Caldeirão da Bolsa

Aumento de Capital por Incorporação de Reservas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re:

por maddog » 15/5/2006 12:02

Ok, fiquei + elucidado.
Obrigado a todos os que contribuiram para a causa. :wink:
 
Mensagens: 11
Registado: 29/4/2006 20:09
Localização: 16

Aumento de capital por incorporação de reservas

por f00tsie » 15/5/2006 10:25

Bem,

Esta é uma questão de natureza contabilística e, muito rapidamente, pode ser explicada da seguinte forma. No final do exercício económico, as empresas realizam o fecho de contas. Quando o resultado líquido do exercício é positivo (lucro) é decidido em assembleia o destino daquele resultado. Na maioria dos casos, distribui-se parte aos accionistas na forma de dividendos e, de grosso modo, a parte remanescente vai para uma conta de capitais próprios designada Reservas.
Ora são estas reservas que mais tarde permitem realizar novos investimentos ou cobrir eventuais prejuízos. Neste caso, o aumento de capital social da PT parte desta rúbrica.

Cumprimentos & Bons Negócios,

F00tsie
 
Mensagens: 33
Registado: 12/5/2006 21:53
Localização: Portugal

cont

por Infoo » 15/5/2006 0:47

madog... e o dividendo nada tem a ver com o aumento de capital em causa

na 6ºfeira (dia 12), a ptm "incorporou" o dividendo de 27,5 cêntimos.... dai o gap que fez na cotação.... deves ter o $$$ em conta nos próximos dias
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02

re

por Infoo » 14/5/2006 23:12

ó ppl...há duas formas de uma empresa fazer um aumento de capital por incorporação de reservas

- ou emite mais ações que "oferece" aos acionistas num rácio a definir

- ou mantém as ações existentes e premeia os acionistas aumentando num valor a estipular o valor nominal das ações.... que é o caso que a ptc e a ptm vão fazer
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02

por Pata-Hari » 14/5/2006 23:01

Pelo que leio, será uma incorporação de reservas sem nada de mais, o mais simples possivel . A unica diferença nas acções e que se altera é que o valor nominal das acções detidas por cada um passou a ser mais elevado. Aqui fica a noticia, fonte bpionline:

NOVA1-PT e PTM dizem diz novo valor nominal acções Bolsa 16 Mai

12/05/2006 14:34

(Acrescenta com informações sobre aumento de capital da PT Multimedia)

LISBOA, 12 Mai (Reuters) - A Portugal Telecom (PT) efectuou ontem o registo do aumento de capital social, através de incorporação de reservas, pelo que no dia 16 de Maio inicia-se a negociação em Bolsa das acções da empresa com o novo valor nominal de 1,30 euros, anunciou a PT.

A PT Multimedia anunciou que as suas acções iniciarão a negociação em Bolsa com o novo valor nominal também no dia 16 de Maio.

A PT aprovou em assembleia geral, no dia 21 de Abril passado, o aumento do capital no montante de 338,6 milhões de euros (ME) para 1.467 ME, através de incorporação de reservas.

O referido aumento foi efectuado mediante o aumento do valor nominal em todas as acções representativas do capital social da PT no montante de 30 cêntimos de euro, passando o valor nominal de cada a acção a ser de 1,30 euros.

A PTM registou o aumento do seu capital social no montante de 173.094.223,68 euros, por incorporação de prémios de emissão, reservas legais e reserva especial de cancelamento de acções próprias, passando o seu capital social a ser de 250.368.430,68 euros.

O referido aumento foi efectuado mediante o aumento do valor nominal em todas as acções representativas do capital social da PT Multimedia no montante de 56 cêntimos de euro, passando o valor nominal de cada a acção a ser de 81 cêntimos de euro.

