Caldeirão da Bolsa

RSI construção no excel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Skyman

por Gaiolas » 27/6/2006 10:41

Olá Skyman.

Em relação à minha intrepetação do RSI, ok, já vi que estava incorrecta. Já fiz em excel o RSI como deve ser.

Em relação às MME como te posso a judar?

Tenho feito em excel o MACD e como deves saber trabalha com Médias Móveis Exponenciais (MME)por isso vê lá se é isto que precisas.

MME=Preço*K+MMEontem*(1-K)

sendo K=2/(N+1)

espero ter ajudado....
Os preços não são previsíveis, mas as suas flutuações podem ser descritas pelas leis matemáticas do acaso.

Registado: 28/5/2006 0:54

RSI - Médias Ponderadas e Exponenciais

por SKYMan » 17/6/2006 0:13

Boa noite,

Vi este post e não resisti em ler o mesmo.

A razão da minha curiosodade deve-se ao facto de estar a desenvolver (há algum tempo) algo parecido em excel.

Aproveito para confirmar que a folha do colega Fibonacci está correcta, mas pretendo ainda mais, isto é, alguém me pode ajudar (com base no ficheiro disponibilizado pelo Fibonacci) no cálculo de uma abordagem tendo em consideração não médias aritméticas, mas sim poderadas ou de preferência médias exponenciais!

Todas as ajudas são bem vindas e desde já o meu muito obrigado.
SKYMan

por f00tsie » 16/6/2006 11:28

Gaiolas,

Podes utilizar diversos modelos AT sobre a maioria dos indíces e fundos que referiste nos seguintes sites (o yahoo resolve a maioria deles)

http://...finance.yahoo.com

(Em alguns dos indíces tens de recorrer ao Yahoo do país onde o indíce tem cotação (em inglês), pois em alguns casos a AT não pode ser realizada devido à falta de informação - histórico)

http://www.dohod.ru/eng/quotings/

http://www.finanztreff.de/ftreff/

Bons Negócios

F00tsie
«Não há maior risco do que não assumir risco nenhum.»

Registado: 12/5/2006 21:53

Se calhar não leste...

por Gaiolas » 15/6/2006 1:52

Bem eu tambem não gosto de referir certas coisas, por exemplo o óbvio.

Mas tenho que admitir que o obvio para mim pode não ser para ti.

Por isso se conheceres onde se faça AT online de fundos diz qualquer coisa eu não encontro, por isso copy/paste do historico na minha folhinha e já tá.

Em relação a alguns titulos, se souberes tambem onde posso fazer at-online, diz pois preciso de fazer desdes: United Energy System of Russia (RAO UESR), Gazprom (Gazprom),Mining and Metallurgical Company Norilsk Nickel (MMC "NORILSK NICKEL"), LUKoil Oil Company, Allahabad Bank,Chennai Petroleum Corporation Ltd, Jindal Steel & Power Ltd,Kochi Refineries Ltd, etc, etc, etc.......

Percebes agora......

........porque por vezes se torna mais facil fazer bricolage.

Xau
Os preços não são previsíveis, mas as suas flutuações podem ser descritas pelas leis matemáticas do acaso.

por f00tsie » 14/6/2006 17:37

Gaiolas,

Às vezes durante o martelar alucinante das teclas nem sempre utilizamos a pontuação correcta. Neste caso não pretendia afirmar que o cáculo de métodos AT é pura carolice. Mas sim perguntar se, neste caso, o estavam a fazer por carolice?

"Pura carolice? Ou não encontraram..."

Bem, não gosto de referir estas coisas mas todos sabemos que é fácil encontrar ferramentas que permitem a realização de Análise Técnica com facilidade. Basta consultar outros posts sobre o assunto e encontrarás uma dezena de formas de fazer o download de algumas ferramentas.

Por outro lado, há muitas plataformas de negociação que permitem traçar diversos indicadores e a realização de AT on-line. O Saxo-trader é um exemplo...

Bons Negócios,

F00tsie

por Gaiolas » 14/6/2006 15:16

.
.
Além da razão do CN, existe o obstaculo de não se encontar ferramentas de AT disponiveis para tudo o queremos, ex. fundos e alguns indices emergentes (RTS,BSE,BOVESPA,CASE).

....por isso nada melhor do que faça voçe nesmo.

Bons investimentos.

Indicadores - Calculo manual

por C.N. » 14/6/2006 10:42

f00tsie Escreveu:...qual é a razão de estarem a calcular o RSI à mão?! Pura carolice.

Ola f00tsie,

Eu sou adepto de calcular os indicadores a mao ou usando Excel. Porque? Porque ao fazer o calculo manual dos indicadores o trader desmistifica o valor que os mesmos podem ter na tomada de decisao compra/venda/nao fazer nada.

Para ler correctamente o que varios indicadores nos estao a tentar dizer e necessario saber as formulas. Para saber (e memorizar) as formulas nada melhor que calcular manualmente :wink:

Abraco e bons calculos

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

f00tsie

por Gaiolas » 14/6/2006 0:04

f00tsie Escreveu:Desculpem a pergunta: qual é a razão de estarem a calcular o RSI à mão?!?!?!?!?!

Pura carolice. Ou não encontraram nenhuma ferramenta que o fizesse automaticamente?!?!?!?!

Bons Negocios

F00tsie

Não encontrei nenhuma ferramenta que fizesse automaticamente.

Fibonacci

por Gaiolas » 13/6/2006 23:59

Olá, Fibonacci, parece que sim, segundo os links do ASR e outros sites por onde andei.

A minha intreptação estava errada, mas a descrição que tambem postei dá azo a isso.

http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis/abc_at.asp?id=9

""...Somar todas as cotações dos últimos 14 dias em que houve subida da cotação...""

Bem só me resta agradecer a todos.

Obrigado

por f00tsie » 13/6/2006 23:10

Desculpem a pergunta: qual é a razão de estarem a calcular o RSI à mão?!?!?!?!?!

Pura carolice. Ou não encontraram nenhuma ferramenta que o fizesse automaticamente?!?!?!?!

Bons Negocios

F00tsie

Excel: RSI

por Fibonacci » 13/6/2006 22:49

Gaiolas,

A tua interpretação não está correcta.

Segue os links do ASR. Está explicado de uma forma mais correcta no site do stockcharts.

Esta fórmula está mais que comprovada vs. Metastock, por exemplo. Bate certinha.

Abraço,

Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

Fibonacci

por Gaiolas » 13/6/2006 17:19

Caro Fibonacci, obrigado pela ajuda.

Mas penso que não é isso que se pretende.
As médias não são dos últimos 14 dias, mas sim dos últimos 14 dias negativos/positivos.

Para o teu exemplo, se por acaso só existisse um dia positivo a tua média dos dias positivos era 1/14 do preço desse dia, não é isso que eu interpreto na fórmula do RSI. mas sim a média dos 14 últimos dias positivos.

Estarei a interpretar bem ??

Obrigado

Excel: RSI

por Fibonacci » 13/6/2006 16:52

Gaiolas,

Aqui vai um exemplo em anexo.

Ajuda?

Cumps,

Fibonacci
Anexos
RSI.xls
(18 KiB) Transferido 314 Vezes
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Comentador » 13/6/2006 16:51

Pode fazer o download da fórmula em excel no http://stockcharts.com/education/IndicatorAnalysis/indic_RSI.html.

Está tudo muito bem explicado. Alerto só para uma questão matemática: são precisos pelo menos 250 dias de dados para o valor ser próximo do correcto atendendo à fórmula.

Cump
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por ASR » 13/6/2006 16:50

Viva...
Isto talvez te ajude

http://www.stockcharts.com/education/IndicatorAnalysis/indic_RSI.html

tem lá um link para um ficheiro em excel com um exemplo:
http://www.stockcharts.com/education/indicatoranalysis/RSI.xls

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por Gaiolas » 13/6/2006 16:27

RSI - Relative Strength Index

O RSI é um oscilador que foi criado por Welles Wilder em Junho de 1978. Este oscilador é muito popular entre os analistas técnicos devido aos seus bons resultados.

Em termos de cálculo, a fórmula é bastante simples ainda que a sua interpretação possa ser um pouco mais complicada:

RSI = 100 - (100/(1+U/D))

U = média das cotações dos últimos N dias em que a cotação subiu
D = média das cotações dos últimos N dias em que a cotação desceu

O criador deste indicador recomendou o cálculo de um RSI de 14 dias mas é habitual calcular um RSI de 9 ou 25 dias.

Se por exemplo quisermos calcular um RSI de 14 dias teremos de seguir os seguintes passos:

a. Somar todas as cotações dos últimos 14 dias em que houve subida da cotação. Dividir o valor obtido por 14. Está obtido o U

b. Somar todas as cotações dos últimos 14 dias em que houve descida da cotação. Dividir o valor obtido por 14. Está obtido o D

c. Aplique a fórmula acima indicada e obteve o valor do RSI para uma determinada data

d. Repita os passos a, b e c para um número suficiente de datas até poder ter um gráfico com um número suficiente de pontos.

e. Trace e analise o gráfico

O valor do RSI pode variar entre 0 e 100. Sempre que o seu valor esteja acima de 70, o RSI entrou na zona de OverBought. Sempre que caia abaixo dos 30 pontos, caíu na zona de OverSold. Note-se no entanto que alguns traders preferem definir a zona de overbought acima dos 80 e a zona de oversold acima dos 20 pelos melhores resultados que daí poderão advir. Caberá a cada analista definir esses pontos em função dos resultados obtidos. Esses valores poderão inclusive ser ajustados título a título, novamente em função dos resultados obtidos.

Há basicamente 3 análises que se podem retirar da observação gráfica do RSI:

1. Um das interpretações mais simplistas que se podem retirar de um gráfico do RSI é o que concerne à saída de uma zona de oversold/overbought. Sempre que o RSI caia abaixo dos 70 pontos depois de ter estado na zona de OverBought, é gerado um sinal de venda do título. Sempre que o RSI sai de uma zona de Oversold, isto é, o seu valor passe a estar acima dos 30, é dada uma indicação de compra do título.

RSI construção no excel

por Gaiolas » 13/6/2006 16:25

RSI = 100 - (100/(1+U/D)

Estou a construir no Excel alguns indicadores de AT.

Apesar da fórmula simples, estou com dificuldade no RSI

Já tenho os dias positivos e negativos separados em duas colunas diferentes

Para a variável U e D é necessário a elaboração das MMAs e isso está difícil. Pois é necessário fazer a média aos últimos X dias positivos e dos X negativos

Não sei como contar os últimos X neg./pos. pois atendendo que o somatório de X pode ser bastante variável.

....espero ter sido conseguido explicar a minha dúvida.

Obrigado

Obs. Para quem não conhece o que é o RSI, mas no entanto perceba de Excel e queira contribuir deixo no post seguinte a sua definição.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Ano nimus, As_paus , brunoktm, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, MG2, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, Tosta mista, Xacal, Zecadiabo e 127 visitantes