Caldeirão da Bolsa

Com tulipas, selos ou acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por castelbranco » 19/5/2006 17:30

bem...ok vou aceitar a sujestão do scpnuno e vou dar uma volta

abraços

Registado: 10/11/2002 12:19

por MarcoAntonio » 19/5/2006 17:28

castelbranco Escreveu:ora bolas ó marco aqui não disseste que a euforia era geral?

Dizer que a euforia era generalizada é uma coisa. Dizer que tudo sobe é outra francamente diferente que eu nunca disse...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por scpnuno » 19/5/2006 17:21

Permitam a minha intromissão :oops:
É sexta feira, pessoal!
De caminho, ponho um "selo" em cada um e mando-vos de fim de semana, fazendo uma boa "acção".

Claro que fico com as "tulipas" para mim...

Abraços

Registado: 6/11/2004 17:26

por castelbranco » 19/5/2006 17:18

MarcoAntonio Escreveu:Castelbranco, talvez por já ter assistido a duas euforias não consigo ver agora mais do que uma amostra de euforia...
:?

É por isso que dizia a certa altura: será que já se passou assim tanto tempo para os investidores (não sei bem onde encaixa o termo «negociantes» que utilizaste neste último post) se esquecerem do que realmente é uma euforia?

Bolhas e pequenas euforias há sempre, mesmo durante um Bear Market (durante o Bear Market por exemplo existia uma no imobiliário). Mas são apenas sectores e em contextos específicos que não chegam a ter uma dimensão global.

Na bolha das tecnologicas, na fase eufórica e ao contrário do que referes, a euforia era geral e os índices (mesmo os generalistas) subiam fortemente com volatilidades bem fortes.

E como já alguém aqui referiu (e eu também em muitas ocasiões) a volatilidade anda muito por baixo actualmente nos mercados (este dado é um dado objectivo)

ora bolas ó marco aqui não disseste que a euforia era geral?

por MarcoAntonio » 19/5/2006 17:15

castelbranco Escreveu:bem isso que dizes que em 2000 tudo subia de forma euforica não é verdade,

Eu não disse isso. Não podes desdizer algo que eu não afirmei...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por castelbranco » 19/5/2006 17:15

Keyser Soze Escreveu:a alta das commodities está a gerar pressões infacionistas, impulsionando a subida das tx de juro...uma correcção seria mais positiva que negativa para o resto do mercado...

devemos é analisar qual o "sector" que vai substituir as commodities se estas corrigirem violentamente

eu não me convença muito que o restante mercado não irá sofrer correção quando as commodities começarem a deslizar, acredito sim que o proximo bull (é claro em acabando este) será da tecnologia novamente mas acredito que haverá um valente fundo para depois voltarmos para cima com outros sectores

por castelbranco » 19/5/2006 17:12

bem isso que dizes que em 2000 tudo subia de forma euforica não é verdade, agora se me falares em tecnologia e telecoms aí concordo contigo e foi isso que eu disse exactamente tecnologia

basta olhares para uma grande parte das acções não tecnlogicas do dax ou do cac por exemplo, e vez que as subidas de agora são muito superiores ás de então em 2000 por isso o que disseste não é verdade subiam sim mas não de forma euforica, agora claro as telecoms e tecnologia de internet chips etc tudo subia aos 200 300 600% e foi isso que levou os indices para cima

por exemplo dou-te algumas a continental que subiu desde 2003 até agora de 10 para 90 euros que em 2000 pouco se mexeu, o deutshe bank que subiu de 30 para 100 e em 2000 pouco se mexeu, enfim há muitas mas muitas empresas assim como estas que referi, claro se te deres ao trabalho vais ver que aquilo que falo á verdade e não adianta estar aqui a dizer que é ao contrario

por Keyser Soze » 19/5/2006 17:01

a alta das commodities está a gerar pressões infacionistas, impulsionando a subida das tx de juro...uma correcção seria mais positiva que negativa para o resto do mercado...

devemos é analisar qual o "sector" que vai substituir as commodities se estas corrigirem violentamente

Registado: 8/2/2006 17:32

por MarcoAntonio » 19/5/2006 16:54

Castelbranco, talvez por já ter assistido a duas euforias não consigo ver agora mais do que uma amostra de euforia...
:?

É por isso que dizia a certa altura: será que já se passou assim tanto tempo para os investidores (não sei bem onde encaixa o termo «negociantes» que utilizaste neste último post) se esquecerem do que realmente é uma euforia?

Bolhas e pequenas euforias há sempre, mesmo durante um Bear Market (durante o Bear Market por exemplo existia uma no imobiliário). Mas são apenas sectores e em contextos específicos que não chegam a ter uma dimensão global.

Na bolha das tecnologicas, na fase eufórica e ao contrário do que referes, a euforia era geral e os índices (mesmo os generalistas) subiam fortemente com volatilidades bem fortes.

E como já alguém aqui referiu (e eu também em muitas ocasiões) a volatilidade anda muito por baixo actualmente nos mercados (este dado é um dado objectivo)
Imagem

Administrador Fórum

por castelbranco » 19/5/2006 16:46

sim, euforia é bem visivel nos sectores que comadam este bull que é o caso dos metais, repara no ouro, cobre,aluminio,prata, etc etc, não me digas que não ves ali euforia!!! pois eu vejo-a e muito bem repara que o cobre por exemplo, subiu quase 100% desd março até ao pico, isso não é euforia?

é claro que isto continua a ser dificil de entender para alguns negociantes porque desprezam por completo estes sinais, mas o que não é o meu caso, pois seria da mesma forma em 2000 se eu não olha-se para as tecnologicas e olha-se por exemplo só para as commodities seria igualmente errado.

por MarcoAntonio » 19/5/2006 16:38

Castelbranco, bolha e euforia embora relacionadas não são bem a mesma coisa.

A euforia só surge na parte final de uma bolha enquanto a bolha é algo bastante mais vasto e abrangente.

Eu defendi e defendo que ainda não assistimos a nenhuma euforia (a não ser em casos pontuais e especificos, por exemplo em Portugal e no contexto das OPA's ocorreu alguma euforia). Mas a hipotese de uma bolha ou até várias em desenvolvimento não descartei.
Imagem

Administrador Fórum

por castelbranco » 19/5/2006 16:23

no fundo o sentido da minha intervenção neste topico estava focalizada nas diferenças que há nos varios mercados mundiais e não só no mercado A ou B

eu gostaria de salientar que em 2000 por exemplo ouve uma euforia só nos mercados tecnologicos e nos restantes não ouve qualquer euforia, assim, se chamou a bolha tecnologica e chamou-se tambem de irracionais aos mercados, e quando ouve queda ouve queda para todos.

agora neste moemnto temos a formação de uma bolha nos mercados de materia prima, por isso não compreendo porque não se pode da mesma forma chamar de bolha e de irracionalidade, porque convem NUNCA esquecer que há mercados que subiram 400% desde oout.2002 inicio de 2003 até a esta parte, assim, continuo a dizer e a pensar que de facto estamos perante uma bolha e que todos os mercados sofrerão com isso quando ela rebentar, como tal pode-se chamar de irrracional ao mercado quando nos referimos ao seu comandante, é claro que em 2000 quem olhava só para o mercado emergente nunca diria que ia rebentar uma bolha, antes pelo contrario, dizia que o mercado ainda tinha perninhas para subir, agora penso que está a suceder o contrario quem olha só para o nasdaq e companhia diz que o mercado tem perninhas para subir esquecendo por completo os mercados que estão a puxar a carroça.

por MarcoAntonio » 19/5/2006 14:46

castelbranco Escreveu:bem o que eu quiz chamar á atenção para a questão das euforias e não euforias em mercados bull é o seguinte: há uma coisa que todos esquecem é de tentar perceber quais foram os sectores que fizeram o bull market, este bull market foi feito com materias primas, e é para elas que tem que se olhar para tentar perceber onde é que estamos e até onde poderemos ainda chegar daí o meu olhar atento para os mercados emergentes entendes agora ó marco?.

Não entendo o que é isso tem a ver com Euforias, Selos e Tulipas...

Era isso que se discutia aqui e foi isso que eu disse que era exagerado (comparar situações que obviamente nada têm de comparável).

castelbranco Escreveu:em 2000 é claro que não ia olhar para as materias primas pois não eram elas que estavam a comandar o rally mas sim as tecnologicas percebes?

agora são as materias primas as rainhas deste bull assim, teremos que olhar para elas pois são aqueles mercados é que estão a comandar o bull então serão eles a dizerem-nos onde é que poderá acabar o bull ou continuação do bull

Castelbranco, mas isto é um desvio completo do que se estava a falar. Volto a dizer, quer o artigo original quer a minha resposta diziam respeito a atribuição ao cenário actual de um cenário de euforia (recorrendo quer à imagem dos selos quer à imagem das célebres tulipas). É uma imagem muito forte e totalmente desadequada no contexto actual.

castelbranco Escreveu:espero ter explicado o meu raciocinio é claro que podem discordar dele mas é a minha convicção em como todos os bull markets tem um principio e um fim e mudam sistemactimente de comandante e é para o comandante que olho sempre e nunca para os que vão atras

Ok, castelbranco, eu já percebi isso. Mas voltemos a este tópico: defendes que os mercados vinham atravessando uma euforia ou não e defendes que a comparação do autor é adequada ou não?
Imagem

Administrador Fórum

por castelbranco » 19/5/2006 9:53

bem o que eu quiz chamar á atenção para a questão das euforias e não euforias em mercados bull é o seguinte: há uma coisa que todos esquecem é de tentar perceber quais foram os sectores que fizeram o bull market, este bull market foi feito com materias primas, e é para elas que tem que se olhar para tentar perceber onde é que estamos e até onde poderemos ainda chegar daí o meu olhar atento para os mercados emergentes entendes agora ó marco?.

em 2000 é claro que não ia olhar para as materias primas pois não eram elas que estavam a comandar o rally mas sim as tecnologicas percebes?

agora são as materias primas as rainhas deste bull assim, teremos que olhar para elas pois são aqueles mercados é que estão a comandar o bull então serão eles a dizerem-nos onde é que poderá acabar o bull ou continuação do bull

alguns mercados americanos tambem estão bem puxadinhos nomeadmente os que tem materia prima englobada

espero ter explicado o meu raciocinio é claro que podem discordar dele mas é a minha convicção em como todos os bull markets tem um principio e um fim e mudam sistemactimente de comandante e é para o comandante que olho sempre e nunca para os que vão atras

por MarcoAntonio » 19/5/2006 0:53

Mas Castelbranco, eu também não defendi isso.

O que me parece que estás a defender é o seguinte: como não há sinais de euforia nos principais mercados (os pesos pesados) recorres às subidas mais violentas dos mercados emergentes para justificar essa euforia num contexto global.

Ora, o que eu disse desde o início é que a comparação é exagerada pois fora casos pontuais pouco significativos, não há sinais de uma euforia (será que já passou assim tanto tempo desde a última euforia nos mercados para os investidores esquecerem o que realmente é uma euforia?).

As subidas nos principais pesos pesados (principais índices) nada têm de euforicas até ver. Foi isso que eu defendi (e não vejo como contra-argumentar contra isso).
Imagem

Administrador Fórum

por castelbranco » 19/5/2006 0:23

são emergentes sim eu sei o que quer dizer emergente, mas a minha maneira de ver os mercados é diferente do da grande maioria, é que eu acredito que o mercado se movimenta todo ao mesmo tempo sendo ele emergente ou não, claro que há sempre aqui ou alí uma excepção como é natural, mas a maioria anda sempre engrenado com o resto do mundo, para isso basta olhar para a maioria dos mercados e rapidamente chegas á conclusão que os pontos de retorno estão lá todos no mesmo sitio e á mesma hora, como tal não acredito num cenario bear nos mercados emergentes completamente isolado dos restantes mercados não emergentes :)

por MarcoAntonio » 18/5/2006 23:47

castelbranco Escreveu:eu não diria isso, quando fala dos mercados em geral, porque os emergentes tem tido um desempenho forte e ganhos de larga percentagem,

Castelbranco, os mercados emergentes não são representativos do mercado em geral. São como o próprio nome indica, emergentes (do verbo emergir).

Estes mercados são sempre mais voláteis (ou então não seriam emergentes de todo).

castelbranco Escreveu: como tal é bem possivel desencadear-se uma forte correção com os mercados emergentes á cabeça,

Eu não coloco de parte um cenário de correcção significativa (aliás, ela já está a ocorrer). Na verdade, em termos de longo-prazo, até considero essa correcção necessária e saudável. Também poderei concordar que num cenário desses os mercados emergentes (pelo menos alguns) possam tomar a dianteira (se bem que os mercados emergentes têm o seu próprio contexto e podem evoluir de forma isolada).
Imagem

Administrador Fórum

por castelbranco » 18/5/2006 15:35

MarcoAntonio Escreveu:A comparação parece-me exagerada. Por cá ainda existiu alguma euforia mas num contexto específico: as duas OPA's.

Já nos mercados em geral não encontro sinais de euforia, com uma subida que tem sido até relativamente lenta e pausada, intercalada por correcções, consolidações e pequenas lateralizações.

Ora viva caro Marco

eu não diria isso, quando fala dos mercados em geral, porque os emergentes tem tido um desempenho forte e ganhos de larga percentagem, como tal é bem possivel desencadear-se uma forte correção com os mercados emergentes á cabeça, no entanto os restantes mercados acredito tambem numa correção algo forte uma vez que foram os mais fracos e demostram uma grande fragilidade, veja-se os semicondutores que são um bom indicador dos mercados ocidentais.

por fiódor » 18/5/2006 15:05

Já para não falar da volatilidade que é baixa.
A partir de agora é que a volatilidade vai começar a subir e isso já é notório hoje no Dax por ex..
O movimento especulativo típico do fim dos bull markets deve começar agora depois desta correcção, onde vai ser o topo não se sabe mas que vai para novos máximos, isso é quase certo.

Cumps

Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por MarcoAntonio » 18/5/2006 14:56

A comparação parece-me exagerada. Por cá ainda existiu alguma euforia mas num contexto específico: as duas OPA's.

Já nos mercados em geral não encontro sinais de euforia, com uma subida que tem sido até relativamente lenta e pausada, intercalada por correcções, consolidações e pequenas lateralizações.
Imagem

Administrador Fórum

por luiz22 » 18/5/2006 14:52

OPINIÃO Publicado 18 Maio 2006 13:59
Luísa Bessa
lbessa@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

Há várias semanas que a questão estava aí: tinha o mercado de capitais entrado novamente numa bolha especulativa? Desde o início do ano que os mercados batiam recordes, impulsionados pela onda de fusões e aquisições na Europa e pela conjugação de dois factores decisivos: a elevada liquidez disponível e o crescimento dos lucros das empresas.
Com as taxas de juro ainda relativamente baixas, a bolsa iniciou uma escalada altista, que levou a que durante o mês de Abril tenham sido batidos os máximos registados em 2001 durante a bolha das «dotcom». O PSI-20, por exemplo, chegou a acumular uma valorização superior a 20%. Se tivermos em conta que, entre 2003 e 2005, valorizou em média 14% ao ano, temos a dimensão exacta da «exuberância irracional» do mercado, mesmo descontando o facto de ter subido menos em Portugal em 2005 que em outras bolsas europeias.

Ontem a Bolsa caiu. O PSI-20 recuou 1,45%, mas não esteve sozinho nem foi sequer o índice mais penalizado. O IBEX de Madrid recuou mais 3%, o Footsie de Londres andou lá perto. Wall Street seguia em baixa à hora de fecho desta edição. Mas mesmo com as perdas acumuladas das últimas sete sessões, o PSI 20 regista uma valorização de 11% desde o início do ano.

Como de costume, a queda de ontem teve causas próximas: o crescimento da inflação na Europa e sobretudo nos Estados Unidos fez crescer os receios de que a Reserva Federal continue a aumentar as taxas de juros, para cima dos actuais 5%, onde se admitia que pudessem estacionar, enquanto os mercados europeus já antes davam como adquiridas novas subidas por parte do BCE, provavelmente para 2,75% já na próxima reunião de Junho.

O movimento em alta dos últimos meses era insustentável. Postas as coisas dessa forma, a tendência das últimas sessões é uma correcção necessária, para aliviar os ganhos acumulados. Quanto a isto, os analistas dividem-se entre os que acham que o mercado ainda tem condições para crescer, com base nos lucros das empresas e na liquidez disponível, e os que consideram que o pico especulativo ainda não está ultrapassado, prevendo mais correcções.

Seja como for, é um sinal de prudência para os investidores, sobretudo para aqueles, menos especializados, que só entram no mercado quando os profissionais já estão de saída, e são sempre os mais penalizados. Não é demais recordar que a bolsa é uma actividade de risco. E o facto de a volatilidade, que mede a flutuação das cotações para cima e para baixo, estar historicamente baixa, ao contrário do padrão que precede os «crash» bolsistas, tanto pode indicar uma situação de baixo risco como a «calma que precede as tempestades».

É nestas alturas que volto sempre à «Breve história da euforia financeira» – cuja leitura recomendo – , uma das obras de referência de John Kenneth Galbraith, sobre os episódios especulativos que se repetem seja com acções, com imobiliário, com tulipas ou com selos e que são explicados mais pela lógica da psicologia colectiva do que por fórmulas financeiras. «Somos sempre mais crédulos quando somos mais felizes», dizia Walter Bagehot, que foi o primeiro director da revista «The Economist».

Que este percalço sirva para pôr em alerta os sentidos dos mais embalados na crença das mais-valias. Sobretudo num mercado como o português que quase se resume a meia dúzia de «bluechips», que concentram as atenções dos fundos internacionais.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, eurowire.financeiro, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, laszlito, LCRLCR, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, traderh, VALHALLA e 164 visitantes