Caldeirão da Bolsa

Conflito no Médio Oriente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jabba_Hut » 31/7/2006 13:49

epá , finalmente alguem escreve uma coisa sensata.!!!

..Quando vieres aqui ao planeta, já sabes, bebes á borla.

Jabba_Hut

Registado: 6/4/2006 21:42

por afsantos » 31/7/2006 13:17

Será que não dá para alugar uns cargueiros e metermos lá os israelitas, hezbolhas, hamas, fath, al queada etc etc etc etc e larga-los todos em mar alto?

Já agora ao leme de um dos cargueiros podia ir o Bush!!!

Registado: 15/9/2005 9:41

por drivingsouth » 31/7/2006 11:39

Folgo saber q existem argumentos para fazer uma guerra, tanto de um lado como de outro...

Qdo faltar algum, ainda não culpar o adão e a eva.

Registado: 17/10/2005 11:04

por rteixe01 » 31/7/2006 8:31

japt Escreveu:As Barbariddes que esse senhor escreveu, que se diz chamar "RTEIXE01", pensava eu que j´já não existiam neste planeta, mas infelizmente é o que se vê.
como é possível uma pessoa fazer a apologia do
lançamento das bombas atómicas, no seculo que estamos. Pura ignorancia, inculto etc...

Não se vive só de bolsa e do dinheiro, temos que
que ser humanos e acima de tudo tentar compreender
os problemas dos outros e porque acontecem.

Chamo atenção dos admnistradores deste forum que o
esse senhor escreveu não devia ser permitido.

já vi por coisas inferiores opiniões serem eleminadas.

Caro japt,

Só hoje vi o que escreveu e uma coisa lhe digo sem querer adiantar-me muito mais, bárbaro é o senhor e tenha tento na lingua, se não tem educação vá aprender a ter, ainda vai a tempo, não me viu ofender ninguém pois não...
Já escrevi antes e reafirmo, é a minha opinião pessoal, não a mudo nem por si nem por ninguém.
Sim, estou farto de ano após ano ver sempre as mesmas imagens na tv e ouvir as mesmas noticias, sempre com os mesmos intervenientes.
Quem é o senhor para dizer que não posso ou devo dizer isto ou aquilo? Conhece-me de algum lado? Devo-lhe satisfações? Penso que não, eu respeito a sua opinião e o caro, indubitavelmente terá forçosamente de respeitar a minha.

Registado: 23/11/2005 11:37

por boxopen » 31/7/2006 1:14

tavaverquenao Escreveu:O grande acontecimento que desencadeou esta "paranoica" caça aos terroristas foi o 11 de setembro, mas quem foi o culpado indirecto?
Os estados unidos e o seu prototipo anti-urss de nome bin laden, mas aquilo avariou e voltou-se contra o dono, digo amigo.

Digamos que "o grande acontecimento" nem foi bem esse...
O "acontecimento" foi escrito uns anos antes, por uma dúzia de neocons, e é pouco conhecido.
Chama-se Project for the New American Century... PNAC para os amigos!
Está aqui, no site "oficial" desses neo-terroristas: http://www.newamericancentury.org/
Mais precisamente aqui: http://www.newamericancentury.org/Rebui ... fenses.pdf

Mas neste caso actual sobre Israel, talvez a melhor explicação até seja outra,
escrita em Abril passado por dois professores de ciência Política de Harvard:
http://ksgnotes1.harvard.edu/Research/w ... /RWP06-011
The Israel Lobby and U.S. Foreign Policy
http://ksgnotes1.harvard.edu/Research/w ... 1_walt.pdf

Registado: 6/11/2002 10:14

Os gráficos não mentem! A Guerra é Bull !!!!!!

por leprechaun » 31/7/2006 1:03

Independentemente de opiniões e tomadas de posição em relação ao presente conflito israelo-palestino - mais um! - o único facto indesmentível é que, no passado, o comportamento das Bolsas durante as guerras entre árabes e israelitas foi invariavelmente Bull. E isso está a acontecer de novo, logo aqui a História também se repete.

Estes os factos, a cada um a sua interpretação. Mas para quem é pragmático, ver a simples e evidente realidade é sempre obrigatório. A abstracção teórica é uma coisa, e a verdade prática é outra bem distinta. Logo, quem for teimoso não se safa num ambiente em que a flexibilidade é um "must"!

