Caldeirão da Bolsa

Conflito no Médio Oriente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ser Humano... imutável!

por leprechaun » 5/8/2006 23:55

MarcoAntonio Escreveu:As voltas que o Mundo dá. E o ser humano também.
:roll:


O Mundo pode dar voltas e reviravoltas, sim. Mas o Ser Humano permanece invariavelmente o mesmo desde os tempos mais longínquos até agora.

O mesmo na sua essência espiritual - quer falemos da mente racional ou da alma espiritual para quem nela acreditar - e ainda basicamente o mesmo na sua psicologia e, sobretudo, mas suas emoções primárias, a saber, o amor e o medo.

É por isso que eu continuo a abominar a maquiavélica dicotomia do Bem e do Mal, que só pode servir extremismos, sejam eles de que natureza forem.

Nas relações individuais entre pessoas e grupos, e tammbém no relacionamento colectivo entre instituções e estados, há um fenómeno que é absolutamente indispensável conhecer para compreender tanto daquilo que se passa à nossa volta e, na maior parte das vezes, nos entristece e ensombra a nossa existência de seres supostamente racionais... só às vezes.

Afinal, o que poderá ter em comum o badalado "holocausto" nazi, ou a presente barbárie israelita contra um povo espoliado do seu território justamente por aqueles que agora o torturam depois de o roubarem, ou o esmagamento da revolta curda, pelo Iraque de Saddam, nos anos 80, ou a humilhação e sevícias de prisoneiros iraquianos às mãos dos seus guardas americanos - isto a nível de etnias e nações - ou o assassinato de um menino de 3 anos por duas crianças de apenas 10 (na década de 90 em Inglaterra), ou o tenebroso "caso Doutroux", na Bélgica, da violação e assassínio de crianças, ou ainda, e entre nós, o bárbaro espancamento e morte de um cidadão brasileiro pobre e doente às mãos de um bando de adolescentes e, por fim, a crueldade e maus tratos inimagináveis perpretados por um pai (?!) contra um bebé de apenas 2 meses... etc., etc., etc.?!?! :shock:

Estes são apenas um punhado de exemplos de entre miríades de outros em que, infelizmente, o nosso mundo é fértil e não deveria ser.

Já agora, antes de prosseguir e responder à minha própria interrogação, estava esta semana a ler um artigo acerca das tribos protegidas da floresta amazónica - povos intratáveis e selvagens, guerreiros ferozes e que só mantêm alguns poucos contactos com organizações que protegem o seu estilo de vida milenar - e deparei-me com um interessante testemunho de uma enfermeira que regularmente visita as diversas tribos.

Pois dizia ela que nunca, mas rigorosamente NUNCA, tinha deparado com a mínima sombra de maus tratos, nem físicos nem verbais, contra as crianças que viviam numa liberdade e autonomia invejáveis. Havia apenas um senão, já que, tal como os felinos selvagens também fazem, por vezes eram sacrificados bebés, talvez deficientes, à boa maneira espartana, numa espécie de eutanásia infantil que permanecia ainda por explicar.

Regressando ao tema principal, o ponto comum em todos os tristes exemplos citados tem um nome: o Poder, ou a relação desigual entre quem tem um enorme ascendente, seja de que natureza for, sobre quem está sujeito ou escravizado a esse poder mal utilizado.

Sim, o tal poder que corrompe, mas em sentidos muitíssimo mais importantes que o monetário, que esse é o menor dos males, afinal. E poucos, pouquíssimos até, seres humanos parecem ser imunes a esse poder que embriaga... e acaba por matar!

Algumas experiências, com resultados surpreendentes e muito alarmantes, têm sido efectuadas em grupos de pessoas vulgaríssimas e normais, com bons códigos de ética e registo criminal limpo, as quais se transformam em tenebrosos verdugos quando lhes é dado poder sobre outras, iguais a elas e que até são, por vezes, amigas e conhecidas! Este tema, que também tem a ver com a dinâmica do grupo e a desumanização que a mesma pode criar sobre o indivíduo, tem sido recentemente explorado pela literatura e é ele que explica, pelo menos em parte, tanta da selvajaria que vemos à nossa volta, por vezes matizada de "inocentes" cerimónias de praxe ou iniciação no seio do grupo, etc., as quais nada têm a ver com os verdadeiros "rituais de passagem" desses povos ditos "primitivos" e com os quais muito teríamos a aprender, se não os ignorássemos e nos dedicássemos a convertê-los à "civilização" brutal com que os desvirtuamos. Veja-se o caso dos índios norte-americanos, transformados em animais de zoo em modernas reservas e contemplados até com somas gigantescas para comprar o silêncio do aviltamento a que foram submetidos durante quase dois séculos.

