Publicação de price-targets
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Ulisses, a tua critica às alterações constantes dos alvos faz sentido se só forem usados factores fundamentais no cálculo. No entanto isso pode ou não acontecer, dependendo por exemplo do horizonte temporal para o qual é definido o alvo. Podes ter preços-alvo calculados com base em factores técnicos, de mercado, sazonais, psicológicos, astrológicos, etc...
O que eu critico mais é a falta de transparência na avaliação, visto que os métodos de cálculo raramente (nunca?!) são divulgados... Apenas são divulgados alguns bitaites para justificar a subida ou descida do target.
Nunca vemos ninguém a apresentar a fórmula que usou para calcular o preço. Aliás, se calhar porque nem usaram nenhuma fórmula em alguns casos. Também é raro ver margens de erro para o cálculo, e se a fórmula tiver parametros mais ou menos bem definidos e balizados é fácil calcular a margem de erro e o intervalo de confiança.
Calcular um preço em termos fundamentais é dizer "a empresa vale X", então se vale X convém explicar porque é que a empresa vai conseguir gerar lucros no futuro que justifiquem esse valor, por exemplo, e calcular também o risco de ficar 50% abaixo, calcular o risco de falência, etc.
Uma avaliação desse tipo bem feita pode levar semanas ou meses, e duvido que se altere com facilidade a curto prazo, a menos que aconteça algum desastre. Não sei é quanta gente se dedica a fazer avaliações dessas, mas aposto que o Belmiro fez isso antes de lançar a OPA à PT.
O que eu critico mais é a falta de transparência na avaliação, visto que os métodos de cálculo raramente (nunca?!) são divulgados... Apenas são divulgados alguns bitaites para justificar a subida ou descida do target.
Nunca vemos ninguém a apresentar a fórmula que usou para calcular o preço. Aliás, se calhar porque nem usaram nenhuma fórmula em alguns casos. Também é raro ver margens de erro para o cálculo, e se a fórmula tiver parametros mais ou menos bem definidos e balizados é fácil calcular a margem de erro e o intervalo de confiança.
Calcular um preço em termos fundamentais é dizer "a empresa vale X", então se vale X convém explicar porque é que a empresa vai conseguir gerar lucros no futuro que justifiquem esse valor, por exemplo, e calcular também o risco de ficar 50% abaixo, calcular o risco de falência, etc.
Uma avaliação desse tipo bem feita pode levar semanas ou meses, e duvido que se altere com facilidade a curto prazo, a menos que aconteça algum desastre. Não sei é quanta gente se dedica a fazer avaliações dessas, mas aposto que o Belmiro fez isso antes de lançar a OPA à PT.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
O que é importante antes de entrar numa acção é defenir o pretendemos com ela.
Quanto queremos ganhar ou quanto pudemos perder, ou quanto o tempo vamos ficar com ela.
Esta tomada de decisão é fundamentada por todos os instrumentos que cada um entende como os melhores.
O importante é mantermos fieis aos objectivos traçados antes de entrar no produto financeiro.
target prices - Servem para suportar uma escolha, ou rever se for de sinal contrário os meus fundamentos da escolha.
Cumprimentos
Quanto queremos ganhar ou quanto pudemos perder, ou quanto o tempo vamos ficar com ela.
Esta tomada de decisão é fundamentada por todos os instrumentos que cada um entende como os melhores.
O importante é mantermos fieis aos objectivos traçados antes de entrar no produto financeiro.
target prices - Servem para suportar uma escolha, ou rever se for de sinal contrário os meus fundamentos da escolha.
Cumprimentos
Acho que hoje estamos todos com pouco tempo...
Valves, tu continuas a não discordar de nada do que eu disse (eu não discuti sequer se havia PT's que eram atingidos ou não e qual a % por isso estás a discordar de algo sobre o qual eu nem sequer falei e que de resto é irrelevante para o que se discutia).
Para que entendas a irrelevância, a maior parte dos gaps que ficam em abertos acabam por vir a ser fechados e isso no entanto não demonstra nem implica que quem negociar com base nos gaps vá obter lucro. Trata-se de uma situação identica e semelhante aos PT's e sua utilidade para negociação, principalmente no imediato.
