Caldeirão da Bolsa

Conflito no Médio Oriente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 2/8/2006 22:35

por vezes infelizmente a guerra é inevitavel para se conseguir a paz, ou alguma paz...mas isto deve ter sido influencia de dois anos em tancos, na minha camarata a frase que lá estava "postada na parede era mesmo essa ...a guerra é feita para alcançar a paz...

fica como reflexão se deve ser assim ou não...em especial em casos de terrorismo internacional continuado.. e outros casos idênticos...eu penso que tem de haver alguma ordem mesmo conseguida pela força... senão a anarquia e o caos reinava...temos o caso de timor só pela guerra ou guerrilha foi alcançada alguma paz.....
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por tava3 » 2/8/2006 22:15

O grande problema é que a paz nao depende do factor sorte como acontece num jogo de futebol. Os protestos colectivos contra as guerras nao sao coisa nova e têm sortido poucos efeitos.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

VAMOS FAZER ALGUMA COISA POR NÓS!

por VALHALLA » 2/8/2006 21:59

Este post é um apelo a todos aqueles que se sentem tristes, chocados e ofendidos com a Guerra. Não só com a actual entre o Líbano e Israel, mas com todas aquelas que acontecem periodicamente neste cada vez mais frágil e cada vez menos nosso, Mundo.

Chega de atirar as culpas para cima dos outros, as cores partidárias nunca fizeram nada pela HUMANIDADE. Nós também podemos fazer qualquer coisa, e a primeira é ganhar consciência que aquilo que se está a passar é também connosco e não apenas com os outros que estão lá longe. Está na hora de pôr de lado as ideias de separatismo e individualismo, na verdade, nós somos um todo, somos todos pequenas partes de 1.

Não seria absurdo se as células do nosso corpo tivessem consciência de si próprias, e que pensassem que aquilo que acontece a uma célula, não afecta a outra?! É o conjunto e bom funcionamento de todas as células que permite que continuemos vivos, é o conjunto e bom funcionamento de todos os seres vivos que permite que este Mundo sobreviva e que a nossa existência continue tal como nós a conhecemos, estamos todos ligados!

Por isso, não podemos ficar indiferentes a esta situação, e deitar a cabeça na cama, sem fazer nada, quando do outro lado do nosso planeta a Guerra está fortemente instalada, revelando de forma flagrante que afinal o ser humano, continua bárbaro.

Outro ponto muito importante do qual nos devemos consciencializar, é que todos nós enquanto seres humanos somos uma fonte de energia. Quer se acredite ou não em matérias espirituais, a verdade científica é esta: nós libertamos energia em tudo o que fazemos. E como qualquer outro tipo de energia a carga pode ser mais positiva ou negativa.

Ora no nosso pequeno país, toda a gente teve a oportunidade de experimentar recentemente (e também há dois anos atrás), esta sensação de energia positiva aquando o Campeonato Mundial de Futebol. Todas as pessoas se envolveram com a causa, todos deram a sua força positiva para que Portugal fosse bem aventurado neste evento. É uma ENERGIA quase palpável, aquela que está no ar em momentos destes.

A televisão está constantemente a reforçar a mensagem, fazem-se bandeiras humanas de Portugal com milhares de pessoas em directo na televisão, os portugueses erguem bandeiras em carros, janelas, desfilam com o cachecol ao pescoço e tudo mais quanto houver que nos relembre diariamente que devemos apoiar a nossa equipa, porque isso faz toda a diferença - nada contra.

No entanto espanta-me a capacidade que o futebol tem para mover massas e penso nos resultados positivos que poderíamos obter se as pessoas se lembrassem nestes momentos difíceis de fazer o mesmo.

Envergar bandeiras brancas apelando à paz, ter figuras públicas constantemente na televisão a pedir que todos unam as suas boas energias e que as canalizem no sentido da paz, fazer cordões humanos até à Líbia, pela PAZ.

Parece-me muito mais importante sensibilizar as pessoas para a paz no Médio Oriente do que para apoiar a selecção nacional. Não se trata de apoiar uma pátria num jogo de futebol, onde há vencedores e vencidos, trata-se de apoiar toda uma HUMANIDADE que se continua assim só terá DERROTADOS!

