Caldeirão da Bolsa

Estratégias investimentos em Warrants DAX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Re

por 654235 » 11/7/2006 22:23

Cem Escreveu:Amigo Elias:
Terás certamente muita razão no que respeita ao mercado português dos warrants no qual nunca entrei.
No meu caso pessoal sempre tenho feito trading de opções desde meados dos anos 90 no mercado americano que tem milhares de alternativas diferentes, talvez daí a razão de nunca ter simpatizado com os tuga-warrants cuja opinião crítica já foi mais que explicada.
O meu exemplo é perfeitamente genérico ao trading de opções que se faz lá fora e é natural que aqui em Portugal não haja produtos com as características consideradas, nomeadamente produtos at e in-the-money que possam abarcar a estratégia do trading de volatilidade.
Aliás e para terminar aqui em Portugal é também proibido shortar warrants, um verdadeiro escândalo que permite todo o tipo de manipulações, coisa impensável num mercado de opções desenvolvido, pelo que nunca poderia ser um exemplo adaptado ao nosso mercado específico, não é?
Abraço,
Cem

Cem
Cá está o lado prático a ser ofuscado :mrgreen:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

Re

por Cem » 11/7/2006 22:04

Amigo Elias:
Terás certamente muita razão no que respeita ao mercado português dos warrants no qual nunca entrei.
No meu caso pessoal sempre tenho feito trading de opções desde meados dos anos 90 no mercado americano que tem milhares de alternativas diferentes, talvez daí a razão de nunca ter simpatizado com os tuga-warrants cuja opinião crítica já foi mais que explicada.
O meu exemplo é perfeitamente genérico ao trading de opções que se faz lá fora e é natural que aqui em Portugal não haja produtos com as características consideradas, nomeadamente produtos at e in-the-money que possam abarcar a estratégia do trading de volatilidade.
Aliás e para terminar aqui em Portugal é também proibido shortar warrants, um verdadeiro escândalo que permite todo o tipo de manipulações, coisa impensável num mercado de opções desenvolvido, pelo que nunca poderia ser um exemplo adaptado ao nosso mercado específico, não é?
Abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Elias » 11/7/2006 19:36

Há mais um aspecto que gostaria de assinalar:

Parece-me que esta preferência em massa pelos warrants que estão muito out-of-money (penny-warrants) é uma especificidade do mercado português.

Digo isto porque pesquisando no site do citibank para os mercados francês e alemão rapidamente constatamos que há muitos puts e calls para todos os tipos de perfis de risco, havendo muitos que estão deep in-the-money. Claro que também há muitos penny-warrants, mas quem preferir um warrant menos arriscado tem muito por onde escolher.

As imagens anexas ilustram a situação.

Saudações,
Elias
Anexos
citifrance.jpg
citifrance.jpg (229.21 KiB) Visualizado 719 vezes
citideutsch.jpg
citideutsch.jpg (310.95 KiB) Visualizado 719 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 11/7/2006 19:27

Luxor Escreveu:Pois é isso que eu acho também. Encontrar vanillas in-the-money para eliminar a variável quase por completo da desvalorizaçõa temporal e ao mesmo tempo com maturidades tao distantes. Continuo a achar tudo muito pouco realista.

Sim, é verdade, mas há alguns aspectos que gostaria de frisar:

1) Quando os warrants apareceram no mercado, havia muitos warrants in-the-money mas quase ninguém lhes pegava. Que é o mesmo que dizer que o pessoal ia (e vai) todo para os penny-warrants, devido à sua maior valorização potencial (obviamente com risco maior)

2) A pouco e pouco os emitentes foram deixando cair os warrants in-the-money, pois o mercado parece preferir os que estão out-of-money, daí a dificuldade actual em encontrar vanillas in-the-money

3) Para warrants deep-in-the-money acaba por ser indiferente usar vanillas ou turbos

1 abr
Elias

por 654235 » 11/7/2006 19:03

Elias Escreveu:
Cem Escreveu:Basicamente esta estratégia lida com negócios de warrants em straddle (Calls+Puts) at-the-money (cash quse igual ao strike price) e com maturidades relativamente longínquas, comprando quando as volatilidades estiverem baixas e vendendo quando estiverem elevadas.

Viva Cem,

Concordo contigo na abordagem descrita, contudo há uma dificuldade que não referes: no nosso mercado a esmagadora maioria dos warrants está out-of-money e a maturidade não é lá muito longínqua (menos de 3 meses). Ou seja, os warrants nas condições que descreves, quando os há, contam-se pelos dedos de uma mão.

Como ultrapassas esta dificuldade?

1 abraço,
Elias

Pois é isso que eu acho também. Encontrar vanillas in-the-money para eliminar a variável quase por completo da desvalorizaçõa temporal e ao mesmo tempo com maturidades tao distantes. Continuo a achar tudo muito pouco realista.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Elias » 11/7/2006 18:47

Cem Escreveu:Basicamente esta estratégia lida com negócios de warrants em straddle (Calls+Puts) at-the-money (cash quse igual ao strike price) e com maturidades relativamente longínquas, comprando quando as volatilidades estiverem baixas e vendendo quando estiverem elevadas.

Viva Cem,

Concordo contigo na abordagem descrita, contudo há uma dificuldade que não referes: no nosso mercado a esmagadora maioria dos warrants está out-of-money e a maturidade não é lá muito longínqua (menos de 3 meses). Ou seja, os warrants nas condições que descreves, quando os há, contam-se pelos dedos de uma mão.

Como ultrapassas esta dificuldade?

1 abraço,
Elias

por Ulisses Pereira » 11/7/2006 18:38

Não dá para fazer isso. Se copiares para lá, nós podemos apagar este, mas não o conseguimos mover para lá ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Bem...

por Cem » 11/7/2006 15:44

Isto acima era para responder ao Nuno Faustino no tópico do Cramer, paciência! :mrgreen:
Sorry, se alguém da Administração do site puder fazer um Cut / Paste, desde já agradecido.
Cem

Re

por Cem » 11/7/2006 15:42

Ok, Nuno :wink: , fiquei ciente.
Focaste aí um outro tópico interessante que me chamou a atenção que é este: devemos no início duma trade entrar com pouco capital e ir aumentando a parada à medida que o tempo vai escorrendo ou devemos ir começando com toda a artilharia e ir fazendo algumas mais-valias pelo caminho ou ainda: deve-se manter a mesma quantidade de risco desde o início ao fim da trade? As 2ª e 3ª hipóteses são as mais racionais mas cada cabeça sua sentença...
Aí está um tópico interessante para alguém abordar no futuro.
Nota que o capital a que me refiro nada tem a ver com money management já que este está apenas relacionado exclusivamente com as percentagens de capital ganhas ou perdidas na carteira de acordo com a performance do sistema de trading.
Abraço.
Cem

Re

por Cem » 11/7/2006 14:48

Caro amigo de Vigo:
Se quiser tem aqui um exemplo bastante instrutivo que oferece 12 cenários diferentes com 12 resultados positivos adoptando a estratégia de trading de volatilidade em opções sobre o DAX:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... m&start=25

Cumprimentos.
Cem

por hupavigo » 11/7/2006 14:36

Para CEM :

Desculpe as minhas dúvidas,mas, é possivel os warrants valorizarem só pela volatilidade e não pelo indice ?
Por exemplo, compra de call + put com volatilidade em baixa. Após um mês, se o indice subiu 5% e a volatilidade subiu 5%, ganha-se também no Put ?

Desculpe mais uma vez as minhas dúvidas.

Registado: 6/5/2006 14:39

Re

por Cem » 11/7/2006 13:57

Meu caro amigo:
Na minha opinião, sei no entanto que há muita gente que pensa o contrário, tentar adivinhar movimentos num sentido ou no outro para comprar e vender warrants só vai depenando o especulador destes produtos aos poucos e poucos, até que um belo dia descobre que já não consegue voar...
Portanto e se quiser ter muita paciência faça como os traders profissionais de opções, só alinham na modalidade de trading de volatilidades. refiro-me obviamnete às volatilidades implícitas que incorporam os preços das opções e warrants.
Basicamente esta estratégia lida com negócios de warrants em straddle (Calls+Puts) at-the-money (cash quse igual ao strike price) e com maturidades relativamente longínquas, comprando quando as volatilidades estiverem baixas e vendendo quando estiverem elevadas. Que se saiba é a única forma conhecida de conseguir pôr as probabilidades a trabalhar a seu favor.
Embora acredite e esteja ciente que haja quem ganhe dinheiro actuando de forma diferente, a probabilidade de haver pessoas nesta situação é uma pequeníssima maioria.
Isto permite concluir que sair da estratégia que lhe indiquei é deitar dinheiro pela janela fora, mas cada um sabe de si e é livre de actuar da forma que julga ser a mais proveitosa...
Cumprimentos.
Cem

