Caldeirão da Bolsa

Nunca vi melhor sobre o código Da Vinci

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 11/8/2006 22:03

caro jotabil,
Mas que grande coincidencia !!!!!!!!!!

eu tambem decidi nao ler ... este topico apos a sua absolutamente genial primeira linha.

Obrigado por nao ter lido. Continue assim :
Português.

Registado: 19/4/2005 11:11

por MarcoAntonio » 11/8/2006 21:57

bolso vazio Escreveu:Não percebo o porquê de tanta inquietação por causa de um simples livro, existem milhões de livros e porque é que este causa tanto alarido? O autor resolveu abordar um tema polemico, e qual é o problema? Eu li o livro e quase me passou ao lado :roll:

A questão do tema polémico é uma questão diferente (de resto, apesar de polémico, já foi abordado por muitos outros livros sem criar o mesmo alarido - alguns até foram aplaudidos pela crítica).

Portanto são questões diferentes. O livro foi atacado pela Igreja mas também pela comunidade Científica, da História e da Arte. Porque simplesmente o livro é uma aberração nessas áreas.

Não se confundam no entanto as coisas, a polémica do tema com a forma intratável como é tratada a História, a Arte e os pseudo-factos (para cúmulo daquilo que o autor enfatiza como sendo real e fidedigno como documentos e edifícios). Ora... é gozar na cara das pessoas.

Há quem perceba... e há quem ache piada a ser gozado em grande.

E, sublinho, isto é independente de se achar que o livro está bem escrito como estória de aventura/suspense (eu, por exemplo, acho que nesse aspecto está bem escrito não invalidando isso em nada que o autor goze com as massas). Por isso, em alguns capítulos sou um severo crítico do livro (entendo também o porquê do sucesso e percebo também no que o livro faz bem e porque agrada às pessoas em geral).

bolso vazio Escreveu:Não vi ninguem criticar os livros que todo jogador e treinador de futebol que se preze "escreveu" :lol:

Isso é porque não estavas muito atento. A moda dos jogadores e treinadores de futebol tem sido bastante criticada.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bolso vazio » 11/8/2006 21:45

Não percebo o porquê de tanta inquietação por causa de um simples livro, existem milhões de livros e porque é que este causa tanto alarido? O autor resolveu abordar um tema polemico, e qual é o problema? Eu li o livro e quase me passou ao lado :roll:

Axo que as pessoas sabem ver o que é uma obra de ficção, não há necessidade de tentar influenciar terceiros, porque sempre que se faz uma critica(feroz[Jotabil]) esta-se de certa forma a influenciar terceiros.

Não vi ninguem criticar os livros que todo jogador e treinador de futebol que se preze "escreveu" :lol:

Pessoal se gostaram fixe foi um bocado bem passado 8-) se não gostaram paciência, é o risco do desconhecido. Mas apesar de tudo é só um livro não é um dogma da fé.

Registado: 24/3/2006 20:30

comentário

por jotabil » 11/8/2006 18:18

De resto já há uns posts atrás tinha esscrito........"Uma horrível patranhice...que não ensina nada....apenas insinua a dúvida...apenas instala a suspeição sobre o que se pode levantar contra a tentativa que diáriamente constroiem para o dominio desta sociedade cercada.
No resto é apenas a corrida ao dinheiro....à mais valia..resultante de um trabalho miseravelmente elaborado sobre a crendice e a angústia das gentes mergulhadas neste caos manipulador e sem referências.
Todas as técnicas são usadas...as pessoas estão desprotegidas contra elas.....e os manipuladores ainda se riem ..no fim.
Va de rectrum...... "
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

comentário

por jotabil » 11/8/2006 18:08

Não te atormentes Caro Marco

Estou por ti...só admiro a tua subida paciência na elaboração de uma argumentação sobre uma realidade que não mereceria uma palavra além de um solene silêncio sobre a alienação e um despojado oportunismo sem vergonha.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Re: comentário

por MarcoAntonio » 11/8/2006 17:44

jotabil Escreveu: Só fico admirado com o Caro triunviratista pela paciência que tem em procurar argumentos piedosos para a patranhice... mais lhe valera ler a profecia celestina (outra grande patranhice com manual e tudo) com o tempo que vai gastando no latim a convencer teimosos e amigos foreiros pesarosos pelos euros que comigo tb pagaram pela xoldrice.