Nós que temos tanto orgulho em ser portugueses, vamos então dar o exemplo e ser os primeiros a criar uma Legião da Paz, um cordão humano pela paz.. Qualquer coisa. Tudo serve, desde que a finalidade da nossa acção seja pela Paz.

Vamos usar bandeiras brancas no carro (aliás em Portugal fez-se isso há vários anos atrás por Timor), vamos trocar as t-shirts com a bandeira de Portugal pela bandeira da paz, usem pulseiras de pano branco à volta do pulso, comercializem a paz se for preciso!

Tantas marcas se associaram ao futebol para vender os seus produtos, associem-se agora à paz, pelo menos a causa é muito mais importante.

Nós podemos começar na Europa este movimento pela Paz. Vamos ser notícia nos Jornais do resto do Mundo. Vão falar de nós como o país que se uniu pela paz. VAMOS FAZER DA PAZ UMA MODA. Sem cariz religioso, isotérico só e simplesmente pela paz que todos dizemos querer, mas que nada fazemos para obtê-la.

Não duvidem que isto só pode trazer resultados surpreendentes para o nosso país e para toda a humanidade em geral, esta sensação de PAZ é contagiante e espalhar-se-á com toda a certeza pelo resto do mundo.

O que aqui se propõe não implica o mínimo de esforço a ninguém, apenas a consciencialização do que se passa à nossa volta e a consciencialização do poder que temos enquanto seres que têm energia e que graças ao facto de sermos conscientes dessa energia, podemos aplicá-la da forma que mais nos convém. Como?

Assume uma posição, fala sobre a paz, usa uma pulseira, uma t-shirt, medita, pensa em paz, pensa em como seria um mundo sem guerra, acredita que a paz existe e fica feliz por isso. Comporta-te como se Portugal estivesse na final do Mundial, pega nessa excitação e direcciona-a no sentido da PAZ!

Vamos pôr os elencos dos Morangos com Açúcar e da Floribella juntos a apelar à Paz, as televisões a divulgarem a Moda da Paz e a publicidade a associar-se à Paz.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 622
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

comentário.....

por jotabil » 2/8/2006 21:06

entorpecimento


errata
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

comentário

por jotabil » 2/8/2006 20:32

Caro Moisés

Em parte tens razão sobre o meu discurso de viés...eu próprio vejo um mar de argumentos e agarro aqueles que de momento me parecem colar razoavelmente ao fio do pensamento...por isso nem revejo para não me atormentar.....no entanto subjaz uma lógica que me parece fundamentar e dar consistência às minhas incursões aparentemente díspares e sem nexo.
E é essa lógica que desejo que seja entendida como uma contribuição útil aos caros foreiros...é preciso que sejam desmascarados os fazedores de opiniões a soldo de forças muito fortes e obscuras...neste sentido o carrilho tinha razão....e como o eduardo lourenço diz no seu livro...O esplendor do caos.....os média não informam.....vendem informação.
uma vez que a tudo preside como lei natural...o mercado....só se diz aquilo que possa render share e que consequentemente dê mais réditos.....e sabes caro amigo...em África... é preciso acordar as pessoas deste entropecimento...senão haverá raios e coriscos dentro de algum tempo...neste nosso mundo... e nessa altura ...os provocadores refugiam-se num santuário qualquer quase inexpugnável...e nós os que andamos por aqui adormecidos...acordamos no meio do campo da batalha......e digo-te o campo de batalha moderno é uma coisa terrível......espantosamente terrível.

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por MozHawk » 2/8/2006 20:04

Ainda me deixo surpreender com muito do que se escreve e com um ânimo tão leve que, em si mesmos, explicam muitos porquês.

Um abraço especial ao jotabil com o qual concordo em grande parte, apesar da abordagem algo arrevesada.

