Caldeirão da Bolsa

Conflito no Médio Oriente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jabba_Hut » 1/8/2006 14:02

pela ultima ve relembro que este é o Forum caldeirão da bolsa e não o Forum do Caldeirão dos credos. Poxa, haja paciencia.... discutam lá as consequencias da guerra na bolsa e deixem-se lá de arabes e judeus e bla, bla bla..
desculpem mas é aborrecido....

Jabba_hut

Registado: 6/4/2006 21:42

por Chevall » 1/8/2006 13:54

Como é lógico o Irão não é um país árabe!
Como é lógico, existem árabes judeus, cristão e outros...
Os curdos, tal como os Turcos sendo, por exemplo Muçulmanos, não sáo árabes!
Um dos grandes heróis da história do isão, Saladino, era curdo, e veja-se o que fizeram os turcos aos seus irmãos curdos em pleno séculço XIX: um holocausto á maneira islamita com 1 milhão de mortos curdos!

Loógico que por definição o anti-semitismo se aplica quer a árabes quer a Judeus, porque ambos são povos semitas, de lingua Semitica! Mas todos sabemos a conotação comum da frase, não é?

O Sionismo não e uma praga, é um movimento político de criação de um estado independente Judeu. Simboliza a concertização da máxima " para o ano que vem, em Jerusalém!"...
"Alea Jactae Est!"

Registado: 19/5/2005 12:03

por boxopen » 1/8/2006 13:43

Oh meus amigos,
Penso que há uns pontos essenciais em toda esta História MAL CONTADA!
E que, frequentemente, são usados para lançar a confusão e retirar os dividendos por algumas das partes.

Creio que a generalidade das pessoas nunca entendeu algumas VERDADES "básicas", a saber:
- o povo judeu divide-se INTERNAMENTE entre sionistas e não-sionistas;
- apenas os judeus SIONISTAS defendem intransigentemente a existência do estado de Israel;
- o conceito "Estado de Israel" foi algo COMPROVADAMENTE criado só nos finais do séc. XIX;
- a palavra "ANTI-SEMITA" aplica-se, por definição de dicionário, tanto a árabes como a judeus;
- a Al-Qaeda e os ataques do 11 de Setembro são produto de terroristas Made-in-ARÁBIA SAUDITA;
- o malvado do Saddam tinha um ÓDIO-DE-ESTIMAÇÃO ao Ossama bin Laden;
- o Irão, culturalmente é DISTINTO DO RESTO dos árabes e, compreensivelmente não "vai-à-bola" com eles;
- os "árabes", genericamente, vão desde os calmos maronitas de Marrocos aos terroristas do Afganistão;

Ok! Se me enganei em UM único ponto que seja agradeço que me corrijam... PROVANDO!
Agora, discutir sem perceber (tentando ocultar) UM único destes pontos é FALAR sem se saber o que se diz!

NOTA: O conceito de "anti-americanismo" ou "anti-ocidental" árabe é algo DIFERENTE.
Tristemente é - habitual e diariamente - confundido, para proveito dos AGITADORES - de AMBOS os lados!
É um sentimento comum entre árabes (por vezes até inimigos entre si) contra um "inimigo" comum,
sendo baseado essencialmente em episódios de ocupação, exploração, e principalmente desinformação, etc.
Tal conceito serve mais os interesses árabes do que ocidentais, APESAR de ser amplamente difundido por... ocidentais!

Registado: 6/11/2002 10:14

por joao5 » 1/8/2006 13:28

SuperPikas Escreveu:Entre Israel e o Hezbollah, só há uma escolha possível.
Entre Israel e o Hamas, só há uma escolha possível.
Entre Israel e as Brigadas de Al-Aqsa, só há uma escolha possível.
Entre Israel e a Jihad Islâmica, só há uma escolha possível.
Entre quem luta para sobreviver e quem vive para destruir, só há uma escolha possível.
Entre uma democracia moderna e uma dúzia de ditaduras medievais, só há uma escolha possível.
Entre um governo democraticamente eleito e um bando de fundamentalistas do Corão, só há uma escolha possível.
Entre mulheres livres e quem usurpa a liberdade das mulheres, só há uma escolha possível.
Entre um exército soberano e um grupo armado que se escuda entre civis, só há uma escolha possível.
Entre a cultura e o obscurantismo, só há uma escolha possível.
Entre liberdade e terrorismo, só há uma escolha possível.

Eu tomo partido.

(retirado de http://ablasfemia.blogspot.com/)

Me too!

Registado: 2/9/2005 17:52

por scpnuno » 1/8/2006 13:03

Nao me diga que acha que seria possivel chegar perto de um alvo militar nos estados unidos sem serem abatidos à distancia

Chegaram ao Pentagono. No mesmo dia. E ainda ninguém me viu a criticar essse ataque.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por The Mechanic » 1/8/2006 13:02

Jotabil escreveu :
....a chamada solidarização do infinito com o finito é um acto incontornável teologica e filosóficamente falando....sabe que o nietzsche era o poeta da vontade e da educação......dizia ele que era estudando todos os dias e dominando a vontade instintiva ...todos os dias ....que diminuiríamos nem que fosse por um infinitésimo a condição humana no testemunho da nossa vida....e assim ao fim de muita gerações ...de recristalizaçoes sucessivas ....atingiriamos ómega já perto de Deus ...ou da verdade..( esta conclusão é de theiard)..se eles existirem?

HÁ ALGUM TRADUTOR AQUI !?!?
... ALGUEM FALA JOTABILÊS !?!

... Jotabil , tens de te acalmar com o "soltar o verbo " rapaz ! Senão ninguem entende o que se passa ! Eu ponho-me a ler o que escreves ...mas perco-me ! ...não entendo puto e chego a alturas que pareço aqueles cães que andam á roda , á roda , á roda , a tentar morder o próprio rabo !! Eu sou um rapaz do campo... algo que ultrapasse o " a sopa hoje é de agrião ! " , já começa a tornar-se complicado .
Os pontinhos tambem não ajudam ...dá a sensação que estás a pensar alto ...ou a murmurar .
Eu gosto de ler o que escreves , mas quando te pões a divagar , a idéia perde-se um bocado .

Fazes-me lembrar uma especie de Prof. José Hermano Saraiva amordaçado que abre os braços e ... murmura entre dentes " rome,rome....zebegue,zebegue ...". Em vez daquele discorrer fantástico que ele faz .

Um abraço ,

The Mechanic

ps- ... mas continua a expressar-te que tu escreves umas coisas bem interessantes ! ... já não posso dizer o mesmo de mim .
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Chevall » 1/8/2006 12:59

Pareçe-me que o caro tavaverquenao, confunde Islamismo com árabes, como confunde terrorismo com movimentos de libertação, assim como confunde opressão com fanatismo!

Que me pareça o Irão não é um país árabe, assim como a Arábia Saudita, que sendo um país árabe, dispõe de parte da tecnologia militar com que o EUA forneçem por exemplo a Israel...

Para se falar dos coitadinhos e dos oprimidos e com isso justificar o uso de cintos e aviões bombas contra vitimas inocentes, devia-se pelo menos, dar-se uso de algum substracto factual. Não é chegar-se aqui e fazendo tábua rasa da memória de milhares vitimas terroristas, fazer-se a apologia dos meios que justificam todos os fins!

Com toda a certeza o caríssimo criador deste tópico nunca terá passado pelo WTC ou pelo ground zero, ou numa terá apanhado um comboio na estação de Atocha!

Muitos milhares dos meus semelhantes, que comigo partilham convicções societárias milenares tiveram uma morte injusta, protagonizada por infames fantáticos, por si albergados, no seu país de tolerância, oportunidade e respeito!

O pior fanatismo é aquele que se vira contra o seu próprio criador... O Monstro desmultiplica-se, e já vejo novos bem-aventurados preparados para a matança, seja em nome de Deus, de um erro histórico, ou de uma qualquer pseudo-opressão protagonizada pelo grande Satã!

Enfim...
"Alea Jactae Est!"

por tava3 » 1/8/2006 12:59

"Bem, espero que tenha sido EU a perceber mal o que foi afirmado."

Foi isso mesmo que quiz dizer.
E se eles lutassem de igual para igual até acredito que as torres ainda estariam de pé.
O facto de atingirem alvos civis, o que é sempre condenavel, tem mais efeito psicologico quer para eles quer para nós.
Nao me diga que acha que seria possivel chegar perto de um alvo militar nos estados unidos sem serem abatidos à distancia. Numa guerra ou se luta de igual para igual ou vale tudo. Nao foi o que os americanos fiseram quando largaram as 2 bombas atomicas sobre o japao? Porque nao foram lá lutar com o corpinho? Isso nao foi cobardia? Nao eram civis? Nao foi um ataque traiçoeiro?
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por boxopen » 1/8/2006 12:58

Olá rteixe01,
Quanto a essa tua ideia da bomba atómica...
Olha que, se calhar não está mal pensado, não senhor!
Estive agora a ver com atenção a ESCALA do mapa e só fiquei como umas dúvidas:

Não será que também se podia aplicar aos palestinianos?
Sim, sim... aos residentes no West Bank e na Faixa de Gaza.
É que se se pudesse lançar lá uma daquelas mesmo "fortezinhas" ficávamos com o problema resolvido.
Com um pau matávamos os dois coelhos, não era? Ou iríamos comprar produtos israelitas "desinfectados"?

Já agora...
E depois de se lançar essa tal bomba lá, como ficávamos?
Os países árabes já teriam mais legitimidade para ter armas nucleares?
E, havia alguma "garantia" de NÃO TER de "pagar" durante N-anos aos sionistas por esse novo Holocausto?

por scpnuno » 1/8/2006 12:43

Os 11, os setembros e os marços sao um reflexo da constante agressao aqueles povos. Sao os meios militares dos sancionados e oprimidos, exprimente vender-lhes armamento moderno como o que vendem aos israelitas, vao ver que eles largam logo os cintos de explosivos e os avioes bomba.

Eu estava a tentar evitar este tema, que é, claro, muito controverso, mas depois desta afirmação, não consegui.

Pelo que percebo, o que "falhou" no 11 de Setembro foi terem que usar aviões civis para atirar contra edificios de escritórios? Isto porque não lhes vendem armamento sofisticado como misseis, ou coisa assim? Porque se as Torres Gemeas tivessem sido atingidas por misseis, já estava bem? :shock:
No 11 de Março, foi pena não terem explodido os comboios com bombas nucleares? No Julho Londrino, foi azar terem que usar suicidas, por falta de explosivos detonados á distancia? :shock:

Bem, espero que tenha sido EU a perceber mal o que foi afirmado.
O que está mal é a morte INDISCRIMINADA de inocentes. As Torres não foram atingidas numa tentativa falhada de destruir um alvo militar. Foram atingidas porque se pretendia atingir civis. Nos outros atentados, o mesmo.
Nem sequer me consigo referir a Beslan. Ainda me custa a acreditar que foi possivél. Aquilo era uma escola primária. Pretendiam o quê? Qual é a desculpa?

Citando o Chevall, que tão bem disse, "fiquem com Deus", eu acrescento "que Deus nos protega".
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Chevall » 1/8/2006 12:42

caro jotabil,
Não estou agastado e muito pelo contrário estou bastante satisfeito com os termos da presente discussão.

Foi um tremendo prazer ter trocado umas palavras consigo. Espero que a conversa se alongue noutros parâmetros e não se fique por aqui. Não se envergonhe com qualquer clivagem por mim criada, porque se o fiz, foi de forma desinteressada e inconsciente. Digamos que foi apenas no fragor da discussão.

Quanto ao caminho para a felicidade, e no contexto da descoberta metafísica, invocado por Nietsche, não me parece que seja esse o o caminho mais adequado. Se a descobrta metafsíca ou a sua própria negação nos leva ao caminha de Deus é coisa que desconheço, mas também me parece duvidoso que Nietsche o tenha descoberto em tempo útil, a menos, claro, que a loucura seja uma relação preveligiada com Deus!

Quanto aos ditames do Filósofo, dispenso, para não dizer que desprezo, o seu sentido ético. Compreendo e aceito o seu sentido utilitário, tão sabiamente aproveitado por Gohebals, mas a desumanização da sociedade não é o meu caminho preveligiado.

....

Enfim, creio, que muito mais haveria por dizer, mas se calhar já estamos afugir ao tópico, que já de si é controverso neste espaço.

Fique bem Jota! Um Abraço, e desculpe lá qualquer coisinha...
"Alea Jactae Est!"

por rteixe01 » 1/8/2006 12:38

Sou sincero, já no domingo depois de eu afirmar que era lançar uma bomba atómica neles todos e acabava-se logo a conversa, foi atacado e ofendido por alguém que dei tanta importência que já nem sei qual era o nick, mas lá está, cada qual com as suas convicções e maneiras de pensar. Afirmei e torno a dize-lo, comigo era assim, ponto final, parágrafo,

Todos temos uma opinião, com certeza não a mudaremos só pelo que os outros dizem, logo não vale a pena estarem a esgrimir argumentos e a exaltarem-se caros colegas.

Esqueçam isso, sério. Olhem para os gráficos e toca a ganhar dinheiro.

Registado: 23/11/2005 11:37

por tava3 » 1/8/2006 12:33

"Eu aceito-os como eles são, eles têm dificuldade em aceitar o que eu sou!"

Eu acho que é precisamente o contrario o que tem vindo a acontecer em relaçao aos arabes. Os 11, os setembros e os marços sao um reflexo da constante agressao aqueles povos. Sao os meios militares dos sancionados e oprimidos, exprimente vender-lhes armamento moderno como o que vendem aos israelitas, vao ver que eles largam logo os cintos de explosivos e os avioes bomba.
Ainda ontem, o concelho de segurança ultimou o irao a acabar com o programa nuclear até ao final de agosto. Este tipo de atitudes é que despertam os ódios nos arabes, depois de serem brutalmente bombardeados mortos sem diferença entre civis e militares, as naçoes unidas sem os condenar vira-se contra outro pais arabe.

comentário

por jotabil » 1/8/2006 12:24

Não se agaste Caro Chevall

Julgo que não disse nada disso do que diz..ou julga dizer...não crie clivagens onde não existem para ganhar comandamento na conversa...Sabe que nietzsche antes de entrar em loucura ..proclamou.....esse hebreu que nunca entendi!!!!...pois....não conseguia ultraoassar o acto de amor que Deus tomou ..ao encarnar e assumir a condição humana para mais proximamente dar orientações ao homem no caminho da sua redenção....a chamada solidarização do infinito com o finito é um acto incontornável teologica e filosóficamente falando....sabe que o nietzsche era o poeta da vontade e da educação......dizia ele que era estudando todos os dias e dominando a vontade instintiva ...todos os dias ....que diminuiríamos nem que fosse por um infinitésimo a condição humana no testemunho da nossa vida....e assim ao fim de muita gerações ...de recristalizaçoes sucessivas ....atingiriamos ómega já perto de Deus ...ou da verdade..( esta conclusão é de theiard)..se eles existirem?
Não li toda a obra de Nietzche...li apenas uma biografia bem feita....por alguém que sabia a sua vida e obra de cor e salteado....e que muito me ensinou....sobre um nietzsche um real orientador para a verdade.....assim como pessoa.....como camus...como Theiard ....como Cristo... e mais uns tantos...poucos como é óbvio...para ser vulgar.
Sabe que é negando a metafísica que a mesma se consagra?!.....os judeus não precisam de propangandistas.....eles sabem da psicologia e da sociologia o necessário para quase deifinirem a leis determinísticas necessarias para imporem uma ideia....eles t~em tempo e dinho que lhes dá a oportunidade para pensarem....e serem expoentes em todos os ramos do conhecimento.
Por isso não disse que era propangandista....isso é uma ciência da mais elevada complexidade.....coisa de quase bruxaria....mas nãe é....é a exploração da parte instintiva....apenas..

Bem...tenho de terminar ...depois dos mimos com que fui agraciado devia ter vergonha....mas apenas procuro esclarecimento.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

O meu obrigado pelo roteiro...

por Chevall » 1/8/2006 11:58

Caro jotabil,
desde já lhe agradeço o roteiro livresco afim de descobrir o caminho, a luz, a via única para a felicidade...

Bil, veja uma coisa, vc ten as suas convicções enraizadas em certezas cabalísticas, não eu! Eu sou um admirador do povo Judeu por razões que fui expondo ao longo da minha agumentação noutros posts.
Em contraposição disse porque desconfiava das boas intenções" dos islamitas. Eu não esqueço, nem esquecerei os 11 deste século: o de Setembro eo de Março!
Eu não esqueço a argumentação que eles usam contra nós. É um ódio visceral que eles sentem contra tudo o que não respire o islamismo! Eu aceito-os como eles são, eles têm dificuldade em aceitar o que eu sou!

Adiante... Fala de Hitler e Nietsche não como um erro histórico. mas quase como uma consequência natural...
Que culpa tiveram os Judeus na Fragilização de Weimar? Que culpa tiveram os judeus na elaboração dos termos do armisticio de 18? Mas porque será que tudo o que acontece de mau na história tem que descambar em cima dos judeus?
Não é isto anti-semitismo primário?

Não embarco em propagandas baratas, pró ou anti judaicas. Faço a minha própria triagem dos elemntso e factos históricos. faço a minha relação dos dados.
Lê-mos com toda a certeza os mesmos livros, mas as nossas conclusºões são diversas.
Esse é também um dos caminhos da felicidade e da progressão humana. Na diversidade, no respeito, na tolerãncia, mas também no cruzamento e discussão dos dados está a metabolização do desenvolvimento humano.
Por isso caro amigo, agradeço uma vez mais a discussão e a sua argumentação, mas deixe-me trilhar o meu próprio caminho sem me classificar com o epiteto de propagandista ou mero consumidor bovino...

Um Abraço...
"Alea Jactae Est!"

comentário

por jotabil » 1/8/2006 11:55

Caro Chevall

peço-lhe que não mapule a discussão classificando as minhas ideias como grotescas...por que espero que as rebata.

Não me diga que acredita que foram os protugueses que tiverama iniciativa dos descobrimentos....?! ..Quem são os que vieram de itália?.....perto de 1380?
Quem financiou a revolta da lisboa?
quem provocou a crise de 1383/85?
Essa da teoria da conspiração é um argumento esperado....faz parte agora da argumentação das falsas discussões...para vulgarizar e para manipular as partes....eu sou cristão... com todas as dúvidas que esta afirmação comporta e tb toda as
reponsabilidades da minha razão fundamentada na fé... fides et rácio....como disse paulo II....e como diz tb o bento XVI.....com todo os respeito pelas suas mentes iluminadas.

Se calhar estamos do mesmo lado....e apenas é só uma questão de jactância que anima as nossa alegações...ehehehe

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 1/8/2006 11:38

Ao reler o que escrevo noto que existem erros ortográficos e de sintaxe...que por vezes retiram um pouco de sentido....peço perdão por tal...mas sei que compreendem.

Ao chevall....

Só li o seu comentário depois de escrever este último....não me proclamo anti-semita e naturalmente que esperava que utilizasse essa argumentação...
Li, desde sempre e comovido, tudo o que respeita ao holocausto....sim aconteceram crimes hediondos....mas porque é que aconteceram?!....essa do aproveitamento da ideias do Nietzsche e quejandos...e outras...pelo hitler e corja...é um argumento vazio.....porque sem lógica.
Porque foi que o povo alemão elegeu um chefe quase orgânico a quem atribuiu todos os poderes para endireitar as coisas?...porquê?...e existem mais porquês?
Digo-lhe mesmo que estamos num ponto de viragem significativa da organização social e politica do homem e por isso estamos neste caos ..onde nos anulamos uns aos outros ...confundidos pela propaganda que isso pretende para que não haja uma ideia de progresso prevalecente que nos alumie o caminho....deste drama humano.
Sugiro-lhe pessoa em Alvaro de campos....ou Theiard...ou nietzsche....ou Camus...todos os livros que o ajudem a sair dessa cultura feita de certezas efémeras com que constrói o seu ontos...existem cosmogonias com falsos lugares sagrados que condicionam a sinceridade da nossa preserverança e querer ser e saber...o que importa ter sempre em conta é que o homem é uma ponte sobre a terra da liberdade.....e que deve olhar sempre com desconforto quem utiliza a sua parte instintiva para impor ideias força e credos sem elevação espiritual.
Que mediz sobre a ideia do mercado....como lei natural e reguladora da vida do homem em sociedade?

Gostaria de saber.

cumps
Sun Tzu

Tramóia?

por Chevall » 1/8/2006 11:25

Desculpe insistir jotabil,
mas o que pretende exactamente com a enumeração desses factos históricos desconexos, ou conexionados segundo uma lógica singularmente sua?

O que pretende demonstrar? A cabala? A conspiração Sionista? O Polvo Judeu?

Não entendo que referencie factos históricos demarcantes do povo Judeu para justificar uma tese da cosnpiração internacional que a meus olhos não faz sentido. Não queira enumerar grandes pensadores mundiais, para pretender demonstrar que foram os Judeus que reescreveram a história! Não queira sonegar evidências como o holacausto! é um facto indesmentivel escrito infelizmente com o sangue de milhões de almas inocentes...

Dizer-se que filmes como " A vida é bela", a "lista de Schindler", ou o "o Pianista", são obras de integral ficção, sem qualquer fundamento histórico, meramente patrocinadas com fundos judeus afim de consagrarem a si próprios um pouco da piedade humana, é, diria, uma afirmação grotesca...

Este, como tantos outros assuntos de natureza política-religiosa, é um assunto complexo. é dificil obterem-se consensos, pois veja-se no terreno, a ferocidade e o ódio entre vizinhos.

Ninguém é inocente nesta história de morte. admito que Israel tenha contribuido enfáticamente para o alimentar do ódio entre os árabes e muçulmanos. Mas não deixo de registar o sistemático apelo islâmico á destruição liminar de Israel. Esta é uma luta pela sobrevivência para os Israelitas.
São 5 milhões contra potenciais 300 milhões... É este, pelo menos, o slogan do Hezbollah!

Caro Jotabil, nada me move contra as suas opiniões. respeito-as, como o respeito a si. Não me queira por isso catalogar de propagandista judeu...
Sou católico de formação, como podia ser Judeu ou islâmico... nada me move contra qualquer tipo de religião em si, sendo que as respeito a todas, lamentando apenas, muitas vezes, o uso que os homens dão ao nome de Deus!
Deus para mim é amor, e por isso invocar qualquer mortandade em seu nome é, para mim, pura balsfémia.

Nesse sentido, caro Jotabil, fique com Deus!
"Alea Jactae Est!"

por tava3 » 1/8/2006 11:15

Enquanto dissertamos à volta do como e porquê disto ou daquilo, a siria já se está a preparar para a guerra. É por isto que a europa nunca consegue chegar a um consenso nestas situaçoes, discute muito e age-se pouco. Quando o bush se saí com frases do tipo: ou estao comnosco ou estao com os terroristas" acho que nao vale a pena "perder" tempo com discussoes filosoficas.

comentário

por jotabil » 1/8/2006 10:56

Isto de tocar num assunto tabu da propaganda que tem meio século de duração implica coragem...mas se lerem jean duché.....na parte de civilização romana.... se lerem sobre o cativeiro da babilónia... de onde só o persa Ciro os libertou ....se lerem sobre sodoma e gomorra....o que fizeram os egípcios...as sete pragas... a descida da montanha de moisés e o seu povo em orgias e bezerros de ouro bem...não falando das reformas e contra- reformas da europa mediaval....renacentista...and so on...sabem que emanuel kant era judeu?!...e newton também.....enestein....e toda uma pleiade de pensadores ..spinosa......e economistas...financeiros...os rostchild .. quem são os da liga hansiática?....os rockfelers....a classe dirigente de NY?....e quem domina no lichenstein? e o benelux?....como nasceu a liga do carvão e do aço?...que princípios adornavam essa coligação aduaneira...sentemo-nos a admirar a trama com que se tece a manta com que nos cobrimos...e depois não manipulem a discussão usando frases sem contexto...para manter as pessoas dentro de um complexo de culpa e assim não explanarem as suas alegações de uma forma franca e descondicionada.
Claro que tb é preciso ler umas coisas fora da propaganda que subrepticiamente é instilada nas gentes....Vocês lembram-se do filme "a vida é
bela".....e um exemplo dessa propaganda com todos os elementos que apelam aos instintos do homem e aos seus reflexos condicionados...obra admirável da psicologia e da sociologia.....não admira pois que seja considerado uma obra excepcional pelo menos avisados que na sua boa fé absorvem aquilo na sua alma.
Cristo ...um dia colocou em respeito os doutores da lei...o mínimo que lhe aconteceu foi ser crucificado no colgota...digo isto em jeito de síntese....mas ai de quem se levante a apelar à reflexão no seio de da propaganda cientificamente estudada desde há décadas.
Ninguém o ouve ..ou então chama-lhe nomes...porque não está na logica da ideia força que sobreleva da propaganda.

cumps
Sun Tzu

Contornos históricos....

por Chevall » 1/8/2006 10:22

Caro Jotabill,

Agradeço a sua interpelação e regozijo-me com o nível de discussão presente neste fórum.

Quanto ao tema, e face aquilo que foi expondo na sua tese histórica, cumpreme-me informá-lo, que não alinho em teses da conspiração para demonstrar a minha visão da história...

Respeito a sua opinião e tenho-a como válida; vejo que tem da história da humanidade um sedimentado conhecimento, mas retira da mesma, com o devidoi respeito, uma visão muito própria e, para mim, enviesada...

Justificar-se o anti-semitismo latente, com base em características ou apetências próprias de um povo, que de identidade étnica, neste momento nada tem, é para mim uma falácia gritante e de uma insjutiça atroz.

Os Judeus sempre foram perseguidos por convicções primárias, de natureza religiosa ( "assassinos de Cristo" ), e depois, dado o seu enquadramento societário, serviam e encaixavam na perfeição como verdadeiros bodes expistórios em momentos de crise, quer do sisetma político, quer do sistema económico-financeiro.

Por serem diferentes, por terem a coragem de assumir as suas convicções religiosas, por terem a capacidade de produzir riqueza, por terem a destreza de aconselharem governantes, estes sempre estiveram na berlinda uando o processo político se deteriorava nos países em que viviam enquanto minoria de elite...

Dizer-se que inventaram a fidúcia ou que criaram os sistema bancário internacional como uma boa justificação para as perseguições a que foram sujeitos, parece-me uma boa desculpa racista, mas sem fundamento ético. Se se o dinheiro "se lhes agarra demasiadamente fácil às mãos", cada um terire daí os ensinamentos que quiser, mas isso a mim, em nada justifica o anti-semitismo reinante no mundo. Se eles têm essa capacidade só teremos a prender com eles...

Se isso motivou a revolta nazi, se isso motivou o erro histórico da expulsão dos Judeus da peninsula, se isso motiva as pessoas a colocarem parangonas a dizerem que os Judeus aprenderam com o Hitler as leis da matança, só tenho que lamentar sob o ponto de vista ético-moral. A história, e nesse sentido, o subsistema económico recorrente do processo histórico avança em ciclos francamente repetíveis.
Afinal a natureza humana pouco evoluiu ao longo destes 5000 anos de história reproduzivel.
Os acontecimentos do passado facilmente se vêm reproduzidos em fenómenos do presente, por isso em nada me transcende a intolerância, o racismo, ou o fanatismo que perspassa nos momentos do presente, ao tentar justificar-se a tomada de posição de cada um nesta matéria tão sensivel...
"Alea Jactae Est!"

por tava3 » 1/8/2006 2:37

Nao sei se reparam mas ontem, depois de todo os protestos e indignaçao sobre o bombardeamento de qana, os estados unidos vieram anuciar que iria haver uma pausa nos bombardeamentos aereos, só depois veio o ministro israelita dar a mesma noticia. Mostra bem quem manda na guerra.

por tava3 » 1/8/2006 2:23

Pouco importa, aos que realmente lucram com estas guerras, quem apereceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha, eles até agradecem este tipo de voos.

por tava3 » 1/8/2006 1:57

Eu acho uma piada ao que voces vao desenterrar à historia quando as razoes do problema sao mais simples, sao economicas e geo-estrategicas. O resto serve para confundir, baralhar e distrair e com resultados.

por boxopen » 1/8/2006 1:11

SuperPikas Escreveu:Entre X e Y só há uma escolha possível...
(retirado de http://ablasfemia.blogspot.com/)

Espera lá...
Então, aqui o Bispo de Jerusalém quando AFIRMA publicamente:
"For the past forty years we have been largely alone on this desert fighting a predator...
I am disturbed that the Zionist Christian community is damaging America’s image as never before...
The strategy of ethnic cleansing on the part of the State of Israel continues..."

http://www.j-diocese.com/DiocesanNews/v ... 34#slbl234

Está, segundo o http://ablasfemia.blogspot.com/ a cometer uma blasfémia, é?
Se tudo isto não fosse suficientemente triste diria que era hilariante! :evil:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Burbano, cali010201, Goya777, Kooc, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Zecadiabo e 173 visitantes