Como é que é :?:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

comentário

por jotabil » 11/8/2006 17:35

Caros....e Marrequinha

Já uma vez andámos por aqui aos trancos a falar do raio do livro. Dissemos cobras e lagartos do mesmo...e apenas editei um comentário que vi num blogue sobre o mesmo que me pareceu muito desassombrado e sincero.
Mas não pretendi colocar-me no lado dos espertos....eu comprei o livro que aturadamente li até meio....e como lhe adivinhava o fim....scaneei o resto.
Só fico admirado com o Caro triunviratista pela paciência que tem em procurar argumentos piedosos para a patranhice... mais lhe valera ler a profecia celestina (outra grande patranhice com manual e tudo) com o tempo que vai gastando no latim a convencer teimosos e amigos foreiros pesarosos pelos euros que comigo tb pagaram pela xoldrice.

cumps
Sun Tzu

por artista_ » 11/8/2006 16:21

MarcoAntonio Escreveu:
Dwer Escreveu:É um guião de cinema, não é um livro.

É isso mesmo. Eu estava a ler o livro (na altura o primeiro que lia dele) e era isso mesmo que estava a pensar.

Parece que somos muitos a pensar o mesmo, a minha namorada leu antes de mim e dizia-me que parecia um guião de um filme (ainda nem se falava na hipótese do filme) e eu achei o mesmo...

Já agora não achei nada de especial sobretudo porque é ficção pura e não verdades absolutas como o tipo diz no início... já falámos disso aqui, esse início "fabricou" o sucesso do livro e o tipo agora vende livros ás "paletes", enfim mais uma história americana...

PS: ofereceram-me o "Anjos e demónios", será que vou ser obrigado a lê-lo??? alguém quer comprar?

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 11/8/2006 16:18

Jabreu Escreveu:Marco.. desculpa lá..

Se leres o que eu disse no inicio o que dizes cai por terra.

Jabreu, o que tu dizes não é importante.

O que é importante é o que diz o autor do livro. E ele não diz que o livro é (totalmente) ficção. Na realidade ele enfatiza bastante que o livro tem muita coisa que não é ficção.

Jabreu Escreveu:Sempre falei no livro como ficção.. É preciso saber o que significa "ficção".

Eu sei o que é ficção. Aparentemente tu também sabes. O facto (e basta escutar as pessoas a falar sobre este livro) é que a maior parte das pessoas que o lê no fim não distingue a ficção da realidade. Pura e simplesmente fica a acreditar que muita da treta que se encontra ali são factos. O autor leva-os deliberadamente a pensar isso.

Jabreu Escreveu:Aliás dizeres-me que o Anjo e Demonios tem menos ficção que o "Código"!!

Afinal não sabes o que é ficção pois eu não disse que o Anjos e Demónios tem menos ficção. Disse outra coisa e tu achas que essa outra coisa é que significa ser ficção.
:mrgreen:

Jabreu Escreveu:Depois do Código comprei o Anjos e Demónios.. desiludiu-me... não comprei mais nenhum... demorei um mês a le-lo

Literariamente falando é melhor que o Código Da Vinci. Claro que podes gostar mais ou menos, isso já envolve bastantes coisas.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/8/2006 16:09

Dwer Escreveu:É um guião de cinema, não é um livro.

É isso mesmo. Eu estava a ler o livro (na altura o primeiro que lia dele) e era isso mesmo que estava a pensar.

Outra coisa, sobre o «Conspiração» li algures (numa crítica qualquer) que tinha um grande twist no final. Ora, valha-me deus, percebe-se quem é que está por detrás de tudo bem antes do final quando o telemóvel (que supostamente deveria ter sido destruido pela explosão do míssil) é utilizado para localizar a heroína. Ou seja, o autor diz bem antes do final quem é que está por detrás de toda a trama.

Na verdade o final acaba por ser bastante previsível, basta que se esteja atento...
Imagem

Administrador Fórum

por jabreu » 11/8/2006 16:07

Marco.. desculpa lá..

Se leres o que eu disse no inicio o que dizes cai por terra.

Sempre falei no livro como ficção.. É preciso saber o que significa "ficção".

Aliás dizeres-me que o Anjo e Demonios tem menos ficção que o "Código"!! Deves ter saltado as folhas em que o "gajo" cai do heicoptero... e sobrevive.

Não podes comparar fenómenos de sucesso e impactos na sociedade em espaços de tempo diferentes.

Todos os livros de ficção podem ter erros até pq podem ser propositados para melhorar a estória.

O livro não é História... é uma estorinha. Estorinha muito boa, e como tudo que é bom vende muito. Como vende mt, dá na televisão, aparecem o pseudo intelectuais que querem aparecer e parecer mais espertos do que os outros.. que coitados, burros, tem que ser avisados das leviandades que o homem escreveu... Por amor de Deus.

Depois do Código comprei o Anjos e Demónios.. desiludiu-me... não comprei mais nenhum... demorei um mês a le-lo
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Dwer » 11/8/2006 16:02

MarcoAntonio Escreveu:Para se dizer que o livro é bom não se pode ter lido por exemplo Umberto Eco («O Nome da Rosa», «O Pendulo de Foucault», «A Ilha do Dia Antes» ou «Baudolino»). Refiro Umberto Eco porque 'bate' nalguns dos temas abordados por Dan Brown. Mas literariamente falando está anos luz à frente do Dan Brown.

Há muitas coisas em que eu e o Marco discordamos, mas aqui não podia estar mais de acordo com ele. Factualmente o livro é uma desgraça. Está minado de inverdades e invenções. Literariamente (na minha modesta opinião) é uma desgraça maior ainda. É um guião de cinema, não é um livro.
A comparação que o Marco faz com o Umberto Eco, é a melhor que se pode fazer. Factualmente o Eco é um mestre (bom, na verdade professor catedrático) e literariamente é extraordinário (na minha opinião).
'O Pêndulo de Foucault' é um livro de leitura obrigatória, para quem foi atacado pelo bichinho das teorias da conspiração.

Por último, Jesus. Historicamente é uma personagem da qual se sabe pouquíssimo. Sabe-se provavelmente mais de Pilatos de que de Jesus. Tendo em conta o impacto que provocou historicamente (deixando de parte o lado religioso), é espantoso o quão pouco se sabe.
Discorrer da forma verborreica que o Dan Brown utiliza, sobre esta personagem, é fazer de nós parvos. Não só dos intelectuais. Já agora para quem estiver interessado, há um livro muito interessante; 'A verdadeira história de Jesus' de E.P.Sanders.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por fiódor » 11/8/2006 15:47

Também li esse livro mais por curiosidade do porquê do fenómeno que se tornou, até pq não é o meu estilo de literatura.
Achei literáriamente muito fraquinho e até um pouco básico... ainda bem que foi emprestado... :lol:

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por MarcoAntonio » 11/8/2006 15:43

Jabreu Escreveu:O Código Da Vinci como livro de ficção é muito bom..mt bom mesmo.. Aliás como Dan Brown o apresenta apenas dizendo que é apoiado em factos reais.

O livro é bom como livro de acção e mistério/suspense.

Literariamente falando é fraco. E quanto aos factos reais, são uma grande treta pois o livro está cheio de incorrecções. O autor mente deliberadamente nesse aspecto (com a declaração inicial) para empolgar o sucesso do livro.

Só para citar dois exemplos flagrantes: o autor diz que a «Última Ceia» é um fresco e fala de ter consultado peritos de arte. Ora, a coisa mais notável que há, enquanto obra de arte, sobre a «Última Ceia» é o facto de não ser um fresco. Qualquer perito de arte lho tería dito (e é a razão de o mural estar em tão mau estado e se ter degradado tanto. As descrições que faz dos edifícios (nomeadamente de duas igrejas) estão francamente adulteradas (fala de coisas que pura e simplesmente não existem nessas igrejas, coisa que qualquer pessoa que lá vá pode constatar - aliás as referidas igrejas do Livro têm sido muito visitadas após o sucesso do Código Da Vinci e as pessoas ficam desiludidas quando lá chegam, de livro na mão, e o que vêm não é o que diz o livro, os tais obeliscos, as colunas, etc simplesmente não estão lá, não existem!).

Enfim, é uma obra de ficção e não é de estranhar que isso aconteça. No entanto, o autor começa por afirmar que as descrições dos edifícios são exactas, que é apoiado em documentos reais (um dos documentos em que se baseia o livro é hoje reconhecidamente um papel forjado em pleno seculo XX).

Para se dizer que o livro é bom não se pode ter lido por exemplo Umberto Eco («O Nome da Rosa», «O Pendulo de Foucault», «A Ilha do Dia Antes» ou «Baudolino»). Refiro Umberto Eco porque 'bate' nalguns dos temas abordados por Dan Brown. Mas literariamente falando está anos luz à frente do Dan Brown.

Atenção, eu li todos os livros do Dan Brown até ao momento. Gosto dos livros, como disse, como livros de acção e mistério/suspense/aventura.

Mas tem muitos pontos fracos. Os diálogos às vezes são um pouco forçados (chegam a ser patéticos) e à falhas de lógica por vezes graves (veja-se por exemplo o «Conspiração» e o «Fortaleza Digital», quem leu as histórias com atenção deve ter verificado que nalguns pontos a história simplesmente não fazia sentido). No Fortaleza Digital, para quê por exemplo alterar o «codigo» e meter-lhe uma backdoor se ele já tinha sido descarregado pelo mundo inteiro sem a «backdoor» no código?

