeiro (por exemplo, EUA):
Nota: estou interessado, unicamente, nos discos rígidos externos portáteis (de 2,5")

1. http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_p ... hp?id=9388

2. http://www.pixmania.com/pt/pt/241004/ar ... -5-us.html

um computador novo, ainda não, porque estou à espera da resposta sobre a recuperação ou não do meu! :roll: :roll:

Abraços e um obrigado adiantado pelas possíveis contribuições. :wink:

EnglishMan

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, Burbano, caldeirum, cali010201, drcentimo, Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, m-m, malakas, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 215 visitantes