Uma estatística curiosa - 7 é o número
Normalmente, um crash não acontece quando todos o temem. Hoje foi claro o perigo do sentimento em que muitos tentaram ir buscar o ressalto. No realmoney, o meu site de referência norte-americano, quase todos os "traders" tentaram, durante a sessão, ir aproveitar o ressalto mas a fraqueza na parte final fez com que todos que entraram com esse objectivo, tenham fugio rapidamente, provocando a aceleração das quedas.
Penso que enquanto as aberturas forem em alta, num claro sinal de esperança, o mercado vai ter dificuldades em ressaltar. Pessoalmente, gostaria de ver uma abertura nos States amanhã bem vermelha. Nesse caso, aí sim parece-me surgir uma boa oportunidade de "trading".
Um abraço,
Ulisses
Penso que enquanto as aberturas forem em alta, num claro sinal de esperança, o mercado vai ter dificuldades em ressaltar. Pessoalmente, gostaria de ver uma abertura nos States amanhã bem vermelha. Nesse caso, aí sim parece-me surgir uma boa oportunidade de "trading".
Um abraço,
Ulisses
Vieira Escreveu:E também há aí um fenómeno curioso, que é a questão do preço médio. Ou seja, como estava toda a gente longo e estas quedas vieram demasiado depressa, ninguem se preparou e rapidamente as posições começaram a ficar perdedoras.
Ora, como ainda toda a gente acredita que isto é uma correcçãozita temporária e vai subir, toca de comprar mais para fazer preço médio.
Eu estou a aprender imenso com este ciclo de correcções (e a minha carteira também)
Se me for permitida uma sugestão:
Preocupa-te e pensa em ti. Passas o post todo a pensar, em e por, "toda a gente". Mas na realidade, ninguem quer saber de ti! Nem tu deves querer saber de ninguém!

Boa sorte, no preço médio. Vais precisar. Porque só há um tipo de mercado onde essa "estratégia" funciona: em lateralizações. Não me parece que seja esse o estado do mercado.
- Registado: 2/10/2005 12:32
scpnuno Escreveu:Paulo Moreira (FCP)É quase a única coisa que me resta...
Homem! Tem o Campeonato, a Taça, a esperança..que queria mais? ter puts, não? baa, essas posiçoes deprimentes estão nas mãos de quem não tem mais nada.
Tenha calma, que isto um dia vai recuperar..não sei se antes da minha reforma, mas vai.
Amanhã é outro dia
Ao lembrar-me, já me sinto bem melhor...

Paulo Moreira
Paulo Moreira (FCP)
Homem! Tem o Campeonato, a Taça, a esperança..que queria mais? ter puts, não? baa, essas posiçoes deprimentes estão nas mãos de quem não tem mais nada.
Tenha calma, que isto um dia vai recuperar..não sei se antes da minha reforma, mas vai.
Amanhã é outro dia
É quase a única coisa que me resta...
Amanhã é outro dia
O que não gosto neste momento na hipótese do ressalto éo sentimento existente. vejo muitos "traders" a ansiarem pelo tal ressalto e isso faz-me ter menos convicção, apesar de todos os meus "indicadores" atribuirem fortes hipóteses a um ressalto nos States a inciar-se amanhã ou Sexta. Não gosto de tanta esperança...
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Horaclito, o QQQQ fez 207 milhões de acções.
Paulo Moreira, acho que é prematuro falarmos do início do "bear market". Isto porque quando coloco estas designações falo do longo prazo (ciclos de mais de 2 anos). O S&P, para mim o grande barómetro, caiu 4% nos últimos dias. É um número forte pois ocorreu num escasso período temporal, mas momentos de queda de 10 ou 15% são naturais num "Bull Market".
Claro que muitos estarão a dizer que assim sendo só muito tardiamente se percebe que um "Bull Market" terminou. É verdade. É o grande calcanhar de Aquiles dos seguidores de tendências. Mas também é verdade que evitou que, ao longo dos últimos 3 anos não tenhamos proclamado, cerca de uma dezena de vezes, o final deste "Bull Market".
Um abraço,
Ulisses
Paulo Moreira, acho que é prematuro falarmos do início do "bear market". Isto porque quando coloco estas designações falo do longo prazo (ciclos de mais de 2 anos). O S&P, para mim o grande barómetro, caiu 4% nos últimos dias. É um número forte pois ocorreu num escasso período temporal, mas momentos de queda de 10 ou 15% são naturais num "Bull Market".
Claro que muitos estarão a dizer que assim sendo só muito tardiamente se percebe que um "Bull Market" terminou. É verdade. É o grande calcanhar de Aquiles dos seguidores de tendências. Mas também é verdade que evitou que, ao longo dos últimos 3 anos não tenhamos proclamado, cerca de uma dezena de vezes, o final deste "Bull Market".