Jabreu Escreveu:Li o livro em 2 ou 3 dias...pq é mt interessante e empolgante.

Entretanto, como o livro é um sucesso, apareceu uma corrente de pseudointelectuais invejosos, que é bota abaixo... Mais nada.

Jabreu, choveram críticas porque o livro é criticável em muitos aspectos. Ponto final.

Quantos e quantos sucessos e bestsellers já saíram e não foram assim criticados (ou tiveram crítica positiva)? Quantos?

Devias antes pensar: se há tanta crítica, talvez haja motivos para elas. E de facto há. A escrita é de fraca qualidade, as histórias têm falhas e o escritor mente (o que obviamente irrita a facção intelectual que de facto domina e sabe sobre os aspectos de que o autor fala).

Mas outros escritores há que escreveram sobre as mesmas questões e foram aplaudidos (por exemplo, já citei o caso de Umberto Eco, que nesta área de romance histórico é o caso mais notável).

Outra coisa, que demonstra claramente como o caso de Dan Brown é um empolgamento do marketing: os livros que entretanto sairam foram todos o quase todos escritos bem antes. Praticamente não venderam. Ninguém deu nada por eles quando saíram. Após o sucesso do «Código Da Vinci» ele voltou a re-editalos e passaram a ser sucessos também.

De todos os livros que ele escreveu provavelmente o melhor é até o «Anjos e Demónios». É o que está mais bem escrito, o mais rico e que tem menos tretas e falhas flagrantes.

Jabreu Escreveu:Agora se os factos são veridicos ou não, ou outras acusações que lhe fazem, não interessa.

Claro que interessa pois o que ele faz tem um nome: desonestidade intelectual. Está a brincar com as massas, a baralha-las e a utilizar a sua ignorância sobre os assuntos para empolgar o sucesso do livro. Está também a funcionar como um veículo de desinformação.

E é ele quem faz isto tudo e tu acabas por chamar nomes aos intelectuais que tentam defender a verdade científica e histórica.
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por bolso vazio » 11/8/2006 15:24

Também li esse livro, para dizer a verdade nunca tive paciência para teorias da conspiração :? mas, gostei bastante das partes em que o autor aborda a simbologia.

Registado: 24/3/2006 20:30

por Mágico » 11/8/2006 15:14

Eu também li o livro e adorei. É um romance de fácil leitura muito empolgante e viciante, e que nesse sentido está muito bem elaborado.
Quanto aos factos "reais" e afins, o livro de facto não traz nada de novo...aliás se foram à casa museu de José Régio em Portalegre encontram lá um crucifixo de Jesus feminino e uma imagem de Santa Maria Madalena com um cálice.
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por jabreu » 11/8/2006 14:55

O Código Da Vinci como livro de ficção é muito bom..mt bom mesmo.. Aliás como Dan Brown o apresenta apenas dizendo que é apoiado em factos reais.

Li o livro em 2 ou 3 dias...pq é mt interessante e empolgante.

Entretanto, como o livro é um sucesso, apareceu uma corrente de pseudointelectuais invejosos, que é bota abaixo... Mais nada.

Agora se os factos são veridicos ou não, ou outras acusações que lhe fazem, não interessa. O que interessa é que paguei um punhado de euros e a estorinha entreteu-me bastante. Que era o objectivo. e foi cumprido.

O filme é que foi uma desilusão total.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

Nem melhor nem pior vi... nada diz a Rititi! :-)

por leprechaun » 11/8/2006 14:02

Ó Jotabil:

Mas isso não é comentário nenhum... apenas muitas letrinhas... pum! :lol:

Também nunca li nada de Dan Brown, mas há algumas semanas fiz o download grátis de alguns dos seus livros... mais o "Harry Potter"! Bem, paciência e interesse para ler tudo isso é que... népia! :twisted:

Ora sendo assim, até vou abrir pela 1ª vez o "The Da Vinci Code", um ficheiro *.pdf pirata :shock: com 293 páginas. Enfim, lendo por alto e rapidinho, um pouquinho de cada vez, talvez o acabe lá para o fim do mês! :P

Mas o "comentário" da não-leitora é inteiramente nulo e nada diz sobre o livro... nem acerca de nadinha, aliás. Olha, é como aqui pela Bolsa: alinhavar umas tantas frases não é difícil, dar-lhes algum significado é que já parece não estar ao alcance de todos.

Ou ainda, dizer que se gosta ou não se gosta, que vai para cima ou vai para baixo é muito fácil, mas justificar essas nossas preferências de um modo inteligível e perceptível a quem nos lê... ui!... essa é uma tarefa árdua e uma tal honestidade básica não se encontra facilmente... pity!

Anyway... passo à fente dos "Ackowledgements", mas há de facto algo neste livro que me seduz, bem como em todas estas histórias referentes a Maria Madalena e afins. Refiro-me à belíssima e muito antiga noção do "sagrado feminino", comum às antigas sociedades matriarcais em que até a prostituição assumia um carácter sagrado, uma muito alta e bela reverência, já que o corpo é o próprio altar da Divindade... and all kinds of love are meant to be a godly pleasure!

E creio convictamente que a recuperação desta antiquíssima noção é talvez mesmo a tábua de salvação para a difícil encruzilhada da actual civilização global. Há demasiado machismo no modo bélico como encaramos hoje em dia a existência, e a sensibilidade lunar tem de voltar a brilhar! Sol e Lua... Woman is Goddess... sure!!! :clap:

Yeah! Sou adepto do sagrado universal... e viva, viva, viva a futura sociedade matriarcal! For every Woman, Girl and Child is a Mother of the Universe...

...if Almighty Love is still alive!!! :lol:

Rui leprechild

PS: By the way... Dan speaks of his mother and his wife as the sacred part of life. Sure he is right, my Mother and sweet Friend, already departed, are also my sweetest sacred memories...

...the eternal feminine is infinite bliss!!! 8-)

Registado: 24/11/2002 14:36

por Pata-Hari » 11/8/2006 13:12

bem, para quem aprecia criticas a livros feitas por alguém que começa por dizer que não leu os livros sobre os quais faz a critica, até pode ser interessante :roll: :lol: .

Existem outras formas até mais eficientes de gastar calorias nos tempos livres, digo eu.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Nunca vi melhor sobre o código Da Vinci

por jotabil » 11/8/2006 9:27

Segunda-feira, Maio 22, 2006

Querido Blogue,

Sou tão snobe que nem li o Código da Vinci. O que é uma pena, oyes, com a quantidade de zum-zum que anda por aí estou farta de perder oportunidades para mandar para o ***** uma barbaridade de gentalha desinformada e com tanta conspiração nos neurónios que não merece menos que o exílio do mundo civilizado. Todos para o Tajaquistão (quando existir), eis a minha sentença de nariz levantado. São os gnósticos de última hora, pseudo-historiadores da epistologia dos discípulos secretos (que eram só gajas, imaginem, com oito mamas e multi-orgásmicas) de Cristo, sábios de ténis e décimo segundo ano que gostavam tanto, mas tanto que a Igreja Católica e o Ocidente em geral sucumbissem para satisfazer a sua ignorância e ressentimento que estão dispostos a encher páginas e horas de colóquio televisivo com as maiores barbaridades sem que ninguém os processe por estupidez. Para quando a penalização da bestialidade? Sim, sim, tudo preso e obrigado a estudar História, Latim e Filosofia! Horas de trabalho forçado em bibliotecas públicas e quando quisessem abrir a boquinha só com a autorização do tutor, que seria um jesuíta de metro e oitenta e três mestrados e com un polvo que te jiñas.
Por favor, a sério, poupem-me. Já não há paciência para os oitenta filhos de Jesus que se expandiram pela galáxia em naves super-sónicas dando lugar a uma seita de loiros alemães que transforma a madeira em chumbo com o hálito, os sermões que o gajo nunca disse mas que excitam essas mentes com demasiadas horas de Indiana Jones nos cornos, as tendências esquizóides da Nossa Senhora e as fantasias sexuais da Madalena. Por amor de Deus, pá, esta vontade de ver sexo, drogas e rock-and-roll na Palestina é tão pirosa que até ao Paulo Coelho deve irritar. Misticismo e cultura pop, era o que mais nos faltava.
Não só é enfadonho e deprimente, como me faz perder totalmente a fé na Humanidade esta banalização da ignorância. Sinceramente, o que me preocupa não é o Código e os seus biliões de livros vendidos, mas sim o merchandising da estupidez.
Uma ***** ser uma cagona da literatura. A minha vida já não tem sentido nenhum, mas este é tema para outro post que agora estou muito ocupada a pensar o que faço para jantar.

por rititi @ Segunda-feira, Maio 22, 2006 - 11 comentários
Sun Tzu

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Burbano, cali010201, Google [Bot], Goya777, Kooc, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Ugly bull, Zecadiabo e 181 visitantes