Caldeirão da Bolsa

O Caldeirão no Expresso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 22/5/2006 18:10

MarcoAntonio Escreveu:
obalela Escreveu:Ilustres,
Há algum tempo atrás, sensivelmente 1 mês, comentei com a minha esposa que havia demasiadas notícias na comunicação social sobre as subidas na bolsa,

Esse é um facto que deve ser levado em consideração, sem dúvida. A crescente atenção dos mídia sobre os mercados é, no meu entender, um sinal preocupante.

Agora já eram donas de casa e taxistas.

Um amigo meu, olhou para a barriga da mulher que esta já corrigida, bem como rabo e peito e disse : Altri

Portanto é natural esta correcção.

Registado: 19/4/2005 11:11

por xico » 22/5/2006 18:05

MarcoAntonio Escreveu:No entanto, em termos globais, não creio que o actual Bull Market esteja assim numa fase tão adiantada quanto estes sinais pontuais poderão dar a entender.

Opinião que sempre considero e que pelo menos me dá algum alento :cry:

Mas que é grande a queda lá isso é :oops:

Abrações,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

por MarcoAntonio » 22/5/2006 18:00

obalela Escreveu:Ilustres,
Há algum tempo atrás, sensivelmente 1 mês, comentei com a minha esposa que havia demasiadas notícias na comunicação social sobre as subidas na bolsa, a bolsa isto, a bolsa aquilo e que isto normalmente acontecia quando havia bolhas especulativas.
Será que estamos em presença duma bolha global, acções e matérias-primas, a nível global :?:

É que se não estamos, parece... :?

Esse é um facto que deve ser levado em consideração, sem dúvida. A crescente atenção dos mídia sobre os mercados é, no meu entender, um sinal preocupante.

Temos já vários exemplos desde a maior atenção nos notíciários, passando por artigos como este do Expresso e o outro bem recente da Revista Sabado.

No entanto, também há a considerar o contexto especial do nosso mercado em virtude essencialmente das duas OPA's que aqueceu e de que forma este nosso pequeno mercado. Foi a partir daí que as atenções dos mídia dispararam e até já temos anúncios como a Frize trazendo a gíria do mercado para a ordem do dia.

No entanto, em termos globais, não creio que o actual Bull Market esteja assim numa fase tão adiantada quanto estes sinais pontuais poderão dar a entender.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por obalela » 22/5/2006 17:47

Ilustres,
Há algum tempo atrás, sensivelmente 1 mês, comentei com a minha esposa que havia demasiadas notícias na comunicação social sobre as subidas na bolsa, a bolsa isto, a bolsa aquilo e que isto normalmente acontecia quando havia bolhas especulativas.
Será que estamos em presença duma bolha global, acções e matérias-primas, a nível global :?:

É que se não estamos, parece... :?
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...

http://www.emorbita.net

Registado: 13/4/2006 0:51

por ptmasters » 22/5/2006 9:27

Também concordo contigo :mrgreen:
:mrgreen: :mrgreen:
1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por pvg80713 » 22/5/2006 8:19

Podiamos evitar as manifestações de apoio ao Ulisses.
Parece carneirada.
Por definição estamos de acordo com o Ulisses, senão não estariamos aqui.

Registado: 19/4/2005 11:11

por aa » 22/5/2006 6:58

Também estou 100% de acordo com o Ulisses :clap:

cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por ptmasters » 22/5/2006 3:42

Ulisses Pereira Escreveu:Querem explicações bonitinhas sobre o que aconteceu, ainda que elas não correspondam na maioria das vezes à realidade? Então a Imprensa serve. Querem entrevistas aos responsáveis das empresas? Então a Imprensa reina. Mas se querem ter sucesso na Bolsa, duvido que a Imprensa vos ajude. Digo-vos até que, por mais exagerado e paradoXal que possa parecer, os lugares comuns e as ilusões dos mercados que inundam a Imprensa financeira nacional cpntribuem para o pequeno investidor não perceber a verdadeira mecânica dos mercados e para perder dinheiro.

Orgulho-me muito dos 3 anos e meio de Caldeirão de Bolsa. Posts sem interesse? Há. Disparates? Há. Argumentos errados? Também os há. Mas duvido que, em portugal, nos últimos 3 anos e meio encontrem um local que mais contribuiu para o enriquecimento e formação dos investidores nacionais. E acreditem que é isso que nos faz continuar pois, caso contrário, já teriamos desistido.

Um abraço,
Ulisses

Palavras certíssimas.

