Elogio público a MEDINA CARREIRA: Prós & Contras RTP 1
Camisa Roxa Escreveu:Ticker,
3º se achas que os TOCs não têm conhecimento de 90% dos casos de irregularidades fiscais/contabilisticas que ocorrem nas suas empresas, ou és muito ingénuo ou outra coisa qualquer
Estava a ver que só eu é que desconfiva que tal acontecia. Reles é o Toc que não consegue através do elementos que lhe chegam, verificar se poderá existir ou não uma fuga dos sujeitos passivos.
Agora se os elementos não lhes chegam, tipo extratos bancários etc, aí sim poderá ser anjinho e estar a ser levado pelo cliente.
Mais ainda,
Se alguem viu os classificados deste Domingo do Jornal de Notícias deparou-se com mais três anuncios (todos seguidinhos) de serviços de TOC em claro incumprimento do tal estatuto da CTOC, todos de pessoas/entidades diferentes, que propoem serviços de qualidade e "jogadas" contabilisticas
Re: e...
[quote="Surfer"]
Caro wuzzu,
Compreendo a tua revolta e sentimento de injustiça, que não deverá ser diferente do meu, mas depois de ler o post fiquei com a sensação que de facto existe alguma confusão em relação aos argumentos e justificações que utilizás-te para denunciar a tua visão sobre os problemas que afectam o pais relativamente a este assunto e consecutivas soluções.
Não me parecem as mais correctas, nem concretas. É somente a minha opinião.
Cumps[/quote]
Ok. Penso simplesmente que o problema e' mais profundo e historico. Claro que ninguem pensa muito nisso, nomeadamente quando se pensa em resolver o problema muito proximo do defice (que e' um problema orcamental, nao estrutural). E a questao e' simples: quando foi que se iniciou o problema estrutural?
Penso que foi com Salazar (toda a gente ja o disse!) no que respeita a preparacao da nossa populacao. Definou a educacao, afugentou as elites. Mas nao menos mal esteve a nossa revolucao, que foi boa porque nao produziu sangue, mas foi ma a nivel de organizacao economica. Destruirao-se importantes empresas (algumas PMEs de vanguarda ate', por exemplo na area da engenharia...), e perdemos o seu know-how. E pior ainda construiram-se hierarquias que foram dificeis de ultrapassar e ainda atrasaram mais o nosso pais. Essas hierarquias estao hoje reformadas, mas deixaram outras coniventes. Noutros campos ainda presistem os sinais, como por exemplo em tudo o que seja ordenamento do territorio; ve por exemplo a confusao que e' o mercado habitacional, e os vicios que isso gerou...
Muito mais poderia escrever sobre isto mas nao vale a pena. Por isto e muito mais penso que o que e' necessario e' uma revolucao intelectual, a nivel dos saberes e das vontades. E' isso que e' preciso mudar. So com isso poderemos passar a ter BMWs e nao sentir que sao caros para nos...
cumprimentos,
wuzzu.
Caro wuzzu,
Compreendo a tua revolta e sentimento de injustiça, que não deverá ser diferente do meu, mas depois de ler o post fiquei com a sensação que de facto existe alguma confusão em relação aos argumentos e justificações que utilizás-te para denunciar a tua visão sobre os problemas que afectam o pais relativamente a este assunto e consecutivas soluções.
Cumps[/quote]
Ok. Penso simplesmente que o problema e' mais profundo e historico. Claro que ninguem pensa muito nisso, nomeadamente quando se pensa em resolver o problema muito proximo do defice (que e' um problema orcamental, nao estrutural). E a questao e' simples: quando foi que se iniciou o problema estrutural?
Penso que foi com Salazar (toda a gente ja o disse!) no que respeita a preparacao da nossa populacao. Definou a educacao, afugentou as elites. Mas nao menos mal esteve a nossa revolucao, que foi boa porque nao produziu sangue, mas foi ma a nivel de organizacao economica. Destruirao-se importantes empresas (algumas PMEs de vanguarda ate', por exemplo na area da engenharia...), e perdemos o seu know-how. E pior ainda construiram-se hierarquias que foram dificeis de ultrapassar e ainda atrasaram mais o nosso pais. Essas hierarquias estao hoje reformadas, mas deixaram outras coniventes. Noutros campos ainda presistem os sinais, como por exemplo em tudo o que seja ordenamento do territorio; ve por exemplo a confusao que e' o mercado habitacional, e os vicios que isso gerou...
Muito mais poderia escrever sobre isto mas nao vale a pena. Por isto e muito mais penso que o que e' necessario e' uma revolucao intelectual, a nivel dos saberes e das vontades. E' isso que e' preciso mudar. So com isso poderemos passar a ter BMWs e nao sentir que sao caros para nos...
cumprimentos,
wuzzu.
- Registado: 31/8/2005 10:51
Ticker,
1º foi o próprio Estado através de leis recentes que "misturou" os TOCs com o sujeito passivo, sendo os 1ºs solidários com os 2ºs em caso de evasões fiscais! Tenho familiares que trabalham nas finanças e deixa que te diga que os TOCs que andam a responder em tribunal não são nada poucos!
2º o TOC não se restringe a processar documentos mecanicamente... têm de ter 1 papel proactivo, os TOCs não são agentes do Estado mas ao serem defensores e certificadores da verdade contabilistica servem a 100% os interesses do Estado...
3º se achas que os TOCs não têm conhecimento de 90% dos casos de irregularidades fiscais/contabilisticas que ocorrem nas suas empresas, ou és muito ingénuo ou outra coisa qualquer
1º foi o próprio Estado através de leis recentes que "misturou" os TOCs com o sujeito passivo, sendo os 1ºs solidários com os 2ºs em caso de evasões fiscais! Tenho familiares que trabalham nas finanças e deixa que te diga que os TOCs que andam a responder em tribunal não são nada poucos!
2º o TOC não se restringe a processar documentos mecanicamente... têm de ter 1 papel proactivo, os TOCs não são agentes do Estado mas ao serem defensores e certificadores da verdade contabilistica servem a 100% os interesses do Estado...
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Ulisses Pereira Escreveu:Caro James, pedia-lhe que não escrevesse com maiúsculas pois, em linguagem cibernauta, isso é entendido como se estivesse a gritar.
Um abraço,
Ulisses
Peço desculpa... Estava mesmo a gritar... É o desespero !!!
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
...
[/quote]Contabilidades paralelas?!... Se as há?!... Duvidas?!...
Uma questão, qualquer individuo que tenha conhecimento ou seja testemunha sobre actividades ilegais tais como aqui referida e não actue conforme as suas possibilidades e meios ao seu alcance, não é passivo?!
No meu entender em matérias de fraude ou crime, o sujeito activo é aquele que actua e comete um acto ilegal, o sujeito passivo será aquele que é testemunha ou tem conhecimento da acção e não faz uso dos meios ao seu alcance para denunciar o crime ou fraude, sendo este também passivel de acusação de crime perante a lei.
Caso o colega não se recorde, vou-lhe relembrar o caso daquela multinacional que auditava as contas nos EUA, e que teve de fechar. Foi isso não foi??
Ou daqueles milhoes que passaram ao lado durante a expo98, cuja justificação foi que 1 milhão entre tantos milhões não era materialmente relevante!!!!!!!!!!!!
Quanto ao não pactuar é simples, se não pactuar há outros 99.999 que lhe podem fazer a contabilidade e por sinal ainda lhe fazem um desconto de fim de estação.
Uma questão, qualquer individuo que tenha conhecimento ou seja testemunha sobre actividades ilegais tais como aqui referida e não actue conforme as suas possibilidades e meios ao seu alcance, não é passivo?!
No meu entender em matérias de fraude ou crime, o sujeito activo é aquele que actua e comete um acto ilegal, o sujeito passivo será aquele que é testemunha ou tem conhecimento da acção e não faz uso dos meios ao seu alcance para denunciar o crime ou fraude, sendo este também passivel de acusação de crime perante a lei.
os TOC são o 1º elemento da verdade contabilística e fiscal das empresas e em 90% dos casos onde há evasão/fraude fiscal os TOC têm conhecimento das situações irregulares e são obrigados por lei a denunciar essas situações
Penso que o amigo Surfer não entendeu o que designei por Sujeito passivo... Sujeito Passivo = Contribuinte.
Amigo Ticker verdade contabilistica? Como sabe há muitas maneiras de se contabilizarem as tais verdades.
90% dos casos tem conhecimento????... Acho piada... o Toc restrige-se aos elementos que lhe são fornecidos pelo Sujeito Passivo. Qualquer estrapolação é abusiva e pode levar a juizos errados.
Cada caso é um caso. Repito os Tocs não são agentes do Estado nem são os seus "policias".
Caso o colega não se recorde, vou-lhe relembrar o caso daquela multinacional que auditava as contas nos EUA, e que teve de fechar. Foi isso não foi??
Ou daqueles milhoes que passaram ao lado durante a expo98, cuja justificação foi que 1 milhão entre tantos milhões não era materialmente relevante!!!!!!!!!!!!
Quanto ao não pactuar é simples, se não pactuar há outros 99.999 que lhe podem fazer a contabilidade e por sinal ainda lhe fazem um desconto de fim de estação.
Foram apanhados ou não??? Responderam criminalmente ou não? Criminosos há em todas as profissões. Se algum TOC pactuar com situações menos claras tem de se sujeitar às consequencias. Mas não são Culpados se o Cliente resolver não facturar ou se decidir roubar ou se matar alguem... Os TOCs limitam-se a registar, organizar e processar contabilisticamente os elementos fornecidos pelo Cliente deacordo com a sua competencia Tecnica em sintonia com o codigo deontológico pelo qual se regem. Misturara-los com Sujeitos Passivos de Imposto é Abusivo.
- Registado: 23/1/2004 10:55
Re: Caros amigos
Keyser Soze Escreveu:mcarvalho Escreveu:É fácil mandar bocas e é de português..
se fosse eu fazia e acontecia...
Medina Carreira já foi ministro das finanças e talvez dos principais responsáveis pelo descalabro a que se chegou
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Medina_Carreira
carmaba !!
já é a terceira vez que vou referir isto: o homem foi Ministro das Finanças 1 ano e meio, há 28 anos atrás, logo após o 25 de Abril.... que raio de responsabilidades é que se pode ir buscar ao homem !?
É PERFEITAMENTE RIDICULO CULPAR-SE O DR. MC PELO QUE FEZ / NÃO FEZ NESSES PARCOS E CONTORBADOS ANOS DE GOVERNAÇÃO !
DE FACTO QUANDO APARECE ALGUÉM A DIZER AS VERDADES E O ATACAM SÓ PORQUE JÁ LÁ ESTEVE - SEM NUNCA TER FUGIDO (AO CONTRÁRIO DE TANTOS OUTROS !) E SEM TER TIRADO QUALQUER PROVEITO PRÓPRIO (AO CONTRÁRIO DE TANTOS OUTROS !) -, DÁ PARA PENSAR: PORQUE RAZÃO PERDEM OS DR. MEDINA CARREIRAS DESTE PAÍS TEMPO COM O MESMO ??
O DR.MC É UM ESCORRAÇADO DOS MEIOS POLÍTICOS HÁ ANOS PRECISAMENTE POR ISSO: PORQUE NÃO É POLÍTICO E NÃO ACEITA AS REGRAS DOS JOGOS DOS MESMOS !
COMO ELE HÁ OUTROS: ALGUÉM REPAROU COMO O DR. ANTÓNIO BORGES APARECEU E DESAPARECEU RÁPIDO DOS MEIOS POLÍTICOS ?
QUEM NÃO SE VERGA É REJEITADO PELO SISTEMA.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
O Sr. Eng. Manuel Ferreira de Oliveira, antigo CEO da Unicer, onde fez excelente trabalho, é como sabem hoje em dia administrador executivo da Galp.
Enquanto CEO da unicer (empresa privada), tinha um discurso mobilizador, assertivo e focado no essencial.
Enquanto administrador da Galp (empresa tutelada pelo governo), a sua intervenção no programa Prós & Contras, foi cheia de vacuidades com um discurso circular cheio de palavras como: mas; talvez; quem sabe; no entanto; porventura; agora; temos que esperar; as coisas estão andar; nas empresas tudo é fácil no governo é que é difícil; etc…
A minha questão é o que mudou para o Sr. Eng. Manuel Ferreira de Oliveira, ter mudado tanto? É o medo de perder a hipótese de ser CEO da Galp, se disser umas verdades sobre a economia do pais e dessa forma poder desagradar alguém do governo?
Portugal não precisa de homens que admiram a coragem de outros, mas de homens que honram a sua própria coragem.
