Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2006 - Mês 06 - Capital 1,437X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 06 - dia 20 - Capital 1,266X

por Jiboia Cega » 24/6/2006 1:47

JAS Escreveu:VAA
Continuo a acumular a 0,14...
JAS

Estas mesmo confiante nesta. É pela reestruturação? Já olhei para ela, vi gráficos, etc, mas não fui capaz ainda de me decidir com medo que seja uma PAD 2. Valerá mesmo a pena? Obg

Registado: 21/3/2006 10:46

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 06 - dia 20 - Capital 1,266X

por PJBM2 » 23/6/2006 18:38

JAS Escreveu:O nosso PSI anda mesmo desinteressante...

Se fosse só o PSI... O Nasdaq100 não anda melhor
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Carteira JAS*2006 - Mês 06 - dia 20 - Capital 1,266X

por JAS » 23/6/2006 18:29

O nosso PSI anda mesmo desinteressante...

SEM
Tem andado muito parada e a privatização da Portucel pode-se tornar uma operação mais complicada do que o previsto.
Meti as mais valias no bolso fechando a posição com vendas a 8,26-8,28.

JMT
Acho que está barata e que pode atingir os 15 ainda este ano.
Comprei mais umas na zona dos 13,68-13,69.

COR
Continua sem volume e eu continuei a reduzir.
Hoje vendi mais umas a 1,96.

VAA
Continuo a acumular a 0,14...

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 06-23.png
cart 06-23.png (61.39 KiB) Visualizado 2708 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re

por JAS » 23/6/2006 1:14

Resina Escreveu:Jas vender Tdu pk!? Mais cedo ou mais tarde dará sinal, ainda por cima a 1,41! Mas Ok! A 1.41 tinha reforçado!

Acho que deves manter, apenas vendi algumas.

Resina Escreveu:O que pensas fazer do Bcp?

Vou manter.

Resina Escreveu:Ja agora qual é para ti o banco decente que te manda as listagens correctas?

O Millennium.
Mas o ab7 também não manda...

Um abraço,
JAS

por Resina » 23/6/2006 1:08

Jas vender Tdu pk!? Mais cedo ou mais tarde dará sinal, ainda por cima a 1,41! Mas Ok! A 1.41 tinha reforçado!
O que pensas fazer do Bcp?
Ja agora qual é para ti o banco decente que te manda as listagens correctas?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por charles » 22/6/2006 19:37

o best onde fiz metade do ano 2005 nao dispõe dessa ferramenta o que me fez perder um serão a fazer contas.

quando cheguei ao big tive a boa surpresa de eles disporem dessa ferramenta no site e é so imprimir a listagem onde é so fazer a subtracçao dos totais nem que tenha 500 paginas.

jas cade as fotos?
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re

por JAS » 22/6/2006 19:16

MAF Escreveu:Jas com tantos trades num ano, deve ser cá uma trabalheira fazer o IRS !

Por isso é que eu utilizo bancos decentes que nos mandam a listagem das mais-valias no final do ano...

JAS

por MAF » 22/6/2006 17:50

«Se bem lembro a listagem, só do BCP e desse ano, tem algumas 30 páginas de letra miudinha...»

Jas com tantos trades num ano, deve ser cá uma trabalheira fazer o IRS !

Um abraço,

MAF

Registado: 17/3/2003 22:24

por JAS » 22/6/2006 17:22

Poucos movimentos...

Apenas uma venda de TDU a 1,41 e um reforço na VAA a 0,14.

JAS
Anexos
cart 06-22.png
cart 06-22.png (45.18 KiB) Visualizado 3152 vezes

Re

por JAS » 22/6/2006 17:20

Para mim a rentabilidade de uma Carteira deve ser medida exactamente da forma como medes a taxa de juro real de um depósito a prazo (ou de outro investimento qualquer) pois é apenas isso que interessa a qualquer investidor.

Portanto é correcto calcular o capital médio ponderado que investimos nesse ano e se dividirmos os lucros/prejuízos por esse capital ponderado obtemos a taxa real.

Ela não é mais do que a Rentabilidade que eu considero na minha Carteira.

Podes fazer as contas que quiseres e arranjares as fórmulas que entenderes mas o que interessa é apenas isso a taxa de juro que obtemos com o capital que investimos.

Há quem até considere que o cash de uma carteira não conta para esse capital ponderado mas eu não entendo assim pois considero que é capital parado por má gestão do investidor e que é justo considerar que tem remuneração zero nessa situação.

Quando a dar-te todos os movimentos seria trabalhoso.
Se bem lembro a listagem, só do BCP e desse ano, tem algumas 30 páginas de letra miudinha...

Se é tão complicado fazer as contas pelo vosso método para mim não serve...

Um abraço,
JAS

por Pipoca » 22/6/2006 9:52

JAS,

Eu tinha afirmado que ia dar por terminada a minha discussão neste tópico, mas visto me teres interpolado directamente, sinto-me obrigado a responder-te.
(Por este facto peço desculpa por este meu post vir “atrapalhar” aqueles que neste tópico olham apenas para a carteira do JAS…)

Ponto 1:

Os gestores de fundos não “arranjaram” uma metodologia, os gestores de fundos pegaram num metodologia que lhes permite avaliar e comparar as respectivas performances, ou seja, utilizam a rentabilidade percentual como uma medida comparativa universal.

Ponto 2:

Se queres que eu calcule a performance da tua carteira de forma a que a mesma possa ser comparada com todo e qualquer fundo de investimento/gestor de carteiras, terei todo o gosto em te realizar os cálculos.
No entanto, para obter tal performance, eu não preciso de saber que andas de férias pela Tailândia e das conversas que tens com uns “deuses” misteriosos.
Preciso sim de saber quais os activos transaccionados durante o período em questão e respectivas datas e preços de aquisição e liquidação dos mesmos.

Abraços

Ps: deixo só aqui mais um exemplo para tentar “perceber” o teu método...

1) Começas o ano (2005) e investes numa acção um euro

2) Até 30/11/2005, a acção caiu 99% e em Dezembro não mexeu.

3) Nessa altura (30/11) metes lá mais 1000 Euros e até final do ano compras uma acção onde ganhas 1% (10 Euros)

Ou seja, nesse ano ganhaste 9.01 Euros em termos absolutos

Apresentaste um capital médio ponderado de 85.847

Data Capital dias dias x capital CP
2004-12-31
2005-11-30 1 334 334
2005-12-31 1000 31 31000

365 31334 85.847

4) Resumidamente, temos então uma valorização da carteira de 10,49% (9.01 / 85.847), apesar de nos dois negócios que fizeste, com um teres perdido 99% da tua carteira até ao momento do AC e no outro teres ganho 1% da tua carteira após este momento.

Estou correcto?

Registado: 28/5/2003 14:29

por JAS » 21/6/2006 23:09

Nenhum movimento hoje... Apenas futebol.

JAS
Anexos
cart 06-21.png
cart 06-21.png (45.47 KiB) Visualizado 3463 vezes

por MozHawk » 21/6/2006 22:17

Antes de mais, umas boas férias para ti JAS nas cálidas águas do Índico.

Também eu sempre fui um leitor da tua carteira. Aquela curiosidade, como sabes. Aliás, sempre achei piada às tuas tiradas sejam elas de bolsa ou não.

Ao ler a tua carteira, acho interessante estarmos em papeis completamente diferentes. Ainda mais interessante acho a tua teimosia na VAA. Do pouco tempo que tenho para estar a olhar para os mercados, a não ser que aconteça algo de fantástico, parece-me ser um posicionamento extremamente arriscado. Muito arriscado. Ou existirão assim tantas PADs?

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Re

por JAS » 21/6/2006 16:43

Pipoca Escreveu:Eu sinceramente custa-me acreditar que tu pelo menos não ponhas em causa a tua metodologia distorcida, já que me pareces uma pessoa inteligente.
De qq forma, pelo pouco que de ti conheço (limito-me a ler com agrado aquilo que por aqui escreves) tb já me apercebi que a teimosia é uma característica que tens muito vincada, e assim sendo, desconfio que mesmo que já tenhas concluído que a metodologia usada por 100% dos gestores de fundos/carteiras em todo o mundo (em contraste com a tua) é obviamente a correcta, nunca o irás admitir…

A minha "metodologia distorcida", como tu lhe chamas, se calhar aplica-se a uma carteira que não tem as distorçoes de um Fundo...

Os gestores de Fundos arranjaram uma metodologia para medir a sua pseudo performance abstraindo das saídas maciças de investidores em períodos de baixa (em que os fundos são obrigados a vender mal aquilo que se calhar foram obrigados a comprar mal...).
Os gestores de Fundos não podem decidir em que momento é que fazem os AC's ou as RC'c enquanto que no meu caso sou eu que decido.
É um acto de pura gestão da minha Carteira que os gestores de Fundos não têm.

