Caldeirão da Bolsa

Por falar em energias alternativas -> Um carro movido a..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 15/6/2006 18:55

ok jim :shock:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Jim Beam » 15/6/2006 18:51

charles Escreveu:e parte "há-de ser sempre" pressupoe que assim será enquanto existir, como é obvio

Peço desculpa, mas para mim não foi obvio.... enquanto existir o quê ? o Charles ou o petróleo ???
Normalmente "para sempre" refere para todo o tempo que há-de vir.... ou algo parecido.... E nesse pondo discordamos pois a minha opinião é diferente da do Charles. Eu acho que o petróleo vai cair em desuso dentro de 20 a 30 anos.

Em relação ao GPL, é uma alternativa à gasolina e ao gasóleo, mas não ao petróleo. O GPL, tal como os outros dois combustíveis fósseis é um derivado do petróleo, obtido a partir da sua destilação....
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por charles » 15/6/2006 16:02

Jim Beam Escreveu:
charles Escreveu:entretanto petroleo é rei e há-de ser sempre :wink:

O que o amigo Charles afirma, é partir do princípio da não evolução da humanidade, que sabemos ser um presuposto falso...

quote]

alto lá, :? partir do que eu disse que é um facto objectivo e indesmentivel e pressuporem que humanidade nao iria evoluir, e uma afirmaçao que não é de todo minha, muito longe disso

quando afirmo que o petroleo "o petroleo é e há-de ser sempre rei" é um facto da realidade energetiac em que vivemos e parte "há-de ser sempre" pressupoe que assim será enquanto existir, como é obvio

essas mudanças para outras energias alternativas irao ser feitas ao longo de decadas

essas pseudo alternativas que a industria vaio fabricando e inventando ja existem a dezenas dezenas de anos e eu pergunto porque nunca foram massificadas?

os carros a gpl funcionam na perfeição porque motivo so fabricantes nao mudam repentinamente a produçao e começam a fabricar estes veiculo( eu sei que ja existem mas em percentagem infima) , so por curiosidade o gpl, = gas petrolifero liquefeito era o combustivel utilizado durante a segunda guerra mundial (ou depois) e porqûe motivo começou a entrar em desuso sendo mais barato

a industria petrolifera domina e se houvesse uma mudança brusca no sector energetico a economia mundial entrava em colapso, talvez por isso as mudanças nao se dêem ou sejam muito pouco visiveis

é uma mera opiniao minha

um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Jim Beam » 15/6/2006 14:07

Já agora mais alguns exemplos de carros movidos a hidrogénio:
http://www.cafcp.org/fuel-vehl_cars.html

por Jim Beam » 15/6/2006 13:46

charles Escreveu:entretanto petroleo é rei e há-de ser sempre :wink:

Se olharmos para a história, facilmente percebemos que a era do petróleo, tal como todas as eras, tem os seus dias contados...
O que o amigo Charles afirma, é partir do princípio da não evolução da humanidade, que sabemos ser um presuposto falso...
Em relação às energias alternativas ao petróleo, existem muitas, todas elas com um forte potêncial de desenvolvimento. Muitas delas estão num estado bastante avançado, e ao contrario do que alguns pensam, já prontas para substituir o petróleo, caso seja necessário...
Para dar um exemplo dos carros movidos a ar, o maior fabricante de motores do mundo, tem já um projecto em fase final de desenvolvimento, e que é também o mais avançado veiculo do género:
http://corporate.honda.com/environment/ ... _cells_fcx

Este carro foi analizado no programa Fifth Gear de 22/05/2006 (podem puxar na mula)...
Depois de ver este programa digam-me se ainda pensam que o petróleo tem futuro na indústria automóvel..... :shock:

Na minha opinião é mais duas ou três décadas e o petróleo é uma coisa do passado...

por charles » 15/6/2006 1:22

Dracull Escreveu:Boas1

Achei interessante colocar aqui este artigo depois de uma conversa que tive ontem com um engenheiro mecanico amigo meu. Estava eu a falar de etanol e biodiesel quando ele "atira" com esta de automovel a ar. A ideia que me deu foi que o assunto vai até mais avançado do que pareçe estar nestes pastes da net, é coisa para durar.
Quanto ao aspecto...do T Model do H.Ford até aos carros de hoje houve um grande avanço - basta haver vontade.

eu conheço bastante bem o principio de funcionamento de um compressor e a ideia parece ser essa um compressor a mover quatro rodas, interessante no fundo a vantagem pelo que parece é a poupança de energia, tal como numa fabrica quando se tem uma unidade de produçao de ar comprimido e varios aparelhos e ferramantas que trabalham a ar comprimido os gastos com a energia baixam drasticamente

resta saber no caso dos carros qual a fiabilidade proporcinada por esta adaptação de uma unidade compressora, quais os gastos com a manutençao visto o principio de funcionamento ser o mesmo do motor de um automovel, ou seja no caso dos compressores dois ou 4 pistãos ou mesmo quem sabe um carro com duas cabeças de 4 pistãos cada :mrgreen: (isto ja seria um sport) quais as performances etc..

as mudanças de oleo tambem necessarias se bem que ja existem compressores oiless, isentos de mudança de oleo por questoes ambientais a tendencia é mesmo essa, isto bem desenvolvido pode ser que daqui a umas boas decadas a ideia pegue..quem sabe

entretanto petroleo é rei e há-de ser sempre :wink:
Cumpt

por Dracull » 15/6/2006 1:16

Não é má ideia essa do bus...já começamos com o biodiesel, vamos com um passo de cada vez.
Remember, remember, the fifth of November,The gunpowder treason and plot.I know of no reason why gunpowder treason Should ever be forgot.

Registado: 19/11/2003 12:15

por boxopen » 15/6/2006 0:56

Registado: 6/11/2002 10:14

por boxopen » 15/6/2006 0:54

Dracull,
O T Model do Henry Ford foi muito mais do que uma questão estética.
Aliás, como sabes, dada a oferta existente podias escolher qualquer cor... desde que fosse preto.
Mais que isso, o preço - que era público - tinha uma relação directa com um valor social existente.
De facto todos esses factores foram conjugados pelo génio do Henry Ford para desenvolver o conceito.

No caso presente do carro a ar, se em alguns pontos é revolucionário,
em outros peca - e muito - por um conceito de negócio com algumas digamos que "imperfeições".
Em todo o caso, creio que a melhor proposta deles é este Multicat tipo de autocarro urbano.
À primeira vista eu diria que é capaz de se tornar competitivo.
(p.ex. estou a ver coisas dessas a substituir os transportes urbanos de uma cidade que usem mini-bus)

por Dracull » 15/6/2006 0:33

Boas1

Achei interessante colocar aqui este artigo depois de uma conversa que tive ontem com um engenheiro mecanico amigo meu. Estava eu a falar de etanol e biodiesel quando ele "atira" com esta de automovel a ar. A ideia que me deu foi que o assunto vai até mais avançado do que pareçe estar nestes pastes da net, é coisa para durar.
Quanto ao aspecto...do T Model do H.Ford até aos carros de hoje houve um grande avanço - basta haver vontade.
Remember, remember, the fifth of November,The gunpowder treason and plot.I know of no reason why gunpowder treason Should ever be forgot.

por boxopen » 15/6/2006 0:27

Bem... parece que a coisa tem outros potenciais. :twisted:
Um gajo ainda se arrisca a que roubem o carro para... fazer uns charros: :twisted:

Imagem

"MDI está actualmente estudiando el uso de fibras de cáñamo...
para conseguir unas carrocerías 100% limpias y no contaminantes."
http://www.motordeaire.com/tecno.html# Ok, Ok... se eles o dizem, quem sou eu para o desmentir! :twisted:

por rnbc » 15/6/2006 0:10

Penso que não é das formas mais eficientes de guardar energia: tens perdas térmicas na compressão e depois na descompressão.

No caso das baterias de chumbo, por exemplo, a perda é inferior a 10%. No caso das baterias de lithium anda pelos 45% de perda... no caso da eletrólise e depois catálise em células de hidrogéneo a perda anda pelos 15%. Curiosamente as velhas baterias de chumbo são bem boas neste ponto, o problema é o peso.

Não sei quais são as perdas no caso de ar comprimido, mas suspeito que sejam superiores:

http://www.doc.ic.ac.uk/~mpj01/ise2grp/ ... node7.html

Ar comprimido fica a 1050K, e depois arrefece, lá se vai a energia... e é bastante.

Quando é descomprimido vai buscá-la em parte de volta ao meio ambiente, mas o processo é lento, portanto duvido que isso seja feito na totalidade.

Pelo que percebi (eles nunca juntam os factores) a perda é superior a 30%. Alguém com mais treino pode ajudar?

É também de notar que a ideia do ar comprimido já tem barbas e nunca passou de projectos piloto...
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por boxopen » 15/6/2006 0:08

Olá Dracull,
Já tinha visto isso há uns bons tempos.
Aliás, na altura em que havia já licenças vendidas para Portugal.
Estranhamente agora não consigo encontrar nada lá no site, e o negócio ibérico parece centrado em Espanha.

Quanto ao veículo em si...
Eu sou um bocado minimalista mas não fico convencido. O exterior ainda vá:

Imagem

Agora o interior nem é bom mostrar: http://www.motordeaire.com/fotos_MiniCats.html :evil:

por Dracull » 14/6/2006 23:53

Carro movido a ar comprimido

O motor funciona com o ar retirado da atmosfera e comprimido numas bombas. O ar que sai do tubo de escape é inclusivamente mais limpo do que o ar que entrou visto que este ar é filtrado antes de ser injectado no motor.

Sara Otero
Recentemente foi apresentado em Espanha pela Motor Development international (MDI) um carro com um motor de ar comprimido. As principais vantagens económicas deste inovador veículo são: o seu baixo consumo (10 vezes inferior a um carro a gasolina, ou seja, aproximadamente 1,2$00 por km); o dobro da autonomia de um carro eléctrico (aproximadamente entre 200 a 300 km ou 10 horas de circulação); recarga do depósito em 3-4 horas de ligação à corrente eléctrica (220V). As vantagens ecológicas fundamentais são: a não existência de combustão; o ar que é expulso para a atmosfera através do tubo de escape tem uma temperatura de 0ºC.
Presentemente, foram desenvolvidos três modelos deste carro: o táxi, a furgoneta e a carrinha de caixa aberta. O preço de venda previsto é de 1800 contos. Em termos gerais, o modo de funcionamento é simples. O carro deve a sua autonomia aos depósitos de fibra que armazenam 90 metros cúbicos de ar comprimido a 300 bares. O motor funciona com o ar retirado da atmosfera e comprimido numas bombas. A expansão do ar comprimido introduzido no cilindro impulsiona os pistões conseguindo assim desenvolver movimento. O carro tem incorporado um sistema de recuperação da energia de travagem, comprimindo o ar do ambiente e reinjectando-o no motor.
O ar que sai do tubo de escape é inclusivamente mais limpo do que o ar que entrou visto que este ar é filtrado antes de ser injectado no motor. Por outro lado, o sistema de climatização do carro aproveita o ar frio expulsado. Finalmente, devido à ausência de combustão a mudança de óleo só terá de se realizar no fim de cada 50000 km. Este tipo de motor foi também testado com êxito em barcos e lanchas desportivas.

Por falar em energias alternativas -> Um carro movido a..

por Dracull » 14/6/2006 23:52

Criado um carro movido a ar
2006-03-29 13:53:29

Um novo veículo a ser lançado na França, com emissão zero de poluentes e super económico, é movido ... a ar.

Desenvolvido pela Motion Developer International, o Air Car usa a tecnologia CAT, Compressed Air Technology, em que um tanque leve, feito do mesmo material do vaivem espacial americano, armazena 200 litros de ar, o suficiente para fazer o carro percorrer uma distância de 150Km, e leva apenas três minutos para ser enchido.

Cada veículo vem com a opção de um, quatro ou seis cilindros, e estima-se que custará aproximadamente $3.50 USD para encher o tanque.

O veículo não polue pois emite apenas ar gelado, que ainda pode ser usado no ar-condicionado do próprio carro.

A única limitação do veículo é a velocidade, ele só pode funcionar 100% a ar se não precisar passar de 60km/h, mais do que isso e combustíveis fósseis são necessários. Com as cidades sendo preenchidas por radares, que não permitem velocidades maiores do que 60km/h ou menos, essa limitação torna-se virtualmente inexistente para quem for utilizar o veículo apenas em áreas urbanas.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, As_paus , Burbano, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, latbal, m-m, malakas, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, tami, Zecadiabo e 138 visitantes