A propósito, e já que tanto se fala agora de genocídio e crimes contra a Humanidade, os EUA são a única nação fundada sobre um genocídio que até foi louvado - na literatura e no cinema - ao longo de décadas! Não admira, por isso, que admirem tanto o povo judaico, ele próprio exímio em trucidar até ao último homem... e mulher e criança!... todos os seus inimigos, conforme os relatos históricos do Antigo Testamento amplamente testemunham.

"Birds of the same feather" ou macacos no mesmo galho, que está a quebrar, porque a consciência dos povos vai evoluindo, felizmente. E os impérios também se abatem, a começar pela ruína moral que desde logo os começa a minar pelos alicerces. Logo, a dominação americana tem os seus dias contados e o epicentro económico e militar passará para outro lado, talvez até muito em breve...

Neste momento, temos os 3 fundamentalismos religiosos mais perigosos em acção: o fundamentalismo cristão, made in USA, o fundamentalismo sionista em que se baseou a criação do estado de Israel, e o fundamentalismo islâmico, aquele que melhor conhecemos no Ocidente, já que não convém falar muito nos outros dois, claro.

Por fim, e ainda acerca do Poder, é óbvio que só podemos utilizá-lo mal quando não compreendemos algo tão simples e tão básico como é a igualdade fundamental entre toda a Família Humana. Se, deveras, tornássemos real na nossa vida a regra de ouro comum a todas as civilizações - "não faças ao outro aquilo que não gostavas que ele te fizesse a ti" - teríamos pejo em causar dor e sofrimento a alguém, o nosso próximo que deveríamos amar como a nós mesmos.

Assim, nem é de admirar que o Profeta que proclamou essa máxima maravilhosa há 2000 anos preferisse bem mais a companhia de gente humilde ou das próprias prostitutas que partilhavam o seu corpo por prazer... amor, não dor! Quanto aos grandes e poderosos, sempre os ignorou, pois sabia bem que o seu coração empedernido já não se sabia abrir à humildade do simples reconhecimento de que somos todos UM!

We are One in the Spirit
We are One in the Lord!


Que uma nova geração, fundada na consciência da partilha e não do roubo e da exploração, e baseada nos laços sagrados da cooperação e do cuidado pelo semelhante, e não da competição cega e no desprezo pelo bem-estar alheio, se possa erguer das fundas ruínas a que conduzimos o nosso Mundo. O que talvez só seja possível na educação pela plena liberdade e pelo amor, com o abandono a toda a violência e constragimento, impróprios do florescimento das almas jovens.

So... let there be Love... forever!!!

Rui Vaz da Fonseca
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

por MarcoAntonio » 5/8/2006 23:54

É um tópico para meditar, Dwer.

As conclusões vão diferir conforme as perspectivas que cada um tiver relativamente a este assunto.

Nota bem que a minha frase não é uma afirmação. Daí poderás concluir que cada um a completará de acordo com o seu juízo.

E meditar faz bem. Ter tudo decidido e pré-concebido é que não. O que perceba-se e bem vistas as coisas está na linha de todos os posts que coloquei aqui este Sábado.



Bottom Line: Pessoalmente, o que me chateia mesmo em todas estas circunstâncias é que de um diferendo de opinião ou posição socio-ideológica se faça sempre a Guerra. Acabamos sempre no mesmo por mais voltas que o Mundo dê.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Dwer » 5/8/2006 23:46

MarcoAntonio Escreveu:Terminei hoje mesmo de ler o «Diário de Anne Frank». A quem ainda não leu, aconselho vivamente. E o momento é propício. Vem a propósito do facto de os Judeus, outrora perseguidos poderem ser considerados agora (os) perseguidores.