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

comentário

por jotabil » 2/8/2006 19:35

errata


encontra-se
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

comentário

por jotabil » 2/8/2006 19:34

Caro Amsf

Não se pode falar em ocidente como se de uma unidade se tratasse.....o Ocidente encontar-se dividido em duas facções que embora da mesma natureza , são irredutíveis facr às suas próprias ambições....de tal modo que se for necessári provocarão a guerra....mesmoque para isso iludam e induzam uma propaganda quase inelutável que nos ilude a percepção.
Os agarenos e israel são apenas realidades politicas numa região cobiçada por ambas....de restofaz parte da propaganda diabolizar os árabes para que ninguém se volta para os reais contendores...é uma coisa perversa...que só uma perspectiva histórica evidenciará....assentada que esteja esta mistura colóidal propangandista que nos é vendida pelo média.....é assombrosa a eficácia com que são veículadas as ideias forças preestablecidas...como essa do ocidente como uma unidade tendo por antagonistas os agarenos meros titulares formais da riquezas do petróleo...os agarenos não têm grande dimensão politica....e são meros peões às mãos de interesses mercantis que se escondem nos seus santuários da europa de um lado....e do outro....nos USA-UK.
De resto é só constatar isto à luz desta lógica.....que assenta em constantes do pensamento geopolitico que desde sempre animou os pensadores desta área do conhecimento.
O que é referido e salientado pelos média ...são apenas relatos pretensamente dramáticos de uma criança decepada ou morta..para impressionar para levar as massas ignaras a apoiar uma facção ou outra e desse modo tentar a legitimação de um desiquilibrio que se quer para a região... o silêncio da europa terrestre permanece.......a surdez ddos USA-UK.....é reveladora.
que mais podemos desejar para tirarmos as conclusões devidas.
Importa saber que este liberalismo é uma realidade anquilosada que já não se adapta aomundo emergente das novas tecnologias que exigem outra racionalidade e outra fé que lhe sirva de fundamento....e naturalmente teremos que assistir aos seus estertores e às tragédias que ainda provocará...antes de se render ao estadio qe naturalmente sucederá na organização piltica e social do homem que se insere numa linha evolutiva desde a polis grêga até ao estado nação....os ricos e poderosos querem manter o status quo e farão todas as guerras que entenderem necessárias para manter um sistema vetusto e perdulário....por fim a nova racionalidade vencerá....

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

A riqueza não tem pátria !

por amsf » 2/8/2006 17:25

Esses milionários não têem pátria.São Culturalmente e mentalmente mais próximos uns dos outros do que dos respectivos povos. Aumentam e mantém as suas fortunas usando as diferenças culturais e os problemas entre os povos para os seus jogos...num dia simulam um ódio de morte a líderes adversários no outro ou conseguem derrotar os adversários internacionais ou submetem-se vendendo os seus povos...
A rua árabe diz uma coisa mas os seus líderes fazem outra...e são estes os líderes elogiados pelo Ocidente pois qualquer líder que se comporte de acordo com a rua árabe ou é destruido ou é apelidado de terrorista...
 
Mensagens: 86
Registado: 14/12/2005 17:02

por tava3 » 2/8/2006 17:22

Maior ataque do hizbollah desde o inicio da guerra, quase 200 rockets cairam em israel, quase todos ao lado.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por charles » 2/8/2006 16:58

tavaverquenao Escreveu:Tive de ir comprar ariel gel, as guerras agora já nao sao como antigamente.

boxopen, eu nao estava a criticar o facto de saddam poder estar ainda ou nao no poder, mas sim a prepotencia dos poderosos.

charles, mas há mais nessa situaçao e fora daquela regiao, ainda ontem falamos de timor, o senhor que lá estava nessa altura, tinha uma fortuna pessoal superior ao orçamento do estado portugues, e nao faz parte do eixo do mal.


mesmo assim acho que não tem comparação muitas das fortunas de certos senhores do medio oriente que falamos, é algo de inimaginavel para o com,um dos mortais, não é la que estao a construir um hotel de sete estrelas :?:

há um sheick arabe que foi muitos anos campeão de ralis que tem uma frota de carros lolololo nem da para descrever vejam salvo erro no odisseia dá se ao luxo de ter um mercedes que lhe custou 300 mil contos e ele achava que aquilo nao tinha muita potência entao montou um motor mais potente gastando mais uns milhares de contos , tem uma equipe de engenheiros a trabalhar a tempo inteiro so para a manutenção da frota e depois dá-se ao luxo de dar cerca de 380km/h (salvo erro) numa das estradas la da cidade lolololo aquilo 1º deve mandar fechar as ruas so para ele
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por tava3 » 2/8/2006 16:56

Um rocket com alcance de 100 km nao será tao facil de lançar e transportar como os katiusha de 20 ou 30, e israel tem aquele teriitorio permanentemente sob observaçao 24 horas por dia. Por isso alguma coisa pode estar mal contada.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por tava3 » 2/8/2006 16:50

Tive de ir comprar ariel gel, as guerras agora já nao sao como antigamente.

boxopen, eu nao estava a criticar o facto de saddam poder estar ainda ou nao no poder, mas sim a prepotencia dos poderosos.

charles, mas há mais nessa situaçao e fora daquela regiao, ainda ontem falamos de timor, o senhor que lá estava nessa altura, tinha uma fortuna pessoal superior ao orçamento do estado portugues, e nao faz parte do eixo do mal.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por boxopen » 2/8/2006 16:19

charles Escreveu:... os senhores da guerra continuam a viver na opulência no luxo brutal
... estes estão-se nas tintas pra guerra quanto mais melhor
... mais o povo se vitimiza contra o pseudo inimigo ocidental...

Olha charles, tocaste no "ponto"...
Por causa dessa tua última frase, na minha definição de TERRORISTA, cabem mais nomes ocidentais do que árabes.
É que afinal, os que se dizem de "civilizados" somos nós, ocidentais!

Porque TERRORISTA e anti-ocidental não é só aquele árabe que lança ou põe a bomba.
Bem mais perigosos que esses são aqueles outros que, a coberto de interesses próprios e ditos ocidentais,
por vezes até por ignorância, mas que incitam e incentivam, por actos ou omissões, sentimentos de ódio inter-culturas.

É que estes "entretenimentos" a que chamamos guerras não passam por vezes de formas de à priori
tentar esconder ou alterar deficiências bem mais graves na estrutura social do agressor e/ou do agredido...
Como, no caso concreto, são bem conhecidas as deficiências de um dos lados, só resta "adivinhar" as do outro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

Re: É obra !

por charles » 2/8/2006 16:06

amsf Escreveu:700 pontos de onde partiam ataques!?

Entre os pontos certamente constam estradas, viadutos, pontes, aeroportos, portos, sistemas de abastecimento de água, electricidade, torres de telecomunicações (rádio, TV e telemóveis), edíficios de apartamentos, edíficios públicos etc.

. ..


normalmente numa guerra os pontos estrategicos a eliminar são alguns desses que referiu

Não menciono perdas de vida porque infelismente a vida humana tem cada vez menos valor


para estes grupos terroristas o valor da vida humana é zero
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

É obra !

por amsf » 2/8/2006 16:02

700 pontos de onde partiam ataques!?

Entre os pontos certamente constam estradas, viadutos, pontes, aeroportos, portos, sistemas de abastecimento de água, electricidade, torres de telecomunicações (rádio, TV e telemóveis), edíficios de apartamentos, edíficios públicos etc.

Não menciono perdas de vida porque infelismente a vida humana tem cada vez menos valor. Isto para dizer que actualmente qualquer ataque (seja da parte dos chamados terroristas ou de um estado bem visto na comunidade internacional)é mais eficaz se afectar estruturas físicas fundamentais do que se iliminar uma centena de "inimigos".

Colocar em causa as comodidades de uma sociedade desenvolvida é mais eficaz do que iliminar 200 cidadãos...nem que seja porque não possibilita a vitimização e porque poria em causa as autoridades por não conseguirem solucionar os problemas decorrentes do ataque...por exemplo no caso dos palestinianos dá-se muito relevo a qualquer morte executada pelos israelitas no entanto acaba-se por não mencionar a política de terra queimada implementada por Israel...estradas de ligação entre as várias aldeias palestinianos sistemáticamente distruidas, edificios públicos e casas particulares periódicamente arrazadas...queixa-mo-nos de problemas económicos...imaginem esta distruição periódica e sistemáticamente nas zonas onde cada um de nós habita...
 
