Forex - Semana 29
Non-Farm Payrolls e o estoiro da boiada
Ola!
Temos novidades! E cada vez mais provavel que o Fed nao aumente as taxas de juro na Terca-feira. Porque? Porque a economia esta a desacelarar, como provam os numeros do desemprego de hoje, sobretudo o
July Non-farm payrolls 113k vs 143k expected
Como o Jean-Claude deu a entender esta semana que vai continuar a aumentar a taxa de juro, parece-me que vamos ter um Verao mais curto
no EUR/USD
Ate logo
CN
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=50496
Temos novidades! E cada vez mais provavel que o Fed nao aumente as taxas de juro na Terca-feira. Porque? Porque a economia esta a desacelarar, como provam os numeros do desemprego de hoje, sobretudo o
Como o Jean-Claude deu a entender esta semana que vai continuar a aumentar a taxa de juro, parece-me que vamos ter um Verao mais curto
Ate logo
CN
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=50496
AUD USD - Ponto critico
Bom dia!
Apenas para partlhar convosco um grafico do AUD/USD em barras de 3 horas que abarca 3 semanas. Eu nao faco trades neste par, mas sim no cross com o EUR. Como este par dita a "sorte" do AUD
tenho-o sempre debaixo de olho.
Como se ve no grafico, estamos perante um suporte nos 0.76 que ja foi atacado por tres vezes. Vamos a ver quanto tempo aguenta.
Ate logo.
CN
PS - Entretanto o EUR/GBP foi abaixo dos 0.68 e voltou para cima estando agora a tentar "furar" o antigo suporte 0.6820.
Apenas para partlhar convosco um grafico do AUD/USD em barras de 3 horas que abarca 3 semanas. Eu nao faco trades neste par, mas sim no cross com o EUR. Como este par dita a "sorte" do AUD
Como se ve no grafico, estamos perante um suporte nos 0.76 que ja foi atacado por tres vezes. Vamos a ver quanto tempo aguenta.
Ate logo.
CN
PS - Entretanto o EUR/GBP foi abaixo dos 0.68 e voltou para cima estando agora a tentar "furar" o antigo suporte 0.6820.
- Anexos
-
- AUD USD 3H.GIF (267.37 KiB) Visualizado 1191 vezes
Trading Automatico
Ola,
Presumes bem. Na Oanda tambem podes fazer trading mecanico: http://fxtrade.oanda.com/fxtrade/api/index.shtml
Que software estas a utilizar para construir/testar sistemas de trading automaticos?
Abraco
CN
Presumes bem. Na Oanda tambem podes fazer trading mecanico: http://fxtrade.oanda.com/fxtrade/api/index.shtml
Que software estas a utilizar para construir/testar sistemas de trading automaticos?
Abraco
CN
Re: Turtles
CN Escreveu:Ola Lican,
Se estas a acabar o periodo de contas demo, aconselho-te a passares a fase seguinte com um broker que nao imponha limites minimos de lotes a negociar. E prepara-te para perderAo perderes dinheiro a serio vais ver que todo o entusiasmo que tens agora vai desaparecer. Atencao, comeca com uma quantidade que te permita ficar chateado e irritado com uma grande perca, mas que nao altere muito as tuas financas.
Abraco,
CN
Estou a pensar seguir o mesmo estilo de trading que faço nas contas demo.
Não há posição Buy ou Sell em que não ponha logo um STOP LOSS até um máximo de 10% da conta real.
Apesar do bons resultados nos ultimos 4 meses talvez não seja má ideia começar com mini-lotes e reconfirmar durante mais uns meses a potencialidade do meu sistema de trading.
Se é a OANDA o teu broker FOREX presumo que faças apenas trading manual, certo?
Abraço.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
Turtles
Ola Lican,
Obrigado pelos parabens e pela pergunta. Antes de responder e necessario dizer que sou um macarico, e, como tu, estou em plena fase de aprendizagem
Os dados acima foram tirados do www.forexnews.com No entanto, como existem sempre pequenos erros, verifico com os dados do meu broker, www.oanda.com e tambem da weekly market letter da www.ssga.com
O meu trading plan esta dividido em 6 areas:
Markets - what to buy or sell
Position Sizing - how much to buy or sell
Entries - when to buy or sell
Stops - when to get out of a losing position
Exits - when to get out of a winning position
Tactics - how to buy or sell
So as duas primeiras e que sao "mecanicas". O resto e decidido de acordo com a situacao do mercado: modo lateral, em transicao ou em tendencia.
Se estas a acabar o periodo de contas demo, aconselho-te a passares a fase seguinte com um broker que nao imponha limites minimos de lotes a negociar. E prepara-te para perder
Ao perderes dinheiro a serio vais ver que todo o entusiasmo que tens agora vai desaparecer. Atencao, comeca com uma quantidade que te permita ficar chateado e irritado com uma grande perca, mas que nao altere muito as tuas financas.
Abraco,
CN
Obrigado pelos parabens e pela pergunta. Antes de responder e necessario dizer que sou um macarico, e, como tu, estou em plena fase de aprendizagem
Os dados acima foram tirados do www.forexnews.com No entanto, como existem sempre pequenos erros, verifico com os dados do meu broker, www.oanda.com e tambem da weekly market letter da www.ssga.com
O meu trading plan esta dividido em 6 areas:
So as duas primeiras e que sao "mecanicas". O resto e decidido de acordo com a situacao do mercado: modo lateral, em transicao ou em tendencia.
Se estas a acabar o periodo de contas demo, aconselho-te a passares a fase seguinte com um broker que nao imponha limites minimos de lotes a negociar. E prepara-te para perder
Abraco,
CN
Re: Forex - Semana 31
CN Escreveu:Bom dia a todos!
Time (NYT) - Location - Description - Forecast - Previous
Segunda-feira
02:00 German June Retail Sales y/y 0.5% 1.9%
02:00 German June Retail Sales m/m 1.0% -0.4%
05:00 E-12 July Industrial Confidence 2 3
05:00 E-12 July Consumer Confidence -9 -9
10:00 US July Chicago PMI 56.0 56.5
Terca-feira
03:55 Germany July Unemployment Rate 10.9% 10.9%
03:55 Germany July Manufacturing PMI 59.0 59.5
04:00 E-12 July Manufacturing PMI 57.3 57.5
05:00 E-12 June Unemployment Rate 7.9% 7.9%
08:30 US June core PCE y/y 2.3% 2.1%
08:30 US June Personal Income 0.6% 0.4%
08:30 US June Personal Spending 0.4% 0.4%
10:00 US June Construction Spending 0.1% -0.4%
10:00 US July Manufacturing ISM 53.5 53.8
19:30 Australia RBA Monetary Policy Decision 6.0% 5.75%
Quarta-feira
05:00 E-12 June Eurozone PPI y/y 5.7% 6.0%
Quinta-feira
03:55 Germany July non-manufacturing PMI 60.3 61.0
04:00 E-12 July non-manufacturing PMI 60.5 60.7
05:00 E-12 June Retail Sales y/y 1.8% 0.3%
07:45 E-12 ECB Monetary Policy Decision 3.00% 2.75%
08:30 US June Factory Orders 0.5% 0.7%
10:00 US July non-manufacturing ISM 56.5 57.0
Sexta-feira
06:00 Germany June Factory Orders m/m 1.1% -1.2%
08:30 US July Average Hourly Earnings m/m 0.3% 0.5%
08:30 US July Unemployment Rate 4.6% 4.6%
08:30 US July non-farm payrolls 145k 121k
Ate logo
CN
CN,
De onde tiras estas datas todas.
Qual é o site?
Já agora parabens pelo teu primeiro retorno em FOREX.
Fazes só trades manuais ou tens um trading system automático?
Estou a acabar a minha fase de testes e devo abrir conta na corretora em Agosto. Estou a pensar abrir na CMS. Qual é a tua?
Abraço.
Lican
----------------------------------
Primeiro Lucro com Forex
Bom dia!
O target que tinha defenido para o short EUR/JPY de 145.50 nao foi atingido, ficou pelos 145.70. Ja sai, com 160 Pips de lucro. Agora vou ficar de fora e esperar pelo melhor momento para entrar longo.
