Caldeirão da Bolsa

A TAP teve prejuízos de 51 milhões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HOSTILE » 11/8/2006 2:05

Boas,
m@nhoso Escreveu:RMDDS, as "más referencias" foram apenas me ditas pelo pessoal de terra da Varig, que julgo devem ter melhor conhecimento de causa do que qualquer noticia que possa sair num jornal ou outro meio de comunicação social. Infelizmente e sabendo lá porquê fecharam a escala da Varig em Lisboa, que operava há mais de 30 anos.


Para info ele foi o responsável entre outras obras pela construção da oficina e banco de ensaio de motores da VARIG. Uma parte que como devem imaginar bastante importante numa companhia como a VARIG, que possui o maior centro de manutenção da América Latina, do qual era responsável.
O fecho da escala em Lisboa, foi só desde esta crise da VARIG, uns anitos depois de ele ter saído de lá.



mcarvalho Escreveu:Se se fecham Hospitais e Serviços, se se fecham Estações de Correis, Serviços De apoio ao publico, Escolas, Linhas de Combóio , etc etc etc para que queremos a Tap e os aeroportos.. Questão de prestígio??!!... Não temos que comer mas, ...
È como os submarinos e os F16 para que os queremos?
Nem na guerra das batatas ganhamos a ninguém quanto mais numa a sério.
um abraço e, bom dia a todos

mcarvalho



:shame:
Típico comentário reaccionário em que nada de produtivo há a assinalar. A isto chama-se terrorismo psicológico a um país! Excelente solução para os problemas. Tipo homem-bomba... :wall:
 
Mensagens: 456
Registado: 31/5/2006 21:13

por zé povinho » 11/8/2006 0:09

fosse a TAP tão bem amamentada pelo poder político como a maioria das outras empresas públicas ou privatizadas.... e tudo seria bem mais claro, nem é preciso ir mais longe que meia dúzia de metros: a ANA, por exemplo.

como empresa de grande prestígio, cá dentro e lá fora, a TAP sempre exerceu grande fascínio sobre os "gestores púbicos", quase sempre irresponsáveis, que sobre ela se abateram como sanguessugas.

conseguir resistir tantos anos a tanto crime de "lesa pátria" não foi fácil, pois muito desse tempo foi gasto a aturar a muita gente que reclamava por tudo e por nada, com boa parte dessas reclamações a partirem quase sempre dos sindicatos e outras corporações que não querem largar a sua parte do festim que a despesa pública proporciona.

a TAP é seguramente uma empresa com futuro: assim os seus empregados o queiram, sejam gestores ou simples assistentes de balcão.

PS: também gostava de saber onde anda o Patdav e as suas tisanas da sexta-feira.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

por mcarvalho » 10/8/2006 23:24

Cardoso e Cunha falido


Antigo Ministro da Agricultura não pagou dívidas ao Banco Santander






O Tribunal do Comércio declarou a falência do antigo Comissário Europeu e ex-ministro da Agricultura.



SIC






O processo contra o homem que liderou a Expo 98 foi iniciado há dois anos pelo Banco Santander Totta. Em causa está o não pagamento de empréstimos bancários.

Como resultado da declaração de falência, Cardoso e Cunha não pode vender os bens e tem as dívidas sob gestão do Tribunal.

O último cargo público que ocupou foi a presidência da TAP, até 2004.

Cardoso e Cunha tem negócios nas áreas da agricultura, da pecuária e do turismo.



tn sapo
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Pata-Hari » 10/8/2006 21:14

hehehhe! isto parece um reencontro :P . Só nos falta mesmo o Patdav! quem é que nos sabe dizer onde anda o Patdav??? o que é que se passou para ele ter deixado de aparecer? alguém tem noticias?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Mhawk e todos os outros amigos

por mcarvalho » 10/8/2006 20:28

Como todos compreendem eu não sou a favor do encerramento da Tap mas, sou contra a Ota, contra o encerramento arbitrário de estruturas que, tal como a Tap são importantes para o país.
Se , ao longo destes anos de desperdicio, desgoverno, incompetencia, vigarices dos pedantes de s.Bento , se levou o país à beira da banca rota , são os desgraçados que, sempre acreditaram na sua terra que, mais uma vez vão pagar a crise, ficando sem os hospitais, maternidades, escolas, posto dos correios, EDP, PT, linhas de combóio, vinhas, olivais, casas, cemitérios etc etc etc... Para que esses mesmos pedantes continuem a pavonear a sua incompetencia???

