Caldeirão da Bolsa

Qual foi a vantagem ate agora da Neg. por chamada?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por Negocios Mendes » 2/6/2006 17:55

Vanessa Escreveu:Boa tarde,

A negociação por chamada, usualmente conhecida por leilão, defende os investidores nos titulos de menor liquidez.

Em alguns mercados existem até chamadas semanais.

Como são valores mobiliários pouco liquídos e o número de ordens no mercado é bastante reduzido, o investidor que pretende comprar ou vender beneficia de um efeito leilão em que "expõem" a sua intenção, ou publicita, podendo outros investidores responder a essa intenção.
Por outro lado defende a cotação das próprias empresas na medida em que se um determinado investidor introduzir uma oferta totalmente fora do preço razoável, o mercado poderá ajustar o preço sem que se realizem operações.

Neste momento penso que já é possivel negociar durante 30 minutos ao preço resultante da chamada.

A Euronext e as próprias empresas deviam contratar Market Makers (à semelhança do que acontece nos warrants) que garantissem a todo o momento um preço de entrada e de saída.
A BIG actua como market maker de algumas empresas, mas penso que é um número reduzido, esta prática devia ser obrigatória para todas as empresas que não demonstrem liquidez.

cumprimentos,

Obrigado pelo contributo!

Gostaria no entanto referir que acho uma completa aberracao os pressupostos que possam levar a que este mercado exista.
Nao entendo como se podem colocar regras que em nada contribuem para o real valor de uma empresa cotada em bolsa.
Outra coisa incrivel, foi o momento que estas empresas comecaram a negociar no mercado por chamada, quando todas as accoes na bolsa portuguesa valorizaram bastante e que tudo levava a crer que estas empresas, iriam ver o seu volume diário aumentado.

Se como disse o Ulisses, isto foi uma despromocao a segunda divisao, acho que posso concluir que desde que passaram para o mercado por chamada, o volume é ainda mais baixo, a minha pergunta agora é: quais os requisitos para que estas accoes voltem a 1a. divisao???

Muitas perguntas e razoes existem, mas as vezes as regras e leis parecem ser criadas sem vantagens para os accionistas, ainda mais agora que tudo é tecnologicamente avancado e automatico.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Incognitus » 2/6/2006 17:41

Boa tarde,

A negociação por chamada, usualmente conhecida por leilão, defende os investidores nos titulos de menor liquidez.

Como são valores mobiliários pouco liquídos e o número de ordens no mercado é bastante reduzido, o investidor que pretende comprar ou vender beneficia de um efeito leilão em que "expõem" a sua intenção, ou publicita, podendo outros investidores responder a essa intenção.
Por outro lado defende a cotação das próprias empresas na medida em que se um determinado investidor introduzir uma oferta totalmente fora do preço razoável, o mercado poderá ajustar o preço sem que se realizem operações.

Neste momento penso que já é possivel negociar durante 30 minutos ao preço resultante da chamada.

A Euronext e as próprias empresas deviam contratar Market Makers (à semelhança do que acontece nos warrants) que garantissem a todo o momento um preço de entrada e de saída.
A BIG actua como market maker de algumas empresas, mas penso que é um número reduzido, esta prática devia ser obrigatória para todas as empresas que não demonstrem liquidez.

cumprimentos,

Que visão incrivelmente dirigista.

Nos EUA todos os mercados (até as desgraçadas das pink sheets) se processam em contínuo e funcionam incomparavelmente melhor do que esta aberração Europeia mesmo para os papéis ilíquidos. Este sistema não protege ninguém (sim, protege no papel, no papel fica bem dizer que um leilão concentra liquidez. Na realidade a liquidez desaparece inclusive do leilão).

Os limites de negociação são outra aberração da natureza, especialmente fantástica quando aplicados a warrants.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Vanessa » 2/6/2006 17:36

Boa tarde,

cumprimentos,

Registado: 4/5/2005 14:50

por afsantos » 2/6/2006 17:13

Do mercado dito "Chamada" apenas tenho um titulo FISIPE, com um numero bastante reduzido de acções que comprei há mais de 1 ano, numa altura que o titulo andava a vegetar nos 0.14/0.15, ainda retirei um bom lucro, pois passados umas semanas disparou para a casa dos 0.30 centimos... já nem me lembro bem porquê.

Agora este mercado é tão pouco atractivo, não principalmente pelas empresas envolvidas, mas sobretudo existir apenas 2 periodos ao dia de negociação... e conciliar as vendas/compras é sempre complicado.

Penso que se deveria haver uma outra forma de se poder negociar estes titulos.

Só por curiosidade o titulo com mais rentabilidade este ano neste mercado foi a NORVALOR que subiu 505.83% (sim leram bem) tem a cotação de 0.70€

Registado: 15/9/2005 9:41

por Ulisses Pereira » 2/6/2006 17:05

Quanto mais ilíquido for o mercado (e menos atractivo) maior será o desconto a que essas acções transaccionarão, disso não há dúvidas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Negocios Mendes » 2/6/2006 17:00

Agora especificar-te os factores que levam a que uma empresa passe a negociar por chamada, não sei. teria que consultar os regulamentos 8-)

Quanto aos regulamentos, nao foi essa a razao da minha pergunta, porque eu tb posso consulta-los na CMVM.
A razao da minha pergunta foi mais em tentar saber se isto já aconteceu no passado, e estando estas accoes sempre a descer, quer parecer-me que nao é pelo mau momento das empresas em questao mas sim pelo desinteresse que o mercado por chamada desperta.
Quanto a tua afirmacao que se devia ao free-float: creio nao ser essa a razao mas sim o volume diário, senao a Portucel há muito que tb estaria no mercado por chamada.

Se houver alguem que em termos históricos pudesse adicionar algo mais a este tópico, seria sempre interessante, mesmo testemunhos de accionistas das empresas envolvidas, dizendo as razoes que os levam a vender.
Obrigado!
Cumprimentos,
Alex Tomás

por Ulisses Pereira » 2/6/2006 16:42

Alex, confesso que já não acompanho esse género de acções há muitos anos, pelo que não serei a melhor pessoa para te responder. Se não houve grandes alterações com a entrada na Euronext, a decisão de algumas acções serem cotadas no mercado por chamada não é decisão das empresas mas sim da entidade reguladora do mercado.

No fundo, é como se tivéssemos várias "divisões" e algumas empresas fossem despromovidas para a segunda divisão. Se olhares para as empresas que citaste poderás verificar em comum que, face a acontecimentos recentes na maioria delas, o seu "free float" se tornou muito reduzido.

Agora especificar-te os factores que levam a que uma empresa passe a negociar por chamada, não sei. teria que consultar os regulamentos 8-)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Qual foi a vantagem ate agora da Neg. por chamada?

por Negocios Mendes » 2/6/2006 16:16

Boa tarde,

Para quem era ou é accionista de accoes como Compta, Sumolis, Lisgráfica, Continente, qual foi a vantagem ate agora de ter negociacao por "chamada"?
Alguem pode explicar melhor, quem poderá ter decidido isto: a CMVM? as próprias empresas?
Envolvem custos para as próximas empresas...
Ulisses? Incognitus? Alguem pode explicar?

É que desde que passaram a negociar no mercado por chamada, as accoes tem vindo a desvalorizar todos os dias e para dizer a verdade, nao percebo porque existem outras accoes tambem com pouco volume, a negociar na forma normal.

Muito obrigado!
Cumprimentos,
Alex Tomás

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Burbano, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kiko_463, Kooc, luislobs, m-m, malakas, mjcsreis, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 182 visitantes