Voltando ao que tinha escrito ontem sobre o EUR/AUD, parece-me que se esta a preparar para um salto interessante. As razoes sao varias:
Queda demasiado rapida do cross, com uma perca de 10% em menos de um mes
Leitura extrema no relatorio da CFTC, ver link
Esta semana a taxa de juro na Australia vai subir para 6% e ja esta priced-in desde ha duas semanas
Eu estou long ja desde Sexta-feira e hoje subi a stop-loss para breakeven.
Entretanto, gostaria de partilhar convosco a minha primeira trasferencia
do broker para a minha conta a ordem. Nao foi muito, 1000 euros, mas chega para eu proprio me "pagar"
o trabalho que tenho estado a fazer desde que comecei no Forex em 11 de Abril de 2005.
Abraco
CN
http://www.dailyfx.com/story/charting_c ... 84690.html
O target que tinha defenido para o short EUR/JPY de 145.50 nao foi atingido, ficou pelos 145.70. Ja sai, com 160 Pips de lucro. Agora vou ficar de fora e esperar pelo melhor momento para entrar longo.
Voltando ao que tinha escrito ontem sobre o EUR/AUD, parece-me que se esta a preparar para um salto interessante. As razoes sao varias:
Eu estou long ja desde Sexta-feira e hoje subi a stop-loss para breakeven.
Entretanto, gostaria de partilhar convosco a minha primeira trasferencia
do broker para a minha conta a ordem. Nao foi muito, 1000 euros, mas chega para eu proprio me "pagar" Abraco
CN
http://www.dailyfx.com/story/charting_c ... 84690.html
Forex - Semana 31
Bom dia a todos!
Mais uma semana, esta com potencial para ser bem animada
Na Terca temos o US core PCE, na Quinta o Jean-Claude vai aumentar as taxas, e na Sexta, o non-farm payrolls. Entretanto comeca-se a desenhar uma oportunidade para entrar longo no EUR/AUD. Mais tarde voltarei aqui para justificar a ideia.
Segunda-feira
Terca-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Ate logo
CN
Mais uma semana, esta com potencial para ser bem animada
Segunda-feira
Terca-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Ate logo
CN
Semana 30 - US GDP 2.5%
O facto de ter de ir buscar o topico a 4a pagina e bem a prova de que o EUR/USD esta semana - semana 30 - nao teve grandes movimentos. Com 1.2560 de minimo e 1.2770 de maximo (190 Pips de range) e a lateralizar, so ha poucos instantes com a saida dos numeros do GDP dos USA e que deu para animar.
Esta semana e de notar a resistencia do JPY, seja face ao EUR ou ao USD. Tinha alertado a semana passada para o slope exagerado do USD/JPY, que, com a falta de forca do EUR face ao JPY, poderia ser uma oportunidade de fazer um short no cross. Parece-me que agora esta na hora de proteger o short com uma trailing-stop apertada e ficar a espreita durante a proxima semana para entrar long.
Abraco
CN
Esta semana e de notar a resistencia do JPY, seja face ao EUR ou ao USD. Tinha alertado a semana passada para o slope exagerado do USD/JPY, que, com a falta de forca do EUR face ao JPY, poderia ser uma oportunidade de fazer um short no cross. Parece-me que agora esta na hora de proteger o short com uma trailing-stop apertada e ficar a espreita durante a proxima semana para entrar long.
Abraco
CN
Boa tarde a todos,
Concordo mesmo!! Estes valores entre 1.24 e 1.25 a servirem de "fundo" no €/$ a significarem grande interesse comprador e agora teremos 1.27 a 1.2770 como espaço de resistência, embora de menor importância. Já se verificou, porém, noutros Verões, que pequenos suportes e resistências podem ser importantes quando o mercado está liquidez, portanto sem locomoção. Sem prejuízo dos fortes movimentos intraday que se verificam.
De toda a forma, os dados estão mesmo lançados, e tudo aponta para que no Outono, os mercados possam voltar (em pequena escala) ao passado recente, com valorizações de X divisas face ao USD à medida que os activos denominados nessa divisa se vão valorizando.
Para isto, basta que o FED pare de subir os juros já no corrente trimestre. Ou que faça uma significativa pausa.
E a todos, um grande e quente fds
Abraço
djovarius
Concordo mesmo!! Estes valores entre 1.24 e 1.25 a servirem de "fundo" no €/$ a significarem grande interesse comprador e agora teremos 1.27 a 1.2770 como espaço de resistência, embora de menor importância. Já se verificou, porém, noutros Verões, que pequenos suportes e resistências podem ser importantes quando o mercado está liquidez, portanto sem locomoção. Sem prejuízo dos fortes movimentos intraday que se verificam.
De toda a forma, os dados estão mesmo lançados, e tudo aponta para que no Outono, os mercados possam voltar (em pequena escala) ao passado recente, com valorizações de X divisas face ao USD à medida que os activos denominados nessa divisa se vão valorizando.
Para isto, basta que o FED pare de subir os juros já no corrente trimestre. Ou que faça uma significativa pausa.
E a todos, um grande e quente fds
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Nem mais...
Bernanke parece ter optado pelo mal menor. Um discurso algo conservador, a dar indicação que prefere optar pela manutenção do crescimento económico, em detrimento de um duro combate à inflação.
Possivelmente vamos ter ainda um aumento final (talvez) de .25 lá para Agosto, mas apartir dai o FED talvez faça uma pausa no aumento das taxas.
Tive a dar uma vista de olhos pelas newsletters de algumas casas de investimento, algumas informam que abriram posições longas no EUR/USD com target a 1,2950, depois do discurso de Bernanke e do rally dos mercados norte-americanos e no NIKKEY.
Vamos ver os próximos dias
...
Possivelmente vamos ter ainda um aumento final (talvez) de .25 lá para Agosto, mas apartir dai o FED talvez faça uma pausa no aumento das taxas.
Tive a dar uma vista de olhos pelas newsletters de algumas casas de investimento, algumas informam que abriram posições longas no EUR/USD com target a 1,2950, depois do discurso de Bernanke e do rally dos mercados norte-americanos e no NIKKEY.
Vamos ver os próximos dias
... there's a difference between knowing the path and walking the path ...
Verano Azul
djovarius Escreveu:...o que se passa é o mesmo de sempre: há semanas atrás, duplo topo de curto prazo... e agora o oposto, duplo fundo de curto prazo...
Na mouche caro Mestre! E temos ainda mais umas semanas de Verao em range trading. Estou a facturar em grande e ontem podia ter sido melhor porque tinha uma ordem de compra a 1.2450
So acompanho diariamente os mercados desde Setembro 2004 e, como tal, tenho poouca experiencia. Estou cada vez mais impressionado com o poder do Fed e da posicao de Fed Governor. Ontem foi claramente visivel o impacto que pode ter o discurso deste ultimo
Ate logo
CN
PS- Obrigado Guernica e Boxopen
no dia 27 de Abril Bernanke também falou às 15:00 e a evolução intraday foi muito semelhante à de hoje
no cable esse dia 27/4 marcou a ascensão dos 1.78 aos 1.90 em poucos dias
e no agora como será?
no cable esse dia 27/4 marcou a ascensão dos 1.78 aos 1.90 em poucos dias
e no agora como será?
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Boa tarde,
Realmente o que se passa é o mesmo de sempre: há semanas atrás, duplo topo de curto prazo em 1.2970 - 1.2980 e agora o oposto, duplo fundo de curto prazo entre 1.2470 e 1.2480 !!
Penso que há algum interesse comprador no EUR/USD a estes níveis, que podem variar entre 1.22 e 1.25 dependendo dos "jogadores". Com vista a uma subida Outonal. No passado, o Verão já serviu para isto, sendo a volatilidade intradiária o meio de distrair alguns dos operadores, enquanto o daytrader pouco se importa com as jogadas dos grandes elefantes.
O discurso de Bernanke abre, de certa forma, caminho para um abrandamento da apreciação do USD, já que garante que a liquidez não será "secada" totalmente. Ele afirma que, de alguma forma, a anterior elevação dos juros, condicionará as acções futuras - isto só pode querer dizer que o que foi feito, foi bem feito, e levará a não ter que se fazer muito mais.