Entretanto, os sinais Bull continuam a acumular-se e multiplicar-se. Mais logo, falarei ainda das mais recentes perspectivas risonhas para os mercados globais. Tudo combinado, o 2º semestre pode ser de arromba, a ver vamos se as diversas confirmações convergem no mesmo sentido, tal como tem acontecido nas últimas 6 semanas, numa concordância algo invulgar mas que, para já, se está a revelar 100% certeira.

E aí ficam 3 gráficos, datados de 1948, 1967 e 1973. Até agora, 2006 está a seguir as mesmas pisadas... do you notice?!
Anexos
1948.jpg
The 1948 Arab-Israeli War, May 14 through June 11.
1948.jpg (31.4 KiB) Visualizado 1672 vezes
1967.jpg
The Six-Day War, June 5 through June 10, 1967.
1967.jpg (38.2 KiB) Visualizado 1667 vezes
1973.jpg
The Yom Kippur War, Oct. 6 through Oct 26, 1973.
1973.jpg (30.54 KiB) Visualizado 1650 vezes
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por tava3 » 31/7/2006 0:20

O grande acontecimento que desencadeou esta "paranoica" caça aos terroristas foi o 11 de setembro, mas quem foi o culpado indirecto? Os estados unidos e o seu prototipo anti-urss de nome bin laden, mas aquilo avariou e voltou-se contra o dono, digo amigo.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

comentário

por jotabil » 31/7/2006 0:04

Claro Caro Mec.....quem conduz a guerra tenta cumprir objectivos definidos pela geopolitica....ou seja os interesses de uma determinada entidade política da cena internacional...quem conduz a guerra apenas concretiza a estratégia militar...como última rácio.....antes dela têm de funcionar estratégias diplomáticas....económicas....culturais....quando nenhuma delas atinge os objectivos definidos ....entra a última razão...que vai do pau...ao carro de combate....ao avião ...à bomba...até ao fim....até a vontade de combater do antagonista esmoreça ...ou se submeta ao interesse politico desejado...ou desejável.
Aquilo que se passa no médio oriente tem contornos mais vastos do que a mera natureza dos antagonistas directos...jogam-se interesses de entidades politicas
cujo tabuleiro de xadrez envolve mais peões mais cavalos e mais bispos. Alí são peões e quando muito cavalos a entrechocar.....os reis e rainhas das brancas e das pretas...movem-se nas entrelinhas das chancelarias das lealdades compradas e dos apoios inconfessáveis à desestabilização através da organização das guerrilhas do terror...e da propaganda tendente a confundir a opinião publica para que seja favorável às pretensões em jogo.
O silêncio da europa terrestre é revelador e a senhora Rice anda a avisar estes europeus que devem tomar juizo...porque de nada adianta andar a alimentar a guerrilha no Iraque nem a acicatar os animos na palestina....quem está no terreno são eles e estão atentos a possiveis translações da situação...nem que para isso tenham que assustar o Irão....ou reacender a Bósnia..ou o kosovo....ou a África ocidental...ou meridional.... existem fronteiras de interesse que será preciso respeitar....a Europa que se conforme com a sua posição condicionada face aos mercados primários...os USA-Uk estão em força e querem tirar proveito disso....a Europa desarmou-se e como tal tem de aceitar que a sua zona de interesse também por esse facto tivesse diminuído...e os réditos tb..naturalmente....e deve ter cuidado com o jogo um pouco viciado que faz....as coisas podem descambar.

bem....boa noite...

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por boxopen » 30/7/2006 23:28

Podem parecer todos respeitáveis, podem até ter nomes sonantes,
podem ler em livros do tempo em que as editoras publicavam o que queriam,
podem mudar, deturpar, inventar, esconder...

Mas NINGUÉM, em pleno séc. XXI precisa de lhes PAGAR para aprender a PENSAR por si!!!

Primeiro, para perceber que nem todos os judeus são iguais: http://jewsnotzionists.org/
Depois... a quantidade de referências e história: http://www.palestineremembered.com/ZionistFAQ.html
Torna a História HOJE impossível de apagar!!!

Registado: 6/11/2002 10:14

por The Mechanic » 30/7/2006 23:17

A verdade maior é que quem faz a guerra ( seja o Presidente, PM , Rei , Ayatholla , Lider Espiritual , isto é , os lideres ), nunca vao para a frente de batalha . Ficam nos palacios a dar ordens .
Se eles fossem os primeiros a ir lutar , acabavam-se as guerras num instante e dava-se lugar à palavra.

Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
Crianças.JPG
Uma imagem vale mil palavras ...
Crianças.JPG (54.59 KiB) Visualizado 1734 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por leom » 30/7/2006 22:32

[quote]Não meu caro Leon, não são santos: SAÕ HUMANOS!

Humanidade é coisa que não abunda pra aqueles lados.

[quote]Meu caro Mealheiro: sabe porque a imprensa não chama de terroristas aos Israelitas (ponto de interrogação). Porque:
1 - Não põe bombas á cintura e se fazem explodir no meio da população civil
2 - não desviam aviões
3 - não atiram aviões contra edifícios
4 - não põem bombas no metro nem nas estações de comboio.
5 - não se escondem atrás de civis
6 - tem poder atómico e nunca ameaçaram ninguem com ele.
7 - nunca disseram que o Irão não tem o direito de existir
8 - Apostam no ensino e desenvolvimento da sua população mesmo em tempos do holocausto (e não ensinam nas escolas que outro pais tem que desparecer do mapa)

:shock: :shock: :shock:
matar civis em bombardeamentos e mto mais aceitavel... :shock: :shock:
não estou a defender uns nem outros,não percebo é o porque dessa defesa cega aos israelitas que não são nem nunca foram,tal como a maoiria dos povos dessa zona, paises pacificos.
Adeus.

Bons negocios

Registado: 5/4/2006 0:51

por mealheiro » 30/7/2006 22:28

Os nossos media tudo têm feito para passar a ideia de que o actual conflito só se iniciou após a captura dos soldados israelitas e de que se está " perante uma guerra entre iguais, em que o agressor passa à condição de vítima e o ocupado à condição de terrorista". Ignora-se " o direito dos povos à resistência quando ocupados e agredidos", consagrado na Carta das Nações Unidas; deixa-se esquecido que " a captura dos soldados israelitas na Faixa de Gaza foi precedida de dois meses de bombardeamentos israelitas" e que o exército israelita realiza regularmente " incursões" no Líbano desde a sua retirada em 2000, mantendo ocupadas parcelas deste território; " oculta-se toda uma história de ocupações e massacres israelitas contra o povo libanês e os campos de refugiados palestinianos no Líbano"; cala-se que Israel tem 9000 presos políticos palestinianos e libaneses encarcerados nas suas prisões. Nos últimos seis anos foram presos 4500 palestinianos, aos quais se juntaram recentemente 8 ministros e 25 deputados, cuja troca Israel continua a recusar.

Amigo Clinico, não lhe vou responder em pormenor mas a sua postura é normalíssima. Você é por Israel, tem todo o direito. bush também é e,por acaso já ouvi esta frase de uma jornalista portuguesa: se Israel tivesse limpo há seis anos o Sul do Líbano...reparem: se tivesse limpo! Portanto, as posições pró israel não me causam espanto nenhum.Contrariamente,a grande admiração vem-me do facto de haver gente no nosso país que, diga-se, corajosamente encara aquela guerra de forma a não vergarem os joelhos perante os poderosos. Bem haja! Pois a desinformação é tal que essa postura tem o valor de um acto de coragem.
Você começou por apresentar uma sequência de pontos para defender o epíteto de terrorista coladinho ao árabe.Passo a transmitir a ideia: O israelita não põe bombas à cintura e se faz explodir no meio da população. Muito bem! Não é terrorista, não senhor, porque mete-se num helicóptero Apache, lança milhares de bombas sobre uma cidade, mata centenas de pessoas, leva milhares de feridos ao hospital e, ainda por cima, está a fazer isto numa Terra que roubou aos palestinianos... Isto é mentira? Atreve-se a negar estes factos que ocorrem hoje, no Sul do Líbano? E que são norma desde há dezenas de anos? Há dezenas de anos que israel se repete! Ó meu amigo, isto é de bradar aos céus! desculpe, tem todo o direito de fazer opções. Chame terrorista ao árabe nem que seja um milhão de vezes mas, sinceramente, diga que este israelita é um AMOR!!!!!!! Quantas vezes ouviu os adjectivos ditador e tirano a Fidel Castro? Mas em Cuba, os steites têm uma prisão, mandam para lá os presos que querem, violam o espaço aéreo a todo o momento,fazem chichi, cócó, entram, saem, gozam, fazem o pino...e alguma vez ouviu dizer que bush era transgressor, invasor, desobediente, prepotente? e porque não ditador?( E lá teria que cair novamente na imagem do árabe, sujo, feio, fanático, roto, mal vestido...e o israelita limpinho, barbeado, com arma sofisticada, a falar inglês "muy soft"...)Acredite, esse seu raciocínio é o espelho puro da gradiosíssima maioria da nossa televisão e jornais. É chapa chapada! Tem todo o direito de estar a favor da invasão dos "steites" sobre o Iraque mas não me venha dizer que foi por causa das armas de destruição massiva...O pacheco pereira, o barroso, jornalistas e que tais caíram nesse ridículo mas, veja lá,olhe, é ridículo pronto! Nesse período em que o próprio burroso chamou aos Açores a "trilogia divina" eu proibi os meus filhos de frequentarem os Centros Comerciais. Você pode dizer: Pois, eram os terroristas árabes a darem-lhe cabo da família...e eu responder-lhe-ia: não, é uma resposta de terror ao terror que estes governos semearam__com a postura ridícula de portugal__ É saber-se metido na guerra sem culpa nenhuma mas o facto é que para a morte não há solução. E eu senti o árabe pura e simplesmente provocado...A resposta veio para Espanha o que não me causou estranheza nenhuma, o terror das ruas de Bagdad espalhou-se na linha de comboio de Madrid. Mas não me acuse de ser apoiante de qualquer dos dois terrores.
E pouco mais vou dizer porque iria repetir-me. E iria reescrever passagens que deixei no meu primeiro texto como esta que segue: " não se escondem atrás de civis" pois se me matassem a mulher, um filho, um pai, uma mãe, me destruissem a casa, as culturas do meu campo, me roubassem as azeitonas das oliveiras, me roubassem o gado, me gozassem na minha própria Pátria que ocuparam, eu também me esconderia atrás de civis.
Apostam no ensino tréu téu téu...olhe, se você um dia for a israel e mandar uma criança da primária desenhar uma criança árabe, ela apresentar-lhe-á um desenho que não lhe causará espanto nenhum. Pois lá vem o puto árabe prenhe de bombas até aos olhos...alguém o ensinou, para uns bem, para outros, tal qual eu, muito mal.
etc, etc, etc...
A morte de israelitas causa-me tanto sofrimento como a dos árabes.A minha defesa está em, por norma, não ver telejornais só que, em qualquer canal estas terríveis imagens entram-nos pelos olhos sem dó nem piedade e sem pedir licença. Mas, não o escondo, neste conflito, acho que israel é o agressor e deve ser tratado como tal. Faz-se de vítima, há quem o apoie e eu não acho piada nenhuma a isso. Acima de tudo, o que é lamentável é a guerra. Assim como lamento a má figura que fizeram os Cruzados quando rapinaram Jerusalém além de matarem, destruirem vandalizarem __e tudo em nome de deus.__ coisa em que nunca acreditarei. Assim como fez a Indonésia sobre Timor etc, etc, etc...
É deste modo que penso e para meu bem porque só assim ando de consciência tranquila. E gostava que me deixassem em paz porque nem à tropa fui e vivo muito feliz. Não devo ter jeito nenhum para pegar em armas. Nem queria!!!

Aspiremos a um Homem de Paz.
parábula dos talentos.

Registado: 20/11/2005 19:17

comentário.....

por jotabil » 30/7/2006 21:01

Caro Clinico

A guerra é a continuação da política por outros meios.....queres dizer que vives com televisão e carro e dvds....e telemóveis...e ordenador....e uma casa arrefecida....sem moscas.....mas és pacifista....e não desejas a guerra....entretanto há uns tantos a comer fuba com moscas ...tudo bem...negoceias e não fazes a guerra.....mas eles não aceitam os termos do negócio.....e querem fazer valer os direitos....mas tu és anti guerra....mas os que te antagonizam vêm na guerra a única solução...que fazes tu?.....Continuas na tua de anti guerra....mas depois não te queixes se ficares sem o carro....sem a praia do algarve.....sem o computador sem o telelé..
O melhor é arranjares um sarrafo e dispores-te a vender caro o roubo....e a vida se necessário for.....a guerra como sabes é a última rácio e é feita numa ascenção aos extremos... começa numa lamina ...e termina numa bomba atómica de hidrogénio ou de neutrões para ser mais eficaz sem destruir
muito...
Pilatos também quis lavar as mãos....mas esse gesto ficou na história como a não inscrição na responsabilidade da morte desse hebreu que nos comove.
Essa de ser anti-guerra é uma afirmação grave...tão grave como a atitude contrária...diz-se assim numa pantalha branca que tudo permite.....mas no real a coisa afia mais fino...que te tirem as mais valias que vais ganhando e verás como chovem raios e coriscos da tua consciência agrilhoada pela injustiça...fia-te nessa do fim da história e do drama humano....serias um deus se conseguisses eliminar a guerra..
bem ...meu caro...estás de férias...no reino do barlavento algarvio.....e não estarás disposto a estas transcorrências....boa férias...e que não apanhes muitos levantes..