Um abraço,
Ulisses
uma forte queda sem forte volume a acompanhar pode-se tornar numa forte ratoeira
uma queda sem volume para muitos é sinal de fraqueza por parte dos vendedores o que se torna sinonimo de novo rallie e aqui, novos maximos do ano
infelizmente temos que olhar para a amplitude da queda relativamente aos preços
se esta ultrapassar certos parametros, o volume deverá ser deixado para 2ª plano
apesar da aparente falta de força por parte dos vendedores, se os compradores forem incapazes de voltar a colocar os indices/empresas nos valores maximos anteriores, o anterior fraco volume será facilmente explicado
estamos em processo de distribuição, ou seja, o fraco volume da anterior queda foi um simples sistema de encontrar mercado para que os "big players/insiders" possam diluir as suas posições sem que isso se torne demasiado evidente
um ralie falhado agora fará o proximo movimento descendente ser acompanhado com o dobro do volume do anterior movimento de queda pois quem acreditou no ralie verá que foi apanhado numa ratoreira e sairá o mais rapidamente possivel
aqueles que tenham algumas esperança, deixarão stops a certos niveis que uma vez quebrados, alavancarão ainda mais a pressão de venda já de si forte
naturalmente que isto é muito bonito de se dizer o problema está em detectar estes movimentos a tempo de nos podermos posicionar
a actual queda dos mercados apesar de ter algum volume, não mostra o spike necessário para que possamos ter esperanças de ver nos proximos dias/semanas os mercados em novos maximos anuais
em termos temporais, o ultimo movimento de alta do SPX teve 90 dias o que nos dá uma correcção entre 20 a 32 dias
O proximo rallie, a existir, ditará o caminho dos mercados para as proximas semanas
se falhar, não tenham duvidas, vamos ter novas quedas
um abraço
arnie

uma queda sem volume para muitos é sinal de fraqueza por parte dos vendedores o que se torna sinonimo de novo rallie e aqui, novos maximos do ano
infelizmente temos que olhar para a amplitude da queda relativamente aos preços
se esta ultrapassar certos parametros, o volume deverá ser deixado para 2ª plano
apesar da aparente falta de força por parte dos vendedores, se os compradores forem incapazes de voltar a colocar os indices/empresas nos valores maximos anteriores, o anterior fraco volume será facilmente explicado
estamos em processo de distribuição, ou seja, o fraco volume da anterior queda foi um simples sistema de encontrar mercado para que os "big players/insiders" possam diluir as suas posições sem que isso se torne demasiado evidente
um ralie falhado agora fará o proximo movimento descendente ser acompanhado com o dobro do volume do anterior movimento de queda pois quem acreditou no ralie verá que foi apanhado numa ratoreira e sairá o mais rapidamente possivel
aqueles que tenham algumas esperança, deixarão stops a certos niveis que uma vez quebrados, alavancarão ainda mais a pressão de venda já de si forte
naturalmente que isto é muito bonito de se dizer o problema está em detectar estes movimentos a tempo de nos podermos posicionar
a actual queda dos mercados apesar de ter algum volume, não mostra o spike necessário para que possamos ter esperanças de ver nos proximos dias/semanas os mercados em novos maximos anuais
em termos temporais, o ultimo movimento de alta do SPX teve 90 dias o que nos dá uma correcção entre 20 a 32 dias
O proximo rallie, a existir, ditará o caminho dos mercados para as proximas semanas
se falhar, não tenham duvidas, vamos ter novas quedas
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Acho q depende do prazo. Por exemplo, este semanal, para mim ainda não tem aspecto bear, mas se olhar para um diário, está bem mais feio. Se for para o Nasdaq então, ainda pior fica o boneco.
- Anexos
-
- spx.png (22.92 KiB) Visualizado 5002 vezes
- Registado: 29/3/2004 6:31
penso o mesmo Ulisses, fazendo uma breve análise aos nºs do DAX que segue os States, concluo o seguinte:
Abriu o ano nos 5.410,2402
até 11/5: 6.162,3701 o que equivale a um ganho de 13,9% ou 752,1299 pontos.De 11/5 ao dia de hoje leva um rombo de 509,6499 pontos ou 8,27% - é uma valente tareia - não hà duvida. As mme de 14 e 50 já eram mas a mme de 200 ainda se encontra nos 5.454,76 (se estes valores estão correctos) ainda abaixo do importante suporte dos 5.500. Se analisarmos os gráficos, a linha ascendente de longo prazo vai passar nos 5.400 pontos, portanto ainda acima da MME 200.O que para mim isto significa á que a tendencia principal não foi violada.Não há duvida que se corrigir ainda atá aos 5.500 ou 5.400 a perda andará por volta dos 10 q 11%. Dói, e bastante.No entanto da análise mensal e anual os indicadores - RSi - expecificamente aliviaram bastante e como vc comenta, grandes volumes, grandes descargas.Muitas tomadas de lucros, sem dúvida. No entanto continuo longo, porque a meu ver os fundamentais estão lá. A China cresce, o Japão cresce, a europa vai crescendo, o primeiro trimestre superou as estimativas da maioria dos analistas, e o alivio no preço das matérias primas podem ajudar. Penso que começa a ser boa altura para reforçar longos.
Cumprimentos
Abriu o ano nos 5.410,2402
até 11/5: 6.162,3701 o que equivale a um ganho de 13,9% ou 752,1299 pontos.De 11/5 ao dia de hoje leva um rombo de 509,6499 pontos ou 8,27% - é uma valente tareia - não hà duvida. As mme de 14 e 50 já eram mas a mme de 200 ainda se encontra nos 5.454,76 (se estes valores estão correctos) ainda abaixo do importante suporte dos 5.500. Se analisarmos os gráficos, a linha ascendente de longo prazo vai passar nos 5.400 pontos, portanto ainda acima da MME 200.O que para mim isto significa á que a tendencia principal não foi violada.Não há duvida que se corrigir ainda atá aos 5.500 ou 5.400 a perda andará por volta dos 10 q 11%. Dói, e bastante.No entanto da análise mensal e anual os indicadores - RSi - expecificamente aliviaram bastante e como vc comenta, grandes volumes, grandes descargas.Muitas tomadas de lucros, sem dúvida. No entanto continuo longo, porque a meu ver os fundamentais estão lá. A China cresce, o Japão cresce, a europa vai crescendo, o primeiro trimestre superou as estimativas da maioria dos analistas, e o alivio no preço das matérias primas podem ajudar. Penso que começa a ser boa altura para reforçar longos.
Cumprimentos
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles
Nuno Nascimento
não te deixes adormecer por eles
Nuno Nascimento
Ulisses Pereira Escreveu: De qualquer das formas, para que não restem dúvidas, a situação técnica é bem feia em termos de médio prazo. Simplesmente acredito que os touros irão dar uma arrancada brevemente, mas qualquer trade nesse sentido deverá ser de curto prazo pois os danos causados no aspecto de médio prazo foram grandes.
Já me cheira a bear market, não?
Paulo Moreira
E também há aí um fenómeno curioso, que é a questão do preço médio. Ou seja, como estava toda a gente longo e estas quedas vieram demasiado depressa, ninguem se preparou e rapidamente as posições começaram a ficar perdedoras.
Ora, como ainda toda a gente acredita que isto é uma correcçãozita temporária e vai subir, toca de comprar mais para fazer preço médio.
Eu estou a aprender imenso com este ciclo de correcções (e a minha carteira também)

Eu penso que o maior volume da história dos QQQQ pode significar uma exaustão de vendas no curto prazo, o que pode propiciar o ressalto amanhã ou Sexta. De qualquer das formas, para que não restem dúvidas, a situação técnica é bem feia em termos de médio prazo. Simplesmente acredito que os touros irão dar uma arrancada brevemente, mas qualquer trade nesse sentido deverá ser de curto prazo pois os danos causados no aspecto de médio prazo foram grandes.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Sim, exactamente, Elias. Nunca fiando. Mas que, por força do estado de sobrevenda (RSI no mínimo dos últimos anos), normalmente esta (6/7 dias) é a duração máxima das quedas consecutivas do Nasdaq. Será amanhã ou Sexta? Não sei... mas as probabilidades jogam a favor de um ressalto por estes dias nos States.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Re: Uma estatística curiosa - 7 é o número
Ulisses Pereira Escreveu:Fui pesquisar no gráfico do QQQQ (para os menos familiarizados com estas coisas, o QQQQ é um cabaz de acções representativo do Nasdaq 100) e, salvo erro, nos últimos 7 anos o número máximo de dias consecutivos a cair foi de 7 e ocorreu apenas uma vez em Outubro do ano passado. Encontramos várias séries de 6 dias de queda, mas de 7 apenas um e nenhum acima disso.
Ulisses,
A estatística é interessante, sem dúvida.
Em jeito de exercício, resolvi adaptar essa estatística a Outubro do ano passado (mais precisamente ao sexto dia de quedas). Nessa data, o raciocínio poderia ser formulado da seguinte forma:
Fui pesquisar no gráfico do QQQQ (para os menos familiarizados com estas coisas, o QQQQ é um cabaz de acções representativo do Nasdaq 100) e nos últimos 7 anos o número máximo de dias consecutivos a cair foi de 6. Encontramos várias séries de 6 dias de queda, mas nenhuma de 7. O QQQQ caiu nas últimas 5 sessões e hoje está a cair, pelo que se a tradição se mantiver hoje será o último dia de quedas.
Se calhar até houve quem fizesse estas contas e ao sétimo dia o mercado passou-lhes a perna...
Lá diz o ditado: the market never dances twice with the same partner.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado: