Caldeirão da Bolsa

A viagem humana no National Geographic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 6/8/2006 23:53

Olá Valves, t'ás bom?
Escreveste este post só para dizer que o que eu escrevo são disparates?

Foi só mesmo para isso ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

acreditar , duvidar ou

por mcarvalho » 6/8/2006 21:50

ficar no meio???!!!

Mas, depois ainda aparecem os que
"duvidam da própria dúvida"

e, vai ser intereressante , importante e fundamental saber quem foi a amiba, o lagarto ou o macaco que nos procriou ...
Já estou mesmo a ver o nosso Jetsetenta a discutir
- Então o menino descende dos Amiba ..Ai que fino
- E a menina dos Macaco ... Ai chiqúérrimo
- E, para o pobre da rua , voccceee???
- Eu?, do meu pai.
-Então voccccê sabe quem é o seu pai???!!! que horror ,que parolo !!!!!

um abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

Re: comentário

por Dwer » 6/8/2006 19:48

jotabil Escreveu:Deves estar a estreler Caro Valves
Baralhaste-te...eu não estava a desafiar a marrequinha...estava a falar em abstracto....bem...mas tu não chegas lá...ficamos assim.
A pantalha tudo permite.
cumps

Acho que era comigo ó Jota. Pelo menos o Título da mensagem era p/Dwer. Mas não doeu assim muito.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Re: P/DWER

por Dwer » 6/8/2006 19:46

valves Escreveu:Carissimo mais uma vez lê mas não ompreende ...
olha mas não vê ... ao contrario das teorias racistas estupidas e retrogradas e sem senso nenhum a separação de algumas funções homem/mulher a que o amigo chama de imbecis são na verdade indispensaveis para todos nós inclusivé o amigo estar aqui hoje a escrever os seus disparates ...

Olá Valves, t'ás bom?
Escreveste este post só para dizer que o que eu escrevo são disparates?
Abraço,
Dwer

Raças humanas: um conceito apenas fenotípico

por leprechaun » 6/8/2006 13:37

Bem, já lá fui espreitar, se bem que o meu interesse no Ser Humano resida a níveis bem mais profundos da que a mera genética e o ADN. Mas como o Espírito ainda não é laboratorialmente experienciável...

O conceito de "raça humana", ou "sub-raça", melhor dizendo, já desde há muitos anos que se aplica exclusivamente para caracterizar os diversos fenotipos - cor da pele, configuração do rosto, etc. - presentes nos vários agregados humanos.

De facto, é essa a definição taxonómica de raça, segundo Mayr (1969) afirma: "Raça é um agregado de populações fenotipicamente similares duma espécie, habitando uma subdivisão da área geográfica de distribuição da espécie e diferindo taxonomicamente de outras populações dessa espécie."

Logo, esta é outra falsa questão sem verdadeira relevância, já que a unicidade do género humano há muito está estabelecida. Já agora, este é mesmo um ponto em que a religião até sempre esteve muito à frente da ciência, pois os tradicionais relatos acerca da origem do Homem, nas culturas ancestrais, incluem versões mais ou menos poéticas do bíblico Jardim do Éden e o par primordial, Adão e Eva.

Interessante também recordar que, ao situar a origem da Humanidade em África - num único ponto, portanto, e não em vários - de novo a ciência converge com a religião, e assim não é de estranhar a inusitada percentagem de 99,9% de património genético comum entre as diversas etnias humanas.

Agora, quem for mais curioso e até nem tiver muita inclinação para "lendas religiosas" e afins, poderia é tentar investigar por que razão existe igualmente uma quase tão perfeita identidade nos relatos da Criação do Mundo, presentes nas mais ancestrais culturas do planeta. Eis um tema fascinante, mas, claro, a mera ciência dificilmente lhe dará resposta e mais não pode fazer senão teorizar.

But there's an answer, oh yeah... vinda de Alá ou Javé! :P

Ah! E para quem gosta de pensar e interrogar-se, que tal meditar na surpreendente semelhança da "avant-garde" teoria ultra-científica do Big Bang e nos velhíssimos, a perder de vista, mitos da criação do "Ovo Cósmico" a partir do qual tudo surgiu?!

Interessante, apenas interessante... right?! So, are we the first to know or this knowledge came from long ago?!

And here we go...

