Caldeirão da Bolsa

A linha do S&P

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 24/6/2006 13:04

Isto de tentar adivinhar que raio vai o indice fazer é um stress do caraças :mrgreen:

Isto de tentar encontrar semelhanças com o movimento de à 1 ano é um vicio do caraças :P

O facto de a queda ser realmente semelhante, o problema é como a subida foi feita.
Ambas com o mesmo nº de dias, 141 dias, a 1ª com um falso break, sendo este a 5ª onda do movimento e depois corrigido 50% em 31 dias, e a 2ª, 3 ondas em 26 dias e 62.5% de retracement.

1ª indicação, o momentum de queda é mais forte pois num menor espaço temporal, a amplitude de queda foi superior.
2ª indicação, encontrou resistencia nos 1250 pts, um dos natural numbers de gann e resistencia de um movimento anterior.

Mas vamos analisar como o topo foi feito em ambas as situações.
No 1º movimento, 2005, o indice gerou um falso break que coincidiu com a 5ª onda gerando assim um movimento completo. O ultimo rallie que produziu a 5ª onda serviu assim para os "big players" libertarem papel.
O topo feito este ano é no entanto diferente. Durante 4 meses o mercado foi fazendo maximos sucessivos mas sempre em falsos breaks. Esta sensação de movimento de alta que o grafico nos dá pode no entanto ser enganadora pois poderá nos indicar um movimento de distribuição, que acabou por ser confirmado.
Durante 4 meses "alguém" andou a acumular posições à medida que os "big players" se iam desfazendo das deles. Assim que a procura acabou pois o capital acabou, assim que a pressão de venda sofreu um aumento, não havia ninguém no mercado que o sustentasse, e foi o que se viu.

Resumindo, o que eu quero dizer com isto tudo é que é extremamente dificl para o indice fazer maximos nos proximos tempos depois daquele "monstruoso" padrão de distribuição de 4 meses.

Apesar de um movimento de queda poder ser identica a outras no passado, a sua reacção tem SEMPRE relação com a subida feita anteriormente.

Se vamos fazer uma 5ª onda no imediato não poderei dizer pois podemos ficar fechado num trading range com os actuais valores durante as proximas semanas.
Depois de um processo de distribuição de 4 meses, também o processo de acumulação deverá demorar para que um novo rallie seja sustentado no medio prazo.

Salvo erro, a epoca de resultados começa no proximo dia 7, como sempre, com a Alcoa, e será interessante observar como o indice reagirá.

Ainda não observei o que as acções fizeram esta semana mas pelo que me lembro da semana passada, o volume tem diminuido de dia para dia, que nas quedas, quer nas subidas, o que deixa a leitura ainda mais dificil. Parece que o mercado aguarda por algo e independentemente da noticia ou acontecimento que surja e independentemente de trazerem alegrias ou tristezas, não podemos, novamente, de esquecer o que o mercado fez nos anteriores 4 meses. Qualquer rallie maluco, ou não, que possa surgir, terá que ser sempre acompahnado com o maximo de precaução pois poderá ser o "golpe final" para os "bulls".

um abraço
arnie
Anexos
spx.png
spx.png (18.44 KiB) Visualizado 1139 vezes
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por BullPower » 23/6/2006 1:55

E no Dow Jones também está parecido. Quer no DJIA quer no SPX, pode-se traçar várias linhas meio escondidas que vão dar precisamente onde cotam neste momento. Está tudo por um fio :).
Anexos
DJIA.png
DJIA.png (24.82 KiB) Visualizado 1288 vezes

Registado: 28/1/2005 0:38

por Ulisses Pereira » 23/6/2006 0:59

Aqui deixo a actualização dos gráficos do S&P onde se vê que o índice continua a fazer equilíbrio, qual trapezista, sobre a sua linha chave.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sp1.GIF
forum-sp1.GIF (27.88 KiB) Visualizado 1323 vezes
forum-sp2.GIF
forum-sp2.GIF (20.02 KiB) Visualizado 1321 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por BullPower » 22/6/2006 18:01

No ano passado penso que não foi feita em ABC. Se repararem no fim de Abril houve duplo fundo, que poderá ter sido a 5ª onda só que ficou cortada, tal como acontece muitas vezes em certos movimentos onde a 5ª onda não expande para além do máximo da 3ª, ou expande muito pouco.

Já agora, parece-me que hoje o SPX começou a fazer a 5ª onda. Se for o caso, também poderá não passar dos 1220.

A ver vamos o que acontece.

Abraço e BN.

por Jeropiga » 22/6/2006 17:30

Forma como a queda é efectuada, o volume nos futuros, a amplitude das quedas diárias, etc...

Registado: 29/1/2006 0:25

por Ulisses Pereira » 22/6/2006 17:11

Ah... O NDX, de facto, não fez máximos desta vez. O que eu gostaria de saber é que factores te levam a considerar mais provável uma correcção em ABC do que em 5 ondas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 22/6/2006 17:06

Eu não vejo diferença, Jeropiga. Há quase um ano fazia máximos quando iniciou a correcção. Agora também...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jeropiga » 22/6/2006 16:10

Bem comparar a queda á um ano com de hora é a mesma coisa que comprar um alho com um bugalho quase...
À um ano a queda foi feita em ABC puro e simplemente, um A decomposto e um C directo, neste caso a queda indica uma queda em 5 ondas, não esquecer que á um ano o NDX fazia maximos e nesta não. :wink:

Registado: 29/1/2006 0:25

por Shenron » 22/6/2006 16:09

Eu penso que a quebra dos 1247 não é o trigger mais importante nesta fase, mas sim os 1237. Aí sim o SPX perde um bocado do chão que o pode projectar para um duplo fundo nos 1210/1220 ou ainda mais para baixo por volta dos 1190.

Vale o que vale...

Disclaimer - Curto em CFD's sobre o SPX (sim ainda :mrgreen: )

Registado: 15/2/2005 19:02

por vieira » 22/6/2006 15:58

Penso que estamos agora num momento importante do SPX, que é a quebra dos 1247 na vela horária, que como o Nichols diz, pode ser o trigger para a entrada dos curtos.

Registado: 9/12/2005 18:40

por Ulisses Pereira » 22/6/2006 0:42

As ondas de Elliot daria pano para mangas. mas deixo aqui um exemplo de uma das correcções do S&P que levou o S&P muito perto desta linha, há cerca de um ano atrás, onde só encontramos 3 ondas.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sp1.GIF
forum-sp1.GIF (26.25 KiB) Visualizado 1777 vezes
forum-sp2.GIF
forum-sp2.GIF (22.48 KiB) Visualizado 1782 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Shenron » 21/6/2006 21:45

Eu ainda deixei as minhas... curtas :twisted: :twisted: :twisted:

Registado: 15/2/2005 19:02

por vieira » 21/6/2006 21:25

Que fecho no minimo curioso. Se houvesse mais 15 min. de sessão, não sei o que aconteceria... :twisted:

Isto parece-me que toda a gente quis fazer o seu profit taking, ou seja os longos não quiseram deixar posições para amanha. Mesmo com este rallie, anda tudo muito nervoso.

Bem...

por A_S_A » 21/6/2006 19:51

Eu como de ondas não percebo muito portanto...para mim , o mercado mandou alongar...e lá fui eu. :lol:

Naturalmente que entrei com posições mais pequenas , mas neste momento estar curto é estar a lutar contra moinhos de vento portanto ou estava de fora ou alongava.

Vamos acompanhando , no entanto temos de reconhecer a força deste movimento depois de ontem o SPX ter aguentado os 1240.

Registado: 10/11/2004 19:34

por 654235 » 21/6/2006 19:17

Com um gráfico era mais claro. O que eu vejo é o final de um ciclo elliot.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por BullPower » 21/6/2006 18:56

Boas. Bem, com ou sem swing high, o meu prognóstico iria continuar bear para o longo prazo, é apenas a minha opinião. Disparate ou não, não sei, mas depois de ontem ter visto uma previsão de uns experts em ondas Elliott já do ano de 2000 que apontavam o Dow Jones a cotar nos 3000 pontos no final de 2006 e o SPX a cotar nos 400 imagine-se :shock:, estou automaticamente desculpado se me enganar nas minhas ideias :lol: .

Não sou nada expert em Elliott, mas a mim parece-me que hoje fizemos a onda C da 4 deste movimento de baixa desde os 1326 pontos no SPX, ficando a faltar a meu ver, a onda 5, o tal teste ou quebra dos 1220. O Arnie podia elucidar melhor o pessoal ou outro expert em Elliott.

Abraço e BN.

por criança em warrants » 21/6/2006 18:00

Significa que amanhã no DAX vamos ter no inicio da sessão um teste aos 5550 pontos, para depois começar a cair forte e feio durante semanas.

Registado: 29/9/2004 18:02

por vieira » 21/6/2006 17:51

BullPower Escreveu:Era isso mesmo que estava a pensar Arnie. Embora pense que novos mínimos virão no final desta semana, não ponho de parte um swing high a começar amanhã. Mas se acontecer este swing high sem antes fazer novos mínimos ou apenas um teste aos 1220, então o meu prognóstico é decididamente ultra bear para os tempos mais próximos.

