Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Euro a dar um pulo, g. a . FX EurUsd

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pb » 5/3/2003 13:12

Muitos dos vossos pontos são correctos (pelo que não percebo porque menosprezas constantemente os teus conhecimentos neste mercado Pata), mas é necessário ver alguns pontos que me parecem importantissímos.

Em primeiro lugar temos que ter em mente que estamos com uma crise politica internacional e uma guerra com o Iraque se não mesmo com a Coreia do Norte (mas esta é mais complicada). É mais que notório que os investidores estão mais virados para estes acontecimentos do que para dados macroeconómicos que neste momento não mostram nada da realidade económica (só depois de se varrer o pó do chão é que se consegue ver o que está por baixo :!: ).

Ontem os comentários do secretário do tesouro norte americano foi a desculpa para fazer o que já devia ter acontecido à mais tempo. Não tenho dúvidas que este movimento já estava a ser preparado e bastava um espirro para um novo susto.

Por fim, em relação às taxas de juro, por um lado é verdade o que foi dito mas nem sempre assim acontece. A descida de taxas usualmete é vista como um incentivo à economia (mais facilidade de créditos, mais investimento, mais consumo, e bla bla bla) o que provoca em alturas estáveis uma procura sobre a moeda do país que baixa as taxas. Isso não aconteceu o ano passado com o States pois a altura não era de estabilidade. Se baixaram as taxas é porque estão com medo, se estão com medo é porque a economia está de rastos e nós investidores somos os últimos a saber. Portanto temos que fugir o mais rápido possível pois isto vai rebentar e roubar o nosso dinheirinho. Mas para onde vamos fugir? Onde? O senhor do fundo da rua disse a um amigo de um amigo meu que ouviu que o melhor era ir para a Europa ou Inglaterra pois o diferencial das taxas agora já vale a pena investir lá ( :twisted: ). Pode parecer exagerado mas foi mais ou menos assim que eu vi a descida das taxas o ano passado.

Neste momento uma descida das taxas poderia ser um bom incentivo à economia europeia (principalmente às empresas alemãs exportadoras que já pedem um aliviar da taxa para poderem compensar um pouco o que estão a perder no câmbio). O sinal de fraqueza da economia devido a baixarem as taxas de juro na Europa acho que vai ser suplantado pelo refúgio que o euro está a servir ao mercado em contrapartida ao Dólar (não tanto por razões economicas mas mais geopolíticas).

Registado: 26/2/2003 12:01

por Moneyonfire » 5/3/2003 11:44

Pata eu queria referir-me à reacção no curto-prazo.
A longo-prazo concordo com o que tu referis-te.

Registado: 11/11/2002 13:55

por Pata-Hari » 5/3/2003 11:39

Por acaso penso que isso poderia ser uma má noticia. Tradicionalmente a procura de moeda aumenta com o aumento de taxas de juro, portanto isso seria um efeito contrário.

Tens ainda os efeitos do significado de descida de taxas, que têm a ver com fraqueza economica e portanto são dados para fundamentalmente o euro ser menos interessante face ao dolar neste momento.

Bem, deixa-me aqui ouvir o que se diz para ver se aprendo alguma coisinha e se digo menos disparates...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Moneyonfire » 5/3/2003 11:08

Pata penso que esta subida do euro também está relacionada com o
possivel corte das taxas de juro amanhã.

Cumprimentos

Registado: 11/11/2002 13:55

Euro a dar um pulo, g. a . FX EurUsd

por Pata-Hari » 5/3/2003 9:30

no seguimento às declarações "não proteccionistas do dolar" de ontem nos estados unidos o euro hoje dá mais um pulo.
Anexos
fxeurusd.png
fxeurusd.png (7.37 KiB) Visualizado 541 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], latbal, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 314 visitantes