Mhawk eu não aceito e não me vergo... nem a um cancro me verguei...
um grande abraço
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MozHawk » 10/8/2006 19:49

Olá mcarvalho.

Caramba que não fazia a mínima ideia! Mas já vi que está tudo em ordem ;) Antes assim. Há mesmo muito tempo. Desacompanhei esta área durante uns largos meses. Falta de tempo, entre outros motivos pelo meio.

Bom, ainda quanto à TAP acredite que é capaz de ser o que de melhor lhe podia ter acontecido. Escrevi mais acima, com cortes. É que a TAP nunca teve, no passado recente, nenhum CEO que fosse aplaudido pelos trabalhadores como o é Fernando Pinto. Apesar das mordomias todas, conhecidas. Contrariamente às dos outros que não eram... Ele está a dar resultados. Uma coisa é certa, se a opção não tivesse sido feita, a TAP teria sido mais uma Sabena ou uma Swissair. Até porque todas estavam no mesmo "Grupo". E o meu pai estaria agora no desemprego ou com uma reforma antecipada.

Um grande abraço mcarvalho.
MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Jiboia Cega » 10/8/2006 18:41

RMDDS Escreveu:Boas,
Gostava que me explicasse o que a TAP tem a ver com a questão da construção ou não de um novo aeroporto!
A TAP é apenas uma companhia aérea que opera no aeroporto e não, ao contrário do que muita gente julga, a responsável pelo mesmo. É ANA a responsável pelos aeroportos em Portugal...
Quanto aos prejuízos, convém comparar os resultados dentro do sector de actividade! E já agora o porquê dos resultados serem sempre piores nos primeiros semestres e recuperarem no segundo, nas companhias aéreas... Mas isso são outros 500 e quando se está a tentar deitar abaixo qualquer coisa, a razão geralmente é coisa que não abunda...
E já agora porque não acrescentou o aumento de tráfego? E outros resultados que servem de referência?
Se quer a TAP feche cumpra a sua parte e não voe nela... Está no seu direito!
Abraço!


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por novo_nisto » 10/8/2006 15:57

A TAP não pode receber ajudas do estado por imposição europeia. Há dois anos a Alitalia e o estado italiano andaram a ser investigados pelas autoridades comunitárias por, alegadamente, o estado italiano andar a financiar a "sua" companhia aérea quando esta esteve à beira da falência.

Um dos grandes problemas com que a TAP se debate no momento é falta de aeronaves para conquistar mais mercado. A TAP já tem um dos mais elevados níveis de aproveitamento de aeronaves a nível mundial.

No ano passado a TAP adquiriu a divisão de manutenção da Varig o que se poderá revelar como um negócio com grande potencial no futuro pois existe um grande défice de entidades reparadoras de aeronaves Airbus na América do Sul (a maioria trabalha em Boeing como é o caso da Varig), precisamente a "marca" que a TAP opera e em que tem know-how de manutenção, o qual passará agora para a sua empresa no Brasil
 
Mensagens: 461
Registado: 30/8/2005 15:11

e, J Pinto , Filipe

por mcarvalho » 10/8/2006 15:39

 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Mhawk ,. Jaor, Pedro ,Susana, Cochim , LR, Pat e , todos

por mcarvalho » 10/8/2006 15:37

 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Olá MhawK

por mcarvalho » 10/8/2006 15:33

Que prazer

A vida dá tantas voltas Mhawk!!

Quanto conversámos , noites , dias , sempre admirei a sua maturidade e, de mais alguns "jovens" no fórum da sic...
mas, quando pensava que tudo ia correr como desejava
...pumba... tudo por agua a baixo como uma grande catástrofe... por, mais isto , é que não perdi o entusiasmo mas, não embandeiro em arco como muitos