Ora, é claro que uns PT's são atingidos e outros não (obviamente eu concordo com isso e eu nunca disse o contrário). Quanto à minha suposta (errada) generalização, eu não generalizei nada porque, como já disse, eu nem sequer me referi a isso.
Resumindo e concluindo:
Estamos a falar de coisas diferentes (eu disse que: 1) Os PT's eram lançados publicamente algumas semanas depois de terem sido obtidos/calculados pelas casas de investimento, isto é um facto; 2) Segundo pelo menos dois estudos que já vieram a publico é frequente as casas de investimento tomarem a posição inversa à que sugerem aquando do update do PT). Foi sobre isto que eu falei.
Estás a tirar conclusões a partir de um outro facto (que eu não discuti, que é o de uns PT's virem a ser atingidos e outros não), facto esse que não considero relevante para o que aqui se estava a discutir (nomeadamente, sobre a utilidade dos PT's para negociação e cito: «conhecer a sua publicação "na hora", de forma a permitir o negócio imediato do papel, aproveitando o entusiasmo do mercado?»).
Valves, tu continuas a não discordar de nada do que eu disse (eu não discuti sequer se havia PT's que eram atingidos ou não e qual a % por isso estás a discordar de algo sobre o qual eu nem sequer falei e que de resto é irrelevante para o que se discutia).
Para que entendas a irrelevância, a maior parte dos gaps que ficam em abertos acabam por vir a ser fechados e isso no entanto não demonstra nem implica que quem negociar com base nos gaps vá obter lucro. Trata-se de uma situação identica e semelhante aos PT's e sua utilidade para negociação, principalmente no imediato.
Ora, é claro que uns PT's são atingidos e outros não (obviamente eu concordo com isso e eu nunca disse o contrário). Quanto à minha suposta (errada) generalização, eu não generalizei nada porque, como já disse, eu nem sequer me referi a isso.
Resumindo e concluindo:
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Desculpem lá mas não vou ter muito tempo para responder já que estou a acabar um estudo que estou a fazer ...
P/Ulisses Pereira - O exemplo que apresentas é valido mas não faltam exemplos de outros anos e outros mercados onde os Price targets sem serem indicações precisas dão ideias aproximadas ...
P/Marco Antonio - Mesmo descontextualizada a tua afirmação tem o significado bastante concreto e com a qual não concordo existem casos que sim existem casos que não o que torna obviamente errada a tua generalização mesmo tendo em conta que as casas de investimento normalmente definem price Targets para os titulos que têm em carteira o que neste caso e para o que estamos a discutir concretamente não tem qualquer relevancia ...
P/Ulisses Pereira - O exemplo que apresentas é valido mas não faltam exemplos de outros anos e outros mercados onde os Price targets sem serem indicações precisas dão ideias aproximadas ...
P/Marco Antonio - Mesmo descontextualizada a tua afirmação tem o significado bastante concreto e com a qual não concordo existem casos que sim existem casos que não o que torna obviamente errada a tua generalização mesmo tendo em conta que as casas de investimento normalmente definem price Targets para os titulos que têm em carteira o que neste caso e para o que estamos a discutir concretamente não tem qualquer relevancia ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
A passagem que citaste inclusivamente era sobre uma questão bastante diferente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
valves Escreveu:Em primeiro lugar, os price-targets são divulgados algumas semanas depois de terem sido «obtidos» (isto significa que há quem tenha conhecimento desses valores - isto é, dos valores que vão ser apresentados/sugeridos - muito antes de eles virem para o grande publico).
Não concordo tens muitos Price targets que ainda não foram sequer atinjidos e com elevada probabilidade de o serem num futuro não muito longinquo ...
O que é que o facto de muitos price-targets não terem sido atingidos (haja ou não probabilidade de virem a ser atingidos no futuro) constitui uma discordância ao que eu escrevi?
Parece-me também que estás a situar esse teu comentário no momento actual ao passo que o meu era intemporal.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Na minha opinião são importantíssimos e não acredito que algum player no mercado realize negócios em sentido contrário à notação de uma casa de investimento (admito situações pontuais, mas na maioria dos casos são tendencialmente favoráveis).
Segundo um estudo divulgado há uns 2 anos atrás, entre 2000 e 2002, das acções cotadas no nasdaq 100, as principais casas de investimento (julgo que seleccionaram uma amostra das maiores 10 casas de investimento norte-americanas) tinham 85% das recomendações como buy e o Nasdaq caiu cerca de 80%...
Tal como disse no artigo que escrevi e que já aqui deixei o link, "Finalmente, gostaria de referir um dos aspectos que me levam a dar pouco valor aos “price targets” e que tem a ver com a sua constante alteração, em função da variação do preço das acções. É frequente assistirmos a revisões de “price targets” quando o preço da acção começa a atingir o anterior, pelo que as casas de investimento temem ser ultrapassadas pelo mercado e aumentam esse “price target”.
Se fossem analistas técnicos a alterar a sua análise, fazia sentido, uma vez que eles reagem em função das flutuações do preço da acção. Mas quem lança esses “price targets” são analistas que se baseiam na análise fundamental e, na maior parte das vezes, os fundamentais (da empresa, do sector e da economia) não se alteraram, pelo que não faz qualquer sentido fazer essa alteração. E podem crer que muitas das vezes ao ler essas revisões, sinto que se mexeram em algumas variáveis apenas para justificar essa revisão e não porque essas variáveis tenham tomado outro valor."
Um abraço,
Ulisses
Nota ainda para o facto da AT ter price target, eh eh.
Pelo menos é comum ouvir o Target para este movimento é...
Pelo menos é comum ouvir o Target para este movimento é...
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
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Passamos o dia inteiro a descortinar padrões nos gráficos que sinalizem a mudança de uma tendência ou a confirmação de um qualquer indicador. Discutimos as virtudes e os defeitos da análise técnica e da análise fundamental. E agora os price-targets não servem para nada?!?!?! São pura astrologia???!!!
Na minha opinião são importantíssimos e não acredito que algum player no mercado realize negócios em sentido contrário à notação de uma casa de investimento (admito situações pontuais, mas na maioria dos casos são tendencialmente favoráveis).
Penso que a volatilidade da cotação de alguns papeis demonstra bem a influência do mercado perante esta indicação, havendo papeis que variam 4% e 5% após a sua publicação e às vezes mais... (mesmo que depois sofram alguma correcção).
Bons negócios
F00tsie
Na minha opinião são importantíssimos e não acredito que algum player no mercado realize negócios em sentido contrário à notação de uma casa de investimento (admito situações pontuais, mas na maioria dos casos são tendencialmente favoráveis).
Penso que a volatilidade da cotação de alguns papeis demonstra bem a influência do mercado perante esta indicação, havendo papeis que variam 4% e 5% após a sua publicação e às vezes mais... (mesmo que depois sofram alguma correcção).
Bons negócios
F00tsie
«Não há maior risco do que não assumir risco nenhum.»
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- Registado: 12/5/2006 21:53
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Em primeiro lugar, os price-targets são divulgados algumas semanas depois de terem sido «obtidos» (isto significa que há quem tenha conhecimento desses valores - isto é, dos valores que vão ser apresentados/sugeridos - muito antes de eles virem para o grande publico).
Não concordo tens muitos Price targets que ainda não foram sequer atinjidos e com elevada probabilidade de o serem num futuro não muito longinquo ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Subscrevo tudo o que o Marco António escreveu
pois eu não ... temos tido varios exemplos nos ultimos anos de que eles podem de facto ter algum significado e que não devem ser ignorados ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
E qual a diferença entre um price target e uma projecção de um gráfico do Nichols?
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Subscrevo tudo o que o Marco António escreveu. Um exemplo disso foi a Altri e a UBS, a 2ª aumentou em 4 meses umas 5x o price target da Altri porque a detinha em carteira. Neste caso realmente houve subidas bruscas sempre, mas estávamos em Bull market claro, agora os tempos são outros, não que seja Bear, mas Bull forte não é com certeza. E neste momento há muita gente entalada e por causa disso mais precavida.
Re: Publicação de price-targets
Visitor Escreveu:Sabendo que as notas de research e os price-targets influenciam fatalmente a variação das cotações, qual é o melhor site ou a melhor forma de conhecer a sua publicação "na hora", de forma a permitir o negócio imediato do papel, aproveitando o entusiasmo do mercado?