Mas continuemos a fazer contas...

Vamos ao ano de 2004 que, pelo que parece, é o que tem gerado mais discussão.

- Comecei o ano com um capital X e a investir a 100% em warrants.
- Em 2 meses, que correram muito bem, a rentabilidade foi até +75% (08 Jun).
- Nos meses seguintes, que meteram o atentado de Madrid, os meus principais warrants (PTC, BCP e Nokia) começaram a tender para zero e a carteira foi perdendo não só o capital mas também os lucros acumulados que tinham sido reinvestidos.
- A rentabilidade em 14 Junho já era -80%.
- Até aqui parece não haver dúvidas pois estamos a falar de um capital fixo X.

Segue-se a 2ª fase:
- Em 16 Junho fiz um Aumento de Capital metendo na bolsa um 2ºX.
- Já expliquei que na fórmula que eu uso todas as rentabilidades são calculadas extrapolando para o dia 31 de Dezembro pelo que a rentabilidade apresentada nessa data terá passado a ser cerca de -40%.
(Na realidade, fazendo as contas certinhas com o capital médio ponderado, ela teria ficado nos -80% pois 1 dia de capital 2X não teria grande influência nessa média.)
- Nessa altura adoptei a metodologia de 50% em acções e de 50% em warrants, como medida de precaução, mas até meados de Julho nem sequer investi muito pois andei com cash da ordem dos 40 a 50%.
Até esperei pacientemente pela oportunidade.
- No final de Julho a Carteira apresentava -42% pelo que o novo capital pouco ou nada tinha melhorado a minha performance.

Segue-se a 3ª fase:
- Em 06 Ago a carteira estava nos -49% com capital capital médio ponderado para 31 de Dezembro de 1,54X
(o capital médio ponderado real nessa data seria de 1,24X pelo que a rentabilidade teórica correcta seria da ordem dos -60%).
- Nessa data achei que a minha oportunidade tinha surgido e que estavamos num Fundo de mercado.
Aumentei o capital para 3X.
Fi-lo contra todas as opiniões expressas no post da carteira pois os deuses diziam que ia continuar a cair e os deuses mais cepticos até acenavam com um terrível Bear Market...
- A rentabilidade foi corrigida para cerca de 34% com um capital médio ponderado para 31 de Dezembro de 1,94X.
- Os mercados começaram a arrebitar e a minha recuperação começou.

Segue-se a 4ª fase:
- Em 08 de Outubro a rentabilidade já estava em apenas -2% (capital médio ponderado para 31 de Dezembro de 1,94X) e os meus objectivos de recuperar as perdas tinham sido atingidos.
O AC tinha cumprido o seu objectivo de recuperar o capital perdido.
- Andar com um capital tão acima do meu normal não estava de acordo com o meu modo de andar na Bolsa pelo que o reduzi, muito naturalmente, para 2X.
E, nesse dia, até parti de férias para a Tailândia...

Segue-se a 5ª fase:
- Em 03 Nov, logo após ter voltado de férias e com a rentabilidade já em +6%, resolvi fazer um acerto de Capital de forma a que o meu capital médio reportado a 31 de Dezembro fosse idêntico ao da data em que estávamos.
- As contas indicavam 1,65X pelo que o capital passou a ser 1,65X e, a partir daí, o capital médio ponderado "ao dia" passou a ser idêntico ao capital médio 2em 31 de Dezembro".

No final do ano a Carteira apresentou um resultado positivo de +60,26 relativamente ao capital ponderado de 1,65X.

Isso significa, para bom entendedor e para quem souber fazer contas, que eu ganhei:
- 60,26% do meu investimento médio ponderado de 1,65X.
- 99,43%% do meu capital inicial X.
- 33,14% do meu capital máximo 3X.

Eu euros dá sempre o mesmo.
E é um lucro muito jeitoso...
O gestor "que faz contas distorcidas" ganhou mais do que muitos Fundos nesse ano.

Mas, já agora e como achas que a rentabilidade que eu apresento está "distorcida", faz as continhas e diz-me qual foi a minha rentabilidade no fim do ano de 2004.

Para te facilitar as contas os dados são estes:

Data Capital dias d x C C ponderado
01-Jan 1,00
16-Jun 1,00 167 167
09-Ago 2,00 54 108
08-Out 3,00 60 180
02-Nov 2,00 25 50
31-Dez 1,65 59 97,35

total 365 602 1,650

O lucro final foi de 99,43% relativamente a 1,00 X.

Um abraço,
JAS

por Pipoca » 21/6/2006 10:26

Jas,

Antes de mais agradeço a tua resposta.

Com base no exemplo que te deixei no post anterior, fica apenas aqui uma correcção para se adaptar ao teu caso:

Fundo/sociedade gestora de investimento apresenta as seguintes rentabilidades: 2003 ganho de 23%; 2004 ganho de 60%; 2005 ganho de 85%

JAS apresenta as mesmas rentabilidades.

Eu vou ter com ambos (gestor de fundos e JAS) e digo o seguinte:

“Ó Amigos, se eu tivesse investido 1000 Euros com vocês no início de 2003, qt é que teria no final de 2005. Atenção que no final de cada ano eu retiro todas as mais valias porque gosto de gastar o que ganho.”

Qualquer gestor de fundos/carteiras diria rapidamente: “bem… assim sendo você no final de 2005 teria 2680 Euros”

JAS: tu terás que dizer: “ bem… os seus 1000 euros em meados de 2004 passaram a 10 euros, por isso nessa altura você teria de meter aqui mais uns milhareszitos, mas depois eu fiz um bom negocio e com esses milhares adicionais ganhei bastante dinheiro, etc, etc… “

JAS, eu não me vou alongar muito mais e vou dar por terminada a minha participação neste tópico porque acho que tudo o que até agora foi dito neste post dá para qualquer pessoa compreender como é que se mede rentabilidades de carteiras.

A carteira é tua, tu medes as rentabilidades como quiseres.
Se me disseres que 1+1=3, eu vou tentar demonstrar que tu não tens razão, mas se mesmo depois disso tu quiseres continuar a acreditar que o resultado é mesmo 3, então a escolha é tua, e não vale a pena insistir muito mais…

O método que eu aqui defendo é aquele utilizado por todos os fundos em qualquer lugar do mundo, fundos esses que como bem sabes têm entradas e saídas de capital permanentes (analogia com os teus aumentos e reduções de capital).

Eu sinceramente custa-me acreditar que tu pelo menos não ponhas em causa a tua metodologia distorcida, já que me pareces uma pessoa inteligente.
De qq forma, pelo pouco que de ti conheço (limito-me a ler com agrado aquilo que por aqui escreves) tb já me apercebi que a teimosia é uma característica que tens muito vincada, e assim sendo, desconfio que mesmo que já tenhas concluído que a metodologia usada por 100% dos gestores de fundos/carteiras em todo o mundo (em contraste com a tua) é obviamente a correcta, nunca o irás admitir…

por JAS » 20/6/2006 21:09

Férias são férias e, além de aturar os deuses de vez em quando poucos movimentos fiz.

COR
Uma venda a 1,99.
Continuei a reduzir a posição num título que não me parece com vontade de mexer...

VAA
Fui comprando mais umas a 0,14.

Quanto à rentabilidade a carteirinha perdeu nestas duas semanas tanto como o PSI.
Mas continua a ganhar-lhe pois o acumulado já estava no bolso...

JAS
Anexos
cart 06-20.png
cart 06-20.png (62.32 KiB) Visualizado 2482 vezes

Re

por JAS » 20/6/2006 20:51

Não tenho respondido porque andava a passear pela "terra dos deuses".
(Bem procurei mas não encontrei lá nenhum...)

Pelo que vejo continuam muito divertidos a debater a rentabilidade da minha carteira ou mais propriamente "a rentabilidade de uma carteira com variações de capital".

Pipoca Escreveu:JAS, somente uma pergunta para tentar esclarecer alguns pontos:

Tu neste momento, afirmas que em 2003 ganhaste 23%, em 2004 foram 60% e em 2005 mais 85%.

Eu não afirmo neste momento...
Esses são os resultados reais da Carteira tal como foi publicada ao longo desses anos.
Toda a gente pode lá ir consultar.

Pipoca Escreveu:Se eu for ter com uma gestora de fundos, fundo de investimento ou simplesmente alguém que saiba calcular rentabilidades e lhe disser:
“Ouça lá, ó amigo… se eu no inicio de 2003 tivesse deixado aqui 1000 Euros, qual era o valor da minha conta no final de 2005?

Qualquer uma destas entidades, que apresentasse resultados publicados iguais aqueles que tu apresentas diria sem hesitar:

“Bem… Vª Ex.ª teria agora 3640.80 Euros”

Se eu for ter contigo, e te fizer a mesma pergunta, qual vai ser a tua resposta?

Pipoca, vamos por partes...
1º Eu não mantive o mesmo capital nos 3 anos pois o meu X não é necessariamente um valor fixo.
Em cada ano ele representa o capital que eu decido investir na Bolsa nesse ano.

Posso-te dizer que o X não tem sido EXACTAMENTE igual mas tem sido semelhante.

2º Se tivésse mantido o capital X inicial e tivésse obtido essas rentabilidades anuais SEM RETIRAR OS LUCROS ANUAIS o valor final da carteira seria:
X x 1,23 x 1,60 x 1,85 = 3,6408 X que coincidiria com o teu número.

3º Acontece que, em geral, eu retiro os lucros anuais da Carteira e, no ano seguinte, volto a investir o mesmo X ou coisa parecida.
Sendo assim, RETIRANDO LUCROS ANUAIS, o valor final da Carteira seria:
X + 0,23X + 0,60X + 0,85X = 2,68X
Como vês eu não ando "a fazer milagres" com as rentabilidades...

4º No ano de 2004, a carteira aqui publicada, fez a gracinha de andar investinha a 100% em warrants e, em 2 negócios desastrosos, ficou reduzida a 1% ou coisa parecida.
Isso obrigou-me a fazer um AC para 2X e, durante cerca de 2 meses, até para 3X.
O capital médio ponderado do ano de 2004 foi de 1,65X.
E aqui é que se põe o problema de saber medir a rentabilidade de uma carteira que tem variações de capital".

5º Já disse e repito que fazer Aumentos de Capital ou fazer Reduções de Capital não é nada do outro mundo e que é um acto de gestão corrente.

6º Em condições normais, quando o capital X não sofreu perdas significativas (como é o caso da carteira em 2006) até o podemos assimilar à utilização, por exemplo de crédito bancário (o ab7 permite-o até 3X mas apenas para acções).
Um investidor teria o seu capital X e, em determinados períodos que considerava favoráveis, ao longo do ano poderia utilizar, de vez em quando, capitais alheios para reforçar posições.
Nesse caso, para medir a rentabilidade, não seria lógico fazer as contas da rentabilidade apenas relativamente ao seu X quando até poderia ter andado com 3X adiccionais...
O que seria correcto era fazer as contas relativamente ao capital médio ponderado.
(e havendo custos desses empréstimos também deveria entrar com eles nas contas)

7º Em condições anormais, como a que ocorreu em 2004 e em que houve perda muito significativa do capital X, é evidente que não se pode recorrer a um crédito bancário do tipo do ab7 pois ele seria mínimo e sem significado.
É preciso utilizar capitais próprios e é preciso que existam.
Por isso eu não ando com tudo na bolsa, como fazem os deuses...
E habitualmente também retiro lucros anuais pois tenho vícios que os deuses não têm...

Pipoca Escreveu:Basicamente, e resumindo um pouco a tua forma de calculo, o teu método dá uma rentabilidade que não é comparável com nada, já que a rentabilidade passa a depender não da tua performance como gestor mas sim do timing em que os teus aumentos de capitais são efectuados e em que os teus trades correctos são executados…

Já te demonstrei que ela é comparável com qualquer carteira que tenha variações de capital ao longo do ano.

Mas nos anos de 2003 e 2005 não fiz qualquer AC pelo que também é comparavel com carteiras de capital fixo.

A questão que se põe é se as alterações de capital são um acto de gestão de uma carteira ou não.
O timing de um AC, como os que fiz em 2006, equivale ao timing de fazer um reforço num título em que já andamos investidos ou equivale ao timing de entrar num título novo porque achamos que existe oportunidade de lucro.

Portanto os Aumentos de Capital não alteram substancialmente a performance de um gestor.
Eles só dão lucros se os trades forem bons!!!

Repara que é exactamente igual:
- Com capital X estares com -30% significa que estás a perder 0,30X.
- Com capital 3X estares a perder -10% significa que estás a perder 0,30X.

Eu não faço AC's para reduzir a percentagem da rendabilidade...
Eu faço AC's para tentar obter lucros com o novo capital que lá meto.
As minhas contas de lucros ou perdas são em Euros.
Tão simples quanto isso...

Quanto à fórmula que uso, que calcula o capital médio ponderado pressupondo que o capital actual se mantém até ao final do ano, já expliquei porque o faço e já demonstrei que em 31 de Dezembro ela dará o valor coincidente com a fórmula exacta.
Simples e transparente.

Um abraço
JAS

por charles » 20/6/2006 13:42

Pipoca Escreveu:Ok, vamos então aos factos:

Ponto1: parece que afinal isto não é um fórum (por definição, um local onde podem existir opiniões contrárias e onde se debatem/discutem ideias), mas sim outra coisa qualquer…

Pelos vistos este fórum parece ter mudado muito nos últimos anos, sendo hoje um “local de culto”, em oposição aquele agradável espaço onde anteriormente se podiam debater ideias, metodologias, etc…

Ponto2: nunca fui agressivo nem mal-educado com ninguém.
Apenas tento com argumentos válidos demonstrar aquilo que está errado…
Se quando eu apresento um argumento surgem posts seguidos a defenderem uma posição sem argumentar coisa alguma, é natural que eu pense estarmos perante uma seita ou algo similar…

pipoca nada te dá o direito de ofender e acusar as pessoas de pertencerem a seitas e iurds

e tambem não vieste acrescentar nada de novo a esta discussão e entende discussão no sentido negativo , o debate é uma troca de ideias e a discussão ja ´não tem essa conotação e neste caso se leste para tras deves ter percebido que sobre o assunto foi tudo dito e tudo discutido com demasiada agressividade até

se queres raevivar o assunto optimo, continua mas depois nao te queixes da falta de qualidade pois estás a contribuir para ela

eu so fiz o comentario pois estou farto de ler a mesmas coisas e uma coisa é certa da continuaçao da publicaçao da carteira que eu acompanho com muita atençao nada, niente zero

para mim encerro aqui o assunto
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Patrícia M. » 20/6/2006 12:58

O problema não é discutir. Eu acho que a rentabilidade do JAS está mal calculada, mas quem concorda e quem discorda já há muitos dias que apresentou os argumentos. Já ninguém vai mudar de opinião nesta altura e a discussão é interminável. Por isso acho normal que as pessoas já não tenham pachorra para num tópico que gostavam muito terem que assistir a uma discussão em que os argumentos já foram repetidos mil vezes. Mas vocês gostam de mostrar que têm razão.

Jinhos
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

por Pipoca » 20/6/2006 12:50

Ok, vamos então aos factos:

Ponto1: parece que afinal isto não é um fórum (por definição, um local onde podem existir opiniões contrárias e onde se debatem/discutem ideias), mas sim outra coisa qualquer…

Pelos vistos este fórum parece ter mudado muito nos últimos anos, sendo hoje um “local de culto”, em oposição aquele agradável espaço onde anteriormente se podiam debater ideias, metodologias, etc…

Ponto2: nunca fui agressivo nem mal-educado com ninguém.
Apenas tento com argumentos válidos demonstrar aquilo que está errado…
Se quando eu apresento um argumento surgem posts seguidos a defenderem uma posição sem argumentar coisa alguma, é natural que eu pense estarmos perante uma seita ou algo similar…

E por aqui me fico:

Se o JAS quiser responder à minha pergunta, responde. Se não quiser, não responde…
(duvido que o não faça, já que apesar de termos muitos pontos discordantes, sempre foi uma pessoa que apresenta uma enorme honestidade intelectual para responder aos post que lhe são dirigidos).

Quanto aos restantes, tenho de reconsiderar seriamente se faz algum sentido vir aqui todos os dias ler este tipo de opiniões.
Se este foi um fórum pelo qual eu nutria uma particular simpatia, a forma como o mesmo tem evoluído leva-me a reconsiderar a minha futura participação no mesmo….

Abraços

por charles » 20/6/2006 12:25

Pipoca Escreveu:Ptmasters.

Obrigado pelo teu post, já que depois de ter lido os dois que se seguiram ao meu último, comecei a duvidar que estivesse no caldeirãodebolsa, espaço previligiado para o debate de ideias, parecendo isto mais uma reunião da IURD ou qualquer seita similar…

[/u]?

abraços

pipoca so tu nao deves ter percebido que isto de debate já não tem nada já está transformado em discussão desde ha muitos dias atras

penso que o ulisses so nao bloqueiou este post por ele ser da publicaçao da carteira do jas

quanto ao resto nao merece comentários :|

[/quote]
Cumpt

Re: Pipoca

por xico » 20/6/2006 12:23

Pipoca não baixes de nível "parecendo isto mais uma reunião da IURD ou qualquer seita similar…"

Por acaso não calhou o meu :shock: , mas podes crer que é ofensivo :idea:

Abrações,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

por Pipoca » 20/6/2006 11:55

Ptmasters.

Obrigado pelo teu post, já que depois de ter lido os dois que se seguiram ao meu último, comecei a duvidar que estivesse no caldeirãodebolsa, espaço previligiado para o debate de ideias, parecendo isto mais uma reunião da IURD ou qualquer seita similar…

Quanto ao conteúdo do teu post, a rentabilidade de um fundo não é um valor indicativo, ou seja, a rentabilidade de um fundo é uma medida que te permite saber qual o teu valor exacto hoje se na data que pretendes tivesses investido um montante X.

Ou seja, sucintamente, a rentabilidade de um qq fundo permite compará-lo com todos os outros e como tal, é uma medida comparativa.

A “rentabilidade JAS” não é nada disto, já que não permite comparar nada com nada….

Assim sendo, e se o objectivo da medida rentabilidade é exactamente permitir comparar coisas diferentes (montantes sob gestão diferentes, estratégias diferentes, entradas e saídas de dinheiro, etc,… ) então qual é o sentido de se apresentar uma rentabilidade que não é comparável com nada?

abraços

por ptmasters » 20/6/2006 11:23

Pipoca Escreveu:Basicamente, e resumindo um pouco a tua forma de calculo, o teu método dá uma rentabilidade que não é comparável com nada, já que a rentabilidade passa a depender não da tua performance como gestor mas sim do timing em que os teus aumentos de capitais são efectuados e em que os teus trades correctos são executados…

Bom, não querendo eu dar uma de "expert" na matéria, muito longe disso, quase diria que a rentabilidade apresentada por um fundo, não é mais que um valor indicativo, só se tornando comparável com qualquer carteira, desde que o nosso investimento responda aos dois seguintes pontos:

:arrow: o período em que o nosso investimento é feito, é exactamente o mesmo ao período a que a rentabilidade do fundo respeita;
:arrow: não existem aumentos nem diminuições de capital.

Um fundo, quando apresenta uma taxa de rentabilidade, apresenta a rentabilidade de uma determinada U.P. (unidade de participação, ou um título ou algo do género), enquanto aquilo que o JAS apresenta, é a rentabilidade do seu capital em determinado período, pelo que à partida, parece-me estar-se a querer comparar alhos com bogalhos.

Da mesma maneira que, se um indíviduo num mesmo fundo, fizer pelo uma subscrição e um reforço ao longo dum ano, deixa de poder indexar a rantabilidade do seu capital à rentabilidade do fundo, ou no limite, se quiserem, a rentabilidade da vossa U.P., é diferente da U.P. do fundo.

Pode-se ainda dizer que, em termos de avaliação como gestor, está-se a avaliar duas gestões, não comparáveis:

:arrow: o timing da gestão de quem gere o fundo e constroi a rentabilidade desse fundo;
:arrow: o timing da gestão de quem recorre a esse fundo e faz as suas opções.

Só podem ser comparáveis as duas gestões, se a título individual negociar exactamente os mesmos títulos no mesmo período que compoem o fundo também nesse período.

1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Acabem com isso ...

por xico » 20/6/2006 11:17

Quem quase diáriamente vem vêr a carteira do JAS, como eu, está interessado no seu "modus operandi", no que toca à análise que faz dos activos que possui.
Sofre e soori com os seus ganhos ou percas (veja-se no ano passado).
Estamos ligados a ele como "amigo" forense.

Tanta treta e não vi, até hoje ninguém a dizer mal do Ti Belmiro quando papou a malta toda com a Sonae 2000 :evil:

Ah já se esqueceram :?:

E eu que um dia disse mal do homem aqui no forum e quase me iam comendo (PATA incluída).

Pois é :shock:

Deixem o JAS "em paz", que quem aqui vem, como eu, sabe "as regras do seu jogo" e como ele diz "o que interessa são os euros" :mrgreen:

Abrações,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado: