Caldeirão da Bolsa

BCP... Apenas algumas ideias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 20/6/2006 17:48

Segundos antes do fecho e abertura, e não segundos antes do pré.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por pedras11 » 20/6/2006 17:46

Alex Tomás Escreveu:Quanto a manipulacao, continuo a insistir que esta é feita na pré abertura/fecho, cancelando depois (só apenas para aqueles que podem) as ordens, SEGUNDOS antes do fecho, levando a que muitos introduzam ordens de compra/venda, pensando que vao conseguir comprar/vender ao preco leiloado ate que depois "Eles" cancelam as ordens.
Nota: Desculpa ter escrito em maiusculas, mas o cerne da questao está mesmo aí, na palavra "segundos".

No BEST podes anular ordens no pré-fecho e pré-abertura. Segundos antes. :mrgreen:

por Ulisses Pereira » 20/6/2006 1:05

Às vezes, por alguns posts, dá ideia que o pré-fecho é propício a manipulações. Pura ilusão. O objectivo do pré-fecho é mesmo tornar mais difíceis manipulações. Se, como antigamente, não houvesse pré-fecho, era bem mais fácil manipular o fecho de uma acção...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Negocios Mendes » 20/6/2006 0:59

Vieira Escreveu:Não tenho aqui um link para o site, mas a explicação é facil: entre as 15h e as 15h30, podemos dar as nossas ordens, escolhendo a opção Trading At Last.

Após o fecho, a nossa operação é feita ao preço de fecho. :wink:

Ok, mas isto é apenas parte do que referi... além que nao vejo qual a vantagem dessa funcionalidade (Trading at Last), ao comprar/vender 1 hora antes do fecho???
Ou enganaste-te na hora, ou entao sinceramente nao vejo a vantagem disso.

Quanto a manipulacao, continuo a insistir que esta é feita na pré abertura/fecho, cancelando depois (só apenas para aqueles que podem) as ordens, SEGUNDOS antes do fecho, levando a que muitos introduzam ordens de compra/venda, pensando que vao conseguir comprar/vender ao preco leiloado ate que depois "Eles" cancelam as ordens.
Nota: Desculpa ter escrito em maiusculas, mas o cerne da questao está mesmo aí, na palavra "segundos".
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por vieira » 20/6/2006 0:33

Não tenho aqui um link para o site, mas a explicação é facil: entre as 15h e as 15h30, podemos dar as nossas ordens, escolhendo a opção Trading At Last.

Após o fecho, a nossa operação é feita ao preço de fecho. :wink:

Registado: 9/12/2005 18:40

por Negocios Mendes » 20/6/2006 0:24

Vieira Escreveu:Alex, no bpi online dá para fazer através da opção Trading At Last. :wink:

Abraço.

Caro Vieira,

eu nao sou cliente do BPI (apesar de que vai ser meu tb, depois da venda ao BCP :lol: :lol:) mas para um leigo como eu, podes explicar-me em que consiste esse Trading At Last?
Caso tenhas um link para uma explicacao do próprio site, agradecia na mesma que o deixasses aqui.

Obrigado!
Cumprimentos,
Alex Tomás

por vieira » 20/6/2006 0:20

Alex, no bpi online dá para fazer através da opção Trading At Last. :wink:

Abraço.

Registado: 9/12/2005 18:40

Re: ...

por Negocios Mendes » 20/6/2006 0:16

Bom se chamas a isso manipulação, então há muita... achas que colocar lá 50 mil PAD ao melhor e anular a ordem segundos antes de terminar o pré-fecho é manipulação??!!!

Caro Artista,

posso depreender das suas palavras que o senhor ou é corretor de bolsa, ou entao é mesmo Artista.

É que nem eu, nem muitas pessoas que aqui escrevem no Caldeirao, tem a possibilidade de cancelar ordens de bolsa segundos antes do fecho.
Ou o senhor consegue? nesse timing tao certeiro?
Se sim, conte-nos como faz ou entao diga onde trabalha para abrirmos conta na sua correctora.

Isto que fique claro.
Durante os 5 minutos do pré-fecho ou da pré-abertura posso cancelar ordens. Eu falo é do timing exacto para cancelar ordens, segundos antes da abertura/fecho. É desta manipulacao que referia antes.

Depois existe outra coisa, que nem eu nem muitos investidores tem possibilidade de fazer: comprar/vender accoes a preco de fecho, isto é, nos 10 minutos depois do fecho as 16:30.
O senhor consegue? conte-nos a sério qual a sua correctora.
Cumprimentos,
Alex Tomás

por artista_ » 19/6/2006 14:20

Alex Tomás Escreveu:1° Pararede: todos os dias aparecem ordens de compra ou venda ao melhor, no pré-fecho, e depois segundos antes do fecho, sao retiradas. Toda a gente aqui no Caldeirao sabe disto, e muitos já tentaram fazer "Scalping".

Bom se chamas a isso manipulação, então há muita... achas que colocar lá 50 mil PAD ao melhor e anular a ordem segundos antes de terminar o pré-fecho é manipulação??!!!

Eu não digo que não haja manipulação na bolsa o que acho é que as pessoas têm "tendência a ver coisas", e além disso não me parece que nos ajude muito a investir. Se a manipulação que falas estivesse do lado da compra e fizesse o BCP subir ficavas todo contente e nem achavas que fosse manipulação, era apenas a acção que estava barata!

Bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

BCP - 3 razões

por Col » 19/6/2006 3:22

As razões da descida continuada no BCP para mim são sómente as seguintes:
1ª - Receios de aumento de capital para pagar BPI.
2ª. BPI utilizando a posição que tinha no BCP para deitar a cotação abaixo, descredibilizando assim a OPA com o intuito de inviabilizar o seu sucesso.
3ª. Mercados depressivos.

Estou "out" nos 2 titulos e não encaro a possibilidade de entrar em BCP a mais de 2.00 €.

Registado: 6/7/2005 3:58

por StockGalaxy » 19/6/2006 1:38

Nenhum individuo está a maninupar o BCP a não ser o próprio mercado.
Não inventem justificações para o que é normal.
O mercado é mais simples.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

...

por Negocios Mendes » 18/6/2006 23:53

Não me parece que haja manipulação, no BCP duvido...

Quanto a manipulacao, ainda gostava de saber se há alguma accao no PSI que nao seja manipulada.
Dou apenas 2 exemplos:
1° Pararede: todos os dias aparecem ordens de compra ou venda ao melhor, no pré-fecho, e depois segundos antes do fecho, sao retiradas. Toda a gente aqui no Caldeirao sabe disto, e muitos já tentaram fazer "Scalping".

2° Em Dezembro de 2005, andava interessado em comprar accoes da PTM, mas no inicio ate recuei na pretensao por ver no cofre, ora ordens de compra ou venda de 11000 accoes e depois no pre-fecho eram canceladas e metiam muitas mais de forma a forcar o fecho.
Obviamente essas 11000 nunca eram compradas nem vendidas porque metiam sempre 2/3 centimos afastados e com outras ordens no meio, para ser executadas primeiro.
Se isto nao é manipulacao, é o que?
Engracado que quando aconteceu a OPA da Sonae ao grupo PTC, essas ordens desapareceram.

Quanto ao BCP: acho que nao é por acaso que deixam o BCP subir de manha e depois por volta das 16:00 comeca a levar porrada forte. Mas ok, se Deus quiser havemos de estar todos aqui para ver quem anda a brincar com os pequenos investidores. Sim, porque sem eles, isto nao tinha piada nenhuma!*

* Palavras do José Carlos Malato
Cumprimentos,
Alex Tomás

Re: Já pensaram em ser o BPI em ter o interesse em baixar o

por artista_ » 15/6/2006 15:21

MITROLAS Escreveu:Já viram os negócios que têm sido feitos na banca??
- Crédit Agricole compra banco na grécia. PER=18
- BBVA compra nos USA ROE=9%!!!! PER>18

O BCP também já teve um PER superior a 40!!!! mas agora está com Per pouco superior a 10, é o mercado, eu também acho que está barato mas o Ulisses até acha que está caro, isto do caro e do barato tem muito que se lhe diga...

MITROLAS Escreveu:Portanto, não olhem para movimentos de curto prazo.
Façam como o Warren Buffett, ele costuma dizer: "Que não se importava se as cotaçãos dos seus investimentos não cotassem durante 3-4 anos!!"

É uma questão de tempo...

Quem investe a curto prazo é claro que vai olhar para os gráficos e certamente neste momento está fora... também já disse anteriormente que os investidores de longo prazo devem estar a fazer contas e a ir entrando em alguns papéis mais baratos e com maior potencial...

Não me parece que haja manipulação, no BCP duvido...

Registado: 17/3/2003 22:51

por pedras11 » 15/6/2006 10:45

Alex Tomás Escreveu:
pedras11 Escreveu:Além disso, fazendo contas, desde o máximo recente (2,80/1€ depois da OPA), ao preco de fecho de ontem, regista um recuo de 23%... portanto bem mais que as outras. Sonae ainda nao desceu 20% que eu saiba. Só se o caro amigo nao retirou os dividendos.

Fazendo as contas a Sonae caíu 22% desde máximo em 1,4 e mínimo nos 1,09

por INICIADO_2000 » 15/6/2006 10:27

Continuo a não perceber: que tem esta descida do BCP de anormal ???????. Temos memória curta...Apresento no gráfico apenas 3 exemplos, um deles relativamente recente.......de quebras idênticas ou superiores ( com recuperações bem fortes em seguida :wink: )

cumps
user
Anexos
bcpmemoriacurta.png
bcpmemoriacurta.png (24.65 KiB) Visualizado 1553 vezes

Registado: 12/12/2004 18:57

por pedras11 » 15/6/2006 10:16

Alex continuo a pensar que o BCP caíu arrastado pelo mercado com agravante do AC. Explica lá melhor quem quer a acção BCP a 1,9 :?:

Já pensaram em ser o BPI em ter o interesse em baixar o BCP?

por MITROLAS » 15/6/2006 10:13

Estou no BCP há bastante tempo e acho que há sem dúvida manipulação em baixa da cotação.
Nos fechos, entregam sempre uns milhares para fechar o BCP em minimos ou perto disso.

Já pensaram no BPI em lançar uma OPT sobre o BCP???
com a cotação actual do BPI, 2BCP>1BPI daria 2,85€ pelo BCP e um prémio superior a 20%.

Já viram os negócios que têm sido feitos na banca??
- Crédit Agricole compra banco na grécia. PER=18
- BBVA compra nos USA ROE=9%!!!! PER>18

O BCP está com um PER de 10 e ROE=23%.
Portanto, não olhem para movimentos de curto prazo.
Façam como o Warren Buffett, ele costuma dizer: "Que não se importava se as cotaçãos dos seus investimentos não cotassem durante 3-4 anos!!"

É uma questão de tempo...

Registado: 18/11/2002 21:10

...

por Negocios Mendes » 15/6/2006 9:16

pedras11 Escreveu:Aqui penso que não há nada de estranho. O BCP caíu pouco mais que os mercados em geral. Talvez 5% a mais a reflectir a OPA ao BPI. Ou já se esqueceram que o DAX caíu neste periodo quase 20% :?: A sonae também já leva queda superior a 20% desde o máximo. EDP, Cimpor e outras quase o mesmo. É o mercado.

DOW Escreveu:Penso que o Pedras tem razão, se todo o mercado já caiu tanto, porque carga de água o BCP iria ser excepção?

Que vocês pensem assim, tudo certo. No entanto nao acho que isso seja a principal razao, porque há accoes que nao desceram durante este periodo. E dizer que se Maria vai a feira, as amigas vao atrás, nao me parece uma justificacao plausivel. Mas estao no vosso direito de pensar assim.

Quanto aos 5% que possa estar a recuar mais que as outras, pode mostrar-me por favor onde é que isso está escrito?

Além disso, fazendo contas, desde o máximo recente (2,80/1€ depois da OPA), ao preco de fecho de ontem, regista um recuo de 23%... portanto bem mais que as outras. Sonae ainda nao desceu 20% que eu saiba. Só se o caro amigo nao retirou os dividendos.

Finalmente, a razao porque abri este novo post sobre o BCP, foi só para colocar o pessoal a pensar no que eu disse. Agora se desceu porque tinha que descer ("É o mercado"), entao isso já se encontra expresso nas razoes por mim apontadas logo na abertura do post.
Cumprimentos,
Alex Tomás

por DOW » 15/6/2006 2:57

Penso que o Pedras tem razão, se todo o mercado já caiu tanto, porque carga de água o BCP iria ser excepção?

Registado: 29/12/2005 1:10

por pedras11 » 15/6/2006 1:32

Aqui penso que não há nada de estranho. O BCP caíu pouco mais que os mercados em geral. Talvez 5% a mais a reflectir a OPA ao BPI. Ou já se esqueceram que o DAX caíu neste periodo quase 20% :?: A sonae também já leva queda superior a 20% desde o máximo. EDP, Cimpor e outras quase o mesmo. É o mercado.

concordo

por tosimao » 15/6/2006 0:37

CONCORDO PLENAMENTE COM O ESCRITO! AGORA A DÚVIDA: PORQUE NÃO FAZ NADA O BCP PARA CONTRARIAR ESSE JOGO DE DESCIDA DA COTAÇÃO SE TEM O MESMO PODER DOS QUE A TÊM FEITO DESCER? HÁ MAIS DE UMA SEMANA QUE OS ÚLTIMOS NEGÓCIOS SE FAZEM COM A QUANTIDADE DE 1 ACÇÃO AO MELHOR, NÃO É ESTRANHO??!!

Registado: 23/4/2006 21:25

por Oppidana » 15/6/2006 0:08

Bem pensado...........
Bem escrito .......
Tem sumo ......
Dá para pensar !
Parabéns Alex

Registado: 9/1/2003 17:44

BCP... Apenas algumas ideias

por Negocios Mendes » 14/6/2006 23:19

Boa noite,

Estou farto de ler justificacoes as quedas recentes do BCP, senao vejamos:
- se houver OPA, consequente aumento de capital => accoes por norma descem;
- Se BCP aumentar o preco que oferece pelo BPI, entao mais terá de pagar, com reflexo nas cotacoes;
- BBVA comprou 2 bancos no Texas, portanto, deixou de estar interessado no BCP. Rumor terminado;
- Tem um gap aberto, que apenas será fechado quando tocar nos 2,09€;
- Mercados descem, o BCP desce tambem;
Tudo razoes válidas e mais que faladas por todos. Mas serao mesmo estas as razoes porque desce?

Tudo muito bem ate aqui... mas já pensaram nesta hipotese que o JAS aqui deixou uma vez, mas que ninguem levou muito a sério:
caso a OPA tenha sucesso, é muito provável que o BCP ofereca accoes BCP aos accionistas do BPI. O JAS na altura falava em 2 BCP por 1 do BPI. Portanto o BCP tinha de cotar a 2,85€ (e na altura que ele disse isso, ate cotava bem perto).
Mas agora a cotacao desceu mais de 20%, desde os 2,80€ e nao será que nao irá aproximar-se de 1,90€ (1,90 x 3 = 5,70€) para assim dar uma contrapartida de 3 BCP por 1 BPI?
Quem estará interessado em fazer descer as cotacoes do BCP? Eu tenho a minha opiniao... e imagino a vossa.

Só mais uma coisa: aqui ha dias/semanas, falou-se que o BCP iria pagar o BPI com "Obrigacoes" (noticia do Negocios.pt).
O BCP na altura negou esta noticia com um comunicado, mas uma abelhinha veio dizer-me ao ouvido que esta é mesma a opcao que o BCP vai tomar. Mas pelos vistos, por um valor bem superior ao que apareceu na tal noticia do Negocios.pt.
Por isso o BCP negou, nao porque a noticia era falsa mas sim porque o Negocios.pt enganou-se no montante total.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Ano nimus, As_paus , Burbano, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, MG2, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, Tosta mista, Xacal, Zecadiabo e 147 visitantes