Abraço
djovarius
Realmente o que se passa é o mesmo de sempre: há semanas atrás, duplo topo de curto prazo em 1.2970 - 1.2980 e agora o oposto, duplo fundo de curto prazo entre 1.2470 e 1.2480 !!
Penso que há algum interesse comprador no EUR/USD a estes níveis, que podem variar entre 1.22 e 1.25 dependendo dos "jogadores". Com vista a uma subida Outonal. No passado, o Verão já serviu para isto, sendo a volatilidade intradiária o meio de distrair alguns dos operadores, enquanto o daytrader pouco se importa com as jogadas dos grandes elefantes.
O discurso de Bernanke abre, de certa forma, caminho para um abrandamento da apreciação do USD, já que garante que a liquidez não será "secada" totalmente. Ele afirma que, de alguma forma, a anterior elevação dos juros, condicionará as acções futuras - isto só pode querer dizer que o que foi feito, foi bem feito, e levará a não ter que se fazer muito mais.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Re: USDJPY slope + EURUSD down = EURJPY ?
CN Escreveu:Bom dia!
Quarta-feira, a meio da sessao Tokyo, EUR/USD a marinar entre os 1.2510 e 1.2475 ja desde a sessao Nova York de ontem.
Queria alertar-vos para o slope do USD/JPY. Esta em 60 graus, o que e elevadissimo. Claro que o USD esta a ganhar por varias razoes, nomeadamente as que ja foram expostas acima. No entanto, do ponto de vista tecnico, o USD/JPY esta a pedir uma correcao para breve, ou pelo menos uma perca de momentum e respectiva lateralizacao. Estando o EUR/USD com vies de baixa esta semana e nao vendo eu nenhum evento para fazer parar este market sentiment ate ao fim do mes, parece-me que o EUR/JPY (em bull market ja ha algum tempo), esta agora apetecivel para um short com primeiro destino aos 145.50. E sempre dificil fazer um short num bull marketmas acho que as condicoes estao reunidas.
Ate logo
CN
PS - Guernica, seria optimo se tambem partilhasses a fonte da noticia, e o link se disponivelObrigado!
----------------------
Só agora vi o post. A informação foi-me fornecida pelo Brocker através do chat próprio da trade station de forex.
Saudações
- Registado: 17/6/2005 19:43
É verdade CN,
Esqueci-me de explicar o "pormenor"...
Quando escrevem "sovereign name", deve ler-se (quase invariavelmente): BOJ.
Esqueci-me de explicar o "pormenor"...
Quando escrevem "sovereign name", deve ler-se (quase invariavelmente): BOJ.
...EUR/USD had a look just below 1.25 after the lower than expected ZEW survey, but the big question always had to be - will sovereign name interest be seen. This especially with suggestions that a large Asian name was protecting the lower end of a large structure ahead of 1.2475...
Bom dia,
Realmente o JPY continua a cair, a cair, a cair. E sinceramente não se conseguem identificar catalizadores para a sua subida. Ou seja, os dados macro até aparecem acima do esperado pelo mercado, a ZIRP finalmente acabou, os ganhos da moeda chinesa que previsivelmente ajudariam o JPY, tardam em acontecer.
Por outro lado, o alto preço do petroleo, a tensão no médio oriente e sobretudo as diferenças cambiais que se fazem sentir contra as outras moedas (USD, GBP, AUD e EUR) suportam a fraquesa do JPY.
Parece um tudo ou nada cedo para o mercado se virar definitivamente para o JPY, mas todos andamos mortinhos e bem atentos no patinho feio do fx, por agora claro

Realmente o JPY continua a cair, a cair, a cair. E sinceramente não se conseguem identificar catalizadores para a sua subida. Ou seja, os dados macro até aparecem acima do esperado pelo mercado, a ZIRP finalmente acabou, os ganhos da moeda chinesa que previsivelmente ajudariam o JPY, tardam em acontecer.
Por outro lado, o alto preço do petroleo, a tensão no médio oriente e sobretudo as diferenças cambiais que se fazem sentir contra as outras moedas (USD, GBP, AUD e EUR) suportam a fraquesa do JPY.
Parece um tudo ou nada cedo para o mercado se virar definitivamente para o JPY, mas todos andamos mortinhos e bem atentos no patinho feio do fx, por agora claro
... there's a difference between knowing the path and walking the path ...
Ah... no caso dele, provavelmente a fonte foi a 4Cast:
O link era: https://news.oanda.com/mod_perl/news/ar ... XXXXXXXXXX
Eheheh... não é "conveniente" meter o sessionID.
* 18 Jul 06: 10:21(LDN) - FX NOW! EUR/USD, USD/JPY Flows - Option focus - China in the frame?
EUR/USD had a look just below 1.25 after the lower than expected ZEW survey, but the big question always had to be - will sovereign name interest be seen. This especially with suggestions that a large Asian name was protecting the lower end of a large structure ahead of 1.2475. There have been suggestions that this structure will expire today, but even if it does we would expect some kind of roll-in to the next one. In the meantime, the bounceback does suggest some kind of interest! Not quite so much seen on USD/JPY, where there was talk of a very large 117.00 which expired at the Tokyo cut today. C.F.
O link era: https://news.oanda.com/mod_perl/news/ar ... XXXXXXXXXX
Eheheh... não é "conveniente" meter o sessionID.
Re: USDJPY slope + EURUSD down = EURJPY ?
CN Escreveu:Guernica, seria optimo se tambem partilhasses a fonte da noticia, e o link se disponivelObrigado!
Olá CN,
Esse tipo de notícias geralmente provém dos newsfeeds dos operadores de forex.
Provavelmente o Guernica não mete o link porque, mesmo que metesse, não funcionaria.
Ou melhor, estaria operacional apenas e se:
- tivéssemos a mesma corretora dele;
- estivéssemos nesse instante com uma sessão aberta;
USDJPY slope + EURUSD down = EURJPY ?
Bom dia!
Quarta-feira, a meio da sessao Tokyo, EUR/USD a marinar entre os 1.2510 e 1.2475 ja desde a sessao Nova York de ontem.
Queria alertar-vos para o slope do USD/JPY. Esta em 60 graus, o que e elevadissimo. Claro que o USD esta a ganhar por varias razoes, nomeadamente as que ja foram expostas acima. No entanto, do ponto de vista tecnico, o USD/JPY esta a pedir uma correcao para breve, ou pelo menos uma perca de momentum e respectiva lateralizacao. Estando o EUR/USD com vies de baixa esta semana e nao vendo eu nenhum evento para fazer parar este market sentiment ate ao fim do mes, parece-me que o EUR/JPY (em bull market ja ha algum tempo), esta agora apetecivel para um short com primeiro destino aos 145.50. E sempre dificil fazer um short num bull market
mas acho que as condicoes estao reunidas.
Ate logo
CN
PS - Guernica, seria optimo se tambem partilhasses a fonte da noticia, e o link se disponivel
Obrigado!
Queria alertar-vos para o slope do USD/JPY. Esta em 60 graus, o que e elevadissimo. Claro que o USD esta a ganhar por varias razoes, nomeadamente as que ja foram expostas acima. No entanto, do ponto de vista tecnico, o USD/JPY esta a pedir uma correcao para breve, ou pelo menos uma perca de momentum e respectiva lateralizacao. Estando o EUR/USD com vies de baixa esta semana e nao vendo eu nenhum evento para fazer parar este market sentiment ate ao fim do mes, parece-me que o EUR/JPY (em bull market ja ha algum tempo), esta agora apetecivel para um short com primeiro destino aos 145.50. E sempre dificil fazer um short num bull market
Ate logo
CN
PS - Guernica, seria optimo se tambem partilhasses a fonte da noticia, e o link se disponivel
nunofaustino Escreveu:Cá estamos novamente nos 1.248... uma quebra destes valores deverá fazer com que o par caia mais uns 100-150 pips...
Um abraço
Nuno
------------------------
Alerto para o facto de existirem rumores de um banco Asiático que tem interesse em baixar o par pois tem opções a 1,2475.
- Registado: 17/6/2005 19:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, Burbano, cali010201, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014 e 189 visitantes