:clap: :clap: :clap: :clap:

E aproveito para mandar um obrigado para todos por aquilo que possibilitam.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por César » 22/5/2006 0:54

Apagaste de nov?
Não queres que fale do assunto anterior? Não falo! Concedo-te esse desejo!
Agora em relação ao tópico em causa: como provas que o perfil médio do membro do caldeirao é licenciado? Significa que existem muitos mestrados a escrever por aqui?
Já disse em outro post que assim dá um ar elitista ao forum o que não parece ser o caso...penso que é um forum relativamente popular e acessivel...
Penso ser uma pergunta normal e que tem a ver com o assunto!
Um abraço! :wink:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

por OLDMAN » 22/5/2006 0:47

Ulisses Pereira Escreveu:Começando pela questão da caracterização do perfil médio... não tenho a menor dúvida que o perfil médio apresentado é aquele que corresponde à realidade. Mas o facto de ser o perfil médio, não quer dizer que não hajam várias mulheres, pessoas com mais de 40 anos, pessoas sem licenciatura, etc... Há centenas de utilizadores que não se enquadram nesta tipologia. Mas a maioria pertence e é a frieza dos números que tem que ser apresentada.

Quanto ao artigo em si, confesso que me entirsteceu o facto de se centrar mais nas questões laterais e no "lado negro" dos fóruns do que naquilo que eles têm de positivo. Já o disse aqui muitas vezes, assim como o fiz no Independente, aprende-se mais sobre Bolsa nos melhores sites financeiros portugueses do que na soma de toda a Imprensa especializada nacional.

Querem explicações bonitinhas sobre o que aconteceu, ainda que elas não correspondam na maioria das vezes à realidade? Então a Imprensa serve. Querem entrevistas aos responsáveis das empresas? Então a Imprensa reina. Mas se querem ter sucesso na Bolsa, duvido que a Imprensa vos ajude. Digo-vos até que, por mais exagerado e paradoXal que possa parecer, os lugares comuns e as ilusões dos mercados que inundam a Imprensa financeira nacional cpntribuem para o pequeno investidor não perceber a verdadeira mecânica dos mercados e para perder dinheiro.

Orgulho-me muito dos 3 anos e meio de Caldeirão de Bolsa. Posts sem interesse? Há. Disparates? Há. Argumentos errados? Também os há. Mas duvido que, em portugal, nos últimos 3 anos e meio encontrem um local que mais contribuiu para o enriquecimento e formação dos investidores nacionais. E acreditem que é isso que nos faz continuar pois, caso contrário, já teriamos desistido.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Foram retirados deste tópico os posts que visavam apenas estimular as guerrilhas pessoais entre os utilizadores. Se querem continuar as vossas guerras, façam-no por mensagens privadas. Poupem os outros utilizadores...

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por Ulisses Pereira » 22/5/2006 0:42

Começando pela questão da caracterização do perfil médio... não tenho a menor dúvida que o perfil médio apresentado é aquele que corresponde à realidade. Mas o facto de ser o perfil médio, não quer dizer que não hajam várias mulheres, pessoas com mais de 40 anos, pessoas sem licenciatura, etc... Há centenas de utilizadores que não se enquadram nesta tipologia. Mas a maioria pertence e é a frieza dos números que tem que ser apresentada.

Quanto ao artigo em si, confesso que me entirsteceu o facto de se centrar mais nas questões laterais e no "lado negro" dos fóruns do que naquilo que eles têm de positivo. Já o disse aqui muitas vezes, assim como o fiz no Independente, aprende-se mais sobre Bolsa nos melhores sites financeiros portugueses do que na soma de toda a Imprensa especializada nacional.

Querem explicações bonitinhas sobre o que aconteceu, ainda que elas não correspondam na maioria das vezes à realidade? Então a Imprensa serve. Querem entrevistas aos responsáveis das empresas? Então a Imprensa reina. Mas se querem ter sucesso na Bolsa, duvido que a Imprensa vos ajude. Digo-vos até que, por mais exagerado e paradoXal que possa parecer, os lugares comuns e as ilusões dos mercados que inundam a Imprensa financeira nacional cpntribuem para o pequeno investidor não perceber a verdadeira mecânica dos mercados e para perder dinheiro.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Foram retirados deste tópico os posts que visavam apenas estimular as guerrilhas pessoais entre os utilizadores. Se querem continuar as vossas guerras, façam-no por mensagens privadas. Poupem os outros utilizadores...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lagosta » 21/5/2006 11:49

