Caldeirão da Bolsa

Espanha: Notas de 500 euros atingem número recorde

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Espanha: Notas de 500 euros atingem número recorde

por rnbc » 29/5/2006 19:03

Alexandre7ias Escreveu:Entretanto, o departamento de Técnicos Financeiros do Ministério da Economia e Finanças (Gestha) propôs ao Ministério a criação de um registo de pessoas e empresas que recebem ou entregam notas de 500 euros nas respectivas actividades económicas, com o objectivo de reforçar a prevenção da fraude fiscal.


Se não forem notas de 500 passam a ser pepitas de ouro ou qualquer outra coisa transportável e de valor alto.

Eles deviam preocupar-se em controlar a fonte de receitas dessa gente (droga? armas?) em vez de se preocuparem com as notas.

Aliás a decisão de criar à partida notas de 500 euros não foi certamente inocente. Deveriam perguntar aos responsáveis quais foram as reais razões deles (não as razões que foram invocadas).

Portanto, e uma vez que houve cobertura politica para a criação... seria fácil, caso houvesse vontade, tirar essas notas de circulação. O contrário só prova que não há nenhuma vontade de resolver o suposto "problema".
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 436
Registado: 8/3/2006 23:54
Localização: Lisboa

Espanha: Notas de 500 euros atingem número recorde

por alexandre7ias » 29/5/2006 18:02

Espanha: Notas de 500 euros atingem número recorde

O número de notas de 500 euros em circulação em Espanha continua a aumentar, tendo atingido um novo recorde histórico em Abril ao superar os 101 milhões de unidades, mais do dobro das notas de cinco euros, noticiou hoje o El Mundo.


O local onde se esconde tal quantidade de notas continua a ser uma incógnita, mas aumentam as suspeitam de que Espanha se converteu num paraíso na Europa para o dinheiro negro.

Este mês, foram descobertos 10 milhões de euros em notas de 500 numa luxuosa vivenda de La Moraleja (Madrid), propriedade de Francisco Guijarro, fornecedor de selos da Afinsa e envolvido na burla dos selos que pode ter afectado cerca de 350.000 espanhóis e 15 mil portugueses.

Também em Maio foram desmantelados dois grupos de branqueamento de dinheiro que operavam em Espanha, enquanto dois meses antes foram descobertos 3,5 milhões de euros em dinheiro no âmbito da Operação Malaya sobre uma rede de corrupção urbanística em Marbella.

Os dados do Banco de Espanha indicam que o número de notas de 500 euros colocadas em circulação aumentou cerca de 32% desde Abril de 2005, altura em que se cifrava 76 milhões de unidades, marcando um novo recorde.

Estas notas representam já 60,68% do total em circulação, contra 51,22% em Abril de 2005.

Para os inspectores e técnicos das Finanças, este aumento tão elevado das notas de 500 em Espanha é um sintoma claro da importante bolsa de economia paralela e dinheiro negro que existe no país, adianta o El Mundo.

Entretanto, o departamento de Técnicos Financeiros do Ministério da Economia e Finanças (Gestha) propôs ao Ministério a criação de um registo de pessoas e empresas que recebem ou entregam notas de 500 euros nas respectivas actividades económicas, com o objectivo de reforçar a prevenção da fraude fiscal.

O valor destas notas de 500 euros ascendeu aos 50.658 milhões de euros no final de Abril, enquanto que o dinheiro total posto em circulação ascendeu a 83.683 milhões de euros (80.856 milhões de euros em notas e 2.827 milhões em moedas).


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :P :shock:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kiko_463, Kooc, luislobs, m-m, malakas, mjcsreis, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 203 visitantes