BioDiesel - k importãncia poderá ter esta medida
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No caso dum carro preparado para biodiesel (todos hoje em dia) é só vantagens, tirando o preço de produção mais caro que o petrodiesel. No entanto pelas minhas contas isso deixará de ser verdade assim que o petróleo atingir $160/barril, o que vai acontecer se calhar daqui a poucos anos. A NauCatrineta poderá confirmar se o valor faz sentido.
É verdade que no caso de carros mais antigos há problemas com os tubos de alimentação e outras peças sintéticas que podem ser dissolvidas (e não propriamente corroidas) pelo biodiesel. No entanto é fácil trocar essas peças por outras adequadas, que tipicamente nesses carros antigos são só os tubos de alimentação, visto que as bombas costumavam ser metálicas.
É verdade que no caso de carros mais antigos há problemas com os tubos de alimentação e outras peças sintéticas que podem ser dissolvidas (e não propriamente corroidas) pelo biodiesel. No entanto é fácil trocar essas peças por outras adequadas, que tipicamente nesses carros antigos são só os tubos de alimentação, visto que as bombas costumavam ser metálicas.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Caros co-caldeireiros:
em relação ao Biodiesel, e à guisa de complemento ao que o "rnbc" disse, atenção que este combustível não é só vantagens. Por exemplo, há muito quem diga que acarreta problemas de corrosão em alguns componentes do sistema de alimentação dos motores, nomeadamente às tubagens.
Por outro lado, quanto ao desvio dos nossos óleos de fritura usados para a vizinha Espanha, a verdade é que as quantidades em causa não chegam nem para "mandar cantar um cego". Acresce que a sua produção em grande escala tem custos elevados, nomeadamente ao nível da filtração, o que dificilmente o deixa ser competitivo em termos de preço. De resto, para os especialistas espanhóis nestas matérias (eg. Prof. Francisco Martos Martín, da Univ Politécnica de Madrid, que tenho a felicidade de conhecer), o biodiesel fabricado em Espanha só será viável por importação de óleos baratos, como o de palma, que vem do Brasil e eventualmente de África e da Ásia por "tuta e meia".
Já quanto ao valor ambiental desta solução, que ninguém tenha dúvidas! Por exemplo, há dois anos foi feito um trabalho exemplar no I.S.Técnico (foi "estágio do ano" da especialidade de Eng. Química segundo a Ordem dos Engenheiros; consultem o site da Quercus, que também esteve envolvida e tem lá o respectivo relatório...). E neste momento, em Castelo Branco está a ter início um estudo do aproveitamento deste biodiesel produzido a partir de óleo de frituras dos refeitórios do Instituto Politécnico daquela urbe em máquinas agrícolas. Claro que neste último caso o cerne da questão - para além do aspecto de demonstração da simplicidade do processo - é a tentaiva de incorporar na actividade agrícola mais um daqueles resíduos que produzimos no nosso dia-a-dia e que tantos problemas trás às Estações de Tratamento de Águas Residuais.
Cumps,
NauCatrineta
em relação ao Biodiesel, e à guisa de complemento ao que o "rnbc" disse, atenção que este combustível não é só vantagens. Por exemplo, há muito quem diga que acarreta problemas de corrosão em alguns componentes do sistema de alimentação dos motores, nomeadamente às tubagens.
Por outro lado, quanto ao desvio dos nossos óleos de fritura usados para a vizinha Espanha, a verdade é que as quantidades em causa não chegam nem para "mandar cantar um cego". Acresce que a sua produção em grande escala tem custos elevados, nomeadamente ao nível da filtração, o que dificilmente o deixa ser competitivo em termos de preço. De resto, para os especialistas espanhóis nestas matérias (eg. Prof. Francisco Martos Martín, da Univ Politécnica de Madrid, que tenho a felicidade de conhecer), o biodiesel fabricado em Espanha só será viável por importação de óleos baratos, como o de palma, que vem do Brasil e eventualmente de África e da Ásia por "tuta e meia".
Já quanto ao valor ambiental desta solução, que ninguém tenha dúvidas! Por exemplo, há dois anos foi feito um trabalho exemplar no I.S.Técnico (foi "estágio do ano" da especialidade de Eng. Química segundo a Ordem dos Engenheiros; consultem o site da Quercus, que também esteve envolvida e tem lá o respectivo relatório...). E neste momento, em Castelo Branco está a ter início um estudo do aproveitamento deste biodiesel produzido a partir de óleo de frituras dos refeitórios do Instituto Politécnico daquela urbe em máquinas agrícolas. Claro que neste último caso o cerne da questão - para além do aspecto de demonstração da simplicidade do processo - é a tentaiva de incorporar na actividade agrícola mais um daqueles resíduos que produzimos no nosso dia-a-dia e que tantos problemas trás às Estações de Tratamento de Águas Residuais.
Cumps,
NauCatrineta
For a long lasting Agriculture, avoid soil wear; do prefer conservation tillage! :-)
Caros co-caldeireiros:
em relação ao Biodiesel, e à guisa de complemento ao que o "rnbc" disse, atenção que este combustível não é só vantagens. Por exemplo, há muito quem diga que acarreta problemas de corrosão em alguns componentes do sistema de alimentação dos motores, nomeadamente às tubagens.
Por outro lado, quanto ao desvio dos nossos óleos de fritura usados para a vizinha Espanha, a verdade é que as quantidades em causa não chegam nem para "mandar cantar um cego". Acresce que a sua produção em grande escala tem custos elevados, nomeadamente ao nível da filtração, o que dificilmente o deixa ser competitivo em termos de preço. De resto, para os especialistas espanhóis nestas matérias (eg. Prof. Francisco Martos Martín, da Univ Politécnica de Madrid, que tenho a felicidade de conhecer), o biodiesel fabricado em Espanha só será viável por importação de óleos baratos, como o de palma, que vem do Brasil e eventualmente de África e da Ásia por "tuta e meia".
Já quanto ao valor ambiental desta solução, que ninguém tenha dúvidas! Por exemplo, há dois anos foi feito um trabalho exemplar no I.S.Técnico (foi "estágio do ano" da especialidade de Eng. Química segundo a Ordem dos Engenheiros; consultem o site da Quercus, que também esteve envolvida e tem lá o respectivo relatório...). E neste momento, em Castelo Branco está a ter início um estudo do aproveitamento deste biodiesel produzido a partir de óleo de frituras dos refeitórios do Instituto Politécnico daquela urbe em máquinas agrícolas. Claro que neste último caso o cerne da questão - para além do aspecto de demonstração da simplicidade do processo - é a tentaiva de incorporar na actividade agrícola mais um daqueles resíduos que produzimos no nosso dia-a-dia e que tantos problemas trás às Estações de Tratamento de Águas Residuais.
Cumps,
NauCatrineta
em relação ao Biodiesel, e à guisa de complemento ao que o "rnbc" disse, atenção que este combustível não é só vantagens. Por exemplo, há muito quem diga que acarreta problemas de corrosão em alguns componentes do sistema de alimentação dos motores, nomeadamente às tubagens.
Por outro lado, quanto ao desvio dos nossos óleos de fritura usados para a vizinha Espanha, a verdade é que as quantidades em causa não chegam nem para "mandar cantar um cego". Acresce que a sua produção em grande escala tem custos elevados, nomeadamente ao nível da filtração, o que dificilmente o deixa ser competitivo em termos de preço. De resto, para os especialistas espanhóis nestas matérias (eg. Prof. Francisco Martos Martín, da Univ Politécnica de Madrid, que tenho a felicidade de conhecer), o biodiesel fabricado em Espanha só será viável por importação de óleos baratos, como o de palma, que vem do Brasil e eventualmente de África e da Ásia por "tuta e meia".
Já quanto ao valor ambiental desta solução, que ninguém tenha dúvidas! Por exemplo, há dois anos foi feito um trabalho exemplar no I.S.Técnico (foi "estágio do ano" da especialidade de Eng. Química segundo a Ordem dos Engenheiros; consultem o site da Quercus, que também esteve envolvida e tem lá o respectivo relatório...). E neste momento, em Castelo Branco está a ter início um estudo do aproveitamento deste biodiesel produzido a partir de óleo de frituras dos refeitórios do Instituto Politécnico daquela urbe em máquinas agrícolas. Claro que neste último caso o cerne da questão - para além do aspecto de demonstração da simplicidade do processo - é a tentaiva de incorporar na actividade agrícola mais um daqueles resíduos que produzimos no nosso dia-a-dia e que tantos problemas trás às Estações de Tratamento de Águas Residuais.
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NauCatrineta
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Shimazaki !!
Tudo bem !? Em resposta à tua observação no meu Blog, a CTCM está em estado de alerta , completamente líquida há já algum tempo , como muita gente sabe ...Aguardamos o momento oportuno para re-entrar .
Isto é uma empresa que lucra , não é uma empresa de " Investe à maluca " apesar do estado cataleptico do CEO ...
Um abraço ,
The Mechanic
ps- ... ó , pra mim a preparar-me ...!
Tudo bem !? Em resposta à tua observação no meu Blog, a CTCM está em estado de alerta , completamente líquida há já algum tempo , como muita gente sabe ...Aguardamos o momento oportuno para re-entrar .
Isto é uma empresa que lucra , não é uma empresa de " Investe à maluca " apesar do estado cataleptico do CEO ...
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" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
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A principal vantagem será manter o motor mais limpo e melhorar o rendimento. O biodiesel é um excelente solvente e limpa os motores do diesel petroquimico, que é bem pior para a saúde dos motores.
Também se arranja uma boa forma de escoar óleo vegetal usado (em restaurantes, etc).
Também se arranja uma boa forma de escoar óleo vegetal usado (em restaurantes, etc).
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- Registado: 7/5/2006 15:58
BioDiesel - k importãncia poderá ter esta medida
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que, a partir de Junho, cada litro de gasóleo passará a incorporar 5% de biodiesel, medida prevista na legislação da União Europeia e que disse de fender o ambiente.
Em declarações aos jornalistas, no final do debate mensal na Assembleia da República, José Sócrates referiu que a medida do Governo está enquadrada "na legislação da União Europeia", que visa "incentivar a utilização deste combustível" e "proteger o ambiente".
Segundo a revista "Auto", o Governo prepara-se para legislar no sentido de obrigar à incorporação em cada litro de gasóleo cinco por cento de biodiesel.
A revista acrescenta que o biodisel será incorporado nas fábricas de Alhandra e Torres Novas e que esta prática não provocará qualquer aumento do preço do gasóleo.
JN
Que relevãncia poderá ter esta medida nas companhias BIO(ex:ALtri)
Ride the winds of change
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