Muito importante realmente ver o fecho de amanhã. Note-se que o topo 1326 está directamente relacionado com o dia 22 de Dezembro e 21 de Março.

Abraço e BN.

É este o swing high de que se falava?

por Ulisses Pereira » 21/6/2006 12:32

Eu diria que a ruptura dessa linha de tendência ascendente faria com que eu deixasse de defender o actual "Bull Market", mas para estar inteiramente convencido de um novo "Bear Market" precisaria de ver o S&P quebrar em baixa o importante suporte horizontal na zona entre os 1150 e os 1165 pontos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por heterocedastico » 21/6/2006 10:09

Excelente gráfico. Só uma dúvida Ulisses. Dirias que se o spx quebrasse a linha de tendência ascendente o bull market acabaria? Entrariamos em bear market? Ou entrariamos num nível intermédio de consolidação?

Obrigado

Registado: 8/5/2004 16:38

por BullPower » 21/6/2006 1:58

Era isso mesmo que estava a pensar Arnie. Embora pense que novos mínimos virão no final desta semana, não ponho de parte um swing high a começar amanhã. Mas se acontecer este swing high sem antes fazer novos mínimos ou apenas um teste aos 1220, então o meu prognóstico é decididamente ultra bear para os tempos mais próximos.

Muito importante realmente ver o fecho de amanhã. Note-se que o topo 1326 está directamente relacionado com o dia 22 de Dezembro e 21 de Março.

Abraço e BN.

por arnie » 20/6/2006 23:50

amanhã é 21 de Junho

novo ciclo trimestral se inicia

o que o maximo de 20 de Março deu ao mercado?

se até 6ª feira o mercado deixar um swing high, acho que a situação para os proximos tempos no SPX é deveras preocupante

deveras preocupante = voltar a cair forte e feio produzindo a 3 "perna" do actual movimento de queda, o que indicará a 5ª onda do movimento (apenas como reparo, uma das regras de elliot é que se a 2ª onda é complexa, a 4ª será simpes. Ora o anterior swing high foi a 2ª onda, temos um movimento em ABC (3 ondas), o que indica que a actual onda já não deverá ter muito mais para dar e teremos um novo teste aos anteriores lows nos proximos dias) ou então entra num movimento lateral que nos dará 3 meses no minimo de autentico tedio nos mercados

Olhando para o grafico, fica a sensação que realmente falta ali um teste aos anteriores lows da semana passada, fazendo assim a tal 5ª onda.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Globetrotter » 20/6/2006 23:15

Concordo com o Ulisses. Excelentes gráficos (como sempre) e mostra que o Bull Market não acabou. E na minha opinião não vai acabar!
O gráfico do S&P revela isso. A tendencia ascendente continua, e o suporte é fortissimo.
Sempre que testa a LTA reçalta para cima.
Quando quebrar a resistencia na zona dos 1300 pts, vamos muito para cima, isto porque não existem resitencias apartir dai.
E acredito qu estamos novamente a voltar a uma fase boa para os mercados. Isto por várias razões:
:arrow: A correcção esperada por todos, após os indices atingirem maximos aconteceu...
:arrow: A fase de consolidação está a acontecer (ou quase a acabar)
:arrow: Os indices começam a ganhar novamente força
:arrow: E no dia 29 quando não houver alterações nas taxas de juro, vai ficar tudo ao rubro... :mrgreen:

Um Abraço e BN
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "

Registado: 3/2/2006 14:13

por Barra » 20/6/2006 22:47

Ulisses, não discordando contigo, acho que as zonas de suporte e de resistência têm amplitudes enormes o que suscita grandes incertezas quanto ás suas quebras.

Será que não foi já quebrado o suporte?
Há quem pense que sim.

Registado: 19/10/2004 19:26

A linha do S&P

por Ulisses Pereira » 20/6/2006 17:06

Apesar das correcções severas dos últimos tmepos, o S&P continua a aguentar a sua linha de tendência ascendente de longo prazo. Hoje, uma vez mais, reagiu bem nessa zona. Enquanto esta linha permanecer inviolada, o "Bull Market" permanece vivo.

Deixo aqui os meus gráficos do S&P que acho que ilustram melhor o meu pensamento do que 1000 palavras.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sp1.GIF
forum-sp1.GIF (28.84 KiB) Visualizado 2773 vezes
forum-sp2.GIF
forum-sp2.GIF (27.26 KiB) Visualizado 2768 vezes
forum-sp3.GIF
forum-sp3.GIF (22.55 KiB) Visualizado 2752 vezes

Ulisses Pereira