Estou com alguma dificuldade em perceber o paralelismo.
Podes elaborar, Marco?

Anne Frank foi perseguida por ser judia, foi traída, capturada, aprisionada em Bergen-Belsen onde morreu.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 5/8/2006 23:16

Já agora, e ainda na linha do meu tópico anterior e num exercício de síntese com o primeiro (sobre o Diário de Anne Frank) vale a pena referir isto que é paradigmático: até ao momento foram realizadas 3 grandes investigações de carácter oficial para determinar quem traiu Anne Frank e os denunciou. A primeira, logo em 48 foi muito mal conduzida. Uma nova investigação só veio a ocorrer uns 15 anos depois. E uma terceira passados mais 30 e tal anos.

Isto para dizer que a História demora décadas a ser revisitada, reavaliada e reanalisada. E que também as primeiras análises em cima do acontecimento tendem a ser mal conduzidas ou inexactas.

Mas que no fim, o essencial não muda (tanto num caso como no outro): Milhões de Judeus foram mortos pelos Nazis; Anne Frank viveu na reclusão voluntária para fugir ao destino que lhe impuseram, acabou por ser traída e entregue aos Nazis.

O resto são notas de rodapé na História que com o tempo tendem a ser clarificados na medida do possível.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 5/8/2006 23:08

Os 4 milhões foram uma primeira estimativa (de origem Soviética) apresentada logo após o fim da guerra, no tribunal de Nuremberga.

Os números acabaram por vir a ser corrigidos em estimativas posteriores para uns 1.0 a 1.5 milhões.

Não que isso mude alguma coisa, na minha opinião. Nem sequer me parece um tópico de grande interesse. Obviamente as primeiras estimativas, realizadas durante ou imediatamente após a II Guerra Mundial não podem ser consideradas muito fiéis (ou por outra, é perfeitamente compreensível que possam não ser muito exactas).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por boxopen » 5/8/2006 23:00

scpnuno Escreveu:Incrivel
Francamente, nem sei que diga. Não há nenhuma explicação?
...
Obrigada, Boxopen, isto é mesmo aprender até morrer

Há, há MUITAS explicações! Imensas mais, até!
Só que chega-se ao ridículo de ser criada legislação em vários países para PROIBIR questionar.
Mesmo que os FACTOS sejam públicos e de acesso a qualquer um numa qualquer biblioteca dos EUA.

Atenção... com isto não estou a negar ATROCIDADES.
O que se questiona é a PROPAGANDA criada em torno de um acontecimento CRIMINOSO.
Que, por o ser, deveria transformar em CRIMINOSOS aqueles que se aproveitam dele e não os que os questionam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

comentário

por jotabil » 5/8/2006 22:56

Cara Scpnuno

Não me soube fazer entender... ou não entendi o que,em resposta escreveu.
Sim os mortos não voltam e por isso mesmo não se justificam, depois, os morticínios que aconteceram nesse conflito nas cidades refúgio no norte da Alemanha que estavam apinhadas de mulheres e crianças.....quantos morreram?....não se puderam contar....as temperaturas atingiram milhares de graus ao nível do solo e tudo derreteu....eram, se calhar, tantos como aqueles que morreram no crematório.
Eu não afirmei que os campos eram propaganda.....sim foram uma realidade...não coloque afirmações que não disse neste assunto que considero com toda a gravidade que merece.
E é na comoção que devemos procurar compreender a razão dela e não deixarmo-nos alienar pelos sentimentos.
Morreu muita gente...e por isso mesmo temos de saber porquê...se assim tivesse sucedido...em Sodoma e gomora...no egipto.....na babilónia.....em roma....na europa na idade média ....em lisboa.....as razões de tais matanças...talvez hoje soubessemos o modo de as obviar para além das lágrimas em que ficamos.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por scpnuno » 5/8/2006 22:54

Incrivél

Francamente, nem sei que diga. Não há nenhuma explicação? Porque deve haver pessoas que veem as placas todos os dias e notam a diferença, não?