Rui leprechaun

(...to restart the show! :))

Registado: 24/11/2002 14:36

comentário

por jotabil » 6/8/2006 12:49

Deves estar a estreler Caro Valves

Baralhaste-te...eu não estava a desafiar a marrequinha...estava a falar em abstracto....bem...mas tu não chegas lá...ficamos assim.
A pantalha tudo permite.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por MozHawk » 6/8/2006 11:15

Pois olha pata que acho muito interessante e obrigado por teres deixado isto aqui. Vou colocar no meu espaço para espalhar.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

P/DWER

por valves » 6/8/2006 11:12

jotabil escreveu:
Lá voltamos à raça....os ciganos..os judeus e os puros....o meu ADN é mais extenso do que o teu....eheehehehe
.

cumps

Ó Jotabil, você que concerteza até gosta de saber mais qualquer coisa nova, não fale antes de saber do que se trata.
Estes estudos sobre o ADN mitocondrial são a maior ameaça de sempre às teorias racistas.
As conclusões a que set tem chegado são de deixar qq pessoa de boca aberta. Faça um favor a si próprio e investigue um bocadinho o tema.

Carissimo mais uma vez lê mas não ompreende ...
olha mas não vê ... ao contrario das teorias racistas estupidas e retrogradas e sem senso nenhum a separação de algumas funções homem/mulher a que o amigo chama de imbecis são na verdade indispensaveis para todos nós inclusivé o amigo estar aqui hoje a escrever os seus disparates ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

comentário

por jotabil » 5/8/2006 23:09

Oh tio patinhas

Anonimato??!!! ele há para aí cada bruxaria..!!!! mas essa do anonimato é mesmo difícil de entender.
É uma garantia proclamada...senão quem mandará uma coisa dessas? É uma coisa única.....porque os genes do meu irmão não são exactamente os meus...logo...bem mas se eles dizem que sim....anonimato?!!!..para próxima mando-lhe o ADN da minha avó....por mim....sabem lá eles...sou anónimo...
bem chega de patranhice...a national geographic....tb tem canal na tv para entreter os oito décimos da populaça.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por tiopatinhas » 5/8/2006 22:51

Patinha, imensas desculpas por não ler :cry:
Li agora e verifiquei que existe um sistema que garante o anonimato. O projecto é giro e (vê bem :mrgreen: ) eu teria interesse nisso se eles construissem a minha árvore geneológica. Isto porque provavelmente eu sou descendente da nobreza pois, o meu bisavô era enjeitado :?: dizem... :?: :?: :mrgreen: ainda poderia ir buscar umas lecas ou algum palacete :mrgreen: :)

Registado: 17/3/2005 14:58

comentário

por jotabil » 5/8/2006 21:30

Não falando do CSI (investigação Criminal)....vamos supor que precisava de umas coroas....e tinha que assaltar um banco....como mandei o esfergaço para a national geographic.....tenho que subornar a direcção da instituição para que me devolva o tal esfergaço senão.....ética ....a ética da biotecnologia.....pois...estamos no vento marrequinha!.....e isso mesmo, Caro triunviratista.

cumps
Sun Tzu

por scpnuno » 5/8/2006 21:17

Esta malta não vê o CSI é o que é!

:lol:

Pois eu acho é que veem CSI a mais. Já estão a imaginar aquelas CSIs loiras, lindissimas, a testar a base de dados do ADN e a identificarem um caldeireiro como o assassino de um empresário de sucesso em Las Vegas, que andava "enrolado" com a cunhada do tio de um frequentador do Club Invest.

O que vale é que a imaginação é considerada uma caracteristica "superior" doa animais racionais :lol:

Pois eu ainda vou alinhar. Ainda vou descobrir que sou meia irmã do Bill Gates e enteada em 2º grau do Warren Buffett. Em ultimo caso, sobrinha do Tio Belmiro :roll:

Abraços

P.S. - Pessoal, na realidade, as investigadoras ( e os investigadores) não são assim tão bonitos, tão inteligentes e, infelizmente, tão competentes como no CSI

P.S. 2 - Eu ando a ver "Mentes Criminosas", tenham cuidado :wink:
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

comentário

por jotabil » 5/8/2006 21:09

Ui..Marrequinha!!!!