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 30/7/2006 20:06

Caros....Mealheiro e seguintes

Os palestinianos e os judeus de Israel são primos e têm a mesma origem vieram todos das margens do mar Cáspio os primeiros a chegar à palestina....por acaso foram os judeus...de uma forma concisa foi assim:- originários do norte do Iraque..nos tempos citados na bíblia como o tempo de Abraão...vieram mais para sul onde se misturaram (miscegenaram) com os uritas da cidade de Ur que kish e Lagash...constituiam a civilização Hitita cerca de 4000 anos antes de cristo....a determinada altura esses uritas miscegenados de judeus....começaram a deslocar-se para oeste para as margens do rio Jordão.
Foram chamados os povos de Ibrim ou hebreus...aí mistiraram-se com os cananeus e ocuparam toda a zona actual da palestina....de resto este nome está relacionado com um molusco que fornecia a materia corante dos tecidos que foram comerciados por esses cananeus miscegenados de judeus....que por causa do comercio se dispersaram em colónias pela europa do sul e central....os chamados judeus sefarditas...entretanto um ramo ..os designados biblicamente como os filhos de Jacob....foram para o Egipto e aí se mantiveram até Moisés.....entretanto a palestina quase desertificada...por esta dispersão....estava vaga.....e quando uma terra está vaga...outros a ocupam....foi então que uns primos desses mesmos judeus ...vindos da mesma zona do mar cáspio.....ocuparam faixas daquele território que coincidiam com as actuais faixa de Gaza e Cisjordânea.....os chamados Philisteus.
Entretanto Moisés e o seu povo..que andou uns quarenta anos no deserto a viver do maná e da água que a vara fazia brotar das pedras... chega à terra prometida....depois das tábuas da lei que Moisés na sua ira partiu ao ver o seu povo nas orgias costumeiras....seu filho Jesué conquista Jericó ao som dos tímbalos e oboès....... e depois veio David e o Golias.....e as guerras com os Philisteus.....até hoje....agora saber a quem pertence aquela terra....não se pode dizer muito....aquilo era dos cananeus inicialmente e logo a seguir dos judeus( Hebreus) misturados....e depois é que vieram os Philisteus.....quanto a legitimidade histórica ou proximo disso, estamos esclarecidos...
Ninguém roubou nada a ninguém ...é o devir que faz isto...estas aparentes discordâncias....mas o que se passa no líbano na palestina e em Israel...pouco tem a ver com esse velho problema da terra.....existem como já disse anteriormente outras punções....outras forças....outros motivos...que utilizam dinsensões milenares para criarem fracturas que justificam acções de guerra tendo em vista unicamente desestabilizar a região e a mudança da estrutura das forças que actualmente estão establecidas no médio oriente no usufruto dos mercados primários terrivel e cruamente disputados pela facção sediada na europa terrestre e pela sediada nos USA-UK.
Reparem que eu não me refiro aos povos....refiro-me a seitas de poder económico sediadas nesses países....e que na sombra manipulam interesses , informação e almas.

cumps.
Sun Tzu

Israel

por Clinico » 30/7/2006 19:42

Muito Querida Senhora: Obrigado pelos seus pontos de interrogação :lol: :lol:
Um abraço com muito carinho
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por scpnuno » 30/7/2006 19:39

não são santos: SAÕ HUMANOS!

:clap: :clap: :clap: :clap:

e existem! e querem continuar existir! e, por muito que custe (a alguns) estão no seu pleno direito!

Abraços
P.S. - Clinico, mando-lhe aqui uns pontos de interrogação para copiar - ? ? ? (eu nas férias não tinha cedilhas)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Israel

por Clinico » 30/7/2006 19:33

Não meu caro Leon, não são santos: SAÕ HUMANOS!