Desconhecia em absoluto e vou guardar as imagens, porque é daquelas coisas que devia ter uma explicação (tipo galeria tecnica), mas se tem eu não consigo entender. Por este andar, daqui a 20 anos a placa diz que morreu lá um velhinho e um doente oncologico em fase terminal, não? em resultado de um acidente de viação, ou coisa do género...

Obrigada, Boxopen, isto é mesmo aprender até morrer
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por boxopen » 5/8/2006 22:46

scpnuno Escreveu:Conte-me isso das placas (em alemão não, só sei dizer Dax e Siemens)

Contar?
Isto é daquelas coisas que não se podem contar, só vendo, mesmo!
É tipo "descubra as diferenças", quer dizer... as 2.500.000 de diferenças:

ANTES de 1989
Imagem

DEPOIS de 1989 (e actualmente, também!)
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

por scpnuno » 5/8/2006 22:32

Desculpe, Jotabil

Desta vez, discordo.

Os porquês, sejam eles quais forem, não trazem de volta quem morreu. E, provavelmente, esses também não saberiam os porquês.
Propaganda? Há muita, claro. Em todos os quadrantes. E toda ela tem um "porquê" qualquer por trás. Mas o holocausto, ou o que quizerem chamar ao genocidio de judeus, não é propaganda, como disse. Existiu, e se nos perturba a nós, que não fomos atingidos, que dizer deles, dos judeus? Sabe, apesar de catolica por formação (pouco praticante, verdade seja dita) não acredito na treta de dar a outra façe. Eu não perdoo. Nada. Se fosse judia, não perdoaria. Se fosse americana e/ou alguém me tivesse morrido no 11 de Setembro, tambem não perdoaria. Claro que também aconteceria se fosse libanesa. Mas sei que esta minha forma de pensar não é exemplo.

Há um motivo para um povo viver com um ditador? Se calhar, há. Mas isso não confere o direito de matar. Serão os cubanos felizes? Os iraquianos eram? Pelo menos, nós temos a possibilidade de protestar. Eu não me lembro da "ditadura" em Portugal, mas já vivi numa versão "light" de ditadura do proletariado. Eu quero a minha democracia, a minha liberdade e não quero nem matar nem ser morta. Mas reservo-me o direito de me defender.

E pronto, tal como o colega, não vou ler para trás, porque acho que já baralhei as ideias todas

Abraços

P.S. Boxopen, a serio que o Ariel dava jeito, mas fica pa próxima.
Colega, eu não vi placa nenhuma, nunca pus os pés na Alemanha e se algum dia lá for é para ir a Frankfurt dar cabo do sacana do Dax. Mas as placas foram alteradas?
Francamente, eu ate ponho em causa que a manutenção dos campos da forma como foi feita seja uma boa ideia. Um colega contou-me que há pavilhoes com as coisas que foram retiradas aos judeus, tais como oculos, etc. Eu não faria as coisas assim, 60 anos depois é alimentar o odio. Mas isto sou eu..

Conte-me isso das placas (em alemão não, só sei dizer Dax e Siemens)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por boxopen » 5/8/2006 22:12

scpnuno Escreveu:P.S. Tavaverquenao, Boxopen - atirem lá com o Ariel, que me dá jeito, o meu tá a acabar

Olá scpnuno...
Não posso atirar com nada, !
Senão o raio do tópico descamba e não é essa a intenção.
Mas... sempre se podem fazer perguntas "curiosas" e inconvenientes, né?

Por exemplo, estava a lembrar-me se alguém viu alguma vez a placa que, em Aushwitz, assinala o Holocausto.
- Ou melhor... se alguém a viu 2-DUAS vezes: uma antes de 1989 e outra depois de 1989.
Mas, o box é amigo... e antes de responderem até dou uma "ajuda" sobre o que perguntaria a seguir:
- Por acaso também alguma vez tiveram curiosidade de uma "olhada" nos World Almanac, p.ex. de 1933 e 1948? :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

comentário

por jotabil » 5/8/2006 22:06

Cara spcnuno

Desde miúdo que somos literalmente bombardeados com essa culpa....para que o mundo não esqueça....e a propaganda continua...basta ver de vez em quando o canal da História na tv por cabo.
Não falo dos filmes e contrafilmes.... é certo que foram cometidos crimes muito amargos e cruéis contra a humanidade....mas porquê?....porquê?...porque sucedeu isso com o povo alemão?!....porque se revoltaram?...que coisa os levou em desespero a elegerem um chefe orgânico para endireitar as coisas?....Uma leitura da história entre 1917 e 1945/47...dar-nos-á uma perpectiva de entendimento necessária.
Mas isso, esse estudo, está fixado, academicamente, nos primórdios do conhecimento sobre a ciência politica e é tudo muito fácil de entender...sem propaganda sem sectarismos....é preciso entender o que foi o liberalismo no fim do sec XIX e início do Sec XX e como aconteceu a evolução desse regime político para o estado absoluto do nacional socialismo para se medir o drama e a revolta que assolou o povo alemão...um povo evoluído socialmente e que albergava no seu seio uma parte significativa do povo judeu que com o seu espirito contribuia para que a alemanha fosse eminente tanto económica como politicamente.
Que se passou ?....não me digam que um homem só consegue fazer aquela matança de milhões...ha-de haver uma vontade maior ...de mais gente.
Claro que a alemanha foi retalhada após a I guerra mundial e tb a revolta nasce aí.....mas proque foi que os judeus pagaram as favas?....
Enfim...não pertenço aqueles que dizem que foi uma ficção o holocausto....desde muito novo que li Leon Uris....e o flagelo da suástica e alguns excertos do diário de anne frank...vi filmes ...reais e de propaganda...sei de auchevitz...sobidor ..dachau...treblincka....birkeneau mas a minha pergunta permanece...porquê?...como é que um povo civilizado entrou nessa paranóia?....alguma coisa de grave deve ter acontecido.
E o conhecimento dessa causa é importantíssimo...porque pode obviar frustações e revoltas futuras e eleições de chefes orgânicos a quem se atribuem, demcraticamente, todos os poderes...ou seja o executivo o legislativo e o judicial...de tal modo que ele perante tanto poder propício se torne um ditador e cometa todos os crimes....é mito importante saber essa causa.
É apenas por isso que não entendo esta repetida propaganda que nos é instilada desde há muito anos sobre o holocausto...sem que haja uma referência dos fenómenos históricos que o antecederam ...como se o holocausto nascesse sem causa.....mas existem ...olhem que existem.
As lágrimas serão mais sinceras se soubermos disso....Cara spcnuno.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por scpnuno » 5/8/2006 21:26

Pois eu acho que os judeus continuam a ser "os perseguidos". Naquela altura não tinham meios para se defender, agora têm. Para mim, é essa a diferença.

Eu li o Diário de Anne frank ainda miúda. Já o reli. E li a continuação, escrita por alguém, que não me lembro, que descreve o fim de Anne Frank. E hoje vi o Flight 93. Tal como no livro, acabei a chorar (de vez em quando não sou tão dura como pareço).

Nada disto devia existir. Nem Annes Franks, nem Voos 93. Já nem sei de quem é a culpa, só sei que como de cotume, quem paga são os inocentes.

Abraços

P.S. Tavaverquenao, Boxopen - atirem lá com o Ariel, que me dá jeito, o meu tá a acabar
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 5/8/2006 21:11

Terminei hoje mesmo de ler o «Diário de Anne Frank». A quem ainda não leu, aconselho vivamente. E o momento é propício. Vem a propósito do facto de os Judeus, outrora perseguidos poderem ser considerados agora (os) perseguidores.

As voltas que o Mundo dá. E o ser humano também.
:roll:

No fim acaba-se sempre no mesmo... Guerra.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por boxopen » 5/8/2006 2:25

Espera-se ouvir de tudo... mas ver o que alguns chamam de "capitalismo" a canalizar dinheiro
indirectamente para o Hezballah bem, é que é mesmo SEM COMENTÁRIOS... até amanhã e um soninho "descansado":
The anger in Egypt ranges across the spectrum from the Muslim Brotherhood - which has offered to
"send immediately 10,000 mujahideen to fight the Zionists alongside Hizbullah" - to business associations.

Chambers of commerce and trade unions have organised gala dinners to raise money for war victims and the two mobile
operators, MobiNil and Vodafone, have set up a premium-rate hotline whose profits are sent to Lebanon.

http://www.guardian.co.uk/israel/Story/ ... 74,00.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

por tava3 » 5/8/2006 0:30

O 1º aviao a aterrar em beirute é portugues, um C130 da força aerea, e está ao serviço da onu. Leva alimentos e medicamentos.

:)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: comentário

por charles » 4/8/2006 19:45

jotabil Escreveu:Caros!!!!....a PT contrata o gato fedorento para promover o telefone fixo.

Tão parvos nos tomam os gordos ....que ousam pensar que mais uma vez responderemos aos estímulos do riso... se formos capazes de rir.
É isto que interessa reter....a publicidade aplicando principios da psicologia e da sociologia condiciona-nos à nossa parte instintiva e sendo assim deixamos de ser os seres espirituais que um dia ousámos mitigar o determinismo da natureza.
Isto não é democracia....é sinal do fim de uma realidade caduca.

Fic-se a olhar o desplante e a estanhice dos poderosos.



cumps


jotabil você simplesmente não existe :roll: descanse bastante este fim de semana :lol: (brincaderia claro)

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

Re: comentário

por Keyser Soze » 4/8/2006 18:40

jotabil Escreveu:Caros!!!!....a PT contrata o gato fedorento para promover o telefone fixo.

Tão parvos nos tomam os gordos ....que ousam pensar que mais uma vez responderemos aos estímulos do riso... se formos capazes de rir.
É isto que interessa reter....a publicidade aplicando principios da psicologia e da sociologia condiciona-nos à nossa parte instintiva e sendo assim deixamos de ser os seres espirituais que um dia ousámos mitigar o determinismo da natureza.
Isto não é democracia....é sinal do fim de uma realidade caduca.

Fic-se a olhar o desplante e a estanhice dos poderosos.



cumps


O Montepio Geral obteve excelentes resultados com a publicidade do Gato Fedorento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

comentário

por jotabil » 4/8/2006 18:34

Caros!!!!....a PT contrata o gato fedorento para promover o telefone fixo.

Tão parvos nos tomam os gordos ....que ousam pensar que mais uma vez responderemos aos estímulos do riso... se formos capazes de rir.
É isto que interessa reter....a publicidade aplicando principios da psicologia e da sociologia condiciona-nos à nossa parte instintiva e sendo assim deixamos de ser os seres espirituais que um dia ousámos mitigar o determinismo da natureza.
Isto não é democracia....é sinal do fim de uma realidade caduca.

Fic-se a olhar o desplante e a estanhice dos poderosos.



cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por boxopen » 4/8/2006 17:48

Olá mcarvalho e jotabil,
O que acho "fascinante" no Mundo actual é a forma como as "massas" são manipuladas.
Mas mais "fascinante" ainda é ver a forma como tal manipulação é engendrada e propagada.

Vem isto a propósito, entre outras coisas, de um texto de ontem que publicaram por aqui sobre o Bernanke e o PPT.
Porque recordo-me o ar de gozo e os dedos a apontar na minha direcção quando há uns 3 anos linkava para o Crudele.
Bom, ar de gozo era o mínimo, porque a etiqueta mais frequente com que levava era a da teoria da conspiração.

O mesmo se passou com o OSP. Provavelmente ainda hoje , apesar de ser público, muita gente nem sequer faz ideia.
Durante meses quem referisse a sigla OSP era imediatamente acusado de teoria da conspiração.
OSP era o Office of Special Plans, existiu até ser público: http://en.wikipedia.org/wiki/Office_of_Special_Plans

Se hoje alguém disser que duvida da hegemonia dos EUA devido à debilidade da moeda é um "conspirador".
E que, por aquele motivo, tudo no Mundo está em "revolução", leva logo com 3 ou 4 etiquetas.
Aliás, etiquetas essas que até já são monótonas: terrorista, comunista, socialista, anti-americano, etc.

Por isso é que para estes peditórios um gajo já deu... o que me chateia nem é isso!
É o ser confrontado entre a nossa identidade de europeus versus a dos americanos,
Como se a escolher entre a minha casa e a do meu vizinho houvesse escolha possível!

Mas eles andam aí...
São os mesmos que agoiravam dois ou três meses de vida para o euro.
E os mesmos que cegos pela ideologia não conseguem ver que as maiores reservas de dollar são... chinesas.
Isso é que me entristece. Sempre me entristeceu a ignorância e sempre me chateei com traidores "patriotas".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

Re: Caro Boxopen

por Dwer » 4/8/2006 17:18

mcarvalho Escreveu:Ps. Só para meditar um pouco

" QUE ACONTECERIA SE OS ISRAELITAS
DESISTISSEM DE LUTAR "


Na minha sincera opinião, eram extintos.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por tava3 » 4/8/2006 17:13

Bom fim de semana para ti tambem mcarvalho, sinceramente. Estamos aqui só a discutir umas ideias e brincar de vez em quando, com todo o respeito que o assunto merece.

:)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

comentário

por jotabil » 4/8/2006 17:09

Caros

E depois existem sempre uns articulistas que se compram para misturar ideias no meio das gentes já confundidas....o que resulta no caos desejado.
O terrorismo é uma segunda fase de uma guerra subversiva pretendendo modificar a situação politica de uma região.
Precisa de organização e apoio exterior ao território a subverter tando na organização dos meios como na sua logística.
A primeira fase corresponde ao um período mais ou menos longo de inssureição...no qual são injectados no terreno ideias e elementos agitadores que vão aproveitar eventuais dissidencias existentes alavancado-as para apareçam como motivo que justifique a revolta .

Como já disse a Europa quer-se um santuário.....mas à sua volta acumulam-se povos com grande densidade populacional na maioria jovem numa ordem de cerca de 70%. Essa gente pretende entrar na Europa e é facilmente arregimentável para integrar grupos ou elementos de insurreição desde que com isso garanta a sua entrada no santuário.
Os poderosos da europa sabem bem dessa realidade e
sendo assim, tudo se propicia.
À Europa interessa desestabilizar o médio oriente porque desde sempre foi a sua área de influência ....agora ocupada e dominada pelo potência marítima os USA-UK.
Ponderada a situação a Europa organizou e fez infiltrar no médio oriente (Palestina Iraque e outros) elementos de insurreição e organiza e apoia o desenvolvimento do terror e a guerrilha no Iraque....com vista a atingir a tal desestabilização com vista a tornar a situação insustentável aos USA-UK.
A crise no Libano insere-se nesta estratégia indirecta.

Não me venham com histórias da carochinha muito complexas e rebuscadas para confundir....as linhas gerais estão ditas e parece-me que a evolução da situação confirma aquilo que temeráriamente, afirmo.

A coisa é muito cristalina e muito transparente...a luta é apenas cobiça....e nada tem de religioso ou ideológico....é tão somente a realidade dos mercados primários e os réditos que eles envolvem....por isso mesmo é que é uma manobra terrivelmente suja e gorda...própria de uma sociedade liberal que deixou há muito de ser democrática....dado que o paradigma passou da vontade do homem para a vontade determinada pelo lucro.
E isto é tão claro....se nos colocarmos fora deste europeiísmo grávido de tecnicas psicológicas sobre as massas e de diálogos com pressupostos condicionantes.
Basta ler essa tentativa de tratado constitucional onde a remissão para regulamentos obscuros e insondáveis desregulamentam o regulamentado para no fim acontecer a desresponsabilidade dos poderosos.

Tudo se integra num sistem caduco e que tem uma trajectória de desastre.....e nós os que confiamos na pseudo democracia vigente, ficamos depois no meio do campo de batalha desamparados no meio da nossa boa fé....os gordos refugiam-se nas alturas da suiça e calam-se muito quietos até a borrasca passar.



cumps
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Pronto

por mcarvalho » 4/8/2006 16:58

Tá bem

mas, tavaverquenao

bfs

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por tava3 » 4/8/2006 16:54

"...é o mesmo que manipula os Muçulmanos, os Israelitas, os Americanos, os Franceses os.. qualquer coisas."

O charles tinha razao, eles andem aí.

:)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Burbano, cali010201, Goya777, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Zecadiabo e 189 visitantes