Enquanto CEO da unicer (empresa privada), tinha um discurso mobilizador, assertivo e focado no essencial.
Enquanto administrador da Galp (empresa tutelada pelo governo), a sua intervenção no programa Prós & Contras, foi cheia de vacuidades com um discurso circular cheio de palavras como: mas; talvez; quem sabe; no entanto; porventura; agora; temos que esperar; as coisas estão andar; nas empresas tudo é fácil no governo é que é difícil; etc…
A minha questão é o que mudou para o Sr. Eng. Manuel Ferreira de Oliveira, ter mudado tanto? É o medo de perder a hipótese de ser CEO da Galp, se disser umas verdades sobre a economia do pais e dessa forma poder desagradar alguém do governo?
Portugal não precisa de homens que admiram a coragem de outros, mas de homens que honram a sua própria coragem.
- Registado: 16/2/2006 23:27
Re: ...
Ticker Escreveu:
Os TOCs não são Agentes do estado São agentes da verdade contabilistica.
Amigo Ticker verdade contabilistica? Como sabe há muitas maneiras de se contabilizarem as tais verdades.
Quanto às contabilidades paralelas se as há são da responsabilidade do sujeito passivo, uma vez que, não vejo qualquer interesse ou ganho para o TOC pactuar com esse tipo de situação.
Mais, quem fala assim demonstra não saber absolutamente nada de contabilidade, de procedimentos contabilisticos, de ética (apelidada de moralismo)e conduta profissional dos TOC. Se existem Bandidos a culpa é dos TOC ou da Falta de fiscalização a esses sujeitos passivos?
penso que os TOC face à lei respondem criminalmente por matérias de evasão e fuga fiscal das empresas onde assinam a contabilidade...
os TOC são o 1º elemento da verdade contabilística e fiscal das empresas e em 90% dos casos onde há evasão/fraude fiscal os TOC têm conhecimento das situações irregulares e são obrigados por lei a denunciar essas situações
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Ticker Escreveu:Quanto às contabilidades paralelas se as há são da responsabilidade do sujeito passivo, uma vez que, não vejo qualquer interesse ou ganho para o TOC pactuar com esse tipo de situação.
Contabilidades paralelas?!... Se as há?!... Duvidas?!...
Surfer
Re: Caros amigos
mcarvalho Escreveu:É fácil mandar bocas e é de português..
Medina Carreira já foi ministro das finanças e talvez dos principais responsáveis pelo descalabro a que se chegou
carmaba !!
já é a terceira vez que vou referir isto: o homem foi Ministro das Finanças 1 ano e meio, há 28 anos atrás, logo após o 25 de Abril.... que raio de responsabilidades é que se pode ir buscar ao homem !?
Caros amigos
É fácil mandar bocas e é de português..
- Registado: 17/2/2004 1:38
...
estão representados muitos TOCs, que segundo sei se equiparam aos funcionários publicos
Essa sinceramente não Percebi????... Não poderia Explicar como é que os TOC são equiparados aos Funcionários Públicos.
Quanto às contabilidades paralelas se as há são da responsabilidade do sujeito passivo, uma vez que, não vejo qualquer interesse ou ganho para o TOC pactuar com esse tipo de situação.
Mais, quem fala assim demonstra não saber absolutamente nada de contabilidade, de procedimentos contabilisticos, de ética (apelidada de moralismo)e conduta profissional dos TOC. Se existem Bandidos a culpa é dos TOC ou da Falta de fiscalização a esses sujeitos passivos?
- Registado: 23/1/2004 10:55
Re: e...
wuzzu Escreveu:Surfer... E quem e's tu para dizer que ando confuso.
Por certo nao concordas. Ok. Mas dai a essa critica velada, do genero eu e' que sei... Hum...
Aposto que se vissemos bem...
Pensa, discorda, mas nada de presuncoes...
Disso anda o pais cheio.
wuzzu.
Caro wuzzu,
Cumps
Surfer
Caro comentador
Provavelmente pela diferença nas áreas de formação não estaremos em perfeita sintonia.
Há uma coisa que não percebi, e que passo a transcrever:
(O principal, no entanto, são as despesas públicas. Quando num forum deste tipo se fala deste tema podemos e devemos ir mais além do que dizer, como o J Alves faz, que
"é importante definir como se vai atacar as despesas com pessoal, é preciso encontrar soluções objectivas e não falar em generalidades triviais".)
Não lhe parece que isto é começar pelo início, definir objectivos e encontrar soluções. Caro forense, não basta falar em despedir pessoas é preciso saber quantas têm de ser dispensadas, e de que serviços. Donde vai vir o dinheiro para os despedimentos (de fundos estruturais já vimos que não, aliás este é um bom exemplo de que não ainda andarmos só com palpites). É isto que eu quero dizer com a minha expressão. Ir mais longe, evidentemente que sim, agora comecemos pelo inicio, mas com organização e com método.
Provavelmente pela diferença nas áreas de formação não estaremos em perfeita sintonia.
Há uma coisa que não percebi, e que passo a transcrever:
(O principal, no entanto, são as despesas públicas. Quando num forum deste tipo se fala deste tema podemos e devemos ir mais além do que dizer, como o J Alves faz, que
"é importante definir como se vai atacar as despesas com pessoal, é preciso encontrar soluções objectivas e não falar em generalidades triviais".)
Não lhe parece que isto é começar pelo início, definir objectivos e encontrar soluções. Caro forense, não basta falar em despedir pessoas é preciso saber quantas têm de ser dispensadas, e de que serviços. Donde vai vir o dinheiro para os despedimentos (de fundos estruturais já vimos que não, aliás este é um bom exemplo de que não ainda andarmos só com palpites). É isto que eu quero dizer com a minha expressão. Ir mais longe, evidentemente que sim, agora comecemos pelo inicio, mas com organização e com método.
Já agora uma coisa que o estado devia fazer era dar o exemplo e o nosso concerteza não o é pelo contrário a minha esposa teve bébé não tarda muito a 3 meses e ainda nem recebemos abono da crinaça, nem subisidio de amamnetação e nem tão pouco o subsidio da baixa e ja lão vão 3 meses agora pergunto senão tivesse dinheiro como muitas boas pessoas por este país fora como é que se cria um filho este 3 meses iniciais...., e enquanto isso esses MXXXXX que governam é despesas paga para tu e mais alguma desde ministros, secretários , etc....a escumalha é tanta que dá nojo e nem dá para unumerá-los...sem contar que tive de preencher 10x os mesmos papeis para receber a esmola que dão ou seja devo ter gasto mais $$$ em papéis e deslocações do que aquilo que vou receber....fracamente este páis ás vezes dá mesmo NXXX 
- Registado: 16/5/2006 23:27
Estou a verificar que neste forum estão representados muitos TOCs, que segundo sei se equiparam aos funcionários publicos, sem ofensa, isto no que diz respeito ao número de membros, que deve andar pelos 100.000. Agora não me venham com moralismos que todos sabemos que existem contabilidades paralelas. Os proprios Tocs por análise aos elementos que lhes chegam conseguem comprovar tal facto. O caso mais grave passa-se a nível dos cafés e restaurantes que fazem contratos com determinada marca de café onde recebem antecipadamente um determinado valor que varia consoante a quantidade de kg de café consumidos, mas que pode rondar facilmente os 30 a 50 mil euros, e depois quando descarregam os kgs de café consumidos vai-se dar conta que 1 kg de café muitas vezes só da para uma 60/70 "bicas".
A culpa não é dos Tocs, sobretudo agora com a responsbilização que estão sujeitos face às demonstrações fiscais, mas que sabem que algo se passa isso sabem-no.
A culpa não é dos Tocs, sobretudo agora com a responsbilização que estão sujeitos face às demonstrações fiscais, mas que sabem que algo se passa isso sabem-no.
O homem faz barulho... não tem medo.. deviam aparecer em publico mais 2 ou 3 como ele.. Mas este discurso dele não é novidade.. Naquele mesmo programa, já o repetiu mais do que uma vez. É o cassete Medina.
E de fora é mt fácil opinar...
E de fora é mt fácil opinar...
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Desculpem mas...
Por muito bom que seja o Prof Medina, e disso não tenho a mínima dúvida, é sempre fácil dizer o que se deve fazer estando numa posicão distante da decisão... e isso acontece com todos!
Cpmts
Cpmts
- Registado: 5/1/2006 13:34
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, GamesOver, Google [Bot], Goya777, iniciado1, jeronimovaldemars, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SalvaFP, SerCyc, Simplório, VALHALLA, Zecadiabo e 54 visitantes