Mensagens: 86
Registado: 14/12/2005 17:02

por charles » 2/8/2006 15:38

porque razao esses paises tem a maior riqueza de todas, o famigerado ouro negro , e as populaçoes continuam a viver miseravelmente sob regimes fundamentalistas piores que qq ditatura, e não têm a minima liberdade em nada mesmo nada

e os sheiks e os senhores da guerra continuam a viver na opulência no luxo brutal ao ponto de haver senhores no medio oriente que têm colecçoes de carros no valor de bilioes

dão-se ao luxo de construir castelos no deserto com todo o luxo inimaginavel, detêem propriedades nas zonas mais caras do planeta

tem autenticas mansoes para eles e toda a familia com um numero brutal de empregados ainda á pouco li sobre um que tem a simplicidade de ter 200 empregados

e quem alimenta a guerra e todo este luxo somos nós quando enchemos o deposito estes estão-se nas tintas pra guerra quanto mais melhor mais o povo se vitimiza contra o pseudo inimigo ocidental e eles vão vivendo com todo este luxo e opulência esta é que é a questão central a guerra é só para os entreter
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por charles » 2/8/2006 15:30

tavaverquenao Escreveu:Israel já disse tanta coisa que nao sei o que será verdade ou nao. Apesar de dizerem que entraram quase 20 km no libano, ainda hoje cairam rockets a 70 dentro da froteira de israel.


então se os hizbollitas tiverem rockets com alcançe de 100 km por ex. e estiverem a 30 da fronteira conseguem lanca-los a essa distância
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por charles » 2/8/2006 15:28

lololo aliás hizbollah :mrgreen:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por charles » 2/8/2006 15:27

afinal escreve-se hizbollha
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por boxopen » 2/8/2006 15:26

tavaverquenao Escreveu:
boxopen Escreveu:Principalmente se quem te acusa NÃO ACEITAR as conclusões de entidades INDEPENDENTES, no caso a IAEA.

Mas também muito importante, o poder de quem acusa, porque se fossemos nós a acusar ainda hoje o Saddam era presidente.

E ??? Não que tal facto fosse do meu agrado, mas...
A memória das pessoas é curta; excessivamente curta!
Porque se fosse suficientemente longa lembrar-se-ía de coisas "simples" como, por exemplo:

O Iraque era, antes dos 10 anos de sanções, um dos países mais evoluídos do Médio Oriente;
Pode parecer estranho ouvir isto hoje, mas era aquele em que as mulheres eram mais respeitadas;
Era aquele em que, dado o controle que existia, nem sequer tinha ramificações com terroristas tipo Al-Qaeda.

Aliás, também por tudo isto é que o exército mais poderoso do Mundo está há mais de 3 anos para
descobrir como sair daquela porra toda, onde afinal os habitantes se lembram bem do terror do Saddam mas,
pelos vistos não esqueceram os anos de sanções e privações que os "libertadores" lhe impuseram... à bomba!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 245
Registado: 6/11/2002 10:14

por tava3 » 2/8/2006 15:24

Israel já disse tanta coisa que nao sei o que será verdade ou nao. Apesar de dizerem que entraram quase 20 km no libano, ainda hoje cairam rockets a 70 dentro da froteira de israel.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por charles » 2/8/2006 15:19

israel eliminou cerca de 700 pontos chave de onde partiam os ataques do hezbola tendo conseguido que as populaçoes fosse evacuadas das quais, parte, eram apoiantes activas nas acçoes de terrorismo levadas a cabo pelo hezbola.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por tava3 » 2/8/2006 15:15

E voltamos ao tema central, israel, quer tenha ou nao razao e como potencia diominante, entra e saí onde quer segundo as suas convicçoes interesses ou o que for.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por tava3 » 2/8/2006 15:09

"Principalmente se quem te acusa NÃO ACEITAR as conclusões de entidades INDEPENDENTES, no caso a IAEA."

Mas tambem muito importante, o poder de quem acusa, porque se fossemos nós a acusar ainda hoje o saddam era presidente.

:)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], Goya777, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 250 visitantes