Não se agaste assim tanto....era para passar este calor uff!!! ..entendi bem do que se tratava...já tinha lido algures sobre esse empreendimento...e acho bem...saber porque se extinguiu o homem de neander.....ou se tem ligação com os dr cromanhon...
como é que evoluiu a raça branca que inicialmente veio de África...qual fou a expansão da raça hamita...ou da semita....ou se isso não tem significado...como e por onde andaram os mongóis.....e se o chineses são amarelos por causo do rio amarelo ianqtsé....ou se os autóctones da austrália são gente distinta dos restantes...enfim fazer a história das migrações humanas....pois...pode ser que apareçam uns evolucionistas a mandar uns palpites...e depois ainda existem os que acreditam nos sobredotados...é o caraças!...
Pois eu estou a brincar cara patinha marrequinha....com toda a ternura.

cumps com bjs
Sun Tzu

por MarcoAntonio » 5/8/2006 21:00

dwer Escreveu:Não é um kit para recolha de sangue.
É um esfregaço bucal. Esfregas um cotonete na parte interior da bochecha e já está.

Esta malta não vê o CSI é o que é!
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 5/8/2006 20:49

ó jotabil, caramba, tanta critica e nem te deste ao trabalho de ir ver do que se tratava. Sim, a matéria genética é reservada e privada. Só participa quem quer e só partilha a informação para a base de dados geral utilizavel para o estudo quem o quiser fazer e concordar, por assinatura, em que os seus dados sejam incluidos.

Tio patinhas, a mesma sugestão: vai ver antes de deitar abaixo. Não é uma análise ao sangue, os dados só serão usados para quem optar fazer o teste e ceder os resultados.

Já estou arrependida de ter colocado isto aqui de tão deturpado que já foi :( . Pelo menos leiam o que lá está antes de criticarem com algo que não se aplica.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

comentário

por jotabil » 5/8/2006 19:50

Ora nem mais Caro patinhas....nem mais....vêm com essas dos estudos e se calhar querem é outras coisas....tirar réditos....enfim...o nosso registo genético tem de ser matéria reservada...é um cartão especial de identidade...e como tal faz parte de matéria consagrada na constituição....porque já existia como direito, antes dela. Apenas consagra e garante esse direito.
Existem coisas éticas no meio destes avanços todos...e não se deve embarcar em proclamadas boas intenções.
Era isso que queria dizer com aquela das "raças"...mas prontos!....a Marrequinha disse que não era isso.

cumps
Sun Tzu

por Dwer » 5/8/2006 19:36

tiopatinhas Escreveu:Querida Pata e restantes colegas:
Sou da área científica e ... essa coisa de enviar num kit sangue para estudo do adn deixa-me algumas reservas :!: . Isto porque não sei o que farão e para quem essa informação pode ficar disponìvel.
Não se esqueçam que estamos cheios de individuos maquiavélicos e oportunista...
Parece-me que uma investigação dessa monta e, com os objectos de estudo a que se recorre, deveria ter outra abordagem :roll: :idea: :?:
Não sei se é o caso :roll:
Um abraço

Não é um kit para recolha de sangue.
É um esfregaço bucal. Esfregas um cotonete na parte interior da bochecha e já está.
Abraço,
Dwer

por tiopatinhas » 5/8/2006 19:31

Querida Pata e restantes colegas:
Sou da área científica e ... essa coisa de enviar num kit sangue para estudo do adn deixa-me algumas reservas :!: . Isto porque não sei o que farão e para quem essa informação pode ficar disponìvel.
Não se esqueçam que estamos cheios de individuos maquiavélicos e oportunista...
Parece-me que uma investigação dessa monta e, com os objectos de estudo a que se recorre, deveria ter outra abordagem :roll: :idea: :?:
Não sei se é o caso :roll:
Um abraço

Registado: 17/3/2005 14:58

comentário

por jotabil » 5/8/2006 18:33

Pois caro Dwer

Quando andava no meu liceu tive um professor de ciências naturais que ilustrava as suas aulas com gravuras da revista da national geographic....o que era excelente.Tinha dessa revista uma boa recordação....mas actualmente essa consideração já não é tão alta...dado que tudo o que é bom ...tudo o que informa bem...é extremamente caro.....e por vezes essa revista e o canal tv.....cometem inexactidões crassas a revelar que alí há muita histórinha de cordel como nas selecções da readers dighest...a gente vai refinando com a idade e eu não queria ser ou fazer parte dos oito décimos da humanidade.....bem... lá estou eu a dizer criptogramas.....
Mas são capazes de enterter bem.

cumps
Sun Tzu

por Dwer » 5/8/2006 18:15

jotabil Escreveu:Caro Dwer

Lá rapidez no fuizo não lhe falta....próprio de um manipulador de audiências... julga-se então com a informamação necessária sobre o genoma humano capaz de lhe conferir o estatudo de me julgar... Olhe ..benza-o Deus!...

eheh, obrigado pela benção. Desculpe se me excedi. Não queria implicar que estivesse a leste da genética.
O que se passa, é que, estes estudos, embora sendo genética pura, são também muito mais que isso. São estudos antropológicos, históricos e arqueológicos.
Procuram explicar a viagem do ser humano desde a saída de África até aos nossos dias. Como é que os finlandeses são iguais aos berberes e os lembas da África do sul aos Judeus. Como vê os teorizadores da existência e separação de raças (como se os homens fossem cães de exposição - cockers, dálmatas, etc) têm aqui um osso duro de roer.

errare humanum est...
também no sentido de 'vagabundear é próprio dos humanos' que acho que era o sentido original da coisa.
Abraço,
Dwer

comentário

por jotabil » 5/8/2006 18:10

Cara Marrequinha

Referes-te ao homem de Neander ou do Cromanhon!...dizem que o de Neander desapareceu entre a terceira e a quarta glaciação.....só se forem aos ossos encontrados de tal ser e aí conseguirem ver o adn....é capaz.
Naturalmente que estava a brincar contigo... por caricatura do processo ou talvez a sacudir espantalhos velhos....mas olha que a ética da biologia deve ter em atenção eventuais emergências de teorias sobre aquilo que em exagero, referi.

Um beijo respeitoso.

cumps
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 5/8/2006 17:57

Caro Dwer

Lá rapidez no fuizo não lhe falta....próprio de um manipulador de audiências... julga-se então com a informamação necessária sobre o genoma humano capaz de lhe conferir o estatudo de me julgar... Olhe ..benza-o Deus!... como se dizia na terra da minha avó... o melhor será increver-se no clube do sobredotados da terra...é uma pena não se aproveitar tão excelsa sabedoria e tão escorrido entendimento.
Mas ...como diria Pessoa em Alvaro de Campos...há tantos génios no mundo!..Que não pode haver tantos...

Sim vou ver essas estruturas helicóidais do cromossoma do homem.....por acaso sabe o que é a telófase.....ou a anáfase..ou a prófase ou a metafase...??.. desde essa altura que aprendi o que era o adn...era a biologia de um dos meus anos de estudos...

bem....Darwin ....ou Lamarck ...ou Mendel...foram mal entendidos....assim como o Nietzsche....por causa das más interpretações ou aproveitamentos oportunistas das suas ideias.....e considero-me bem prevenido nesses aspectos...descansem....não se atirem contra fantasmas e moínhos de vento...

cumps
Sun Tzu

por Dwer » 5/8/2006 15:45

jotabil Escreveu:Lá voltamos à raça....os ciganos..os judeus e os puros....o meu ADN é mais extenso do que o teu....eheehehehe.

cumps

Ó Jotabil, você que concerteza até gosta de saber mais qualquer coisa nova, não fale antes de saber do que se trata.
Estes estudos sobre o ADN mitocondrial são a maior ameaça de sempre às teorias racistas.
As conclusões a que set tem chegado são de deixar qq pessoa de boca aberta. Faça um favor a si próprio e investigue um bocadinho o tema.
Abraço,
Dwer

por Pata-Hari » 5/8/2006 15:33

não é bem isso, Jotabil... estamos a falar de periodos mais alargados do que esses. Estamos a falar de origens de centenas de milhares de anos, dos homens originais (o "adão" e a "eva" da humanidade)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por scpnuno » 5/8/2006 12:33

Oh, Ohh, Ohhhh Sr. Jotabil :shock:

Então? Isso é coisa que se diga a uma senhora? :shock:

o meu ADN é mais extenso do que o teu.

Eu leio cada coisa este forum que até fico de olhos em bico :roll:

:lol: :mrgreen: :P
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, Burbano, cali010201, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014 e 194 visitantes