Caldeirão da Bolsa

off topic - casa autónoma em electricidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por falido » 10/8/2006 14:47

m@nhoso Escreveu:Para além de ser autónomo, ainda poderá vender energia À EDP!!!

não é bem assim porque toda a energia produzida nesse caso deverá ser injectada na rede e recebe-se a uma tarifa bonificada. o consumo é igualmente externo.
essa solução já eu tenho e agora até os licenciamentos tão suspensos :evil: :evil: à muitos meses.
ainda fui a tempo.
mas procuro é mesmo uma solução ainda mais completa.
em vez de vender à rede pretendo apenas consumir o que produzo. por conforto, comodidade, estilo de vida, vontade de não dar de comer a esses da ed.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
agora também sei que quando ou no dia em que essa solução for não só cómoda como acessível e de facto bom investimento as electricas começam a ficar a arder :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 23/7/2006 8:27

por afsantos » 10/8/2006 7:25

Um tema interessante, nos dias que correm.

http://www.troquedeenergia.com/index.ph ... 77abf29900

Para além de ser autónomo, ainda poderá vender energia À EDP!!!

Registado: 15/9/2005 9:41

por Kabum » 10/8/2006 1:25

Quando o petróleo realmente começar a faltar a malta das ciências logo inventa uma tecnologia porreira para nos chuparem o dinheiro todo

Registado: 7/5/2006 15:58

por falido » 10/8/2006 1:01

Pelo que tenho lido essa opção ainda não é justificável do ponto de vista económico.

Por um lado é necessário ter vários tipos de geradores (células fotovoltaicas, geradores eólicos...) uma vez que é difícil garantir a produção só com um dos tipos.

Depois (e será o que aumenta mais os custos) é necessário haver capacidade de armazenamento de energia, o que não sai nada barato. É que normalmente o maior consumo doméstico ocorre durante a noite, período em que as células fotovoltaicas não produzem energia...

Mas, quando me sair o Euromilhões... faço qq coisa deste género... electricidade à borla aqui para o bairro todo
:lol:[/quote]

bom eu procuro é mesmo uma casa neste caso "um casarão" no sul mas não sei o nome nem local exacto que existe mesmo na mesma medida do pretendido por mim.
apenas e só a fotovoltaica serve perfeitamente. a energia é armazenada em baterias próprias. a energia é produzida durante o dia lógico e armazenada.
essa tal casa não tem qualquer ligação à rede à mais de 10 anos e nunca faltou a luz uma vez que fosse. àgua das piscinas e lagos e de casa pode ser aquecida e tudo.

caramba disse:Não será melhor consumir energia à EDP a 0,1€ (tarifa + cara) e produzi-la (solar) e vendê-la aos mesmos por 0,56€ do que nos sentirmos autosuficientes...
pois é o que faço nesta altura.
esse projecto estará pago no fim de 2009 e renderá jeitoso dinheiro mas não é isso que procuro. procuro mesmo é náo consumir nenhuma energia à edp nem a qualquer outra.[/quote]

por caramba » 9/8/2006 21:19

Cara scpnuno

Por acaso tem por cá um colega da EDP que lhe diz que todos os ligadores usados nas redes de distribuição pública aérea, funcionam por "mordentes" ou seja por perfuração do isolamento do condutor. Em 90% (digo eu) das redes aéreas existe rede+IP, portanto acho que o vizinho da Giboia também sabe disso...

Cara Giboia

Teria enorme prazer em conhecer o seu vizinho...
ALENTEJO: Nada se faz sem tempo...

Registado: 1/2/2006 22:22

por caramba » 9/8/2006 21:11

Não será melhor consumir energia à EDP a 0,1€ (tarifa + cara) e produzi-la (solar) e vendê-la aos mesmos por 0,56€ do que nos sentirmos autosuficientes...
ALENTEJO: Nada se faz sem tempo...

Registado: 1/2/2006 22:22

por ptmasters » 9/8/2006 20:32

Pessoalmente, e no âmbito de um "projecto vida" que tenho, tenho andado à procura de soluções.

Confesso que, como não era uma coisa "para agora", que ando meio desactualizado, mas acerca de um ano, havia feito contas ao investimento, e só ao fim de mais de uma década e meia é que recuperava o investimento (isto quando comparado com a necessidade de em alternativa de ter que colocar um poste de média-tensão da EDP, devido à distância), e com o objectivo de ter total autonomia, mas penso que esse objectivo é muito dificil de alcançar

Se alguém tiver outros números / soluções, também estou interessado em ler para me ir actualizando.

Alguns sites interessantes:

http://www.energiasrenovaveis.com/
http://www.eficiencia-energetica.com/
http://www.solplus.com.pt

1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por TheTraveler » 9/8/2006 19:37

Penso que seja em Aljezur que há uma casa totalmente independente da rede pública que pertence a http://www.ffsolar.com
Veja a secção de "projectos"

Um outro link que tenho de energis renováveis é:
http://www.troquedeenergia.com/
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Cardoso » 9/8/2006 19:27

Este é um tema que me interessa muito e aqui há tempos pensei em fazer o mesmo, mas...

Pelo que tenho lido essa opção ainda não é justificável do ponto de vista económico.

Por um lado é necessário ter vários tipos de geradores (células fotovoltaicas, geradores eólicos...) uma vez que é difícil garantir a produção só com um dos tipos.

Depois (e será o que aumenta mais os custos) é necessário haver capacidade de armazenamento de energia, o que não sai nada barato. É que normalmente o maior consumo doméstico ocorre durante a noite, período em que as células fotovoltaicas não produzem energia...

Mas, quando me sair o Euromilhões... faço qq coisa deste género... electricidade à borla aqui para o bairro todo
:lol:

Registado: 19/12/2002 14:11

por scpnuno » 9/8/2006 19:25

Olha que se o poste é de IP o fulano é aldrabão..esses só têm energia entre as 21 e as 6 nesta altura do ano.

Se é de rede, acaba por ser apanhado (até me admiro como não foi). A EDP tem investido muito mais em evitar ser roubada do que em evitar roubar os clientes - se há por aqui algum colega da EDP apresento já as minhas desculpas... :oops:
E tou farta de dar voltas á mona a pensar como é que ele fez a ligação a um poste de rede..por mordentes? só se for :roll:

Falido, não conheço bem o assunto (a não ser o sistema de placas solares, mas que dependem muito do local onde se encontre). Mas posso tentar averiguar, se descobrir alguma coisa de interesse, digo-lhe

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Zimix » 9/8/2006 19:25

Jiboia Cega Escreveu:Este PC hoje está maluco! Ou realmente o post não valia nada.

Tinha eu escrito que o meu vizinho fez uma baixada de um poste da via pública em frente à casa dele. Virtualmente não paga electricidade mas para não dar nas vistas às vezes desliga a conexão e deixa a TV ligada à noite, etc pró consumo mínimo!

E o espertalhão ainda se veio vangloriar pró pé de mim!... :evil:

"Ele" há com cada um! :mrgreen:

Zimix

Registado: 5/11/2002 1:37

por Jiboia Cega » 9/8/2006 19:19

Este PC hoje está maluco! Ou realmente o post não valia nada.

Tinha eu escrito que o meu vizinho fez uma baixada de um poste da via pública em frente à casa dele. Virtualmente não paga electricidade mas para não dar nas vistas às vezes desliga a conexão e deixa a TV ligada à noite, etc pró consumo mínimo!

E o espertalhão ainda se veio vangloriar pró pé de mim!... :evil:

Registado: 21/3/2006 10:46

por Jiboia Cega » 9/8/2006 19:17

:evil:

Registado: 21/3/2006 10:46

off topic - casa autónoma em electricidade

por falido » 9/8/2006 18:46

gostaria de saber se alguém por aqui conheçe de perto algum empreendimento desta natureza. apenas gostava de ler nesse caso os prós e contras do mesmo.
tou fortemente inclinado a finalizar essa hipotese. apenas o custo ainda me deixa de pé atrás. será de esperar mais uns tempos? até que "a celulas fotovoltaicas sejam mais baratas?"
gostava muito depois de não pagar a água de náo pagar luz também :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
alguém conheçe estudos de viabilidades económicas deste tipo?
ps: não falo de injecções na rede nem investimento ou o que quer que seja apenas pra consumo domestico, luz e aquecimento.
grato desde já.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Burbano, cali010201, Goya777, Kooc, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Zecadiabo e 165 visitantes