(Isto de dizer que não embandeiro em arco quer dizer que embandeiro outra vez à primeira.. não tenho emenda)

ainda um dia destes encontrei por acaso no Google algumas das nossa conversas com outros amigos como o Cochim, o PatDav, o R Martins, A Susaninha, a Pata, O Jaor, Ulisses , o Pedro , o Mhawk e outros a quem peço desculpa .. Isto sim é que marca e nos diz
"Vale a pena acreditar"
Quanto ao tema... é divagação ou estória ou fábula..
como a da cigarra que foi para Paris, a da Maria que , que abria as pernas no pinhal mas, quem a chulava era o homem vestido de preto a quem todos chamavam "ministro" /por causa das mais valias daquele senhor que agora já está em Espanha na Iberdrola e muitas outras que tenho pena de não ter
ficado com essas brincadeiras a sério escritas ao correr da pena ou melhor da tecla , forma de colaborar com um grupo extrordinário que muito me ajudou num periodo difícil .
Se o critério é fechar porque dá prejuizo então feche-se tudo , feche-se o próprio país agora fechar uma escola, uma maternidade uma linha de caminho de ferro unica no mundo???
Quem são os que querem fechar ..são aqueles que não têm terra natal, não conhecem os locais , não sabem o que é que uma pedra representa, não respeitam os antepassados ou seja o pai e a mãe quanto mais os avós e os outros ... conhecem Lisboa e todo o estrangeiro mas, trás os montes ...nem sabem onde fica!!
Muitas felicidades para si
um grande abraço e mawk apareça
mcarvalho

I
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MozHawk » 10/8/2006 13:38

Feche-se a TAP mcarvalho? Este ano quantos € é que o Estado já "enterrou" na TAP? Algum?

Bom, quanto aos resultados, como já referiram, são sazonais pelo que o 1º Semestre não deve servir de referência. Independentemente da qualidade dos resultados, interessantes apesar de tudo, não me lembro de alguma vez a TAP ter tido um CEO aplaudido e reconhecido pelos trabalhadores.

De tudo o que me chega da companhia, claramente que o caminho é interessante contrariamente ao que antes acontecia. Há uma gestão profissional e não política. A última tentativa de politizar a gestão da TAP ocorreu no governo do Durão Barroso. Mas também, se calhar, faria tudo parte de uma estratégia mais global cujos contornos nunca os saberemos.

Paradoxalmente, enquanto se batia tanto na TAP e se enalteciam outras companhias, no mínimo originais, é curioso observar que vão encerrando as portas ou são vendidas por tuta e meia.

Um abraço,
MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por ptmasters » 10/8/2006 11:13

Mal ou bem, até considero actualmente a TAP uma empresa bem gerida (para além de ser a única que me dá confiança quando tenho de viajar...), ou pelo menos no caminho certo, senão, veja-se o que ela era antes do Fernando Pinto ter pegado naquilo.

Depois, no fim do ano, lá ela tem acabado mais ou menos na linha de água.

O facto de no 1º semestre ser sempre o pior, tem exactamente a ver com o facto de ser o semestre de menor tráfego.

Depois, todos os restantes indicadores parecem apontar para uma boa eficiência operacional.

Pessoalmente ainda, antes de se preocuparem com a TAP, existe muito mais empresa por aí com que nos devamos preocupar.

Um abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por mcarvalho » 10/8/2006 10:57

Acções das companhias aéreas europeias afundam em bolsa


10/08/2006


Os títulos da companhias aéreas europeias registam fortes quedas na negociação bolsista, depois da polícia britânica ter anunciado que neutralizou um plano terrorista que visava fazer explodir vários aviões em pleno voo entre o Reino Unido e os EUA.

As acções da British Airways chegaram a cair mais de 6% na sessão de hoje, seguindo agora a perder 4,49% para os 372,5 pence. A Air France-KLM desvalorizava 3,09%, a Ryanair perdia 3,97%, enquanto que a Lufthansa deslizava quase 4%.

Esta manhã, a polícia britânica anunciou que conseguiu evitar um plano terrorista que pretendia fazer explodir vários aviões com partida do Reino Unido e com destino aos Estados Unidos.

A Grã-Bretanha aumentou imediatamente o nível de ameaça terrorista para «crítico», o mais elevado da categoria e que indica que um ataque é esperado a qualquer momento.

A BAA, a empresa que gere os aeroportos britânicos de Heathrow e Gatwick, anunciou que os voos foram todos cancelados até, pelo menos, ao meio-dia de hoje.

Os títulos da espanhola Ferrovial, que está em processo de aquisição da gestora dos aeroportos britânicos, chegaram a cair mais de 4% na sessão de hoje.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por zé povinho » 10/8/2006 9:47

as referências que acompanharam o Fernando Pinto quando veio do Brasil, de facto não eram as melhores, mas ele rapidamente tratou de na prática as anular praticando uma gestão bem mais eficiente e até bem mais próxima dos trabalhadores e clientes da TAP.

no início ainda houve algumas vozes que tentaram fazer-se ouvir, mas depressa se percebeu que eram "vacas sagradas" que não queriam perder previlégios.

a ANA e os preços por ela praticados são uma das razões para que a TAP continue a dar estes prejuizos, enquanto ela vai acumulando lucros absurdos.

a ANA também deveria ser privatizada e depresssa, para ver se lá entra algum ar fresco, e lhe tirarem "o rei da barriga".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

por Keyser Soze » 10/8/2006 9:33

BA, air france, lufthansa a caírem mais de 4%
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

por afsantos » 10/8/2006 8:47

RMDDS, as "más referencias" foram apenas me ditas pelo pessoal de terra da Varig, que julgo devem ter melhor conhecimento de causa do que qualquer noticia que possa sair num jornal ou outro meio de comunicação social. Infelizmente e sabendo lá porquê fecharam a escala da Varig em Lisboa, que operava há mais de 30 anos.

Quanto aos resultados da BA ou de outras companhias areas, como podes imaginar não tenho os resultados na ponta dos dedos, mas apenas referi estas, porque vi os resultados num jornal de economia.

cumpts


As "muito más" referências que refere não são verdade! Convém saber o percurso do Eng. Fernando Pinto dentro da VARIG. Inclusivamente a TAP conseguiu trazê-lo quando era cobiçado em mais companhias aéreas... Não tinha más referências! Fez obra na VARIG!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 184
Registado: 15/9/2005 9:41
Localização: rio tinto

E, a ANA dá Lucros????

por mcarvalho » 10/8/2006 8:08

Se se fecham Hospitais e Serviços, se se fecham Estações de Correis, Serviços De apoio ao publico, Escolas, Linhas de Combóio , etc etc etc para que queremos a Tap e os aeroportos.. Questão de prestígio??!!... Não temos que comer mas, ...
È como os submarinos e os F16 para que os queremos?
Nem na guerra das batatas ganhamos a ninguém quanto mais numa a sério.
um abraço e, bom dia a todos

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Keyser Soze » 10/8/2006 8:06

tens que procurar, tem lá tudo

os links são para o Investor Relations das empresas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

por HOSTILE » 10/8/2006 8:03

Keyser Soze, obrigado mas isso apenas fala do aumento de lugares ocupados e oferta mas sobre resultados pouco! Na TAP também aumentou o tráfego e valores operacionais...
 
Mensagens: 456
Registado: 31/5/2006 21:13


por HOSTILE » 10/8/2006 7:46

m@nhoso Escreveu:MCarvalho de facto não podemos misturar TAP e aquestão do novo aeroporto embora seja a TAP a maior operadora dos aeroportos nacionais.

De facto os resultados não são muito bons comparando com outras companhias do sector, por exemplo BA e AF, pois a desculpa que a companhia apresenta são sempre os aumentos dos combustiveis.

Aumentos estes que também são iguais para as outras além de que já se cobra mais um suplento de taxa de combustivel.

Mas não tudo é mau, longo eram os anos em que a TAP dava monstruosos prejuizos, fruto de gestões ruinosas, por fim nomearam uma ãdministração brasileira que na minha opiniao tem feito um bom trabalho, apesar de terem vindo da Varig com muito más referências.



Os aumentos das taxas de combustível são praticados por n companhias aéreas... Não é só na TAP!
As "muito más" referências que refere não são verdade! Convém saber o percurso do Eng. Fernando Pinto dentro da VARIG. Inclusivamente a TAP conseguiu trazê-lo quando era cobiçado em mais companhias aéreas... Não tinha más referências! Fez obra na VARIG!
O primeiro semestre é apenas um indicador e que curiosamente não foi mau, se formos comparar com a melhoria nos principais dados, que esses sim, demonstram que a TAP está a crescer. O segundo semestre incluí o verão, Natal e final de ano. Épocas com as tarifas mais altas.
O EBITDAR , Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation, Amortization and Rentals, deste semestre passou para o dobro, o que julgo ser bom.
Já agora se o M@NHOSO pudesse postar os resultados da AF e BA agradecia, que são algo que desconheço...
 
Mensagens: 456
Registado: 31/5/2006 21:13

por afsantos » 10/8/2006 7:22

MCarvalho de facto não podemos misturar TAP e aquestão do novo aeroporto embora seja a TAP a maior operadora dos aeroportos nacionais.

De facto os resultados não são muito bons comparando com outras companhias do sector, por exemplo BA e AF, pois a desculpa que a companhia apresenta são sempre os aumentos dos combustiveis.

Aumentos estes que também são iguais para as outras além de que já se cobra mais um suplento de taxa de combustivel.

Mas não tudo é mau, longo eram os anos em que a TAP dava monstruosos prejuizos, fruto de gestões ruinosas, por fim nomearam uma ãdministração brasileira que na minha opiniao tem feito um bom trabalho, apesar de terem vindo da Varig com muito más referências.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 184
Registado: 15/9/2005 9:41
Localização: rio tinto

por HOSTILE » 10/8/2006 4:06

Já agora:

"A TAP atingiu os 710 milhões de euros de proveitos operacionais no primeiro semestre de 2006, mais 17 por cento que os 606 milhões apurados em igual período do ano passado.



O aumento de 41 por cento da factura dos combustíveis, que ascendeu a 167 milhões de euros, contra os 118 milhões gastos há um ano, foi um dos factores que mais influenciou os resultados da TAP na primeira metade do ano.



Continuou, no entanto, a melhorar a eficiência da companhia, já que o aumento de 17 por cento dos proveitos foi muito superior ao crescimento de apenas oito por cento nos restantes custos da empresa, que foram abaixo dos 9.8% de crescimento da operação.



Os custos totais cresceram 14,8 por cento, situando-se, nos primeiros seis meses de 2006 em 675 milhões de euros, em contraste com os 588 milhões de euros do ano anterior.



O EBITDAR (meios libertos) entre Janeiro e Junho situou-se nos 34 milhões de euros, o dobro dos 17 milhões registados no primeiro semestre de 2005.



Também os resultados operacionais melhoraram mais de 12 por cento, passando de 39 milhões de euros (negativos) para 34 milhões de euros (negativos).



Como habitualmente acontece no primeiro semestre, o resultado líquido foi negativo, correspondendo a 51 milhões de euros, mais três milhões que no mesmo período do ano passado, reflectindo perdas cambiais no dólar e no real na ordem dos 12 milhões de euros.



Os restantes indicadores de actividade da TAP evoluíram todos positivamente.



A área de Transporte Aéreo registou, no primeiro semestre, um resultado de 573 milhões de euros, mais 17 por cento que os 488 milhões apurados nos primeiros seis meses do ano passado.



Também a Carga melhorou os seus proveitos de 33 para 41 milhões de euros (+24%). Na prestação de serviços a terceiros, a Manutenção alcançou receitas no valor de 58 milhões de euros, mais 25 por cento do que no primeiro semestre de 2005.



Neste período, foram transportados 3.140.295 passageiros, mais 3,8 por cento do que em 2005, enquanto a taxa de ocupação, apesar do aumento do aumento da oferta – mais aviões e mais destinos – se ter mantido nos 70,8 por cento.



Graças à melhoria global do desempenho da TAP, o Conselho de Administração mantém como objectivo terminar o ano de 2006 com resultados positivos."


in tap


Se calhar também merecia a abertura de um tópico...
Esteja à vontade mcarvalho!
 
Mensagens: 456
Registado: 31/5/2006 21:13

por HOSTILE » 10/8/2006 0:55

Boas,
Gostava que me explicasse o que a TAP tem a ver com a questão da construção ou não de um novo aeroporto!
A TAP é apenas uma companhia aérea que opera no aeroporto e não, ao contrário do que muita gente julga, a responsável pelo mesmo. É ANA a responsável pelos aeroportos em Portugal...
Quanto aos prejuízos, convém comparar os resultados dentro do sector de actividade! E já agora o porquê dos resultados serem sempre piores nos primeiros semestres e recuperarem no segundo, nas companhias aéreas... Mas isso são outros 500 e quando se está a tentar deitar abaixo qualquer coisa, a razão geralmente é coisa que não abunda...
E já agora porque não acrescentou o aumento de tráfego? E outros resultados que servem de referência?
Se quer a TAP feche cumpra a sua parte e não voe nela... Está no seu direito!
Abraço!
 
Mensagens: 456
Registado: 31/5/2006 21:13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, caldeirum, cali010201, Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, m-m, malakas, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 198 visitantes