"Em cumprimento da deliberação tomada pela Assembleia Geral no dia 21 de Abril de 2006, a PT procedeu no dia 11 de Maio de 2006 à outorga da escritura pública de aumento do seu capital social no montante de 338.656.950 euros, por incorporação de prémios de emissão, reservas legais e reserva especial de cancelamento de acções próprias, passando o seu capital social a ser de 1.467.513.450 euros.", refere em comunicado.

"O aumento de capital social acima referido e a consequente alteração do valor nominal da totalidade das acções representativas do capital social da PT estarão concluídos junto da Central de Valores Mobiliários no dia 19 de Maio de 2006, iniciando-se a negociação das acções PT em bolsa sob o novo valor nominal no próximo dia 16 de Maio de 2006", adianta.




((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por vanparys » 14/5/2006 21:50

Confesso que tb gostava de saber dado que tenho acções da PTC.

Tb gostava de saber o que era um "aumento de capital por incorporação de reservas".

Algum dos especialistas do Caldeirão, poderia deitar alguma luz sobre o assunto.

Abraço e BN,
 
Mensagens: 96
Registado: 27/7/2005 17:17
Localização: Vilnius (Lituânia)

re:

por maddog » 14/5/2006 20:09

Continuo a não perceber como é que este aumento de capital se vai processar/ou não consigo elaborar bem a minha pergunta.

Factos:
-A ptm ía pagar o dividendo a 19 de Maio.
-A ptm decidiu fazer 1 aumento de capital por incorporação de reservas.
-Logo vai fazer o 2 em 1.


A minha pergunta:
- em vez de pagar o dividendo aos acçionistas, a PTM vai dar 1 determinado nº de acções por cada acção detida?????( é isto o aumento de capital por incorporação de reservas).
 
Mensagens: 11
Registado: 29/4/2006 20:09
Localização: 16

por Rui12ld » 14/5/2006 19:43

O valor de uma empresa não se altera com a incorporação de reservas no Captal Social. Os Captais Próprios mantêm-se iguais.
Assim a acção não vai variar com essa incorporação para o mercado vai ser indiferente (não é bem assim pq podia haver accionistas que esperam receber o $ e não que este se mantive-sse na empresa).

Assim nada fazes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 400
Registado: 4/2/2004 19:57
Localização: Lisboa

re:

por maddog » 14/5/2006 17:48

Eu sei que não vou pagar, mas gostaria de saber se vou receber um nº de acções igual à quantidade que tenho ou um valor de 56 cêntimos/ação ou como é que isto se processa?

Obrigado de qualquer forma "Infoo"
 
Mensagens: 11
Registado: 29/4/2006 20:09
Localização: 16

re

por Infoo » 13/5/2006 2:35

hummm... não percebi bem...pensasque vais ter de pagar?

vai haver um aumento de capital por incorporação de reservas na ptm e ptc do tipo semi-especial... pois não vão ser emitidas novas ações mas é o valor nominal de cada ação que vai aumentar.... é uma forma de remunerar os acionistas!?!?! benne... no caso de ptm vão ser 56 cêntimos/ação, no caso da ptc vão ser 30 cêntimos/ação

não vais ter de pagar nada, aquilo não é um aumento de capital por subscrição
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02

Aumento de Capital por Incorporação de Reservas

por maddog » 12/5/2006 23:57

Adquiri 3 centenas de acções da ptm a um preço médio de 10,15€ não a um preço atractivo, mas que gostaria de guardar (long). (mas não 30 anos).
As minhas perguntas ao forum são as seguinte:

- dado que vai haver um Aumento de Capital por Incorporação de Reservas (isto quer dizer que vão dividir cada acção em 11 (valor actual 9,07 / 0,81 valor que vai ficar a acção) ????

- valerá a pena comprar mais 300 acçoes para o preço médio descer, e não perder tanto das minhas pequenas economias????

Como estou nisto à pouco tempo gostaria que me ajudassem, se possivel.

Obrigado
 
Mensagens: 11
Registado: 29/4/2006 20:09
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 167 visitantes