Acredita nos signos? Nas cartomantes e nos Zandingas?
Os price-targets são algo que tem algumas semelhanças com estas coisas.......
"Para obter êxito no mundo temos de parecer idiotas mas sermos espertos" - Montesquieu
O problema dos preços-alvo é que geralmente os métodos de análise não são divulgados, porque se calhar não convém, ou porque simplesmente isso tiraria credibilidade a quem fez o cálculo, expondo erros, ou por outras razões.
Por vezes chego a suspeitar que o método de análise de alguns agentes menos escrupulosos é "tamos entalados com isto, vamos mandar uns bitaites a ver se o preço sobe".
Um preço-alvo bem calculado, com base em critérios de avaliação de rentabilidade e risco, é fundamental para investir a longo prazo.
Por vezes chego a suspeitar que o método de análise de alguns agentes menos escrupulosos é "tamos entalados com isto, vamos mandar uns bitaites a ver se o preço sobe".
Um preço-alvo bem calculado, com base em critérios de avaliação de rentabilidade e risco, é fundamental para investir a longo prazo.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
No essencial, concordo com o que o Marco escreveu e que descrevi, pormenorizadamente, no artigo "O Horóscopo da Bolsa" disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=449
Penso que o site do negócios será talvez o que trará mais informação em tempo real sobre aquilo que pretende.
Um abraço,
Ulisses
Penso que o site do negócios será talvez o que trará mais informação em tempo real sobre aquilo que pretende.
Um abraço,
Ulisses
Visitor, não o aconselho a negociar com base nos price-targets.
Em primeiro lugar, os price-targets são divulgados algumas semanas depois de terem sido «obtidos» (isto significa que há quem tenha conhecimento desses valores - isto é, dos valores que vão ser apresentados/sugeridos - muito antes de eles virem para o grande publico).
Em segundo lugar, recordo que um estudo da CMVM aqui há um par de anos atrás concluiu que se adquirisse as acções cujo price-target tinha subido ou vendesse aquelas cujo price-target tinha descido, tería tendência a perder dinheiro na maior parte dos casos. Na mesma altura (não me recordo se no mesmo estudo) soube-se que as casas de investimento que lançavam os price-targets tendiam a tomar no mercado a posição oposta à sugerida pelo estudo (isto é, no dia em que lançavam um price-target e mudavam a recomendação de hold para buy estavam a vender essa mesma acção). Como é evidente, não acontecia nos casos todos mas acontecia com elevada frequência nos casos que foram alvo de estudo...
São motivos mais do que suficientes para não se basear nessa informação para negociar.
Em primeiro lugar, os price-targets são divulgados algumas semanas depois de terem sido «obtidos» (isto significa que há quem tenha conhecimento desses valores - isto é, dos valores que vão ser apresentados/sugeridos - muito antes de eles virem para o grande publico).
Em segundo lugar, recordo que um estudo da CMVM aqui há um par de anos atrás concluiu que se adquirisse as acções cujo price-target tinha subido ou vendesse aquelas cujo price-target tinha descido, tería tendência a perder dinheiro na maior parte dos casos. Na mesma altura (não me recordo se no mesmo estudo) soube-se que as casas de investimento que lançavam os price-targets tendiam a tomar no mercado a posição oposta à sugerida pelo estudo (isto é, no dia em que lançavam um price-target e mudavam a recomendação de hold para buy estavam a vender essa mesma acção). Como é evidente, não acontecia nos casos todos mas acontecia com elevada frequência nos casos que foram alvo de estudo...
São motivos mais do que suficientes para não se basear nessa informação para negociar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Publicação de price-targets
Olá a todos,
Sabendo que as notas de research e os price-targets influenciam fatalmente a variação das cotações, qual é o melhor site ou a melhor forma de conhecer a sua publicação "na hora", de forma a permitir o negócio imediato do papel, aproveitando o entusiasmo do mercado?
Obrigado a todos...
Visitor
Sabendo que as notas de research e os price-targets influenciam fatalmente a variação das cotações, qual é o melhor site ou a melhor forma de conhecer a sua publicação "na hora", de forma a permitir o negócio imediato do papel, aproveitando o entusiasmo do mercado?
Obrigado a todos...
Visitor
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