Israel

por Clinico » 30/7/2006 19:31

Meu caro Jeso: Parabens pela sua exposição histórica. Ver alguem que fala com conhecimento histórico é para mim um alegria.
Deixo no entanto aqui bem claro, que sou totalmente anti guerra e no fundo, no fundo, não sei se esta guerra no Líbano irá trazer alguma resoluçao ao caso. Para mim,só se resolve este problema com a queda do Irão. Acaba-se com a fonte do ódio!

Vou jantar. Tou de férias...
Abraço
Clinico

por leom » 30/7/2006 19:28

resumindo são un santos...... :?

abraços

Registado: 5/4/2006 0:51

Israel

por Clinico » 30/7/2006 19:25

Meu caro Mealheiro: sabe porque a imprensa não chama de terroristas aos Israelitas (ponto de interrogação). Porque:
1 - Não põe bombas á cintura e se fazem explodir no meio da população civil
2 - não desviam aviões
3 - não atiram aviões contra edifícios
4 - não põem bombas no metro nem nas estações de comboio.
5 - não se escondem atrás de civis
6 - tem poder atómico e nunca ameaçaram ninguem com ele.
7 - nunca disseram que o Irão não tem o direito de existir
8 - Apostam no ensino e desenvolvimento da sua população mesmo em tempos do holocausto (e não ensinam nas escolas que outro pais tem que desparecer do mapa)

Agora estou de acordo com uma coisa: a propaganda árabe está muito bem construida! Fácil e eficiente.è a apologia do ¨coitadinho¨...
Um abraço
Clinico

por Princepe da bolsa » 30/7/2006 19:12

mealheiro disse:

Deixo uma palavra de louvor a todos os israelitas que condenam estes actos de guerra e aspiram a uma convivência pacífica com os árabes. Louvo também os árabes e sobretudo os palestinianos que, apesar de lhes ter sido ocupada e roubada a própria Terra, terem sido expulsos à força da própria casa, aspiram a uma também convivência pacífica com os israelitas.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Concordo totalmente! A solução de problemas como este passa pelo apoio da comunidade internacional, da qual fazemos parte e não nos podemos demitir, às facções moderadas das partes beligerantes...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por jeso » 30/7/2006 19:12

Já se escreveu que o anti-americanismo é o anti-semitismo dos nossos dias. É um anti-semitismo diferente, mas é muito parecido. Israel está a ser vítima dessa forma peculiar de anti-semitismo.

A história não ensina tanto como pensamos, mas dá-nos comparações úteis. O caso de Israel é muito interessante para a análise das evoluções políticas e ideológicas do século XX. Quando nasceu o estado de Israel, a ferro e fogo contra os ingleses e os partidários do Grande Mufti de Jerusalém, amigo dos nazis, a causa sionista era sentida como uma causa da esquerda. Foi a URSS uma grande impulsionadora das resoluções da ONU para a partilha da Palestina, e o primeiro estado a reconhecer Israel. Estava-se na altura em que o nosso Avante! clandestino saudava a luta de Israel contra as “monarquias feudais àrabes” que lhe faziam guerra e a saga socialista dos kibutz fazia parte do imaginário utópico de toda a esquerda e não só da comunista. Os socialistas e a sua Internacional deram grande apoio político ao jovem estado.

Ora, desde o primeiro minuto que a “causa” de Israel dependeu de ganhar as guerras aos países que o rodeavam e mesmo aos que estavam longe. Recordo-me de visitar a Argélia há uns anos e ter verificado com alguma surpresa que ainda havia um estado de guerra com Israel, muitos anos depois do último conflito militar que opôs o estado judeu a outros estados e não a grupos de guerrilha ou grupos terroristas.

Ora, nas suas guerras, sempre de natureza defensiva – não adianta explicar aos que estão de má fé que o carácter ofensivo de algumas operações militares nada tem a ver com o carácter defensivo do conflito - , o Israel de hoje não é distinto do do fim dos anos quarenta. No centro dessas guerras esteve sempre a pura sobrevivência do estado de Israel , quer de um lado quer do outro. A recusa da existência de Israel esteve sempre no centro das guerras árabes, agora cada vez mais muçulmanas, e só muito mais tarde é que a “questão palestiniana” surgiu.

A inflexão da esquerda contra Israel acompanhou a política soviética de Krutchev de apoio ao nacionalismo árabe, que levou a prazo a uma mudança de aliados na região. Apoiando Nasser, reagindo ao último estertor do colonialismo, o conflito do Suez, a URSS abriu caminho ao progressivo isolamento de Israel dos seus apoios na esquerda socialista e comunista. Nos anos sessenta, setenta, oitenta, até ao fim da própria URSS, esta tornou-se um dos principais apoios logísticos e políticos dos movimentos de guerrilha e terroristas palestinianos, ou pró-palestinianos, embora o seu controle nunca fosse total, devido ao emaranhado muito complexo das intrigas nacionais e de clãs que sempre atravessaram o Norte de Africa e o Médio oriente. Ter que lidar com a Líbia, a Síria, o Iraque, o Irão, a rede de terrorismo internacional que ia do Japão à Alemanha, era difícil, mas mesmo assim os soviéticos estiveram sempre presentes nesse mundo e sub-mundo.

Foram os americanos, nem sempre muito voluntaristas na região (como mostraram durante a guerra do Suez), que acabaram por se tornar os principais aliados de Israel. Para que isso acontecesse houve razões de guerra fria e pressões do importante lobi judaico na América, mas foi assim que se criou a realidade das alianças actuais. Logo, os israelitas acabam também por ser alvo, e nalguns casos mais do que isso, pretexto central, do anti-americanismo contemporâneo.

A paralisia europeia numa região do mundo que faz parte da sua esfera geopolítica vem desse anti-americanismo, em que a Europa, em grande parte por pressão de uma França pós-gaullista, se deixou enredar tornando-a irrelevante. Ver um estado que foi uma criação francesa como o Líbano hoje ser vassalo da Síria e assistir à completa impotência militar e política da França é apenas o sintoma maior da mesma impotência da União Europeia separada dos EUA.

Tudo isto é fora, à margem. Para Israel muito pouco mudou desde o dia 15 de Maio de 1948 em que imediatamente a seguir à formalização da independência pela ONU, os estados da Liga árabe declararam guerra a Israel que foi atacada pela Jordânia, o Líbano, o Egipto, o Iraque, e Arábia Saudita. O secretário geral da Liga árabe, Azzam Pasha, invocou a jihad e apelou a uma “guerra de extermínio”. Algumas coisas mudaram desde este dia e algumas para melhor, mas para Israel continua a ser uma questão de pura sobrevivência. É por ser assim que em Israel, nunca a esquerda e a direita se dividiram no essencial sobre a conduta de operações militares para defender o estado de Israel.

Retirado do ABRUPTO (JPP)

Registado: 24/6/2006 12:52

por tavaverquenao_0 » 30/7/2006 19:10

Gostaria de saber porque os administradores me cortaram a possibilidade de responder com o outro nick, acho que fui educado. Quais sao os criterios para banir ou nao alguem? É só porque vos apetece? Vamos lá a ter respeito pelos intervenientes, isto nao é uma republica das bananas, acho eu.

Registado: 30/7/2006 19:05

Israel

por Clinico » 30/7/2006 19:09

Estou de férias no Algarve e só agora vim ao Caldeirão para me preparar para 2 feira. Não vou entrar em discussões. Agora não tenho tempo. Lamento, como ser humano, pai etc, qualquer morte em guerra, muito mais de qualquer criança velho ou adulto, incluindo soldados, apesar da profissão.
Lamento que não haja sossego na região, que todos eles desejam. Mas, vejo que Israel continua a ser vilão (como sempre). Só um pouco de factos:
1)Israel saiu do Libano há 6 anos. Desde essa altura só foi atacado com misseis do hezzbola de vez em quando que caiam nas vilas fronteiriças. Graças a Ds com péssima pontaria (ou julgam que não acertam porque não querem)
2)israel saiu de Gaza e entregou os territórios, expulsando os próprios israelitas de lá. Desde aí, só misseis contra as cidades próximas de gaza pela Jihad Islamica e o rapto de um soldado
3)O hezzbola não tem uniforme de soldado. São CIVIS ARMADOS. Escondem-se no meio da população e atiram os rockets de prédios civis e de lança rockets móveis.
4)a tática de se esconderem entre os civis é típica desses facínoras terroristas, que formam uma força independente dentro de um estado soberano que é o Líbano.
5) constituem o braço armado do Irão e Síria, que os arma e proteje. Quem ASSASSINOU Hariri, o presidente eleito Libanes que reconstruiu o Libano com a sua própria fortuna. A Siria com a conotação do Hezzbola.
6) quem tem ameaçado Israel de extinção é o Irão cujo braço armado é o hezzbola.
7) quem raptou soldados israelitas sem qualquer provocação: o hezzbola.

Com que direito, com que razão, se compara a reação de iisrael aos nazis.

Há massacres de Cristãos em Africa. Onde está a reacção da Europa cristã (ponto de interrogação - este computador não os põe). Estamos ricos, confortáveis, instalados mas prontos atacar Israel. Tenham vergonha ou não tardará nada estaremos todos a rezar voltados para Meca!

A guerra é terrível. Mas deixem os isreilitas sossegados e vão ver como os árabes se matam uns aos outros!vejam o iraque!Não é fácil entender que se houver um culpado (Israel)os árabes podem entreter o povo e desviar a atençaõ dos gravíssimos problemas que as sociedades árabes têm (ponto de intrrogação).
Ocupem-se da bolsa e deixem-se de comentários bombásticos sobre quem procura sobreviver há séculos.

Ponto final. estou de férias.
Gostava mais de ouvir a vossa opinião, depois das notícias ECONOMICAS do Expresso e do Sem. Económico sobre a OPA da soanae. Pensam que a AdC vai aprovar (ponto de interrogaçao) pensam que vai haver OPA concorrente (idem)
Abraço
Clinico

por mealheiro » 30/7/2006 18:57

Parabéns pelo título.
E, entrando neste domínio,não admira que haja gente que espelhe a "informação" da maioria das notícias que a nossa imprensa democrática e cristã, televisiva ou em papel vem veiculando há já dezenas de anos. Habituaram-nos, esses bonecos falantes, que um árabe com bombas a circundarem-lhe as tripas é um terrorista e um esraelita passeando num Apache e largando toneladas de bombas sobre áreas densamente povoadas matando e destruindo é um herói. É um soldado que se defende. É um imaculado lutador. E, acima de tudo, esse herói esraelita vive numa Terra que ROUBOU ao miserável árabe que, para se deslocar na SUA PRÓPRIA TERRA,passa por todos os vexames, desprezos,torturas morais e afins que os heróis lhe impõem. Nem as televisões nem os pasquins conseguiram emprenhar-me pelos ouvidos ou pelos olhos. Estar do lado dos gordos e poderosos é coisa fácil demais para a minha personalidade.Quando a televisão mostra um árabe barbudo, sujo, fanático e com ar agressivo que se manifesta e cerra os punhos, isso pouco me diz__para mim a HISTÓRIA fala mais alto!__e acrescento: Esse árabe seria eu se me tivessem ROUBADO a minha TERRA e, ainda por cima, me tivessem matado um filho, uma mãe, um irmão um qualquer familiar, me tivessem destruído a minha casa, me tivessem roubado as próprias culturas do campo, me tivessem pedido identificação na CASA que é MINHA. ESSE ÁRABE SERIA EU ! e estaria sujo, barbudo, feio, desdentado, agressivo a manifestar-me contra um civilizado polido, barbinha feita,de armas automáticas, sofisticadas, Apaches, Chaimites, Carros de combate, Bomba Atómica, melhor; Bombas Atómicas__que o Irão não pode ter!__ Eu nunca me deixarei emprenhar nem pelos olhos nem pelos ouvidos. Vivo livre e sinto o dever moral de me informar sobre os factos. É verdade que para isso tenho que correr a livrarias, bibliotecas, e puxar os cordões à bolsa. Custa mais do que abrir os orifícios e deixar entrar as ideias que O SISTEMA me quer impingir há dezenas de anos. Mas embora custe mais, eu faço-o, melhor; tenho-o feito durante a vida. E nunca escolherei para meus amigos os ricos e poderosos só porque são ricos e poderosos. Seria fácil demais e seria pintar o meu cabelo preto de um louro muito oxigenado, artificial, enfim; sofisticado e da engorda.
Algum dia ouviram os nossos "meios de informação" associar os nomes terrorista e barbárie aos israelitas ou aos americanos? E será difícil de ver o terror e a barbárie que eles provocam? Quem é que já vomitou bombas atómicas sobre a Terra? Ah, pois, deculpem, é que eles são ricos, ladrões e poderosos...
Deixo uma palavra de louvor a todos os israelitas que condenam estes actos de guerra e aspiram a uma convivência pacífica com os árabes. Louvo também os árabes e sobretudo os palestinianos que, apesar de lhes ter sido ocupada e roubada a própria Terra, terem sido expulsos à força da própria casa, aspiram a uma também convivência pacífica com os israelitas.
parábula dos talentos.

Registado: 20/11/2005 19:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, Burbano, cali010201, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014 e 173 visitantes