Boas,

Novatos já todos fomos, outros estão a tornar-se, e outros ainda vão ser, há alturas em que a Bolsa se torna assunto de telejornal, obviamente que ajuda ao boom, eu prprio comecei a interessar me qd ouvia todos os dias em Ofertas publicas de venda, em que o banco ate emprestava uns trocos a 3 meses sem juros para se comprar uns papeis...agora aqui , como na vida...nao sao todos que chegam ao fim e que nao desistem perante as adversidades e os ciclos do mercado...e embora seja um rookie, já vi aparecer e desaparecer deste forum, muita gente que aparentava ter bolas de cristal e ferramentas poderosas na arte da adivinhação.

já agora quem quiser contribuir com uma operação coraçao para a minha a minha causa agradeço, pois estou á beira da extinção depois destas 2 semanas...mais um capitulo para o livro de notas que tenho vindo a criar, como disse Confucio :" o que oiço, esqueço ,o que vejo recordo, o que faço compreendo...esta parte já nao é bem assim, :mrgreen: vá se la compreender certas coisas que se fazem

Bom domingo

Registado: 23/8/2004 12:32

por onemillion » 21/5/2006 0:48

Pedras11, de facto é verdade :oops: mas é uma pura coincidência, como registo apenas agora, mas como "outsider" há já algum tempo que acompanho o Caldeirão.

Em relação ao tipo da Sábado, conheço-o pessoalmente e já jantei com ele, é mais um companheiro destas lides bolsísticas, ele com muito mais experiência, e eu um simples novato que chega agora à participação neste forum, apesar de acompanhar os vossos comentários há já largos meses.

Espero aprender muito convosco e participar sempre que poder acrescentar algo positivo a este nosso grupo. Um bem haja para todos.

Registado: 19/5/2006 23:35

por Sestercio » 21/5/2006 0:40

Será que eu li bem? <br>Almoços :wink: organizados pelo Caldeirão?

Eu alinho já nisso e até sugiro o prato principal:
caldeirada.

Para a sobremesa, uns ovos moles :mrgreen: de <i>Abeiro</i>
Paulatim sed firmiter.

Registado: 7/2/2006 2:21

por pedras11 » 21/5/2006 0:31

onemillion Escreveu:

Obs: Não me sai da cabeça aquele tipo na Sábado, sentado em cima de uma montanha de dinheiro. Era engraçado constatar se existiu um fluxo acrescido de registos neste e noutros foruns...

Por acaso esse «tipo» é um ilustre aqui do Caldeirão :)

Aumento de registo :?:

Sim, a começar pelo teu :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por valves » 21/5/2006 0:29

Não me sai da cabeça aquele tipo na Sábado, sentado em cima de uma montanha de dinheiro. Era engraçado constatar se existiu um fluxo acrescido de registos neste e noutros foruns, depois da divulgação destas reportagens

Pois ou o muito me engano ou se trata de um membro muito ilustre do caldeirão :mrgreen:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por pedras11 » 21/5/2006 0:28

onemillion Escreveu:

Obs: Não me sai da cabeça aquele tipo na Sábado, sentado em cima de uma montanha de dinheiro. Era engraçado constatar se existiu um fluxo acrescido de registos neste e noutros foruns...

Por acaso esse «tipo» é um ilustre aqui do Caldeirão :)

Aumento de registo :?:

Sim, a começar pelo teu :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por onemillion » 21/5/2006 0:14

Boa Noite a todos(as)

De facto, parece que a Bolsa, os Investidores e os Foruns estão na moda. Já repararam na frequência de reportagens e nótícias vindas a público nos últimos dias?

A reportagem na SIC, com a DIF e o célebre Mourinho da Bolsa; a revista Sábado com mais uma reportagem sobre ... enfim, sobre todos nós; agora, o Expresso ...

Quem se seguirá?
O que significa isto? A democratização definitiva do mundo dos investimentos, a importância cada vez mais crescente destes foruns, uma moda passageira ... ?
Enfim, estamos todos na berra, aguardemos pelos próximos capítulos!

Obs: Não me sai da cabeça aquele tipo na Sábado, sentado em cima de uma montanha de dinheiro. Era engraçado constatar se existiu um fluxo acrescido de registos neste e noutros foruns, depois da divulgação destas reportagens.

Registado: 19/5/2006 23:35

por OLDMAN » 20/5/2006 22:00

scpnuno Escreveu:: ...

Pois, Nuno filhote, confirmo. A mãe lagartixa, sempre foi. Agora o Nuno está a ser levado para "maus caminhos" pelo papá, que o está a encaminhar para os lados do dragão. Mas confio que a força verde será mais forte..e a chantagem, também.

...

Eis um bom exemplo de algo que nunca faria a um filho meu... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

scpnuno --> fcpnuno LOL

por bolso vazio » 20/5/2006 21:23

scpnuno Escreveu:Pois, Nuno filhote, confirmo. A mãe lagartixa, sempre foi. Agora o Nuno está a ser levado para "maus caminhos" pelo papá, que o está a encaminhar para os lados do dragão. Mas confio que a força verde será mais forte..e a chantagem, também.

Olá!
Ainda vai mudar de nick para FCPnuno, e dou-lhe uma boa razão temos de seguir o "mercado" e nunca ficar à espera que o mercado nos va seguir a nós... :lol:
Olhe que os caminhos po, dragão não são maus mto pelo contrário. B :lol: :lol: iba ó PORTO!
P.S. Nuno não ligues à tua mãe o teu pai é que sabe...

Cumps!

Registado: 24/3/2006 20:30

por scpnuno » 20/5/2006 20:41

Bem, como diria o Mech, cá venho responder ao correio sentimental...

Pois! Sempre pensei que fosse um adepto do SCP (a camisola do pintainho, não sei se estão a ver...) e que se chamava Nuno...

Ups..reparei agora nas cores da camisola do "pintaínho" ...mas estão certas. Eu gosto especialmente da moca do dito pinto. :mrgreen:

Pois! Sempre pensei que fosse um adepto do SCP (a camisola do pintainho, não sei se estão a ver...) e que se chamava Nuno...
Era a mesma coisa que, com o meu boneco, descobrir-se que eu era, afinal, uma peixeira do Bolhão! Ou que o Mechanic era um Poodle chamado Joly, e não um lobo das estepes...

AdeptA do SCP (o Mechanic não garanto que de vez em quando não use saias..dali espero tudo. Esse charuto também me pareçe muito obvio..ainda se vai descobrir que somos todas mulheres)

Nuno=filhote; fanático pelo SCP. A mãe, fanática pelo filho, escolheu como nick o seu amor e o amor do seu filho. Típico das mães. O que eu gostaria de saber era se a mãe já era do SCP antes do Nuno ser.

Pois, Nuno filhote, confirmo. A mãe lagartixa, sempre foi. Agora o Nuno está a ser levado para "maus caminhos" pelo papá, que o está a encaminhar para os lados do dragão. Mas confio que a força verde será mais forte..e a chantagem, também.

Eu não sou machista, mas mulheres e números não combinam.

Luxor, não se estique. Quer fazer um concurso entre nos para ver quem tem mais respostas certas a um grupo de perguntas que inclua preços de: 1) Acções; 2) Warrants; 3) artigos de supermercado; 4) sapatos; 5) artigos de cosmética; 6) todo o que estiver á venda num shooping...
Quem acha que ganha? As mulheres só não percebem de números quando os maridos as questionam sobre extratos bancários..nunca percebem como é que aqueles debitos apareceram...

Abraços a todos

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 20/5/2006 19:59

O artigo, infelizmente, para além de conter diversas imprecisões, passa demasiado tempo a falar de assuntos laterais (e polémicos) que não representam 1% do que é o Caldeirão.

Transmite também uma ideia que não é fiel ao que realmente são hoje os Foruns de Bolsa. No passado terão sido mais assim e outros foruns menos cuidadosos na moderação poderão ainda o ser. O Caldeirão não é concerteza e quem por aqui anda sabe perfeitamente qual o peso de rumores e afins na vida diaria do Caldeirão... praticamente zero!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por 654235 » 20/5/2006 19:56

Eu não sou machista, mas mulheres e números não combinam. :mrgreen:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Dwer » 20/5/2006 19:41

Quico Escreveu:Pois! Sempre pensei que fosse um adepto do SCP (a camisola do pintainho, não sei se estão a ver...) e que se chamava Nuno...
Era a mesma coisa que, com o meu boneco, descobrir-se que eu era, afinal, uma peixeira do Bolhão! Ou que o Mechanic era um Poodle chamado Joly, e não um lobo das estepes...

eheh, pouca cultura caldeirista. Surpreendente vindo de ti :wink: .

Nuno=filhote; fanático pelo SCP. A mãe, fanática pelo filho, escolheu como nick o seu amor e o amor do seu filho. Típico das mães. O que eu gostaria de saber era se a mãe já era do SCP antes do Nuno ser.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por ducklete » 20/5/2006 19:30

Não posso deixar de rir com a perspicácia demonstrada pelo quico :lol: :lol: :lol: . Aliás, para quê escrever o que quer que seja quando já se tem a fotografia? se a fotografia faz o monge nem precisamos escrever nada. O conteúdo passa por osmose :lol: :lol: .

Registado: 13/10/2004 13:34

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, Mavericks7, Minsk, mjcsreis, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SalvaFP, SerCyc, Simplório, trend=friend, VALHALLA, Zecadiabo e 174 visitantes