Re: Quam te avisa teu amigo é

por Laraujo » 11/7/2006 13:31

Ovos Moles Escreveu:Quanto aos stops, acho fundamental assumires perdas e ganhos, a disciplina é fundamental. Acima de tudo não queiras ganhar tudo num dia, mais vale stops curtos e não deixar acumular demasiadas perdas, nem trabalhares para o preço médio de um warrant.
Cumprimentos
Ovos

Fala-se muito em stops nos TW, no entanto convêm salientar que a única possibilidade de pôr stops nestes produtos, é mental.
Não existe nenhuma ferramenta, ou corretora que possibilite pôr stops num TW.
Ou existe??

Cump
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt

Registado: 22/3/2005 17:04

Re: Estratégias investimentos em Warrants DAX

por JAOR » 11/7/2006 13:23

hupavigo Escreveu:Ao longo das vossas análises, normalmente acertam no momento do sentido ascendente ou descendente do DAX.
Mas também acontecem "falsos alarmes", ou seja, a análise dá sinal de entrada num Call warrant, mas logo a seguir inverte e dá sinal de entrada num Put warrant.
Como actuar nestes casos ?
Vender o Call fechando a posição e assumir o prejuizo ( remoendo o juizo, porque é que me fui meter num call... etc. ) ?
Manter o Call e adquirir um Put ( sempre dá para diminuir o prejuizo... ) ?
Qual a estratégia mais acertada ?

hupavigo, pessoalmente não vejo interesse em ter duas posições no mercado..se a posição que tenho no mercado está em contradição com o mesmo, fecho e fico a ver mas nunca..nunca inverto..tenho tempo..o mercado continua :wink:

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Quam te avisa teu amigo é

por Ovos Moles » 11/7/2006 13:21

Quando o momento do mercado é lateralizar aconselho que uses turbo warrants, pois não tens risco de theta (desvalorizaçãio temporal) ou mexidas contra ti na volatilidade do vanilla. Escolhe um afastado do range que tem vindo a negociar o subjacnet que andas a analisar, pois no turbo tens o risco do knock-out. Tens tambem os inline warrants mas eu não tenho pacienecia para este produto.
Quando o mercado definir a tendencia a seguir, ai os vanilla são mais confiortaveis para enfrentar o tempo.
Quanto aos stops, acho fundamental assumires perdas e ganhos, a disciplina é fundamental. Acima de tudo não queiras ganhar tudo num dia, mais vale stops curtos e não deixar acumular demasiadas perdas, nem trabalhares para o preço médio de um warrant.
Cumprimentos
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por hupavigo » 11/7/2006 13:10

Depois há também o problema da lateralização do indice, ou seja, mesmo que tenhamos um call e um put, estes desvalorizam com o tempo porque o indice não atinge valores para subirem, e assim mais prejuizo aínda.

Gostaria que dessem a vossa opinião.

Estratégias investimentos em Warrants DAX

por hupavigo » 11/7/2006 12:22

Ao longo das vossas análises, normalmente acertam no momento do sentido ascendente ou descendente do DAX.
Mas também acontecem "falsos alarmes", ou seja, a análise dá sinal de entrada num Call warrant, mas logo a seguir inverte e dá sinal de entrada num Put warrant.
Como actuar nestes casos ?
Vender o Call fechando a posição e assumir o prejuizo ( remoendo o juizo, porque é que me fui meter num call... etc. ) ?
Manter o Call e adquirir um Put ( sempre dá para diminuir o prejuizo... ) ?
Qual a estratégia mais acertada ?

Quem está ligado: