Uma estatística curiosa - 7 é o número
Re: Uma estatística curiosa - 7 é o número
goldenpalomino Escreveu:7 anos de vacas gordas e 7 anos de vacas magras.
Os crashes da bolsa, não causados por questões extra-económicas, também seguem um ciclo entre 7 a 8 anos.
Para Portugal pode ser bom... Ja ha 7 anos que o país esta a penar...
- Registado: 7/4/2007 17:13
7 anos de vacas gordas e 7 anos de vacas magras.
Os crashes da bolsa, não causados por questões extra-económicas, também seguem um ciclo entre 7 a 8 anos.
- Registado: 27/2/2014 2:27
Normalmente tb tenho a sensação que as quedas rondam os 5 dias... Será que desde 2000 esse comportamento ainda se mantém?
- Registado: 7/4/2007 17:13
Ulisses Pereira Escreveu:Fui pesquisar no gráfico do QQQQ (para os menos familiarizados com estas coisas, o QQQQ é um cabaz de acções representativo do Nasdaq 100) e, salvo erro, nos últimos 7 anos o número máximo de dias consecutivos a cair foi de 7 e ocorreu apenas uma vez em Outubro do ano passado. Encontramos várias séries de 6 dias de queda, mas de 7 apenas um e nenhum acima disso.
O QQQQ caiu nas últimas 6 sessões e hoje está a cair, pelo que se a tradição se mantiver hoje será o último dia de quedas.
As estatísticas valem o que valem, mas não deixam de ser interessantes.
Um abraço,
Ulisses
Como é que estarão as contas agora com o touro gordo que quase já não se arrasta?

A informação contida nos meus posts, não se destina a ser uma recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. Qualquer investimento em ativos financeiros e produtos idênticos é caracterizado por um certo nível de incerteza, e consequentemente, qualquer investimento desta natureza envolve riscos pelos quais o leitor é o único responsável.
Blog Privado Sobre Mercados Financeiros Com Atualizações Ao Longo do Dia: Blog - Especuladorzen
Blog Privado Sobre Mercados Financeiros Com Atualizações Ao Longo do Dia: Blog - Especuladorzen
Ora viva Ulisses
de facto o rsi está a descer ao nivel mais baixo desde o 11 de setembro de 2001, aqui realmente há uma diferença é que no 11 de setmbro o mercado já vinha em queda livre desde o inicio de agosto e agora encontra-se praticamente num alto embora nada euforico mas não deixa de ser um alto
de facto o rsi está a descer ao nivel mais baixo desde o 11 de setembro de 2001, aqui realmente há uma diferença é que no 11 de setmbro o mercado já vinha em queda livre desde o inicio de agosto e agora encontra-se praticamente num alto embora nada euforico mas não deixa de ser um alto
Voltei a olhar para os últimos 7 anos do QQQQ e apenas encontrei uma vez em que o RSI estivesse mais sobrevendido do que está agora. Achei interessante ir ver como se processou essa queda e, olhando para ela, percebemos que as quedas podem ser sempre maiores do que esperamos (as pequenas velas brancas a meio da queda, eram meros e falsos sinais de esperança).
Por curiosidade, deixo aqui 3 gráficos. O primeiro é de longo prazo. O segundo mostra em pormenor a actual queda e o 3º mostra a tal queda em que o RSI desceu a níveis records.
Um abraço,
Ulisses
Por curiosidade, deixo aqui 3 gráficos. O primeiro é de longo prazo. O segundo mostra em pormenor a actual queda e o 3º mostra a tal queda em que o RSI desceu a níveis records.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- nasdaqa.GIF (25.06 KiB) Visualizado 3090 vezes
-
- nasdaqb.GIF (22.61 KiB) Visualizado 3094 vezes
-
- nasdaqc.GIF (21.25 KiB) Visualizado 3093 vezes
re
Horaclito...falas de exemplos q n deveriam servir de exemplo para o q falas.
no after, os exemplos reagiram muito a notícias saídas após fecho da sessão.... dell, intel e amd reagiram aos "report" da dell. A intel e amd por tabela devido à dell dizer q iria usar chips amd em servidores acabando com o exclusivo intel
no final do after a coisa ficou por dell 24,77 (market close 23,95), intel 17,73 (market close 18,65), amd 35,34 (market close 31,35)
no after, os exemplos reagiram muito a notícias saídas após fecho da sessão.... dell, intel e amd reagiram aos "report" da dell. A intel e amd por tabela devido à dell dizer q iria usar chips amd em servidores acabando com o exclusivo intel
no final do after a coisa ficou por dell 24,77 (market close 23,95), intel 17,73 (market close 18,65), amd 35,34 (market close 31,35)
- Registado: 17/11/2005 1:02
Horaclito, eu não tenho essa convicção. Porém, para quem - como eu - coloca a hipótese de amanhã, a meio da sessão, entrar longo se as quedas fortes acontecerem, tem que ter todos os cenários bem estudados, pois a situação é delicada. E o que eu acredito é, se amanhã o fecho for muito mau, durante o fim-de-semana os investidores lerão mil e um artigos a comprar a actual situação com o crash de 87 (embora eu ache que tem muito pouca coisa a ver) e a abertura de Segunda-feira poderá ser de pânico. É por isso que, mesmo que eu tente uma entrada longa amanhã, se vir que o fecho vai ser feio, não arriscarei a manter as posições.
São cenários, mais do que convicções.
Um abraço,
Ulisses
São cenários, mais do que convicções.
Um abraço,
Ulisses
arnie Escreveu:Mas o meu plano de trading para o dia de amanhã já está definido.
e é?
![]()
castelbranco
naturalmente que ninguem vai entrar longo no possivel ressalto deste selloff, a não ser, como disse o Ulisses, um tipo de panic sell na abertura de amanhã com recuperação durante o dia e mesmo assim, o risco de 2ª feira haver novas quedas era enorme
se o actual selloff é o fim do "bull" ainda está para ser provado. tal como já referi, só quando existir um ressalto deste selloff é que saberemos em que trend nos situamos, até lá, é aguardar
claro que é cedo ainda para tirar conclusões mais profundas, mas a verdade é que olho por exemplo para o bovespa e até me arrepio, aqui vai em periodos semanais
- Anexos
-
- BVSP.png (112.88 KiB) Visualizado 4253 vezes
Ulisses, porquê a convicção da repetição duma black monday ou black friday, tem tudo a ver com o fecho de futuros ou existe ai mais alguma coisa??
No after hours a AMD estava a subir 15%, a Intel e a DELL a descer 5%, ou seja fortes subidas e descidas, o prenuncio não deveria ser só descidas por contágio?
Cumps
No after hours a AMD estava a subir 15%, a Intel e a DELL a descer 5%, ou seja fortes subidas e descidas, o prenuncio não deveria ser só descidas por contágio?
Cumps
scpnuno...agradecido
fico até
(devia ficar verde... mas fico mesmo é
)
De facto a organização, nestas matérias, ajuda (não chega
, mas ajuda...) e fazer os "trabalhos de casa" na preparação da sessão seguinte também ajuda, e algumas curiosidades têm graça. Mas também ajuda o manter o espírito "limpo", (com o p'rá descontra e outros... aliás, até já fui ameaçado, não é?
)
O coração verde, esse, haja o que houver, já não há nada que o faça mudar
Abraço (verde)
OLDMAN

De facto a organização, nestas matérias, ajuda (não chega

O coração verde, esse, haja o que houver, já não há nada que o faça mudar

Abraço (verde)
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
nunofaustino Escreveu:Se nao me engano essas sessoes todas aconteceram em marco de 1994.
Há pouco no bloomberg estavam a dizer que o Nasdaq teve a sua mais longa sequência de quedas desde 1994 - provavelmente era a essa que se referiam.
1 abr
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
OLDMAN
O colega é uma enciclopésdia estatistica ambulante..
sabe tudo..desde aquela analise de ontem dos 12 anos até esta de agora..estou aqui capaz de cair pro lado de espanto. Eu não me lembro do que jantei ontem (nem sequer me lembro se jantei).
Entre a colecção de "bar do caldeirão" e estatistica, além do coração lagartixa, nao sei que mais vou elogiar.
A serio, fico impressionada com a capacidade de organização que demonstram, ao ter esses registos. Eu nem os prints das ordens arquivo em condições
Bem, haja coração para amanhã, porque pareçe que a queda está garantida.
Abração
O colega é uma enciclopésdia estatistica ambulante..

Entre a colecção de "bar do caldeirão" e estatistica, além do coração lagartixa, nao sei que mais vou elogiar.
A serio, fico impressionada com a capacidade de organização que demonstram, ao ter esses registos. Eu nem os prints das ordens arquivo em condições

Bem, haja coração para amanhã, porque pareçe que a queda está garantida.
Abração
nunofaustino Escreveu:Se nao me engano essas sessoes todas aconteceram em marco de 1994. Nessa decida, o NDX foi dos 418 aos 375 (cerca de 10% de queda). Essa queda foi seguida de um ressalto de 5 sessoes (duas descidas e 3 subidas) seguido de novos minimos nos 350 pontos (queda global de 16.3%).
Ja agora, em Abril de 2002 houve 9 dias sem subidas (um dos dias tem fecho igual ao dia anterior) e em que o mercado foi inicialmente dos 1422 aos 1229 (13.5% de queda) seguido de uma queda final ate aos 1160 pontos (queda global de 18.4%).
Seguindo o mesmo raciocinio e supondo (esta eh uma suposicao muito grande) que a dimensao das quedas sera semelhante, esta primeira fase de queda tera um target entre os 1543 e os 1483 (10% e 13.5% de queda desde os 1715 que foi o maximo do 1o dia de quedas), e um target final algures entre os 1435 e os 1399 (16.3% e 18.4% de queda).
Um abraco
Nuno
Já agora, só mais uma curiosidade: o máximo de hoje do NDX foi exactamente o mesmo valor (1.612,53) registado como máximo em 3 de Out. do ano passado.
De Outubro p.p., conhecemos o que aconteceu: depois de fechar nos 1605 nesse dia 3, ainda fez um máximo de 1.617,77 no dia 4 (em que já fechou nos 1.594,56), apenas regressando à "casa" dos 1.600 já só na segunda sessão de Novembro.
Abraço
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
Mas o meu plano de trading para o dia de amanhã já está definido.
e é?

castelbranco
naturalmente que ninguem vai entrar longo no possivel ressalto deste selloff, a não ser, como disse o Ulisses, um tipo de panic sell na abertura de amanhã com recuperação durante o dia e mesmo assim, o risco de 2ª feira haver novas quedas era enorme
se o actual selloff é o fim do "bull" ainda está para ser provado. tal como já referi, só quando existir um ressalto deste selloff é que saberemos em que trend nos situamos, até lá, é aguardar
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Aqui fica:
"Black Monday (1987)
From Wikipedia, the free encyclopedia
Black Monday is the name given to Monday, October 19, 1987, when the Dow Jones Industrial Average (DJIA) fell 22.6%. The Black Monday one-day decline was not confined to the United States but was mirrored all over the world. By the end of October, stock markets in Australia had fallen 41.8%, Canada 22.5%, Hong Kong 45.8%, and the United Kingdom 26.4%.
(The terms Black Monday and Black Tuesday are also applied to October 28 and 29, 1929, which occurred after Black Thursday on October 24, which started the Stock Market Crash of 1929.)
The Black Monday decline was the second largest one-day percentage decline in stock market history. The largest one occurred on Saturday, December 12, 1914, when the DJIA fell 24.39%. However, in this case, the New York market had been closed since July due to the outbreak of WW I. The greatest point loss in DJIA history was on Monday, September 17, 2001, 684.81 points.
A certain degree of mystery is associated with the 1987 crash. Many have noted that no major news or events occurred prior to the Monday of the crash, the decline seeming to have come from nowhere. Important assumptions concerning human rationality, the efficient market hypothesis, and economic equilibrium were brought into question by the event. Debate as to the cause of the crash still continues many years after the event, no firm conclusions having been reached.
In the wake of the crash, markets around the world were put on restricted trading primarily because sorting out the orders that had come in was beyond the computer technology of the time. This also gave the Federal Reserve and other central banks time to pump liquidity into the system to prevent a further downdraft. While pessimism reigned, the market bottomed, leading some to label Black Monday a "selling climax", where the excess value was squeezed out of the system."
"Black Monday (1987)
From Wikipedia, the free encyclopedia
Black Monday is the name given to Monday, October 19, 1987, when the Dow Jones Industrial Average (DJIA) fell 22.6%. The Black Monday one-day decline was not confined to the United States but was mirrored all over the world. By the end of October, stock markets in Australia had fallen 41.8%, Canada 22.5%, Hong Kong 45.8%, and the United Kingdom 26.4%.
(The terms Black Monday and Black Tuesday are also applied to October 28 and 29, 1929, which occurred after Black Thursday on October 24, which started the Stock Market Crash of 1929.)
The Black Monday decline was the second largest one-day percentage decline in stock market history. The largest one occurred on Saturday, December 12, 1914, when the DJIA fell 24.39%. However, in this case, the New York market had been closed since July due to the outbreak of WW I. The greatest point loss in DJIA history was on Monday, September 17, 2001, 684.81 points.
A certain degree of mystery is associated with the 1987 crash. Many have noted that no major news or events occurred prior to the Monday of the crash, the decline seeming to have come from nowhere. Important assumptions concerning human rationality, the efficient market hypothesis, and economic equilibrium were brought into question by the event. Debate as to the cause of the crash still continues many years after the event, no firm conclusions having been reached.
In the wake of the crash, markets around the world were put on restricted trading primarily because sorting out the orders that had come in was beyond the computer technology of the time. This also gave the Federal Reserve and other central banks time to pump liquidity into the system to prevent a further downdraft. While pessimism reigned, the market bottomed, leading some to label Black Monday a "selling climax", where the excess value was squeezed out of the system."
É bastante provável que, se amanhã, a abertura americana for bem negativa e existirem sinais de algum pânico, tente apanhar um possível ressalto. Mas uma coisa é certa: Se o fecho amanhã for mau fecharei essas potenciais posições, é um risco bem grande manter posições longas para Sexta pois durante o fim-de-semana irá ouvir-se as velhas histórias da "black monday".
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Se nao me engano essas sessoes todas aconteceram em marco de 1994. Nessa decida, o NDX foi dos 418 aos 375 (cerca de 10% de queda). Essa queda foi seguida de um ressalto de 5 sessoes (duas descidas e 3 subidas) seguido de novos minimos nos 350 pontos (queda global de 16.3%).
Ja agora, em Abril de 2002 houve 9 dias sem subidas (um dos dias tem fecho igual ao dia anterior) e em que o mercado foi inicialmente dos 1422 aos 1229 (13.5% de queda) seguido de uma queda final ate aos 1160 pontos (queda global de 18.4%).
Seguindo o mesmo raciocinio e supondo (esta eh uma suposicao muito grande) que a dimensao das quedas sera semelhante, esta primeira fase de queda tera um target entre os 1543 e os 1483 (10% e 13.5% de queda desde os 1715 que foi o maximo do 1o dia de quedas), e um target final algures entre os 1435 e os 1399 (16.3% e 18.4% de queda).
Um abraco
Nuno
Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
arnie Escreveu:mas que raio de fetiche têm vocês com os crashes![]()
o mercado está somente a fazer um retracement a todo o "bull market" desde 2002
sim é verdade que a velocidade é bem superior ao visto nos ultimos 5 anos, mas em termos de amplitude de preços, está somente neste momento a testar os 12.5%, o que é insignificante e claro, mantem todo o "bull market" intacto, isto, numa optica de longo prazo
numa optica de curtissimo prazo, bem, para um scalper, uma queda intradiaria de 5% já é considerado crash
calma lá ó arnie eu não estou a dizer que vai haver um crash (muito embora ele pode vir que não me apanha de surpresa), mas acho tambem de certa forma que não é talvez um bom lugar para esperar uma retomada da alta porque qualquer negociante vê que o mercado está a cair com volumes pesados e coloquem os graficos nos periodos semanais e reparem bem para os indicadores e tirem as vossas conclusões, é claro de preferencia olhem para os mercados emergentes em periodos semanais e vejam os indicadores depois digam qualquer coisa
mas que raio de fetiche têm vocês com os crashes
sim é verdade que a velocidade é bem superior ao visto nos ultimos 5 anos, mas em termos de amplitude de preços, está somente neste momento a testar os 12.5%, o que é insignificante e claro, mantem todo o "bull market" intacto, isto, numa optica de longo prazo
numa optica de curtissimo prazo, bem, para um scalper, uma queda intradiaria de 5% já é considerado crash

Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, Purificaçao, smog63, VALHALLA e 172 visitantes